Anda di halaman 1dari 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas , para cada item:

o campo designado com o cdigo C , caso julgue o item CERTO ; ou o campo designado com o cdigo E , caso julgue o item ERRADO . A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas , que o nico documento vlido para a correo da sua prova.

CONHECIMENTOS BSICOS E ESPECFICOS


Texto I itens de 1 a 6 e 12
1

Texto II itens de 7 a 10 e 12
1

10

13

16

19

A situao confusa e complexa dos habitantes do Brasil durante os dois primeiros sculos do perodo colonial propiciava aos que empunhavam a pena abordar, com firmeza e presuno, as questes relativas identidade colonial da regio, hierarquia fidalga dos poderosos e liderana poltico-econmica subalterna metrpole. Identidade nacional, hierarquia social e liderana poltico-econmica iam sendo reconfiguradas e impostas pelos portuguesesabrasileirados medida que um projeto de nao, j no terceiro sculo colonial, comeava a iluminar as cabeas mais revolucionrias, convencendo as elites (no tenhamos iluses) e, indiretamente, a populao das cidades de maior projeo econmica a dar o chute inicial no processo de expulso do colonizador metropolitano, o portugus, ou qualquer outro povo invasor. Nos casos levantados, a palavra escrita e os livros (tanto o descritivo, quanto o ensastico e o ficcional) serviro como mecanismo de abordagem dos problemas, definio de categorias de anlise e estabelecimento de valores sociais, polticos, econmicos e estticos da nova terra e da sua gente.
Silviano Santiago. Introduo geral a intrpretes do Brasil. v. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. XVI (com adaptaes).

10

O livro nos permite sempre escapar de nosso contexto espao-temporal imediato. Em nossos dias, a leitura pressupe uma transcendncia sui generis , ou seja, a que se dirige ao conjunto do gnero humano, em sua infinita variedade. O homem, que hoje possuidor de vrias identidades, aprende a ser judeu com Proust, catlico com Greene, irlands com Joyce, colombiano com Garca Mrquez e, em cada um desses livros, pode fazer a aprendizagem da alteridade, identificando-se, sucessiva ou simultaneamente, com cada personagem.
Srgio Paulo Rouanet. Do fim da cultura ao fim do livro. In: Eduardo Portella (org.). Reflexes sobre os caminhos do livro. So Paulo: UNESCO-Moderna, 2003, p.76-7 (com adaptaes).

Julgue os itens subseqentes, relativos ao texto II. 7 Haveria transgresso das exigncias da norma culta escrita se o primeiro perodo do texto apresentasse a seguinte redao: O livro sempre permite que escapemos de nosso contexto espao-temporal imediato. Se a expresso se dirige ( R.4) for substituda por dirigida , preservam-se a correo gramatical, a coerncia textual e as informaes originais do texto. Em aprende a ser judeu ( R.6), a presena de preposio exigida pela regncia da forma verbal do infinitivo ser. A expresso a aprendizagem da alteridade ( R.8-9) diz respeito idia de compreenso da condio e da natureza do outro, do que diferente.

9 Em relao s estruturas do texto I, julgue os itens que se seguem. 1 Pelas informaes do texto, infere-se que a expresso empunhavam a pena ( R.3) faz referncia aos encarregados da lei e da justia no perodo colonial, j que eram eles que agiam com firmeza e presuno para colocar ordem entre os habitantes. A substituio da forma verbal abordar ( R.3) pela correspondente no plural abordarem configura transgresso norma culta escrita formal. Mantm-se a correo gramatical e as informaes originais do trecho ao se substituir a expresso medida que ( R.9) por proporo que . Na linha 11, a substituio da vrgula e da forma verbal de gerndio convencendo pela expresso e a convencer preserva a correo gramatical do perodo sem exigir outras alteraes no texto. Subentende-se da argumentao apresentada no texto que a expresso casos levantados ( R.16) retoma e substitui as seguintes idias anteriormente explicitadas: identidade nacional, hierarquia social e liderana poltico-econmica. Pelos sentidos do texto, a forma verbal serviro ( R.17) est no futuro do indicativo para indicar que a informao subseqente a que se refere ainda no tinha acontecido no momento em que o ensaio foi produzido. 10

Texto III itens 11 e 12


1

A cultura pode sobreviver, transformando-se em cultura universal. E o livro tem futuro, se renunciar a seu papel de instncia formadora de identidades coletivas, homognias, afim de transformar-se em um instrumento para a constituio de identidades mltiplas, segundo a lgica do processo de universalizao.
Idem, ibidem (com adaptaes).

Em relao ao texto III, julgue o item abaixo. 11 No trecho, h trs erros de grafia de palavras e um erro de pontuao.

Com base nos textos I, II e III, julgue o item a seguir. 12 No texto II, ao afirmar que o homem de hoje tem vrias identidades e, no texto III, que o livro deve renunciar ao seu papel de instncia formadora de identidades coletivas, o autor propugna que a tarefa exercida pela palavra escrita e pelo livro no perodo de consolidao da identidade nacional est entrando em declnio na era da cultura universal, que vivida neste momento.

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Quanto administrao pblica e reforma do Estado contemporneo, julgue os itens seguintes. 13 A nova gesto pblica reconhece que os Estados democrticos contemporneos tm atribuies que vo alm da garantia da propriedade e dos contratos, devendo fortalecer-se para formular e implementar polticas pblicas. 14 O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado priorizava o planejamento estratgico das organizaes pblicas em vez da reestruturao organizacional. 15 Pelo proposto no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, rgos com atribuio de fiscalizao seriam considerados executores de atividades exclusivas de Estado e deveriam ser transformados em organizaes sociais. 16 Uma das principais diferenas entre a administrao pblica burocrtica e a administrao pblica gerencial reside nos mecanismos de controle. No primeiro caso a nfase no controle de procedimentos enquanto no segundo controlamse os resultados. 17 correto afirmar que as agncias reguladoras enquadram-se, pelas suas atribuies e caractersticas, no setor implementador de atividades exclusivas de Estado, como um tipo de agncia executiva. 18 A burocracia patrimonialista era o modelo clssico de administrao presente nas monarquias europias do sculo XIX. 19 Formas de ingresso e promoo no servio pblico baseadas em princpios meritocrticos so uma das principais inovaes trazidas pela administrao pblica gerencial. 20 O termo publicizao refere-se estruturao de entidades prestadoras de servios no-exclusivos de Estado em organizaes de natureza pblica no-estatal, como as organizaes sociais. 21 Os fundos constitudos com finalidade previdenciria pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal (DF) e pelos municpios no podero em nenhuma hiptese aplicar seus recursos em ttulos pblicos. 22 O abono de permanncia de que tratam a Constituio Federal e a Emenda Constitucional n. 41/2003 no computado como base de contribuio dos servidores pblicos. 23 A contribuio da Unio, incluindo suas autarquias e fundaes, para o custeio do regime de previdncia deve ser igual contribuio do servidor ativo. 24 Existem trs nveis de relao entre principal versus agente, com objetivos distintos: entre governo e agentes econmicos privados, com propsito de regulao; entre polticos e burocratas, para acompanhamento e controle; e entre cidados e governo, com a finalidade de responsabilizao.

Com base nas normas constitucionais e no controle externo brasileiro, julgue os itens a seguir. 25 De acordo com a Constituio Federal, correto afirmar que o julgamento das contas pelo Poder Judicirio a ltima fase do ciclo oramentrio, qual seja: elaborao de proposta oramentria pelo Poder Executivo; discusso e aprovao da referida proposta pelo Poder Legislativo; execuo do oramento; controle da execuo do oramento e parecer final, prvio ao julgamento das contas, pelo tribunal de contas; e julgamento das contas pelo Poder Judicirio. O Poder Legislativo, alm do exerccio da atividade legislativa, exerce o controle financeiro sobre si e sobre os outros poderes, na medida em que fixa receita e estima a despesa, por meio do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e do oramento anual, assim tambm quando impe limites financeiros. O prazo para o presidente da Repblica prestar contas ao Congresso Nacional, anualmente, de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. Essa uma competncia privativa do presidente da Repblica, cuja omisso pode acarretar crime de responsabilidade e a obrigao da Cmara dos Deputados de instaurar a tomada de contas. Somente o Tribunal de Contas da Unio (TCU) pode afastar a aplicao de uma lei federal por inconstitucionalidade. Aos tribunais de contas dos estados e dos municpios vedada essa prerrogativa. O TCU, por falta de amparo legal, est impossibilitado de atender a solicitaes ou requerimentos que visem liberao de seus servidores para, em funo do exerccio do cargo, prestar depoimentos destinados a auxiliar a instruo de inqurito policial. O tempo de servio pblico estadual ou municipal computado com acrscimo somente poder ser de igual modo considerado na esfera federal, se nela houver norma correspondente admitindo a contagem. O recolhimento parcial do dbito por um dos devedores solidrios no o exonera da responsabilidade pela quantia restante, uma vez que a solidariedade imputada impede que seja dada quitao, enquanto o dbito no for recolhido em sua totalidade.

26

27

28

29

30

31

De acordo com as regras constitucionais aplicveis ao controle externo no mbito federal, julgue os itens seguintes. 32 Compete ao TCU apreciar as contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica e da emitir um relatrio conclusivo, que dever ser elaborado em sessenta dias a contar do recebimento das contas. Se determinada pessoa, ainda que no seja servidora pblica, encontra-se na administrao de bens da Unio, compete ao TCU julgar atos por ela praticados de que resulte prejuzo ao errio pblico.

33

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Acerca da tomada e prestaes de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), julgue os itens que se seguem. 34 A tomada de contas ordinria o procedimento administrativo que se baseia na confrontao da escrita com os correspondentes documentos, considerando a situao dos saldos no incio e trmino do exerccio ou perodo de gesto. A tomada de contas especial o procedimento administrativo apto verificao das entradas e sadas de dinheiros, que deve ser efetuado pela autoridade competente quando da omisso no dever de prestar contas pelo gestor na ocorrncia de desvios ou de atos ilegtimos. A prestao de contas, recursos, denncia, pedidos de resciso e remoo so modalidades de processos formalizados junto ao TCE/PE para o exerccio de sua competncia de fiscalizao e julgamento. No tocante ao controle interno, o servidor pode ser considerado responsvel solidrio se tiver conhecimento de irregularidades e no tomar nenhuma providncia.

Em relao aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. 43 Na evoluo dos direitos fundamentais, consolidou-se a classificao deles em diferentes geraes (direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira geraes), as quais se sucederam e se substituram ao longo do tempo, a partir, aproximadamente, da Revoluo Francesa de 1789. A Constituio de 1988 permite que, em determinadas circunstncias, homens e mulheres sejam tratados desigualmente. A aquisio dos direitos polticos no ocorre pelo simples nascimento com vida, como se d em relao a alguns direitos civis, mas por meio do alistamento eleitoral; este, porm, ainda quando realizado de maneira correta, no confere ao eleitor com 16 anos de idade, integralmente, a capacidade eleitoral passiva.

35

44

45

36

37

No que concerne organizao dos poderes e do Estado brasileiro, aos estados federados e administrao pblica, julgue os itens a seguir. 46 A repartio de competncias entre os entes da Federao estabelecida, inicialmente, pelo constituinte originrio, e cabe ao legislador infraconstitucional atribuir, por lei ordinria, queles entes as parcelas de competncia que no hajam sido expressamente divididas no texto constitucional. O Brasil adota o presidencialismo como forma de governo, que tem como caractersticas a concentrao, na mesma pessoa, da chefia de Estado e da chefia de governo, bem como o fato de que o presidente da Repblica no necessita do apoio do Poder Legislativo para manter-se no poder. Se, por hiptese, os estados de Pernambuco e de Alagoas decidissem fundir-se para gerar um novo estado, a justia eleitoral deveria promover plebiscito entre as populaes envolvidas e, no caso de aprovao, o resultado deveria ser enviado ao Congresso Nacional, para ser objeto de emenda constitucional, j que a fuso alteraria a estrutura federativa originalmente prevista na Constituio. Se a assemblia legislativa de um estado aprovar lei tributria inconstitucional, os servidores da secretaria de fazenda respectiva estaro obrigados a cumpri-la enquanto ela no for declarada inconstitucional pelo Poder Judicirio ou revogada; naquele caso, apenas o chefe do Poder Executivo teria com petncia para determinar o descumprimento da lei, sob sua prpria responsabilidade. De acordo com a Constituio, estrangeiros podem ocupar certos cargos e empregos pblicos na administrao pblica brasileira, nos termos da lei, mas essa faculdade reservada apenas aos estrangeiros que sejam residentes no pas.

Considerando as regras gerais da Lei Orgnica do TCE/PE, julgue o item a seguir. 38 Embora dotado de autonomia, o M inistrio Pblico que atua junto ao TCE/PE um dos ramos do Ministrio Pblico Estadual, chefiado pelo procurador geral de justia.

47

Com referncia s fontes do direito constitucional, classificao das constituies e ao controle de constitucionalidade, julgue os itens seguintes. 39 Em relao s fontes, considera-se direito constitucional, sob o ngulo material, o conjunto de normas jurdicas componentes de um documento produzido e aceito como Constituio pelo povo de um pas, ainda que algumas das normas inseridas nesse documento no disciplinem temas propriamente constitucionais. Em 17/10/1969, foi posta em vigor, pelos lderes militares da chamada Revoluo de 1964, a Emenda Constitucional n. 1, Constituio de 1967. Admitindo como premissa que essa emenda tenha caracterizado uma nova manifestao do poder constituinte originrio, juridicamente correto afirmar que essa Constituio seria do tipo outorgado. No direito brasileiro, qualquer pessoa interessada em que o Poder Judicirio decida acerca da possvel inconstitucionalidade de uma norma jurdica pode argi-la no curso de um processo judicial qualquer, como pode ocorrer, entre outros, na ao de mandado de segurana e nas aes ordinrias; esses casos so exemplos do chamado controle de constitucionalidade por via de ao. A ao direta de inconstitucionalidade tpico mecanismo jurdico para o controle concentrado de constitucionalidade das normas jurdicas; a competncia para o julgamento dela exclusiva do Supremo Tribunal Federal e ela no pode ter como objeto normas derivadas de outras que regulamentem a Constituio, tais como decretos e portarias. 48

40

49

41

50

42

No que diz respeito tributao e ao oramento, julgue o item abaixo. 51 Segundo o entendimento prevalecente da doutrina e da jurisprudncia, o pedgio, na vigente ordem constitucional, tem natureza jurdica de taxa e no de preo pblico, sendo que aquele somente pode ser cobrado pela efetiva utilizao do servio correspondente.

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Acerca da Constituio de Pernambuco, julgue o item a seguir. 52 No processo legislativo do estado de Pernambuco, as votaes so sempre secretas, para proteger a independncia do voto dos deputados estaduais.

Com relao a concesses de servio pblico, julgue os itens subseqentes. 65 O poder concedente pode recusar propostas manifestamente inexeqveis ou financeiramente incompatveis com os objetivos da licitao. facultado ao poder concedente, desde que previsto no edital, no interesse do servio a ser concedido, determinar que o licitante vencedor, no caso de consrcio, se constitua em empresa antes da celebrao do contrato.

Julgue os itens a seguir, com relao ao controle dos atos administrativos pelo TCE/PE. 53 O TCE/PE somente pode agir mediante provocao do Ministrio Pblico ou das demais autoridades financeiras e oramentrias previstas na Constituio Estadual. Compete ao TCE/PE fiscalizar despesas decorrentes de contratos firmados pelo poder pblico. Ao TCE/PE compete fiscalizar as contas dos administradores do estado e dos municpios. Sujeitam-se jurisdio do TCE/PE os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servios de interesse pblico ou social.

66

54 55 56

Com referncia a tributos e obrigao tributria, julgue o item a seguir. 67 A situao jurdica em que uma sociedade comercial que se dedica ao comrcio varejista de venda de refrigerantes, cujo ICM S foi retido pelo distribuidor que recolheu, diretamente ao Estado, o valor de tal tributo denomina-se substituio tributria para trs.

Ao ser publicado um edital de concurso pblico para preenchimento de vagas para o cargo de analista administrativo de uma fundao pblica do estado de Pernambuco, constatou-se a previso de reserva de vagas para candidatos que j fizessem parte da entidade como ocupantes de cargos em comisso, de livre nomeao. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 57 A fiscalizao dos atos de admisso dos servidores eventualmente nomeados em razo desse concurso escapa jurisdio do TCE/PE, por se tratar de admisso de servidor em fundao. A reserva de vagas citada ofende o princpio da impessoalidade. Caso a administrao pblica lance mo do controle interno, dever valer-se do instituto da revogao do ato, em face de sua ilegalidade.

Pequeno agricultor de feijo, que se dedica, tambm, venda de feijo enlatado, aliena a matria-prima a industrial que cozinha e tempera o feijo e o revende ao seu fornecedor, que o enlata e revende, vindo o ICM S a ser cobrado, em face da legislao local, apenas na ltima operao. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 68 69 Nessa situao, ocorre o diferimento do ICM S. A alienao do feijo pode ser submetida, pela Unio, ao regime de suspenso do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para que o valor incidente sobre a operao seja recolhido na ltima etapa da produo (enlatamento do feijo).

58 59

Uma sociedade comercial dedica-se importao de pneumticos, h trs anos, subfaturando as compras realizadas em dlar norte-americano. Esse fato veio a ser conhecido pelo fisco, que efetuou o lanamento com base nas notas fiscais verdadeiras. Em face dessa situao hipottica, julgue os itens subseqentes. 70 A autoridade fiscal dever verificar o cmbio do dia da ocorrncia de cada fato gerador e fazer a converso para reais. O lanamento efetuado pela autoridade denomina-se lanamento por arbitramento, espcie de lanamento de ofcio.

Acerca de estabilidade, julgue os itens que se seguem. 60 O servidor pblico do estado de Pernambuco alcana a estabilidade decorridos 3 anos de efetivo exerccio, desde que aprovado em avaliao especial de desempenho constituda para esse fim. O servidor pblico estvel somente poder perder o cargo em virtude de processo administrativo, assegurada a ampla defesa. vedada a extino de cargo ocupado por servidor estvel.

71

61

62

No que diz respeito a licitao, julgue os seguintes itens. 63 hiptese de inexigibilidade de licitao a compra de marca-passos para atender a situao de emergncia em que o no-atendimento pode pr em risco a vida de pacientes em hospital pblico. A critrio da administrao, o edital pode estipular preferncia de marcas e caractersticas exclusivas para o bem objeto da licitao.

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de direito tributrio. 72 Sociedade comercial sediada em Juazeiro BA exporta para Portugal, pelo porto de Suape, Pernambuco, colares industrializados com sementes de pau-brasil e borracha extrada de seringueiras, transportando o produto at o porto por via terrestre. Nessa situao, o produto a ser exportado est imune do pagamento do ICMS, entretanto, tal tributo incidir sobre o servio de transporte interestadual.

64

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

73

Cooperativa de taxistas situada em Pernambuco adquiria gasolina de refinaria situada em Campos dos Goytacazes RJ, para consumo prprio. Nessa situao, a cooperativa est imune do pagamento do ICMS incidente sobre as aquisies. Determinado contribuinte de direito do ICM S procurou a fazenda pblica e confessou dbito tributrio oriundo de nota fiscal dobrada, requerendo o pagamento parcelado do valor, o que foi indeferido, no sendo, por isso, pago o dbito tributrio. Nessa situao, poder o valor declarado ser inscrito em dvida ativa, independentemente de lanamento pela autoridade fiscal.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre despesa pblica. 85 86 87 88 Por meio da nota de empenho, a administrao pblica formaliza uma obrigao pecuniria condicionada. Se uma despesa sujeita a parcelamento, o executor tem o dever de fazer um empenho nico para o total da despesa. De acordo com a classificao econmica de despesa, o pagamento de pensionista considerado uma transferncia. No conceito de subvenes sociais, esto includas como destinatrias as instituies privadas sem fins lucrativos, e esto excludas as instituies pblicas.

74

Acerca dos instrumentos normativos relacionados com o direito financeiro, julgue os itens seguintes. 75 O prazo para a elaborao da lei oramentria anual do estado de Pernambuco deve ser definido por meio de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional. Os crditos adicionais do tipo especial so criados sempre por meio de lei ordinria. As normas atuais admitem a criao de crditos suplementares tanto por meio de lei ordinria quanto por meio de decreto, atendidas, neste ltimo caso, as condies estabelecidas na lei oramentria. Os crditos extraordinrios so sempre abertos por decreto, do qual o Poder Executivo deve dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. Se o governo do estado de Pernambuco quiser estabelecer um exerccio financeiro iniciado em 1. o do julho, ter de faz-lo por meio de lei complementar estadual.

Considerando as normas constitucionais e infraconstitucionais que tratam do regime previdencirio dos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. 89 Em relao ao sistema previdencirio dos servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo, deve ser observado o carter contributivo e solidrio, o que implica a ausncia de obrigatoriedade de registro contbil individualizado das contribuies de cada servidor. Para que um servidor pblico ocupante de cargo efetivo tenha direito aposentadoria voluntria, com proventos proporcionais, necessrio o atendimento dos seguintes requisitos: tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico; cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria e sessenta anos de idade, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade, se mulher. As normas constitucionais em vigor ocupantes de cargo pblico efetivo, no incurvel contrada um ano aps o incio cargo, a aposentadoria por invalidez proporcionais. asseguram aos caso de doena do exerccio no com proventos

76 77

90

78

79

91

Relativamente s limitaes impostas sobre o oramento pblico, julgue os itens que se seguem. 92 80 Na execuo da lei oramentria, no permitido que se realizem despesas que excedam os crditos oramentrios e adicionais, exceo feita aos crditos extraordinrios, que, destinando-se a calamidades, podem ser ultrapassados, desde que justificadamente. A Constituio Federal no admite que se contratem operaes de crdito em volume que exceda os investimentos. Pelo princpio da no-vinculao da receita de impostos, proibido vincular a receita de impostos a rgos, fundos e a despesas. Apesar disso, admissvel a utilizao da receita de impostos para a realizao de atividades de administrao tributria. Para que o governo federal conceda transferncia voluntria de recursos, destinando-a a fazer face necessidade de pagamento de pessoal, em caso de um municpio que esteja com dficit fiscal de tal montante que no tenha condies de pagar a remunerao dos servidores, necessria autorizao por meio de lei complementar. Na execuo da despesa com recursos das contribuies previdencirias, somente se admite que os montantes arrecadados sejam aplicados em benefcios previdencirios do regime geral de previdncia social. 94

Considerando que a aposentadoria compulsria do servidor ocupante de cargo efetivo, aos setenta anos de idade, independe da manifestao da vontade, assegurada a este a percepo de proventos integrais, independentemente do tempo de contribuio. No mbito do regime previdencirio dos servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo, h vedao ao estabelecimento de benefcios que no estejam previstos no regime geral de previdncia social (RGPS). Subsiste vedao, em normas constitucionais no mbito do regime previdencirio dos servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo, acerca da incluso, no clculo dos benefcios, de parcelas remuneratrias decorrentes do exerccio de funo de confiana. Segundo as normas constitucionais vigentes, a Unio, os estados, o DF e os municpios podem estabelecer o teto do RGPS para o valor das aposentadorias e das penses dos servidores ocupantes de cargo efetivo, desde que instituam regime de previdncia complementar, que funcione por interm dio de entidade fechada de previdncia complementar de natureza pblica. H bice ao estabelecimento de mais de um regime prprio de previdncia social dos servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo.

93

81

82

83

95

84

96

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Acerca de contabilidade pblica, julgue os itens a seguir. 97 Os objetivos da contabilidade pblica incluem captar, registrar, acumular e interpretar as situaes oramentrias, financeiras e patrimoniais das entidades da administrao direta e indireta. Os objetos da contabilidade pblica incluem os bens pblicos de uso geral.

A Lei Complementar n. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina a elaborao do relatrio resumido da execuo oramentria e do relatrio de gesto fiscal. Quanto a esses relatrios, julgue os seguintes itens. 107 Nos estados, o demonstrativo da receita corrente lquida, que acompanha o relatrio resumido da execuo oramentria, deve apresentar as receitas tributrias detalhadas em ICM S, IPVA e outras receitas tributrias de competncia dos estados. 108 No demonstrativo da despesa com pessoal, que acompanha o relatrio de gesto fiscal, devem ser evidenciados como outras despesas de pessoal decorrentes de contratos de terceirizao os valores liquidados referentes aos contratos de terceirizao de mo-de-obra que se referem substituio de servidores e empregados pblicos. Para apoiar as esferas estadual e municipal, foi desenvolvido o Sistema Integrado de Administrao Financeira para Estados e Municpios (SIAFEM ), ferramenta que permite acompanhar toda a execuo oramentria dos entes da Federao que o adotarem. Acerca do SIAFEM, julgue os itens a seguir. 109 O SIAFEM 2000 possui as caractersticas de modularidade e versatilidade, podendo ser instalado em ambiente de rede ou monousurio. 110 A guia de recebimento (GR) destina-se, especificamente, arrecadao de receitas prprias.
R A SC U N H O

98

A realizao de receita e despesas pela administrao pblica implica a necessidade de registros pela contabilidade. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. 99 Considere que determinada entidade da administrao pblica alienou, pelo valor histrico, um bem de capital. Como decorrncia desse ato administrativo, o resultado do exerccio ser influenciado positivamente pelo valor da alienao do bem.

100 O recolhimento de receita extra-oramentria provoca o surgimento de passivo financeiro. 101 A liquidao de despesa referente a material de consumo imediato, para posterior pagamento, registra, entre outros, lanamento em conta do ativo circulante. Na contabilidade pblica, a existncia de sistemas de contas decorre da necessidade de se levantarem vrios demonstrativos contbeis. No que se refere a sistemas de contas, julgue os itens subseqentes. 102 As contas que registram a execuo dos restos a pagar pertencem ao sistema patrimonial. 103 A apurao do resultado do exerccio demonstrada na conta resultado apurado, que pertence ao sistema patrimonial e pode apresentar saldo credor ou devedor.

previso de receita receita corrente receita de capital 10.000 1.800

receita realizada receita corrente receita de capital 12.000 700

despesa fixada despesa corrente despesa de capital 8.400 3.400

despesa realizada despesa corrente despesa de capital 7.500 2.400

Considerando que uma entidade da administrao pblica apresentou, no encerramento do exerccio, os dados referentes a despesa e receita (em milhares de reais) mostrados acima, julgue os itens que se seguem. 104 A entidade obteve superavit oramentrio corrente de R$ 2.000.000,00. 105 No referente ao cunho econmico, a entidade apresentou descapitalizao no exerccio. 106 O quociente do resultado oramentrio igual a 1,1, significando que a entidade apresentou superavit oramentrio no exerccio.

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Acerca dos registros contbeis e seus reflexos na estrutura patrimonial, julgue os itens a seguir. 111 Ao omitir a proviso para pagamento de juros correspondentes remunerao de debntures, a empresa esta subestimando suas obrigaes. 112 Quando se faz registro de despesa de pessoal superestimada, a base de clculo do imposto de renda subestimada. 113 Quando algum funcionrio requer judicialmente indenizao de uma empresa, essa empresa deve registrar a possvel perda em proviso para contingncias. Esse registro aumenta o passivo e reduz o patrimnio lquido. 114 Quando o estoque final de mercadorias do perodo anterior superestimado, o valor do custo da mercadoria vendida no perodo corrente subestimado. Com referncia a registros e demonstraes contbeis, julgue os itens seguintes. 115 De acordo com a Lei n. 6.404/1976, a receita financeira obtida deve ser classificada como receita no-operacional. No entanto, se a empresa em questo for uma instituio financeira, a receita financeira ser considerada operacional.

116 Ao registrar a despesa com fretes, vinculada aquisio de mercadorias para revenda, a empresa estar incorporando o valor ao grupo de despesas operacionais, independentemente do pagamento, uma vez que o regime legal o de competncia. 117 Ao classificar aes de outras companhias no ativo circulante, a empresa declara seu interesse em comercializar essas aes em curto prazo. No tocante influncia da Lei n. 6.404/1976 na escriturao e divulgao das demonstraes contbeis, julgue os itens subseqentes. 118 A reverso da reserva de contingncias deve ser considerada um elemento redutor de lucros acumulados. 119 O registro da reserva estatutria reduz o ativo circulante e aumenta o patrimnio lquido. 120 A Lei das Sociedades por Aes no permite que o valor de uma ao preferencial seja inferior ao valor do dividendo obrigatrio por ao definido nos estatutos, inclusive no caso de aes com dividendo fixo.

U nB / C E S P E / TC E /P E C oncurso P blico Aplicao: 5/12/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Auditor das Contas Pblicas

Anda mungkin juga menyukai