Anda di halaman 1dari 6

RESENHA DE LIVROS

an o VII, n. 4, dez/2004

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., VII, 4, 263-268

Melanie Klein. Estilo e Pensamento Elisa Maria de Ulhoa Cintra e Luis Cludio Figueiredo So Paulo: Escuta, 2004

Melanie Klein freudiana


Dbora Siqueira Bueno

263
O ttulo pode soar provocativo mas sabe-se que Melanie Klein reivindicou um reconhecimento dessa ordem por toda a vida. Klein no fez parte do grupo de analistas pioneiros que circundavam Freud e partilharam com ele da tarefa de fazer crescer e difundir a causa. No chegou psicanlise pela via acadmica, nem por erudio cientfica ou filosfica. Era uma verdadeira outsider. Um enorme sofrimento pessoal levou-a a buscar sua prpria anlise. Depois passou a observar, inquietantemente, instrumentada pelo olhar psicanaltico recm-adquirido, o que a rodeava a si mesma e a seus filhos, em primeiro lugar. Melanie Klein comeou, metafrica e literalmente, em casa. Seu pensamento foi elaborado numa forja de dor, em que se amalgamaram uma grande intuio clnica, o contato direto com os processos e fenmenos do psiquismo, uma coragem em inovar e, sem dvida, a ambio de escrever uma obra criativa que viesse a ser reconhecida. E at hoje, quase 45 anos depois de sua morte, ainda suscita reaes de encantamento ou repulsa. A essa autora no se fica indiferente.

R DE

L ATINOAMERICANA P S I C O PATO LO G I A F U N D A M E N T A L an o VII, n. 4, dez/2004

264

O primeiro dos mritos do livro Melanie Klein. Estilo e pensamento, editado recentemente pela Escuta, justamente o de conduzir-se com preciso e rigor nesse terreno propenso a discusses apaixonadas. Os autores o apresentam como uma introduo ao estilo e ao pensamento de Melanie Klein, efetuada por psicanalistas no alinhados a uma escola kleiniana, mas que reconhecem a enorme contribuio dessa autora para a psicanlise e a cultura. Na valiosa introduo, Elias Mallet da Rocha Barros nos adverte que o discurso ideolgico assombra permanentemente as discusses psicanalticas. E destaca a importncia de estudos como este, em que o pensamento de Melanie Klein resgatado de eventuais marcas autoritrias e conectado s questes clnicas contemporneas. Recuperamse as verdadeiras controvrsias, o debate psicanaltico revitalizado. Em um texto relativamente curto pouco mais de duzentas pginas os autores, Elisa Maria de Ulhoa Cintra e Luis Cludio Figueiredo, tiveram xito tanto em abordar o essencial de uma grande obra, quanto em lanar um novo olhar sobre a mesma. O livro traz informaes sucintas sobre a vida pessoal e a trajetria de Melanie Klein, situadas no contexto histrico do movimento psicanaltico. Os principais trabalhos da psicanalista so apresentados em sua cronologia, de forma a demonstrar como foram sendo construdos sistemas tericos coerentes, e como se deu a evoluo de um a outro. Alguns conceitos so discutidos mais demoradamente, sempre lado a lado com a clnica. A linguagem agradvel e o texto, claro e didtico o leitor absorto corre o risco de, sem se dar conta, surpreender-se transportado a uma sala de aula. E a se apresenta outra das qualidades desse livro: sua simplicidade, s aparente, certamente resultado da sedimentao de um saber longamente maturado. Melanie Klein apresentada como a empreendedora da primeira transformao criativa do freudismo embora tantas vezes tenha sido acusada de antifreudiana. O seu pensamento marcado desde o incio por uma preocupao com a hybris, com o excesso e a insaciabilidade do desejo, com a violncia pulsional. Para fundamentar teoricamente sua concepo do dinamismo psquico, aderiu na primeira hora dualidade pulsional proposta por Freud em 1920. A compreenso do dipo em um plano mais metafrico e simblico, como uma estrutura de lugares cambiantes e uma dinmica de incluso-excluso, presena-ausncia, deriva da leitura atenta dos Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905) e de Inibio, sintoma e angstia (1926). Onde Freud descreve a angstia relacionada ao perigo de perda do objeto, Klein intuiu a situao triangular precoce. Mas, deve-se aqui enfatizar, essa Melanie Klein freudiana , sobretudo, revelada por Elisa Maria de Ulhoa Cintra e Luis Cludio Figueiredo. Ao longo de todo o livro, quer seja ao discutir conceitos metapsicolgicos, quer ao aproxim-los clnica, o leitor encontra uma traduo, em termos freudianos, do pensamento de Melanie Klein.

RESENHA DE LIVROS
an o VII, n. 4, dez/2004

O estilo os autores ponderam que, na psicanlise, a reao ao trabalho de um autor depende muito de suas estratgias retricas. Se Freud imprimia sua escrita a essncia mesma da experincia analtica (Mahony, 1992), se Winnicott portava uma linguagem enganosamente simples (Abram, 2000), que dizer do estilo de Melanie Klein? Barroco, em sua contraposio entre o bem e o mal, entre luz e sombras? Confuso, fruto da escrita numa lngua estrangeira? Carente de traquejo cientfico e filosfico? Tudo isso reconhecido, mas os autores vo alm, ao considerar o posicionamento epistemolgico da autora e o estilo de sua clnica. A forte valorizao da experincia pessoal presente no trabalho de Melanie Klein deriva em uma teorizao hbrida, na qual as dimenses fenomenolgica e metapsicolgica se mesclam. Muitas vezes, ao teorizar sobre processos e mecanismos psquicos arcaicos, Klein se expressa como se apenas descrevesse suas observaes ou intuies clnicas, levando confuso entre o que veio predominantemente da experincia clnica e aquilo que hipottico, teorizao sobre esta mesma experincia. Se no se distinguem esses dois planos o resultado certo dogmatismo, uma vez que a observao seria indiscutvel. Por outro lado, essa ndole empirista conferiu a ela uma liberdade da qual poucos psicanalistas iniciantes poderiam desfrutar, e produziu um pensamento no qual a metapsicologia est sempre entrelaada clnica. Melanie Klein fiel violncia dos processos psquicos. A residiria outra razo da resistncia ao seu pensamento ao provocar um contato, de incio insuportvel, com o psiquismo arcaico e sua desmesura. O cortejo das fantasias sdicas, expressas numa linguagem de rgos, invade a cena analtica. Ela enfoca alternada e simultaneamente os processos evolutivos e as complexidades do funcionamento psquico; em seu pensamento as dimenses histrica, dinmica e estrutural esto sempre imbricadas. A questo da temporalidade no se restringe a uma teoria original sobre o desenvolvimento. Klein aborda o infantil atemporal, perturbador, mas reserva vital para o ser humano, fundamento de seu idioma arcaico, precioso recurso do analista para o trabalho na contratransferncia. Essencialmente freudiana: assim Melanie Klein sempre apresentou sua tcnica, afirmando ter apenas ampliado seu alcance, sem alterar seus fundamentos. Ela criou a tcnica para a anlise de crianas, possibilidade aberta por seu grande insight ao dar ao brincar da criana o mesmo estatuto que as associaes livres do adulto; e estendeu o campo da clnica psicanaltica aos chamados pacientes difceis. Os autores consideram que essa profisso de f freudiana no mero jogo de cena, mas ressaltam que Klein imprimiu marcas to substanciais psicanlise que pode-se afirmar que trouxe transformaes ao campo da clnica psicanaltica.

265

R DE

L ATINOAMERICANA P S I C O PATO LO G I A F U N D A M E N T A L an o VII, n. 4, dez/2004

266

A proposta clnica kleiniana seria a de permitir que, por meio do contato com a realidade psquica com seus impulsos, fantasias inconscientes, dores e sofrimentos , se possa renunciar a certas defesas radicais e encontrar melhores integrao, equilbrio e contato com a realidade externa e com o prprio psiquismo. Mas isso no simples. As angstias arcaicas esto fora do campo da linguagem, embora j organizadas como fantasias inconscientes. A comunicao se d muitas vezes por vias pr-verbais, como a da identificao projetiva. Para acolher essas comunicaes necessria intuio clnica instrumentada pela teoria a intuio, na verdade a capacidade de contato emptico com o mundo dos afetos e das representaes inconscientes, s ter validade se orientada por uma teoria sobre a vida mental primitiva. O analista kleiniano deve mover-se orientado por uma espcie de sensor de angstias, mesmo quando ainda no manifestas. preciso que seja capaz de ir ao encontro das ansiedades arcaicas, de mobiliz-las e de receb-las em sua mente e em seu corpo. Para, ento, formul-las em palavras e devolv-las, abrindo espao para simbolizaes. No trabalho com pacientes neurticos, muitas vezes o percurso inverso as ansiedades aparecem pelo avesso e faz-se necessrio trabalhar primeiramente com as defesas, para ento acessar a angstia e as fantasias inconscientes que lhe deram origem. A interpretao visa, desde o comeo da anlise, os estratos mais profundos da vida psquica, mas o analista deve manter a ateno linguagem do paciente, tal como proposto por Freud. discutida a idia, expressa por Lacan, de que a interveno interpretativa kleiniana seria da natureza da colocao de um greffe um enxerto no paciente pela palavra do analista. Para os autores, se consideradas a metapsicologia e a tcnica em Melanie Klein, a interveno no pode ser tomada como mera introduo arbitrria de uma prtese no psiquismo do paciente muitas vezes, esta a nica possibilidade para se dar figurabilidade, nome e passagem para a simbolizao ao irrepresentvel pulsional, estruturado como fantasia inconsciente. Reconhecem que em alguns momentos Klein pode ter feito intervenes precipitadas ou usado de uma linguagem excessivamente crua, resultando em certa rudeza. O contraponto est na ateno aos movimentos sutis entre analista e paciente durante a sesso, no monitoramento contnuo dos vnculos e climas afetivos, que compem um estilo de clinicar de extrema delicadeza. Na transferncia como situao total concepo da transferncia em Melanie Klein mais do que uma narrativa, o paciente trar anlise a reedio de experincias e relaes de objeto, de angstias primitivas e suas defesas correspondentes. O fenmeno transferencial ganha amplitude e complexidade e o analista, esse personagem enigmtico e propiciador de muitas projees, em

RESENHA DE LIVROS
an o VII, n. 4, dez/2004

maior ou menor grau se deixar levar para o lugar ou papel em que o paciente o supe, ou mesmo, em certa medida, o encarnar. A anlise kleiniana exige uma forte implicao afetiva do analista, mas sem que este ceda a qualquer recurso que no os da escuta e interpretao. Certamente existem riscos. A intuio pode equivocar-se, a interpretao pode ser intrusiva ou mesmo produzir sugesto a clnica pode tornar-se lugar de projees do analista. O melhor antdoto para tais riscos no estar na evitao desta proximidade ousada com o primitivo quase sem palavra, mas sim na tradicional recomendao de Freud: a anlise do analista. A anlise kleiniana apresentada como um grande embarao, no qual preciso entrar para se poder sair, transformado pelo trabalho analtico. De certa forma, a anlise uma longa preparao para o seu prprio trmino, isto , para uma separao separao e perda, movimentos inerentes ao viver, encruzilhadas do desenvolvimento para as quais Klein tanto se voltou. No seu projeto teraputico o alvo da cura analtica seria o atravessamento da posio depressiva e a soluo do complexo edipiano, ou seja, alcanar a capacidade de experimentar relaes complexas e ambivalentes com objetos dotados de autonomia. Chega-se tambm a uma solido inevitvel, condio necessria para certas experincias psquicas, como o luto. A vida pulsional fica mais integrada ao ego; as urgncias do id e as injunes do superego podem ento estar articuladas em uma dinmica flexvel e moderadora. Aps essa trajetria, adquirem-se as condies para a superao dos padres narcisistas de relacionamento e para a conquista de uma postura tica de aceitao da alteridade. A introjeco do bom objeto tambm figura entre os critrios para o trmino de uma anlise. Contudo, Klein no estabelece uma distino clara entre o objeto parcial bom, facilmente idealizado, e o bom objeto que pode assegurar o equilbrio psquico de quem atravessou a posio depressiva. Em busca de uma discriminao mais refinada, Elisa Ulhoa Cintra e Luis Cludio Figueiredo propem que este objeto que capacita o ego a reparar, criar, suportar frustraes, conviver com ambivalncias, e pelo qual se pode ter gratido seja o vnculo parental. Muitssimo diferente do objeto compsito da posio esquizoparanide, a figura combinada dos pais. Esse seria um objeto duplo, cujo carter inclui tanto a separao entre suas partes como a existncia de um vnculo fecundo entre elas, do qual cada sujeito est excludo. A constituio de um psiquismo forte e rico implica a abertura de um espao para as alteridades na prpria vida intrapsquica. Nas palavras dos autores,
No se trata apenas de introjetar a Lei e a interdio, e sujeitar-se funo paterna. Trata-se de internalizar a ligao ertica entre os genitores como possibilidade de estruturao subjetiva e de controle das pulses destrutivas pelas foras da vida e do amor. a fonte da criatividade. Mas tambm, claro est, uma fonte insupervel da experincia de solido, pois de excluso que se trata.

267

R DE

L ATINOAMERICANA P S I C O PATO LO G I A F U N D A M E N T A L an o VII, n. 4, dez/2004

268

A teoria kleiniana tem implicaes nas dimenses social, tica, moral e poltica do ser humano. Possui um forte componente humanista, a partir das capacidades de reparao, cuidado, considerao pelo outro. As passagens do funcionamento pr-genital, esquizoparanide, com sua moralidade primitiva do medo para a moralidade madura do amor, da preocupao e do predomnio da gratido, alcanada pelo atravessamento da posio depressiva, conduzem construo de uma responsabilidade autntica. Embora impregnada de certa esperana, essa posio no ingnua. Klein se mantm at o final da vida sabedora de que foras destrutivas estaro sempre ameaando essa condio. Sempre restaro, no integrados pelo ego, algo da crueldade do superego primitivo, da destrutividade no mitigada pela libido; uma cota de angstias inominveis que escaparam simbolizao. Cime, rivalidade, inveja, medo de retaliao diferentes figuraes da ameaa no cessam de se reapresentar. A sade estar na aceitao dessa natureza, essencialmente dividida, do humano. Que tambm estar sempre ali, a colocar um limite a qualquer pretenso analtica de uma integrao estvel e definitiva, e a lembrar que o trabalho elaborativo no cessa. interessante como um trabalho em co-autoria possa resultar em uma parceria to afinada. Rocha Barros encerra sua apresentao ao mesmo com um comentrio bem-humorado sobre seu hbito de assinalar as passagens importantes dos textos que estuda teve que abandonar a prtica, para no marcar o livro por inteiro. A tarefa de resenh-lo foi rdua pela mesma razo. Talvez a mais forte impresso que Melanie Klein. Estilo e pensamento causa ao leitor decorra de seu carter original, no duplo sentido dessa palavra original o novo, mas tambm significa o retorno origem.

Referncias ABRAM, Jan. A linguagem de Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. MAHONY, P. Freud como Escritor. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

Anda mungkin juga menyukai