Anda di halaman 1dari 3

PROBLEMA INVERSO

Diagrama de Esforo Normal

AD=DB=4m Diagrama de Esforo Cortante

Diagrama de Momento Fletor

AC=2m

10 - 0,5s(1 + s)

1o passo: Identificar o elemento estrutural analisado tendo em mente que os diagramas dos esforos internos solicitantes so traados tendo como suporte o esqueleto do elemento estrutural. Portanto, conclui-se que o elemento estrutural em questo uma viga horizontal com 8 metros de comprimento.

8m

2o passo: Identificar a quantidade de segmentos utilizados no traado dos diagramas dos esforos internos solicitantes. Dos diagramas dos esforos normal e cortante nota-se, claramente, que esses utilizam dois intervalos AD e DB. Porm, a partir do diagrama de momento fletor, observa-se o desmembramento do intervalo AD em AC e CD, totalizando 3 intervalos ao longo de toda a viga, que so AC, CD e DB, com 2 metros, 2 metros e 4 metros de comprimento, respectivamente.
A 2m C 2m D 4m B

3o passo: Identificar em cada intervalo os carregamentos distribudos baseandose nas equaes diferenciais de equilbrio. Nos trs intervalos o esforo normal representado por funes constantes, o que leva a carregamentos distribudos longitudinais nulos. Nos dois primeiros intervalos o esforo cortante representado por funes constantes, o que leva a carregamentos distribudos transversais nulos. No ltimo intervalo o esforo cortante representado por uma funo linear, o que leva a um carregamento transversal constante. Em todos os intervalos as derivadas das funes representativas do momento fletor so iguais aos correspondentes esforos cortantes, o que leva a momentos distribudos nulos. Lembrar que as unidades dos carregamentos so compatveis com as unidades dos esforos internos solicitantes.
1tf/m A 2m C 2m D 4m B

4o passo: Identificar as aes concentradas nos pontos de transio de intervalos tendo em mente que as descontinuidades dos esforos internos solicitantes esto relacionadas com as correspondentes aes concentradas. As descontinuidades dos esforos normal e cortante na transio do segundo intervalo para o terceiro intervalo so geradas por cargas aplicadas nas direes longitudinal e transversal, respectivamente. Do diagrama de momento fletor identifica-se uma carga momento aplicada na transio do primeiro intervalo para o segundo intervalo.
4tf 4tf.m A 2m C 2m D 6,8tf 4m 1tf/m B

5o passo: Finalmente, identificar as aes concentradas nas extremidades do modelo, fazendo-se as leituras diretamente dos esforos internos solicitantes nesses pontos, chegando-se ao diagrama de corpo livre em questo.
4,5tf 3,5tf 4tf.m 6,8tf A 2m C 2m D 6,8tf 4m 4tf 1tf/m B

Anda mungkin juga menyukai