Anda di halaman 1dari 12

A Memria como Instrumento: Produzindo Novas Armas no Combate Tortura

PATRCIA PETERLI PARTICHELLI


Psicloga. Mestranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Esprito Santo. Membro do Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdcio Barbosa dos Santos (Lo) CADH. patriciapeterli@gmail.com.

Resumo: O presente artigo problematiza a construo do que vem a ser considerado como histria oficial brasileira e a utilizao da memria como enfrentamento ao regime de silenciamento imposto para que parte da histria seja ofuscada e no produza transformaes no presente. Tal reflexo passa pela desconstruo da noo de pobreza atrelada criminalidade e naturalizao das violaes dos direitos humanos, sobretudo, direcionadas aos segmentos pauperizados e pela tortura como prtica que no ficou restrita escravido ou aos pores do regime militar. Palavras-chave: memria; combate tortura; histria.

Histria e Memria

A palavra no foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer" -Graciliano Ramos, 1948-.

Em 2012 o Brasil completa uma dcada de adeso ao Dia Mundial de Combate Tortura, e fundamental falarmos dessa prtica e das inmeras tentativas que esto colocadas para que se tenha a impresso de que ela ficou num passado ofuscado, distante. cheirando aos acontecimentos passados e presentes na histria desse pas que este artigo, ento, se prope a dizer, com a potncia acima defendida por Graciliano Ramos, acreditando em outras possibilidades de se escrever a histria, contadas por qualquer um e no somente pelos santos, pelas vtimas ou pelos tiranos, como nos anunciou o italiano Alessandro Portelli (1997). Apostando, tambm, que promulgar histrias de lutas travadas cotidianamente, sem legendas ou reconhecimento, se coloca como resistncia a um poder que massifica e impe uma histria linear e que d os crditos aos seus heris e mocinhos em conivncia com os interesses de uma classe dominante. As narrativas dos vencidos, das histrias comuns que podem ser

interessantes e contatadas por qualquer um, so substitudas pela histria oficial celebrativa (CHAU, 1994, p. xviii), ofuscando os elementos heterogneos que compem a histria. O sequestro da memria dissipado pelos meios de comunicao de massa divulga uma histria homognea, oficializada por binaridades que marcam os lugares dos vencedores os bons, os heris e dos vencidos os rebeldes, os brbaros , aqueles que geralmente perderam a luta porque precisavam mesmo ser eliminados pelo bem de uma nao. Banidos. Exterminados em nome da segurana nacional. Uma intensa produo de silenciamento dos vencidos continua a tentar calar a resistncia poltica desses personagens da histria a favor da vida, que carregam nas marcas e no corpo o peso do funcionamento perverso de um modelo econmico. O que a hegemonia considera ignorncia, este artigo considera parte. To importante quanto. Igual em interesse, e especialmente interessante por falarmos de memrias daqueles que, mesmo sem reconhecimento pelas tantas lutas, e por elas exterminados, e por elas torturados, e, em nome de tantos, amontoados como monturos, queimados nas novas fogueiras da modernidade os alvos das armas legitimadas pelo Estado , participaram ativamente de uma luta coletiva pela transformao de um pas. E participam. Gente com voz ativa e poltica, ao contrrio do que tentam afirmar ao pregarem em suas peles a figura de brbaros, rebeldes, os novos subversivos, como tarja que causa medo e insegurana na caa as bruxas dos nossos dias. Acuada pelo medo e insegurana, a sociedade incorpora em sua prtica aes de intolerncia suavemente disparadas no cotidiano, to violentas quanto as aes do Estado contra uma parcela considerada moralmente inferior e causadora de desordem, institucionalizando a violao dos direitos humanos. Segundo Passos (2002), H microviolncias do cotidiano que indicam uma sinistra interiorizao do Estado violento em ns (p.256). para iluminar histrias de gente sem nome nem identidade, sem assinatura ou medalhas e que lutam em nome de um coletivo que estas linhas se colocam. Coletivo, conforme afirma Guattari (1992), entendido

[...] no sentido de uma multiplicidade que se desenvolve para alm do indivduo, junto ao socius, assim como aqum da pessoa, junto a intensidades pr-verbais, derivando de uma lgica dos afetos mais do que de uma lgica de conjuntos bem circunscritos (p. 20).

Personagens annimos da histria de um pas, medocres, apesar dos gritos, dos sussurros, dos cartazes e do sangue derramado. Histrias sem representatividade e repletas de fragmentos de uma realidade da qual compartilham, como colocou Foucault (1977) acerca dA vida dos homens infames. E para enxergar essas vidas preciso acender um foco de luz. Um feixe que permita tirar da obscuridade as vidas que a cada dia tm sido mais silenciadas. Caladas. Emudecidas. Costurar a histria a partir de outras linhas permite ampliar o mundo.

Divertamo-nos, se quisermos, vendo a uma revanche: a chance que permite que essas pessoas absolutamente sem glria surjam do meio de tantos mortos, gesticulem ainda, continuem manifestando sua raiva, sua aflio ou sua invencvel obstinao em divagar, compensa talvez o azar que lanara sobre elas, apesar de sua modstia e de seu anonimato, o raio do poder (FOUCAULT, 2006, p.210).

iluminando estes pontos obscuros da histria que poderemos abrir discusses sobre prticas que no ficaram num passado remoto, no segredo da histria ou no poro de uma memria. Prticas como a tortura, que na ditadura militar brasileira ceifou a vida de inmeros militantes, no podem ficar estranguladas por um silncio que hoje continua a torturar seus familiares e matar outras vidas que denunciam no corpo e na forma de vida ou sobrevida de se colocarem no mundo, o funcionamento da lgica capitalista. Pensar a tortura como crime de lesa-humanidade, sem prescrio e inafianvel, permite no somente resgatar a memria poltica do Brasil, mas combater prticas semelhantes que tm por objetivo banir a massa humana excedente e produzida pelo capitalismo. Arejar a memria e resgatar a amplitude poltica de algumas aes consideradas imorais e de vazia rebeldia, ajudam a ativar a potncia poltica que clama por transformao de uma realidade que no ficou estancada nas cartilhas de histria do Brasil.

Segurana Criminal em resposta Insegurana Social: a produo do medo e a criminalizao da pobreza em questo

Quem se defende porque lhe tiram o ar ao lhe apertar a garganta, para este h um pargrafo Que diz: ele agiu em legtima defesa. Mas O mesmo pargrafo silencia Quando vocs se defendem porque lhes tiram o po. E no entanto morre quem no come, e quem no come o suficiente Morre lentamente. Durante os anos todos em que morre No lhe permitido se defender -Bertold Brecht-.

Brasil, cenrio neoliberal. Produo planetria e em srie de formas de viver, sentir e agir, para consumo de todas as formas e gostos. De acordo com Rolnik (1997), a produo de kits de perfis-padro permite que estas formas de vida sejam dissipadas pel a mdia e consumidas de

acordo com cada rbita do mercado como produtos-padro, como formas de vida homogneas. Num mundo onde o consumo seja de formas de vida, seja de mercadorias o imperativo, o trabalho o carro-chefe para que as pessoas se sintam includas na lgica de mercado. E no se trata de qualquer trabalho, o emprego fixo o que se vislumbra, na busca por uma ponta de estabilidade em meio ao turbilho de informaes e inconstncias. Segundo Coimbra (2001),

[...] desde o incio do nosso sculo o Estado brasileiro e seus diferentes dispositivos vm produzindo subjetividades nas quais o emprego fixo e uma famlia organizada tornam -se padres de reconhecimento, aceitao, legitimao social e de direito vida. Fugir desses territrios modelares significa ingressar na enorme legio dos perigosos, daqueles que devem ser olhados com desconfiana e, no mnimo, afastados e evitados (p.131).

Esta legio de perigosos se torna alvo a partir do dispositivo da periculosidade, que, segundo Foucault (2009), surge com a emergncia do capitalismo industrial, na Europa, em fins do sculo XIX. Caracteriza-se por direcionar o foco no somente para as aes que o indivduo tenha praticado, mas tambm para as que ele poder praticar, no controle das suas virtualidades realizado atravs de tcnicas de saber/poder, de leis e submisso a normas. Os perigosos, neste sentido, passam a ser aqueles que no conseguem atender lgica de consumo e so considerados como perigosos em si, em sua natureza, sua essncia. Segundo Bauman (1998), estes so os chamados consumidores falhos, os que no conseguem atender s exigncias do mercado e que, por isso, so produzidos como seres estranhos e ameaadores da ordem, causadores, portanto, de insegurana e mal-estar. Colocando em questo estas produes, temos, ento, a competio de parte da populao por uma suposta estabilidade no mercado de trabalho, para que atenda lgica de consumo, ao par que outra parte sequer tem possibilidades de disputa, causadora de repulsa por essncia e composta por seres indesejveis, demnios criminosos em potencial. A sada para esta parcela buscar empregos inseguros e desqualificados com salrios igualmente desqualificados e inseguros (Wacquant, 2008). A produo de desejo que para todos acaba por erguer um muro que separa o mundo entre aqueles que tm os meios para participarem deste consumo, e aqueles que no tm. As parcelas empobrecidas da populao, neste embalo, so criminalizadas como se a periculosidade e a repulsa fossem seu recheio, prestes a prejudicar, desordenar e sujar o cenrio to sonhado de pureza social. Figuras suspeitas so produzidas, apavorando as misturas destes segmentos pauperizados com a parte assptica da populao. Assim, ferve um discurso que clama por afastamento e eliminao da pobreza, como se isso traduzisse segurana. Conforme afirma Coimbra (2009),

Para esses enfermos vistos como perigosos e ameaadores so produzidas identidades cujas formas de sentir, viver, agir se tornam homogneas e desqualificadas. So crianas e adolescentes j na marginalidade ou que podero porque pobres ser atrados para tal condio e que devem ser exterminados. A modernidade exige cidades limpas, asspticas, onde a misria j que no pode mais ser escondida e/ou administrada deve ser eliminada. Eliminao no pela superao, mas pelo extermnio daqueles que a expem incomodando os olhos, ouvidos e narizes das classes mais abastadas (p.320).

Com a proliferao dos discursos que clamam pelo extermnio da massa podre da populao, cada vez mais tem sido reproduzida a idia de segurana como se ela se tratasse de policiamento, fortalecimento do Estado que se apresenta fortemente armado para controle e conteno dos segmentos empobrecidos, ressoando a idia de que so potencialmente criminosos, e, por isso, podem incomodar a paz e a vida digna dos legitimados cidados de bem. Segundo Wacquant (2007), este sentimento de insegurana e de iluso de que a segurana seria fornecida pelo Estado atravs de segurana criminal resultado de um acuamento do Estado Social, que no mais protege as oscilaes e riscos da economia, mas que capacita para a competio no mercado. A insegurana de nunca estar suficientemente capacitado abarca inclusive a classe mdia, que no consegue projetar seu prprio futuro. Em resposta ao pedido por estabilidade de vida e distanciado da responsabilidade pelas demandas sociais, o Estado investe em segurana criminal e polticas penais. Sobre esta mesma questo, afirma Foucault (2010),

O que o Estado prope como pacto com a populao : Vocs estaro seguros. Garantidos contra tudo o que pode ser incerteza, acidente, prejuzo, risco. Vocs esto doentes? Tero a seguridade social! No tm trabalho? Tero um seguro-desemprego! H um vagalho? Criaremos um fundo de solidariedade! H delinqentes? Vamos assegurar-lhes sua correo, uma boa vigilncia policial! (p.172)

Este funcionamento, ao passo que desresponsabiliza o coletivo, afirma um discurso de responsabilidade individual e uma lgica de meritocracia que atribui o sucesso s qualidades individuais, em contrapartida, reforando o dito fracasso igualmente, como inferioridade do indivduo em relao aos demais. Toda essa engenharia tambm funciona por meio da produo de um silncio que emperra a discusso das questes de modo a reduzi-las a um campo individual, tendo como efeito a culpabilizao do indivduo e a imposio de uma outra poltica acerca dos acontecimentos e

que interessa a determinados grupos. Acontecimentos estes, ecoados pela mdia de maneira superficial e sensacionalista. A prpria sociedade demanda por polticas punitivas, por mais policiamento nas ruas, reduo da maioridade penal, mais prises e pela presena de um Estado violento e repressor dos seus inimigos. E a produo da figura do inimigo perigosa porque atrelada a ela est o discurso de que toda ao permitida para sua eliminao. Os novos inimigos internos, diferentes daqueles que se opunham ao regime militar, hoje, transitam em meio ao discurso democrtico e so produzidos juntamente com a forma de extermin-los, ofusc-los, arremess-los para zonas de esquecimento e cal-los, para que no denunciem em seus corpos e vivncias o funcionamento de um mundo produzido por todos, coletivamente. Uma nova Doutrina de Segurana Nacional tem hoje como seu inimigo interno no mais os opositores polticos, mas os milhares de miserveis que perambulam por nossos campos e cidades. Os milhares de sem teto, sem terra, sem casa, sem emprego que, vivendo miseravelmente, pem em risco a segurana do regime (COIMBRA, 2002, p.84)

Um discurso moral e individualizante reduz as imensas parcelas empobrecidas da populao e as silencia, como se no fossem dignas de denunciar as violncias cometidas contra elas diariamente. Este mesmo discurso o que continua a tentar silenciar os familiares e sobreviventes da ditadura militar brasileira, com a produo da ignorncia sobre este perodo e descaracterizando-o, colocando-o num plano comum da histria. E por falar em violncia, aps estas pontuaes at aqui que poderemos abrir caminhos de conversas sobre os acobertamentos de perversidades como a tortura na atualidade.

Escancarando a tortura: caminhos para uma conversa sobre o silenciamento O medo seca a boca, molha as mos e mutila. O medo de saber nos condena a ignorncia; o medo de fazer nos reduz a impotncia. A ditadura militar, medo de escutar, medo de dizer, nos converteu em surdos e mudos. Agora a democracia, que tem medo de recordar, nos adoece de amnsia; mas no se necessita ter Sigmund Freud para saber que no existe o tapete que possa ocultar a sujeira da memria -Eduardo Galeano-.

Diferentemente do suplcio, prtica punitiva adotada at fins do sculo XVIII que se direcionava ao sofrimento do corpo, em pblico, de maneira a reafirmar o poder do Soberano (Foucault, 1977), a passagem para a sociedade disciplinar fomentou a prtica da tortura, que tem como prerrogativas o escuro, o direcionamento perverso das relaes em conivncia com uma certa poltica dominante e a omisso.

A tortura, ao contrrio do suplcio, sempre foi e sempre ser apenas um pastiche das grandes performances humanas: morais, polticas, religiosas ou cientficas. Uma prtica dos pores, das sombras, dos sem rosto e sem voz, dos sem histria. A tortura s existe na histria dos torturados (SILVA, 2009, p.86. grifo meu). No. A prtica da tortura no ficou soterrada pela poeira do passado, tampouco restrita s senzalas ou aos governos ditatoriais. Continuam vigorando prticas de terror, tortura, silenciamento e acobertamento de crimes cometidos contra os direitos humanos. O caminho que percorremos tratando do aparecimento das chamadas classes perigosas objetivou atentar para prticas de violncia e tortura de forma difusa e direcionada agora principalmente aos setores empobrecidos, o que na ditadura se focava no combate aos opositores polticos. Desde 1977, por meio da lei n 9.455, o Estado brasileiro passou a considerar oficialmente a tortura como crime. De acordo com a Conveno da ONU Contra a Tortura (1984): [...] o termo tortura designa qualquer ato pelo qual uma violenta dor ou sofrimento, fsico ou mental, infligido intencionalmente a uma pessoa, com o fim de se obter dela ou de uma terceira pessoa informaes ou confisso; de puni-la por um ato que ela ou uma terceira pessoa tenha cometido ou seja suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir ela ou uma terceira pessoa; ou por qualquer razo baseada em discriminao de qualquer espcie, quando tal dor ou sofrimento imposto por um funcionrio pblico ou por outra pessoa atuando no exerccio de funes pblicas, ou ainda por instigao dele ou com o seu consentimento ou aquiescncia. (Artigo 1 da Resoluo 39/46, da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1984. Apesar desta considerao, percebemos a intensa luta de familiares seja dos desaparecidos polticos, seja dos tantos chacinados na atualidade pelo combate impunidade. No bastasse a dor de terem perdido entes queridos, precisam lutar avidamente pelo reconhecimento de seus mortos, ou, ainda, so obrigados a ouvir nos telejornais dirios as justificativas para tais atos, como se fossem justificveis: era bandido, era envolvido com o trfico, era viciado em drogas. O mesmo movimento de desumanizao de uns em detrimento de outros. E a imposio de um regime de silenciamento que impede que tais acontecimentos sejam investigados e tenham seus responsveis punidos, pois como se em si esses crimes fossem aceitveis e produzissem nas vtimas a culpabilizao necessria para que eles pudessem ocorrer.
o

Muitas vezes o crime permanece impune porque, mesmo que sua autoria seja conhecida, no existe nada sendo feito que transforme tal conhecimento em um justo julgamento e condenao. Esses familiares so as vtimas ocultas que no aparecem nos dados estatsticos de morbi-mortalidade da violncia. Essas vtimas sofrem muito, sozinhas e desamparadas (JORGE, 2009, p.262). A tortura do corpo e da memria s se torna possvel quando o Outro considerado moralmente inferior. Quando sua existncia representa perigo. E, sob um discurso de proteo da ptria, da populao ou eliminao dos riscos, autoriza-se e credibiliza-se aes de extermnio com a roupagem de defesa da sociedade. Segundo Foucault (2005), com a introduo do racismo nos mecanismos do Estado que se tornou possvel a legitimao da eliminao de uns em defesa de outros. A noo de racismo de Estado, neste sentido, se traduz como um corte entre o que deve viver e o que deve morrer, como se a morte de uns imprimisse qualidade vida de outros. Morte, aqui, no diz somente da morte biolgica, mas formas indiretas de assassnio como a morte poltica, a rejeio ou a exposio morte. A partir deste entendimento, mais claro se torna o clamor da populao e as aes do Estado por polticas punitivas, por policiamento e eliminao dos potencialmente perigosos, como se isso traduzisse segurana aos demais, aos que oficialmente compem a sociedade. Torna-se necessrio problematizar, tambm, prticas de legitimao da tortura para obteno de confisses que tm sido utilizadas como ferramenta justamente por aqueles que deveriam combater e punir tais prticas (Mouro, Jorge, Francisco, 2002). Pois esta forma de funcionamento s possvel quando a tortura de uns justificvel mediante o discurso de defesa e proteo de outros. Um discurso que encobre e silencia as lutas daqueles que sobreviveram ou que tiveram familiares mortos, triturando a histria com o trator de uma verdade que convm a uma classe dominante. Conforme afirma Coimbra (2008), A no publicizao, o esquecimento e o silenciamento produzem uma dupla violao: alm da que foi sofrida se nenhuma atitude for tomada por parte do atingido e/ou das autoridades governamentais continua-se, no dia a dia, a ser violentado. O desrespeito do esquecimento, do silenciamento, da no investigao, do no esclarecimento dos fatos e da no publicizao significam novas violaes (p.12). Mas a resistncia sempre possvel, a luta por outras memrias, outras verdades e por outros fragmentos da histria sempre insiste em se colocar. A memria como instrumento de luta no que apostamos.

Pela afirmao de outras memrias: produzindo novas armas

Quando verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana no encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos,

temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada. Eduardo Galeano-.

Como colocamos, h um investimento para que partes da histria do Brasil no sejam contadas, no sejam estampadas na memria brasileira. A produo de um silenciamento que se d muitas vezes nem diretamente pela mudez, mas pela blindagem dos ouvidos a outros fragmentos da histria. A outras vozes que tornam pblicas as marcas que tentaram deixar enterradas nos pores, afogadas nos barris e cortadas pelas navalhas do passado. Porque elas pedem por responsabilizao, por investigao e combate cultura de ignorncia que tem sido implementada para que as novas geraes no sejam esclarecidas deste perodo da histria e sequer tenham condies de avaliar as produes atuais que ainda remetem a estas prticas. No por acaso os torturadores colocavam adesivos em seus nomes nas fardas. No por acaso, arquivos da ditadura militar brasileira so desconhecidos pela sociedade. Porque denunciam a perversidade de um regime que at hoje cala e mortifica os familiares dos desaparecidos que no tm esclarecimentos acerca de seus entes queridos. Numa lgica no to divergente, inmeros familiares no possuem investigao que esclarea a morte dos seus, principalmente quando falamos de crueldades que acontecem em nome das aes que exterminam miserveis e so divulgadas como um verdadeiro ato de levar a paz a uma sociedade que vivia numa suposta guerra. Novamente est presente a produo da figura do inimigo. Inimigo este, que precisa ser combatido por uma guerra que, ao final, faa reinar a paz. E nesta lgica perversa isso no uma contradio: a idia de guerra civil justamente implementada para que, no combate ao inimigo, todo tipo de ao seja autorizado. E para combater os endurecimentos da histria, a memria deve ser usada como ferramenta. Instrumento de enfrentamento. Produo de outras memrias que possibilitem que novas histrias sejam compostas de maneira a dobrar essa lgica do poder que massifica acontecimentos e os arremessa para uma vala comum da histria. E tornando pblico, falando sobre estas capturas, criando espaos que traiam este silncio, o medo de falar, a angstia do segredo, que pontos de potncia vo surgindo. Conforme afirma Foucault (2010), [...] designar as sedes, denunci-las, falar delas em pblico uma luta, no porque ningum tivesse ainda conscincia disso, mas porque tomar a palavra sobre esse assunto, forar a rede de informao institucional, nomear, dizer quem fez o qu, designar o alvo, uma primeira revirada do poder, um primeiro passo para outras lutas contra o poder (p.44). E tais dobras no poder j acontecem no nvel das prticas cotidianas, na potncia dos movimentos sociais que denunciam e que revertem tais polticas perversas produzindo novos modos de ser e agir neste mundo.

A publicizao da ao violenta autorizada pelo Estado contra os moradores de Barra do Riacho, distrito de Aracruz, Esprito Santo, desapropriados de suas moradias em maio de 2011. Os resistentes de Pinheirinho, So Paulo, que de forma semelhante foram arrancados de suas casas em janeiro de 2012. Resistncias dirias. Lutas cotidianas. Enfrentamentos que se do numa luta pela vida. A favor da vida. Pela intensificao da vida. Contra o massacre e o envenenamento da vida. Uma luta pela memria. Produo de outras memrias. Nada mais potente do que acreditar que as fugas existem. Nada mais potente do que fugir, ecoando Deleuze (1977): "[...] no h nada mais ativo do que uma fuga. o contrrio do imaginrio. tambm fazer fugir, no forosamente os outros, mas fazer fugir alguma coisa, fazer fugir um sistema como se cava um tnel" (p.51). Cavar um tnel: encontrar armas. Tornar pblico o que est sob um discurso dominante de defesa de uma determinada forma de vida - nas entrelinhas o massacre da vida manifestada em tantas outras formas, no menos vivas. Tornar pblico significa produzir memrias de todos, para todos. Memrias embutidas nos corpos daqueles que estiveram ou no na ditadura, dos moradores de Barra do Riacho ou no. Uma histria que implique a participao de todos e luta de todos. Disse Eduardo Galeano que at que os lees tenham seus prprios historiadores, as histrias de caadas continuaro glorificando o caador. pela histria dos lees que este artigo ruge, pela afirmao da vida. A fala, a denncia, o tornar pblico, nos retiram do territrio do segredo, do silncio, da clandestinidade. Com isso podemos sair do lugar de vtima fragilizada, despotencializada e ocuparmos o da resistncia, da luta, daquele que passa a perceber que seu caso no um acontecimento isolado; ele se contextualiza, faz parte de outros e sua denncia, esclarecimento e punio dos responsveis abre espao e fortalece novas denncias, novas investigaes. A dimenso coletiva desse caminho se afirma e, com isso, temos a possibilidade de comear a tocar na impunidade; de mostrar que tal quadro (...) pode ser mudado, pode ser revertido (COIMBRA, 2004.p.45).

REFERNCIAS

BAUMAN, S. O mal-estar na ps modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. BRECHT, B. Quem se defende. In: Poemas (1913-1956). Seleo e traduo Paulo Csar de Souza. So Paulo: Ed.34, 2000. CHAU, M. S. Os trabalhos da memria. In: Bosi, E. Memria e sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. p.XVII XXXII.

COIMBRA, C.M.B. Operao Rio: O mito das classes perigosas. Niteri/Rio de Janeiro: Intertexto, Oficina do Autor, 2001. ________________. Reparao e memria. In: Cad. AEL, v.13, n.24/25, So Paulo: 2008. p.15-35. ________________. Violncia do Estado e violncia domstica: o que tm em comum? In: MOURO, J.C. (org). Clnica e poltica:subjetividade, direitos humanos e inveno de prticas clnicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009. p.77-88. ________________. Gnero, militncia e tortura. In: STREY, M.; AZAMBUJA, M., JAGER, F. (org). Violncia, gnero e polticas pblicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p.45-62. COIMBRA, C.M.B., LEITO, M.B.S. Direitos Humanos e a construo de uma tica militante. In: MOURO, J.C. (org). Clnica e poltica: subjetividade, direitos humanos e inveno de prticas clnicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009. p.315-325. Conveno da ONU contra a tortura, 1984. Disponvel em < www.onubrasil.org.br/doc_penas.php >. Acesso em 02 de maio de 2011. DELEUZE, G. GUATTARI, F. Dilogos. So Paulo: Editora Escuta, 1998. FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurdicas. (Roberto C. de M. Machado & E. J. Morais, Trad.) Rio de Janeiro: NAU, 2009.

___________. Aula 17 de maro de 1976. In: Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, p. 285-315, 2005. ___________. (1977). Ditos e escritos IV: estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. ___________. (1977). Michel Foucault: a Segurana e o Estado. In: Ditos e Escritos VI: repensar a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010. p. 170-175. ___________. Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes, 1977. GALEANO, E. O livro dos abraos. Traduo de Eric Nepomunceno. Porto Alegre: L&PM, 2002. GUATTARI, F. Caosmose. Rio de Janeiro: Ed.34., 1997.

JORGE, M.A.S. A violncia e o processo de mundializao. In: MOURO, J.C. (org). Clnica e poltica: subjetividade, direitos humanos e inveno de prticas clnicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009. p.259-265.

MOURO, J.C.; MARCO, A.J.; FRANCISCO, S.A. Violncia organizada, impunidade e silenciamento. In: BENEVIDES, R.; PASSOS, E.; RAUTER, C. (org). Clnica e Poltica: subjetividade e violao dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Te Cor, 2002. p.5158.

PASSOS, E. O Estado violento em ns. In: MOURO, J.C. (org). Clnica e poltica: subjetividade, direitos humanos e inveno de prticas clnicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009. p.255-257.

PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexes sobre a tica na histria oral. Projeto histria 15. tica e Histria Oral. abril/1997. ROLNIK, S. Toxicmanos de identidade: subjetividade em tempo de globalizao. In: LINS, Daniel (org). Cultura e subjetividade. Saberes Nmades. Papirus, Campinas 1997; pp.19-24.

SILVA, R. L. Memrias para uso dirio indicaes ao paciente. In: MOURO, J.C. (org). Clnica e poltica: subjetividade, direitos humanos e inveno de prticas clnicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009. p.85-92.

WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 3 Ed. 2007.

______________. A segurana criminal como espetculo para ocultar a insegurana social: entrevista com Loc Wacquant. Fractal, Rev. Psicol. Vol.20 n1. Rio de Janeiro, Jan/June, 2008. Entrevista concedida a Fernanda Bocco, Maria Lvia Nascimento e Ceclia Coimbra em 30 de setembro de 2005.

Anda mungkin juga menyukai