Anda di halaman 1dari 75

Universidade do Vale do Paraba

Metodologia Cientfica: Fsica Experimental

So Jos dos Campos 2012


Pgina 1

NDICE

Tpico 1

Tpico 2

Tpico 3

Tpico 4

Tpico 5

Tpico 6

Tpico 7 Tpico 8

Tpico 9

Tpico 10

Tpico 11

Coerncia de Dimenses e Unidades Coerncia Dimensional Coerncia de Unidades Converso de Unidades e Notao Cientfica Fatores de Converso de Comprimento Fatores de Converso de Tempo Fatores de Converso de Unidades Derivadas Fatores de Converso de Temperatura Notao Cientfica Algarismos Significativos Critrios de Arredondamento Operaes com Algarismos Significativos Estudo de Erros em Medidas Erros de uma Medida Propagao de Incertezas Erro Propagado nas Operaes Bsicas Como Elaborar um Relatrio e Apresentar os Resultados Experimentais Confeco de um Relatrio Apresentao dos Resultados Experimentais Paqumetro e Micrmetro: Propagao de Incertezas Determinao Experimental do Volume de um Objeto O Paqumetro (Definio, Uso e Leitura) O Micrmetro (Definio, Uso e Leitura) Prtica Medida do Tempo de Reao Humano (Queda Livre) Teoria - Queda Livre Prtica Noes de Cinemtica e Dinmica Prtica e/ou Demonstraes Pndulo Simples Teoria - Pndulo Simples Prtica Sistema Massa-Mola (Papel Milimetrado) Teoria - Sistema Massa-Mola na vertical Prtica Empuxo Teoria - Empuxo Prtica O Mtodo dos Mnimos Quadrados e Linearizao de Funes Teoria e Exerccios Prtica

Pgina 2

Tpico 1. Coerncia Dimensional e de Unidades


de extrema importncia em engenharia e cincias fsicas que saibamos obedecer a coerncia de unidades e dimenses de uma equao qualquer. Uma equao deve sempre possuir coerncia dimensional. Voc no pode somar automvel com maa, por exemplo; dois termos s podem ser somados caso eles possuam a mesma unidade. Por isso, faz-se necessrio o aprendizado destes conceitos.

1.1. Coerncia Dimensional


Comeando com a equao do movimento retilneo uniforme:

x = x0+v.t

(1)

onde x representa a posio de qualquer objeto no eixo x, x0 representa a posio inicial, v a velocidade do mvel e t o tempo. No lado esquerdo da equao 1 temos somente o termo referente a posio do mvel, ou seja, um comprimento qualquer que pode estar em metros, quilmetros, etc. Agora, no lado direito da equao temos a soma de dois termos, x0 e v.t. Para que ocorra a soma de ambos os termos, h a necessidade de que ambos possuam a mesma dimenso, ou seja, comprimento, caso contrrio, a equao acima estaria errada. Portanto, somente possvel somar grandezas fsicas que tenham as mesmas dimenses.

Uma equao fsica no pode ser verdadeira se no for dimensionalmente homognea!


Traduzindo a frase acima, notamos que as dimenses de um membro da equao devem ser iguais s dimenses do outro membro. Seria completamente errada a expresso: 80 quilogramas = 30 metros + x metros Para facilitar a anlise das dimenses presentes em uma equao, adotaremos os seguintes smbolos:

Comprimento Massa Tempo

[L] [M] [T]

Aplicando a frmula dimensional na equao (1) teremos: x t v posio = [ L ] tempo = [ T ]

Pgina 3

Note que finalmente a equao (1) uma equao que possui uma coerncia de unidades. Na mecnica, adotam-se a massa (M), o comprimento (L) e o tempo (T) como grandezas fundamentais.

Grandeza fsica: tudo aquilo que pode ser medido. So exemplos de grandezas fsicas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, acelerao, etc.
Esta anlise dimensional nos permite obter a dimenso de certas constantes em equaes, como por exemplo, a seguinte equao da lei de Hooke:

F = k . x

(2)

onde, no lado esquerdo da equao temos a fora F, enquanto que no lado direito temos uma constante k (constante elstica da mola), que queremos determinar sua dimenso, multiplicada pela posio x (elongamento da mola). Ento, realizando a anlise dimensional: 1. 2.

, logo

3. Aplicando na equao (2) os resultados acima, teremos:

Note que a constante k tem que ter dimenso de massa ([M]) por tempo ao quadrado, ou seja, g/ s2 ou kg/s2 . Vejamos a seguir alguns exemplos de anlise dimensional: 1. Velocidade: se e

Pgina 4

2. Acelerao:

3. Fora: F

= m.a

4. Trabalho:

5. Potncia:

6. Quantidade de Movimento:

EXERCCIOS PROPOSTOS:
1) Faa a anlise dimensional das equaes abaixo e verifique quais esto dimensionalmente incorretas, onde: v0 a velocidade inicial do objeto; a a acelerao do corpo; x0 a posio inicial do objeto; x = xx0 o deslocamento; g a acelerao da gravidade; r o raio de uma circunferncia; v a velocidade; t o tempo; W o trabalho realizado.
Pgina 5

a) x = x0+v0.t+1/2.a.t2 b) v = v0+a.t2 c) v = v02 + 2.a.x d) t = (v0.sen ) / g e) a = v / r f) W = F.x.cos 2) Nas equaes abaixo, determine as dimenses das constantes G, , c e d: a) F= G.(M.m)/r2 b) fa = .N , onde f a a fora de atrito e N a fora normal. c) F = c.a3 d) F = d.v , onde v a velocidade.

1.2. Coerncia de Unidades O Sistema Internacional de Unidades SI


Todo o conhecimento que no pode ser expresso por nmeros de qualidade pobre e insatisfatria". (Lorde Kelvin, grande cientista britnico) As informaes aqui apresentadas iro ajudar voc a compreender melhor e a escrever corretamente as unidades de medida adotadas no Brasil. A necessidade de medir muito antiga e remota origem das civilizaes. Por longo tempo cada pas, cada regio, teve o seu prprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, etc. Isso criava muitos problemas para o comrcio, porque as pessoas de uma regio no estavam familiarizadas com o sistema de medida das outras regies. Imagine a dificuldade em comprar ou vender produtos cujas quantidades eram expressas em unidades de medida diferentes e que no tinham correspondncia entre si. Em 1789, numa tentativa de resolver o problema, o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincias da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim foi criado o Sistema Mtrico Decimal. Posteriormente, muitos outros pases adotaram o sistema, inclusive o Brasil, aderindo "Conveno do Metro". O Sistema Mtrico Decimal adotou, inicialmente, trs unidades bsicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Entretanto, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Por isso, em 1960, o sistema mtrico decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, mais complexo e sofisticado, adotado tambm pelo Brasil em 1962 e ratificado pela Resoluo n 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conmetro, tornando-se de uso obrigatrio em todo o Territrio Nacional. As unidades SI podem ser escritas por seus nomes ou representadas por meio de smbolos.

Pgina 6

Exemplos:

Unidade de comprimento nome: metro smbolo: m

Unidade de tempo nome: segundo smbolo: s

Unidade de massa nome: quilograma smbolo: kg

Os nomes das unidades SI so escritos sempre em letra minscula. Exemplos: quilograma, newton, metro cbico. As excees ocorrem somente no incio da frase e "grau Celsius". O smbolo um sinal convencional e invarivel utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades SI. Por isso mesmo no seguido de ponto. Certo s m kg h Errado s. ou seg. m. ou mtr. kg. ou kgr. h. ou hr.

segundo metro kilograma hora

O smbolo no tem plural, invariavelmente no seguido de "s". Certo 5m cinco metros 2 kg dois kilogramas 8h oito horas

Errado 5 ms 2 kgs 8 hs

Toda vez que voc se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, voc realizou uma medio. O que voc expressa , portanto, o resultado da medio, que apresenta as seguintes caractersticas bsicas:

Ao escrever uma unidade composta, no misture nome com smbolo. Certo quilmetro por hora km/h metro por segundo m/s Errado quilmetro/h km/hora metro/s m/segundo

O prefixo quilo (smbolo k) indica que a unidade est multiplicada por mil. Portanto, no pode ser usado sozinho.

Pgina 7

Certo quilograma; kg Use o prefixo quilo da maneira correta. Certo quilmetro quilograma quilolitro

Errado quilo; k

Errado kilmetro kilograma kilolitro

O SI baseado em sete Unidades Padres Fundamentais: Grandeza comprimento tempo massa corrente eltrica temperatura termodinmica quantidade de substncia Intensidade luminosa Nome metro segundo quilograma ampre kelvin mol candela Plural metros segundos quilogramas ampres kelvins mols candelas Smbolo m s kg A K mol cd

As unidades de outras grandezas como velocidade, fora e energia so derivadas das setes grandezas acima. Na tabela abaixo esto listadas algumas destas grandezas: Grandeza rea volume ngulo plano velocidade acelerao massa especfica vazo fora presso trabalho, energia, quantidade de calor potncia, fluxo de energia Nome metro quadrado metro cbico radiano metro por segundo metro por segundo quilograma por metro cbico metro cbico por segundo newton pascal joule watt Plural metros quadrados metros cbicos radianos metros por segundo metros por segundo quilogramas por metro cbico metros cbicos por segundo newtons pascals joules watts Smbolo m m rad m/s m/s kg/m m/s N Pa J W

Pgina 8

Tpico 2. Converso de Unidades e Notao Cientfica


Toda vez que voc se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, voc realizou uma medio. O que voc expressa , portanto, o resultado da medio, que apresenta as seguintes caractersticas bsicas:

Nesta aula veremos como converter as unidades de uma dada grandeza fsica, representar o valor numrico medido na forma de notao cientfica, bem como utilizar mtodos de arredondamento em nmero com mais de uma casa decimal aps a vrgula.

2.1. Fatores de Converso de Comprimento


Tabela 1. Fatores de converso de unidades de comprimento.

Exemplos de converso de unidades. Converter as seguintes medidas de reas para km2: a) 100 m2 1 m = 0,001 km, ento 1 m2 = (0,001 km)2 1 m2 = 0,000001 km2 Logo: 100 m2 = 100 x 0,000001 km2 100 m2 = 0,0001 km2 b) 150 hm2 1 hm = 0,1 km, ento 1 hm2 = (0,1 km)2 1 hm2 = 0,01 km2 Logo: 150 hm2 = 150 x 0,01 km2 150 hm2 = 1,5 km2
Pgina 9

c) 100000 dm2

1 dm = 0,0001 km, ento 1 dm2 = (0,0001 km)2 1 dm2 = 0,00000001 km2 Logo: 100000 dm2 = 100000 x 0,00000001 km2 100000 dm2 = 0,001 km2

EXERCCIOS PROPOSTOS:
1) Converta as seguintes medidas de comprimento para cm: a) 2,5 m b) 1,3 km c) 200 dam d) 10500 mm 2) Converta as seguintes medidas de reas para m2: a) 1 km2 b) 5 dam2 c) 2,5 mm2 d) 3 cm2 3) Converta as seguintes medidas de volume para m3 a) 1,85 cm3 b) 11,5 mm3 c) 3,2 dam3 d) 0,1 km3

2.2. Fatores de Converso de Tempo


Tabela 2. Fatores de converso de unidades de tempo.

EXERCCIOS PROPOSTOS:
4) Converta as seguintes medidas de tempo em segundos: a) 1h 10min b) 1 semana c) 48h d) 2h 26min 5) Converta: a) 300 dias em segundos b) 89000 segundos em dia, hora, minutos e segundos

Pgina 10

2.3. Fatores de Converso de Unidades Derivadas


Tabela 3. Fatores de converso de unidades de velocidade. Converter de Para metros por segundo (m/s) metros por segundo (m/s) metros por segundo (m/s) quilmetros por hora (km/h) quilmetros por hora (km/h) ps por minuto (ft/min) milhas por hora (mi/h) quilmetros por hora (km/h) metros por segundo (m/s) milhas por hora (mi/h) Multiplicar por 196,8 2,2369 3,60 0,2778 0,6214

Embora a tabela seja til, convm aprender a forma clssica de efetuar a converso de unidades, conforme segue no exemplo: Converter de km/h para m/s:

Tabela 4. Alguns outros exemplos de converso de unidades.

Pgina 11

EXERCCIOS PROPOSTOS:
6) Converta: a) 35 km/h em m/s b) 100 m/s em km/h c) 600W em HP d) 35 HP em cv e) 3,5 cv em J/s f) 500 mmHg em kgf/cm2 g) 1000 pol em km h) 3500 ml em gales

2.4. Fatores de Converso de Temperatura


Tabela 5. Fatores/relaes de converso de unidades de temperatura.

EXERCCIOS PROPOSTOS:
7) Converta: a) 109F em K b) -50C em K c) 300 K em C

2.5. Notao Cientfica


Como visto anteriormente, o trabalho em laboratrio exige que se trabalhe com nmeros de diversas ordens de grandezas, ficando difcil o manuseio de nmeros muito pequenos ou grandes. Para isso, a notao cientfica supre a necessidade do uso de nmeros com tamanhos mais coerentes e fceis de trabalhar. A notao cientfica possui algumas regras simples de serem utilizadas, so elas: 1. Utilizar apenas um algarismo significativo antes da vrgula; 2. Este nmero no pode ser menor do que 1 (um) e nem maior que 9 (nove).

Pgina 12

3. Escrever os algarismos aps a vrgula seguido do nmero 10n onde, a potncia n o nmero de casas em que se andou com a vrgula at ficar apenas um nmero a esquerda da vrgula.

Exemplos: 3563,2 m 3,5632103m 0,000001234 mm 1,234106 mm 0,02m 0,13m = 2,0102m 1,3101m = 2,01,31021 = 2,6103 m (6,31105 m)3 = (6,31)3(105)3 m3 = 251,23961015 m3 = 2,5123961013 m3

A questo de poder arredondar os nmeros acima faz a necessidade de algumas regras especiais que veremos no tpico seguinte. Devido ao uso da notao cientfica, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas recomendou os seguintes prefixos: Tabela 6. Prefixos utilizados no SI.

EXERCCIOS PROPOSTOS:
8) Escreva em notao cientfica as seguintes medidas: a) 0,00005 b) 300,2 c) 0,00000000198 d) 230120,2
Pgina 13

2.6. Algarismos Significativos


Suponha que estejamos realizando a medida de alguma pea como mostrado na figura 1. Pode-se observar que o comprimento da pea est entre 7 e 8 centmetros. Qual seria o algarismo que viria aps o 7? Apesar da menor diviso da rgua ser 1 cm, razovel fazer uma subdiviso mental do intervalo compreendido entre 7 e 8 cm. Desta maneira, representa-se o comprimento da pea como sendo 7,3 cm. O algarismo 7 desta medida foi lido com certeza, porm o 3 no. No se tem certeza do algarismo, por isso, ele denominado como algarismo duvidoso.

Figura 1. Desenho esquemtico de medida de um objeto qualquer. Valores em cm.

A regra geral, portanto, que se deve apresentar a medida com apenas os algarismos de que se tem certeza mais um nico algarismo duvidoso. Estes algarismos so denominados algarismos significativos da medida.
importante salientar que, em uma medida, os zeros esquerda do nmero, isto , que posicionam a vrgula, no so algarismos significativos. Exemplos: 1. a medida 0,023 cm tem somente dois algarismos significativos, o 2 e o 3; 2. a medida 0,348 cm tem trs algarismos significativos; 3. a medida 0,0040000 cm tem cinco algarismos significativos, o nmero 4 e os quatro zeros a sua direita.

Observaes: 1. Os zeros que completam nmeros mltiplos de potncias de 10 so ambguos: a notao no permite dizer se eles so ou no significativos. Exemplo: 800 pode ter um algarismo significativo (8), dois algarismos significativos (80) ou trs algarismos significativos (800). Esta ambiguidade deve ser corrigida usando-se notao cientfica para representar estes nmeros, 8x102 ter um algarismo significativo, 8,0x102 ter dois algarismos significativos e 8,00x102 ter trs algarismos significativos. 2. O nmero 100: No Determinado (ND), pois acaba com um zero direita do ltimo dgito que no seja zero, sem a pontuao decimal; (necessita de referncia). Exemplo: 100 = 102 no possui algarismos significativos, no entanto, 100,0 = 1,0 102 possui 2 algarismos significativos.
Pgina 14

3. A posio da vrgula no influi no nmero de algarismos significativos, por exemplo, o comprimento de 0,0240 m possui trs algarismos significativos e pode ter a posio da vrgula alterado de vrias formas usando uma potncia de dez adequada, e sem alterar o seu nmero de algarismos significativos. Veja abaixo: 0,0240 m = 0,240x10-1 m = 0,240 dm 0,0240 m = 2,40x10-2 m = 2,40 cm 0,0240 m = 24,0x10-3 m = 24,0 mm Observe que o nmero de algarismos significativos sempre trs, independentemente da forma que o nmero foi escrito e da posio de sua vrgula. Outro ponto importante que o valor da medida sempre a mesma, visto que: 0,0240 m = 0,240 dm = 2,40 cm = 24,0 mm.

2.7. Critrios de Arredondamento


Quando se tem que trabalhar com vrias medidas com diferentes nmeros de algarismos significativos, necessrio exprimir estas medidas segundo a norma de que se deve ter apenas um algarismo duvidoso. Ento, os critrios (Portaria 36 de 06/07/1965 - INPM - Instituto Nacional de Pesos e Medidas) adotados so: 1. Se o primeiro algarismo aps aquele que formos arredondar for de 0 a 4, conservamos o algarismo a ser arredondado e desprezamos os seguintes. Ex.: 7,34856 7,3 2. Se o primeiro algarismo aps aquele que formos arredondar for de 6 a 9, acrescentase uma unidade no algarismo a ser arredondado e desprezamos os seguintes. Ex.: 1,2734 1,3 3. Se o primeiro algarismo aps aquele que formos arredondar for 5, seguido apenas de zeros, conservamos o algarismo se ele for par ou aumentamos uma unidade se ele for mpar desprezando os seguintes. Ex.: 6,2500 6,2 12,350 12,4 4. Se o 5 for seguido de outros algarismos dos quais, pelo menos um diferente de zero, aumentamos uma unidade no algarismo e desprezamos os seguintes. Ex.: 8,2502 8,3 8,4503 8,5

2.8. Operaes com Algarismos Significativos


Este assunto de grande importncia devido ao fato de necessitar envolver em uma equao matemtica, como a clculo do volume, vrias grandezas fsicas medidas com diferentes algarismos diferentes, obtidas com aparelhos de classe de preciso diferentes. Por isso, iremos aprender as quatro operaes bsicas com as medidas.
Pgina 15

Adio O resultado da adio de vrias medidas obtido arredondando-se a soma na casa decimal da parcela mais pobre em decimais, aps efetuar a operao. Ex: 12,56 + 0,1236 = 12,6836 = 12,68 Subtrao A subtrao um caso particular da adio, adotando-se, dessa forma o mesmo critrio da adio. Ex: 18,2476 16,72 = 1,5276 = 1,53 Multiplicao O produto de duas ou mais medidas deve possuir, em geral, o mesmo nmero de algarismos significativos da medida mais pobre em algarismos significativos. Ex: 3,1415x180 = 5,65x102 Diviso A diviso simplesmente um caso particular do produto, portanto aplica-se a regra anterior. Ex: 63,72/23,1 = 2,758441558 = 2,76 Logaritmo Ao se trabalhar com logaritmos, observa-se o nmero de algarismos significativos do argumento (ou logaritmando) e o total de casas depois da vrgula do logaritmo igual a esse nmero. Ex.: ln(5,0x103) = 8,52 2 significativos no argumento 2 casas decimais no logartmo. ln(45,0) = 3,807 3 significativos no argumento 3 casas decimais no logartmo.

EXERCCIOS PROPOSTOS:
9) Efetue as operaes abaixo e represente o resultado em notao cientfica: a) 3,45 m + 123,47 m 0,0354 m b) 3,12105cm + 2,69cm c) 50,7 m + 7200, cm d) 5,24 mm 0,73 m e) ln(1,20x102) m + ln(45,0) m

Pgina 16

Tpico 3. Estudo de Erros em Medidas


A medida de uma grandeza obtida, em geral, atravs de uma experincia, na qual o grau de complexidade do processo de medir est relacionado com a grandeza em questo e tambm com o processo de medio. Por isso, este tpico visa introduzir conceitos importantes sobre erros de medidas.

3.1. Erros de uma Medida


Algumas grandezas possuem seus valores reais conhecidos e outras no. Quando conhecemos o valor real de uma grandeza e experimentalmente encontramos um resultado diferente, dizemos que o valor obtido est afetado de um erro. ERRO a diferena entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. Matematicamente: erro = valor medido valor real

A determinao do erro de medida no simples, pois h na maioria dos casos uma combinao de inmeros fatores que influem, de forma decisiva, no resultado da medio. Portanto, o erro verdadeiro de uma medida sempre impossvel de ser conhecido, sendo possvel apenas uma estimativa do erro mximo aceitvel. Nesta seo irar-se- dar uma pequena introduo sobre tipos de erros e o clculo do erro aleatrio provvel, dado pelo clculo do desvio padro. Existem diversas classificaes de erros na literatura especializada, entretanto, h trs principais que so: 1. Erro de escala: o erro associado ao limite de resoluo da escala do instrumento de medida. 2. Erro sistemtico: o erro em que o medidor sofre, de maneira constante, em todo o processo de medio. No momento da descoberta da sua origem, o erro sistemtico possvel de ser minimizado ou at mesmo sanado; 3. Erro aleatrio: o erro que decorre de perturbaes estatsticas impossveis de serem previstas, sendo assim, difcil de evit-los. O erro aleatrio pode ser calculado utilizando-se os postulados de Gauss, que por motivo de brevidade no ser citado aqui, entretanto, aos estudantes interessados neste assunto consulte o livro Introduo ao Laboratrio de Fsica. 3.1.1 Valor mais provvel de uma grandeza Sejam x1, x2, x3,..., xn as n medidas realizadas de uma mesma grandeza fsica X. O valor mdio desta grandeza denotado por valores medidos, ou seja,

definido pela mdia aritmtica dos

(1)

Pgina 17

Deste modo, representa o valor mais provvel da grandeza medida. Ao se realizar vrias medidas, os valores obtidos tendem a estarem mais prximos deste valor. O valor mdio o que melhor representa o valor real da grandeza. 3.1.2 Desvio das medidas No entanto, no se pode afirmar que o valor mais provvel seja o valor real da grandeza. Assim, representando-se uma medida qualquer da grandeza X por Xi, no se pode dizer que a diferena ( i - ) seja o erro da medida Xi. Neste caso quando se conhece o valor mais provvel, no se fala em erro, mas sim em Desvio ou Discrepncia da medida (ou Incerteza). Desvio de uma medida, , a diferena entre um valor medido e o valor adotado que mais se aproxima do valor real (em geral o valor mdio). interessante saber de quanto as medidas individuais Xi se afastam do valor mdio, ou seja, de que maneira as medidas Xi se distribuem em torno do valor mdio. A esse fato denominamos disperso. Para medir a disperso so utilizadas algumas propriedades da srie de medidas, tais como a Varincia e o Desvio Padro: Varincia (s2): A varincia definida como a soma dos quadrados dos desvios de todos os valores da grandeza dividida pelo nmero de medidas menos uma. A varincia representada por s2, sendo calculada pela frmula:

(2)

O denominador n 1 da varincia determinado pelos graus de liberdade. O principio dos graus de liberdade constantemente utilizado na estatstica. Considerando um conjunto de n observaes (dados) e fixando uma mdia para esse grupo, existe a liberdade de escolher os valores numricos de n 1 observaes, o valor da ltima observao estar fixado para atender ao requisito de ser a soma dos desvios da mdia igual a zero. No caso especifico do clculo da varincia, diz-se que os n graus de liberdade originalmente disponveis no conjunto sofreram a reduo de uma unidade porque numa estatstica, a mdia j foi calculada dos dados do grupo e aplicada na determinao da varincia. Desvio padro ( ): O desvio padro simplesmente a raiz quadrada da varincia e, portanto, expresso na mesma unidade da grandeza medida (kg, cm, atm, etc.):

(3)

Para um conjunto com n medies, o desvio padro experimental representa uma estimativa da disperso de Xi em torno do valor mdio . Isso significa que se os resultados forem bastante prximos uns dos outros, ento o desvio padro ser "pequeno", e se os resultados forem dispersos, o desvio padro ser "grande".
Pgina 18

3.1.2 Desvio padro final At agora, ainda no informamos como deve ser relatado o valor de uma grandeza submetida a medies. J sabemos, a princpio, que a grandeza pode ser representada, de modo satisfatrio pelo seu valor mdio. Porm, quando efetuamos um conjunto de medies devemos ser capazes de informar com qual qualidade a mdia pode ser uma estimativa do valor verdadeiro. Ou seja, devemos sempre informar uma incerteza associada mdia encontrada. Poderamos pensar, num primeiro nvel, que a incerteza possa ser estimada pelo desvio padro da mdia. Porm, devemos atentar que o clculo do desvio padro da mdia leva em conta somente as contribuies dos erros aleatrios, e no considera os erros sistemticos. Existe, pois, uma incerteza residual que ainda no foi considerada. Essa incerteza residual ( ), no caso de instrumentos de medida, costuma vir indicada pelo fabricante. Quando no indicada, podemos adotar, pelo bom senso, que se trata da metade da menor diviso da escala. Assim, o resultado de um conjunto de medies :

em que

o desvio (ou incerteza) padro final e pode ser calculada por:

Como exemplo da teoria acima proposta, dada a seguinte tabela abaixo, com valores de medidas de comprimento de um corpo de prova qualquer, iremos calcular o seu valor mais provvel (mdia) e o seu desvio padro. Tabela 3.1. Valores de medidas de comprimento de um corpo de prova qualquer. Note que aqui no necessrio usar o desvio residual pois no foi fornecido. Medida Comprimento (m) 1 1,42 2 1,40 3 1,38 4 1,41 5 1,43 6 1,42 7 1,39 8 1,40 Assim, o valor mais provvel da medida, , dado por:

O desvio padro ser dado por

Pgina 19

Portanto, o modo correto de representar o valor mais provvel do corpo de prova e o seu respectivo erro o seguinte: Note que o nmero de casas aps a vrgula para ambos os valores tm que ser compatveis.

3.2. Propagao de Incertezas


Este assunto de grande relevncia em todas as reas de atividade onde so realizadas medidas experimentais. O objetivo deste assunto justamente estudar a propagao de incertezas associadas a cada medida em particular. Imagine que queiramos fazer a soma de duas grandezas x1 e x2, para obter uma grandeza y. Sabemos que para expressar corretamente o resultado de nossa operao devemos relatar um valor mdio e uma incerteza associada a este valor. De maneira geral, um resultado y deve ser expresso como: Se y uma funo de outras variveis f(x1, x2), ento: (5) (4)

No caso da soma, por exemplo, y = x1 + x2, ento: (6)

J o clculo de mais complicado. O processo rigoroso para o clculo das incertezas envolve uma equao com derivadas parciais, tambm conhecida como lei de propagao de incertezas o qual apresentada a seguir. Lei de Propagao de Incertezas Suponha que um certo experimento necessite de vrios instrumentos para ser realizado. E que cada um destes instrumentos tm uma variabilidade diferente em suas medies. Os resultados de cada instrumento so dados como: x1, x2, x3, ... . O resultado final desejado y, de modo que y dependente de x1, x2, x3, ... . Ento, pode-se escrever que y uma funo dessas variveis: (7)
Pgina 20

Uma vez que cada medida tem uma incerteza sobre sua mdia, pode-se escrever que a incerteza de dyi da i-sima medio de x depende da incerteza das i-simas medies de x1, x2, x3, ... : (8) O desvio total de y ento obtido da derivada parcial de y com respeito a cada uma das variveis:

(9)

A relao entre os desvios padro de y e x1, x2, x3, ... dada em duas etapas: i) pela quadratura da equao 9, e ii), tomando a soma total de i = 1 para i = n, onde n o nmero total de medies. Logo:

(10)

Dividindo ambos os lados por n-1:

Da equao 3 tem-se que: reescrita como:

( )

( =

(11)

, logo a equao onde pode ser

(12)

Assim, tendo a equao que expressa y em funo de suas componentes x1, x2, ... , deve-se, primeiramente, obter as expresses das derivadas parciais da funo y em relao a cada uma das componentes. Obtidas essas expresses, substituem-se os valores apropriados e calcula-se o valor de cada derivada parcial em questo. A seguir, deve-se multiplicar cada valor obtido pela incerteza da respectiva componente. Por fim, procede-se a soma de todas as parcelas, sendo cada parcela relativa a uma determinada componente da funo. Exemplo: Calcule o volume de um cilindro de comprimento L = (4,00,1)mm e dimetro D = (2,00,2)mm. Resoluo: O volume do cilindro dado por:

Pgina 21

Agora iremos utilizar as incertezas das medidas de comprimento e dimetro do cilindro, para calcular a incerteza propagada para V:

( ( ( ) )

) ( )

6,3164 + 0,0314 = 6,3478 mm6


O resultado final deve ser expresso da seguinte maneira:

V = (12.62.5) mm3
3.3 Propagao de Incertezas nas Operaes Bsicas
Abaixo esto listadas as equaes da incerteza propagada para as operaes mais utilizadas. 1. Adio ou Subtrao: y = x1 + x2 ou y = x1 - x2

2. Multiplicao ou Diviso: y = x1.x2 ou y = x1/x2

3. Potenciao: y = x1a

No caso da funo do tipo y = x1a . x2b , tem-se:

Pgina 22

4. Logaritmo: y = log(x1)

EXERCCIOS PROPOSTOS

1) Mediram-se, experimentalmente, o perodo e o comprimento de um pndulo simples, obtendo-se os seguintes resultados: L = (59,90 0,05) cm e T = (1,555 0,001) s . Utilizando a equao do pndulo simples T = 2 , calcule o valor da acelerao da gravidade (g). 2) Em uma mola de constante elstica k = (2,256 0,003).104 dyn/cm colocou-se a oscilar uma massa m = (249,86 0,01)g . Calcule o perodo do oscilador para os valores dados acima, sabendo que ele est relacionado com a massa e a constante elstica atravs da equao T = 2

Pgina 23

Tpico 4. Como Elaborar um Relatrio e Apresentar os Resultados Experimentais


4.1. Confeco de um Relatrio
4.1.1. Organizao do relatrio

Um relatrio uma descrio detalhada, clara e objetiva de um trabalho realizado. Descrio detalhada significa que o relatrio deve apresentar todos os detalhes que sejam relevantes. Clareza e objetividade reduzem o esforo de leitura do relatrio sem prejuzo da perfeita compreenso. O relatrio deve conter as seguintes partes: Resumo Introduo Descrio experimental Resultados das medies e clculos Concluso Referncias bibliogrficas
4.1.2. Resumo

O resumo poder ter de 5 a 10 linhas e deve indicar sucintamente os objetivos da experincia, equipamento utilizado, principais resultados e concluses. Isto , o resumo deve dar ao leitor uma idia preliminar sobre o contedo do relatrio e, portanto, deve ser escrito depois de finalizado o trabalho. Grficos e frmulas no fazem parte do resumo.
4.1.3. Introduo A introduo deve conter os objetivos da experincia, discusso do tema da experincia, apresentao das frmulas tericas, leis fsicas utilizadas, dedues tericas mais relevantes e outros comentrios que parecerem importantes.

4.1.4. Descrio Experimental Esta parte do relatrio deve conter uma descrio completa e objetiva dos seguintes itens: arranjo experimental; procedimento experimental; caractersticas de instrumentos, incertezas de leitura e de calibrao; cuidados particulares e detalhes relevantes.

Pgina 24

A descrio do arranjo experimental deve incluir figuras mostrando caractersticas e dimenses relevantes. Em procedimento experimental, deve-se dar uma descrio resumida do procedimento utilizado e do mtodo de medio de cada grandeza. Devem tambm ser apresentados nesta parte do relatrio, caractersticas dos instrumentos utilizados, discusso de incertezas de leitura e cuidados particulares que tenham sido adotados na tomada de dados.

4.1.5. Resultados das medies e anlise de dados Os resultados das medies e clculos devem ser apresentados nesta parte do relatrio, sendo obrigatrio o uso de tabelas no caso de serem feitas vrias observaes do mesmo mensurando. O texto deve explicar claramente os clculos realizados. As frmulas utilizadas devem ser apresentadas explicitamente. Resultados de clculos que se repetem devem ser apresentados em tabelas. Os clculos para a estimativa das incertezas tambm devem ser explicados claramente, inclusive com apresentao das expresses utilizadas, ou meno das mesmas se estas j foram apresentadas na introduo. Os grficos devem ser apresentados nesta parte do relatrio e seus resultados devem ser explicitamente apresentados no texto. Pensamos que importante citar aqui o texto abaixo:... quando se registra o resultado de uma medio e a sua incerteza, prefervel errar, por excesso, no fornecimento de informaes a fornec-las com escassez. Por exemplo, deve-se: a) descrever claramente os mtodos utilizados para calcular o resultado da medio e sua incerteza, a partir de observaes experimentais e dados de entrada; b) listar todos os componentes da incerteza e documentar amplamente como foram avaliados; c) apresentar a anlise dos dados, de tal forma que cada um dos passos importantes possa ser prontamente seguido e que os clculos do resultado relatado possam ser independentemente repetidos, se necessrio; d) fornecer todas as correes e constantes utilizadas na anlise e suas fontes. Um modo de se verificar a lista acima perguntar-se a si prprio: Terei eu fornecido suficiente informao de maneira suficientemente clara, de modo tal que meu resultado possa ser atualizado no futuro, se novas informaes ou dados se tornarem disponveis?.

4.1.6. Concluses Os resultados devem ser discutidos e comentados na parte anterior do relatrio. Mas geralmente existe esta parte final, na qual se deve discutir a experincia como um todo. As concluses geralmente incluem a discusso dos seguintes pontos: acordo entre resultados obtidos na experincia e valores tericos ou valores experimentais obtidos de outras fontes; crtica do mtodo de medio e do equipamento utilizado;
Pgina 25

sugestes e comentrios sobre a experincia.

4.1.7. Referncias bibliogrficas Referncias bibliogrficas citadas no texto devem ser apresentadas no final, sob o ttulo Referncias Bibliogrficas, seguem abaixo alguns exemplos de forma correta de citar as referncias. a) Referncia de livro: Hunter, J. C. O Monge e o Executivo: uma Histria sobre a Essncia da Liderana, Sextante, Rio de Janeiro, 2004. Sendo Hunter, J. C. o autor do livro; O Monge e o Executivo: uma Histria sobre a Essncia da Liderana; o ttulo do livro; Sextante; a editora, Rio de Janeiro; a cidade onde o livro foi editado e 2004 o ano da edio. b) Referncia de artigo de revista: Marinho, R. M.; Noethers theorem in classical mechanics revisited. European Journal of Physics, London, v. 28, p. 37-43, 2007. Sendo Marinho, R. M o autor do artigo; Noethers theorem in clasical mechanics revisited o titulo do artigo; European Journal of Physics a revista onde foi publicado; London a cidade da editora; v. 28, p. 37-43 o volume e as paginas correspondentes ao artigo e 2007 o ano da publicao. c) Referncia de Internet: Autor, ttulo http://www.univap.br. Acesso em 17 de julho de 2011 Sendo http o protocolo de comunicao (hipertexto) e www.univap.br o endereo da pgina de acesso Univap, www (World Wide Web). Segue a data do acesso pgina. Cabe destacar aqui que as referencias devem ser fornecidas no padro da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) a qual para documentao a NBR6023 de 29/09/2002, disponvel na biblioteca da Univap ou pela internet no site www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf.

Mais alguns detalhes que devem ser levados em conta durante a confeco do relatrio: Unidades para cada grandeza; Avaliao de erros nas suas medidas (e, se for o caso, propagar os erros nos resultados finais); Legendas das figuras; Numerar as figuras e grficos e se referir neles no texto; Mencionar a data da realizao da experincia;
Pgina 26

Se usar textos ou figuras de outras fontes (esta apostila, internet, livros, artigos, relatrios de colegas...), deixe isto claro, colocando entre aspas", e d a referncia!

4.2. Apresentao dos Resultados Experimentais


4.2.1. Tabelas

Para apresentar um conjunto de dados ou resultados de medies e de clculos repetitivos se usam tabelas. Na tabela devero incluir-se todas as informaes necessrias para se entender o que significam as quantidades tabeladas, de maneira razoavelmente independente do texto do principal. Por exemplo, para medir o poder de acelerao de um carro, medimos como a sua velocidade se modifica em funo do tempo, conforme pode ser observado na tabela 1 abaixo. Tabela 1. Variao da velocidade com o tempo em segundos.

No exemplo apresentado (Tabela 1) o contedo da tabela razoavelmente bem definido pela legenda, cabealhos, e unidades. Algumas regras gerais para se elaborar uma tabela so apresentadas a seguir. Identificao: As tabelas devem ser numeradas e identificadas por um ttulo colocado acima da mesma. Alm do ttulo pode ser colocada uma legenda a qual ter informaes adicionais que ajudem a entender o contedo da tabela. Cabealhos: O contedo de cada coluna (ou linha) deve ser identificado por meio do smbolo que representa as quantidades dessa coluna. As quantidades devem ser escritas incluindo somente os algarismos significativos, zeros esquerda devem ser evitados por meio de mudanas de unidades ou fatores multiplicativos convenientes. Unidades: As unidades e eventuais fatores multiplicativos devem ser explicitamente indicados. Para expressar as unidades devem usar-se as convenes internacionais conforme relatado no captulo 1.

Pgina 27

Incertezas: A incerteza deve ser sempre explicitamente indicada, na mesma coluna que as quantidades, ou em coluna separada. As incertezas devem ser dadas com as mesmas unidades e fatores multiplicativos das quantidades. Quando a incerteza a mesma para todos os dados de uma coluna, pode-se indic-la no cabealho da tabela. 4.2.1. Construo e Interpretao de Grficos O grfico dos dados apresentados na Tabela 1 (Figura 1) permite visualizar imediatamente o comportamento da velocidade em relao ao tempo. Uma imagem vale mil palavras, e um grfico uma maneira muito eficiente de resumir e apresentar os seus dados. importante que o grfico se conforme a certas convenes ou regras que todo mundo conhece. Assim outras pessoas podem interpretar os seus resultados imediatamente. Em seguida vamos apresentar as regras para produzir grficos em um formato profissional.

Figura 1. Velocidade de um automvel acelerando em funo do tempo dado em segundos. Regras prticas para construo de grficos Conforme o exemplo da Figura 1, um grfico contm os seguintes elementos: 1. Eixos com nome da varivel representada, escala e unidade. 2. Os dados e, se apropriado, as barras de erro. 3. Legenda e ttulo. Os eixos Cada um dos eixos deve conter o nome (ou smbolo) da varivel representada, a escala de leitura e a unidade correspondente. Escolha uma escala conveniente para a qual o grfico represente bem o intervalo medido para cada varivel. A regra prtica para esta definio dividir a faixa de variao de cada varivel pelo nmero de divises principais disponveis. Toma-se ento um arredondamento a valor superior e de fcil leitura. Estes
Pgina 28

valores de fcil leitura so: 1, 2 ou 5 unidades ou qualquer mltiplo ou submltiplo de 10 delas. Por exemplo, no papel milimetrado, se a faixa de variao dos dados for de 35 unidades e o nmero de cm disponveis for de 10 cm, chegamos ao valor ideal de 5 unidades para cada diviso do grfico No caso da Figura 1, a varivel tempo varia 35s e temos mais ou menos 10 divises principais, o que daria 3,5 s por diviso, o que no conveniente. Portanto escolhemos 5s por diviso. Da mesma maneira foi escolhido 20km/h por diviso no eixo y. As escalas dos eixos no precisam comear na origem (zero, zero). Elas devem abranger a faixa de variao que voc quer representar. conveniente que os limites da escala correspondam a um nmero inteiro de divises principais. Indique os valores correspondentes as divises principais abaixo do eixo-x e a esquerda do eixo-y usando nmeros grandes. As unidades devem ser escolhidas de maneira a minimizar o nmero de dgitos nos valores que indicam o valor da diviso principal. Uma regra prtica tentar usar no mximo trs dgitos nestes valores, fazendo uso de potncias de 10 na expresso das unidades para completar a informao. Ao traar os eixos no papel milimetrado, no use a escala marcada no papel pelo fabricante. voc que define a sua escala, baseando-se nos seus dados. Tambm no use os eixos nas margens do papel. Desenhe os seus prprios, porque voc precisar de espao para a identificao das variveis e para a legenda. Por fim, abaixo ou esquerda dos nmeros da escala, conforme o caso, escreva o nome (ou smbolo) da varivel correspondente e a unidade para leitura entre parnteses (km, 105 N/cm2, etc.). Os dados Assinale no grfico a posio dos pontos experimentais: use marcas bem visveis (em geral crculos pequenos). Nunca indique as coordenadas dos pontos graficados no eixo. Coloque barras de erros nos pontos se for o caso. Se os erros so menores que o tamanho dos pontos, indique isso na legenda. As vezes ajuda a visualizao traar a melhor curva mdia dos pontos, ignorando alguns pontos que fogem demasiadamente do comportamento mdio. Em outras palavras, pode-se dizer que a curva mdia deve ser traada de maneira a minimizar os deslocamentos da curva em relao aos pontos experimentais ao longo do traado. Use o seu juzo. No correto simplesmente ligar os pontos experimentais. A legenda e o ttulo Todo grfico deve ter um ttulo, pelo qual referido no texto (Figura 1, no nosso exemplo). Geralmente, o ttulo do grfico colocado na legenda, abaixo do grfico. A legenda deve conter tambm uma descrio sucinta do que apresentado no grfico. Note que uma legenda tipo velocidade vs. tempo" redundante pois esta informao j est contida nos rtulos dos eixos. Na Figura 2, ilustramos os erros mais comuns, que devem ser evitados na construo de um grfico.

Pgina 29

Figura 2. Ilustrao dos erros mais comuns que devem ser evitados na construo de grficos.

Pgina 30

Tpico 5. Aula Prtica: Paqumetro e Micrmetro: Propagao de Incertezas Determinao Experimental do Volume de um Objeto

1. INTRODUO Ser calculado o volume de objetos como esferas, cilindros e cubos metlicos e as respectivas incertezas do valor resultante. Para tal fim, sero usados dois instrumentos para medir dimenses lineares: o paqumetro e o micrmetro.

2. OBJETIVOS DA EXPERINCIA A finalidade desta experincia familiarizar o aluno com algumas tcnicas de medidas, cuidados experimentais no laboratrio, algarismos significativos, desvios avaliados e propagao de erros, utilizando instrumentos de medida muito simples como o paqumetro e o micrmetro.

3. TEORIA A seguir, descreveremos o funcionamento dos instrumentos de medio usados neste experimento. 3.1. PAQUMETRO O paqumetro um instrumento de medida de comprimento muito utilizado em laboratrios e em oficinas mecnicas onde tambm conhecido como calibre. Entre seus principais usos podemos citar medidas de dimetros de vergalhes, dimetros internos, profundidades, etc. O paqumetro (Fig. 1) consta usualmente de uma haste metlica com duas esperas fixas (1 e 7), um cursor mvel com esperas (2 e 10), nnio ou vernier (11) e uma haste (14).

Pgina 31

Figura 1. Elementos do paqumetro. 1, 2, 7 e 10: esperas, 3: nnio ou vernier superior (polegada), 4: trava, 5: corpo mvel, 6: escala superior (graduada em polegadas), 8 e 9: esperas internas, 11: nnio ou vernier inferior (cm), 12: posicionador do corpo mvel, 13: escala inferior (graduada em centmetros), 14: haste de profundidade. O corpo do paqumetro contm duas escalas principais graduadas uma em polegadas e outra em milmetros. O cursor possui duas escalas secundrias em correspondncia s escalas principais. A escala secundria do cursor parte muito importante do instrumento, pois permite que se faam leituras de fraes da unidade da escala principal, aumentando deste modo a preciso da medida. As escalas auxiliares so conhecidas por nnio ou vernier. O funcionamento do nnio baseia-se no fato de que o seu comprimento corresponde a um nmero inteiro de N divises da escala principal. Seja n o nmero de divises e u o comprimento de cada diviso do nnio. Ento se U o comprimento de cada diviso da escala principal, resulta: ( )

Figura 2. Escalas do paqumetro.


Pgina 32

Na figura 2, 10 divises do nnio correspondem a 9 mm da escala principal. Assim, cada diviso do nnio corresponde a 9/10 da diviso da escala principal. Desta forma, ao fazermos medidas, o primeiro trao esquerda do nnio serve de referncia para se contar os milmetros e o prximo trao no nnio que coincidir com qualquer trao da escala principal determinar a frao de milmetro.

Figura 3. Leitura de uma medio atravs do paqumetro. Na figura 3 pode-se ver a correta leitura de uma medio com o uso do paqumetro. Define-se como aproximao do nnio a diferena entre o comprimento de uma diviso da escala principal e o comprimento de uma diviso do nnio: ( )

Quando a escala auxiliar no dividida em 10 partes costuma-se denomin-la vernier. No vernier n divises da escala auxiliar correspondem a n 1 divises da escala principal. Cada diviso do vernier corresponde a

da escala principal. Portanto a diviso do vernier 1/n menor que a da escala principal. A quantidade 1/n a menor leitura do vernier. Aparelhos como o teodolito, aparelhos pticos como os espectroscpios, apresentam escalas circulares, mas o princpio de seus nnios o mesmo.
Pgina 33

APLICAES Medidas de comprimento em geral so feitas com o objeto entre as esperas 7 e 10 (Fig. 1). As esperas 1 e 2 servem para medidas internas. Medidas de profundidade se fazem entre o extremo do cursor 14 e a base da haste. Conversor de polegadas em milmetros e vice-versa. CUIDADOS GERAIS No deixe o paqumetro cair e principalmente no force nem raspe as extremidades de medida 7 e 10, 1 e 2, e 14. O objeto a ser medido deve ser tocado levemente pelas esperas, sob pena de prejudicar a medida, e possivelmente danificar o aparelho. 3.2. MICRMETRO O micrmetro (Fig. 4) ou Palmer um instrumento para medir dimenses de objetos pequenos e tem aplicao na medida de dimetros de fios, espessura de chapas, etc. O micrmetro consta essencialmente de um parafuso micromtrico. Num dos extremos do parafuso temos a espera mvel e esta, obviamente, no dever pressionar fortemente o objeto medido. Portanto, no outro extremo existe uma catraca que um dispositivo protetor e que tambm permite reprodutibilidade nas presses aplicadas. Sobre o tambor temos a manga que possui uma escala circular normalmente gravada com traos correspondentes a 0,01 mm. Cada volta completa da manga corresponde ao avano ou recuo de um passo do parafuso micromtrico. Observe que no micrmetro fornecido o passo de 0,5 mm. Se o passo da rosca de 0,5 mm e o tambor tem 50 divises, a resoluo ser

Assim, girando o tambor, cada diviso provocar um deslocamento de 0,01 mm no fuso (Fig. 5). Em forma de arco temos uma pea com um dos extremos rosqueado ao tambor e com o outro extremo constituindo a espera fixa.

Pgina 34

Figura 5. Elementos do micrmetro.

Figura 6. Passo do micrmetro. CUIDADOS GERAIS No permita que o micrmetro caia sobre a mesa e muito menos no cho. Gire o parafuso micromtrico usando sempre a catraca para proteger tanto o instrumento quanto o objeto medido. Segure sempre o micrmetro pela pea que tem formato de arco. Nunca guarde o micrmetro com as esperas em contato. LEITURAS O objeto a ser medido deve ser encostado inicialmente na espera fixa e em seguida, girando a catraca, aproximando a espera mvel.

Pgina 35

Ao fazermos a leitura usamos como referncia para a escala horizontal a borda da manga, e como referncia para a escala circular usamos o risco horizontal que existe no tambor.

4. PARTE EXPERIMENTAL MATERIAIS UTILIZADOS 1. Esferas, cilindros e cubo metlicos; 2. Paqumetro e Micrmetro. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Realizar 10 medies, usando o paqumetro e micrmetro, para o dimetro da esfera, a altura e o dimetro do cilindro, e a aresta do cubo; 2. Calcular o valor mais provvel e o erro padro da mdia, para cada uma das medidas (para ambos os instrumentos); 3. Calcular o volume e o erro do volume para cada uma das peas, para ambos os instrumentos. CONCLUSES Atravs das seguintes questes, monte suas concluses: 1. De quanto a diferena entre os volumes obtidos atravs do paqumetro e micrmetro? 2. Como voc explicaria esta diferena encontrada? 3. Qual dos instrumentos voc utilizaria para outras medidas?

Pgina 36

Tpico 6. Aula Prtica: Tempo de Reao Humana (Queda Livre)

1. INTRODUO Ser calculado o tempo de reao humana atravs da teoria de queda livre de um objeto. Para tal fim, ser usado o instrumento para medir dimenses lineares: a rgua milimetrada.

2. OBJETIVOS DA EXPERINCIA - Efetuar medidas estatsticas do tempo de reao humana; - Efetuar medidas indiretas de tempo; - Aprender a utilizar estatstica com medidas repetidas; - Expressar corretamente estas medidas, erros e unidades.

3. TEORIA O que o tempo de reao humana? Vamos defini-lo como o tempo necessrio para que uma pessoa reaja a um determinado estmulo externo (visual, sonoro, etc.). O tempo de reao muito importante para o sucesso em atividades que exigem respostas rpidas, principalmente atividades esportivas (goleiro de futebol, corredor, piloto de corrida, etc.). Um exemplo: quando o corredor Donovan Bailey bateu o recorde dos 100m na Olimpada de 1996, atrasou 0,17s (tempo de reao) na largada, e bateu o recorde por uma diferena de apenas 0,01s em relao ao recorde anterior. No caso das corridas automobilsticas, uma diferena de alguns centsimos de segundo no tempo de reao ao sinal de largada pode significar uma diferena de duas ou trs posies na prova. O tempo mdio de reao de uma pessoa jovem em bom estado de sade varia entre 0,15 e 0,45s. Este praticamente o tempo que o crebro necessita para processar as informaes que est recebendo e definir uma ao. A seguir ser proposta uma experincia para medir o tempo de reao humana. Embora seja um experimento bastante simples, que no fornece um resultado muito preciso, ele permite uma avaliao aproximada do tempo de reao.

Pgina 37

A idia medir o tempo que uma pessoa leva para perceber que um objeto est caindo e reagir a isso fechando a mo para interromper a queda do objeto. O tempo de reao ser determinado a partir do quanto o objeto andou, desde o momento em que foi largado pelo experimentador at o instante em que a pessoa fechou os dedos e o segurou. Um experimentador deve segurar o objeto pela extremidade superior, deixando sua extremidade inferior exatamente entre os dedos (abertos) da pessoa que ter o tempo de reao medido. Em um determinado instante, sem avisar, o experimentador solta o objeto e a pessoa deve fechar os dedos para segur-la. Recomenda-se o uso de uma rgua de 30 cm ou maior, pois assim pode-se medir quanto o objeto andou diretamente pela escala da rgua. A converso desta distncia em tempo, para saber o tempo de reao, pode ser feita partindo-se da equao horria da posio de um movimento uniformemente variado. (a queda de um objeto um movimento uniformemente variado, certo? Por qu?) Equao do movimento uniformemente variado:

No caso da queda livre de um objeto, y a posio do corpo no tempo t e y0 a posio inicial do corpo. A distncia que o objeto percorreu na queda exatamente y y0, que chamaremos de y. Em nosso caso, a velocidade inicial do corpo (v0) zero porque o experimentador apenas soltou o objeto. O que faz o objeto cair a ao da gravidade; assim, a acelerao a que o objeto tem durante a queda igual a acelerao da gravidade (~ 9,807 m/s2). Colocando estas informaes na equao 1, chega-se a expresso que permite calcular o tempo de reao: Exerccio: obtenha a equao acima. 4. PARTE EXPERIMENTAL MATERIAIS UTILIZADOS 1. Rgua milimetrada.
Pgina 38

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1) Caracterize a rgua milimetrada utilizada, anotando na folha de dados: a) marca e modelo; b) unidade de medida; c) preciso de medida. 2) Escolher um dos componentes do grupo para ter o tempo de reao medido. 3) O escolhido dever fazer um trao reto e fino, com caneta, no dedo indicador, da ponta para dentro, conforme a figura 1a. Ele usar este dedo e seu polegar como uma pina (veja figura 1b): (a) (b)

Figura 1. (a) Detalhe do trao de caneta feito no dedo indicador. (b) Posio dos dedos para realizar o experimento, estes no devem tocar a rgua. 4) Posicionar o trao de caneta na posio zero da rgua, enquanto um segundo membro do grupo (experimentador) a segura pelo outro extremo. Estando tudo pronto, em um determinado instante, sem avisar, o experimentador solta o objeto e a pessoa deve fechar os dedos para segurla. 5) Repita o experimento 10 vezes com cada pessoa, para chegar a uma concluso mais confivel, pois os valores obtidos atravs deste experimento apresentam uma impreciso natural (disperso). Tente mudar de experimentador (quem solta a rgua) e verifique se isto tambm influencia o resultado. 6) Esta forma de medir o tempo de reao mede na verdade o tempo de reao ao estimulo visual, pois a pessoa detecta visualmente que o objeto foi largado. Voc tambm pode medir o tempo de reao ao estimulo sonoro com o mesmo experimento, bastando para isso falar J no instante em que se solta o objeto. Neste caso, h diferena se a pessoa estiver de olhos abertos ou fechados? E se estiver olhando para outro lado? Por qu? Repita o experimento vrias vezes.

Pgina 39

CLCULOS 1) Monte a seguinte tabela durante o experimento: Nome do experimentador: Nome do coletor da rgua: Nmero da (m) Medio, i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

(m)

(m2)

2) Calcule o desvio padro de : 3) Escreva o resultado na forma ( na forma de notao cientfica. Onde (resoluo da rgua milimetrada). )

, adequando se necessrio com

Pgina 40

4) Calcule o tempo de reao humana com o respectivo desvio padro propagado. 5) Responda as questes destacadas em vermelho ao longo do roteiro experimental no tpico de concluso do relatrio. REFERNCIAS 1. Notas de aula, Tempo de Reao Humana: http://profgabrielhickel.webs.com/labfisica3.pdf, acessado em 11/09/2011.

Pgina 41

Tpico 7. Aula Prtica: Trilho de ar: MRU e MRUV


A ser escrito...

Pgina 42

Tpico 8. Aula Prtica: Pndulo Simples

1. INTRODUO Um pndulo um sistema composto por uma massa acoplada a um piv que permite sua movimentao livremente. A massa fica sujeita fora restauradora causada pela gravidade. Existem inmeros pndulos estudados por fsicos, j que estes o descrevem como um objeto de fcil previso de movimentos e que possibilitou inmeros avanos tecnolgicos, alguns deles so os pndulos fsicos, de toro, cnicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilizao o Pndulo Simples.

2. OBJETIVOS DA EXPERINCIA O objetivo deste experimento obter a acelerao da gravidade fazendo-se uso de um pndulo simples. Ser visto que, basta realizar apenas as medidas do tempo de oscilao deste pndulo para o clculo da acelerao da gravidade. A seguir apresentada a teoria correlata ao experimento do pndulo simples.

3. TEORIA Qualquer movimento que se repete em intervalos de tempo iguais constitui um movimento peridico. Como veremos, o movimento peridico de uma partcula pode sempre ser expresso em funo de senos e cossenos, motivo pelo qual ele tambm denominado movimento harmnico. Se a partcula em movimento peridico se move para diante e para trs na mesma trajetria, seu movimento chamado oscilatrio ou vibratrio. A forma mais simples de oscilao, o movimento harmnico simples (MHS), o movimento que ocorre quando numa trajetria retilnea, uma partcula oscila periodicamente em torno de uma posio de equilbrio sob a ao de uma fora restauradora, sempre orientada para a posio de equilbrio e de intensidade proporcional distncia da partcula posio de equilbrio. Exemplos comuns deste tipo de movimento so o de um corpo preso a uma

Pgina 43

mola ou o de um pndulo simples (quando os deslocamentos em relao ao ponto de equilbrio so pequenos), como mostram as Figuras 1 e 2.

Figura 1 - A esfera suspensa mola efetua um MHS (desprezando-se a ao do ar). So mostradas as 3 fases do movimento: em (a), (c) e (e) as mximas elongaes, e em (b) e (d) o ponto de equilbrio.

Um exemplo de MHS a oscilao de um corpo preso a uma mola quando o atrito no sistema desprezvel (Figura 1). Num MHS, a abscissa x que determina a posio do corpo oscilante, medida a partir do ponto de equilbrio, denomina-se elongao. O valor mximo da elongao recebe o nome de amplitude (A). O MHS um movimento peridico. Sendo f a frequncia e T o perodo, temos:
Pgina 44

onde a grandeza por:

denomina-se pulsao. A acelerao no MHS dada

Logo, substituindo a eq. (1) em (2) tem-se: ( )

3.2. PNDULO SIMPLES

O pndulo simples um corpo ideal que consiste de uma massa (m) puntiforme suspensa por um fio leve e inextensvel de comprimento L. Quando afastado de sua posio de equilbrio ( = 0o, na Figura 2) e largado, o pndulo oscilar em um plano vertical sob a ao da gravidade. O movimento peridico e oscilatrio. O tempo necessrio para uma oscilao completa chamado perodo (T).

Pgina 45

Figura 2 Anlise das foras que atuam num pndulo simples. Quando o ngulo que o fio do pndulo faz com a vertical no muito grande, o movimento do pndulo harmnico simples. Como mostra a Figura 2, as foras que atuam no pndulo so seu peso ( ) e a trao no fio ( ). Considerando um sistema de referncia onde um dos eixos seja tangente a trajetria circular percorrida pela massa m, e o outro tenha a direo do fio, ou seja, do raio do crculo, veremos que a resultante das foras radiais origina a fora centrpeta necessria para manter m na trajetria circular. A componente tangencial do peso, igual a m.g.sen constitui a fora restauradora que atua em m e que faz o corpo tender a voltar posio de equilbrio. Logo a fora restauradora ser:

Note que esta fora no proporcional ao deslocamento angular , e sim a sen; o movimento resultante, portanto, no ser harmnico simples. No entanto, se o ngulo for muito pequeno (at 15o) sen ser aproximadamente igual a (medido em radianos), por exemplo:

= 0o = 0,0000 radiano, logo sen = 0,0000 = 2o = 0,0349 radiano, logo sen = 0,0349 = 5o = 0,0873 radiano, logo sen = 0,0873 = 10o = 0,1745 radiano, logo sen = 0,1736 = 15o = 0,2618 radiano, logo sen = 0,2588
O deslocamento ao longo do arco x = L., e para pequenos ngulos, o movimento ser praticamente retilneo. Portanto, supondo sen = x/L, podemos escrever da equao (4) que:

ou

Pgina 46

ou seja, a acelerao proporcional ao deslocamento. Comparando a equao (6) com a equao (3) podemos escrever: ( )

Logo, observa-se que o perodo do pndulo simples independe de sua massa e a acelerao da gravidade pode ser obtida da seguinte relao:

4. PARTE EXPERIMENTAL

4.1. MATERIAIS UTILIZADOS Para a realizao deste experimento, sero utilizados os seguintes materiais: 1. Uma esfera de plstico ou metlica; 2. Uma haste com um barbante de comprimento a ser determinado, ligando a haste at a esfera; 3. Um transferidor, para realizar a medida do ngulo durante o tempo de oscilao do pndulo; 4. Uma trena para medida do comprimento do barbante; 5. Um cronmetro, para medidas do tempo de oscilao do pndulo.

4.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Medies 1. Ajuste o comprimento L1 do pndulo para 40 cm (Lembre-se de que o comprimento do pndulo deve ser medido desde o incio do fio at o centro da bolinha. Posicione o pndulo para um ngulo (valor menor que 15) e solte-o. Mea o tempo, t, que o pndulo leva para oscilar 10 vezes e anote-o na Tabela 1. Faa isso trs vezes.

Pgina 47

2. Repita o procedimento para L2 = 60 cm e L3 = 80 cm. Faa trs vezes cada medida e anote na Tabela 1.

Tabela 1 - Medidas do perodo T com variao do comprimento L. Comprimento Nmero Nmero (s) (s) do pndulo da de Tempo (s) L (m) medida oscilaes t (s) 80 1 40 2 10 3 1 60 2 10 3 1 80 2 10 3 Clculos e grficos Parte 1: 1. Calcule a mdia, , e para cada comprimento do pndulo.

2 (s2)

2. Termine de completar a Tabela 1 calculando os valores de = /10, do desvio padro da mdia do perodo, , e de 2. 3. Utilizando a equao (8), calcule a acelerao da gravidade local mdia, , em metros por segundo ao quadrado (m/s2) para cada comprimento do pndulo. Determine o desvio padro propagado do g experimental. Expresse o resultado final como g = ( ) m/s2. O comprimento do pndulo influencia no valor da acelerao da gravidade? 4. Compare a medida da acelerao gravitacional obtida experimentalmente em sala de aula (acelerao determinada pela equao do perodo utilizando os dados experimentais) com o valor existente na literatura cientfica e determine o desvio percentual. 5. Discuta os desvios encontrados entre os valores de g (valor obtido em sala de aula com o da literatura).

Pgina 48

Parte 2: 1. Construa um grfico de T2 em funo de L e determine o valor de g, atravs do coeficiente angular do mesmo. Observao: Como foi visto anteriormente, da equao (8) tem-se:

que se pode identificar com uma equao da reta (y = a.x + b), onde y b a x = = = = T2 (ordenadas - eixo vertical) 0 (coeficiente linear da reta) 42/g (coeficiente angular da reta) L (elongao - abscissas, eixo horizontal)

Assim, obtendo o coeficiente angular da reta, graficamente, como

e sabendo-se que

ento, encontrado o valor de a pode-se encontrar g. Questes 1. O que aconteceria com o perodo de um pndulo simples se o mesmo fosse levado Lua e l colocado a oscilar? 2. Por que ao cronometrar-se o perodo tomou-se o tempo de 10 oscilaes?

Responda as questes destacadas em vermelho ao longo do roteiro experimental no tpico concluso do relatrio.

Pgina 49

Tpico 9. Aula Prtica: Sistema Massa-Mola (Papel Milimetrado)

1. INTRODUO No experimento anterior foi verificado teoricamente e experimentalmente que o perodo de oscilao de um pndulo simples determinado pelo seu comprimento. Aqui ser verificado que em um sistema massa-mola, o perodo de oscilao depende da massa do corpo suspenso.

2. OBJETIVOS DA EXPERINCIA Os objetivos deste experimento so: i) verificar se um corpo elstico (mola) obedece Lei de Hooke; ii) calcular a constante elstica da mola, k, atravs de um experimento simples com um sistema massa-mola e com o auxlio de um papel milimetrado (ou grfico linear construdo usando o programa Excel).

3. TEORIA O oscilador massa-mola constitudo por um corpo de massa m ligado a uma mola de constante elstica k, presa a uma parede (verticalmente ou horizontalmente). Cada mola tem a sua constante elstica, que depende do material de que feita e da sua geometria. O corpo executa o MHS sobre uma superfcie horizontal sem atrito. Veja a Figura 1. Quando a mola comprimida (ou esticada) e liberada, o corpo passa a executar um movimento unidimensional de vai-e-vem. O movimento regido pela Lei de Hooke, que relaciona a fora restauradora com o deslocamento da massa:

onde F a fora elstica em Newtons, x o deslocamento em metros e k a constante elstica da mola.

Pgina 50

Figura 1 - A esfera suspensa mola efetua um MHS (desprezando-se a ao do ar). So mostradas as 3 fases do movimento: em (a), (c) e (e) as mximas elongaes, e em (b) e (d) o ponto de equilbrio. Na aula anterior vimos que a acelerao no MHS dada por: ( ) deve

Pelo princpio fundamental da dinmica, a fora elstica ser igual a:

Assim:
Pgina 51

Eliminando x em ambos os lados e isolando T, Portanto, em um sistema massa-mola, o perodo depende da massa presa mola e da constante elstica da mola k.

4. PARTE EXPERIMENTAL 4.1. MATERIAIS UTILIZADOS Para a realizao deste experimento, sero utilizados os seguintes materiais: 1. Mola de metal com constante elstica desconhecida; 2. Haste para fixao da mola; 3. Suporte para massas; 4. Pesos graduados, em gramas; 5. Cronmetro; 6. Rgua milimetrada.

4.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Neste experimento trabalharemos com um sistema massa-mola na vertical, conforme ilustrado na Figura 2. Esta figura mostra trs momentos durante o movimento oscilatrio. Em todos esses momentos h sempre 2 foras atuando sobre a massa: a fora peso (P = m.g) e a fora restauradora F. Vamos analisar brevemente o que acontece na fase (b): se o sistema no estivesse oscilando, seria essa a sua posio de repouso. Em oscilao, esse o ponto mdio em torno do qual o movimento acontece. Nesta posio, h um equilbrio entre F e P, que significa que a fora resultante tem que ser zero: FR = P + F = 0. Em (a) teremos F > P, ou seja, a fora elstica ganha da fora peso: a fora resultante FR aponta para cima. Em (c) a situao oposta: P > F, a fora peso ganha da fora elstica, e a resultante aponta para baixo.

Pgina 52

Figura 2. Esquema do experimento massa-mola. A Figura mostra 3 fases do movimento: em (a) e (c) so mostradas as mximas elongaes, e em (b) o ponto de equilbrio.

Parte 1 (Sistema Esttico):


1. Pendure uma mola flexvel (que se alongue facilmente) num suporte vertical. Pendure nessa mola o suporte para massas (esta montagem tambm conhecida como balana de Joly). Mea e anote o comprimento da mola L0 (cm). 2. Escolha cinco cargas de pesos diferentes conforme sugerido na Tabela 1. Coloque as cargas uma seguida da outra. Para cada carga colocada, mea o comprimento da mola L e o correspondente alongamento x em cm. Com esses valores preencha a Tabela 1. 3. Coloque esses valores num plano coordenado e construa o grfico de F em funo de x. Verifique se a mola obedece Lei de Hooke (se a funo F = k.x de fato linear). Se sim, determine a constante elstica da mola.

Pgina 53

Tabela 1. Valores da massa (g) e respectivo alongamento da mola: x = L L0 (cm). Massa (g) Alongamento da mola: Peso da massa total x = L L0 (cm) colocada: F (dyna) 10 20 30 40 50 1 dyna = 1 g.cm/s2

Parte 2 (Sistema em Movimento):


1. Coloque inicialmente uma ficha de 10 gramas no suporte para massas preso mola. Anote a massa na primeira coluna da Tabela 2. Coloque a mola para oscilar e mea com um cronmetro o tempo para que se completem 10 oscilaes. Faa o mesmo procedimento mais duas vezes, anotando os valores obtidos na coluna 4. Em resumo: voc dever medir o tempo de oscilao do sistema massa-mola em 3 sries de 10 oscilaes. Tabela 2. Dados para a 2 parte do experimento. Massa Nmero Nmero (s) (g) da de Tempo (s) medida oscilaes t (s) 80 1 10 2 10 3 1 20 2 10 3 1 30 2 10 3 1 40 10 2

(s)

(s)

2 (s2)

Pgina 54

50

3 1 2 3

10

2. Adicione mais uma ficha de 10g ao suporte e repita o passo acima. V aumentando a massa de 10 em 10 gramas e repetindo o experimento, at chegar em 50g. Cuidado para no colocar carga em excesso, isso pode Danificar a mola e invalidar o experimento. 3. Para cada valor de massa, calcule o tempo e o perodo mdio em segundos. Anote esses valores nas colunas 5 e 6 da Tabela 2. 4. Para cada valor de massa da tabela, calcule o desvio padro dos perodos medidos, , e escreva-os na coluna 7. 5. Calcule os quadrados dos perodos (T2, coluna 7 da Tabela 2) e faa a propagao de erros para obter . 6. Faa um grfico em papel milimetrado (ou Excel) colocando m no eixo x e T2 no eixo y. Marque os pontos obtidos no experimento. Considere os valores de no grfico (barra de erros). 7. Determine a constante elstica da mola atravs do coeficiente angular da reta obtida e do uso da equao (5) - vide procedimento experimental utilizado no experimento anterior (Pndulo simples).

Questes:
a. Com base no experimento, o que podemos dizer sobre a relao entre a massa e o perodo do sistema massa-mola? b. Compare os valores da constante elstica obtidos para cada experimento.

Pgina 55

Tpico 10. Aula Prtica: Empuxo

1. INTRODUO Conta-se que na Grcia Antiga o Rei Hero II, de Siracusa, apresentou um problema a Arquimedes (287a.C. - 212a.C.), um sbio da poca. O rei havia recebido a coroa de ouro, cuja confeco confiara a um ourives, mas estava desconfiado da honestidade do arteso. O ourives teria substitudo parte do ouro que lhe foi entregue por prata. Arquimedes foi encarregado de descobrir uma prova irrefutvel do roubo. A lenda conta que o sbio teria descoberto o mtodo de medir a densidade dos slidos por imerso em gua quando se banhava. Ele notou que o nvel da gua aumentou quando ele entrou na tina. Logo associou a quantidade de gua deslocada com o volume da parte imersa do seu corpo. Assim, comparando o efeito provocado pelo volume da coroa com o do volume de igual peso de ouro puro, ele poderia determinar a pureza da coroa. Nesse instante, pelo que consta historicamente, Arquimedes teria sado subitamente do banho e, ainda nu, teria corrido pelas ruas da cidade gritando "Eureka! Eureka! eu descobri!". Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na gua se torna mais leve devido a uma fora, exercida pelo lquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa fora, do lquido sobre o corpo, denominada empuxo ( ). A teoria para obteno da fora de empuxo est diretamente relacionada ao Princpio de Arquimedes que diz: Todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ao de uma fora vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido. Esta fora denominada empuxo, cuja intensidade igual ao peso do lquido deslocado pelo corpo.

2. OBJETIVOS DA EXPERINCIA O objetivo deste experimento calcular o volume de um slido utilizando o princpio de Arquimedes e tambm atravs do clculo geomtrico.

Pgina 56

3. TEORIA 3.1 Demonstrao do Princpio de Arquimedes O Princpio de Arquimedes permite calcular a fora que um fluido (lquido ou gs) exerce sobre um slido nele mergulhado. Para entender o Princpio de Arquimedes, imagine a seguinte situao: um copo totalmente cheio dgua (figura 1a) e uma esfera de chumbo. Se colocarmos a esfera na superfcie da gua, ela vai afundar e provocar o extravasamento de uma certa quantidade de gua, conforme ilustra a figura 1b. A fora que a gua exerce sobre a esfera ter direo vertical, sentido para cima e mdulo igual ao do peso da gua que foi deslocada (figura 1b).

Figura 1. Representao das foras que atuam sobre um corpo submerso no interior de um lquido. 3.2 Formulao matemtica do empuxo Portanto, num corpo que se encontra imerso em um lquido, agem duas foras: a fora peso (P), devida interao com o campo gravitacional terrestre, e a fora de empuxo (E), devida sua interao com o lquido. Matematicamente, o empuxo pode ser escrito em termos das densidades e do volume do fludo deslocado:

onde a massa do fludo deslocado, Vf seu volume, df a densidade do fludo (df = massa/volume) e g a acelerao da gravidade. Pela anlise realizada possvel perceber que o empuxo ser tanto maior quanto maior

Pgina 57

for o volume de lquido deslocado e quanto maior for a densidade deste lquido. Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado igual ao prprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo so dadas por:

No caso do volume Vf estar preenchido por outro corpo com densidade , diferente daquela do liquido ( ), o empuxo no ser alterado. Isto porque o empuxo ser sempre o peso do fluido de densidade deslocado pelo corpo de densidade que foi introduzido no seu interior. Conclui-se que: se , E < P: nesse caso, o corpo afundar no lquido; se , E > P: nesse caso, o corpo permanecer boiando na superfcie do lquido; se , E = P: neste caso, o corpo ficar em equilbrio quando estiver totalmente mergulhado no lquido. Dessa forma, possvel determinar quando um slido flutuar ou afundar em um lquido, simplesmente conhecendo o valor de sua massa especfica. 3.3 Peso aparente Conhecendo o princpio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente (Pa), que o responsvel, por exemplo quando em uma piscina, uma pessoa se sente mais leve quando imersa na gua. Peso aparente o peso efetivo, ou seja, aquele que realmente sentimos. No caso de um fluido:

Pgina 58

onde P o peso do corpo, ml massa do lquido deslocada (gua), mc a massa do corpo e ma a massa aparente do corpo. 4. PARTE EXPERIMENTAL 4.1. MATERIAIS UTILIZADOS Para a realizao deste experimento, iremos utilizar os seguintes materiais: 1. Uma balana de pratos; 2. Pesos graduados, em gramas; 3. Um corpo de prova; 4. Um bquer com gua; 5. Paqumetro.

4.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Mea a massa do corpo de prova com o uso da balana, mc (anote a incerteza da balana utilizada); 2. Mea a massa aparente do corpo, ma, utilizando o seguinte esquema abaixo (incerteza da balana de pratos):

Figura 2. Esquema do experimento do empuxo.


Pgina 59

3. Escreva o valor experimental de mc e ma; 4. Calcule o volume (com o respectivo erro propagado) do corpo de prova atravs da equao:

adote

= (0,990,01) g/cm3.

5. Calcule agora o volume (com o respectivo erro propagado) do corpo atravs da seguinte equao:

6. Responda a seguinte pergunta: Houve diferena no volume obtido por ambos os mtodos? Se houve como explicaria isso?

REFERNCIAS 1. Robert Resnick, David Halliday & Jearl Walker: Fsica 2, 8edio. Editora LTC. 2. Alberto Gaspar, Fsica: Volume nico, 1 Edio, Editora tica.

Pgina 60

Tpico 11. Aula Terica: O Mtodo dos Mnimos Quadrados e Linearizao de Funes

1. INTRODUO Ao se obter uma sucesso de pontos experimentais que representados em um grfico apresentam comportamento linear, diferentes experimentadores podero traar diferentes retas, encontrando diferentes valores para os coeficientes linear e/ou angular. Um mtodo para determinar a reta correta dado pelo mtodo dos mnimos quadrados. Este mtodo consiste em determinar o coeficiente angular a e o coeficiente linear b da equao da reta: y = a.x + b. Em geral, a relao entre duas grandezas fsicas no linear, e fundamental descobrir de que tipo e quais so os parmetros que a caracterizam. Sabe-se que numa relao linear muito simples o processo de se determinar os parmetros envolvidos (neste caso o coeficiente linear e angular), portanto, quando se observa que o grfico obtido no uma reta, pode-se lineariz-lo atravs de uma mudana de variveis, transformando em retas mesmo curvas aparentemente complexas. Este processo de transformar um grfico curvo em uma reta denomina-se linearizao. Para isso, um certo grau de familiaridade com as representaes grficas das principais funes matemticas recomendvel, pois deve-se ter uma noo sobre que tipo de funo matemtica poderia gerar uma curva igual a indicada pela seqncia de pontos experimentais no grfico. Nesta aula vamos analisar os dois casos mais freqentes: a relao tipo potncia e do tipo exponencial.

2. OBJETIVOS Determinar os coeficientes angular e linear da equao da reta, y = a.x + b, atravs do mtodo dos mnimos quadrados; Aplicar mtodos de linearizao de funes no lineares: tipo potncia: y = a.xn e exponencial: y = a.eb.x.

3. TEORIA 3.1. O Mtodo dos Mnimos Quadrados (ou Regresso Linear)


Pgina 61

O ajuste de curvas pelo mtodo dos mnimos quadrados importante, pois ao contrrio do mtodo grfico, independente da avaliao do experimentador. Este mtodo consiste em minimizar o erro quadrtico mdio (S) das medidas. Considere ento um conjunto de N medidas (xi, yi), com i assumindo valores inteiros desde 1 at N. S definido como:

onde y o valor da curva ajustada (y = a.x+b). O objetivo somar os das N medidas e traar uma reta que torne a soma dos mnima. Matematicamente isso corresponde a e . razovel acreditar que para que isso acontea a reta desejada deve passar entre todos os pontos experimentais. Destas duas expresses extramos os valores dos parmetros a e b. O resultado :

onde usou-se a notao de somatrio:

Exemplo de Determinao dos Coeficientes Angular e Linear Considere uma medida de movimento retilneo uniforme (MRU) efetuado por um carrinho no laboratrio. Foram medidos tanto sua posio x (em metros) quanto o tempo t (em segundos) e os resultados esto conforme a tabela 1. Construa o grfico que representa o movimento e determine a velocidade e a posio inicial do carrinho usando o mtodo dos mnimos quadrados.

Pgina 62

Tabela 1. Valores experimentais da posio de um carrinho em funo do tempo. X - tempo (s) Y - posio (m) 0,100 0,200 0,300 0,400 0,500 0,51 0,59 0,72 0,80 0,92

Para usarmos o mtodo dos mnimos quadrados, sugere-se a construo de uma tabela, conforme indicado abaixo, lembrando que aqui o eixo x corresponde ao tempo t e o eixo y, posio x: Tabela 2. Tabela contendo os valores de x, y, x.y e x 2, e suas respectivas somatrias. x(s) y(m) x.y x2 0,100 0,200 0,300 0,400 0,500 x = 1,50 0,51 0,59 0,72 0,80 0,92 y = 3,54 0,051 0,120 0,220 0,320 0,460 x.y = 1,17 0,0100 0,0400 0,0900 0,1600 0,2500 x2 = 0,55

Com esses resultados, basta substituir os valores nas frmulas para a e b, e lembrar que neste caso temos N = 5 medidas:

Portanto, temos que y = 1,08.x + 0,38 e se substituirmos os valores de x da tabela 1 na funo obtemos os seguintes valores de y:
Pgina 63

Tabela 3. Valor da posio de um carrinho estimado atravs do mtodo dos mnimos quadrados em funo do tempo. Y - posio (m) X - tempo (s) (mtodo dos mnimos quadrados) 0,49 0,60 0,70 0,81 0,92

0,100 0,200 0,300 0,400 0,500

Fazendo o grfico dos resultados da tabela 1 com a tabela 3 temos:

Pgina 64

1,0 0,9
dados experimentais mtodo dos mnimos quadrados

Posio (m)

0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,0


x0 = 0,38 m
x = 0,30 s y = 0,29 m

logo: v = 0,29/0,30 = 0,97 m/s

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

Tempo (s)
Figura 1. Evoluo da posio do mvel em funo do tempo. Observe que o valor da velocidade calculado pelos dados da tabela 1 igual a 0,97 m/s enquanto que para a curva determinada pelo mtodo dos mnimos quadrados de 1,08 m/s, ou seja, este o valor mais prximo do valor real da velocidade do carrinho.

Exerccio: 1. Estudando o movimento de um carrinho, efetuado ao longo de um trilho de ar (movimento retilneo uniforme) obteve-se os seguintes dados experimentais, aps: Posio (mm) 879 895 919 949 964 t1 (s) 0,14 0,20 0,32 0,44 0,52 t2 (s) 0,15 0,22 0,33 0,45 0,52 t3 (s) 0,14 0,24 0,29 0,46 0,51 t4 (s) 0,12 0,25 0,34 0,46 0,53 t5 (s) 0,12 0,20 0,33 0,45 0,59
Pgina 65

970

0,64

0,72

0,70

0,69

0,60

Uma posio para o sensor de medida no trilho foi escolhida e ento mediu-se o tempo gasto pelo carrinho para atingi-lo. Esta medida foi feita 5 vezes, correspondendo aos valores t1 , t2, t3, t4 e t5. Em seguida repetiu-se o procedimento para outras 5 posies do sensor ao longo do trilho. Determine utilizando o mtodo dos mnimos quadrados a velocidade do carrinho e sua posio inicial com os erros associados.

3.2 Linearizao de Funes Na maioria das vezes as funes que descrevem os fenmenos fsicos no so lineares, ou seja, no so funes do tipo y = a.x + b. Nestes casos, quando construmos o grfico de y = f(x) no papel milimetrado no obtemos uma reta. Vejamos alguns exemplos: Exemplo 1. Pndulo simples: Na tabela abaixo (fora do padro), L o comprimento do fio de um pndulo simples e T o valor mdio do perodo de oscilao desse pndulo, obtido de 10 medidas. Faa um grfico de T em funo de L (ou seja, T L). Adote T = 0,05 s e L = 0,05 m. L (m) T (s) 1,44 1,32 1,22 2,40 2,31 2,22 1,10 2,12 0,94 1,94 0,71 1,70 0,53 1,53 0,41 1,30 0,29 1,16 0,16 0,79

2,6 2,4 2,2

Perodo, T (s)

2,0 1,8 1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 0,6 0,0 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6

Comprimento, L (cm)

Pgina 66

Exemplo 2. Velocidade do som no ar: para determinar a velocidade do som no ar, mediu-se o comprimento de onda em funo da freqncia f. Os dados so mostrados na tabela a seguir. f (Hz) (m) 1000 800 600 0,5800 400 0,8655 200 1,7155 100 3,4556

0,3405 0,4340

Conhecendo as incertezas = 0,0005 m e f = 2 Hz, construir o grfico = f(f).


3.5

Comprimento de onda, (m)

3.0 2.5 2.0 1.5 1.0 0.5 0.0 0 200 400 600 800 1000

Frequncia, f (Hz)

Observe que a funo matemtica que relaciona T e L no exemplo 1 e e f no exemplo 2 no so funes lineares. Neste caso vem a seguinte pergunta:

O que fazer se as grandezas no tm relao linear?


Na maioria das vezes a relao entre duas grandezas fsicas no linear e fundamental descobrir de que tipo e quais so os parmetros que caracterizam a relao entre as grandezas. Uma das maneiras de se fazer isso linearizar o grfico. Isto pode ser feito de dois modos: a) Fazendo uma mudana adequada de varivel; b) Mudando o tipo de papel (monolog ou di-log) ou escala (no caso do uso do programa Excel).

Pgina 67

A) Mudana de varivel A mudana de varivel muito til quando j conhecemos a relao funcional que existe entre as grandezas que esto sendo estudadas. Exemplo 3. No caso de pndulo simples sabemos que, sendo T o perodo, L o comprimento do fio e g a acelerao da gravidade local, ento: A Equao 4 mostra que a funo matemtica entre T2 e L linear, sendo 42/g o coeficiente angular da reta. Vamos construir o grfico de T2 L e verificar se isso acontece mesmo. Determinao da acelerao da gravidade

Quadrado do Perodo, T (s)

6 5 4 3 2 1 0 0,0

0,2

0,4

0,6

0,8

1,0

1,2

1,4

1,6

Comprimento, L (cm)
Escolhendo dois pontos do grfico e procedendo como especificado anteriormente, encontraremos que a funo matemtica entre T2 e L T2 = 3,950L. Portanto, temos uma tcnica para determinar a acelerao da gravidade, isto :

Exemplo 4. A velocidade do som v, a freqncia f e o comprimento de onda esto relacionadas por

Pgina 68

A Equao 5 mostra que a funo matemtica entre e 1/f linear, sendo v o coeficiente angular da reta. Vamos construir o grfico de f -1 e verificar se isso acontece mesmo.

Determinao da velocidade do som no ar


3,5

Comprimento de onda, (m)

3,0 2,5 2,0 1,5


y = 0,865 m

1,0 0,5 0,0 0,000 0,002


x = 0,0025 s

logo: v = 0,865/0,0025 = 346 m/s

0,004

0,006

0,008

0,010

Inverso da Frequncia, 1/f (s)

Escolhendo dois pontos do grfico e procedendo como especificado no exemplo 3, encontraremos que a funo matemtica entre e 1/f = 346,0(1/f) Comparando com a Equao 5, obtemos a velocidade do som no ar:

B) Mudando o tipo de papel (ou escala) Neste caso feita uma mudana no tipo de papel (ou escala, no caso do uso do programa Excel) que est sendo empregado(a) na construo do grfico. Um tipo muito til de escala a logartmica. Nesta escala, a distncia D entre duas marcas sucessivas no constante, ela varia logaritmicamente (Figura 1): D = log(g) log(g0) , isto , ela feita de tal maneira que a distncia entre 1 e 2 proporcional a (log2 - log1); a distncia entre 2 e 3 proporcional a: (log3 - log2), por isso
Pgina 69

as distncias entre marcas sucessivas no so constantes. Numa escala logartmica, ento, a escala linear com o logaritmo da grandeza!

Figura 2. Escala logartmica. A Figura 2 mostra uma escala logartmica maior, em que a graduao correspondente origem do eixo g0 = 1 100.

Figura 3. Representao das dcadas em uma escala logartmica. Note que existem trechos que se repetem: as dcadas. Cada dcada corresponde a uma potncia de 10 da grandeza g a ser representada no eixo. A escala mostrada acima apresenta 3 dcadas. Portanto, quando for necessrio o uso de escalas logartmicas, o primeiro cuidado reescrever todos os valores a serem representados na escala em notao cientfica, para definir quantas dcadas sero necessrias e em qual das dcadas os valores sero representados. Exemplo 5. Representar numa escala logartmica os seguintes valores: A = 0,2 kg = 2.10-1 kg C = 30 kg = 3,0.101 kg B = 5,0 kg = 5,0.100 kg D = 85 kg = 8,5.101 kg

V-se ento que sero necessrias 3 dcadas para representar estes valores. Colocando na origem a graduao g0 = 1.10-1 e os valores sero marcados, como mostrados na figura da pgina seguinte

Existem no mercado 2 tipos de papeis com escalas logartmicas: Mono-log: um dos eixos uma escala linear e o outro uma escala logartmica. Di-log: neste papel os dois eixos so escalas logartmicas.
Pgina 70

Quando se usa o software Excel basta construir o grfico a partir de uma tabela x,y. Em seguida, para mudar a escala de cada eixo clique com o boto direito do mouse sobre o eixo x, por exemplo, e v em "Formatar eixo". Nas opes que aparecem, basta selecionar o quadro "Escala logartmica" e definir a base desejada ( a mais convencional a base 10, para o caso de uma equao exponencial, y = a.enx , utiliza-se a base 2,718). A escala logartmica muito til quando estamos tratando com funes do tipo potncia (y = a.xn) e do tipo exponencial (y = a.enx). Estas funes sempre podem ser linearizadas com o uso de escalas logartmicas. i) Funo tipo potncia Quando se suspeita que a relao x e y da forma y = a.xn, procedese do seguinte modo: Aplica-se o logaritmo a ambos os lados da equao: log y = log (a.xn) log y = log a + n.log x Fazendo log y = Y, log a = A e log x = X, obtm-se: Y = A + nX, que a equao de uma reta, sendo n o coeficiente angular da reta e a potncia da funo que relaciona x e y. Portanto, v-se que possvel transformar uma relao tipo potncia em uma relao linear aplicando o logaritmo. ii) Funo exponencial Outro tipo de relao entre duas grandezas fsica muito comum e bem simples a exponencial: y = a.ebx. Ela tambm pode ser linearizada atravs de uma mudana de variveis ou ento fazer um grfico em um papel milimetrado, colocando os valores medidos de y no eixo das ordenadas e colocar ebx no eixo das abscissa e no as medidas x. Outra possibilidade utilizar um papel onde um dos eixos tem escala logartmica e o outro linear. Quando se suspeita que a relao x e y da forma y = a.e bx, procedese do seguinte modo: Aplica-se o logaritmo natural a ambos os lados da equao: ln y = ln (a.ebx)
Pgina 71

(6)

ln y = ln a + bx ln e ln y = ln a + bx Fazendo ln y = Y, ln a = A , obtm-se: Y = A + bx, que a equao de uma reta, sendo b o coeficiente angular da reta.

(7)

Para obter o coeficiente angular da reta nos dois casos feito do seguinte modo: Papel di-log: Neste caso teremos (Figura 4): Relao de potncia: y = a.xn , a = ? , n = ?
Papel Milimetrado
y2

Papel Di-log
P2

y
y1

P1

x
1

x1

x2

y Figura 4. Determinao das constantes no papel di-log.

a) Escolha dois pontos P1 e P2 de fcil leitura no papel di-log: P1= (x1,y1) e P2= (x2,y2) b) Substituindo as coordenadas dos pontos P1 e P2 na Equao 6, teremos: log y1 = log a + n log x1 log y2 = log a + n log x2 Subtraindo as equaes 7a e 7b e resolvendo para n: log y1 - log y2 = log a + n log x1 - log a - n log x2 (7a) (7b)

Pgina 72

Tendo encontrado n, s voltar a uma das equaes 7a ou 7b e encontrar a. Papel mono-log: Neste caso teremos (Figura 5): Relao exponencial: y = a.eb.x , a = ? , b = ?

Papel Milimetrado
y2

Papel Mono-log
P2

y
y1

P1

x
y1
1

x1

x2

y Figura 5. Determinao das constantes no papel mono-log.

a) Escolha dois pontos P1 e P2 de fcil leitura no papel mono-log: P1= (x1,y1) e P2= (x2,y2) b) Substituindo as coordenadas dos pontos P1 e P2 na Equao 7, teremos: log y1 = log a + b. x1 log y2 = log a + b. x2 Subtraindo as equaes 8a e 8b e resolvendo para b: log y1 - log y2 = log a + b. x1 - log a - b. x2 (8a) (8b)

Tendo encontrado b, s voltar a uma das equaes 8a ou 8b e encontrar a. Exerccios: 1. Efetue a linearizao das funes abaixo: a)
Pgina 73

b) c) d)

2. Diversos fenmenos fsicos como o decaimento radioativo segue uma lei matemtica que uma funo de uma exponencial negativa. Outro fenmeno mais prximo o decrscimo de temperatura de uma xcara de caf. Dada uma temperatura inicial de 205C (exagerando obviamente), podemos ver que o seu decrscimo ser uma exponencial negativa at atingir uma temperatura ambiente, 1 grau por exemplo (exagerando novamente). Utilizando ento os dados da tabela abaixo, vemos o comportamento na figura 6: Tempo (horas) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Temperatura (C) 250 152 92 56 33 20 12 7 4 2 1

Pgina 74

300 250

Decrscimo de Temperatura

Temperatura (C)

200 150 100 50 0

12

15

Tempo (horas)
Figura 6. Temperatura em funo do tempo de uma hipottica xcara de caf. Determine: (a) o coeficiente angular da reta no grfico monolog. (b) o coeficiente linear da reta no grfico monolog. (c) a equao da reta no grfico monolog. (d) a funo exponencial que gerou o grfico da figura 6.

Pgina 75

Anda mungkin juga menyukai