Anda di halaman 1dari 5

LUCRO ARBITRADO

01. O arbitramento de lucro uma forma de apurao da base de clculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributria ou pelo contribuinte. aplicvel pela autoridade tributria quando a pessoa jurdica deixar de cumprir as obrigaes acessrias relativas determinao do lucro real ou presumido, conforme o caso. Quando conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipteses de arbitramento previstas na legislao fiscal, o contribuinte poder efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado. 02. Ocorridas quaisquer das hipteses que ensejam o arbitramento de lucro, previstas na legislao fiscal (v. pergunta 563), poder o arbitramento: ser aplicado pela autoridade fiscal, em qualquer dos casos previstos na legislao do imposto de renda (RIR/1999, art. 530); ser adotado pelo prprio contribuinte, quando conhecida a sua receita bruta (RIR/1999, art. 531). 03. A tributao com base no lucro arbitrado ser manifestada mediante o pagamento da primeira quota ou da quota nica do imposto devido, correspondente ao perodo de apurao trimestral em que o contribuinte, pelas razes determinantes na legislao, se encontrar em condies de proceder ao arbitramento do seu lucro. 04. A pessoa jurdica que, em qualquer trimestre do ano-calendrio, tiver seu lucro arbitrado poder optar pela tributao com base no lucro presumido nos demais trimestres, desde que no esteja obrigada apurao pelo lucro real (RIR/1999, art. 531, inciso I, e IN SRF n o 93, de 1997, art. 47). 05. A adoo do regime de tributao com base no lucro arbitrado s cabvel na ocorrncia de qualquer das hipteses de arbitramento previstas na legislao tributria. Ocorrendo tal situao e conhecida a receita bruta, o contribuinte poder arbitrar o lucro tributvel do respectivo ano-calendrio, ou somente de um trimestre, sendo-lhe assegurado o direito de permanecer no regime do lucro real nos demais perodos de apurao trimestrais (RIR/1999, art. 531, inciso I, e IN SRF n o 93, de 1997, art. 47). 06. No. Mesmo sendo tributadas com base no lucro arbitrado persiste a obrigatoriedade de comprovao das receitas efetivamente recebidas ou auferidas. O arbitramento de lucro em si por no ser uma sano, mas uma forma de apurao da base de clculo do imposto, no exclui a aplicao das penalidades cabveis (RIR1999, art. 538).

07. O imposto de renda devido trimestralmente ser determinado com base nos critrios do lucro arbitrado quando (RIR/1999, art. 530): a) a escriturao a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indcios de fraudes ou contiver vcios, erros ou deficincias que a tornem imprestvel para: b) identificar a efetiva movimentao financeira, inclusive bancria; ou c) determinar o lucro real; d) o contribuinte deixar de apresentar autoridade tributria os livros e documentos da escriturao comercial e fiscal, ou deixar de apresentar o Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda a movimentao financeira, inclusive bancria, quando optar pelo lucro presumido e no mantiver escriturao contbil regular; e) o contribuinte optar indevidamente pelo lucro presumido; f) o comissrio ou representante da pessoa jurdica estrangeira deixar de escriturar e apurar o lucro da sua atividade separadamente do lucro do comitente, residente ou domiciliado no exterior; g) o contribuinte no mantiver, em boa ordem e segundo as normas contbeis recomendadas, Livro Razo ou fichas utilizadas para resumir, totalizar, por conta ou subconta, os lanamentos efetuados no Dirio; h) o contribuinte no mantiver escriturao na forma das leis comerciais e fiscais, ou deixar de elaborar as demonstraes financeiras exigidas pela legislao fiscal, nos casos em que o mesmo se encontre obrigado ao lucro real. NOTA: As pessoas jurdicas, cujas filiais, sucursais ou controladas no exterior no dispuserem de sistema contbil que permita a apurao de seus resultados, tero os lucros decorrentes de suas atividades no exterior determinados, por arbitramento, segundo as disposies da legislao brasileira (IN SRF n o 213, de 2002, art. 5 o ).

08. O imposto de renda com base no lucro arbitrado determinado por perodos de apurao trimestrais encerrados em 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio (Lei n 9.430, de 1996, art. 1 ; RIR/1999, art. 220 e 530).

09. O lucro arbitrado ser apurado mediante a aplicao de: sobre a receita bruta quando conhecida, segundo a natureza da atividade econmica explorada (RIR/1999, art. 532); quando desconhecida a receita bruta, sobre valores (bases) expressamente fixados pela legislao fiscal (RIR/1999, art. 535).

10. A base de clculo do lucro arbitrado ser o montante determinado pela soma das seguintes parcelas (RIR/1999, art. 532 e 536): I. o valor resultante da aplicao dos percentuais variveis relacionados na pergunta 567, conforme o tipo de atividade operacional exercida pela pessoa jurdica, sobre a receita bruta auferida nos respectivos trimestres; II. ao resultado obtido na forma do item 1 devero ser acrescidos os ganhos de capital, os rendimentos e ganhos lquidos auferidos em aplicaes financeiras (renda fixa e varivel), as variaes monetrias ativas, as demais receitas e todos os resultados positivos obtidos pela pessoa jurdica, inclusive os juros recebidos como remunerao do capital prprio, os descontos financeiros obtidos, os juros ativos no decorrentes de aplicaes e os demais resultados positivos decorrentes de receitas no abrangidas no item anterior; III. tambm devero ser includos os valores recuperados correspondentes a custos e despesas inclusive com perdas no recebimento de crditos, salvo se o contribuinte comprovar no ter deduzido tais valores em perodo anterior no qual tenha se submetido tributao com base no lucro real, ou que se refiram a perodo a que tenha se submetido ao lucro presumido ou arbitrado. NOTAS: Os lucros, rendimentos e ganhos de capital oriundos do exterior sero adicionados ao lucro arbitrado para determinao da base de clculo do imposto (RIR/1999, art. 536, 5 ). 11. Questo de V/F (Respondida no TD) 12. Questo de clculo 13. Os percentuais a serem aplicados sobre a receita bruta, quando conhecida, so os mesmos aplicveis para o clculo da estimativa mensal e do lucro presumido, acrescidos de 20%, exceto quanto ao fixado para as instituies financeiras (RIR/1999, arts. 532 e 533):

Atividades Atividades em geral (RIR/1999, art. 532) Revenda de combustveis Servios de transporte (exceto transporte de carga) Servios de transporte de cargas Servios em geral (exceto servios hospitalares) Servios hospitalares Intermediao de negcios Administrao, locao ou cesso de bens e direitos de qualquer natureza (inclusive imveis)

Percentuais 9,6% 1,92% 19,2% 9,6% 38,4% 9,6% 38,4% 38,4%

Factoring Bancos, instituies financeiras e assemelhados

38,4% 45%

14. Sim. Inexiste previso legal para se agravar os percentuais de arbitramento. 15. Questo de clculo.

16. Quando se tratar de pessoa jurdica com atividades diversificadas sero adotados os percentuais especficos para cada uma das atividades econmicas, cujas receitas devero ser apuradas separadamente (RIR/1999, art. 223, 3). 17. As pessoas jurdicas que se dediquem venda de imveis, construdos ou adquiridos para revenda, loteamentos e/ou incorporao de prdios em condomnio tero seus lucros arbitrados deduzindo-se da receita total o valor do custo do imvel devidamente comprovado, corrigido monetariamente at 31/12/1995. O lucro arbitrado ser tributado na proporo da receita recebida ou cujo recebimento esteja previsto para o prprio trimestre (RIR/1999, art. 534). 18. Sim. Para as pessoas jurdicas exclusivamente prestadoras de servio, cuja receita bruta anual seja de R$120.000,00, o percentual ser de 19,2%. Caso a receita bruta acumulada at um determinado trimestre do ano-calendrio exceder este limite ficar a pessoa jurdica sujeita ao pagamento da diferena do imposto postergado, apurada em relao a cada trimestre transcorrido, em quota nica at o ltimo dia til do ms subseqente ao trimestre em que ocorrer o excesso, sem acrscimos (Lei n o 9.250, de 1995, art. 40; e IN SRF n o 93, de 1997, art. 41, 6 ao 9). NOTA:Tal prerrogativa no se aplica s pessoas jurdicas que prestam servios hospitalares e transporte, bem como s sociedades prestadoras de servio de profisses legalmente regulamentadas. 19. Compreende-se no conceito de receita bruta o produto da venda de bens nas operaes de conta prpria, o preo dos servios prestados e o resultado auferido nas operaes de conta alheia. Na receita bruta se inclui o ICMS e devero ser excludas as vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos no cumulativos cobrados destacadamente do comprador dos quais o vendedor ou prestador mero depositrio (exemplo: IPI).

20. Nas alienaes de bens classificveis no ativo permanente e de aplicaes em ouro no tributadas como renda varivel ou renda fixa, o ganho de capital corresponder diferena positiva verificada entre o valor da alienao e o respectivo custo contbil. NOTAS: No caso de no haver comprovao dos custos pela pessoa jurdica implicar a adio integral da receita base de clculo do lucro arbitrado. Sobre o que pode ser considerado custo ou valor contbil de bens e direitos, para fins de apurao dos ganhos de capital. Para fins de apurao do ganho de capital as pessoas jurdicas devero considerar, quanto aos bens e direitos adquiridos at o final de 1995 (RIR/1999, art. 536, 6 ): a) se do ativo permanente, o valor de aquisio, corrigido monetariamente at 31/12/1995, diminudo dos encargos de depreciao, amortizao ou exausto acumulada; b) se, embora no classificados no ativo permanente, sujeitos co rreo monetria at 31/12/1995, o valor de aquisio corrigido at essa data. Caso na alienao de bem ou direito seja verificada perda, esta no ser computada para fins do lucro arbitrado. Na apurao de ganho de capital, os valores acrescidos em virtude de reavaliao somente podero ser computados como parte integrante dos custos de aquisio dos bens e direitos se a pessoa jurdica comprovar que os valores acrescidos foram computados na determinao da base de clculo do imposto (RIR/1999, art. 536, 2 ).

Anda mungkin juga menyukai