Anda di halaman 1dari 16

CENTRO UNIVERSITRIO UNISEB UNISEB INTERATIVO CURSO DE ADMINISTRAO

Planejamento Empresarial: Novos Paradigmas em Planejamento Empresarial

Carmem Lcia Ramos de Oliveira


Conceio do Jacupe-BA 2011

Carmem Lcia Ramos de Oliveira

Planejamento Empresarial: Novos Paradigmas em Planejamento Empresarial

Relatrio de Estgio Supervisionado I, apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Administrao, como prrequisito para obteno do ttulo de Bacharel em Administrao.

Conceio do Jacupe BA 2011

Relatrio de Estgio Supervisionado I: Planejamento Empresarial

1- Aluno: Carmem Lcia Ramos de Oliveira

RA: 72650

2- Organizao: N&N Comrcio e Representaes Ltda.-Me. 3- Perodo: Foi realizado o estgio supervisionado na rea de Planejamento Empresarial no perodo de 22/08/2011 31/10/2011, com carga horria de 200hs.

SUMRIO
1. Introduo................................................................................................. 05 2. A Organizao.......................................................................................... 06 3. Organograma da Empresa....................................................................... 07 4. Estrutura da Organizao.......................................................................... 08 5. rea da organizao.................................................................................. 09 6. Concluso.................................................................................................. 10 7. Referncias Bibliogrficas......................................................................... 11 8. Anexos....................................................................................................... 12

05

1- Introduo

Este relatrio supervisionado na rea de Planejamento Empresarial tem a finalidade de me enriquecer de conhecimentos prticos e tericos ao longo do tempo de experincia em compras e vendas de produtos do ramo e para aprender a ter uma viso prtica de administrao, aprender que uma empresa para alcanar seus objetivos preciso ter um planejamento estruturado, definir as metas a serem cumpridas com organizao e responsabilidade com os seus consumidores e fornecedores. No ambiente das pequenas empresas e em especial o setor de representaes, o planejamento empresarial possibilita estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, alm de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organizao. Este trabalho ir expor de forma detalhada os conhecimentos desenvolvidos durante o estgio obrigatrio, mostrando as caractersticas bsicas da rea de Planejamento Empresarial.

06

2- A Organizao

A empresa N&N comrcio e Representaes Ltda.-Me, foi fundada por seu proprietrio Normando Andrade de Almeida no ano de 1996, localiza-se na Rua Alosio de Castro s/n, na cidade de conceio do Jacupe-Ba. uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de representaes para construo, tendo como seu principal fornecedor a Tambasa, a empresa trabalha com muitos itens como: tintas, ferragem, material eltrico, material hidrulico, material de pesca, tubos, conexes, tanque para gua, bomba d gua, adesivos, entre outros. A empresa composta pelos seguintes colaboradores: um gerente, trs vendedores e um auxiliar de servio gerais.

07

3- Organograma da Empresa

Gerente

vendedores

Servios gerais

08

4- Estrutura da Organizao

A N&N Comrcio e representaes Ltda.-Me, tem o objetivo de garantir a boa qualidade dos seus produtos, excelncia no atendimento aos clientes, valorizando os seus colaboradores, pois todos juntos se empenham para alcanar o sucesso. A empresa necessita ter uma boa estrutura organizacional, que pode ser visualizada no organograma, que o desenho grfico onde mostra cada integrante de uma rea de atuao especifica. Na N&N Comrcio e Representaes Ltda., a estrutura organizacional esta delineada da seguinte forma: Gerente, vendedores e auxiliar e de servio gerais.

09

5- rea de Organizao: Planejamento Empresarial

Por se tratar de uma empresa de pequeno porte que enfrenta uma concorrncia muito grande vendendo material de construo, onde a tendncia nesta rea crescer sem expectativa de parar, preciso ter um processo de deciso rpido e dinmico para atingir o mercado alvo e suprir as necessidades, oferecendo o melhor atendimento, rapidez e eficincia. Nesse cenrio, o planejamento empresarial se apresenta como uma ferramenta capaz de ajudar o gestor na tomada de deciso, possibilitando ao mesmo a aquisio de informaes importantes para aumentar o controle e conhecimento de sua empresa, como competividade e baixo custo, pois o desenvolvimento de qualquer organizao depende do planejamento. Saber enfrentar este desafio de sobreviver no mercado empresarial, que est a cada dia maior e competitivo, pois o administrador tem que saber atuar nesta rea, priorizando a qualidade, preo e principalmente o excelente atendimento, para no correr o risco de no se destacar, por isso uma equipe, mesmo sendo pequena precisa estar bem treinada satisfeita no seu ambiente de trabalho com remunerao associada ao seu bom desempenho, para que todos s tenham a fechar bons negcios. A competitividade faz com que a organizao utilize tticas diferenciadas, incrementando os servios oferecidos para manter seu faturamento satisfatrio. A empresa analisada est sempre atenta para satisfazer as necessidades dos seus consumidores, buscando fideliz-los porque eles esto a cada dia mais exigentes na busca por produtos relacionados para construo civil e tambm por preos mais acessveis. O canal de distribuio o meio utilizado para fazer com que o consumidor tenha conhecimento do produto atravs dos meios de comunicao, a propaganda da oferta. Em fim as ameaas existem, mas preciso ter uma estrutura definida e organizada, para alcanar o objetivo final, utilizando recursos, aumentando o conhecimento sobre o potencial de mercado, programao de aes e outras caractersticas essenciais a qualquer organizao residem no planejamento empresarial que pode ser definido como um relatrio que firma o planejamento de uma empresa.

10

6. Concluso

Este estgio supervisionado foi muito importante, pois obtive conhecimento de como receber os fornecedores para fazer pedido de mercadorias para reposio do estoque, atender o consumidor para vender mercadorias, trocar ideias e informaes com os clientes e cada um tem necessidades diferenciadas. Aprendi que na prtica a propaganda fundamental porque atravs dele que se fazem bons negcios, observei que a organizao precisa de mais divulgao de seus produtos, ampliar as instalaes, ter mais funcionrios, porque melhorar sempre bom para qualquer empresa. preciso ter atitude e ousadia para enfrentar os altos e baixos. A globalizao e a tecnologia esto nos dando a oportunidade de ficar em sintonia com o que h de mais moderno e eficaz, em todas as reas da administrao. Os livros nos traz o conhecimento, mas a prtica nos d experincia para evoluir sempre mais no meio empresarial.

Horas estagiadas: 200hs em Planejamento Empresarial Conceio do Jacupe-Ba, 07 de outubro de 2011.

Normando Andrade de Almeida Supervisor Carmem Lcia Ramos de Oliveira Estagiria

11

7. Referncias Bibliogrficas

ALBRECHT, Kaul. Programador do futuro. So Paulo: Markron Booke, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 6 ed. So Paulo: Campus, 2000. LE CRAIN, M. O plano de Marketing. Srie empresas emergentes. So Paulo, Makron Books, 1993. MAXIMILIANO, A.C.A Teoria Geral da Administrao: da revoluo humano e revoluo digital. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2004. MOTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administrao: uma introduo. 22 ed. ampl. So Paulo: Pioneira, 1998. STONER. James N.F., FREEMAN, R. Edward. Administrao. 5 ed. Rio de janeiro PHB, 1992.

12

ANEXOS
DOCUMENTAO COMPLETA REFERENTE AO ESTGIO SUPERVISIONADO

Anda mungkin juga menyukai