Anda di halaman 1dari 3

KratsPsiqu

AUTISMO um transtorno definido por alteraes presentes antes dos trs anos de idade e que se caracteriza por alteraes qualitativas na comunicao, na interao social e no uso da imaginao, uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Mais comum no sexo masculino do que no feminino. Os sintomas so causados por disfunes fsicas do crebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivduo. Incluem: 1. Distrbios no ritmo das habilidades fsicas, sociais e lingsticas. 2. Reaes anormais s sensaes. As funes ou reas mais afetadas so: viso, audio, tato, dor, equilbrio, olfato, gustao e maneira de manter o corpo. 3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas reas especficas do pensar, presentes ou no. Ritmo imaturo da fala, restrita compreenso de ideias. 4. Uso de palavras sem associao com o significado. 5. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Caractersticas: Dificuldade de relacionamento com outras pessoas; Riso inapropriado; Pouco ou nenhum contato visual - no olha nos olhos; Aparente insensibilidade dor - no responde adequadamente a uma situao de dor; 5. Preferncia pela solido, modos arredios - busca o isolamento e no procura outras crianas; 6. Rotao de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos; 7. Inapropriada fixao em objetos; 8. Perceptvel hiperatividade ou extrema inatividade - muitos tm problemas de sono ou excesso de passividade; 9. Ausncia de resposta aos mtodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado; 10. Insistncia em repetio, resistncia mudana de rotina; 11. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal); 12. Recusa colo ou afagos - bebs preferem ficar no cho que no colo; 13. Age como se estivesse surdo - no responde pelo nome; 14. Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos); 15. Acessos de raiva - demonstra extrema aflio sem razo aparente; 16. Irregular habilidade motora - pode no querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos; 17. Desorganizao sensorial - hipo ou hipersensibilidade, por exemplo, auditiva; 18. No faz referncia social - entra num lugar desconhecido sem antes olhar para o adulto (pai/me) para fazer referncia antes e saber se seguro; 19. Pode ou no ser acompanhado de retardo mental; 20. Possui disfuno neurolgica que envolve linguagem e comportamentos sociais; 21. Ausncia de empatia social; 22. O superego no tem aprendizado social; 23. Movimentos motores esteriotipados; Fonte: Wikipdia; Aulas de Psicopatologia Infantil FMU. Resumo por: KratsPsique.com 1. 2. 3. 4.

Pgina 1

KratsPsiqu
24. Cada autista se comporta de uma forma diferente; O autista talvez seja a expresso manifesta de uma vulnerabilidade biolgica acentuada manifestada de forma muito diversa, as vezes em contexto relacional perturbado, ou seja, fatores neurolgicos e relacionais que por serem circulares no permitem dar apenas um explicao casual das dificuldades ou incapacidades da criana autista. SINDROME DE ASPEGER Assim como o autismo, a sindrome de Asperger manifesta-se na primeira infancia. Diferencia-se do autismo clssico por no comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivduo. mais comum no sexo masculino. Quando adultos muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, alm de suas qualidades, sempre enfrentaro certas dificuldades peculiares sua condio. Algumas caractersticas dos Aspergers so:

Interesses especficos e restritos ou preocupaes com um tema em detrimento de outras atividades; Peculiaridades na fala e na linguagem; Padres de pensamento lgico/tcnico extensivo; Comportamento social e emocionalmente imprprio e problemas de interao interpessoal; Problemas com comunicao; Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados. Frequentemente, por um Q.I verbal significativamente mais elevado que o no verbal; No tem comportamento repetitivo; Perturbaes graves na interao social; No apresentam defecit de linguagem, retardo mental ou cognitivo; Os sintomas so lentos e gradativos; Relaciona-se com as pessoas, mas sem afinidade; Diferentemente do autismo classico, possuem identidade; Adquire autonomia e interesse a sua volta; So descritas como egocntricas;

SINDROME DE RETT uma anomalia no que causa desordens de ordem neurolgica, acometendo quase que exclusivamente crianas do sexo feminino (os meninos normalmente no resistem e morrem precocemente). Um dos tipos mais graves de autismo, surge por volta de um e dois anos de idade. Compromete progressivamente as funes motora e intelectual, e provoca distrbios de comportamento e dependncia. No caso tpico, a menina desenvolve de forma aparentemente normal entre 8 a 18 meses de idade, depois comea a mudar seu padro de desenvolvimento. Ocorre uma regresso dos ganhos psicomotores, a criana torna-se isolada e deixa de responder e brincar. O crescimento craniano, at ento normal, demonstra clara tendncia para o desenvolvimento mais lento, ocorrendo microcefalia adquirida, na maioria dos casos a desintegrao muito rpida e causa retardo mental grave e profundo, dificuldades sociais e fsicas. Aos poucos, deixa de manipular objetos, surgem movimentos Fonte: Wikipdia; Aulas de Psicopatologia Infantil FMU. Resumo por: KratsPsique.com Pgina 2

KratsPsiqu
estereotipados das mos (contores, aperto, bater de palmas, levar as mos boca, lavar as mos e esfreg-las), culminando na perda das habilidades manuais e estagnao do desenvolvimento neuropsicomotor, h perda parcial ou completa da linguagem, dificuldade de mastigar, crises de epilepsia, salivao excessiva e protuso da lingua, falta de controle esfincteriano, deformaes posturais e comportamentais. As dificuldades persistem ao longo da vida e dependem de seu meio para satisfazer suas necessidades. Os atingidos apresentam dificuldades que so atenuadas com a idade e limitam o funcionamento da independencia.

Fonte: Wikipdia; Aulas de Psicopatologia Infantil FMU. Resumo por: KratsPsique.com

Pgina 3

Anda mungkin juga menyukai