Anda di halaman 1dari 1

Tricomoniase A microbiota deve estar alterada para instalao do parasito, bacilo doderlein transforma o glicognio da clula em AC.

Ltico, enquanto o pH estiver acido evita a instalao, com o uso de ATB, ps ITU, ocorre alterao do pH pois mata as bactrias boas Tb, gestantes, estresse. O HIV facilita a contaminao pois recruta linfcitos T Giardiase Atapetamento da mucosa parasito se prende na mucosa e libera citocinas que causa perda das microvilosidades, um processo inflamatrio que vai liberar histamina que aumentam o peristaltismo e da urgncia evacuatria. Amebiase Ciclo biolgico ingesto de cisto tetranucleado, desencistamento no estomago, no intestino delgado cisto vira metacisto e no intestino grosso trofozoito metacistico se multiplica e transforma em cisto. Mecanismo de invaso- adeso se liga a mucosa e libera proteases lesando a mucosa, ulcerando, caindo na corrente sangunea, sistema porta, fgado. Malaria Ciclo biolgico picada do anopheles que injeta os esporosoitas, que migram para o hepatcito; fase pr-eritrocitica; tranforma em trofozoito, esquisonte, merosoita, rompe o hepatcito e cai na corrente sangunea; fase eritroctica; invade a hemacea, trofozoito, esquisonte, merosoito, rompe hemacea e cai na corrente sangunea. p.vivax trofozoita, esquisonte, hipnozoita (forma que permanece no hepatcito)m merozoita. Protocolo diferenciado tratamento mais longo, para evitar recidiva. Parte dos trofozoitos que invadem hemaceas se transforma em gametcitosm que infectam o anopheles. Parasita utiliza hemoglobina como nutriente e transforma em hemozoina (pigmento malrico) macrfagos fagocitam e liberam IL1, que induz a febre. O falciparum altera a superfcie das hemaceas e as torna pegajosas, que se prende no endotlio e o parasita se multiplica mais, isso na micro circulao pode causar sintomas nervosos, necrose intestinal(fezes em borra de caf), por isso causa a febre tera maligna. Leishmaniose Braziliensis muco cutnea Guyanensis ulcera de bauru Amazonensis papula fechada ou cutnea difusa Leismaniose cutnea formao de ulceras nicas ou mltiplas na derme, com epiderme ulcerada Leishmaniose cutnea-difusa leses difusas, no ulceradas. Leishmaniose muco-cutanea leses destrutivas secundarias envolvendo mucosas e cartilagens Leishmaniose visceral febre irregular, emagrecimento, desnutrio, caquexia acentuada, ascite e hepatoesplenomegalia, edema generalizado, epistaxe. Hepatoesplenomegalia e ascite hiperplasia e hipertrofia das clulas de kupffer, fibrose septal e portal, deposio de material hialino no espasso de disse e fibrose intralobular. Baixos nveis de albumina associado a fatores vasculares locais podem levar a formao de edema. Anemia, leucopenia e plaquetopenia medula ssea com hiperplasia, hiperplasia no setor histiocitario, hipoplasia no sistema formador de sangue e por fim aplasia. Na anemia ocorre destruio de eritrcitos no bao, a fagocitose e hemlise.

Leucopenia ocorre ausncia de eosinofilos e basfilos e reduzida presena de neutrfilos. Caquexia emagrecimento progressivo, leva a desnutrio. .Chagas Fase aguda febre, edema localizado e generalizado, poliadenia, hepatomegalia, esplenomegalia, insuficincia cardaca e perturbaes neurolgicas. Forma crnica cardaca ICC pela diminuio da massa muscular, substituio por reas de fibrose interrompendo as fibras e fascculos, destruio do SNA simptico e parassimptico,exudato inflamatrio. Forma crnica digestiva parasita as clulas musculares, os fibroblastos e principalmente o sistema nervoso intramural (plexos de meissner e auerbach), sinais de incordenao motora acompanhados de alterao na secreo e na absoro.

Anda mungkin juga menyukai