Anda di halaman 1dari 31

6 Estudo de Caso

Neste captulo, ser abordada a aplicao da metodologia apresentada no captulo anterior a um Estudo de Caso de localizao de Grupamentos Logsticos Recuados e Avanados apresentado no curso Operaes Logsticas no Exrcito de Campanha da Escola de Comando e Estado Maior do Exrcito.

6.1 Descrio do estudo de caso Na Figura 5, est representado o esboo (mapa) da regio correspondente ao Estudo de Caso. Neste mapa, esto representadas a ltima Linha a Defender (ULD), a Linha Anterior da rea de Defesa Avanada (LAADA), a linha de contato, as cidades que recebero as Grandes Unidades a serem apoiadas e as
PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

cidades candidatas a receberem os Grupamentos Logsticos. Segundo a manobra prevista para o Estudo de Caso, as cidades, com as respectivas Grandes Unidades desdobradas em sua regio, a serem apoiadas so as seguintes: Brazo: 01 (uma) Diviso de Exrcito e 03 (trs) brigadas; Santana: 01 (uma) Diviso de Exrcito e 03 (trs) brigadas; Roure: 01 (uma) Diviso de Exrcito e 03 (trs) brigadas; Praia azul: 01 (uma) brigada; Itu: 01 (uma) brigada;

66

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 5: Esboo Nmero 1

Sendo assim, o Estudo de Caso consiste em localizar os Grupamentos Logsticos Recuados e os Grupamentos Logsticos Avanados para apoiar o desdobramento logstico da manobra descrita no pargrafo anterior.

67

6.2 Localizao dos grupamentos Logsticos Avanados Conforme o exposto no captulo 5, o processo de localizao dos Grupamentos Logsticos Avanados realizado em duas fases. A aplicao destas duas etapas ao Estudo de Caso descrita nos subitens a seguir.

6.2.1 Primeira Fase (Planilha EXCEL) Como j foi visto, a primeira fase da metodologia de localizao dos Grupamentos Logsticos Avanados pode ser realizada por meio de funes implementadas em um arquivo do Excel ou pelo auxlio de Sistema de Informaes Geogrficas. Neste subitem, ser apresentada a aplicao da abordagem, que prev a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

utilizao das funes implementadas em Planilha Excel, ao Estudo de Caso. O primeiro passo seguido foi a localizao das cidades candidatas a receber os Grupamentos Logsticos Avanados. Por inspeo visual do mapa descrito na Figura 5, foi possvel determinar que as cidades situadas entre a LAADA e a ULD eram as seguintes: Duarte, Paula, Tula, Pirati, Itu, Ariosto, Milo, Roure, Lenda, Praia Azul, Santana e Paraso.No subitem 5.1.1, foram descritas as funes implementadas em Excel que iro ajudar nesta etapa do processo de localizao dos Grupamentos Logsticos Avanados. No entanto, importante ressaltar que foi desenvolvida uma pasta em Excel, chamada Gpt Log A, para cumprir todas as etapas desta fase da metodologia.

68

Sendo assim, o segundo passo seguido foi o preenchimento da planilha Dados Iniciais da pasta GptLogA.xls. Nesta planilha so preenchidos os dados referentes velocidade do comboio, distncia mxima de apoio, nmero de cidades candidatas e nmero de Grandes Unidades a serem apoiadas. O layout desta planilha, preenchido com os dados relativos a este Estudo de Caso, apresentado na Figura 6.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 6: Planilha Dados Iniciais da pasta GptLogA.xls

69

O terceiro passo seguido foi o preenchimento da planilha Cidades Candidatas da pasta GptLogA.xls. Nesta planilha, foram preenchidos os nomes das cidades candidatas com os respectivos atributos a serem utilizados como dados de entrada das funes apresentadas no subitem 5.1.2. O layout desta planilha, preenchido com os dados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 7.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 7: Planilha Cidades Candidatas da pasta GptLogA.xls

70

O passo seguinte foi o preenchimento da planilha Candidatas x G.U. da pasta GptLogA.xls. Nesta planilha, foram preenchidos os valores das distncias de cada uma das cidades candidatas aos Batalhes Logsticos das Grandes Unidades a serem apoiadas. O layout desta planilha, preenchido com os dados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 8.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 8: Planilha Candidatas x G.U. da pasta GptLogA.xls

71

A prxima planilha da pasta GptLogA.xls, chamada Resultados DMA, fazendo uso dos dados preenchidos na planilha Candidatas x G.U. e da funo dma, descrita no item 5.1.1.1, fornece o status do relacionamento, em termos de apoio logstico, entre cada uma das cidades candidatas e cada uma das Grandes Unidades a serem apoiadas. Estes resultados sero importantes para a determinao do algoritmo a ser utilizado na segunda fase da Metodologia. O layout desta planilha e os resultados referentes a este estudo de caso so apresentados na Figura 9.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 9: Planilha Resultados DMA da pasta GptLogA.xls

72

Tomando por base os dados preenchidos nas duas primeiras planilhas e utilizando as funes descritas no subitem 5.1.1.1, na planilha Resultado Final da pasta GptLogA.xls, so apresentados os resultados finais quanto seleo das cidades aptas a receberem um Grupamento Logstico Avanado. O layout desta planilha, bem como os resultados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 10.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 10: Planilha Resultado Final da pasta GptLogA.xls

A partir da anlise da planilha Resultado Final da pasta GptLogA.xls, representada na Figura 10, percebe-se que as cidades aptas a receber um Grupamento Logstico Avanado so Ariosto, Milo, Lenda, Paraso, Paula e Pirati.

73

6.2.2 Primeira Fase (Sistema de Informaes Geogrficas) Neste subitem, ser apresentada a utilizao de Sistema de Informaes Geogrficas para o cumprimento da primeira fase do processo de localizao de Grupamentos Logsticos Avanados, no Estudo de Caso. O primeiro passo na utilizao do SIG, para a localizao das cidades candidatas a receber os Grupamentos Logsticos Avanados, consistiu em criar uma nova vista, possuindo como tema inicial, um arquivo, nomeado Eceme.tiff do esboo (mapa) da regio correspondente ao Estudo de Caso. Esta etapa est representada na Figura 11.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 11: Vista inicial, com o Tema Eceme2.tiff

74

O segundo passo foi a criao, dentro ainda desta vista, de um tema do tipo ponto, chamado cidades.shp, com cada um dos pontos representando as cidades plotadas no esboo (mapa) da regio correspondente ao Estudo de Caso. Esta etapa est representada na Figura 12.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 12: Criao do Tema cidades.shp

75

Paralelamente a isso, ainda trabalhando em cima do tema cidades.shp, foi construda uma tabela, com campos nomeados pop, cec e ces, correspondendo aos valores de populao, capacidade das estradas na entrada, capacidade das estradas na sada. Esta tabela, com os seus respectivos campos preenchidos, est representada na Figura 13.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 13: Tabela com os atributos do Tema cidades.shp

76

O terceiro passo foi a criao, nesta vista, de um tema do tipo polgono, nomeado ada.shp, que representa a rea no mapa situada entre a LAADA e a ULD, ou seja, a rea de defesa avanada. Tal procedimento pode ser visualizado na Figura 14.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 14: Criao do Tema ada.shp

77

Ainda nesta vista, foi criado um tema do tipo linha, nomeado laada.shp, que representa a ltima linha a defender. A configurao da vista, aps a realizao desta etapa, est representada na Figura 15.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 15: Visualizao da Vista aps a criao do Tema laada.shp

78

Por fim, foi criado um tema do tipo polgono, nomeado Excamp.shp, que compreende toda a rea do mapa. Este tema possui apenas a funo de auxiliar a visualizao. A configurao atual da vista pode ser visualizada na Figura 16.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 16: Configurao da Vista aps a criao do Tema Excamp.shp

79

Conforme visto anteriormente, na primeira fase da Metodologia, o SIG utilizado para realizar a escolha, dentre as cidades candidatas, daquelas que atendem s restries quanto infra-estrutura, capacidade das estradas que chegam e que saem das cidades e distncia de segurana, em relao LAADA, das mesmas. Para cumprir o objetivo descrito no pargrafo acima, localizaram-se primeiramente as cidades situadas, a pelo menos, 30 km retaguarda da LAADA. Para isso, com o tema cidades ativo, selecionou-se a opo Select by Theme do boto Theme da barra de ferramentas (Figura 17).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 17: Procedimento para escolha das cidades situadas a 30 km da LAADA Primeira Etapa

80

Ao fazer tal escolha, abriu-se a janela apresentada na Figura 18. Nesta janela, preencheu-se a primeira clula com a opo are within distance of, a segunda com laada.shp e a terceira com 30 km, e clicou-se a opo new set.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 18: Procedimento para escolha das cidades situadas a 30 km da LAADA Segunda Etapa

81

Ao realizar este procedimento, o programa selecionou as cidades situadas a at 30 km da LAADA, no caso, Roure, Praia Azul e Figueiredo (Figura 19). Como o objetivo era localizar as cidades situadas , pelo menos, 30 km da LAADA, no ambiente de Tabelas, selecionou-se a opo switch selection do boto edit da barra de ferramentas (Figura 19).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 19: Procedimento para escolha das cidades situadas a, pelo menos, 30 km da LAADA.

82

Esta opo seleciona o complemento da seleo atual em relao ao conjunto de todas as cidades, gerando, dessa maneira, o subconjunto de todas as cidades situadas , pelo menos, 30 km, tanto retaguarda quanto frente, da LAADA (Figura 20).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 20: Em amarelo, as cidades situadas a, pelo menos, 30 km da LAADA.

83

Mas, para o objetivo desta pesquisa, interessava apenas as cidades situadas a, pelo menos, 30 km retaguarda da LAADA. Para atender a este interesse, do conjunto das cidades situadas a, pelo menos, 30 km da LAADA, foram selecionadas aquelas que estavam situadas na rea de defesa avanada. Para isso, com o tema cidades ainda ativo, selecionou-se novamente a opo Select by Theme do boto Theme da barra de ferramentas. Ao fazer tal escolha, abriu-se a janela apresentada na Figura 21. Nesta janela, preencheu-se a primeira clula com a opo are completely within e a segunda com ada.shp, indicando que se desejava localizar as cidades, a 30 km da LAADA, situadas no interior da rea de defesa avanada, e clicou-se a opo select from set.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 21: Procedimento para localizar as cidades, a, pelo menos, 30 km da LAADA, situadas no interior da rea de defesa avanada.

84

Com este procedimento, foram selecionadas as cidades situadas na rea de defesa avanada, que estavam situadas , pelo menos, 30 km da LAADA (Figura 22), ou seja, aquelas que atendiam distncia de segurana.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 22: Em amarelo, cidades situadas, a, pelo menos, 30 km, retaguarda da LAADA e situadas na rea de defesa avanada.

85

Sendo assim, o passo final foi o de escolher, dentro deste novo conjunto, as cidades que atendiam aos requisitos de capacidade das estradas que chegam e que saem (no caso deste estudo superiores 2940 toneladas por dia) e de infraestrutura. Baseado nisso, com o tema cidades ativo, foi realizada uma pesquisa, onde se buscava, no conjunto atual de cidades, aquelas com valores de cec e ces superiores a 2940 toneladas/dia e com valores de pop superiores a 20000. Para isso, apertou-se o cone correspondente a query builder (Figura 23).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 23: Utilizao da ferramenta Query Builder

86

Este procedimento abriu a janela representada na Figura 24, onde pode ser identificada a lgica empregada na pesquisa. Para realizar a pesquisa, no conjunto atual, apertou-se a opo select from set.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 24: Lgica empregada na pesquisa de atendimento s restries

87

Aps este procedimento, as cidades, em condies de receber um Grupamento Logstico Avanado, estavam representadas na vista (Figura 25).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 25: Em amarelo, as cidades em condies de receber um GptLogA

88

Para saber quais eram estas cidades, abriu-se a tabela correspondente ao tema, sendo as cidades escolhidas as destacadas em amarelo (Figura 26).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 26: Cidades em condies de receber um GptLogA

Dessa maneira, pelo uso do SIG, percebe-se que as cidades aptas a receber um Grupamento Logstico Recuado, em nosso Estudo de Caso, so Pirati, Paula, Ariosto, Lenda, Paraso e Milo.

6.2.3 Segunda Fase A partir dos resultados obtidos na primeira fase, so seis as cidades aptas a receber os Grupamentos Logsticos Avanados. Tais cidades sero numeradas de 1 a 6, na seguinte ordem, Paula, Pirati, Ariosto, Milo, Lenda e Paraso. As Grandes Unidades a serem apoiadas sero numeradas de 7 a 20, na seguinte ordem, Brazo DE, Brazo 1a Bda, Brazo 2a Bda, Brazo 3a Bda, Santana DE, Santana 1a Bda, Santana 2a Bda, Santana 3a Bda, Roure DE, Roure 1a Bda, Roure 2a Bda, Roure 3a Bda, Itu Bda, Praia Azul Bda.

89

A partir dos resultados obtidos na planilha Resultados DMA da pasta GptLogA.xls (Figura 9), possvel estabelecer o relacionamento, em termos de apoio logstico entre cada uma das cidades candidatas e cada uma das Grandes Unidades a serem apoiadas. Sendo assim, seguindo o preconizado nos trs pargrafos acima, e tomando por referncia o modelo apresentado no item 5.1.2.1 e os valores de distncia preenchidos na planilha Candidatas x G.U. da pasta GptLogA.xls (Figura 8), foi possvel executar a segunda fase da metodologia de localizao dos Grupamentos Logsticos Avanados. O modelo, citado acima, ser implementado e resolvido por meio da utilizao do Software Solver em planilha Excel. Dessa maneira, a anlise dos resultados sugere, como deciso tima, em termos de transporte, a localizao dos Grupamentos Logsticos Avanados nas cidades de Milo, Lenda e Paraso. Alm disso, percebe-se que Milo apia as Grandes Unidades de Roure DE,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Roure 1a Bda, Roure 2a Bda, Roure 3a Bda e Itu Bda. A cidade de Paraso apia Brazo DE, Brazo 1a Bda, Brazo 2a Bda, Brazo 3a Bda, Snatana DE e Santana 1a Bda . J a cidade de Lenda, apia Santana 2a Bda, Santana 3a Bda e Praia Azul Bda.

6.3 Localizao dos Grupamentos Logsticos Recuados Neste item, descrita a aplicao da metodologia ao problema de localizao dos Grupamentos Logsticos Recuados. As duas fases da metodologia so descritas nos subitens a seguir.

6.3.1 Primeira Fase (Planilha Excel) Do mapa apresentado na Figura 5, percebeu-se que as cidades candidatas a receber os Grupamentos Logsticos Recuados, ou seja, aquelas situadas retaguarda da ULD eram as seguintes: Pinda, Lima; Meca, Duartina, Braga, Bari, Brazpolis, Limeira e Jaca. No subitem 5.2.2, foram descritas as funes implementadas em Excel que iro ajudar nesta etapa do processo de localizao dos Grupamentos Logsticos

90

Recuados. No entanto, importante ressaltar que foi desenvolvida uma pasta em Excel, chamada GptLogR.xls, para cumprir todas as etapas desta fase da metodologia. Sendo assim, o segundo passo seguido foi o preenchimento da planilha Dados Iniciais da pasta GptLogR.xls. Nesta planilha so preenchidos os dados referentes velocidade do comboio, distncia mxima de apoio, nmero de cidades candidatas e nmero de Grandes Unidades a serem apoiadas. O layout desta planilha, preenchido com os dados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 27.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 27: Planilha Dados iniciais da pasta GptLogR.xls

91

O terceiro passo seguido foi o preenchimento da planilha Cidades Candidatas da pasta GptLogR.xls. Nesta planilha, foram preenchidos os nomes das cidades candidatas com os respectivos atributos a serem utilizados como dados de entrada das funes apresentadas no subitem 5.2.2. O layout desta planilha, preenchido com os dados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 28.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 28: Planilha Cidades Candidatas da pasta GptLogR.xls

92

Tomando por base os dados, preenchidos nas duas planilhas anteriores, e utilizando as funes descritas no subitem 5.2.2, na planilha Atributos Impositivos, da pasta GptLogR.xls, so apresentados os resultados finais quanto seleo das cidades aptas a receberem um Grupamento Logstico Recuado. O layout desta planilha, bem como os resultados relativos a este estudo de caso, apresentado na Figura 29.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 29: Planilha Atributos Impositivos da pasta GptLogR.xls

A partir da anlise da planilha Atributos Impositivos da pasta GptLogR.xls, representada na Figura 29, percebe-se que as cidades aptas a receber um Grupamento Logstico Recuado so Lima, Meca e Duartina

93

6.3.2 Primeira Fase (Sistema de Informaes Geogrficas) O processo de utilizao de Sistema de Informaes Geogrficas na primeira fase do processo de problema de localizao de Grupamentos Logsticos Recuados envolve as mesmas etapas j descritas para o caso da localizao de Grupamentos Logsticos Avanados. Dessa maneira, aps a anlise do cumprimento ou no dos requisitos, tais como, distncia de segurana, capacidade das estradas e infra-estrutura, as cidades consideradas aptas a receber os Grupamentos Logsticos Recuados foram Lima, Meca e Duartina. Tais cidades esto representadas na Figura 30.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Figura 30: Cidades em condies de receber um GptLogR

6.3.3 Segunda Fase A partir dos resultados obtidos na primeira fase, so trs as cidades aptas a receber os Grupamentos Logsticos Recuados, Lima, Meca e Duartina.

94

Os Grupamentos Logsticos Recuados devem distribuir suprimentos tanto para os Grupamentos Logsticos Avanados quanto para os Batalhes Logsticos das Grandes Unidades. A partir das informaes do subitem 6.2.3, a melhor configurao aquela que prev a instalao de trs Grupamentos Logsticos Avanados, sendo os mesm0os desdobrados nas cidades de Milo, Lenda e Paraso. Por fim, as grandes Unidades a serem apoiadas so Brazo DE, Brazo 1a Bda, Brazo 2a Bda, Brazo 3a Bda, Santana DE, Santana 1a Bda, Santana 2a Bda, Santan0a 3a Bda, Roure DE, Roure 1a Bda, Roure 2a Bda, Roure 3a Bda, Itu Bda, Praia Azul Bda. No caso do desdobramento dos Grupamentos Logsticos Recuados, no levada em considerao a distncia mxima de apoio. Dessa forma, a princpio, tanto Lima, quanto Meca, quanto Duartina tm condies de se relacionar com todas as cidades que recebem Grupamentos Logsticos Avanados e Batalhes
PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Logsticos das Grandes Unidades, estando dos valores de distncia preenchidos na planilha Candidatas x G.U. da pasta GptLogR-Fase2.xls, apresentada na Figura 31.

Figura 31: planilha Candidatas x G.U. da pasta GptLogR-Fase2.xls.

95

A partir das informaes citadas nos pargrafos acima, utilizando o modelo proposto no item 5.2.2.1, chega-se ao resultado de que a deciso tima, em termos de transporte, a localizao do Grupamento Logstico Recuado na cidade de Duartina.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0313153/CA

Anda mungkin juga menyukai