Anda di halaman 1dari 2

ACSTICA BSICA

1-

Determinao da Velocidade do Som a partir da Determinao dos Mximos e Mnimos de uma Onda Estacionria Gerada num Tubo Cilndrico. a) Comece por ligar o gerador de sinais em modo alternado sinusoidal ao altifalante do tubo colocando o microfone no orifcio existente por baixo do altifalante. O tubo encontra-se aberto entrada e fechado na extremidade oposta ao altifalante (l = 80 cm). b) Seleccione uma frequncia de aproximadamente 2 000 Hz. Detecte, por aumento da frequncia, pelo menos 3 frequncias de ressonncia do tubo e verifique se esto igualmente espaadas. c) Para uma das frequncias determinadas em b) procure detectar com o microfone colocado na extremidade da sonda as posies dos mximos (e mnimos) da onda estacionria gerada no interior do tubo (a distncia entre 2 mximos sucessivos igual distncia entre 2 mnimos sucesivos e igual a /2). Tome nota do erro de posio associado a cada medida. A partir de todas as observaes efectuadas, efectue uma representao grfica linear que lhe permita calcular para a frequncia seleccionada. Coloque as barras de erro associadas s posies dos mximos e mnimos da onda estacionria. Calcule em seguida a velocidade do som para a referida frequncia. Comente o resultado obtido em funo da temperatura da sala. Caso o valor obtido se afaste do esperado imponha ao ajuste o espectvel e comente. d) Repita os procedimentos a) a c) agora com o tubo aberto nas 2 extremidades.

2-

Determinao da Velocidade do Som em funo da Temperatura a) Utilizando a montagem disponvel no laboratrio seleccione uma temperatura de trabalho perto da temperatura ambiente. Por observao do eco do sinal rectangular aplicado ao altifalante (f 30 Hz) e colocando a sonda com o microfone no interior do tubo acstico numa posio fixa (a sonda estar ligada ao osciloscpio) observe o eco do sinal emitido. Obtenha para a temperatura seleccionada o par de valores e, t (espao pecorrido pelo sinal emitido medido directamente na escala e tempo necessrio para o percorrer medido no osciloscpio). Calcule v (Tescolhida). Apresente o resultado com a barra de erro associada. b) Repita a) para pelo menos mais 4 temperaturas. c) Faa um ajuste dos valores T, v, Ev lei terica
R T

v=

R constante dos gases perfeitos massa molar do ar - constante das adiabticas

Imponha para R e os valores conhecidos deixando como parmetro livre. Verifique do ajuste se se aproxima do valor esperado para o ar ( = 1.4). Em seguida imponha ao programa de ajuste o valor esperado = 1.4 e verifique se a curva assim obtida est dentro das barras de erro. 3 Apresente um comentrio crtico deste trabalho.

Anda mungkin juga menyukai