Anda di halaman 1dari 6

AULA II.

II CAMINHOS SEGUIDOS PARA A PRODUO DO

MATERIAL DIDTICO
Resumo da Aula II.II Veremos passo a passo como elaborar a proposta pedaggica para a disciplina de Cincias Naturais para os alunos do ensino fundamental, e como construir o material didtico.

Proposta Pedaggica A sociedade contempornea exige cada vez mais que as Instituies de Ensino estejam atentas, no apenas ao refinamento dos contedos programticos mais atualizados, mas aos seus professores, que devem se familiarizar com as mais variadas metodologias de ensino, buscando sempre maior qualidade aos cursos a serem ofertados. Em toda atividade docente, existe um pensamento pedaggico que a perpassa, independentemente da modalidade de educao escolhida ou de mdias utilizadas. Ao fazer Educao, muito importante ter em mente, quando se escrevem os materiais didticos, o seguinte:

Vamos discutir no frum! Falem as suas opinies, e tirem dvidas!

Quais so os objetivos do curso e da disciplina? Os contedos selecionados esto de acordo com a proposta pedaggica

do curso?
Os contedos selecionados so realmente necessrios para serem

trabalhados na disciplina?
Como devem ser escritos para que tenham afinidade com a proposta

pedaggica e com os objetivos?

Que tipo de aluno se quer formar?

Construo dos Textos do Material Didtico Para o aluno construir o seu conhecimento, necessrio partir das suas experincias, de suas vivncias, de seu processo de trabalho, para que, a partir deles, reflita sobre sua prtica. Portanto, a partir da temtica a ser trabalhada, importante questionar o aluno sobre seus conceitos, vivncias e percepes, favorecendo um movimento de prtica-teoria-prtica. Fotos, figuras, desenhos, tabelas so recursos que podem e devem ser utilizados didaticamente, pois ajudam a dinamizar a leitura e facilitam, muitas vezes, a compreenso da temtica, alm de representarem um atrativo disposio do aluno. O uso desses recursos e outros tipos de linguagens facilitam e motivam o aprendizado, auxiliando-o na relao teoria-prtica, e se justifica, segundo (LAASER, 1997), por que:
Torna a mensagem mais clara; Quebra a monotonia do texto corrido; Ajuda os alunos a lembrar das informaes mais facilmente; Motiva os alunos leitura e aumenta a ateno; Torna o impresso mais atrativo; Ajuda a tornar a aprendizagem mais real; Permite a universalizao da comunicao.

H, tambm, Caixa de texto (box), hipertextos ou links, recursos que possibilitam a insero de fatos, informaes adicionais e exemplos que ilustram o contedo, sem "quebrar" a idia principal que vem sendo desenvolvida no texto. Em diagramao, so conhecidos por box ou caixas de textos cercadas. Essa linguagem mais apropriada a materiais impressos.

Porm, com a popularizao da Internet, passou-se a denomin-los tambm hipertextos ou links, lembrando os vnculos entre o contedo principal com um hipertexto explicativo usado na web. O link passa a ser, ento, uma palavra em destaque (geralmente em outra cor ou sublinhada) que mostra a explicao maior ou um indicativo de acesso, quando o mouse desliza sobre ela. Textos como cartoon e charge so recursos informativos que auxiliam na interpretao crtica de determinadas situaes e conferem leveza ao texto, situao desejvel para a aprendizagem. Como em qualquer texto didtico/cientfico, necessrio apresentar outros autores e seus conceitos sobre o tema em questo. Ao inserir citaes nas produes textuais, deve-se estar atento s instrues sistematizadas das normas da ABNT. O texto expresso em cada Unidade de inteira responsabilidade do Autor. Isso significa que as fontes utilizadas para sua organizao devem ser sempre indicadas, sendo, no caso de citaes textuais, indispensveis o uso de aspas, alm da referncia obra - indicao do sobrenome do(s) autor(es), ano de publicao e pgina(s) em que o texto se localiza. O elemento grfico um componente essencial em muitos textos e pode ter efeito positivo sobre a motivao do leitor/aluno. Hoje, esto disponveis vrias pesquisas indicando o que mais atrativo para o leitor: tamanho da fonte, espaamento entre linhas, organizao da informao, uso racional e equilibrado de imagens e cores. Porm, nada de exageros! Um material didtico deve trabalhar com equilbrio os elementos disponveis. No ser uma pgina muito enfeitada, colorida (poluda) que vai chamar leitura. Isso, na verdade, pode afugentar o leitor/aluno, que se dispe a aprender a distncia. Para facilitar o processo de edio, o professor-autor deve encaminhar os textos acompanhados de fotos e quadros de forma organizada para que a diagramao seja facilitada. A elaborao apresentao. da unidade. As dos exerccios no requer cuidadosa estruturao e questes podero aparecer "soltas",

descontextualizadas, ao contrrio, devem contemplar os objetivos especficos

Ensejar ao aluno momentos de reflexo e de estudo, de vital importncia para que a aprendizagem ocorra. Assim, os exerccios de passagem/atividades de aprendizagem so necessrios, pois possibilitam avaliar e auto-avaliar o processo ensino-aprendizagem. Outro cuidado a ser levado em considerao quanto coeso textual, ou seja, o entrelaamento entre cada Unidade e suas subdivises para que o aluno v construindo coerncia a partir da leitura do texto e chegue ao sentido global daquilo que est ali escrito. Algumas dicas imprescindveis para construir um texto coeso:
O material impresso deve ser auto-suficiente; Os

pargrafos devem apresentar apenas uma ou duas idias

relacionadas;
Os subttulos so teis para que os alunos possam ver que o professor

est apresentando uma idia nova;


A construo de "pontes" importante, pois representam elementos de

transio entre as sees ou pargrafos;


As idias principais devem ser recapituladas ao final de cada unidade; A idia principal da prxima unidade deve ser includa como pargrafo

final da unidade em estudo.

O material virtual ou contedo digital diferencia-se do impresso pela forma de apresentao. Alm do que comumente apresentado em forma de texto (material impresso, seja virtual ou no), so oferecidas oportunidades de, a partir dos temas em discusso, apresentarem o contedo utilizando links, hiperlinks, vdeos, fotos, flashes, msica, jogos, realidade virtual, entre outros recursos. As dicas anteriormente descritas servem para o material virtual tambm. O contedo digital requer organizao diferenciada e esquematizada, com o apoio de um design instrucional, que verificar as possibilidades de

interao do usurio com outros espaos para alm do descrito, ensejando buscas, questionamentos, aprofundamentos em diferentes informaes ou autores, favorecendo, assim, a diversidade de conhecimentos. Elaborao de Exerccios O texto impresso e virtual precisa ser dinmico. Para tanto, necessrio reconhecer que atividades de aprendizagem e comentrios de auto-avaliao so essenciais para qualquer material didtico de boa qualidade. Portanto, desenvolver atividades claras, atraentes e, sobretudo, teis para os alunos muito importante. Para sugerir atividades e comentrios, o professor-autor conta com algumas dicas:
Ter em mente os objetivos. A regra geral que os comentrios e

atividades orientem os alunos para a construo do conhecimento.


Considerar os pontos polmicos mais freqentes sobre os contedos

apresentados e desenvolver atividades para que sejam discutidas.


Lembrar as prprias experincias ao aprender e compreender as idias

e os conceitos discutidos. Recriar experincias anlogas para seus alunos.


Considerar a possibilidade de elaborar estudos de caso para que o

aluno desenvolva aes concretas a partir da sua realidade e/ou de vrios papis imaginrios frente a aes concretas.
Disponibilizar grficos e imagens para que o aluno interprete e comente,

em lugar de receber seus comentrios e interpretaes.


Elaborar atividades que exijam do aluno relacionar partes importantes do

texto, comparar, contrastar, identificar diferenas, indicar semelhanas.

O material didtico (impresso e virtual) um recurso que pode possibilitar ao sujeito romper com o conhecimento pr-estabelecido, para superar sua conscincia ingnua e adquirir uma conscincia crtica, e pode se

tornar ainda mais interessante se aliado a outras estratgias de aprendizagem. Com o avano no uso das tecnologias de comunicao, o material impresso tem sido utilizado de forma cada vez mais integrada com outras mdias. Conforme j se deixou evidenciado, o material impresso deve contemplar o necessrio para o estudo do aluno e tambm acrescentar outras possibilidades e recursos para auxiliar na construo do conhecimento.

Anda mungkin juga menyukai