Anda di halaman 1dari 23

Controle de Emisses Atmosfricas

O controle da poluio do ar visa, por um lado, evitar que as substncias nocivas, animadas ou no, consigam alcanar o ar (preveno). Falhando a primeira barreira, procura-se evitar que as substncias nocivas atinjam o homem e lhe provoquem danos (proteo). Excepcionalmente, e apenas no microambiente, consegue-se remover substncias nocivas (tratamento). Por outro lado, visa esse controle no somente assegurar populao um conjunto de conhecimentos que lhe permita proteger-se contra elementos nocivos existentes, como tambm a proteger o ar, atravs de dispositivos tais como: ciclones, exaustores e filtros de ar. No estudo dos problemas da poluio do ar so consideradas quatro etapas: a produo, a emisso, o transporte e a recepo de poluentes. Em cada etapa, para a reduo dos riscos de poluio, podemos aplicar uma srie de medidas, que podem ser classificadas em medidas diretas e indiretas.

1.1.1

Medidas indiretas de controle

Aes que visam a eliminao, reduo, segregao ou afastamento dos poluentes. So medidas indiretas de controle da poluio: Planejamento urbano e medidas correlatas; Diluio atravs de chamins altas; Medidas para impedir a gerao de poluentes; Medidas para reduzir a gerao de poluentes. 1.1.1.1 PLANEJAMENTO URBANO Melhor distribuio espacial das fontes emissoras: aumento da distncia fonte receptor; Diminuio da concentrao de atividades poluidoras; Melhoria do sistema virio e controle da circulao desnecessria de veculos; Localizao das fontes jusante dos ventos predominantes; 1.1.1.2 DILUIO ATRAVS DE CHAMINS ALTAS Visa a reduo da concentrao do poluente ao nvel do solo; No reduz a emisso; Sua eficcia depende: da distribuio espacial das fontes; das condies meteorolgicas e topogrficas da regio; S recomendvel como medida adicional para a melhoria das condies de disperso. 1.1.1.3 MEDIDAS PARA IMPEDIR A GERAO DO POLUENTE Substituio de: combustveis; matrias-primas; reagentes. Mudana de equipamentos de processo. Como exemplos, temos: a substituio do chumbo tetra-etila por lcool anidro na gasolina; o emprego de combustveis com baixos teores de enxofre. 1.1.1.4 MEDIDAS PARA REDUZIR A GERAO DO POLUENTE Operao de equipamentos dentro da sua capacidade nominal; Operao e manuteno adequadas de equipamentos produtivos; Armazenamento adequado de materiais pulverulentos;

Utilizao de processos, equipamentos e operaes de menor potencial poluidor; Utilizao de matrias-primas e reagentes de menor potencial poluidor; Utilizao de combustveis de menor potencial poluidor.

1.1.2

Medidas diretas de controle

Aes que visam reduzir a quantidade de poluentes descarregada na atmosfera atravs da instalao de equipamentos de controle (filtros de ar, coletores de poeiras, lavadores de gases, torres de absoro, condensadores, depuradores, precipitadores hidrodinmicos e incineradores). 1.1.2.1 CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO Os equipamentos de controle de matria particulada e nvoa lquida podem ser classificados de acordo com o princpio fsico ou mecnico segundo o qual o objetivo alcanado. Assim temos: filtragem atravs de um meio poroso; ao de foras de inrcia: coletores inerciais. Utiliza-se para modificar a linha de progresso da corrente gasosa de forma que o desvio que as partculas sofrem difira marcadamente da corrente gasosa conseguindo-se uma separao completa. ao da gravidade: so os coletores gravitacionais, onde a partculas slidas e lquidas de tamanho elevado (superior a 50 m) podem sedimentar de forma efetiva, diminuindo-se a velocidade da corrente gasosa.); ao das foras centrfugas: coletores centrfugos, conhecidos como ciclones. Se a modificao da linha de progresso da corrente gasosa de forma circular, as partculas se separam devido ao desta fora. umedecimento ou lavagem pela gua, que realiza uma ao de impactao, interceptao, dissoluo, difuso e condensao. So os lavadores, as cmaras ou torres de borrifo, ou asperso, os precipitadores dinmicos midos, os lavadores Venturi: de gua, de solues, de espuma e de outros tipos. Os lavadores ou absorvedores por via mida so designados genericamente, pelos norteamericanos, por scrubbers; Ionizao e atrao eletrosttica. So os precipitadores eletrostticos, onde a separao se efetua mediante a carga eltrica do contaminante e sua passagem posterior atravs de um campo eltrico que o desvia e obriga a sedimentar. 1.1.2.2 CONTROLE DE GASES E VAPORES Os gases e vapores podem ser controlados por: Absoro por um lquido no qual o gs seja solvel. Baseia-se neste fenmeno fsico as torres de enchimento, as torres de prato, as torres de borrifo, os absorvedores tipo Venturi, etc; Adsoro, que vem a ser a capacidade que certas substncias que certas substncias de alta porosidade possuem de reter determinados poluentes pela ao de foras de atrao moleculares superficiais. As mais empregadas dentre estas substncias, denominadas adsorvedoras, so o carvo ativado, a alumina ativada e a slica-gel; Incinerao de resduos gasosos, desde que os gases resultantes no sejam, por sua vez, tambm poluidores. Os equipamentos, neste caso, chama-se queimadores de chama direta, os flares e os ps-queimadores catalticos; Condensao de vapores, graas ao resfriamento dos mesmos, realizando em condensadores.

1.1.2.3 ESCOLHA DO EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO So inmeros os fatores a serem considerados na escolha do equipamento mais adequado, quer sejam de ordem tcnica, econmica ou ambiental. s vezes apenas os aspectos legais definem qual ser usado, mas no comum que isto ocorra. Os fatores condicionantes que determinam a soluo final so o jurdico e o sanitrio. O aspecto econmico desempenha um papel secundrio, o que torna pouco rentvel para o industrial. 1 CUSTOS Os custos distribuem-se em custos de inverso e custos de operao. Os primeiros relacionam-se com a compra e instalao do sistema. A participao destes itens no custo de inverso : a) Equipamento principal - 35%; b) Equipamento auxiliar 15%; c) Instalao 10%; d) Projeto e engenharia - 10%; e) Indiretos (transporte, impostos, etc.) 15%. Deve-se prever um custo adicional de 15 20% para a posta em marcha, amortizao e imprevistos. Os custos de operao so os oriundos do funcionamento normal do sistema e dependem de inmeros fatores, sendo os mais importantes: a) Custos fixos (20%): impostos, seguros; depreciao; investigao e desenvolvimento (patentes e royalties). b) Custos diretos de produo (54%): materiais; manuteno e reparos; energia. c) Servios gerais da planta (16%); d) Servios administrativos (6%); e) Imprevistos (4%). 2 CONCENTRAO E TAMANHO DAS PARTCULAS DO CONTAMINANTE Os contaminantes em sistemas de exausto abrangem uma faixa muito extensa de concentraes e dimenses de partculas. 3 GRAU DE PURIFICAO EXIGIDA Para muitos tipos de agentes poluidores, existem recomendaes e regulamentos que fixam os teores de concentrao e grau de purificao, dependentes naturalmente da natureza e propriedades do contaminante e do risco de dano que o mesmo possa oferecer sade e ao meio ambiente. No caso de centros cirrgicos, salas de operao, unidades de tratamento intensivo, salas de curativos, etc. necessrio, alm da filtragem, que o ar seja esterilizado com radiao ultravioleta, uma vez que normalmente os vrus e certas bactrias no so retidos nos filtros comuns. Um processo de escolha adequado deveria partir da definio da eficincia mnima necessria, determinando-se a quantidade mxima permissvel pela legislao e a quantidade que seria emitida (ou que est sendo) sem controle. O critrio de eficincia normalizado mais utilizado em ventilao industrial, o conceito de eficincia gravimtrica (c), definido por: massa de contaminan te coletado c = massa dee contaminan te que entra no coletor A eficincia gravimtrica pode ser convertida para se expressa em termos de concentrao:

c =

Q Ce Q Cs Ce Cs = Q Ce Ce

onde: Q = vazo de ar Ce = concentrao do poluente que entra no coletor Cs = concentrao do poluente que sai do coletor] Apesar de aparentemente ser fcil obter este valor, na prtica no bem assim, pois a eficincia varivel: com o tempo de operao, com os cuidados de manuteno, com o tamanho das partculas, com as condies do gs transportador, da umidade e etc. 4 CARACTERSTICAS DO AR OU GS TRANSPORTADOR DO POLUENTE Exercem um papel importante na seleo do tipo de purificador a adotar. Correntes gasosas ou de vapores acima de 80C impedem o emprego de coletores de tecido de algodo. A ocorrncia de vapor ou a condensao de vapor dgua podem empastar ou obliterar a passagem do ar ou das partculas em coletores de pano ou tipo centrfugo. Afetam a resistibilidade eltrica das partculas e, portanto, sua precipitao eletrosttica. A composio qumica da mistura gasosa poder ser fator determinante da corroso de coletores metlicos de tipo seco, e o produto qumico pode tornar-se extremamente agressivo quando misturado com a gua eventualmente condensada em coletores de tipo seco. Podemos mencionar ainda, como propriedades do gs carreador as seguintes: Viscosidade: influi na potncia requerida do equipamento mecnico e no rendimento da operao de coleta; Combustividade: caso o gs carreador seja inflamvel ou explosivo, aconselha-se o emprego de lavadores e depuradores e no os precipitadores eletrostticos; Agressividade qumica: os gases e vapores do gs carreador no devem reagir com o material que constitui os filtros, dutos e equipamentos. 5 CARACTERSTICAS DOS CONTAMINANTES Concentrao: uma elevada concentrao ou carga de p conduz s vezes ao entupimento de filtros e ciclones. Pode-se ter que realizar a reteno em estgios sucessivos, comeando-se pela reteno das poeiras mais grossas. Numa carpintaria, por exemplo, deve ser recolher primeiramente os cavacos e s depois a serragem e o p fino da madeira; Solubilidade: o rendimento de um lavador ou depurador de gases maior quando o gs se dissolve facilmente na gua. Combustividade: quando se pretende que o poluente seja incinerado, deve-se atender para eventuais riscos de exploso; Agressividade qumica: do mesmo modo que para o caso do gs carreador, o poluente no dever reagir com os materiais dos filtros, coletores, ventiladores, dutos, etc. Agressividade biolgica: a necessidade de completa assepsia em certos recintos hospitalares e nos casos j citados exige os chamados filtros absolutos, acompanhados do aparelho de lmpadas bactericidas de radiao ultravioleta. As dificuldades na escolha aparecem porque os fatores so interdependentes e, normalmente, contraditrios, ou seja, o mais eficiente o mais caro, o mais barato ocupa uma rea muito grande e/ou tem uma perda de carga excessiva, etc. Geralmente os processos de escolha nas empresas de pequeno e mdio porte no so criteriosos, pois os equipamentos so escolhidos baseado apenas no menor preo.

Esta escolha pode no ser a mais adequada, mas isto s descoberto depois e da o investimento j est feito. Uma atitude moderna seria a empresa se perguntar, antes de comprar qualquer equipamento, se de fato a melhor alternativa colocar algo no final do processo, e se no possvel trabalhar no processo de fabricao, para eliminar o problema na origem.

O esquema mostrado a seguir pode ser utilizado como estratgia de escolha de um equipamento de depurao do ar. PADRES DE EMISSO DETERMINAO DA EFICINCIA NECESSRIA DEFINIO DAS ALTERNATIVAS DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE POSSVEIS
Precipitador eletrosttico

Filtro Manga

Lavador

Ciclone

Absorvedor

Ps queimador

Caractersticas do gs portador Volume Temperatura Umidade Corrosividade Odor Explosividade Viscosidade Ponto de orvalho Densidade Tratamento de efluentes Possibilidades de espao Recuperao do produto Disponibilidade de energia Estudos de engenharia Equipamento Equipamento auxiliar Terreno Edificaes Instalao Posta em marcha Energia

P R O C E S S O

Caractersticas do contaminante Ponto de ignio Distribuio de tamanhos Abrasividade Higroscopicidade Propriedades eltricas Concentrao Densidade Propriedades fsico-qumicas

CONDIES DA FBRICA

Disponibilidade de gua Recuperao de calor Tipo de operao Ar comprimido Tratamento de gua Materiais diversos Resduos slidos Mo de obra Montagem Condicionamento dos gases Impostos, seguros

CUSTOS DE CONTROLE

SISTEMA COLETOR ESCOLHIDO

Tabela 1 Caractersticas dos equipamentos utilizados na depurao do ar


Energia Eltrica Temperatura limite (oC) Combustvel Rendimento (%) Partculas (mcron) Resduo Lquido Poluente Poluente

Coletores mecnicos
Cmaras de sedimentao Ciclones Precipitador dinmico Impactador inercial > 50 5 25 > 10 >1 Aerossis <1 370 370 370 370 260 > 80 > 99 < 50 50 a 90 x x x x x x x x x x Poeira seca Poeira seca Poeira seca Poeira seca Poeira seca

Filtro de manga Depuradores hidrulicos


Torres de pulverizao Hidrociclone Choque Venturi Precipitador eletrosttico Lavador a gs Absorvedor a gs Incinerao direta

25 5 5 <1 <1

4 a 370 4 a 370 4 a 370 4 a 370 540 4 a 40 4 a 40 vapores 1.100 combustvel 760 vapores 1.100 combustvel 760

< 80 < 80 < 80 99 95 a 99 > 90 > 97 > 98

Slido

Equipamento

Vapor

gua

x x x x x x x x

x x x x x x x x

x x x x

Lquido Lquido Lquido Lquido Poeira seca ou mida

x x

Lquido Slido ou lquido

Gasosos

Incinerao cataltica

< 98

Bom como pr-depurador. Investimento pequeno. Mangas de pano sensveis a umidade e a temperatura. Necessrio tratamento dos resduos.

Tabela 2 Tcnicas de controle de emisses areas Tipos de tcnicas Incinerao Adsoro Condensao Absoro Filtros Manga Precipitadores Eletrostticos Coletores midos Modificaes na Combusto Reduo Qumica x Vapores Orgnicos x x x x x X X x x x x x x Vapores Inorgnicos Material Particulado SOx e NOx

Tabela 3 Indicaes dos equipamentos conforme as aplicaes industriais


Usina de fora minerao

Indstria geral

Produtos
Separao de p Coletores dinmicos Multiciclone Ciclone de alta eficincia Bateria de ciclones Ciclones universais Ciclones para sinterizao Separadores a mido Lavadores

x x x x

x x x x

x x x x

x x x x x

x x x x x

x x x x x

x x x x x x x x x x x x

Indstria txtil

Aplicaes

x x x

Scrubbers Scrubber de alta eficincia


SO2 - Scrubber Venturi Coletores de mangas Automticos e manuais Reverso de fluxo de ar Com injeo de ar comprimido Ventiladores axiais Para minas Axiais Vane axiais

x x x x x x x x x

x x x x x x x

x x x x x x

x x x x x x

x x

x x

x x x x x x x

x x x x

x x x x

x x x x

x x x x

x x x x

x x x x

x x x x

x x

x x

x x

x x

x x

x x

x x

x x

x x

x x

Fonte: MACINTYRE, 1990

1.2
1.2.1

Remoo de Material Particulado


Introduo

As partculas em suspenso so responsveis por um elevado nmero de fenmenos. Do ponto de vista da meteorologia, comportam-se como ncleos de condensao, favorecendo a formao de nuvens, modificando o microclima de algumas regies. Do ponto de vista sanitrio, so responsveis pela formao de neblinas cidas que representam um grave perigo para as pessoas afetadas por enfermidades bronquticas crnicas. Exerce uma influncia perniciosa sobre a vegetao, pois se depositam nas folhas, dificultando o desenvolvimento normal de muitas atividades biolgicas (fotossntese e respirao). O problema de eliminao de partculas slidas compreende dois aspectos fundamentais: captao dos gases carregados de partculas;

Centrais de aquecimento caldeiras

Ferro, ao trabalhos em metal

Cimento e no-metlicos

Indstria madeireira

Minas Minerao

Indstria Qumica

Papel e celulose

Fundies

Alimentao

reteno do p. Possuem importncia equivalente na resoluo do problema. A captao adquire uma importncia especial no caso de fontes de emisses descontnuas, pois, a variao da concentrao de partculas , geralmente, muito grande, afetando a seleo e o projeto dos separadores. Logo, pode-se definir a captao como a ao de recolher o p nas proximidades da fonte de emisso. Uma instalao correta de captao composta das seguintes partes: dispositivo de captao; tubulao; aspirador com potncia necessria para a captao; sistema de evacuao dos gases residuais. Um dos fatores a ser respeitado para se obter uma captao eficiente colocar o dispositivo de aspirao o mais prximo possvel da fonte emissora e o outro envolver a zona de gerao de p o mais completamente possvel. Quanto aos equipamentos utilizados para remoo de material particulado, estes podem ser divididos em : a) separadores mecnicos: so aqueles cujo princpio de funcionamento baseia-se na aplicao dos princpios fundamentais da mecnica-fsica. Existem trs tipos: por gravidade (cmaras de sedimentao); os inerciais (defletores); os centrfugos (ciclones). b) separadores por via mida: so aqueles que utilizam um lquido, geralmente gua pura ou solues adequadas, que permitem recolher as partculas em suspenso ou em forma de lodo. Estes aparatos permitem tambm a reteno de diversos tipos de gases em funo de seu projeto especfico. Incluem-se neste grupo os scrubbers e os lavadores tipo Venturi, entre outros. c) separadores de capas porosas: so aparatos de controle de poluio que so usados para separar partculas slidas de uma corrente de gs. A corrente de gs, carregada de p, passa atravs de um tecido tranado ou feltrado; o tecido usado para o filtro varia de algodo ao vidro. So mais conhecidos como filtros. d) separadores eletrostticos (filtros eletrostticos): a precipitao eletrosttica um processo fsico, segundo o qual uma partcula contida num fluxo gasoso carregada eletricamente e, sob a influncia de um corpo eltrico, separada da corrente gasosa.

Tabela 4 Seleo de Equipamentos para Remoo de Material Particulado Perda de Faixa de carga, pol Equipamento dimetro da de col. partcula, m dgua Eficincia esperada 50% das partculas acima de 50m e aprox. 95% acima de 300m 80% das partculas acima de 50m e aprox. 95% acima de 50m 50% das partculas acima de 3m e aprox. 98% acima de 5m Temp Preocupao Efeito da mx, com o ponto densidade de orvalho da partcula C

Cmara de sedimentao

>150

<1

500

pouca

Eficincia aumenta com a densidade

Ciclone

>10

-3

500

Eficincia grande, crtica aumenta com a densidade

Torre Spray

>3

2-7

200 500

Efeito pequeno no influencia sobre a eficincia Efeito pequeno no influencia sobre a eficincia Sem efeito enorme, muito sobre a crtica eficincia Crtica Efeito pequeno sobre a eficincia

Lavador Venturi

>0,3 -1,0

15-30

90-99% das 200 partculas 250 acima de 5m 95-99% das partculas acima de 5m 200 250

Filtro Manga

0,5 - 1,0

1-10

Precipitador eletrosttico

>0,001

de 80% mais 0,25 - 0,5 de 99%

500

Tabela 5 - Classificao relativa entre equipamentos de remoo de material particulado Tipo Cmara de sedimentao Ciclone Lavador a jato Precipitador eletrosttico Filtro manga Lavador Venturi Filtro manga (jato reverso)
3

Eficincia mxima para poeiras tpicas 60 85 88 99 99 99 99

Custo do Capital 1 2 4 10 8 5 9

Custo de Operao 1 2 4 1 5 10 9

P mdio 1 3 5 1 2 10 2

Para tratar 60.000 ft /min de gs, com poeira, a 20C.

1 - menor; 10 maior

1.2.2

Cmaras de sedimentao

Os coletores de cmara gravitacional ou de sedimentao so os mais simples e de fcil operao. Consistem, essencialmente, em uma cmara, em geral metlica, de dimenses grandes em relao do duto que nela introduz o ar poludo, a fim de

reduzir a velocidade de escoamento, permitindo a deposio de partculas relativamente grandes (100 a 200 micra), em conseqncia do peso das mesmas. Funciona muito bem como um pr-limpador do ar poludo. Pelo fato de necessitarem de um tempo para que ocorra a sedimentao das partculas, a remoo de material particulado de pequenas e mdias dimenses, acarretaria em dimenses muito grandes para a cmara, de modo, que se prefere usar a cmara gravitacional com um primeiro estgio de um coletor de filtragem, quando existirem partculas numa ampla escala de dimenses.

Bc

Lc

Zc

Figura 1 Cmara de sedimentao tipo horizontal

O critrio de dimensionamento a ser utilizado o da eficincia de 100% para a coleta de um determinado tamanho de partcula. Assim, utilizando-se os conceitos de velocidade terminal e do tempo de residncia, t, pode-se escrever: Lc = Va x t Zc = Vt x t Resultando em: Lc Zc = Va Vt Onde: Va = velocidade mdia do ar na seo transversal da cmara, normalmente variando entre 1,5 a 3,0 m/s. Vt = velocidade terminal da partcula Deve-se salientar tambm que alguns parmetros devem ser arbitrados no dimensionamento. Por exemplo, se o comprimento Lc da cmara arbitrado, a altura Z fica definida pela equao acima e a outra dimenso Bc, fica determinada pela equao da continuidade. Alguns cuidados importantes devem ser tomados, como: rearraste (velocidade < 3 m/s - velocidade crtica); para partculas muito grandes, calcular o tempo de acelerao at velocidade terminal (e a distncia percorrida); evitar turbulncias; facilidade de limpeza.

Apresentam vantagens, como: construo simples; baixo custo inicial; manuteno reduzida; queda de presso mnima; qualquer temperatura e presso; material coletado seco; tolera abrasivos. Se o gs escoasse em regime laminar ou viscoso, seria possvel depositar partculas pequenas. Porm uma cmara que realizasse esta condio teria dimenses muito grandes e seria, portanto, antieconmica. Na prtica, o escoamento nos coletores gravitacionais se realiza em regime turbulento, devido existncia de componentes verticais no movimento, o que explica a dificuldade das partculas pequenas em se depositarem. Consegue-se uma mais efetiva deposio de partculas mdias e pequenas com o emprego de cmaras gravitacionais mltiplas, nas quais o escoamento se aproxima do regime laminar. O esquema a seguir mostra a remoo de material particulado numa cmara de sedimentao mltipla.

Remoo em cada cmara de sedimentao

1000 kg/h

80%

80%

80%

80%

800 kg/h

160 kg/h

32 kg/h

6,4 kg/h

Tabela 6 - Custo de cada cmara CUSTO 50.000 50.000 50.000 50.000 kg/h COLETADO 800,0 160,0 32,0 6,4 CUSTO/kg COLETADO 62,5 312,5 1.562,5 7.812,5 AUMENTO 5x 25x 125x

So utilizados como pr-coletores em indstrias alimentcias (cascas e pelculas), na coleta de cinzas de carvo e em operaes de refino de metais. Para reduzir o percurso das partculas, coloca-se uma srie de superfcies em forma de estantes, de forma a aumentar a eficincia de remoo, embora dificultem a limpeza. Apresentam baixo rendimento e grandes necessidades de espao, podendo ser utilizadas como equipamentos de limpeza prvia em srie.

1.2.3

Coletores inerciais

Devido inrcia, uma partcula tende a conservar sua trajetria retilnea, e esta trajetria s ter sido alterada pela aplicao de uma fora ou oposio direta por um obstculo (que realiza o papel de uma fora em oposio ao deslocamento da partcula). Com base nisto constroem-se cmaras em que se faz desviar o sentido do fluxo e onde as partculas mais pesadas, pela sua maior inrcia, seguem em linha reta,

caindo em um dispositivo de captao. Funcionam satisfatoriamente para partculas de no mnimo 50 a 200 micra, conforme o tipo e tamanho do coletor. O rendimento das cmaras inerciais aproximadamente o mesmo que o das cmaras gravitacionais. So utilizadas, em geral, para coletar as partculas de maior tamanho e elevado peso especfico, funcionando como pr-coletores, de modo a reduzir a carga de coleto no coletor principal. Apresentam vantagens, como: Requerem pouca potncia dos ventiladores; Podem ser utilizadas com gases em temperaturas elevadas; So de fcil construo e Possuem baixo custo. Existem equipamentos que funcionam somando os efeitos da inrcia e do impacto. A figura ao lado mostra o esquema de um separador de grade que ilustra tal situao. Empregam-se estes sistemas na captao de partculas de dimetro superior a 20 m, pois so usados como separadores prvios. As principais vantagens destes equipamentos so: facilidade de construo; pequena perda de carga; baixo custo de operao e manuteno; E as desvantagens so: limitaes de presso e temperatura de operao; tendncia das partculas a acumular-se nos obstculos; dificuldades de limpeza; fenmenos de abraso oriundos da velocidade de choque das partculas com os obstculos.

1.2.4

Ciclones

So coletores centrfugos, onde se estabelece um movimento rotatrio para o gs, de modo que a fora centrfuga aplicada s partculas, sendo maior que as foras de coeso molecular e da gravidade, faz com que as mesmas sejam lanadas de encontro s paredes, retirando-as da massa gasosa em escoamento. Os ciclones so classificados de acordo com a entrada dos gases, isto , tangencialmente ou axialmente. Nos ciclones axiais o gs penetra no meio do equipamento, enquanto que nos tangenciais, o gs a ser tratado entra por uma abertura localizada na parte superior do ciclone. Destes dois tipos de ciclones o mais utilizado o tipo tangencial, onde o gs penetra tangencialmente periferia da parte superior de um cilindro ou cone, de modo a criar um fluxo helicoidal descendente que, ao atingir a parte inferior de um cone, retorne como um fluxo helicoidal ascendente central at a boca de sada na parte superior do cilindro. As foras centrfugas decorrentes deste movimento helicoidal projetam as partculas slidas de encontro s paredes, de onde caem at o cone inferior que as coletas e de onde so removidas. No ciclone, as partculas gasosas realizam, como foi dito, um movimento seguindo uma trajetria helicoidal, mas, ao atingirem o trecho inferior do cone, iniciam um movimento helicoidal ascendente, chegam ao cilindro por onde iniciaram o escoamento e saem pela boca superior do ciclone. Estabelecem-se, assim, dois turbilhes no interior do ciclone: um perifrico externo descendente e um central ascendente. A figura a seguir mostra um esquema tpico de um ciclone tangencial.

Dc Ds Entrada H L

Onde: L - altura do cilindro; Z - altura do cone; AT - altura total; Dc - dimetro do ciclone; Ds- dimetro da sada de gs; Do - dimetro da sada de p; H - altura do corpo.

AT

Do

Figura 2 - Esquema de um ciclone tangencial tpico

Teoricamente se demonstra e praticamente se comprova que: para partculas de pequeno tamanho, os ciclones de cilindro e cone de grande comprimento em relao ao dimetro so mais eficazes; para partculas de dimetro superior a 60 micra, como o caso do p de esmeril e politriz, serragem de madeira e fibras txteis, recomenda-se os ciclones com dimetros 3,5 a 5 vezes o dimetro do duto de entrada do ar.

Vantagens:
simples, fceis de construir e com custo inicial baixo; aceitam presses e temperaturas elevadas; no tem partes mveis, manuteno baixa; aceitam concentraes altas.

Desvantagens:
eficincia baixa para partculas inferiores a 5 micra; queda de presso relativamente alta; tm problemas de eroso (necessitam de proteo no local do 1 impacto: cimento, borracha, etc). Os ciclones podem ser dispostos em srie ou em paralelo. Quando temos um grande nmero de pequenos ciclones em paralelo, chamamos de multiciclones, que devidamente dimensionados podem atingir eficincias de remoo da ordem de 80%. Consequentemente em muitas aplicaes eles so usados como equipamentos primrios de reteno. So usados em geral, para a coleta de material particulado ou fibroso.

1.2.5

Filtros

So aparatos de controle de poluio que so usados para separar partculas slidas de uma corrente de gs. A corrente de gs, carregada de p, passa atravs de um tecido tranado ou feltrado; o tecido usado para o filtro varia de algodo ao vidro. Os filtros de tecido (usualmente chamados de filtro manga) so os mais utilizados, existindo ainda os filtros em painis compactados ou mantas e os de carvo ativado. O tipo de tecido usado depende das condies operacionais tais como temperatura, queda de presso, degradao qumica ou fsica, mtodos de limpeza e, naturalmente, custo e tempo de vida do tecido. Os sacos de filtro so normalmente tubulares ou em forma de envelope e so capazes de remover mais de 99% das partculas at 0,3 m, assim como quantidades substanciais de partculas to pequenas quanto 0,1 m. Os sacos de filtro variam 1,8 a 12 m em comprimento e 0,1 a 0,4 m em dimetro. A eficincia de um filtro de capa porosa depende, fundamentalmente, do raio da partcula. Para um dimetro dado, a eficincia cresce quando o tamanho do poro do material diminui. Geralmente esta capa porosa est Vibrador acionado formada por um conjunto de por motor superfcies convenientemente perfiladas e recobertas, em alguns casos, de um lquido aderido e, geralmente, precisam de uma Sada de limpeza peridica. O ar ar limpo normalmente penetra pela parte interna, quando a boca do saco fica embaixo e sai, deixando as impurezas no lado de dentro. Entrada de Mangas Os filtros de manga em geral so ar com p dispostos em baterias ou conjuntos, de modo a se conseguir a rea de filtragem necessria. A instalao nessas condies em um compartimento ou edificao constitui um bag-house. Existem Sada do p bag-houses com capacidade muito grande, como um para 2,1 milhes de cfm.
Figura 3 Esquema de um filtro-manga

Os fenmenos que interferem na operao so: efeito de peneiramento, que est relacionado ao tamanho das partculas e ao tamanho do poro do meio filtrante; efeito de impacto, que tem relao com mudanas de direo no interior dos canais da capa porosa. Pode ocorrer tambm quando a partcula passa a uma distncia das paredes menor que o seu raio; efeito de difuso, que se baseia no movimento browniano das pequenas partculas, as quais so jogadas contra as paredes dos canais, sofrendo coagulao.

Vantagens:
pode ser alcanada eficincia alta a eficincia e a queda de presso no so afetadas por variaes na concentrao ar filtrado pode ser recirculado

material coletado seco para uso posterior no existem problemas de poluio de gua corroso, normalmente, no problema permite construo modular.

Desvantagens:
as presenas de cidos e/ou altas temperaturas diminuem muito a vida til as mangas para altas temperaturas so muito caras alguns ps podem acidentalmente queimar as mangas - Exploso manuteno e troca das mangas aumenta custos de operao A seguir so mostradas as principais caractersticas dos tecidos mais utilizados.
Tabela 7 Propriedades dos tecidos Temperatura aceitvel (oF) Tecido Algodo L Nylon Orlon Dacron Polipropileno Nomex ** Fibra de vidro*** Teflon **
* dissolve em cido sulfrico ** muito caro *** atacado por flor

Longo Perodo Curto Perodo 180 200 200 240 275 200 425 550 450 225 250 250 275 325 250 500 600 500

Resistncia a cidos pobre muito boa razovel boa boa* excelente boa boa muito boa

Permeabilidade (cfm/ft2) 10-20 20-60 15-30 20-45 10-60 7-30 25-54 10-70 15-65

A) Algodo: uma fibra de celulose no termoplstica. um tecido de baixa temperatura com uma temperatura de operao recomendada de 180 F. A resistncia aos cidos bem pobre e atacada por cidos diludos e quentes. Apresenta uma excelente resistncia aos lcalis. uma fibra relativamente inelstica. A resistncia abraso considerada mdia e este tecido est disponvel na forma tranada. B) Dacron: O dacron uma fibra de polister. superior a maioria dos outros sintticos sob condies de calor seco. Porm, sob condies de calor mido sujeito a degradao hidroltica. A temperatura de operao recomendada 275 F para longas exposies, suportando 300 F quando a temperatura oscila esporadicamente. Possui boa resistncia a maioria dos cidos orgnicos e minerais exceto para altas concentraes de cidos ntrico, sulfrico e carbnico. Quando expostos a lcalis fracos, tem boa resistncia, mas exibe somente resistncia moderada a lcalis fortes a baixas temperaturas. Quando exposto a maioria dos agentes oxidantes, o Dacron apresenta boa resistncia qumica. Finalmente, bastante resistente a maioria dos solventes orgnicos, assim como a abraso e no sustenta combusto. Uma das formas em que est disponvel a tranada. C) Fibra de Vidro: uma fibra manufaturada na qual a substncia formadora de fibra vidro. A temperatura de operao recomendada de 500 F com oscilaes at 600 F. O vidro resistente cidos de potncia normal sob condies comuns. atacado pelos cidos fluordrico, sulfrico concentrado e fosfrico quente. A resistncia global a lcalis pobre. Fluoretos e xidos de enxofre so particularmente danosos ao vidro.

Este material est disponvel como um filamento, filamento e texturizado ou filamento e formas tranadas. D) Nylon: uma fibra manufaturada na qual a substncia formadora da fibra qualquer poliamida sinttica de cadeia longa. At 205 F tem boa resistncia ao calor seco e at 225 F ao calor mido. A maioria dos cidos minerais causa degradao e decomposio parcial. Tem boa resistncia aos lcalis sob quase todas as condies. Possui uma destacada resistncia a abraso e superior a todas as outras fibras. Suporta combusto e dimensionalmente estvel, sendo disponvel na forma tranada. E) L: uma fibra animal comumente referida como material protico. A mxima temperatura de operao 200 F. atacada por cido sulfrico quente e decompese completamente. geralmente resistente a outros cidos minerais, apesar que o cido ntrico tende a causar dano por oxidao. Sensvel a substncias alcalinas, possui resistncia mdia a abraso. Quando exposta a uma chama, a l queimar, porm no sustenta a combusto. disponvel na forma tranada. Estes filtros so usados na captao de poeiras de moagem, mistura e pesagem de gros de cereais; moagem de pedra, argila e minerais; triturao de cimento; limpeza por abraso; pesagem e peneiramento de produtos qumicos em gros; trabalhos em madeira, curtumes, fertilizantes, papel, etc. Quando a concentrao de partculas muito elevada, usa-se, antes do filtro, um separador do tipo inercial para reteno das partculas maiores. Para a limpeza do filtro, so empregadas as seguintes solues: agitao ou raspagem das magnas manual ou mecanicamente, aps a interrupo da passagem do ar; limpeza das mangas ou sacos pela introduo de ar comprimido, em sentido contrrio. os sistema de fluxo reverso A velocidade do ar em contracorrente oscila entre 4,5 e 2 m/s em funo das caractersticas do problema. muito importante respeitar os perodos de trabalho e limpeza pois a negligncia nesta ltima operao diminui sensivelmente a vida do equipamento. Dados empricos sobre a eficincia de limpeza: 85% removido em 5s +3% mais 30s +1% mais 2 min Objetivos e cuidados na limpeza das mangas: Remover rapidamente as quantidades desejadas de material depositado na manga Deixar um depsito residual para permitir uma alta eficincia logo aps a limpeza Evitar danos ao tecido ou gasto excessivo de energia durante a limpeza Evitar disperso excessiva da poeira separada de maneira tal que no precise ser refiltrada As temperaturas de operao devem ser inferiores a 250 C, pois podem ocorrer problemas de abraso e incndio dos sacos.

1.2.6

Precipitadores eletrostticos

Nestes coletores o ar se ioniza ao ser submetido a uma alta diferena de potencial estabelecida entre um fio ionizador (carregado negativamente) e uma placa coletora (carregada positivamente). Devido a elevada tenso, imensa quantidade de eltrons saem do fio e bombardeiam as molculas de gs prximas ao mesmo. A potncia deste bombardeio forma ons gasosos positivos e negativos. Os ons se deslocam para

os eletrodos de carga oposta aos do fio devido ao intenso campo eltrico formado. Os ons positivos voltam para o fio negativo e recuperam seus eltrons perdidos; os ons gasosos negativos se dirigem para o eletrodo ligado terra, o que faz com que a passagem do gs fique inundada de ons negativos. A medida que as partculas de poeira conduzidas pelo gs atravessam as passagens, elas se chocam com os ons gasosos negativos e assim se carregam negativamente. Como os ons gasosos so imensamente mais numerosos e muitssimo menores que as partculas, por menores que elas sejam, haver suficientes cargas eltricas para solucionar quase todos os problemas de purificao de ar com poeiras. As partculas de poeiras carregadas negativamente se dirigem rapidamente s placas de potncia igual da terra, e ali se prendem, retidas por intensas foras eletrostticas. Para que isto acontea com eficincia, em escala industrial, os contaminantes devem apresentar propriedades eltricas adequadas. As partculas de poeira formam sobre os eletrodos uma camada que vai aumentando de espessura e que vai cada vez mais oferecendo resistncia passagem da carga para o eletrodo terra. Esta resistncia da poeira passagem da corrente denomina-se de resistividade da poeira. A figura abaixo mostra como um precipitador eletrosttico remove particulados dos gases ao passarem por ele.

Placa coletora (+) Ar + contaminante Fio ionizazdor (-)


Figura 4 Princpio de funcionamento de um precipitador elestrosttico

Os precipitadores eletrostticos so comumente classificados em funo da diferena de potencial aplicada para a ionizao do ar: Precipitadores de baixa tenso: utilizam tenses variando entre 10 e 30 kV, e so empregados em aplicaes comerciais e at mesmo residenciais. Precipitadores de alta tenso: operam com tenses acima de 30 kV, indicados para usos industriais. Os precipitadores eletrostticos so apropriados para a reteno de particulados muito finos, com dimetros inferiores a 100 m, apresentando eficincia acima de 90%. Com relao a forma construtiva, cabe observar que o espaamento entre as placas coletoras da ordem de 20 a 30 cm, fazendo com que os precipitadores ocupem grande espao fsico. A velocidade do ar entre as placas varia entre 1,5 a 3,0 m/s, apresentando como consequncia, pequenas magnitudes de perda de carga. Em aplicaes normais, valores da ordem de 98 a 147 Pa podem ser esperados, o que representa, portanto, cerca de um dcimo daqueles encontrados para os filtros de mangas. Os precipitadores eletrostticos apresentam as seguintes vantagens: produzem pequena perda de carga; facilidade de limpeza por meio de vibrao das placas coletoras pela ao de marteletes mecnicos; possibilidade de adaptaes de clulas adicionais; vida til bastante longa e so apropriadas para operarem em processos quentes.

Desvantagens: custo inicial elevado; s serve para material particulado, embora este possa ser muito fino e ocupa espao muito grande. Apesar do princpio de operao ser bastante simples, os precipitadores eletrostticos so equipamentos de construo bastante complexa, exigindo, como de esperar, o conhecimento tecnolgico por parte dos fabricantes.

1.2.7

Lavadores

Tambm chamados coletores midos, destinam-se captao de p ou de gases poluentes, mesmo em temperaturas elevadas. Existem no mundo, atualmente, 15 categorias de lavadores, sendo 20 a 30 modelos para cada tipo. Quando se trata da captao de p, a lama ou lodo que se formam so removidos com facilidade, podendo em certos casos, o p ser reaproveitado, aps secagem ou filtragem do mesmo em filtro-prensa. Tratando-se de gases solveis, aps a dissoluo na gua submete-se cada gs a um tratamento qumico prprio, a fim de ser obtido um sal ou composto insolvel, o qual filtrado para remoo e destinao final da pasta ou lama formada. Aspersores Os lavadores do tipo torre Ar limpo com enchimento (scrubber) tm o seguinte funcionamento: o ar atravessa, de baixo para cima, Enchimento uma camada de enchimento, que em certos casos lembra uma colmia e fabricada, em geral, de polipropileno, Ar com poeira poliestireno, fibra de vidro ou ao inoxidvel, a qual recebe o borrifo de gua de aspersores colocados acima do enchimento.
Figura 5 Lavador com torre de enchimento

1.3
1.3.1

Remoo de Gases e Vapores


Introduo

So de difcil remoo, aplica-se a gases inorgnicos e orgnicos. Os inorgnicos mais comuns so: CO, SO2, H2S, NO2, NH3, F4Si, CL-, HCl. Os orgnicos so principalmente os hidrocarbonetos. So oriundos de processos de combusto, evaporao, qumicos, naturais e etc. O controle dos gases basicamente igual ao das partculas, onde devemos: modificar ou trocar processos, coletar (absoro ou adsoro), alterar quimicamente, melhorar a disperso. A modificao de processo pode ser um maior cuidado com a produo, eliminando pontos de fuga, com o uso de solventes menos txicos (tinta base gua), troca de insumos e etc.

1.3.2

Combusto

A maioria dos vapores orgnicos pode ser queimada. Combusto uma oxidao rpida. Produtos tericos: CO2 e H2O. Se no houver recuperao de calor, o alto custo de energia pode inviabilizar. No processo, a temperatura atingida e o tempo de residncia so fundamentais. Deve haver controle do teor de oxignio (m combusto, fuligem, CO, hidrocarbonetos no queimados). A temperatura de ignio depende de agentes externos. Aps, a velocidade de reao aumenta exponencialmente com a temperatura. 1.3.2.1 COMBUSTO CATALTICA Apresenta grande vantagem econmica pois no necessita de catalisadores caros. Os veculos j saem equipados da fbrica. uma reao de superfcie. Com platina, o H2 pode ser queimado com temperatura ambiente.
Tabela 8 - Alguns exemplos de oxidao cataltica: Contaminantes gasosos Aldedos, Antracenos Fenol CH4, CO, HCHO Temperatura requerida para oxidao cataltica 310 370 C 310 430 C 345C

Os catalisadores no admitem poeiras e metais pesados. A reao exotrmica pode ser usada para preaquecer os gases sujos. Com freqncia, os custos da cmara de combusto para a incinerao cataltica so menores pois as temperaturas so menores e no precisam ao inox ou refratrios. O recuperador de calor tambm pode ser mais barato. A manuteno maior pois o leito fica sujo e precisa ser reativado. Cuidado com o PVC e outros compostos clorados. A incinerao pode produzir produtos perigosos.

1.3.3

Adsoro

Comea a ser cada vez mais usado. Carvo ativado um exemplo claro. O processo tem trs fases: coleta, reteno e separao. A adsoro ocorre na superfcie, enquanto a absoro penetra no interior da outra fase. A adsoro um fenmeno espontneo, tende ao equilbrio. No existem foras de adsoro especficas; as principais so: as foras intermoleculares e as foras qumicas (troca de eltrons). A adsoro pode ser fsica ou qumica, no existe um limite muito claro. muito mais difcil separar molculas adsorvidas quimicamente. Para acelerar o processo de adsoro, necessrio aumentar a superfcie do slido. A maneira mais eficiente criar grande nmero de micro-capilares. No equilbrio, o nmero de molculas que ficam retidas igual ao nmero de molculas que esto saindo. O nmero de molculas que so adsorvidas depende fundamentalmente da temperatura e da presso. O uso de adsorvedores ou leitos de adsoro para controle de poluentes um processo dinmico. O gs sujo passado por um leito contendo o material adsorvente e o poluente vai ficando retido. O processo de adsoro no leito gradual e a rea ativa vai avanando at ocorrer o breaktrough. Quando ento a concentrao de sada cresce rapidamente. Finalmente quando todo o leito est saturado, a concentrao de sada se iguala da entrada. So parmetros importantes: Concentrao de entrada (poluente) Vazo de gases sujos Espessura do leito

Tipo de adsorvente Porosidade (determina queda de presso) Temperaturas Concentrao de outros contaminantes que no devem ser removidos (umidade). As molculas retidas podem ser polares e no polares. Os materiais variam: slica, gel e alumina so boas para gua e carvo ativado bom para vapores orgnicos. Com raras excees, so usados outros materiais: vapores de mercrio reagem com iodo impregnado em carvo ativado. Os parmetros que interessam, em relao ao material, so; as relaes superfcie volume e superfcie - peso, e a distribuio do tamanho dos poros. A espessura do leito tambm importante, pois quanto maior, maior ser a capacidade global de adsoro. A espessura do leito geralmente fica limitada pela perda de presso e velocidade. O efeito da temperatura muito importante, pois quanto menor a temperatura maior a adsoro. O calor de adsoro aumenta a temperatura do leito, diminuindo a sua capacidade de adsoro. A presena de outros contaminantes prejudicial, pois so concorrentes e ocupam a superfcie disponvel. Os dois mais importantes so o CO2 e a umidade.

1.3.4

Controle de odores
Tabela 9 Compostos que comumente causam problemas de odor Composto Limite de Percepo (ppb) 0,18 0,25 0,40 1,0 1,0 1,1 1,2 4,7 21 47 47 210 210 210 210 310 470 470 470 1.000 1.000 4.680 10.000 10.000 100.000

Clorofenol Sulfeto de Etila Sulfeto de Hidrognio (ovo podre) Dimetil Sulfeto (alho) Etil Mercaptana Metil Mercaptana (couve podre) Escatol (fezes) Nitrobenzeno (amndoa) Fosfina (peixe podre) Fenol Estireno Acetaldeido Acroleina Dissulfeto de Carbono Metil Metacrilato Cloro Dixido de Enxofre Cloreto de Alila Metil Isobutil Cetona (cnfora) Formaldeido (formol) Fosgnio Percloroetileno cido Clordrico Metil Etil Cetona Metanol

Anda mungkin juga menyukai