Anda di halaman 1dari 2

Definimos a mdia harmnica entre os nmeros reais e positivos x1, x2, x3, ...

, xn como sendo o inverso da mdia aritmtica do inverso destes nmeros. Como sabemos a mdia aritmtica dos nmeros x1, x2, x3, ..., xn dada por:

S que no caso da Mdia harmnica estamos falando do inverso destes nmeros, ento teramos a seguinte mdia aritmtica:

Alm disto, como vimos que a Mdia harmnica o inverso da mdia aritmtica do inverso dos referidos nmeros, ento finalmente temos:

Quando utilizamos a Mdia Harmnica


A mdia harmnica utilizada quando estamos trabalhando com grandezas inversamente proporcionais. Um exemplo clssico aquele onde estamos trabalhando com velocidade e tempo, pois ao aumentarmos a velocidade diminumos o tempo necessrio para percorrer um determinado trajeto e vice-versa.

Compreendendo o Conceito de Mdia Harmnica


J estudamos a mdia aritmtica e a mdia geomtrica, que conceitualmente so de mais fcil compreenso, no entanto apesar de simples o seu clculo, a mdia harmnica um conceito um pouco mais difcil de se entender. Para uma maior facilidade de assimilao do conceito, como de costume vamos recorrer a um exemplo: Um veculo realizou o trajeto de ida e volta entre as cidades A e B. Na ida ele desenvolveu uma velocidade mdia de 80 km/h, na volta a velocidade mdia desenvolvida foi de 120 km/h. Qual a velocidade mdia para realizar todo o percurso de ida e volta? Embora no tenha sido dito no enunciado, estamos considerando que os trajetos de ida e volta tm a mesma medida. fcil entender que a mdia aritmtica das velocidades seria de 100 km/h:

Porm a pergunta no foi qual a mdia das velocidades, mas sim qual a velocidade mdia para realizar todo o percurso. A resposta para esta pergunta seria a mdia harmnica de 96 km/h:

Mas por que 96 km/h? Em que se baseia este resultado? Vamos fazer o seguinte, j que independentemente da distncia entre as cidades as velocidades mdias foram de 80 km/h na ida e de 100 km/h na volta, para facilitar a explicao vamos arbitrar que a distncia entre as cidades A e B seja de 120 km. Como base nestas informaes podemos concluir que o tempo gasto na ida seria de uma hora e meia, que a distncia entre as cidades dividida pela velocidade mdia da ida:

Analogamente na volta o tempo gasto seria de uma hora:

Ento para realizar o percurso total de 240 km/h se gastaria 2,5 h, donde conclumos que a velocidade mdia foi de 96 km/h:

Para ficar mais claro que os 96 km/h se referem mdia harmnica, vamos incluir um passo a mais no clculo realizado acima para apur-la:

Percebeu? Portanto: A velocidade mdia para se percorrer todo o percurso de ida e volta seria de 96 km/h.

Anda mungkin juga menyukai