Anda di halaman 1dari 8

LEITURA

E INTERPRETAO DE TEXTOS A PARTIR DA

INTEGRAO DA FERRAMENTA WEB NO CONTEXTO ESCOLAR


VIANA, Neilane de Souza1 SENA, Geane Cssia Alves2 Introduo A leitura se constitui como processo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois atravs dela que podemos compreender o mundo, ampliar nosso vocabulrio, obter conhecimento, dinamizar o raciocnio e a interpretao. Atravs da leitura, a busca pela informao e pelo conhecimento tem sido um processo contnuo marcado pelo uso crescente das tecnologias de informao e de comunicao. Nesse ciclo de grande acesso a informaes, a leitura pode ocupar um lugar de destaque, da a importncia da escola proporcionar aos seus alunos condies metodolgicas para que estes tenham acesso s informaes e conhecimentos que circulam dentro e fora da sala de aula. O progressivo desenvolvimento dos meios de comunicao tem mudado as formas de viver em sociedade, incluindo-se a organizao e a prtica do processo educativo. Nesse contexto, observa-se que h facilidade de se ter acesso a diversas informaes veiculadas em tempo real, tudo isso atravs da internet. As pessoas esto se tornando usurios on line cada vez mais na internet: acessando contas em banco, fazendo compras e se relacionando com outras pessoas atravs das redes sociais. Diante desse contexto, atravs da utilizao do computador com internet, foram realizadas observaes e interveno em uma escola de educao bsica da rede municipal de ensino devido s dificuldades que os alunos apresentavam quanto habilidade de ler e interpretar textos. Foi aplicado turma um questionrio contendo 07 questes, sendo apenas uma amostragem com o objetivo de verificao dos tipos de acesso rede virtual. A referida escola pblica municipal, onde se desenvolveu a interveno, situa-se na cidade Tefilo
1

Ps-graduada em Mdias na Educao e graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Ensino de Lngua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas. Servidora Tcnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. 2 Mestre em Lingustica pela Universidade de Franca- UNIFRAN. Especialista em Lingustica Aplicada pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES.Professora Orientadora do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Mdias na Educao da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. Professora da Faculdade de Sade Ibituruna- FASI. Mestre em Lingustica pela Universidade de Franca- UNIFRAN. Especialista em Lingustica Aplicada pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES.

Otoni/MG, estruturada com uma sala de computao, contando com 30 computadores ligados em rede. Os computadores esto funcionando com o programa Windows XP, instalado o editor de texto Word, o programa Power Point de apresentao e uma linha telefnica conectada para acessos internet. A interveno realizada buscou favorecer o desenvolvimento da prtica de leitura e interpretao de textos dispostos na internet. Aps a execuo da interveno, verificou-se a possibilidade de repensar a prtica de leitura de textos virtuais escritos representativos das diversas modalidades e, em especial, textos produzidos em situaes de interaes decorrentes das redes sociais, Orkut, Facebook, Messengers, Twitter, que fazem parte do universo dos alunos da turma onde foi executada a interveno. Para analisar essas contribuies da tecnologia para a leitura e interpretao de texto pelos alunos, props-se abordar os aplicativos da ferramenta web, buscando responder a seguinte questo-problema: "Quais as contribuies que a insero da internet no contexto escolar pode trazer s prticas de leitura e interpretao? Responder esta questo implica considerar as relaes entre o aspecto cognitivo de leitura e as informaes veiculadas na rede virtual durante a interveno realizada na escola. Alm disso, considerou-se o contexto social fora da escola rua, shoppings, dentre outros, onde existem inmeras ferramentas tecnolgicas disposio dos alunos, como por exemplo, os caixas eletrnicos dos bancos; as informaes diversas contidas em painis digitais nas ruas; leitoras de preos nos corredores de supermercados; dentre outras. Ento, viu-se que a escola no poder ficar margem dessa realidade tecnolgica, a qual comporta inmeras possibilidades de aprendizagem e aquisio de conhecimentos. Quando foram observadas as possibilidades de leituras diversas para alm dos livros e demais mdias que percebeu-se a importncia de utilizar a internet para a leitura virtual; para que o aluno seja capaz de relacionar-se com as linguagens contidas nos textos da internet e com as ferramentas da web. Concepes de Leitura O significado de Leitura numa viso epistemolgica vem do latim medieval lectura e quer dizer ato ou efeito de ler; tambm podemos consider-la como sendo arte de compreender textos. Segundo Marisa Lajolo (2001, p.142)

Ler no decifrar, como num jogo de adivinhaes, o sentido de um texto. , a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacion-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da prpria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelarse contra ele, propondo outra no prevista.

Consoante s idias de Lajolo, Martins (2005) afirma que esse conceito de leitura no est geralmente restrito decifrao da escrita durante sua aprendizagem. No entanto, liga-se por tradio ao processo de formao do indivduo, sua capacidade para o convvio e situao social, poltica, econmica e cultural, ou seja, liga-se ao conhecimento de mundo e suas experincias. Depreende-se das ideias Martins (2005) que a leitura como uma mera decodificao faz prevalecer o aprender sem saber o porqu ou para qu, impossibilitando o aluno compreender o verdadeiro significado do que lido. A concepo do ato de ler de acordo com Piletti (2000) consiste em um processo dinmico e ativo, em que ler um texto implica no s aprender o seu significado, mas tambm trazer para esse texto a experincia e a viso de mundo como leitor. As Contribuies da Internet para as Prticas de Leitura e Interpretao A leitura constitui-se como um elemento que possibilita a compreenso de textos de diversas reas de conhecimento, por isso pode ser considerada uma ferramenta importante para auxiliar os alunos em seu desenvolvimento escolar. A partir disso usamos a internet como uma rede comunicao, de leitura e busca de informaes. Segundo Moura (1998, p.11) a internet uma
rede global de informao, mais conhecida por Internet, alterou a forma de comunicar e acessar informao. medida que caminhamos para o final do sculo, a Internet vai-se afirmando cada vez mais nos diversos espaos da nossa vida contempornea: poltica, economia, publicidade, comunicao social, investigao, etc. A Internet assume-se como um novo lugar de lazer, de divertimento, de comrcio e servios, de educao, de investigao, de informao, de comunicao, etc. A Internet vai, cada vez mais, abrangendo as mais diversas reas da nossa sociedade. A Internet uma rede mundial de computadores ligados entre si e que usam um protocolo de ligao comum (TCP/IP), partilhando dados da mais diversa ordem. Estar ligado a esta rede global significa ter acesso a um novo mundo de possibilidades, que eram impensveis h uns anos atrs. A Internet veio revolucionar o nosso mundo de comunicao, possibilitando-nos aceder a bibliotecas, livrarias, universidades, grupos de investigao, professores, etc., dos mais variados cantos do mundo.

A utilizao da web nas aulas de Lngua Portuguesa se evidencia como uma grande aliada prtica pedaggica de ensino, uma vez que o acesso a rede virtual possibilita a interao com a diversidade textual atravs de aplicativos comumente usados pelos alunos tais como jogos, messengers, blogs, flogs, facebook, orkut, twitter . Essa diversidade de ferramentas virtuais aplicativos virtuais - favorece a prtica metodolgica de articular os textos com a realidade vivida por eles por meio da leitura. Atravs das redes sociais as interaes proporcionam a produo de conhecimento em rede, pois h trocas de experincias, ideias, opinies nas ferramentas de comunicao. A figura abaixo mostra a aparncia atual das principais redes sociais que so ferramentas onde inmeras pessoas se comunicam e se relacionam. Marteleto (2001, p.72) define redes sociais como um conjunto de participantes autnomos, unindo idias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados.No aspecto educacional podem ser usadas para anlises textuais e gramaticais, por possurem muito contedo lingustico propcio as atividades de Lngua Portuguesa.

Figura 01: Redes sociais de entretenimento Fonte: www.google.com .br

Atravs da rede virtual da internet, a prtica da leitura permite,


por exemplo, acessar ttulos de obras raras de qualquer parte do mundo. Antes, esse tipo de material s poderia ser encontrado nas grandes bibliotecas e era acessvel apenas a pequenos grupos com condies de viajar para conhec-las. Atualmente, ao simples comando do mouse, elas aparecem na tela do computador. A internet pode ser valiosa na busca de livros. Cada estudante precisa descobrir qual o tipo de leitura que mais o atrai. Ningum pode dizer que no gosta de ler, se no leu gneros diferentes. Dizer que prefere computador no um impedimento para ser um bom leitor. A diferena que, em vez de virar pginas, a pessoa s vai clicar no mouse. (COSTA, 2007, p.8)

Nessa perspectiva, o ensino de Lngua Portuguesa atravs do uso dos aplicativos do meio virtual pode se tornar mais atrativo, pois alm da leitura possvel aproveitar as imagens, animaes, udio e estudar contedos de Lngua Portuguesa utilizando as diversas

formas de entretenimento por meio de chats, messengers, web blogs bem como redes sociais. Isso se traduz na leitura contextualizada. Segundo Ugarte (2009) a internet potencializa o funcionamento da rede, funcionando como plataforma de auxlio. Sendo assim, as redes sociais virtuais podem utilizar recursos diversos, tais como, e-mails, fruns, chats, listas de discusso e programas virtuais sociais (orkut, twitter, myspace) conforme Machado e Tijiboy (2005). Assim como nos livros, a leitura no meio virtual deve ser dotada de sentido para que o aluno consiga desenvolver tais habilidades. Fulgncio e Liberato (2001 p.98) afirmam que a obteno de informao atravs da linguagem no se faz pela compreenso de cada elemento; ou seja, a decodificao, mas utilizando-se das informaes visuais e no-visuais em que se podem conectar as partes dos textos e enfim compreend-las. Observa-se ento, que por meio de elementos visuais e no visuais dispostos no mbito miditico, o aluno deve reconhecer no texto o significado das informaes contidas. De acordo com Levy (1994 p.74),
Novas maneiras de pensar e de conviver esto sendo elaboradas no mundo das comunicaes e da Informtica. As relaes entre os homens, o trabalho, a prpria inteligncia dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, viso, audio, criao e aprendizagem so capturados por uma Informtica cada vez mais avanada.

O professor de Lngua Portuguesa tem possibilidades atravs das novas tecnologias de despertar nos alunos a habilidade de interpretar diversas modalidades textuais para que eles sejam capazes de colher e roubar sentidos dos textos que lerem (Cf. PAULINO, 2001, p.34). Em outras palavras, devemos "olhar" as prticas de leitura para alm da dimenso escolar, j que as prticas antes de serem escolares, so sociais. Na viso da autora, trata-se de uma leitura voltada para participao e interao social mais crtica e reflexiva. Machado e Tijiboy (2005) apontam que na educao o uso das comunidades virtuais um campo ainda pouco explorado, porm promissor. Por isso que se considera importante a utilizao de recursos que favoream o desenvolvimento das habilidades necessrias do aluno para a aprendizagem. Conforme Costa (2007, p.8) trata-se da leitura na era tecnolgica. O aluno deve saber se relacionar com qualquer tipo de texto, abstrair, alm das informaes, o contexto implcito e o objetivo do autor ao veicular seu discurso, como por exemplo, no caso de propagandas apelativas que recheiam os sites a fim de chamar a ateno do consumidor virtual.

Essa contribuio da internet para a prtica de leitura e interpretao de textos pde ser comprovada a partir da realizao da interveno pedaggica na escola municipal situada na cidade de Tefilo Otoni- MG, sobre a qual discorremos a seguir. A interveno e seus resultados

A prtica da interveno baseou-se no desenvolvimento de atividades de leitura e interpretao de textos dispostos na rede virtual da web tais como sites de buscas de informaes e de entretenimento, bem como aplicao das normas culta nas anlises textuais. Inicialmente, foi aplicado um questionrio aos trinta alunos da turma, com o objetivo de fazer uma identificao do perfil desses alunos quanto aos acessos internet. No questionrio aplicado foi perguntado que tipo de sites era mais acessado por eles, sendo que, da totalidade da turma, verificou-se que o teor dos sites acessados era de entretenimento. Diante disso, foi possvel constatar que alunos e alunas acessavam os sites na mesma proporo; ou seja, 100% dos meninos e das meninas acessam a internet. Quanto frequncia, verificou-se que os acessos eram constantes, considerando as formas de acesso rede pelos mobilles (celulares e computadores de mo). Assim, vinte e um alunos afirmaram acessar a internet todos os dias da semana, sendo que nove acessam de um a quatro dias semanais. No foi surpresa verificar que a maioria dos alunos acessa as redes sociais, que somente seis tm frequncia de acessar sites informativos; os vinte e quatro tm preferncia pelas redes sociais de entretenimento. A partir dessas informaes as atividades de interveno se iniciaram. Nas duas primeiras aulas da interveno os alunos foram orientados a aplicar as normas de netiqueta3. Nessa atividade os alunos foram encaminhados ao Laboratrio de Informtica com acesso a rede de internet; em seguida foram orientados a acessarem o messenger (msn) do servidor da web chamado Windows Live para realizar um chat com usurios on line no momento do desenvolvimento da aula. A aplicao das normas de netiqueta priorizou a observao das mensagens recebidas durante a conversa via messenger em que se verificou que a interao no atendia as normas de netiqueta, pois havia palavras escritas predominantemente em maisculas (que expressam irritao), muitas abreviaturas que s vezes impossibilitavam o entendimento, bem como ausncia de correo ortogrfica. Ao final desta atividade eles adquiriam a capacidade de diferenciar os textos veiculados nas
3

Netiqueta a forma aportuguesada do termo ingls " netiquette", que significa "etiqueta (bons modos) e boa escrita na Internet". In: http://www.portaldoscantinhos.com/portal/netiqueta.htm Acesso em 08/10/2011.

interaes do meio virtual, dos textos dotados de adequao gramatical e que atendem norma culta da lngua, tais como os textos presentes nos sites dos jornais Estado de Minas, Folha de So de Paulo, dentre outros. Por fim, foram realizadas anlises lingustico-discursivas dos textos presentes nas comunidades do orkut em que os alunos foram orientados a descreverem os aspectos presentes nos textos que apresentavam incoerncia, falta de coeso, bem como as incorrees ortogrficas. Consideraes Finais A leitura no meio digital possui a funo de criar condies para o educando realizar a sua prpria aprendizagem, conforme seus prprios interesses, necessidades, fantasias, segundo as dvidas e exigncias que a realidade lhe apresente. Diante da evoluo tecnolgica nos ltimos tempos, a escola tem mais uma funo importante, que a de tornar seu alunado apto a ter contato com as tecnologias, como: aplicativos dos computadores e internet, investindo no conhecimento e levando-os a refletir sobre a importncia destes recursos para o seu bem estar intelectual e social- que saber fazer bom uso da linguagem com boa habilidade de leitura e interpretao aliada ao saber usar as ferramentas tecnolgicas. Assim, foram desenvolvidas atividades de leitura crtica dos contedos dos sites de diversas categorias: entretenimento, informativos, relacionamentos e tcnico-cientficos. As atividades das anlises lingustico-discursivas dos textos pelos alunos consideraram todos os sites que eles comumente acessavam, tais como perfis do facebook, orkut e twitter. O que era considerado intil pedagogicamente pelos professores da escola que nunca utilizaram esses sites nas atividades, segundo os alunos da turma, por serem sites desprovidos de contedos cientficos, na disciplina de Portugus pode se tornar ferramenta de aplicabilidade de contedos como variao lingustica, funes de linguagem e interpretao pela leitura cognitiva. As abordagens aqui propostas visaram verificar as contribuies que o uso das tecnologias computador com internet - para a leitura e interpretao de textos, a fim de contribuir para a prtica educativa do ensino da Lngua Portuguesa contextualizada por meio da leitura crtica e reflexiva dotada de construo de sentidos. Diante do exposto, verifica- se que o importante ao utilizarmos internet na sala de aula no transformar a ferramenta na principal figura educacional, pois os alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocnio e atitudes ativas para a

produo do conhecimento atravs da leitura. A utilizao das ferramentas tecnolgicas por si s no garantir a aprendizagem dos estudantes e a utilizao de instrumentos didticos, na verdade poder e dever estar a servio do processo de autonomia intelectual na produo de um novo conhecimento. Durante a fase de interveno, percebemos que a internet no campo didticometodolgico mais do que uma rede comunicao. uma ferramenta que possibilita a participao em eventos colaborativos, em listas de discusso atravs da trocas experincias, ou seja, trata-se de uma ferramenta de expresso poltica e social. Referncias
COSTA. J. M. A leitura na era tecnolgica. Jornal Estado de Minas Caderno D + 06/02/2007. FULGNCIO, L.; LIBERATO, Y. Como facilitar a leitura. 4. ed. So Paulo: Contexto, 2001. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. Ed 6. So Paulo: tica, 2001. LEVY, P. As tecnologias da inteligncia : o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A.V. Redes Sociais Virtuais: um espao para efetivao da aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na educao. CINTED-UFRGS, v. 3, n 1, mai. 2005. MARTELETO, R. M. Anlise de Redes Sociais aplicao nos estudos de transferncia da informao. Ci. Inf., Braslia, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001. MARTINS, M. H. O que leitura. Coleo Primeiros Passos, n 74. So Paulo: Brasiliense, 2005.

MOURA, R. M. A internet na educao: um contributo para a aprendizagem Autodirigida. Inovao, 1998. p.11,177-129. Disponvel em: http://rmoura.tripod.com/internetedu.htm. Acesso: 05/10/ 2011.
PAULINO, G. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001. PILETTI, C. (org). Didtica especial. So Paulo: tica, 2000. TAJRA, S. F. Informtica na educao: novas ferramentas pedaggicas para o professor da atualidade. 3. ed. So Paulo: rica, 2001. UGARTE, D. El poder de las redes. Manual ilustrado para personas, colectivos y empresas abocados al ciberactivismo. Disponvel em: http://www.deugarte.com/manual-ilustrado-paraciberactivistas. Acesso em: 01/11/2011.

Anda mungkin juga menyukai