Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ADMINISTRAO PBLICA INSTITUIES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO VANESSA VIEIRA DUARTE TURMA C ________________________________________________________ _____________________________________

APLICAO DAS FONTES DO DIREITO QUANDO H LACUNAS NA NORMA JURDICA

O Direito, que o conjunto de normas que regulam a conduta dos indivduos de uma sociedade, possui a existncia comprovada de lacunas, seja o ordenamento jurdico considerado completo ou incompleto, fazendo com que a sua integrao seja necessria. Ante o mandamento do non liquet, o juiz no pode deixar de julgar alegando a inexistncia de uma norma adequada, reguladora para um caso concreto especfico. De acordo com o artigo 4 da LINDB Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia , os costumes e os princpios gerais do direito., ou seja, h uma previso de que a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito sero os meios integradores das lacunas. As aes do Administrador Pblico esto pautadas nos princpios da Administrao Pblica que so: legalidade, moralidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Esses so os princpios explcitos, mas existem ainda os implcitos. Todos eles, de maneira geral, procuram eliminar lacunas, oferecendo coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico para que o Administrador venha a agir de acordo com o que a lei determina. Mas, o dinamismo da vida e dos fatos faz com que o legislador no preveja todas as hipteses que tero respaldo na lei. Sendo a lei omissa, d ensejo a sua integrao por parte do Administrador atravs da analogia, dos costumes e dos princpios gerais do direito para que atravs desses

recursos possa preencher as lacunas que tantos os princpios explcitos quanto os implcitos no tiveram condies de suprir. Analogia a integrao atravs de comparao com uma regra legal j existente. Costumes Diniz (1997) entende por costume uma norma que deriva de longa prtica uniforme ou da geral e constante repetio de dado comportamento sob a convico de que sua obrigatoriedade corresponde a uma necessidade jurdica (DINIZ, 1997, p.96) O verdadeiro mtodo integrativo o costume dito praeter legem, ou seja, so aqueles que disciplinam matrias que a lei no conhece(FERRAZ JR,2003, p.243). Esse o costume utilizado para suprir as lacunas do direito. Princpios gerais do direito So princpios universais para o preenchimento de lacunas. Os princpios gerais de direito so cnones que no foram ditados explicitamente pelo elaborador da norma, mas que esto contidos de forma imanente ao ordenamento jurdico (DINIZ, 2003, p.458)

Referncias: ANTUNES, Fbio Luiz. Equidade como instrumento de integrao das lacunas do direito.2011.Artigo (Direito) Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Disponvel em : http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9629&revis ta_caderno=27. Acesso em: 08/10/2013. LINDB Lei de Introduo s normas do direito brasileiro. Captulo I. Disponvel em: http://www.editorajuspodivm.com.br/i/f/CIVIL%20OAB%20-SITE.pdf. Acesso em : 08/10/2013.

VACCARI, Edson. A INTEGRAO DA NORMA JURDICA E A HERMENUTICA EM FACE DO PRINCPIO DA LEGALIDADE NA

ADMINISTRAO PBLICA BRASILEIRA. Disponvel em: http://www.amatra18.org.br/site/ProducaoCientifica.do?acao=carregar&vo. codigo=124 Acesso em: 09/10/2013.

Anda mungkin juga menyukai