Anda di halaman 1dari 6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

Mariza Rauber
Tradicional Reiki Master

O Sistema dos Sete Chacras


Chacra Bsico

Esse primeiro chacra responsvel pela vitalidade e pela manuteno dos aspectos slidos do corpo. tambm fonte do fogo serpentino ou Kundalini. Localiza-se na base da coluna vertebral, tem quatro ptalas e visualizado na cor vermelha. O chacra bsico ou raiz representa a manifestao da vida fsica. Portanto, do 1o ao 7o ano de vida a criana deve aprender a enraizar-se estabelecendo-se nas leis de seu mundo e aprendendo a regular suas vontades de comer e de beber, a fim de criar um comportamento adaptado a sua identidade terrestre. Esse chacra se relaciona com a juventude, a iluso, a clera, a avareza e a sensualidade. Pessoas vivendo motivadas pelo chacra bsico tm um comportamento violento ligado insegurana e chegam a dormir 10 a 12 horas sobre o estmago. So normalmente materialistas e pragmticas. O chacra bsico esta relacionado com as glndulas supra-renais, cujos hormnios so parte essencial de manuteno da vida no corpo. As gnadas so a ligao glandular para o chacra raiz. So os testculos no homem e os ovrios na mulher. Fazem parte do sistema endcrino, clulas secretoras com capilares nas regies adjacentes ligadas pelo tecido conjuntivo. A glndula pituitria s vezes chamada de "glndula mestra". Ela poderia ser considerada como a regente de uma orquestra glandular. Ao seu "comando", os hormnios so secretados dos testculos e dos ovrios. Aqui, h uma relao bvia com a fertilidade e com o desempenho, com os impulsos e com os instintos sexuais. A secreo das gnadas assegura que os processos naturais - tais como a puberdade - aconteam normalmente, no momento apropriado. Quando h disfuno nesses aspectos do crescimento, o trabalho especfico com o chacra raiz ajudar uma vez mais no processo de cura.

Uso das cores para cura


Embora um chacra da raiz saudvel possa ser observado em cores vermelhas muito brilhantes, nos processos de cura as tonalidades brilhantes devem ser utilizadas com reservas. O mais simples e o mais eficaz exerccio visual de cura para cada chacra imaginar as cores "familiares" do chacra fluindo nas ptalas a fim de abastec-lo. No chacra da raiz o melhor utilizar os tons mais suaves de vermelho e para as pessoas muito sensveis a esta cor, o recomendvel so os tons de marrom e a cor de malva, ou ainda, o verde. Sabemos que cada cor tem seu complemento, e o verde o complemento do vermelho.
www.marizarauber.com/chacras.html 1/6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

Chacra Esplnico

O segundo chacra possui seis raios revelando as cores roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho-forte e rosa. O chacra esplnico localiza-se na regio correspondente ao bao fsico e est intimamente relacionado a circulao sangnea. Disfunes nesse chacra podem gerar anemias e at mesmo a leucemia. tambm responsvel pela vitalizao do duplo etrico enquanto o chacra bsico est mais relacionado ao corpo fsico. Uma criana com a idade de oito a 14 anos est motivada pelo segundo chacra, dormir entre oito a dez horas em posio fetal. J adaptada ao mundo fsico (funo do primeiro chacra) a criana comea a sair do crculo familiar e a fazer amizades. Desejos e fantasias surgem da necessidade do esprito de sair do corpo podendo gerar uma fuga da realidade. Os anos de desenvolvimento desse chacra so aqueles em que h uma descoberta e uma explorao da individualidade. Essa fase pode ser tanto fascinante quanto cansativa para pais e mestres. A criana necessita de limites, mas tambm de flexibilidade. Os padres de comportamento, os gestos repetidos e a rotina ajudam a conservar certa base de segurana. Esta fomenta a capacidade de ver a vida como uma aventura emocionante de descobertas. A represso, os traumas e os conflitos durante este estgio de desenvolvimento apresentam efeitos de longo alcance e deixam marcas que custam a desaparecer. O chacra esplnico conserva energias particularmente vitais para a vida. Ele se liga diretamente ao chacra da garganta, que o centro da expresso. Quando o fluxo entre esses dois centros insuficiente, difcil desempenhar um papel gratificante na vida; entretanto em virtude da sua vitalidade, o chacra esplnico apresenta um grande potencial de cura, tanto para si mesmo como para o ser como um todo. A pessoa que consegue o desenvolvimento positivo desse chacra torna-se um excelente terapeuta produzindo curas extraordinrias. Algumas obras consideram como o segundo chacra, o sacro, localizado dois dedos abaixo do umbigo. O chacra esplnico est intimamente relacionado aos fenmenos medinicos. tambm um grande captador do prana rosa prana da vitalidade. Pessoas desvitalizadas tm comprometido esse chacra, sendo necessria sua harmonizao. Em casos de obsesso do tipo vampirismo, esse o chacra mais afetado.

Uso das cores para cura


O laranja nas suas tonalidades mais vvidas por vezes sentido como enervante e conflituoso. Nesse caso, o mbar e o dourado deveriam ser usados nas visualizaes e na cura do chacra esplnico. Nos perodos de convalescena, quando a pessoa se sente cansada ou apenas precisa de certo estmulo em termos de energia, visualizar a luz laranja fluindo para o chacra esplnico muito eficaz. Usando elementos da cromoterapia percebe-se que para auxiliar as pessoas desvitalizadas pode ser til colocar uma tigela com laranjas em determinado cmodo ou um vidro mbar ou laranja pendente de uma janela atravessada pela luz do sol.

Chacra Umbilical

www.marizarauber.com/chacras.html

2/6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

Possui dez raios ou ptalas que variam do vermelho ao esverdeado. Trata-se do centro da vontade ou do ego inferior. Ligado ao sistema digestivo assimilao dos alimentos e dos nutrientes. A assimilao deve ser compreendida num sentido mais amplo que inclui a assimilao mental e psicolgica do conhecimento e da experincia. tambm ligado ao elemento fogo, viso e s energias psquicas. Sendo assim, a pessoa que tem esse plexo desenvolvido ter maior sensibilidade para perceber as intenes dos outros, sejam boas ou ruins. O desenvolvimento desse chacra produz uma independncia maior e ir coincidir com a adolescncia. O chacra umbilical relaciona-se com o corpo astral, de estrutura bem mais sutil que o duplo etrico e ligado essencialmente s emoes. Indivduos dominados pelo terceiro chacra combatero pelo poder pessoal e pelo reconhecimento no se importando com aqueles que podero perder com seus ganhos. Dormir de seis a oito horas, de costas. Quando esse chacra apresenta um funcionamento insatisfatrio, o indivduo tende a ficar preso numa rotina inapropriada e a ser incapaz de perceber o modo pelo qual poder realizar a mudana criativa em sua vida. J o equilbrio desse terceiro chacra o dom, isto , servir sem esperar recompensas. E, o indivduo que estiver com o chacra umbilical equilibrado ter alegria e paixo de viver.

Uso das cores para cura


O amarelo claro a cor da mente. Trata-se de uma cor til para usar quando se realiza algum tipo de trabalho ou estudo que envolva a memorizao dos fatos. Pastas, acessrios ou lmpada amarela no local de trabalho ou escrivaninha auxiliam na eficincia. Para se transmitir a energia de cura ao chacra umbilical, o dourado e o rosa so as melhores cores. O dourado deve ser visualizado na forma da luz do sol pura e branda. A luz do sol verdadeira no chacra umbilical pode ajudar no metabolismo, na viso e em todos os sentidos do bem-estar do corpo fsico. O rosa transmite a suavidade que o chacra umbilical tambm exige.

Chacra Cardaco

Localiza-se na regio do corao fsico mais prximo do centro do peito. Pode-se dizer que seja o equilbrio entre os trs chacras que se localizam acima dele e os trs da parte inferior do corpo. Seu elemento o ar e apresenta-se com 12 raios ou ptalas de um amarelo brilhante. Diz-se que no corao encontra-se o antlope que o smbolo mesmo do corao, muito aberto, muito sensvel e muito inspirado. Um indivduo ligado ao quarto chacra entra numa vibrao de compaixo, de desprendimento, de sabedoria e de amor incondicional. Os apegos aos prazeres terrestres, honras e humilhaes, no o preocupam. Portanto, vive em harmonia com os mundos interior e exterior. Dos 21 aos 28 anos, o ser estar mais ligado ao quarto chacra pois este seria o perodo de seu desenvolvimento. A ligao glandular aqui se faz com o timo. Ele faz parte do sistema linftico, situado abaixo da tireide e das glndulas paratireides. Em seu livro "Cura Espiritual e Imortalidade", Patrick Drouot explica: "A atividade tmica e o funcionamento de nosso sistema de defesa imunolgica so objeto de ateno considervel, especialmente com o drama da AIDS que destri os leuccitos e tambm as clulas cerebrais humanas, causando deficincia imunolgica, demncias e outras desordens neurolgicas. J que uma percentagem de pessoas
www.marizarauber.com/chacras.html 3/6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

soropositivas no desenvolve a AIDS e s manifesta leves sintomas, pode-se deduzir da que o corpo tem provavelmente mecanismos de proteo natural. Mais uma vez, agindo com tcnicas mentais, terapias vibratrias, dedos de luz, arcos de luz, focalizando-os em certas ptalas do quarto chacra e agindo tambm sobre o tattwa correspondente ao nvel etreo e astral, provavelmente possvel influenciar a timosina, um hormnio complexo sintetizado pela glndula timo. Trata-se obviamente de uma hiptese que resta demonstrar no plano cientfico. Os linfcitos T produzem molculas do tipo hormonal chamadas linfocinas que atacam todo invasor. Uma dessas molculas chamada interferon, composto utilizado com algum sucesso contra a proliferao das clulas cancerosas. Elevando-se graas vibrao do quarto chacra, possvel dominar a arte da lngua, a poesia e o verbo. O ser comea a dominar seu eu obtendo sabedoria e fora interior. A energia Ying/Yang se equilibra. Um ser centrado segundo o chacra Anahata comea a evoluir alm dos limites de seu ambiente para tornar-se autnomo; sua vida de torna ento uma fonte de inspirao para os outros." A pulsao do chacra do corao saudvel a mesma pulsao dos batimentos cardacos constantes. Esse ritmo de pulsao universal, e quando o chacra est equilibrado, estamos em paz com os outros e com o ambiente.

Uso das cores para cura


O verde-primavera cura a dor causada pelo fato de a pessoa ser muito vulnervel vida, e ajuda a abrir o chacra cardaco quando ele se tornou "endurecido" por experincias emocionais destrutivas. O rosa proporciona uma sensao de brandura e transmite consolo s pessoas cujos entes queridos retornaram ao mundo espiritual. O rosa-ametista fortalece o chacra do corao no caso de a pessoa ter passado por doenas que causam debilidade fsica ou por situaes de tenso. Ele equilibra a presso sangnea.

Chacra Larngeo

O chacra da garganta possui dezesseis raios nas cores azul-claros, turquesa, lils e prateado brilhante. O chacra do corao um lugar de encontro e de fuso das energias que fluem descendo do chacra da coroa e das energias que sobem do chacra da raiz, ao passo que o chacra da garganta funciona como uma passagem. O sistema dos sete chacras subdividido em dois grupos que apresentam ao recproca, e o chacra da garganta faz parte dos dois. Na qualidade de um dos cinco chacras inferiores, ele se relaciona com um elemento, com uma idade de desenvolvimento e com um sentido. Como o primeiro dos trs chacras superiores, ele se relaciona com a expresso transpessoal e com o Eu superior, o esprito e a alma. Quando os trs chacras superiores esto abertos e se mostram desenvolvidos e equilibrados, costuma-se ter uma percepo mais apurada da necessidade de servir a humanidade, sem viver em isolamento. Servios prestados coletividade tornam-se uma parte necessria e intrnseca do desenvolvimento e da percepo da pessoa. Este chacra, simbolicamente, governa a pessoa dos 28 aos 35 anos de idade. A pessoa motivada por este chacra dorme em torno de seis horas, mudando de lado. A responsabilidade deste chacra est relacionada expresso das comunicaes espirituais. J sua ligao glandular se faz com as glndulas tireides localizadas na garganta. A ligao com os corpos sutis mais intensa com o corpo mental inferior que apresenta uma textura nas mesmas cores do chacra larngeo. Quando das comunicaes de mentores, os corpos mentais do mdium e do esprito comunicante se encontram tornando possvel o repasse da mensagem por meio de palavras. Se houver uma interao ainda maior, envolvendo os chacras cardaco e frontal, as comunicaes sero mais claras e precisas. A paratireide est contida na prpria tireide e secreta um hormnio que conserva os nveis adequados de clcio no sangue. A atividade muscular de todos os tipos, incluindo o funcionamento do corao, depende dos nveis corretos de clcio no plasma sangneo. Crianas que no apresentam um bom funcionamento da tireide sofrem de idiotia pois que esse hormnios so essenciais para o desenvolvimento do intelecto.

Uso das cores para cura


www.marizarauber.com/chacras.html 4/6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

Toda a gama do azul, desde o mais fraco at o mais escuro, afeta o chakra larngeo. O mais recomendado para a cura o azul do lpis-lazli. Turquesa e gua-marinha so em especial, teis no aumento da capacidade de comunicao diante de grandes grupos. Os professores, escritores e profissionais da mdia podem se beneficiar, usando roupas com essas tonalidades e meditando sobre essas cores. A cor prateada tambm fortalece o chakra da garganta, e sempre deveria ser visualizado quando ocorrem infeces na garganta. Todas essas cores afetam a tireide e paratireide.

Chacra Frontal

O chacra frontal localiza-se entre as sobrancelhas e possui 96 raios. Tambm descrito como tendo duas ptalas, uma branca e uma negra, representando as duas asas do caduceu, o basto de Hermes, o atributo do terapeuta. As cores observadas so rosa e amarelo de um lado e azul e roxo do outro. ligado a glndula pituitria ou hipfise que tem funo coordenadora de todas as outras glndulas endcrinas. Deste modo o chacra frontal desempenha papel importantssimo na viglia espiritual e em toda a qumica do corpo. Quando bem desenvolvido possibilita a clarividncia e os poderes da psicometria. A ligao do chacra frontal mais intensa com o corpo mental superior. Corpo da inspirao que d origem s idias antes de tomarem forma. o plano dos seres arcanglicos: Miguel, Uriel, Rafael e Gabriel.

Uso das cores para cura


O ndigo uma cor cuja percepo e descrio nos difcil de descrever. Trata-se de uma cor intensa, vezes quase negra, mas sempre apresentando uma tonalidade vermelha. Aprender a diferenciar o ndigo , em si mesmo, um bom exerccio para desbloquear e ativar o chacra da fronte. Use o ndigo para treinar a percepo; o turquesa para a lucidez e o malva para ajudar no sistema hormonal.

Chacra Coronrio

No topo da cabea, possui 960 raios, com uma flor central de 12 ptalas. De cores variadas e altssima velocidade em sua rotao, sede da conscincia, centro da unio divina. Os chacras so degraus energticos. medida que vamos subindo, chegando ao chacra da coroa, o nvel de vibrao aumenta. Por meio do chacra coronrio, chegamos aos mais elevados nveis de meditao. Associada ao stimo chacra est a glndula pineal que tem por atividade receber as energias dos chacras e distribu-las na funo celular de todo o sistema endcrino. Sobre os aspectos positivos e negativos do desenvolvimento do chacra da coroa, Patrick Drouot explica: "O stimo chacra, chacra dos msticos, pode ser tambm o dos esquizofrnicos. um chacra ligado iluminao. Segundo Ronald Laing, o pai da antipsiquiatria, os msticos e os esquizofrnicos se encontram no mesmo oceano (lquido encefalorraquidiano?). Mas l onde o mstico nada, o esquizofrnico naufraga. O mstico pois capaz de apreender e gerar vises do aps-vida, de entrar em estados de felicidade de Samadhi e de unio, enquanto o esquizofrnico ignora
www.marizarauber.com/chacras.html 5/6

02/08/13

Reiki - Mariza Rauber

o que lhe acontece. Ele est aqui e ao mesmo tempo do outro lado. Qualifica-se de delrio mstico a desregulagem do stimo chacra que tem necessidade de ser regulado da mesma forma que sua glndula endcrina correspondente, a epfise ou ainda a glndula pineal.

Uso das cores para cura


O violeta apresenta a mais alta taxa de vibrao no espectro das sete cores. Trata-se da cor dos imperadores e da realeza. O branco simboliza tanto a inocncia quanto a perfeio. a cor da pgina em branco, da criana sem experincia, da noiva virginal, mas tambm a cor do iniciado superior refletindo a pureza que advm da inocncia depois da experincia. O dourado simboliza a energia do sol e de tudo o que sagrado. a cor do metal mais precioso, que tambm simboliza a pureza. Por vezes considerada a cor do princpio masculino, mas no chacra da coroa deveria ser compreendido como algo que integra a sabedoria equilibrada e perfeita. O violeta uma cor da purificao - visualiz-lo no chacra coronrio ajudar a eliminar as impurezas do campo energtico. O branco e o dourado ajudam a estimular o contato com o seu Eu superior e com os seus mentores.

Sobre o Reiki
Histria do Reiki Mestres do Reiki Princpios do Reiki Smbolos do Reiki Nveis do Reiki Visite o Espao Mstico O Sistema dos Sete Chacras Entrevista na Rdio CBN Reiki da Revista Cludia Alguns Pensamentos Orao do Mestre em Reiki Saiba qual o seu Anjo Salvador Rafael - O mais novo Reikiano Depoimentos Entre em Contato Cursos - Como Chegar Florais de Saint Germain Senac Esttica Artesanato em Biscuit Voltar pgina inicial

www.marizarauber.com/chacras.html

6/6

Anda mungkin juga menyukai