Anda di halaman 1dari 14

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Jus Navigandi http://jus.com.br

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos perante a tutela ambiental


http://jus.com.br/artigos/4208

Publicado em 10/2003

Maurcio Fernandes da Silva (http://jus.com.br/955563-mauricio-fernandes-da-silva/artigos)

O presente estudo objetiva analisar, sob a atual tutela ambiental, prtica comumente utilizada pelos entes pblicos municipais, que a desafetao de reas verdes integradas ao domnio municipal por fora de aprovao de loteamentos.
SUMRIO: 1. Introduo - 2. Bens Pblicos: 2.1 Conceito; 2.2 Classificao: 2.2.1 Bens de Uso Comum do Povo ou do Domnio Pblico; 2.2.2 Bens de Uso Especial ou do Patrimnio Administrativo; 2.2.3 Bens Dominicais ou do Patrimnio Disponvel; 2.3 Afetao e Desafetao: 2.3.1 Competncia para Afetar ou Desafetar - 3. Parcelamento do Solo: 3.1 Reserva Legal de rea Pblica - 4. A Impossibilidade de Desafetao de reas Verdes, Advindas de Aprovao de Loteamentos, como Garantia de Preservao Ambiental: 4.1 Funo Social da Propriedade; 4.2 Funo Ambiental da Cidade: 4.2.1 Funo Social da Cidade; 4.2.2 Desenvolvimento Sustentvel Urbano; 4.3 Qualidade de Vida Urbana - 5. Consideraes Finais - Referncias Bibliogrficas

1. Introduo
O presente estudo objetiva analisar, sob a atual tutela ambiental, prtica comumente utilizada pelos entes pblicos municipais, que a desafetao de reas verdes integradas ao domnio municipal por fora de aprovao de loteamentos. Para isto, faz-se necessria uma abordagem, sem a pretenso de esgotar tais assuntos, acerca de bem pblico, em especial de uso comum do povo, e os conceitos de desafetao e afetao. Fundamental, tambm, um breve comentrio sobre parcelamento do solo, com nfase maior na exigncia de doao, pelo loteador ao municpio, de percentual de rea para uso pblico, que preceder tpico final sobre a impossibilidade de efetuar a desafetao de tais reas, onde ser analisada a funo social da propriedade e a funo ambiental da cidade, assim como a importncia da qualidade de vida nos centros urbanos. Enfim, neste ensaio buscar-se- demonstrar que a utilizao de reas verdes, mormente aquelas advindas de projetos de loteamentos, no encontra amparo na tutela jurdico-ambiental, vez que representam importantes locais de preservao ambiental, em especial nos centros urbanos, que mais sofrem as conseqncias do progresso insustentvel.

2. Bens Pblicos
2.1 Conceito Pode-se afirmar, sinteticamente, que os bens pblicos so compostos por todas as coisas que se submetem ao domnio estatal. Hely Lopes Meirelles paraestatais. Para Jos Cretella Jnior direito comum. Com maestria, o autor ainda afirma que: Os bens pblicos oferecem traos que os distinguem dos bens particulares. Ambos objetos do mundo, ambos objeto de direito,
[2] [1]

sustenta que bens pblicos, em sentido amplo, so todas as coisas, corpreas ou incorpreas, imveis,

mveis e semoventes, crditos, direitos e aes, que pertenam, a qualquer ttulo, s entidades estatais, autrquicas, fundacionais e

bens pblicos so as coisas materiais ou imateriais, assim como as prestaes, pertencentes s

pessoas jurdicas pblicas, objetivando fins pblicos e sujeitas a regime jurdico especial, de direito pblico, derrogatrio e exorbitante do

1 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

esto sujeitos a regimes jurdicos diversos, porque se os bens particulares de que cuida o direito civil, esto subordinados a regime jurdico de direito privado, sendo suscetveis de apropriao por parte dos particulares, os bens pblicos, cogitados pelo direito administrativo, esto sob o impacto de regime jurdico de direito pblico, policiados pelo Estado, por este tutelados, permitindo-lhes o uso geral ou especial pelo povo ou pelos administrados e, at numa de suas modalidades, suscetveis de relaes patrimoniais, reguladas pelo direito comum, mas com aspectos disciplinados pelo direito pblico. Segundo Digenes Gasparini,
[4] [3]

bens pblicos constituem todas as coisas materiais ou imateriais pertencentes ou no pessoas

jurdicas de Direito Pblico e as pertencentes a terceiros quando vinculadas prestao de servio pblico. Legalmente, a matria estava posta no Cdigo Civil de 1916 da seguinte forma:
[5]

Art. 65. So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes Unio, aos Estados, ou aos Municpios. Todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

O atual Cdigo Civil,

[6]

em redao mais apurada, disps, in verbis:

Art. 98. So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

2.2 Classificao Diversas so as classificaes de bens pblicos, todavia limita-se, por hora, abordagem em relao s suas destinaes, porquanto tal classificao a que se refere, mais especificamente, ao objetivo proposto. Diante disto, a classificao legal e doutrinria dos bens pblicos, quanto destinao, composta da seguinte forma: - Bens de uso comum do povo ou do domnio pblico; - Bens de uso especial ou do patrimnio administrativo; - Bens dominicais ou do patrimnio disponvel. Tal diviso unssona entre os publicistas, bem como assim est posta no Cdigo Civil de 2002, art. 99:

Art. 99. So bens pblicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias; III - os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

2.2.1 Bens de Uso Comum do Povo ou do Domnio Pblico Consideram-se bens de uso comum do povo aqueles que se destinam utilizao geral pelos indivduos, abertos utilizao pblica.
[8] [7]

ou seja, todos os locais

caracterstico do uso comum que nenhum utente possa excluir outro, dada a paridade de situaes entre todos. Destacam-se, sobre o tema, as pertinentes colocaes de Hely Lopes Meirelles:
[10]

[9]

O que convm fixar que os bens pblicos de uso comum do povo, no obstante estejam disposio da coletividade, permanecem sob a administrao e vigilncia do Poder Pblico, que tem o dever de mant-los em normais condies de utilizao pelo pblico em geral.

Cumpre transcrever, tambm, a elucidativa abordagem de Digenes Gasparini:

[11]

2 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

So as coisas mveis ou imveis pertencentes ao Poder Pblico (Unio, Estado-Membro, Municpio, Distrito Federal), usveis, sem formalidade, por qualquer do povo. (...) O uso e o gozo desses bens permitido a qualquer ser humano, sem distino entre nacionais e estrangeiros, entre pessoas fsicas ou jurdicas, ou entre pessoas pblicas ou privadas. Para esse uso e gozo nada se exige em termos de autorizao ou permisso, nem, pelo menos em princpio, se cobra pela utilizao.

Exemplos de bens de uso comum do povo so os mares, as praias, os rios, as estradas, as ruas, as praas, as reas verdes, reas de lazer, etc. 2.2.2 Bens de Uso Especial ou do Patrimnio Administrativo Os bens de uso especial so aqueles necessrios atividade administrativa do ente pblico. Nos termos de Hely Lopes Meirelles:

So os que se destinam especialmente execuo dos servios pblicos e, por isso mesmo, so considerados instrumentos desses servios; no integram propriamente a Administrao, mas constituem o aparelhamento administrativo, tais como os edifcios das reparties pblicas, os terrenos aplicados aos servios pblicos, os veculos da Administrao pblica, os matadouros, os mercados e outras serventias que o Estado pe disposio do pblico, mas com destinao especial.

2.2.3 Bens Dominicais ou do Patrimnio Disponvel Pode-se afirmar que so os demais bens, ou seja, aqueles destitudos de qualquer outra destinao, passveis de alienao, nos termos da lei, ou imediata reutilizao. Tais bens no possuem destinao especfica, porquanto esto desafetados, alheios a qualquer finalidade, como, v. g., terras devolutas e prdios pblicos desativados. 2.3 Afetao e Desafetao Como visto, quanto destinao, os bens pblicos podem ser de uso comum do povo, de uso especial, ou dominicais. Nas duas primeiras situaes, os bens esto afetados, ou seja, possuem finalidade especfica. Da mesma forma, qualquer bem que vier a integrar o domnio pblico reger-se- pela norma que o tutelar, nos casos de bem de uso comum do povo ou de uso especial, estaro afetados finalidade que se destinam, como, p. ex., a aquisio de um imvel para servir de praa ou, no caso de bem de uso especial, para servir de sede a uma autarquia. Destarte, afetar consiste em atribuir ao bem uma destinao que no possua. Todavia, os bens dominicais, por sua natureza, estaro sempre desafetados, pois no possuem destinao ou at mesmo utilizao. A desafetao consiste no inverso, ou seja, a alterao da destinao do bem, de uso comum do povo ou de uso especial, para a categoria de dominicais, desonerando-o do gravame que o vinculava finalidade determinada. A desafetao poder ocorrer por fato jurdico, ato administrativo ou lei. A simples mudana de endereo de um rgo pblico pode, por ato administrativo que , desafetar o bem de uso especial, pois se o imvel ficar inutilizado, integrar a categoria de bens dominicais. Quanto ao bem de uso comum do povo poder, em regra, ser desafetado por lei, ou ainda ter sua destinao alterada para uso especial. 2.3.1 Competncia para Afetar ou Desafetar Com efeito, consagrada constitucionalmente, a autonomia dos entes pblicos possibilita considervel gesto independente dos bens pertencentes a cada pessoa poltica, o que, por conseqncia, lhe garante o direito de, com as devidas ressalvas legais, dispor do bens que esto sob o seu domnio. Desta forma, concluso lgica de que a competncia para afetar ou desafetar o bem do ente pblico que possui seu domnio. Logo, a afetao de imvel pertencente ao Municpio no poder ser efetivada, diretamente, pelo Estado ou pela Unio, considerando-se como verdadeiro o inverso. Neste sentido Digenes Gasparini
[12]

expe:

3 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

As operaes de afetao e desafetao so da competncia nica e exclusiva da pessoa poltica proprietria do bem, a quem tambm se reconhece a competncia exclusiva de dizer "se" e "quando" um bem que integra seu patrimnio poder ser afetado ou desafetado.

3. Parcelamento do Solo
Destaca-se que a proposta do presente est distante de abordar, ainda que de forma superficial, a matria que envolve to importante tema, que o parcelamento do solo. Assim, ser analisado, brevemente, o parcelamento do solo e a previso constante no inciso I, do artigo 4 da Lei n. 6.766/79, sobre a exigncia de doao, pelo loteador, de reas de uso pblico ao municpio. Sinteticamente, pode-se afirmar que o parcelamento do solo consiste no manejo e alterao das condies existentes em um imvel, dividindo o solo em unidades juridicamente autnomas, objetivando a edificao. Suas principais formas so o desmembramento e o loteamento. Legalmente, o loteamento est conceituado no pargrafo primeiro do artigo 2 da Lei n. 6.766/79:

1 - Considera-se loteamento a subdiviso de gleba em lotes destinados a edificao, com abertura de novas vias de circulao, de logradouros pblicos ou prolongamento, modificao ou ampliao das vias existentes.

Com a edio da Lei n. 6.766/79, o parcelamento do solo urbano alcanou a relevncia merecida, haja vista a normatizao, pelo referido diploma legal, de preceitos civis e urbansticos acerca dos padres estruturais mnimos dos loteamentos e desmembramentos e, ainda, a previso de sanes, inclusive criminais, em casos especficos. Dentre tantos requisitos necessrios a aprovao do loteamento, exige-se, de forma pertinente, a adoo de medidas ambientais preventivas como, v.g., o tratamento de esgotos sanitrios e a proteo de mananciais. 3.1 Reserva Legal de rea Pblica Situao que merece destaque especial, em face do objetivo joeirado, encontra-se prevista no art. 4, inciso I, da Lei n. 6.766/79, que assim dispe:
[13]

Art. 4 Os loteamentos devero atender, pelo menos, aos seguintes requisitos: I - as reas destinadas a sistemas de circulao, a implantao de equipamento urbano e comunitrio, bem como a espaos livres de uso pblico, sero proporcionais densidade de ocupao prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem;

Tal preceito legal foi alterado pela Lei n. 9.785, de 29 de janeiro de 1999, e at tal data, determinava o percentual fixo de 35% de espaos livres de uso pblico. Observa-se que o vigente texto legal, atualizando-se com o disposto na Constituio Federal de 1988, quanto competncia legislativa dos municpios,
[14]

estabelece uma diretriz geral, facultando aos municpios estabelecerem o percentual mais

adequado, proporcionalmente densidade populacional. Sobre o tema, colaciona-se a doutrina de Toshio Mukai:
[15]

A primeira disposio tem a ver com as reas de uso pblico. Ela tem inegveis mritos para disciplinar o uso das reas pblicas em proporo densificao populacional da gleba a ser loteada, quando obriga que as reas destinadas a sistema de circulao, a implantao de equipamentos urbanos e comunitrios e a espaos livres sejam proporcionais densidade de ocupao prevista para a gleba. Assim, quanto maior o nmero de habitantes por hectare, previsto para a gleba, maior ser a rea destinada queles usos, o que onerar o loteamento: e, "ipso facto", quanto maior a rea do lote, menor ser a densidade ocupacional, sendo ento menor a rea exigida do loteador, para aquelas finalidades.

Destaca-se, por oportuno, que aps aprovado o loteamento, inclusive com a descrio das reas que sero destinadas ao uso comum, vedada qualquer alterao:

4 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Lei n. 6.766/79 Art. 17 - Os espaos livres de uso comum, as vias e praas, as reas destinadas a edifcios pblicos e outros equipamentos urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo, no podero ter sua destinao alterada pelo loteador, desde a aprovao do loteamento, salvo as hipteses de caducidade da licena ou desistncia do loteador, sendo, neste caso, observadas as exigncias do art. 23 desta Lei.

O artigo 43 prev a responsabilizao administrativa, civil e criminal, no caso de execuo do loteamento de forma diversa do que aprovado:

Lei n. 6.766/79 Art. 43. Ocorrendo a execuo de loteamento no aprovado, a destinao de reas pblicas exigidas no inciso I do art. 4 desta Lei no se poder alterar sem prejuzo da aplicao das sanes administrativas, cveis e criminais previstas.

Foroso alvitrar, tambm, que as reas verdes repassadas ao domnio pblico

[16]

so escolhidas pelo loteador, devendo observar,

to-somente, o percentual exigido. Poder-se-ia perguntar se no seria melhor que o ente municipal escolhesse, no projeto do loteamento, quais as reas seriam destinadas s praas, visando a qualidade de vida da populao. Entretanto, com a devida vnia das posies em contrrio, tem-se que tal situao, mormente nos dias atuais, despicienda, porquanto o loteador o maior interessado em qualificar ambientalmente o empreendimento. A valorizao dos imveis facilmente compreendida quando esto localizados em locais ambientalmente saudveis, prximos de praas, equipadas com quadras e equipamentos para a prtica de esportes, ou at mesmo de mata nativa residualmente existente. A sociedade j assimilou a importncia da vida ambientalmente saudvel, haja vista que loteadores divulgam o empreendimento incluindo os benefcios de um exemplar local de lazer na regio. A exigncia de espaos livres de uso pblico, alm de compensar a degradao ambiental gerada, valoriza o imvel, vez que a sadia qualidade de vida agrega valor ao produto, que, no caso, so os lotes urbanizados e prximos das reas de lazer a serem usufrudas pela sociedade. A necessidade de preservao ambiental sobejamente conhecida, em especial nos centros urbanos, se o loteamento necessrio para suprir a demanda populacional, a preservao de reas verdes fundamental. Jos Afonso da Silva
[17]

aduz que a cidade

industrial moderna, com seu cotejo de problemas, colocou a exigncia de reas verdes, parques e jardins como elemento urbanstico, no mais destinados apenas ornamentao urbana, mas como uma necessidade higinica, de recreao e at defesa e recuperao do meio ambiente em face da degradao de agentes poluidores.

4. A Impossibilidade de Desafetao de reas Verdes, Advindas de Aprovao de Loteamentos, como Garantia de Preservao Ambiental
Realizadas as necessrias consideraes acerca da classificao de bens ambientais, bem como breve abordagem em relao exigncia legal de destinao de espaos livres de uso pblico, para a aprovao de projetos de loteamentos, ser abordada, neste ponto, a impossibilidade de desafetao dessas reas, em face da tutela jurdico-ambiental brasileira. A desafetao de reas verdes, oriundas dos loteamentos, consiste em prtica ordinariamente utilizada na administrao pblica municipal, visando, muitas vezes, a construo de moradias populares ou at mesmo doaes a instituies de natureza privada. Diante disso, para melhor esclarecimento do leitor compreenso do objetivo ora almejado, mister tecer, ainda, breves e oportunos esclarecimentos sobre a funo social da propriedade, a funo ambiental que possui a cidade e, por derradeiro, a necessria busca da qualidade de vida humana. 4.1 Funo Social da Propriedade Primeiramente, deve-se reconhecer que a funo social da propriedade no est restrita ao bem imvel, mas todo e qualquer bem ou patrimnio que possui o ser humano. Atualmente, fala-se em funo social do ensino, do labor, enfim, da mais abrangente forma de domnio sobre determinado bem exercido pelo particular ou pelo ente pblico. Assim, afirma-se que o ser humano que vive em sociedade deve compartilhar toda a energia positiva em prol da qualificao social, da busca da qualidade de vida, seja econmica, ambiental ou de relacionamento. No h mais espaos aos conceitos do antigo direito privado sobre propriedade no atual ordenamento jurdico brasileiro. Os conceitos de propriedade plena, no encontram guarida atualmente, vez que se mostram incompatveis os direitos absolutos de usar, gozar e dispor da propriedade, como constatava-se pelo art. 524 e 525 do antigo Cdigo Civil:

5 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Art. 524. A lei assegura ao proprietrio o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reav-los do poder de quem quer que injustamente os possua. (...) Art. 525. plena a propriedade, quando todos os seus direitos elementares se acham reunidos no do proprietrio; limitada, quando tem nus real, ou resolvel.

O Cdigo Civil de 2002, em que pese no modificar substancialmente o antigo dispositivo, acrescentou, pertinentemente, que o direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com sua funo econmica, social e ambiental:

Art. 1.228. O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. 1 O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.

A Constituio Federal de 1988 prev a necessidade do cumprimento da funo social nos artigos 5, inciso XXIII, 170, III, 182 e 184. Destarte, deve a propriedade ser cumpridora da funo social, no se configurando, esta, como um limite propriedade, pois a funo social no compe obrigao imposta ao proprietrio, vez que limites e obrigao so elementos externos a qualquer instituto do direito, ou seja, so elementos que incidem sobre o sujeito ou objeto do direito. A funo social, contudo, elemento conformador da propriedade, que aparece como uma de suas muitas facetas. Trata-se, pois, de direito intrnseco propriedade. O conceito de propriedade encerra em si a funo social e o direito de propriedade , por conseqncia, s e legtimo na medida em que a funo social estiver sendo cumprida. A funo social tambm no se confunde com os limites imposto propriedade por fora do poder de polcia do Estado ou das disposies civis do direito de vizinhana esses so elementos externos propriedade. Joaquim Castro Aguiar,
[19] [18]

sobre o tema expe:

Na verdade, a funo social da propriedade faz parte da essncia do direito de propriedade, do seu contedo. A sua insero no rol das garantias constitucionais cria a convico de que o direito de propriedade possui, alm dos poderes que lhe so inerentes, deveres comuns aos direitos patrimoniais, em proveito da sociedade. A propriedade contm poderes e deveres. O direito individual sobre as coisas impe obrigaes. O uso da propriedade h de contribuir para o bem da coletividade. Com efeito, os direitos s se justificam pela misso social que tambm devem ter e para a qual tero de necessariamente contribuir.

Assim, nota-se que o atendimento da funo social da propriedade, seja privada ou de domnio pblico, trata-se, pois, de direito subjetivo pblico e eventuais violaes devem ser, mediante leis, repelidas, como p. ex. o disposto no 4 do art. 182 da CF/88, j regulamentado pelo Estatuto da Cidade,
[20]

que prev ao imvel urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado o parcelamento ou

edificao compulsrios, o IPTU progressivo no tempo e a desapropriao. 4.2 Funo Ambiental da Cidade Dados do IBGE
[21]

demonstram que o fenmeno da exploso demogrfica urbana ainda no estagnou. O crescimento vm


[22]

aumentando ano a ano, comprovando, estatisticamente, que a maior parte da populao brasileira est nas cidades. Em 1970 a populao urbana representava cerca de 56% do total, em 1991, 76% e em 2000, 81%. Tal situao, representada aqui em nmeros, gera conseqncias negativas inimaginveis sem o devido planejamento. A qualidade de vida dos grandes centros urbanos, atualmente, est comprometida, seja pela criminalidade, pelo trnsito, pela falta de saneamento ou qualidade ambiental. Diante disto, deve-se buscar, j com atraso, a conscientizao geral acerca da funo ambiental da cidade. O direito ambiental e urbanstico tem compromisso direto com a situao, pois objetivam, tambm, a gesto ambiental sustentvel da cidade. Inquestionvel que o Estatuto da Cidade, em vigor desde 2001, muito colabora para retomar a qualidade de vida urbana, mas preciso p-lo em prtica nos municpios, com leis locais que objetivem a sustentabilidade urbana, reduzindo, v. g., a poluio hdrica, sonora, visual e atmosfrica, bem como gerenciando os resduos e aumentando os espaos ambientalmente saudveis. 4.2.1 Funo Social da Cidade Pode-se afirmar, atualmente, que o grande desafio para minimizar os problemas urbansticos existentes situa-se na incluso social

6 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

daquelas pessoas que permanecem marginalizadas, que residem na chamada cidade informal, ou seja, na periferia, em vilas, cortios ou favelas, sem condies mnimas de habitao. A funo social da cidade, constitucionalmente prevista no artigo 182, municipal urbana. Destaque-se, por oportuno, que a cidade, materialmente, composta por propriedades e, diante disto, conclui-se que somente alcanar sua funo social quando tais propriedades atenderem, isoladamente, a sua, formando, pois, um conjunto harmnico e sustentvel. Assim, no h falar em cidade sustentvel ou cumpridora de sua funo social quando no possui meios legais para exigir o cumprimento desta de cada propriedade individual. Sobre o tema, cabe transcrever os elucidativos ensinamentos de Nelson Saule Jnior:
[24] [23]

cingi-se, pois, em buscar a equidade urbana, o acesso de

toda a populao s condies bsicas de moradia. O bem comum, generalizado e no direcionado, deve ser objetivo de toda a gesto

As funes sociais da cidade, na verdade, so interesses difusos, pois no h como identificar os sujeitos afetados pelas atividades e funes nas cidades, os proprietrios, moradores, trabalhadores, comerciantes, migrantes tm como contingncia habitar e usar um mesmo espao territorial, a relao que se estabelece entre os sujeitos a cidade, que um bem de vida difuso. Elas devem atender os interesses da populao de ter um meio ambiente sadio e condies dignas de vida, portanto, no h como dividir essas funes entre pessoas e grupos pr-estabelecidos, sendo o seu objeto indivisvel. Outra caracterstica, que identifica como interesses difusos as funes sociais da cidade, a intensa litigiosidade, a presena de complexos conflitos urbanos, como o caso de preservao de bacias e mananciais, utilizao de reas pblicas e verdes para fins de moradia, destinao de reas para implantao de usinas e incineradores de lixo em bairros residenciais. Elas estaro sendo desenvolvidas de forma plena quando houver reduo das desigualdades sociais, promoo da justia social e melhoria da qualidade de vida urbana. Esse preceito constitucional serve como referncia para impedir medidas e aes dos agentes pblicos e privados que gerem situaes de segregao e excluso de grupos e comunidades carentes. Enquanto essa populao no tiver acesso moradia, transporte pblico, saneamento, cultura, lazer, segurana, educao, sade no haver como postular a defesa de que a cidade esteja atendendo sua funo social. As funes sociais da cidade, como interesses difusos, devem compreender o acesso de todos os que vivem na cidade moradia, aos equipamentos e servios urbanos, transporte pblico, saneamento bsico, sade, educao, cultura, esporte, lazer, enfim aos direitos urbanos que so inerentes s condies de vida na cidade.

Com o advento da Lei n. 10.257/01, o Estatuto da Cidade, que regulamentou as disposies previstas nos artigos 182 e 183 da Constituio Federal, o plano diretor tornou-se o meio mais eficaz para o objetivo supra-referido e, conforme o artigo 41 do Estatuto, obrigatrio nas seguintes situaes:

Art. 41. O plano diretor obrigatrio para cidades: I - com mais de vinte mil habitantes; II - integrantes de regies metropolitanas e aglomeraes urbanas; III - onde o Poder Pblico municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no 4 do art. 182 da Constituio Federal; IV - integrantes de reas de especial interesse turstico; V - inseridas na rea de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de mbito regional ou nacional.

Nota-se que a obrigatoriedade para tais situaes, todavia, no h vedao alguma aos outros municpios para elaborar um plano diretor, alis, recomenda-se, em especial para aqueles que objetivam uma poltica sria e planejada de desenvolvimento urbano. 4.2.2 Desenvolvimento Sustentvel Urbano O princpio do desenvolvimento sustentvel visa a utilizao adequada dos recursos naturais, de forma a atender as presentes e futuras necessidades. Consagrado mundialmente em 1992, na Conferncia da Terra, ou, para ns a ECO-92, o princpio do desenvolvimento sustentvel integrou a Declarao do Rio como meta a ser buscada pelos pases. dis Milar,
[25]

sobre a matria, expe:

7 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Compatibilizar meio ambiente e desenvolvimento significa considerar os problemas ambientais dentro de um processo contnuo de planejamento, atendendo-se adequadamente s exigncias de ambos o observando-se as suas inter-relaes particulares a cada contexto sociocultural, poltico, econmico e ecolgico, dentro de uma dimenso tempo/espao. Em outras palavras, isto implica dizer que a poltica ambiental no se deve erigir em obstculo ao desenvolvimento, mas sim em um de seus instrumentos, ao propiciar a gesto racional dos recursos naturais, os quais constituem a sua base material.

Dessarte, especificamente quanto ao desenvolvimento sustentvel urbano, possui a caracterstica que proporcionar o progresso urbano em consonncia com a preservao ambiental, como bem colocado por Nelson Saule Jnior:
[26]

Portanto, um dos componentes do desenvolvimento urbano o princpio do desenvolvimento sustentvel, pelo qual as pessoas humanas so o centro das preocupaes e tm o direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza, conforme dispe o princpio 1 da Declarao do Rio. Esse componente, como requisito obrigatrio, significa a vinculao do desenvolvimento urbano, referido no caput do artigo 182, com o direito ao meio ambiente estabelecido no artigo 225 da Constituio. O desenvolvimento urbano, como poltica pblica, deve ter como condicionante o direito ao meio ambiente sadio, ecologicamente equilibrado, como garantia das presentes e futuras geraes.

O autor, com excelncia, continua a explanao sustentando que a poltica de desenvolvimento urbano deve, sob pena de conflito com as normas constitucionais vigentes, atender as necessidades essenciais da populao carente, respeitar os direitos humanos e objetivar o desenvolvimento sustentvel, e conclui, in verbis:

O desenvolvimento urbano apresenta como elemento condicionante a pessoa humana, por ser o sujeito central do desenvolvimento, de modo a romper com a concepo dos seres humanos serem simples fatores de produo. A implementao do direito ao desenvolvimento significa implantar o direito cidadania mediante a participao pblica no sistema econmico social, possibilitar o acesso s informaes sobre as atividades que afetem o meio ambiente das cidades (produo e atividades perigosas materiais radioativos, energia nuclear, biogentica), ter o direito de participar dos processos de tomada de decises.

De forma mais sinttica, a poltica de desenvolvimento urbano deve ser destinada para promover o desenvolvimento sustentvel, de modo a atender as necessidades essenciais das geraes presentes e futuras. O atendimento dessas necessidades significa compreender o desenvolvimento urbano como uma poltica pblica que torne efetivo os direitos humanos, de modo a garantir pessoa humana uma qualidade de vida digna. Para promover esse desenvolvimento so necessrias medidas polticas formuladas e implementadas com a participao popular, voltadas para a proteo do meio ambiente sadio, da eliminao da pobreza, da reduo das desigualdades sociais, da adoo de novos padres de produo e consumo sustentveis.
[27]

O planejamento urbano, com a promulgao do Estatuto da Cidade, ganhou novas caractersticas, evidenciando a preocupao com o meio ambiente em relao ao desenvolvimento sustentvel do municpio. Em seu artigo 2, o Estatuto determina as diretrizes da poltica urbana, dentre as quais destacam-se:

8 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Art. 2 - A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes: I - garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infraestrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes; (...) IV planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente. (...) VI ordenao e controle do uso do solo, de forma a evitar: a)a utilizao inadequada dos imveis urbanos; (...) c)o parcelamento do solo, a edificao ou o uso excessivos ou inadequados em relao infra-estrutura urbana; (...) f) a deteriorao das reas urbanizadas; g) a poluio e a degradao ambiental; (...) IX - justa distribuio dos benefcios e nus decorrentes do processo de urbanizao; (...) XII proteo, preservao e recuperao do meio ambiente natural e construdo, do patrimnio cultural, histrico, artstico, paisagsticos e arqueolgico;

Como visto, incontestvel a relevncia do planejamento urbano, que de fundamental importncia para alcanar um meio ambiente urbano sadio e equilibrado. Neste sentido, necessria se faz a transcrio de pertinente e pioneira colocao sobre a importncia do desenvolvimento sustentvel urbano, publicada em 1974, pelo ento promotor pblico na Comarca de Piracicaba Paulo Affonso Leme Machado:
[28]

A preservao do meio-ambiente dever de todos, no s do setor privado como pblico. Ningum pode omitir-se desse dever. Aperfeioando-se os instrumentos legais contra a poluio, com a colaborao corajosa e criativa de nossos Tribunais, as cidades continuaro sua trajetria evolutiva tendo a seu servio fbricas, escritrios e carros, no sendo dominadas por eles, nem deles prescindindo, para que as cidades sejam autenticamente humanas.

4.3 Qualidade de Vida Urbana A busca pela qualidade de vida no deve esbarrar no desenvolvimento insustentvel dos centros urbanos. Com este propsito busca-se demonstrar ao leitor que a desafetao de bens de uso comum do povo, em que pese administrativamente possa vir a ser vlida, incompatvel com a tutela ambiental, tampouco com a urbanstica. Isto porque no se mostra razovel dar destinao diversa para rea doada, por exigncia legal, a um fim especfico, mormente quando esta rea foi doada para servir de rea verde e, consequentemente, preservar a qualidade de vida local. Assim, descabida a alterao de sua destinao, vez que o objeto da doao possui, repete-se, finalidade especfica pr-determinada. Observa-se que a rea verde doada ao ente pblico, pelo loteador, no possua tal natureza, pois era privada. A incorporao ao domnio pblico ocorreu como forma de compensao ambiental pela degradao gerada, tudo conforme os ditames ambientais e urbansticos de desenvolvimento sustentvel. Assim, no h como conceber que o ente pblico, que possui o encargo constitucional da proteo ambiental, degrade a rea que recebeu para preservar. Jos Afonso da Silva sustenta que a preocupao do direito urbanstico com a criao e preservao das reas verdes faz-se necessria, em virtude de que tais reas tornaram-se elementos urbansticos vitais. Assim, completa, elas vo adquirindo regime jurdico

9 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

especial, que as distingue dos demais espaos livres e de outras reas "non edificandi", at porque se admite certos tipos de construo nelas, em proporo reduzidssima, porquanto o que caracteriza as reas verdes a existncia de vegetao contnua, amplamente livre de edificaes, ainda que recortada de caminhos, vielas, brinquedos infantis e outros meios de passeios e divertimentos leves, quando tais reas se destinem ao uso pblico.
[29]

A exigncia legal de destinao ao ente pblico de espaos livres de uso pblico, em especial de praas e parques, proporcionam populao condies aceitveis de qualidade de vida, mesmo com o crescimento imobilirio dos centros urbanos. No se est considerando, em absoluto, que as cidades no devem alcanar a maturidade imobiliria, mas esta deve ocorrer de forma sustentvel, com espaos de lazer que conferem sociedade um ambiente mais saudvel possvel. Neste sentido, Joaquim Castro Aguiar:
[30]

Ademais, a reserva de reas para finalidades pblicas funciona tambm como instrumento de controle de uso e ocupao do solo, momentneo e futuro, e at como meio de obteno de reas com que atender a exigncias no presentemente detectadas. Por sua vez, o excesso de reas livres, sobremaneira de reas verdes, desejvel, como garantia de ambiente saudvel de vida, no havendo como considerar-se descabida alguma eventual desproporo com a densidade de ocupao da reas. A prtica vem revelando que nunca demais contar a cidade com cada vez mais crescente quantidade de reas livres. Elas no saturam. Muito pelo contrrio, garantem, isto sim, qualidade de vida. No h uma medida de ambiente saudvel, cuja preocupao do administrador seja apenas mant-la.

A Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente explcita ao tratar da necessidade de qualidade de vida a todos:

Lei n. 6938/81 art. 2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios; I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; (...) Art. 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: I - compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico;

A Constituio Federal assegura a todos o direito ao meio ambiente equilibrado:

Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Verifica-se, pela leitura do caput do artigo 225 da Constituio que, sendo o meio ambiente um direito de todos, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida, e compete ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes, no h falar possibilidade de desafetao de rea verde, que se destina preservao ambiental. Ainda sobre a necessidade de manuteno da qualidade de vida, a arborizao exerce um papel importante ao homem que vive nos centros urbanos. Uma cidade, uma avenida, uma rua, uma praa arborizada torna o lugar mais agradvel. As rvores ali plantadas trazem vrios benefcios, por exemplo, sombreamento, purificao do ar, esttica da paisagem, atraem pssaros e atenuam a poluio sonora. Tudo isso faz com que a qualidade de vida do homem melhore consideravelmente.
[31]

Os efeitos da falta de reas verdes em centros urbanos ainda no so totalmente conhecidos, mas pode-se afirmar que h considerveis variaes climticas. Em locais onde faltam reas verdes, a temperatura chega a ser 4C mais alta, quando comparada com a temperatura dentro dos parques na mesma regio. A variao climtica, pela interferncia do homem, principalmente nos centros urbanos consiste em um fenmeno chamado de "ilha de calor". Afirma-se, tambm, que o ritmo das chuvas alterado com a poluio atmosfrica, bem como constata-se a ocorrncia do denominado "efeito estufa".
[32]

Sobre a desafetao de reas verdes, foroso alvitrar os sempre esclarecedores ensinamentos de Paulo Affonso Leme Machado:
[33]

10 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Retirou-se de modo expresso o poder dispositivo do loteador sobre as praas, as vias e outros espaos livres de uso comum (art. 17 da Lei 6.766/79) mas, de modo implcito, vedou-se a livre disposio desses bens pelo Municpio. Este s teria liberdade de escolha, isto , s poderia agir discricionariamente nas reas do loteamento que desapropriasse e no naquelas que recebeu a ttulo gratuito. Do contrrio, estaria o Municpio se transformando em Municpio-loteador atravs de verdadeiro confisco de reas, pois receberia as reas para uma finalidade e, depois, a seu talante as destinaria para outros fins.

Nesse sentido foi o voto do Min. Adhemar Maciel em julgamento no STJ, que decidiu dizendo: "o objetivo da norma jurdica vedar ao incorporador a alterao das reas destinadas comunidade. Portanto, no faz sentido, exceto em casos especialssimos, possibilitar Administrao faz-lo. No caso concreto, as reas foram postas sob a tutela da Administrao municipal, no com o propsito de confisco, mas como forma de salvaguardar o interesse dos administrados, em face de possveis interesses especulativos dos incorporadores. Ademais, a importncia do patrimnio pblico deve ser aferida em razo da sua destinao. Assim, os bens de uso comum do povo possuem funo "ut universi". Constituem um patrimnio social comunitrio, um acervo colocado disposio de todos. Nesse sentido, a desafetao desse patrimnio prejudicaria toda uma comunidade de pessoas, indeterminadas e indefinidas, diminuindo a qualidade de vida do grupo. No me parece razovel que a prpria Administrao diminua sensivelmente o patrimnio social da comunidade. Incorre em falcia pensar que a Administrao onipotentemente possa fazer, sob a capa da discricionariedade, atos vedados ao particular, se a prpria lei impe a tutela desses interesses".
[34]

O vnculo do bem de uso comum sua destinao tem como origem o art. 67 do CC: "os bens de que trata o artigo antecedente s perdero a inalienabilidade, que lhes peculiar, nos casos e forma que a lei prescrever". O Cdigo Civil aponta claramente que os bens pblicos so inalienveis. Mas vai mais alm: aponta que a inalienabilidade "peculiar" aos bens pblicos. Peculiar "prprio, especial, atributo essencial de uma pessoa ou coisa". Assim, quando o art. 67 do CC brasileiro entende que os bens pblicos podem perder a inalienabilidade nos casos e na forma que a lei prescrever a alienao ou o comrcio dos bens pblicos s pode ser entendida corretamente se se levar em conta a diferenciao feita pelo art. 66 do prprio CC. Essa diferenciao est assentada fundamentalmente na destinao dos bens. Contemporaneamente, pondera Toshio Mukai: "enquanto tal destinao de fato se mantiver, no pode a lei efetivar a desafetao sob pena de cometer leso ao patrimnio pblico da comunidade", acrescentando: "se a simples desafetao legal fosse suficiente para a alienao dos bens de uso comum do povo, seria possvel, em tese, a transformao em bens dominiais de todas as ruas, praas, vielas, reas verdes, etc. de um municpio e, portanto, de seu territrio pblico todo, com a conseqente alienao (possvel) do mesmo, o que, evidentemente, seria contra toda a lgica jurdica, sendo mesmo disparate que ningum, em s conscincia, poderia admitir". Na prtica, difcil encontrar-se o mau administrador ou o mau legislador agindo com tal clareza no desvirtuamento dos bens de uso comum do povo: o grande perigo a ao a longo prazo hoje uma praa, amanh um espao livre, depois de algum tempo outra praa, finalizando-se por empobrecer totalmente a comunidade. No Brasil precisamos valorizar a classificao dos bens de uso comum do povo. Caso contrrio, teramos que inflacionar a aplicao dos instrumentos jurdicos, instituindo um procedimento de tombamento para cada praa. Ora, a praa no deve ser conservada porque uma paisagem notvel, mas, simplesmente e basta porque uma praa. A Constituio do Estado de So Paulo, de 1989, disps em seu art. 180, VII: " as reas definidas em projeto de loteamento como reas verdes ou institucionais no podero, em qualquer hiptese, ter sua destinao, fim e objetivos originalmente estabelecidos, inalterados."

Como consta expressamente na parte final da citao, a Constituio Estadual de So Paulo prev a impossibilidade de alterao de destinao, fins e objetivos originalmente estabelecidos s reas verdes e institucionais em projetos de loteamento. Informa-se que tal preceito Estadual Constitucional prevaleceu sobre lei municipal de So Jos dos Campos, que desafetou rea verde constante do Loteamento Cidade Jardim, conforme ADin n. 17.067-0/4, julgada pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Da mesma forma, o Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro j proferiu deciso sobre a impossibilidade de desafetar bem pblico de uso comum, assim incorporado ao domnio do municpio, por fora da aprovao de loteamento:

BEM PBLICO DESAFETAO CONCESSO REAL DE USO. No possvel a desafetao de bem pblico de uso comum, assim incorporado ao domnio do municpio, por fora da aprovao de loteamento, devidamente inscrito, para transferi-lo a particular, sob o regime de concesso de direito real de uso. Reforma da sentena para julgar procedente a ao popular. (TJRJ, 1 Cmara Cvel, Relator: Des. Carlos Alberto Menezes Direito, RDA 193/287).

Do corpo do acrdo, extrai-se:

11 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

Ora, a natureza da transferncia dos bens para o domnio pblico est vinculada ao projeto de loteamento, devidamente registrado, e que para esse registro deve cumprir exigncias que incluem a reserva de rea para os equipamentos urbanos e comunitrios, da a sua afetao como bem pblico de uso comum. Desse modo, a desafetao no possvel, sob pena de severo descumprimento da lei, assim porque seria possvel, se permitida fosse a desafetao, at mesmo reduzir aqum do mnimo exigido as reas destinadas aos equipamentos urbanos e comunitrios. (...) Alm disso, como bem anotou o parecer do ilustre Procurador de Justia, Dr. Roberto Barroso, (...) "No caso, inibi-lhe a disposio do bem pblico afetado ao interesse pblico para uso comum do povo, mesmo aps sua pretensa desafetao, o fato de que o bem se integrou ao patrimnio pblico por ato vinculativo das vontades do particular e da Administrao. A integrao ao patrimnio pblico operou-se como clusula de um negcio jurdico: a aprovao do loteamento e a licena para sua implantao, tal como projetado pelo particular. Nem uma, nem outra das partes o loteador e a Administrao pode, a seu livre alvedrio, alterar-lhe as caractersticas essenciais, especialmente no que tange aos traados de ruas e praas e preservao desses logradouros, como parte do patrimnio coletivo". E, por derradeiro: "os bens pblicos adquiridos pelo Municpio, como decorrncia de implantao de um Projeto de Loteamento Urbano, guardam consigo, por razo ontolgica, afetao especfica ao interesse pblico reconhecido pelo Municpio ao aprovar o projeto."

Destarte, no tem o Estado, sob qualquer aspecto, direito pleno e universal sobre o patrimnio que est sob seu domnio, mormente nas situaes onde o bem, alm de integrar categoria ambientalmente relevante, necessria a manuteno da qualidade de vida da sociedade, foi incorporado ao domnio pblico com finalidade especfica.

5. Consideraes Finais
Diante do que fora exposto, conclui-se que a rea de uso pblico, destinada a rea verde, que integra o domnio pblico municipal advinda de aprovao de projeto de loteamento, no pode ter sua destinao alterada. A respectiva rea foi doada com a destinao especfica de rea de lazer e preservao ambiental, como forma, inclusive, de compensao ecolgica pela degradao gerada pelo empreendimento. Ademais, conforme exegese do disposto no artigo 225 da Constituio Federal, o municpio no dispe de forma absoluta dos bens de uso comum do povo ambientalmente relevantes, vez que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No se admite, atualmente, a degradao das poucas reas verdes que ainda restam nos centros urbanos, e aquelas que venham a existir, devem ser protegidas dos atos lesivos ao meio ambiente, vez que representam a qualidade esttica, paisagstica e ambiental da regio. Da mesma forma, a desafetao de rea verde advinda de loteamento contraria todo um processo administrativo que atendeu a legislao e exigncias administrativas, haja vista a aprovao pelo ente pblico do projeto de loteamento apresentado com a destinao da rea em determinado local, visando, pois, compensar o meio ambiente urbano.

Notas
01. In Direito Administrativo Brasileiro. 23 ed.. So Paulo: Malheiros. 1998. p. 412. 02. In Comentrios Constituio Brasileira de 1988. vol. 3. 2 ed.. Rio de Janeiro: Forense Universitria. 1991. p. 1199/1200. 03. Idem. 04. In Direito Administrativo. 5 ed.. So Paulo: Saraiva. 2000. p. 646/647. 05. Lei n. 3.071/1916 06. Lei n. 10.406/2002. 07. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 8 ed.. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2001. p. 828. 08. MEIRELLES, Hely Lopes. Op.cit.. p. 414. 09. FONSECA, Tito Prates da. Lies de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 1943. p. 274. 10. Op. Cit.. p. 418. 11. Op. Cit.. p. 649. 12. Op. cit.. p. 653.

12 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

13. A Lei Estadual n. 11.520/00, que instituiu o Cdigo Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, dispe, nos artigos 191 e seguintes, sobre o Parcelamento do Solo. 14. Vide art. 30, inciso VIII da Constituio Federal. 15. In Direito e Legislao Urbanstica no Brasil: histria, teoria, prtica. So Paulo: Saraiva. 1988. p. 124. 16. A formalizao da transferncia de domnio das reas independe de ttulo aquisitivo ou transcrio e est prevista no art. 22 da Lei n. 6.766/79: Desde a data de registro do loteamento, passam a integrar o domnio do Municpio as vias e praas, os espaos, livres e as reas destinadas a edifcios pblicos e outros equipamentos urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo. 17. In Direito Urbanstico Brasileiro, 3 ed.. So Paulo: Malheiros. 2000. p. 265. 18. REIS, Miguel; LISO, Carlos Henrique. A concesso de direito real de uso na regularizao fundiria. Direito Urbanstico. Edsio Fernandes (org.). Belo Horizonte: Del Rey. 1998. p. 124/125. 19. In Direito da Cidade. Rio de Janeiro: Renovar. 1996. p. 8. 20. Lei n. 10.257/01. 21. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. 22. Fonte: IBGE. 23. Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. 24. In O Tratamento Constitucional do Plano Diretor com instrumento de Poltica Urbana. Direito Urbanstico. Edsio Fernandes (org.). Belo Horizonte: Del Rey. 1998. p. 50/51. 25. In Direito do Ambiente Doutrina Prtica jurisprudncia Glossrio. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2001. p. 42. 26. In Novas Perspectivas do Direito Urbanstico Brasileiro. Ordenamento Constitucional da Poltica Urbana. Aplicao e Eficcia do Plano Diretor. Porto Alegre: Fabris. 1997. p. 67. 27. Idem. p. 69. 28. In Urbanismo e Poluio. Revista dos Tribunais. vol. 469. Rio de Janeiro: RT. 1974. p. 37. 29. SILVA, Jos Afonso da. Direito Urbanstico Brasileiro. 3 ed.. So Paulo: Malheiros. 2000. p. 265. 30. Op. cit. p. 73. 31. SIRVINSKAS, Luis Paulo. Arborizao urbana e meio ambiente - aspectos jurdicos. Revista de direito ambiental. n. 16. So Paulo: RT. Out-dez/1999. p. 192. 32. ISTO. So Paulo: Trs, n. 1728. 13/NOV/02. Semanal. p. 98/99. 33. In Direito Ambiental Brasileiro. 9 ed. So Paulo: Malheiros, 2001, p. 404/408. 34. Resp 28.058-SP, recte.: Prefeitura Municipal de Rio Claro, recdos.: Sociedade Rioclarense de Defesa do Meio Ambiente (adv.: Drs. Hfling e N. Laiun) e Ministrio Pblico/SP, 13.10.1998.

Referncias Bibliogrficas
AGUIAR, Joaquim Castro. Direito da Cidade. Rio de Janeiro: Renovar. 1996. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 8 ed.. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2001. CRETELLA JNIOR, Jos. Comentrios Constituio Brasileira de 1988. vol. 3. 2 ed.. Rio de Janeiro: Forense Universitria. 1991. FONSECA, Tito Prates da. Lies de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 1943.

13 de 14

13/08/2013 20:10

A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos...

http://jus.com.br/artigos/4208/a-desafafetacao-de-areas-verdes-advinda...

GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo. 5 ed.. So Paulo: Saraiva. 2000. LEME MACHADO, Paulo Affonso. Direito Ambiental Brasileiro. 9 ed. So Paulo: Malheiros, 2001, p. 404/408. ------------. Urbanismo e Poluio. Revista dos Tribunais. vol. 469. Rio de Janeiro: RT. 1974. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 23 ed.. So Paulo: Malheiros. 1998. MILAR, DIS. Direito do Ambiente Doutrina Prtica jurisprudncia Glossrio. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2001. MUKAI, Toshio. Direito e Legislao Urbanstica no Brasil: histria, teoria, prtica. So Paulo: Saraiva. 1988. REIS, Miguel; LISO, Carlos Henrique. A concesso de direito real de uso na regularizao fundiria. Direito Urbanstico. Edsio Fernandes (org.). Belo Horizonte: Del Rey. 1998. ISTO. So Paulo: Trs, n. 1728. 13/NOV/02. Semanal. SAULE JNIOR, Nelson. O Tratamento Constitucional do Plano Diretor com instrumento de Poltica Urbana. Direito Urbanstico. Edsio Fernandes (org.). Belo Horizonte: Del Rey. 1998. ------------. Novas Perspectivas do Direito Urbanstico Brasileiro. Ordenamento Constitucional da Poltica Urbana. Aplicao e Eficcia do Plano Diretor. Porto Alegre: Fabris. 1997. SILVA, Jos Afonso da. Direito Urbanstico Brasileiro, 3 ed.. So Paulo: Malheiros. 2000. SIRVINSKAS, Luis Paulo. Arborizao urbana e meio ambiente - aspectos jurdicos. Revista de direito ambiental. n. 16. So Paulo: RT. Out-dez/1999.

Autor

Maurcio Fernandes da Silva (http://jus.com.br/955563-mauricio-fernandes-da-silva/artigos)


advogado, ps-graduado em Direito Ambiental pela UFPel/IDEP

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): SILVA, Maurcio Fernandes da. A desafafetao de reas verdes advindas de aprovao de loteamentos perante a tutela ambiental. Jus Navigandi, Teresina, ano 8 (/revista/edicoes/2003), n. 113 (/revista/edicoes/2003/10/25), 25 (/revista/edicoes/2003/10/25) out. (/revista/edicoes/2003/10) 2003 (/revista /edicoes/2003) . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/4208>. Acesso em: 13 ago. 2013.

14 de 14

13/08/2013 20:10

Anda mungkin juga menyukai