Anda di halaman 1dari 5

Introduo

Como estudantes da 10 classe desta Instituio Formao Tcnica de Sade, foi-nos proposto a elaborao de um trabalho, que abordasse o seguinte tema: A Pessoa e o Mundo, Expresso Cultural baseado em Cristiane Olivier. A diversidade cultural so diferenas culturais que existem entre o ser humano e o mundo. H vrios tipos, tais como: a linguagem, danas, vesturio, religio e outras tradies como a organizao da sociedade.

4|Pgina

1.

A Pessoa e o Mundo, Expresso Cultural

1.2.

Definio:

A expresso cultural algo associado dinmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que por algumas razes decidem pautar suas vidas por normas pr-estabelecidas tendem a esquecer suas prprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impe s necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialctico, a adequao significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivduo num meio social. A expresso cultural diz respeito variedade e convivncia de ideias, caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) um termo com vrias acepes, em diferentes nveis de profundidade e diferente especificidade. So prticas e aces sociais que seguem um padro determinado no espao/tempo. Se refere a crenas, comportamentos, valores, instituies, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e d sentido a cosmologia social, a identidade prpria de um grupo humano em um territrio e num determinado perodo.

1.3.

Segundo Maritain:

Afirma que dizer cultura ou civilizao dizer bem comum terrestre ou temporal do ser humano, se verdade que a cultura o desenvolvimento material da vida humana, que compreende no s o desenvolvimento material necessrio e suficiente para nos permitir conduzir uma vida reta na terra, mas acima de tudo, o desenvolvimento das actividades especulativas e prticas (artsticas e ticas); e tudo isso que merece ser chamado desenvolvimento humano. No h cultura que no seja humanista. Uma posio essencialmente anti-humanstica seria uma condenao absoluta da cultura. Neste pensamento, observamos que a ideia de expresso cultural est ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ngulos de viso ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, tambm, pode ser encontrada na comunho de contrrios, na interseco de diferenas, ou ainda, na tolerncia mtua. Atravs desta medida, h sinais de que podemos estar atravessando um perodo de declnio precipitado na pessoa e o mundo na expresso ou diversidade cultural do mundo.

5|Pgina

1.4.

Estilo de Vida:

uma expresso moderna que se refere estratificao da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padres de consumo, rotinas, hbitos ou uma forma de vida adaptada ao dia-adia. Sua determinao entretanto no foge s regras da formao e diferenciao das culturas: a adaptao ao meio ambiente e aos outros homens. Estilo de vida a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em consequncia, se comportam e fazem escolhas. Mas isso s uma parte do que define um estilo de vida. O conceito de cultura, por sua vez, ao longo do sculo XX, assume uma diversidade de significados que por sua amplitude no mais nos permitem aproxim-lo sem reduo determinista de causalidade das noes de estilo e modo de vida a no ser pela concepo de sub-cultura e cultura desviante. Para Marx o modo pelo qual os homens produzem seus meios de subsistncia depende, antes de tudo, da natureza dos meios que eles encontram e tm de reproduzir. Este modo de produo no deve ser considerado, simplesmente, como a reproduo da existncia fsica dos indivduos. Trata-se, antes, de uma forma definida de atividade destes indivduos, uma forma definida de expressarem suas vidas, um definido modo de vida deles. Assim como os indivduos expressam suas vidas assim so eles.

1.5.

Expresso Cultural:

Uma Expresso cultural um termo abrangente para definir a maneira como pessoas ou grupos de pessoas usam atravs da sua cultura expandem seus conhecimentos culturas, sociais e costumes dentro de seus grupos ou para outros grupos de pessoas. So possveis expresses culturais de um pas para outro, de uma famlia para outra de uma regio para outra e ate de uma pessoa para outra. Desta forma, produo cultural pode fazer referncia a um conjunto de coisas ou obras artsticas realizadas por indivduos, sozinhos ou em grupo, num determinado espao e tempo, a um conjunto de produtos ou servios culturais realizados por indivduos, sozinhos ou em grupo, num determinado espao e tempo ou produzir uma aco cultural. A existncia da palavra cultural faz com que produo cultural assuma uma diversidade de significados. Se considerarmos que produo cultural pode ser produo de cultura, tanto seu significado enquanto "coisa" quanto "ato de produzir" assumiro sentidos mais amplos do que apenas obras artsticas.

6|Pgina

2.

Concluso

Aps a pesquisa e leituras referentes a pessoa e o mundo, no conceito atribudo por Cristiane Olivier, a esse bem existente na vida humana e na cultura, concluimos que o referencial de anlise e compreenso no qual o educador, na compreenso do conhecimento presente no ser humano com os esclarecimento sobre cultura, tica e moral, deveres e outros, no qual Os conhecimentos esclarecidos por Olivier, sobre a pessoa e o mundo nos levam a uma viso nova de tais conhecimento a cerca da existencia de novos conceitos de valores e a realizao que o homem tem de aperfeico-los como fonte de cultura e crescimento humano e cvico.

7|Pgina

Bibliografia
1. Cristiane Olivier. O que a diversidade cultural? Projecto Produo Cultural, Editora Melhoramentos. Brasil 2010-2011. 2. Sobre a filosofia da histria, Trad. Edgar de Godoi da Mata Machado da 1 edio original Americana; ON THE PHILOSOPHY OF HISTOHRY BY JACQUES MARITAIN, por Charles Scribners Sons, New York, 2 edio, Editora Herder, So Paulo, 1967.

8|Pgina

Anda mungkin juga menyukai