Anda di halaman 1dari 14

08/10/13

Cartografia

Universidade Federal Fluminense

Estudo Dirigido em SIG

Cartografia
Representao da Terra em um Plano Voltar ao Topo

Os mapas correspondem representao, aproximada, em um plano dos aspectos - geogrficos, naturais, culturais e antrpicos -em proporo reduzida de toda superfcie terrestre ou de parte dela. Para confeco de um mapa necessria a aplicao de um conjunto de procedimentos que visa relacionar os pontos da superfcie terrestre a pontos correspondentes no plano de projeo (mapa). Estes procedimentos consistem em (IBGE, 2004): Adotar um modelo matemtico simplificado que melhor represente a forma da Terra ; Projetar os elementos da superfcie terrestre sobre o modelo de representao selecionado; Relacionar, atravs de um processo projetivo ou analtico, pontos do modelo matemtico de referncia ao plano de projeo, selecionando a escala e o sistema de coordenadas.

A Forma da Terra

Voltar ao Topo

A superfcie terrestre totalmente irregular, no existindo, at o momento, definies matemticas capazes de represent-la sem deform-la. A forma da Terra se assemelha mais a um elipside, o raio equatorial aproximadamente 23 km maior do que o polar, devido ao movimento de rotao em torno do seu eixo (Figura 1). O modelo que mais se aproxima da sua forma real, e que pode ser determinado atravs de medidas gravimtricas, o geiodal. Neste modelo, a superfcie terrestre definida por uma superfcie fictcia determinada pelo prolongamento do nvel mdio dos mares estendendo-se em direo aos continentes. Esta superfcie pode estar acima ou abaixo da superfcie topogrfica, definida pela massa terrestre (Figura 2).

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

1/14

08/10/13

Cartografia

Figura 1: Comparao entre os trs modelos de representao da superfcie terrestre.


Fonte: Cr uz (2002)

Figura 2: Comparao entre a superfcie topogrfica, elipsoidal e geoidal.


Fonte: Br andalize (2004)

Para representar a superfcie terrestre em um plano, necessrio que se adote uma superfcie de referncia, que corresponda a uma figura matematicamente definida. O elipside de revoluo, gerado por uma eclipse rotacionada em torno de eixo menor, a figura geomtrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Para representaes em escalas muito pequenas menores do que 1:5.000.000, a diferena entre o raio equatorial e o raio polar apresenta um valor insignificante, o que permite representar a forma a Terra, em algumas aplicaes, como uma esfera. Este modelo bastante simplificado e o mais distante da realidade, pois os elementos da superfcie terrestre apresentam-se bastante deformados em relao s suas correspondentes feies reais e posio relativa. O globo terrestre uma representao deste tipo (Figura 3).

Figura 3: Globo terrestre.


www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm 2/14

08/10/13

Cartografia

Datum horizontal ou planimtrico

Voltar ao Topo

Para a confeco de um mapa, necessrio, assim, estabelecer a superfcie de referncia que a ser utilizada para a representar a superfcie terrestre no modelo matemtico. Sobre esta superfcie, so necessrias as seguintes informaes: as dimenses do elipside de referncia melhor adaptado regio a ser mapeada (raio do equador e raio polar), a sua orientao no espao e a origem do sistema de coordenadas geodsicas referenciadas a esta superfcie. Com este conjunto de informaes estabelecido o datum horizontal. O elipside de melhor ajuste varia de acordo a localizao da rea a ser mapeada, por isto que cada regio tende a adotar um datum especfico. No Brasil, at o final da dcada de 1970, utilizava-se o elipside Internacional de Hayford e, Crrego Alegre-MG, como a origem das coordenadas. A partir de 1977, passouse a adotar o SAD-69 (Datum Sul-Americano), que apresenta o vrtice Chu-MG como a origem das coordenadas, e como elipside de referncia o recomendado pela Unio Astronmica Internacional, homologado em 1967 pela Associao Internacional de Geodsia. Com o advento do GPS, tem sido comum o emprego do datum planimtrico global WGS-84, cujo elipside adotado para o mapeamento global (Tabela 1).

Tabela 1: Data planimtricos utilizados no Brasil.

Elipside Unio Astronmica Internacional Hayford WGS-84

Raio Equador (m) 6.378.160 6.378.388 6.378.137

Raio Polar (m) 6.356.776 6.366.991,95 6.356.752,31425

Achatamento 1/298,25 1/297 1/298,257223563

Dicas SIG Na preparao de uma base cartogrfica para uso em um SIG, comum encontrar documentos cartogrficos e imagens de sensoriamento remoto referenciados a diferentes data. Apesar da origem das coordenadas dos sistemas Crrego Alegre e SAD-69 serem prximos, a utilizao de bases referenciadas a estes dois data em um mesmo projeto pode inferir erros da ordem de 10 a 80 m (RIPSA, 2000). Dependendo da escala e do objetivo do trabalho, este erro no deve ser ignorado. Assim, caso a base de dados apresente data distintos, necessrio fazer a converso para um datum comum, utilizando o prprio SIG ou um outro sistema computacional que apresente esta rotina. O mesmo cuidado deve ser adotado ao se levantar dados com GPS. necessrio que o datum seja devidamente configurado para o sistema de interesse do mapeamento.

Exerccios
www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm 3/14

08/10/13

Cartografia

Sistemas de Coordenadas Terrestres

Voltar ao Topo

A superfcie terrestre pode ser descrita geometricamente a partir de levantamentos geodsicos ou topogrficos tendo como base sistemas de coordenadas distintos. Estes sistemas servem como referncia para o posicionamento de pontos sobre uma superfcie referncia, que, como foi visto, pode ser um elipside, uma esfera ou um plano. Para a esfera empregado o sistema coordenadas geogrficas. Para o elipside empregado o sistema de coordenadas geodsicas. Por fim, para o plano pode ser empregado um sistema de coordenadas cartesianas ou planas (x,y) e topogrficas locais. O sistema de coordenadas geogrficas considera que qualquer ponto da superfcie terrestre apresenta a mesma distncia do centro da esfera. Para o posicionamento de um ponto, necessrio conhecer dois ngulos diedros, pois o raio do vetor constante e conhecido. O par de coordenadas neste posicionamento definido por uma rede geogrfica formada por meridianos e paralelos (Figura 4). Um ponto na superfcie terrestre pode ser localizado, assim, pela interseo de um meridiano e um paralelo.

Figura 4: Meridianos e paralelos (a) perspectiva lateral, (b) perspectiva superior. http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/esfera-celeste/esfera-celeste.htm

Os meridianos so semi-crculos gerados a partir da interseo de planos verticais que contm o eixo de rotao terrestre com a superfcie da Terra. Um semi-crculo define um meridiano que com seu antimeridiano formam um crculo mximo (Figura 5). O meridiano de origem (0), denominado como Greenwich, com o seu antimeridiano (180), divide a Terra em dois hemisfrios: leste ou oriental e oeste ou ocidental. A leste deste meridiano, os valores da coordenadas so crescentes, variando entre 0 e +180. A oeste, as medidas so decrescentes, variando entre 0 e -180.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

4/14

08/10/13

Cartografia

Figura 5: Meridiano de Greenwich e outros meridianos.


Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/usuario/cartogrf.htm#projecoes

Os meridianos so referncia para medio da distncia angular entre um ponto qualquer e o meridiano de Greenwich. Este ngulo, denominado longitude, corresponde, assim, ao arco da circunferncia, em graus, medido do meridiano de origem ao meridiano onde se localiza um determinado ponto sobre o Equador ou outro paralelo (Figura 6).

Figura 6: Longitude.
Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/usuario/cartogrf.htm#projecoes

A linha do Equador um crculo mximo gerado a partir da interseo de um plano perpendicular ao eixo de rotao terrestre com a superfcie da Terra passando pelo centro da esfera (Figura 7). Eqidistante aos plos, divide a Terra em dois hemisfrios, norte ou setentrional e sul ou meridional. Os paralelos so crculos menores, gerados a partir da interseo de planos paralelos ao plano do Equador terrestre com a superfcie da Terra. Devido curvatura da Terra, a extenso dos paralelos diminui em direo plos, at se tornarem um ponto neste local. Ao norte do Equador, os valores da coordenadas so crescentes, variando entre 0 e +90. Ao sul desta linha, as medidas so decrescentes, variando entre 0 e -90.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

5/14

08/10/13

Cartografia

Figura 7: Linha do Equador e paralelos.


Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/usuario/cartogrf.htm#projecoes

Os paralelos so referncias para medio da distncia angular entre um ponto, localizado sobre um paralelo, e a linha do Equador. Esta ngulo, denominado latitude, corresponde, assim, ao arco da circunferncia, em graus, medido entre um ponto localizado em um paralelo qualquer e a linha do Equador o plano do meridiano ou anti-meridiano (Figura 8).

Figura 8: Latitude.
Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/usuario/cartogrf.htm#projecoes

O sistema de coordenadas cartesianas composto por dois eixos perpendiculares: um eixo horizontal correspondendo ao eixo das abscissas e denominado com x, e outro vertical correspondendo ao eixo das ordenadas e denominado como y . A interseo dos eixos corresponde a origem do sistema (Figura 9). Um ponto qualquer no sistema definido pela interseo de duas retas perpendiculares entre si e paralelas aos respectivos eixos, e expresso, assim, por dois valores, um correspondente projeo sobre o eixo x, e outro correspondente projeo sobre o eixo y. O par das coordenadas de origem, normalmente, apresenta valor (0,0), mas, por conveno, pode receber valores diferentes de zero.

Figura 9: Sistema de coordenadas cartesianas.

Dicas SIG Em um SIG, os sistemas de coordenadas utilizados para armazenamento e visualizao da componente grfica so o geogrfico e o cartesiano. Este ltimo corresponde ao sistema de coordenadas da projeo cartogrfica, dentre estes o mais conhecido a UTM. Para que seja possvel a correta sobreposio entre os planos de informao, o sistema de coordenadas deve ser comum entre os planos, bem como as unidades das coordenadas que devem ser mesmas. Caso contrrio, necessrio se faa uma converso para um sistema e uma unidade comuns, utilizando o prprio SIG ou um outro sistema computacional que apresente esta rotina.
www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm 6/14

08/10/13

Cartografia

Em geral, as coordenadas cartesianas apresentam-se em unidades mtricas quilmetro ou metro, enquanto que as coordenadas geogrficas so expressas em graus decimais.

Exerccios

Escala

Voltar ao Topo

Escala a relao matemtica entre o comprimento ou a distncia medida sobre um mapa e a sua medida real na superfcie terrestre. Esta razo adimensional j que relaciona quantidades fsicas idnticas de mesma unidade. A escala pode ser representada numericamente e graficamente. A escala numrica, ou fracionria, expressa por uma frao ordinria (denominador/numerador) ou por uma razo matemtica. O numerador corresponde a uma unidade no mapa, enquanto o denominador expressa a medida real da unidade no terreno. A escala, por exemplo, 1:10.000 indica que uma unidade no mapa corresponde a 10 mil unidades no terreno, ou seja, considerando como unidade o centmetro, 1 cm no mapa equivale a 10.000 cm no terreno. Quanto maior o denominador, menor a escala, menor o detalhamento e maior a extenso da rea mapeada, considerando a mesma dimenso do plano de representao (Figura 10).

Figura 10: Mapas em diferentes escalas A documentao cartogrfica com escalas de at 1/25.000 denominada como plantas ou cartas cadastrais. Entre 1/25.000 e 1/250.000, estes documentos so denominados como cartas topogrficas (IBGE, 2005). A escala grfica representada por um segmento de reta graduada em uma unidade de medida linear, dividida em partes iguais indicativas da unidade utilizada. A primeira parte, denominada como talo ou escala fracionria, subdividida de modo a permitir uma avaliao mais detalhada das distncias ou dimenses no mapa (Figura 11).

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

7/14

08/10/13

Cartografia

Figura 11: Escala grfica.

Dicas SIG Em um SIG, um plano de informao, desde que georreferenciado, pode ser exibido e manipulado em qualquer escala, inclusive maiores do que o seu original. Porm, o usurio deve ficar atento, pois a inexistncia de limite tcnico, no o habilita a manusear planos de informao em escalas muito ampliadas em relao ao original e em diferentes escalas. Como o erro cartogrfico funo direta da escala do mapa, a ampliao da escala provoca igualmente a ampliao dos erros associados escala do mapa. Desta forma, antes de iniciar a manipulao de mapa em formato digital, fundamental que o usurio tome conhecimento da escala do original e do mtodo utilizado na elaborao do mapeamento. No caso de um arquivo em formato raster, a resoluo espacial uma boa dica da escala adequada s suas anlises.

Exerccios

Projeo Cartogrfica

Voltar ao Topo

A projeo cartogrfica corresponde a um conjunto de mtodos empregados e relaes matemticas para representar a superfcie terrestre sobre um plano, onde cada ponto deste plano corresponde a um ponto na superfcie de referncia. A representao de uma superfcie curva, no caso a Terra, sobre um plano gera distores, j que no possvel representar uma superfcie esfrica em uma superfcie plana sem causar "extenses" ou "contraes" da superfcie original. Assim todo mapa apresenta uma deformao ou a combinao de mais de uma dos seguintes tipos de deformao: linear, angular e superficial. A projeo cartogrfica utilizada na confeco do mapa determina as deformaes presentes no mapa, assim a projeo escolhida deve possuir propriedades que atendam aos objetivos da sua utilizao. Estas propriedades podem ser classificadas em trs tipos: Conformidade ou Isogonal mantm a fidelidade aos ngulos observados na superfcie de referncia da Terra, conservando a forma da superfcie mapeada . Equivalncia ou Isometria conserva as relaes de superfcie, mantendo a rea da superfcie mapeada inalterada em relao rea real do terreno. Eqidistncia mantm a proporo entre a distncia dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfcie de referncia em determinadas direes. Uma ou duas destas propriedades podem estar contidas em um mapa, caso a Terra seja envolvida por uma superfcie desenvolvvel, que funciona como uma superfcie intermediria auxiliando na projeo dos elementos da rea a ser mapeada no plano. A seleo da superfcie sobre a qual se projeta depende da finalidade do mapa e da situao geogrfica da rea a ser mapeada. De acordo com a superfcie desenvolvvel, as projees podem ser classificadas em:
www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm 8/14

08/10/13

Cartografia

Projeo cnica os meridianos e paralelos geogrficos so projetados em um cone tangente, ou secante, superfcie de referncia, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano. (Figura 12).

Figura 12: Projeo cnica. Projeo cilndrica - a projeo dos meridianos e paralelos geogrficos feita num cilindro tangente, ou secante, superfcie de referncia, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano. (Figura 13).

Figura 13: Projeo cilndrica. Projeo plana ou azimutal a projeo construda com base num plano tangente ou secante a um ponto na superfcie de referncia. (Figura 14).

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

9/14

08/10/13

Cartografia

Figura 14: Projeo plana.

Dicas SIG Para que os planos de informao sejam corretamente sobrepostos em um SIG, necessrio que eles apresentem a mesma projeo. Caso contrrio, deve ser feita a converso para uma projeo comum, utilizando o prprio SIG ou um outro programa com esta rotina. Os SIG denominam de Geogrfica a projeo que utiliza como referncia o sistema de coordenadas geogrficas. A superfcie de referncia a esfera e a origem do sistema o cruzamento entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich. As coordenadas do hemisfrio norte e do hemisfrio oriental possuem valores positivos, enquanto as coordenadas do hemisfrio sul e do hemisfrio ocidental possuem valores negativos. (ESRI, 1999).

Exerccios

Sistema de Projeo UTM

Voltar ao Topo

A Universal Transversa de Mercator (UTM) um sistema de projeo cartogrfica e corresponde a uma modificao da projeo de Mercator, onde o cilindro secante colocado em posio transversa (Figura 15). Este sistema foi adotado pela Diretoria de Servio Geogrfico do Exrcito e pelo IBGE como padro para o mapeamento sistemtico do pas.

Figura 15: Cilindro na posio transversa. O sistema constitudo por 60 fusos de 6 de longitude, numerados a partir do antimeridiano de Greenwich, seguindo de oeste para leste at o encontro com o ponto de origem (Figura 16). A extenso latitudinal est compreendida entre 80 Sul e 84o Norte. O eixo central do fuso, denominado como meridiano central, estabelece, junto com a linha do Equador, a origem do sistema de coordenadas de cada fuso.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

10/14

08/10/13

Cartografia

Figura 16: Sistema Universal Transversa de Mercator. Cada fuso apresenta um nico sistema plano de coordenadas, com valores que se repetem em todos os fusos. Assim, para localizar um ponto definido pelo sistema UTM, necessrio conhecer, alm dos valores das coordenadas, o fuso ao qual as coordenadas pertenam, j que elas so idnticas de em todos os fusos. Para evitar coordenadas negativas, so acrescidas constantes origem do sistema de coordenadas, conforme especificado abaixo (Figura 17): 10.000.000 m para a linha do Equador, referente ao eixo das ordenadas do hemisfrio sul, com valores decrescentes nesta direo; 0 m para a linha do Equador, referente ao eixo das ordenadas do hemisfrio norte, com valores crescentes nesta direo; e 500.000 m para o meridiano central, com valores crescentes do eixo das abscissas em direo ao leste.

Figura 17: Origem das coordenadas de um fuso UTM . Como conveno atribui-se a letra N para coordenadas norte-sul (ordenadas) e, a letra E, para as coordenadas leste-oeste (abscissas). Um par de coordenadas no sistema UTM definido, assim, pelas coordenadas (E, N).
www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm 11/14

08/10/13

Cartografia

Cada fuso, na linha do Equador, apresenta, aproximadamente, 670 km de extenso leste-oeste, j que a circunferncia da Terra prxima a 40.000 km. Como o meridiano central possui valor de 500.000 m, o limite leste e oeste de cada fuso corresponde, na linha do Equador, respectivamente, valores prximos a 160.000 m e 830.000 m (IBGE,2005). As linhas de secncia do cilindro esto situadas entre o meridiano central e o limite inferior e superior de cada fuso, o que infere, assim, duas linhas onde a distoro nula, ou seja, o fator escala igual a 1. Elas esto situadas a cerca de 180 km a leste e a oeste do meridiano central, correspondendo, respectivamente, a coordenada 320.000 m e 680.000 m. Entre os crculos de secncia, fica estabelecida a zona de reduo e, externa a eles, a zona de ampliao. No meridiano central, o coeficiente de reduo de escala corresponde a 0,9996, enquanto, nos limites do fuso, o coeficiente de ampliao igual a 1,0010 (Figura. 18).

Figura 18: Zonas de ampliao e reduo de um fuso UTM.


Fonte: Cr uz (2002)

Devido sua extenso longitudinal, o territrio brasileiro possui por oito fusos UTM: do fuso 18, situado no extremo oeste, ao fuso 25, situado no extremo leste do territrio (Figura 19). Como quase toda a extenso latidudinal do territrio est situada no hemisfrio sul, as coordenadas situadas ao norte da linha do Equador, que deveriam apresentar valores crescentes e seqenciais a partir do 0, de acordo com a conveno atribuda origem do sistema de coordenadas, apresentam valores crescentes e seqenciais a partir de 10.000.000 m, dando continuidade s coordenadas atribudas ao hemisfrio sul.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

12/14

08/10/13

Cartografia

Figura 19: Fusos UTM que atravessam o territrio brasileiro.

Dicas SIG Em um SIG, no possvel manipular conjuntamente planos de informao situados em fusos UTM distintos, j que cada fuso apresenta um sistema de coordenadas nico, com sua origem definida pelo cruzamento do meridiano central do fuso e a linha do Equador. Para que seja possvel a manipulao, necessrio converter o sistema de coordenadas para um sistema nico a todos os planos de informao. A seguir esto descritos alguns procedimentos que podem ser adotados. Converter a projeo dos planos de informao para uma projeo comum, passando-se a adotar o sistema de coordenadas da respectiva projeo ou sistema de coordenadas geogrficas. Deslocar o meridiano central do fuso para que toda a rea em estudo pertena a um nico fuso. Com este procedimento, no ser possvel sobrepor os planos de informao com o fuso deslocado a outros planos de informao com fuso padro. Converter o fuso do plano de informao, com a menor rea de interesse, para o fuso do plano, com maior rea de interesse. Como resultado, a rea de estudo ficar inserida em um nico fuso estendido. Este procedimento indicado quando a rea do fuso estendido no ultrapassar 30 ou, no mximo, 1 grau, pois o coeficiente de ampliao cresce demasiadamente aps transposio dos limites leste e oeste do fuso, gerando distores cartograficamente inadmissveis. Neste caso, recomenda-se utilizar um dos procedimentos anteriormente descritos.

Exerccios

Referncias Bibliogrficas

Voltar ao Topo

BRANDALIZE, M.C.B. Topografia. PUC/BR Disponvel em: www.topografia.com.br. Acesso em 03/09/2004.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

13/14

08/10/13

Cartografia

BAKKER, M. P. R. Introduo ao estudo da Cartografia: noes bsicas . Rio de Janeiro: D. H. N., 1965. CRUZ, C.B.M; PINA, M.F. Fundamentos de Cartografia. CEGEOP Unidades didticas 29 a 41. Volume 2. Rio de Janeiro: LAGEOP /UFRJ, 2002. ESRI. Help do Arc View 3.1 1999. FUNDAO IBGE. Noes Bsicas de Cartografia. Disponvel em http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia. Acesso em 12/07/2005. RIPSA. Conceitos Bsicos de Sistemas de Informao Geogrfica e Cartografia aplicados Sade. Org: Carvalho, M.S; Pina, M.F; Santos, S.M. Braslia: Organizao Panamericana da Sade, Ministrio da Sade, 2000.

www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm

14/14

Anda mungkin juga menyukai