Anda di halaman 1dari 7

ETEC JOS ROCHA MENDES

Nome: Julio Cezar Firmino de Almeida Turma: 5 AP Professor: Anibal Matria: TCE (Tecnologias de Cabeamento Estruturado)

So Paulo, 16 de setembro de 2013


1

Tecnologia Inovadora: A Fibra ptica


Transmisso de dados e voz em longas distncias com pouca perda de sinal e qualidade, tudo isso com altssimas velocidades. J pensou nas maravilhas que isso permitiria? Apostamos que voc deve estar pensando: baixar programas e msicas ficaria muito mais rpido e o tempo de espera por downloads seria reduzido ao mnimo. E exatamente isso que aconteceria, se todas as empresas de internet banda larga disponibilizassem a tecnologia da fibra tica para os usurios. Logicamente a mudana de tecnologia demanda grandes quantias de dinheiro, por isso difcil que tenhamos a fibra tica em todas redes domsticas pelos prximos anos. No Brasil, apenas algumas universidades e institutos pblicos possuem este tipo de conexo. Em 2011, algumas residncias devem passar a contar com o modo de transmisso de alta velocidade da fibra tica pelo menos o que est prometendo uma das maiores empresas de telecomunicaes do pas.

Transformando dados em luz


A fibra tica no envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade, todo o sinal transformado em luz, com o auxlio de conversores integrados aos transmissores. H dois modos de converter os dados: por laser e por LED (respectivamente: fibras monomodo e multimodo. Ambas sero explicadas mais adiante).

Sem essa converso, os dados enviados e recebidos no poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. Nesse momento, surge a necessidade dos
2

cabos de fibra tica, pois so eles que permitem a velocidade e a qualidade superiores s oferecidas pelos tradicionais cabos de cobre. O motivo disso ns vamos explicar mais frente neste artigo.

Cabos de fibra tica


Voc imagina como um cabo de fibra tica por dentro? Ele no construdo apenas com a fibra de vidro e o revestimento plstico, h vrias camadas que fazem parte da estrutura essencial dele. Vamos agora explicar um pouco mais sobre cada uma das camadas que compe a fibra tica.

Proteo plstica
Como todo cabo, a fibra tica tambm precisa de proteo externa, para evitar que o desgaste natural ou as situaes anmalas do tempo representem interferncias no sistema. Geralmente, essa camada de proteo composta por plsticos, tornando a aparncia dos cabos de fibra tica muito similar apresentada por cabos de rede, por exemplo.

Fibra de fortalecimento
Logo abaixo da camada plstica, existe uma fibra de fortalecimento, bastante parecida com a que existe em cabos coaxiais de transmisso de sinal de televiso. Voc sabe qual a funo dela? Proteger a fibra de vidro de quebras que podem acontecer em situaes de toro do cabo ou impactos no transporte. Se a camada de fortalecimento no existisse, qualquer movimento brusco que atingisse os cabos de fibra tica resultaria em quebra da fibra principal e, consequentemente, na perda total do sinal transmitido.

Revestimento interno
Tambm chamado de Coating, o revestimento interno tem funo similar das fibras de fortalecimento. ele que isola todos os impactos externos e tambm evita que a luz natural atinja as fibras de vidro internas, o que poderia resultar em interferncias muito fortes em qualquer que seja o sinal.

Camada de refrao
Nas duas camadas mais internas, ocorre a parte mais importante do processo de transmisso de luz. Cobrindo o filete de fibra de vidro, a camada de refrao (ou Cadding) responsvel pela propagao de todos os feixes, evitando que existam perdas no decorrer dos trajetos. Em um sistema perfeito, essa camada garantiria 100% de reaproveitamento dos sinais luminosos.

Ncleo

Tambm chamado de Core. Em suma, onde realmente ocorre a transmisso dos pulsos de luz. Construdo em vidro, por ele que a luz viaja em suas longas distncias. No prximo tpico mostraremos os dois tipos de fibras de vidro que podem ser utilizados nos cabos.

Multimodo e Monomodo
Os dois nomes que abrem este tpico representam os dois principais modelos de fibras ticas existentes atualmente. Eles so diferenciados em vrios aspectos, desde o custo de produo at as melhores possibilidades de aplicao. Qual deles ser mais recomendado para a construo de redes de internet?

Monomodo
Como o nome j diz, as fibras monomodo s podem atender a um sinal por vez. Ou seja, uma nica fonte de luz (na maior parte das vezes, laser) envia as informaes por enormes distncias. As fibras monomodo apresentam menos disperso, por isso pode haver distncias muito grandes entre retransmissores. Teoricamente, at 80 quilmetros podem separar dois transmissores, mas na prtica eles so um pouco mais prximos. Outra vantagem das fibras desse tipo a largura da banda oferecida, que garante velocidades maiores na troca de informaes.

Multimodo
Fibras multimodo garantem a emisso de vrios sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs para a emisso). Esse tipo de fibra mais recomendado para transmisses de curtas distncias, pois garante apenas 300 metros de transmisses sem perdas. Elas so mais recomendadas para redes domsticas porque so muito mais baratas.

Isso sim velocidade


Voc j viu que a fibra tica garante velocidades muito maiores do que as oferecidas pelos fios de cobre comuns, mas ainda no viu os nmeros exatos. Hoje, uma conexo banda larga de alta velocidade oferecida com cerca de 10 Mbps, o que permite downloads a quase 1,25 MB/s. Os padres de testes da fibra tica apontam para velocidades de 10 Gbps, o que resulta em downloads de 1.280 MB/s. um aumento considervel, que pode ser extremamente importante para quem gosta de jogar games online ou baixar muitos arquivos pela internet.

Vale dizer que as conexes de 10 Gbps so muito potentes e devem custar muito caro, por isso so mais recomendadas para grandes empresas e universidades, locais em que a banda precisa ser muito dividida. Outra possibilidade a instalao de padres de fibra tica em condomnios, que podem redividir a conexo para vrios computadores. No existe nenhuma tecnologia perfeita, por isso precisamos apresentar tambm as desvantagens dos cabos de fibra tica. A principal delas relacionada aos custos, tanto de produo quanto de implementao dos novos sistemas de transmisso. Produzir cabos de fibra tica envolve processos muito complexos e caros, o que exige uma demanda muito grande de usurios dispostos a pagar um pouco
5

mais pelos recursos oferecidos pela tecnologia. Alm disso, para alimentar grandes cidades seriam necessrios muitos retransmissores, e h relatos de perdas grandes de sinal em retransmissores divisores. Outros problemas esto ligados diretamente fragilidade das fibras de vidro. Como ainda no existe uma padronizao no sistema, h muitos cabos que so vendidos sem o encapsulamento protetor adequado. Isso gera instabilidade para os cabos e pode resultar em quebras dos filetes de transmisso.

Tecnologia do futuro?
Ser que a fibra tica est realmente distante da realidade? Aos poucos, algumas empresas de televiso a cabo e internet esto oferecendo pacotes que contam com os recursos da tecnologia para seus assinantes. Os preos ainda so bem altos, mas com o passar do tempo provvel que baixem consideravelmente.

Outro desafio encontrar formas de retransmitir os sinais sem que seja necessrio dispender muitos recursos, mas as vantagens oferecidas realmente impulsionam os pesquisadores. A fibra tica garante uma largura de banda muito maior do que o cobre, ocupando menos espao fsico e com matriaprima (slica) muito mais abundante. Voc est disposto a pagar um pouco a mais para ter fibra tica na sua casa? Ou acha que ainda no vale a pena gastar dinheiro em uma tecnologia mais moderna? Deixe um comentrio para nos dizer o que pensa a respeito da fibra tica. Bibliografia: http://www.tecmundo.com.br/infografico/9862-como-funciona-afibra-otica-infografico-.htm

Existem vrias empresas que fabricam esse tipo de tecnologia, e seus aparelhos para manuseio. A grande sacada da fibra ptica est na sua aparelhagem, conversores de mdia, conectores, portas SFP, e para burlar essa tecnologia, alm de ser custoso, difcil, pois se precisam ter os equipamentos certos e mesmo se burlado, de fcil deteco e a perda quase zero em uma transmisso de dados a grandes distncias. Uma das mais famosas a FURUKAWA, fabricante de equipamentos, conversores, cabos, extenses pticas, cordes pticos, DIOs etc. Site da empresa: http://www.furukawa.com.br/br/ Segue anexo abaixo, um catlogo de um dos tipos de cabo de fibra ptica como exemplo. LINK: http://www.furukawa.com.br/br/produtos/cabo-optico/rede-interna/cabooptico-interno-cfoi-mf-339.html

Bibliografia: http://www.tecmundo.com.br/infografico/9862-como-funciona-afibra-otica-infografico-.htm

- FIM 7

Anda mungkin juga menyukai