Anda di halaman 1dari 63

COMPROMISSO DA CIDADE DO CABO LAUSANNE III

CONTEDO
Prefcio

PRLOGO

PARTE I - PARA O SENHOR QUE AMAMOS: A CONFISSO DE F DA CIDADE DO CABO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Ns amamos porque Deus nos amou primeiro Ns amamos o Deus vivo Ns amamos o Deus Pai Ns amamos o Deus Filho Ns amamos o Deus Esprito Santo Ns amamos a Palavra de Deus Ns amamos o mundo de Deus Ns amamos o evangelho de Deus Ns amamos o povo de Deus Ns amamos a misso de Deus

PARTE II - PARA O MUNDO QUE SERVIMOS: O CHAMADO AO DA CIDADE DO CABO

INTRODUO IIA Testemunhando a verdade de Cristo em um mundo globalizado e pluralista IIB Construindo a paz de Cristo em nosso mundo dividido e ferido IIC Vivendo o amor de Cristo entre pessoas de outras crenas IID Discernindo a vontade de Cristo para a evangelizao mundial IIE Chamando a Igreja de Cristo de volta humildade, integridade e simplicidade IIF Formando parcerias no corpo de Cristo pela unidade em misses

CONCLUSO

Prefcio
O Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelizao Mundial (Cidade do Cabo, 16-25 de outubro de 2010) reuniu 4.200 lderes evanglicos de 198 pases e se estendeu a outras centenas de

milhares de lderes que participaram de reunies, locais e online, realizadas em todo o mundo. Seu objetivo? Trazer um novo desafio Igreja global a fim de que ela testemunhe de Jesus e de todo o seu ensinamento, em todas as naes, em todas as esferas da sociedade e em todos os campos de reflexo.

O Compromisso da Cidade do Cabo fruto desse esforo. Ele se posiciona em uma linha histrica, tendo como base tanto o Pacto de Lausanne quanto o Manifesto de Manila. Est dividido em duas partes. A Parte I estabelece as convices bblicas, transmitidas a ns nas escrituras, e a Parte II ecoa o chamado para ao.

Como a Parte I tomou forma? Ela foi discutida pela primeira vez em Minneapolis, em dezembro de 2009, num encontro entre 18 telogos e lderes evanglicos trazidos de todos os continentes. Um grupo menor, liderado por Dr. Christopher J H Wright, presidente do Grupo de Trabalho Teolgico Lausanne, foi convidado para elaborar o documento final, a ser apresentado ao Congresso.

Como a Parte II tomou forma? Um extenso processo de pesquisa iniciou-se pouco mais de trs anos antes do Congresso. Cada um dos Diretores Internacionais do Movimento Lausanne organizou consultas em suas regies, nas quais foi solicitado aos lderes cristos que identificassem os principais desafios enfrentados pela Igreja. Seis questes principais surgiram. Essas questes (i) definiram a programao do Congresso e (ii) deram forma estrutura do chamado ao. Este processo de pesquisa prosseguiu durante o Congresso, enquanto Chris Wright e o Grupo de Trabalho da Declarao trabalhavam para registrar fielmente todas as contribuies. Um esforo hercleo e monumental.

O Compromisso da Cidade do Cabo atuar como um roteiro para o Movimento Lausanne durante os prximos dez anos. Esperamos que o seu chamado proftico para o trabalho e para a orao leve igrejas, agncias missionrias, cristos em seus locais de trabalho e alianas estudantis em universidades a abraar o chamado e a encontrar o seu papel neste trabalho.

Muitas declaraes doutrinais afirmam o que a Igreja acredita. Gostaramos de ir alm e unir crena e prtica. O modelo que usamos foi o do Apstolo Paulo, cujo ensinamento teolgico foi substanciado em instrues prticas. Por exemplo, em Colossenses, sua profunda e maravilhosa representao da supremacia de Cristo resulta num ensinamento prtico do que significa estar enraizado em Cristo.

Podemos distinguir entre o que est no cerne do evangelho cristo, ou seja, as verdades bsicas sobre as quais devemos estar unidos, e as questes secundrias, onde h divergncia entre cristos sinceros no que se refere interpretao do que a Bblia ensina ou exige. Trabalhamos aqui para formular o princpio Lausanne de liberdade dentro dos limites e na Parte I esses limites esto claramente definidos.

Durante todo este processo, tivemos o prazer de trabalhar em conjunto com a Aliana Evanglica Mundial. Os lderes da AEM esto de pleno acordo tanto com a Confisso de F quanto com o Chamado Ao.

Embora falemos e escrevamos a partir da tradio evanglica dentro do Movimento Lausanne, afirmamos a unidade do Corpo de Cristo e de bom grado reconhecemos a existncia de muitos outros seguidores do Senhor Jesus Cristo no contexto de outras tradies. Na Cidade do Cabo, recebemos com alegria representantes respeitados de igrejas histricas de outras tradies, ali presentes no papel de observadores, e confiamos que o Compromisso da Cidade do Cabo seja til para igrejas de todas as tradies. Ns o oferecemos em esprito de humildade.

Qual a nossa expectativa em relao ao Compromisso da Cidade do Cabo? Cremos que ele ser comentado, discutido e valorizado como uma afirmao unssona dos evanglicos em todo o mundo; que definir pautas no ministrio cristo; que fortalecer formadores de opinio na arena pblica; e que iniciativas e parcerias arrojadas surgiro a partir dele.

Que a Palavra de Deus ilumine nosso caminho e que a graa do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunho do Esprito Santo estejam com cada um de ns.

S Douglas Birdsall Presidente Executivo

Lindsay Brown Diretor Internacional

PREMBULO

Como membros da Igreja de Jesus Cristo em todo o mundo, afirmamos com alegria nosso compromisso com o Deus vivo e com seus propsitos de salvao atravs do Senhor Jesus Cristo. Por ele, renovamos nosso compromisso com a viso e os objetivos do Movimento Lausanne.

Esta afirmao significa duas coisas:

Em primeiro lugar, mantemos nosso compromisso com a tarefa de testemunhar a todo o mundo sobre Jesus e todos os seus ensinamentos. O primeiro Congresso Lausanne (1974) foi convocado para a tarefa da evangelizao mundial. Entre suas maiores contribuies para a Igreja mundial esto: (i) O Pacto de Lausanne; (ii) uma nova conscincia do nmero de povos no alcanados; e (iii) uma nova percepo da natureza holstica do evangelho bblico e da misso crist. O segundo Congresso Lausanne, em Manila (1989), deu origem a mais de 300 parcerias estratgicas na evangelizao mundial, muitas, inclusive, envolveram cooperao entre naes de todas as partes do globo.

E em segundo lugar, mantemos nosso compromisso com os principais documentos do Movimento O Pacto de Lausanne (1974) e o Manifesto de Manila (1989). Estes documentos exprimem claramente as verdades fundamentais do evangelho bblico e aplicam essas verdades nossa misso prtica por meios que continuam relevantes e desafiadores. Confessamos que no temos sido fiis aos compromissos assumidos nos referidos documentos. Mas ns os reafirmamos e os apoiamos, medida que procuramos discernir como devemos expressar e aplicar a verdade eterna do evangelho neste mundo, nossa prpria gerao, que est em constante mudana.

As realidades da mudana

Praticamente todas as coisas relacionadas ao modo como vivemos, pensamos ou nos relacionamos uns com os outros esto se transformando a um ritmo acelerado. Para o bem ou para o mal, sentimos o impacto da globalizao, da revoluo digital e da mudana no equilbrio do poder econmico e poltico no mundo. Alguns fatos que enfrentamos nos trazem tristeza e ansiedade a pobreza global, a guerra, os conflitos tnicos, as doenas, as crises ecolgicas e as mudanas climticas. Mas uma mudana importante no mundo de hoje motivo de alegria o crescimento da Igreja global de Cristo.

Prova disso o fato do Terceiro Congresso Lausanne ter sido realizado na frica. Pelo menos dois teros dos cristos de todo o mundo hoje vivem no sul e no leste global. A realizao do nosso Congresso na Cidade do Cabo refletiu a enorme mudana do cristianismo no mundo, neste sculo, desde a Conferncia Missionria de Edimburgo, em 1910. Estamos felizes com o crescimento espantoso da Igreja na frica e nos alegramos por ter nossos irmos e irms africanos como anfitries deste Congresso. Ao mesmo tempo, no poderamos ter nos reunido na frica do Sul sem a lembrana dos anos de sofrimento sob o regime apartheid. Assim, damos graas pelo progresso do evangelho e pela justia soberana de Deus operante na histria contempornea, embora ainda lutemos com o atual legado do mal e da injustia. Este o duplo testemunho da Igreja e o seu papel em todo o lugar.

Devemos responder s realidades da nossa prpria gerao atravs da misso crist. Tambm devemos aprender com esta associao entre sabedoria e erro e entre conquista e fracasso, que herdamos das geraes passadas. Honramos e lamentamos o passado e nos envolvemos com o futuro, em nome do Deus que tem toda a histria em suas mos.

Realidades Inalteradas

Em um mundo que trabalha para reinventar-se a um ritmo sempre acelerado, algumas coisas permanecem as mesmas. Estas verdades to importantes fornecem o raciocnio bblico para o nosso engajamento missionrio.

Os seres humanos esto perdidos. A condio humana subjacente continua sendo a que a Bblia descreve: estamos em pecado e rebelio, sob o justo juzo de Deus e, sem Cristo, no h esperana para ns.

O evangelho a boa nova. O evangelho no um conceito que precisa de ideias novas, mas uma histria que precisa ser contada de maneira renovada. a histria inalterada do que Deus fez para salvar o mundo, acima de tudo, nos eventos histricos da vida, morte, ressurreio e reinado de Jesus Cristo. Em Cristo h esperana.

A misso da Igreja continua. A misso da igreja continua at os confins da terra e at o fim do mundo. Chegar o dia em que os reinos do mundo se tornaro o reino do nosso Deus e do seu Cristo e Deus habitar com sua humanidade redimida na nova criao. At esse dia, a participao da Igreja na misso de Deus continua, em feliz urgncia, e com novas e emocionantes oportunidades em todas as geraes, inclusive a nossa.

A paixo do nosso amor

Esta Declarao construda na linguagem do amor. O amor a linguagem da aliana. As alianas bblicas, antiga e nova, so a expresso do amor e da graa redentora de Deus alcanando a humanidade perdida e a criao deteriorada. Em troca, essas alianas pedem o nosso amor. O

nosso amor se manifesta na confiana, na obedincia e no compromisso apaixonado com o Senhor da nossa aliana. O Pacto de Lausanne definiu a evangelizao como toda a Igreja levando todo o evangelho para o mundo todo. Esta ainda nossa paixo. Por isso renovamos esta aliana afirmando mais uma vez:

Nosso amor por todo o evangelho, como a boa nova gloriosa de Deus em Cristo, para cada dimenso de sua criao, pois tudo foi destrudo pelo pecado e pelo mal; Nosso amor por toda a Igreja, como povo de Deus, redimido por Cristo, reunido de todas as naes da terra e de todas as eras da histria, para partilhar a misso de Deus no presente e glorific-lo para sempre no porvir;

Nosso amor por todo o mundo, to distante de Deus, mas to prximo do seu corao, o mundo que Deus tanto amou, a ponto de dar Seu nico Filho para sua salvao.

Tomados por esse amor trplice, ns renovamos nosso compromisso de ser a Igreja em sua plenitude, de crer, obedecer e compartilhar todo o evangelho e de fazer discpulos de todas as naes.

Parte I Para o Senhor que Amamos: Confisso de F da Cidade do Cabo 1. Ns amamos porque Deus nos amou primeiro
A misso de Deus flui do amor de Deus. A misso do povo de Deus flui do nosso amor a Deus e a tudo o que Deus ama. A Evangelizao mundial o derramamento do amor de Deus em ns e atravs de ns. Ns afirmamos a primazia da graa de Deus e ento respondemos a esta graa pela f, demonstrada atravs da obedincia em amor. Ns amamos porque Deus nos amou primeiro e enviou seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. [1] A) O amor a Deus e o amor ao prximo constituem os primeiros e mais importantes mandamentos, dos quais dependem toda a lei e os profetas. O amor o cumprimento da lei e o primeiro fruto, chamado do Esprito. O amor a evidncia de que nascemos de novo; a garantia de que conhecemos a Deus e a prova de que Deus habita em ns. O amor o novo mandamento de Cristo, que disse aos seus discpulos que somente se obedecessem a este mandamento a misso deles seria visvel e crvel. O amor cristo de uns pelos outros a maneira atravs da qual o Deus invisvel, que se fez visvel em seu Filho encarnado, continua a fazer-se visvel para o mundo. O amor estava entre as primeiras coisas que Paulo observou e elogiou entre os novos crentes, juntamente com a f e a esperana. Mas o amor o maior, porque o amor jamais acaba. [2]

B) Tal amor no fraco nem sentimental. O amor de Deus pactualmente fiel, comprometido, abnegado, sacrificial, forte e santo. Visto que Deus amor, o amor permeia todo o seu ser e todas as suas aes; a sua justia, bem como a compaixo. O amor de Deus se estende a toda a sua criao. Recebemos o mandamento de amar de forma que o amor de Deus seja refletido em todas essas dimenses. isto o que significa andar no caminho do Senhor. [3]

C) Assim, ao estruturarmos nossas convices e nossos compromissos nos termos do amor, assumimos o desafio bblico mais bsico e difcil de todos de:

1. amar o Senhor nosso Deus de todo corao, alma, mente e fora; 2. amar nosso prximo (inclusive o estrangeiro e o inimigo) como a ns mesmos; 3. amar uns aos outros como Deus em Cristo nos amou e

4.

amar o mundo com o amor Daquele que deu seu nico Filho para que atravs dele o mundo pudesse ser salvo.[4]

D) Tal amor dom de Deus derramado em nossos coraes, mas tambm mandamento de Deus que exige obedincia da nossa vontade. Tal amor significa ser como o prprio Cristo: firme na perseverana, mas manso em humildade; forte para resistir o mal, mas gentil em compaixo pelo sofredor; corajoso no sofrimento e fiel, mesmo at a morte. Tal amor tem como modelo Cristo na terra e mensurado pelo Cristo ressuscitado em glria.[5]

Afirmamos que este amor, bblico abrangente, deve ser a autenticao da identidade e a marca dos discpulos de Jesus. Em resposta orao e ao mandamento de Jesus, esperamos que seja assim conosco. Infelizmente confessamos que muitas vezes no assim. Por isso reafirmamos nosso compromisso de nos esforar para viver, pensar, falar e agir de forma a expressar o que significa andar em amor amor a Deus, amor de uns para com os outros e amor pelo mundo.

2. Ns amamos o Deus Vivo


Nosso Deus, a quem amamos, se revela na Bblia como o nico Deus vivo e eterno, que governa todas as coisas de acordo com a sua vontade e para seu propsito de salvao. Na unidade do Pai, do Filho e do Esprito Santo, somente Deus o Criador, o Soberano, o Juiz e o Salvador do mundo.[6] Por isso amamos a Deus dando-lhe graas por nosso lugar na criao, submetendo-

nos sua soberana providncia, confiando na sua justia e louvando-o pela salvao que ele conquistou por ns.

A) Ns amamos a Deus acima de todos os rivais. Recebemos o mandamento de amar e adorar apenas ao Deus vivo. Mas assim como Israel no Antigo Testamento, deixamos que nosso amor a Deus seja adulterado ao seguirmos os deuses deste mundo, os deuses dos povos que nos rodeiam.[7] Camos no sincretismo, seduzidos por dolos como a ganncia,o poder e o sucesso, servindo a mamon em vez de servir Deus. Aceitamos o domnio de ideologias polticas e econmicas sem respaldo bblico. Somos tentados a comprometer nossa f na singularidade de Cristo diante da presso do pluralismo religioso. Assim como Israel, precisamos ouvir o apelo dos profetas e do prprio Jesus ao arrependimento, e a que abandonemos todos esses rivais e voltemos ao amor obediente e adorao a Deus somente.

B) Ns amamos a Deus com paixo pela sua glria. A maior motivao para a nossa misso a mesma que impulsiona a misso do prprio Deus que o nico e verdadeiro Deus vivo seja conhecido e glorificado em toda a sua criao. Este o objetivo final de Deus e deve ser a nossa maior alegria.

Ora, se Deus deseja que todo joelho se dobre a Jesus e toda lngua confesse seu nome, esse deve ser tambm o nosso desejo. Ns deveramos ter cimes ou, como s vezes diz a Escritura, zelar pela honra do seu nome: preocupar-nos quando ele ainda continua desconhecido, sofrer quando ignorado, indignar-nos quando blasfemado e empenhar-nos firmemente para que lhe deem a honra e a glria que lhe so devidas. De tudo o que nos impele obra missionria, a maior motivao no , nem a obedincia Grande Comisso (apesar de toda a sua importncia), nem o amor aos pecadores que esto alienados e perecendo (por mais forte que seja este incentivo, principalmente diante da ira de Deus), mas sim o zelo zelo ardente e cheio de paixo pela glria de Jesus Cristo...Diante deste propsito supremo da misso crist, qualquer outra motivao defina e morre .[8] John Stott

Nossa maior tristeza deve ser o fato de que o Deus vivo no glorificado em nosso mundo. O Deus vivo negado num atesmo agressivo. O nico Deus verdadeiro substitudo e distorcido na prtica das religies do mundo. O nosso Senhor Jesus Cristo insultado e deturpado em algumas

culturas populares. E a face de Deus revelada na bblia obscurecida pelo nominalismo, pelo sincretismo e pela hipocrisia cristos.

Amar a Deus em meio a um mundo que o rejeita e o distorce, exige um testemunho corajoso, porm humilde do nosso Deus; uma defesa enrgica, porm graciosa da verdade do evangelho de Cristo, o Filho de Deus; e confiana piedosa na obra de convencimento do Esprito Santo. Ns nos comprometemos com tal testemunho, pois se declaramos que amamos a Deus, devemos partilhar a primazia de Deus, qual seja, que o Seu nome e a Sua Palavra sejam exaltados acima de todas as coisas[9].

3. Ns amamos o Deus Pai


Atravs de Jesus Cristo, o Filho de Deus, e sendo ele o nico caminho, a verdade e a vida, viemos a conhecer e a amar a Deus como Pai. Quando o Esprito Santo testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus, ento clamamos as palavras que Jesus orou Aba Pai e oramos a orao que Jesus ensinou, o Pai Nosso. Nosso amor por Jesus, comprovado pela nossa obedincia a ele, vai ao encontro do amor do Pai por ns quando o Pai e o Filho fazem morada em ns, em uma troca mtua de amor.[10] Esta relao ntima tem profundas bases bblicas.

A) Ns amamos a Deus como o Pai do seu povo. O Israel do Antigo Testamento conhecia a Deus como Pai, como aquele que os trouxe existncia e que os guiou, disciplinou e chamou obedincia; Pai daqueles cujo amor desejou e por quem demonstrou perdo, compaixo e amor paciente e inabalvel.[11] Todas essas coisas permanecem verdadeiras para ns, como povo de Deus em Cristo, em nosso relacionamento com nosso Deus Pai.

B) Ns amamos a Deus como o Pai, que tanto amou o mundo que deu Seu nico Filho pela nossa salvao. Quo grande o amor de Deus para conosco, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus. Quo imensurvel o amor de Deus, que no poupou seu nico Filho, antes o deu por todos ns. Este amor do Pai ao entregar o Filho, foi refletido pelo amor abnegado do Filho. Houve completa concordncia de deciso entre o Pai e o Filho na obra de expiao que realizaram na cruz por meio do Esprito eterno. O Pai amou o mundo e deu seu Filho; o Filho de Deus me amou e se entregou por mim. Esta unidade entre o Pai e o Filho, confirmada pelo prprio Jesus, encontra eco na saudao to repetida de Paulo: graa e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor

Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados...de acordo com a vontade do nosso Deus e Pai, a quem seja a glria para todo o sempre. Amm.[12]

C) Ns amamos a Deus como o Pai cujo carter refletimos e em cujo cuidado confiamos. No Sermo do Monte, Jesus aponta repetidamente para nosso Pai celestial como modelo ou foco de nossa ao. Devemos ser pacificadores, como filhos de Deus. Devemos praticar boas obras, para que nosso Pai receba o louvor. Devemos amar nossos inimigos refletindo o amor paternal de Deus. Devemos exercer a prtica de dar, orar e jejuar somente diante dos olhos do Pai. Devemos perdoar aos outros como nosso Pai nos perdoa. No devemos viver ansiosos, mas confiar na proviso do nosso Pai. Com este tipo de comportamento, decorrente do carter cristo, faremos a vontade do nosso Pai no cu, nos limites do reino de Deus.[13]

Confessamos que, com frequncia, temos negligenciado a verdade da Paternidade de Deus e nos privado das riquezas do nosso relacionamento com ele. Renovamos nosso compromisso de vir ao Pai atravs de Jesus, o Filho: para receber e responder ao seu amor Paternal; para viver em obedincia sua disciplina Paternal; para refletir seu carter Paternal em nosso comportamento e em todas as nossas atitudes; e para confiar na sua proviso Paternal em qualquer circunstncia para a qual ele nos guie.

4. Ns amamos o Deus Filho


Deus ordenou a Israel que amasse o SENHOR Deus com lealdade exclusiva. Da mesma forma, para ns, amar o Senhor Jesus Cristo significa afirmar de forma perseverante que somente ele Salvador, Senhor e Deus. A Bblia ensina que Jesus opera os mesmos atos soberanos que Deus. Cristo o Criador do universo, Soberano da histria, Juiz de todas as naes e Salvador de todos que se voltam para Deus.[14] Ele compartilha a identidade de Deus na divina igualdade e unidade do Pai, Filho e Esprito Santo. Assim como Deus chamou Israel para am-lo numa aliana de f, obedincia e testemunho servil, ns afirmamos nosso amor por Jesus Cristo confiando nele, obedecendo-o e tornando-o conhecido.

A) Ns confiamos em Cristo. Cremos no testemunho dos Evangelhos, de que Jesus de Nazar o Messias, o escolhido e enviado de Deus para cumprir a misso nica de Israel do Velho

Testamento, que trazer a bno da salvao de Deus a todas as naes, como Deus prometeu a Abrao.

1. Em Jesus, concebido pelo Esprito Santo e nascido da Virgem Maria, Deus assumiu nossa forma humana e viveu entre ns, totalmente Deus e totalmente humano. 2. Em sua vida, Jesus andou em perfeita fidelidade e obedincia a Deus. Ele anunciou e ensinou o reino de Deus, e foi um exemplo para seus discpulos de como viver sob a soberania de Deus. 3. Em seu ministrio e em seus milagres, Jesus anunciou e demonstrou a vitria do reino de Deus sobre o mal e sobre os poderes do mal. 4. Em sua morte na cruz, Jesus tomou nosso pecado sobre si em nosso lugar, suportando todo o seu preo, pena e vergonha, venceu a morte e os poderes do mal e completando a reconciliao e a redeno de toda a criao. 5. Em sua ressurreio corporal, Jesus foi vindicado e exaltado por Deus, completou e demonstrou a plena vitria da cruz, e tornou-se o precursor da humanidade redimida e da criao restaurada. 6. Desde sua ascenso, Jesus est reinando como Senhor sobre toda histria e criao. 7. Na sua volta, Jesus executar o julgamento de Deus, destruir Satans, o mal e a morte, e estabelecer o reino universal de Deus. B) Ns obedecemos a Cristo. Jesus nos convida ao discipulado, a tomar a nossa cruz e a segui-lo no caminho da abnegao, da servido e da obedincia. Se vocs me amam, obedecero aos meus mandamentos, ele disse. Por que vocs me chamam Senhor, Senhor e no fazem o que eu digo?. Fomos chamados para viver como Cristo viveu e para amar como Cristo amou. Professar a Cristo e ignorar seus mandamentos uma insensatez perigosa. Jesus nos adverte que muitos que proclamam o seu nome com ministrios milagrosos e espetaculares sero renegados por ele como malfeitores. [15] Estejamos atentos advertncia de Cristo, pois nenhum de ns est imune a este terrvel perigo.

C) Ns proclamamos Cristo. Foi somente em Cristo que Deus se revelou de maneira plena e definitiva, e somente atravs de Cristo Deus alcanou a salvao para o mundo. Portanto, como discpulos de Jesus de Nazar, nos ajoelhamos aos seus ps e, com Pedro, dizemos: Tu o Cristo, o Filho do Deus vivo, e com Tom, Senhor meu e Deus meu. Apesar de no o termos visto, ns o amamos. E nos alegramos com esperana enquanto aguardamos pelo dia da sua

volta, quando o veremos como ele . At aquele dia nos unimos a Pedro e a Joo proclamando que no h salvao em nenhum outro, pois, debaixo do cu no h nenhum outro nome dado aos homens que qual devamos ser salvos. [16]

Ns renovamos nosso compromisso de testemunhar de Jesus e de tudo o que ele ensinou, em todo o mundo, sabendo que s podemos dar tal testemunho se ns mesmos vivermos em obedincia aos seus ensinamentos.

5. Ns amamos o Esprito Santo


Ns amamos o Esprito Santo na unidade da Trindade, juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho. Ele o Esprito missionrio enviado pelo Pai missionrio e pelo Filho missionrio, que sopra vida e poder na Igreja missionria de Deus. Ns amamos e oramos pela presena do Esprito Santo, pois sem que o Esprito testemunhe de Cristo, o nosso testemunho intil. Sem a obra de convencimento do Esprito, v nossa pregao. Sem os dons, a direo e o poder do Esprito, nossa misso mero esforo humano. E sem o fruto do Esprito, nossas vidas desinteressantes no conseguem refletir a beleza do evangelho.

A) No Antigo Testamento vemos o Esprito de Deus ativo na criao, em obras de libertao e de justia, enchendo pessoas do Esprito e capacitando-as para todo tipo de servio. Profetas cheios do Esprito aguardavam ansiosamente a vinda do Rei e Servo, cuja Pessoa e obra seriam capacitadas pelo Esprito de Deus. Os profetas tambm aguardavam a era que seria marcada pelo derramamento do Esprito de Deus, trazendo nova vida, obedincia renovada e dons profticos para todo o povo de Deus, jovens e velhos, homens e mulheres.[17]

B) No Pentecoste, Deus derramou o Esprito Santo, conforme prometido pelos profetas e por Jesus. O Esprito santificador produz o seu fruto nas vidas dos que creem e o primeiro fruto sempre o amor. O Esprito equipa a Igreja com seus dons, os quais desejamos ansiosamente como elementos indispensveis para o servio cristo. O Esprito nos d poder para misses e para a grande variedade da obra de ministrio. O Esprito nos capacita para proclamar e demonstrar o evangelho, para discernir a verdade, para orar de maneira eficaz e para triunfar sobre as foras das trevas. O Esprito inspira e acompanha a nossa adorao. O Esprito fortalece e

consola aqueles discpulos que so perseguidos ou provados por causa de seu testemunho de Cristo.[18]

C) O nosso compromisso em misses, ento, intil e infrutfero sem a presena, a direo e o poder do Esprito Santo. Isto se aplica a misses em todas as suas dimenses: evangelismo, testemunho da verdade, discipulado, pacificao, envolvimento social, transformao tica, cuidado com a criao, vitria sobre poderes do mal, libertao de espritos demonacos, cura de doentes, sofrimento e perseverana na perseguio. Tudo o que fazemos em o nome de Cristo deve ser guiado e capacitado pelo Esprito Santo. O Novo Testamento deixa isso claro na vida da Igreja primitiva e no ensinamento dos apstolos. Hoje vemos isso demonstrado nos frutos e no crescimento das Igrejas onde os seguidores de Jesus agem confiantemente no poder do Esprito Santo, com dependncia e esperana.

No h evangelho verdadeiro ou pleno, nem misso bblica autntica sem a Pessoa, a obra e o poder do Esprito Santo. Oramos por um maior despertamento para esta verdade bblica e para que sua experincia seja realidade no corpo de Cristo presente em todo o mundo. Entretanto, estamos cientes dos muitos abusos cometidos em nome do Esprito Santo, e das muitas maneiras pelas quais todo tipo de fenmeno praticado e valorizado, que no so, porm, dons do Esprito Santo conforme o claro ensino do Novo Testamento. H grande necessidade de um discernimento mais profundo, de advertncias claras contra enganos, para que sejam expostos os manipuladores fraudulentos que trabalham para seu prprio benefcio, que usam poderes espirituais para prprio enriquecimento pecaminoso. Acima de tudo, h uma grande necessidade de contnua pregao e ensinamento bblicos, embebidos em humilde orao, que equiparo cristos comuns para que compreendam e se alegrem no evangelho verdadeiro e para que reconheam e rejeitem falsos evangelhos.

6. Ns amamos a Palavra de Deus


Ns amamos a Palavra de Deus nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, ecoando o prazer alegre do salmista no Tor: Amo os teus mandamentos mais do que o ouro... Como amo tua lei. Recebemos toda a Bblia como a Palavra de Deus, inspirada pelo Esprito de Deus, falada e escrita atravs de autores humanos. Ns nos submetemos a ela como suprema e nica autoridade, que rege a nossa f e o nossos atos. Ns testificamos o poder da Palavra de Deus para cumprir o seu

propsito de salvao. Afirmamos que a Bblia a palavra final, escrita, de Deus, insupervel por qualquer outra revelao, mas tambm nos alegramos que o Esprito Santo ilumine a mente do povo de Deus a fim de que a Bblia continue a falar a verdade de Deus de outras maneiras para pessoas de todas as culturas.[19]

A) A Pessoa que a Bblia revela. Ns amamos a Bblia como a noiva ama as cartas do seu marido, no pelo papel em si, mas pela pessoa que fala atravs dela. A Bblia nos d a revelao do prprio Deus de sua identidade, carter, propsitos e aes. a principal testemunha do Senhor Jesus Cristo. Ao l-la, nos deparamos com ele atravs do seu Esprito com grande alegria. Nosso amor pela Bblia uma expresso do nosso amor por Deus.

B) A histria que a Bblia conta. A Bblia conta a histria universal da criao, da queda, da redeno na histria e da nova criao. Esta narrativa abrangente nos oferece uma perspectiva bblica coerente e molda nossa teologia. No centro desta histria esto os culminantes eventos salvadores da cruz e a da ressurreio de Cristo, que constituem o corao do evangelho. esta histria, (no Antigo e no Novo Testamento) que nos conta quem somos, por que estamos aqui e para onde vamos. Este relato da misso de Deus define nossa identidade, dirige nossamisso e nos assegura de que o fim est nas mos de Deus. Esta histria deve moldar a memria e a esperana do povo de Deus e determinar o contedo do seu testemunho evangelstico, ao ser transmitido de gerao em gerao. Devemos usar todos os meios possveis para tornar a Bblia conhecida, pois sua mensagem para todos os povos da terra. Portanto, ns renovamos nosso compromisso com a tarefa contnua de traduzir, disseminar e ensinar as escrituras em todas as culturas e lnguas, inclusive naquelas que so predominantemente orais e no literrias.

C) A verdade que a Bblia ensina. A Bblia toda nos ensina o pleno conselho de Deus, a verdade que Deus quer que saibamos. Ns nos submetemos a ela como verdadeira e fidedigna em tudo o que afirma, pois a Palavra do Deus que no pode mentir e que nunca falhar. clara e suficiente para revelar o caminho da salvao. o fundamento para explorar e entender todas as dimenses da verdade de Deus.

Vivemos, no entanto, em um mundo cheio de mentiras e de rejeio da verdade. Muitas culturas apresentam um relativismo dominante que nega que qualquer verdade absoluta exista ou possa ser conhecida. Se amamos a Bblia, ento devemos nos levantar em defesa da verdade que ela anuncia. Devemos encontrar novas formas de articular a autoridade bblica em todas as culturas.

Mais uma vez, ns nos comprometemos na luta para defender a verdade da revelao de Deus como parte do nosso trabalho de amor pela Palavra de Deus.

D) A Vida que a Bblia exige. A Palavra est em sua boca e em seu corao; por isso vocs podero obedecer-lhe. Jesus e Tiago nos chamam para sermos praticantes da Palavra e no somente ouvintes. [20] A Bblia retrata uma qualidade de vida que deve marcar a vida do cristo e da comunidade dos fiis. De Abrao a Moiss, atravs dos salmistas, dos profetas, dos sbios de Israel, e com Jesus e seus apstolos, aprendemos que este estilo de vida bblico inclui justia, compaixo, humildade, integridade, honestidade, castidade sexual, generosidade, bondade, esprito de sacrifcio, hospitalidade, pacificao, no retaliao, boas obras, perdo, alegria, contentamento e amor todas essas coisas reunidas em vidas de adorao, louvor e fidelidade a Deus.

Ns confessamos que com facilidade declaramos amar a Bblia sem amar a vida que ela ensina a vida de obedincia a Deus, de prtica e sacrifcio, atravs de Cristo. No entanto, nada qualifica o evangelho de maneira mais eloquente do que uma vida transformada, e nada o leva a mais descrdito do que a incoerncia pessoal. nossa responsabilidade viver de maneira digna do evangelho de Cristo, at mesmo tornando-o mais atraente e realando sua beleza atravs de vidas santas.[21] Portanto, por causa do evangelho de Cristo, ns renovamos nosso compromisso de provar nosso amor pela Palavra de Deus crendo nela e obedecendo-a. No h misso bblica sem vida bblica.

7. Ns amamos a Palavra de Deus


Ns compartilhamos da paixo de Deus pelo seu mundo, amando tudo o que Deus criou, nos alegrando na providncia e na justia de Deus para com toda sua criao, proclamando as boas novas para toda a criao e para todas as naes, e aguardando o dia em que a terra ser cheia do conhecimento da glria de Deus como as guas cobrem o mar. [22]Ns amamos o mundo da criao de Deus. Este amor no apenas uma mera afeio sentimental pela natureza (que em nenhum lugar a Bblia ordena) e, muito menos, uma adorao pantesta da natureza (que a Bblia probe expressamente). Pelo contrrio, conseqncia lgica do nosso amor a Deus, ao cuidarmos do que lhe pertence. Do Senhor a terra e tudo o nela existe. A terra propriedade

do Deus que afirmamos amar e obedecer. Ns cuidamos da terra, simplesmente porque ela pertence quele a quem chamamos de Senhor.[23]

A) A terra criada, sustentada e redimida por Cristo.[24] No podemos dizer que amamos a Deus enquanto destrumos o que pertence a Cristo por direito de criao, redeno e herana. Ns cuidamos da terra e de maneira responsvel fazemos uso dos seus abundantes recursos, no de acordo com a mentalidade deste mundo secular, mas por causa do Senhor. Se Jesus o Senhor de toda a terra, no podemos desvincular nosso relacionamento com Cristo da forma como agimos em relao terra. Proclamar o evangelho que diz que Jesus Senhor proclamar o evangelho que inclui a terra, uma vez que o senhorio de Cristo sobre toda a criao. O cuidado com a criao , portanto, uma questo do evangelho dentro do Senhorio de Cristo.

Tal amor pela criao de Deus exige que nos arrependamos da nossa contribuio na destruio, no desperdcio e na poluio dos recursos da terra e do nosso consentimento com a idolatria txica do consumismo. Em vez disso, nos comprometemos com urgente e proftica responsabilidade ecolgica. Apoiamos os cristos cujo chamado missionrio particular seja principalmente em defesa e ao em favor do meio ambiente, bem como aqueles comprometidos com o cumprimento do mandato divino de proporcionar bem estar e atender as necessidades humanas, exercendo domnio e mordomia responsveis. A Bblia declara o propsito redentor de Deus para a prpria criao. Misso integral significa discernir, proclamar e viver a verdade bblica de que o evangelho a boa nova de Deus, atravs da cruz e da ressurreio de Jesus Cristo para indivduos e para a sociedade e para a criao. Todos os trs esto feridos e sofrem por causa do pecado; todos os trs esto includos no amor redentor e na misso de Deus; todos os trs devem fazer parte da misso global do povo de Deus.

B) Ns amamos o mundo das naes e das culturas. De um s fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra. A diversidade tnica dom de Deus na criao e ser preservada na nova criao, quando ser libertada das divises e rivalidade advindas da queda. Nosso amor pelos povos reflete a promessa de Deus de abenoar todas as naes da terra e a misso de Deus de criar para si um povo de toda tribo, lngua, povo e nao. Devemos amar tudo o que Deus escolheu abenoar, o que inclui todas as culturas. Historicamente, a misso crist, embora marcada por erros destrutivos, tem sido fundamental na proteo e preservao de culturas nativas e suas lnguas. O amor piedoso, no entanto, tambm inclui discernimento crtico, uma vez

que todas as culturas mostram no apenas a evidncia positiva da imagem de Deus nas vidas humanas, mas tambm as impresses negativas de Satans e do pecado. Desejamos ardentemente ver o evangelho presente e incorporado em todas as culturas, redimindo-as de dentro para fora, para que possam exibir a glria de Deus e a plenitude radiante de Cristo. Aguardamos com grande expectativa a riqueza, a glria e o esplendor de todas as culturas sendo trazidas para a cidade de Deus redimidas e purificadas de todo o pecado, enriquecendo a nova criao.[25]

Tal amor por todos os povos exige que rejeitemos os males do racismo e do etnocentrismo, e tratemos todos os grupos tnicos e culturais com dignidade e respeito, em razo do seu valor para Deus na criao e na redeno.[26]

Tal amor tambm exige que busquemos fazer o evangelho conhecido entre todos os povos e culturas em todos os lugares. Nenhuma nao, judia ou gentia, est excluda do escopo da grande comisso. O evangelismo flui de coraes cheios do amor de Deus por aqueles que ainda no o conhecem. Confessamos envergonhados que ainda existem muitas naes no mundo que jamais ouviram a mensagem do amor de Deus em Jesus Cristo. Ns renovamos o compromisso que inspirou o Movimento Lausanne desde o seu incio, de usar todos os meios possveis para alcanar todos os povos com o evangelho.

C) Ns amamos todos aqueles que vivem em pobreza e sofrimento no mundo. A Bblia nos diz que o Senhor tem amor para com todas as suas criaturas, defende a causa do oprimido, ama o estrangeiro, alimenta o faminto, sustenta o rfo e a viva.[27] A Bblia tambm mostra que Deus deseja fazer essas coisas atravs de seres humanos comprometidos com tal ao. Deus responsabiliza principalmente aqueles que so nomeados para liderana poltica ou jurdica na sociedade,[28] mas ao povo de Deus tambm foi ordenado atravs da lei e dos profetas, dos Salmos e Provrbios, de Jesus e Paulo, Tiago e Joo que refletisse o amor e a justia de Deus em atos de amor e justia para com o necessitado.[29]

Tal amor pelo pobre exige no apenas nosso amor, nossa misericrdia e nossas obras de compaixo, mas tambm que faamos justia, expondo e nos opondo a tudo o que oprime e explora o pobre. No devemos ter medo de denunciar o mal e a injustia onde quer que

existam.[30] Envergonhados confessamos que falhamos em partilhar a paixo de Deus, falhamos em assumir o amor de Deus, falhamos em refletir o carter de Deus e falhamos em fazer a vontade de Deus. Dispomo-nos a promover a justia, incluindo a solidariedade e a defesa em favor dos marginalizados e oprimidos. Reconhecemos tal luta contra o mal como uma dimenso da guerra espiritual, que s pode ser travada atravs da vitria da cruz e da ressurreio, no poder do Esprito Santo, e em constante orao.

D) Amamos nosso prximo como a ns mesmos. Jesus convidou seus discpulos a que obedecessem a esse mandamento como o segundo maior na lei, mas depois aprofundou radicalmente a exigncia (no mesmo captulo), de ame o estrangeiro como a si mesmo para ame o inimigo. [31]

Tal amor pelo nosso prximo exige que respondamos a todos a partir do corao do evangelho, em obedincia ao mandamento de Cristo e seguindo o exemplo de Cristo. Este amor pelo prximo inclui pessoas de todas as crenas e se estende queles que nos odeiam, fazem calnias, perseguem e at matam. Jesus nos ensinou a responder mentira com a verdade, aos que nos fazem mal, com atos de bondade, misericrdia e perdo, violncia e morte dos seus discpulos, com abnegao, a fim de atrair a ele todos e quebrar a cadeia do mal. Rejeitamos enfaticamente o uso de violncia na propagao do evangelho e renunciamos tentao de retaliar com vingana contra aqueles que nos fazem mal. Tal desobedincia incompatvel com o exemplo e ensinamento de Cristo e do Novo Testamento.[32] Ao mesmo tempo, o nosso dever de amar ao nosso prximo em sofrimento nos obriga a buscar justia em seu benefcio, por meio de recursos apropriados junto a autoridades legais e pblicas, que agem como servos de Deus para punir infratores.[33]

E) O mundo que no amamos. O mundo da boa criao de Deus tornou-se o mundo da rebelio humana e satnica contra Deus. Recebemos o mandamento de no amar o mundo do desejo pecaminoso, da ganncia e do orgulho humano. Confessamos com pesar que exatamente so essas marcas de mundanismo que tantas vezes desfiguram a nossa presena crist e negam o nosso testemunho do evangelho.[34]

Ns renovamos nosso compromisso de no flertar com o mundo cado e suas paixes transitrias, mas amar o mundo todo como Deus ama. Portanto, amamos o mundo com o desejo santo de ver redeno e renovao em Cristo de toda a criao e de todas as culturas, de ver o ajuntamento do povo de Deus de todas as naes at os confins da terra e o fim de toda destruio, toda pobreza e toda inimizade.

8. Ns Amamos o Evangelho de Deus


Como discpulos de Jesus, somos pessoas do evangelho. O cerne de nossa identidade a nossa paixo pela boa nova bblica da obra salvadora de Deus atravs de Jesus Cristo. Somos unidos por nossa experincia com a graa de Deus no evangelho e por nossa motivao de fazer o evangelho da graa conhecido nos confins da terra atravs de todos os meios possveis.

A) Ns amamos a boa nova em um mundo de ms notcias. O evangelho aborda os efeitos terrveis do pecado, da incapacidade e da necessidade humana. Os serem humanos se rebelaram contra Deus, rejeitaram a autoridade de Deus e desobedeceram a Palavra de Deus. Neste estado pecaminoso, estamos alienados de Deus, uns dos outros e da ordem criada. O pecado merece a condenao de Deus. Aqueles que se recusam a arrepender-se e e no obedecem o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, sero punidos com destruio eterna e separao da presena de Deus.[35] Os efeitos do pecado e do poder do mal corromperam todas as dimenses da pessoa humana (espiritual, fsica, intelectual e relacional). Eles permeiam a vida cultural, econmica, social, poltica e religiosa atravs de todas as culturas e geraes da histria. Eles tm causado sofrimento incalculvel raa humana e danos criao de Deus. Neste contexto sombrio, o evangelho bblico realmente uma boa notcia.

B) Ns amamos a histria que o evangelho conta. O Evangelho anuncia como boas novas os eventos histricos da vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo de Nazar. Como filho de Davi, o prometido Rei Messias, Jesus aquele atravs de quem Deus estabeleceu seu reino e atuou para a salvao do mundo, permitindo que todas as naes da terra fossem abenoadas, conforme promessa a Abrao. Paulo define o evangelho ao afirmar que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, que ele foi sepultado, que ele ressuscitou no terceiro dia, segundo as escrituras, e que apareceu a Pedro e depois aos Doze. O Evangelho declara que, na cruz de Cristo, Deus tomou sobre si, na pessoa do Seu Filho, o nosso lugar, o julgamento merecido pelos nossos pecados. No mesmo importante ato de salvao, finalizado, justificado e declarado atravs

da ressurreio, Deus teve vitria decisiva sobre Satans, sobre a morte e os poderes do mal, nos libertou do seu poder e temor e garantiu sua destruio final. Deus realizou a reconciliao dos cristos com ele e uns com os outros cruzando todas as fronteiras e inimizades. Deus tambm cumpriu o seu propsito de reconciliao final de toda a criao e na ressurreio corporal de Jesus nos deu as primcias da nova criao. Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo. [36] Como amamos a histria do evangelho!

C) Ns amamos a segurana que o evangelho traz. Somente atravs da confiana unicamente em Cristo, somos unidos com Cristo atravs do Esprito Santo e considerados justos em Cristo diante de Deus. Sendo justificados pela f, temos paz com Deus e nenhuma outra condenao h para ns. Recebemos o perdo de nossos pecados. Ns nascemos de novo para uma viva esperana, partilhando a vida ressurreta de Cristo. Somos adotados como coerdeiros com Cristo. Tornamonos cidados do povo em aliana com Deus, membros da famlia de Deus e lugar de habitao de Deus. Assim, ao confiarmos em Cristo, temos plena certeza da salvao e da vida eterna, uma vez que a nossa salvao depende, em ltima instncia, no de ns mesmos, mas da obra de Cristo e da promessa de Deus. Nada na criao ser capaz de nos separar do amor de Deus que est em Cristo Jesus, nosso Senhor[37]. Como amamos a promessa do evangelho!

D) Ns amamos a transformao que o evangelho produz. O evangelho o poder transformador de Deus operante no mundo. o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr[38]. A f o nico meio pelo qual as bnos e a certeza do evangelho so recebidas. A f salvadora, no entanto, nunca permanece s, mas invariavelmente se mostra em obedincia. A obedincia crist a f que atua pelo amor [39]. No somos salvos pelas boas obras, mas tendo sido salvos pela graa apenas, somos criados em Cristo Jesus para fazermosboas obras[40]. A f, por si s, se no for acompanhada de obras, est morta[41]. Paulo viu a transformao tica que o evangelho produz como obra da graa de Deus graa que alcanou nossa salvao na primeira vinda de Cristo e graa que nos ensina a viver com tica, luz da sua segunda vinda[42]. Para Paulo, obedecer o evangelho significava tanto confiar na graa como ser ensinado pela graa[43]. O objetivo missionrio de Paulo era chamar dentre todas as naes um povo para obedincia que vem pela f[44]. Esta linguagem fortemente pactual lembra Abrao. Abrao creu na promessa de Deus, e isto lhe foi imputado por justia, ele ento obedeceu ao mandamento de Deus em demonstrao da sua f. Pela f Abrao... obedeceu[45]. Arrependimento e f em Jesus Cristo so os primeiros atos de obedincia exigidos pelo evangelho; contnua obedincia aos

mandamentos de Deus o modo de vida que a f evanglica possibilita, atravs da santificao do Esprito Santo[46]. A obedincia , portanto, a prova viva da f salvadora e seu fruto vivo. A obedincia tambm o teste do nosso amor por Jesus. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse o que me ama[47]. Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos[48]. Como ns amamos o poder do evangelho!

9. Ns amamos o Povo de Deus


O povo de Deus feito de pessoas de todas as eras e de todas as naes a quem Deus em Cristo amou, escolheu, chamou, salvou e santificou como um povo para si mesmo, para compartilhar na glria de Cristo como cidados da nova criao. Como esses, ento, a quem Deus amou de eternidade a eternidade e por toda nossa histria de turbulncia e rebelio, recebemos o mandamento de amar uns aos outros. Visto que Deus nos amou, tambm ns devemos amar uns aos outros e, assim, ser imitadores de Deus... e viver uma vida de amor, como Cristo nos amou e se entregou por ns. Amar uns aos outros na famlia de Deus no uma mera escolha, mas um mandamento inevitvel. Esse amor a primeira evidncia de obedincia ao evangelho, a expresso imprescindvel de nossa submisso ao Senhorio de Cristo e um potente motor da misso mundial [49].

A) O Amor exige Unidade. O mandamento de Jesus aos seus discpulos para que amassem uns aos outros est ligado sua orao para que eles fossem um. Tanto o mandamento como a orao so missionais - com isso todos sabero que vocs so meus discpulos, e para que o mundo creia que tu [o Pai] me enviaste[50]. A marca mais convincente e poderosa da verdade do evangelho quando os cristos se unem em amor alm das barreiras das divises arraigadas do mundo barreiras de raa, cor, gnero, classe social, privilgio econmico e alinhamento poltico. No entanto, poucas coisas destroem tanto nosso testemunho como quando cristos espelham e amplificam as mesmas divises entre si. Precisamos urgentemente buscar uma nova parceria global dentro do corpo de Cristo em todos os continentes, enraizados em profundo amor recproco, em submisso mtua e na partilha econmica significativa, sem paternalismo ou dependncia doentia. E que essa busca no seja apenas como demonstrao da nossa unidade no evangelho, mas tambm pelo nome de Cristo e da misso de Deus em todo o mundo.

O amor exige Honestidade. O amor fala a verdade com graa. Ningum amou mais o povo de Deus do que os profetas de Israel e o prprio Jesus. No entanto, ningum os confrontou de

maneira mais honesta com a verdade do seu fracasso, de sua idolatria e rebelio contra o Senhor da sua aliana. Ao fazer isso, eles chamaram o povo de Deus ao arrependimento, para que pudessem ser perdoados e restitudos ao servio da misso de Deus. A mesma voz de amor proftico deve ser ouvida hoje, pela mesma razo. Nosso amor pela Igreja de Deus sofre com tristeza diante da feira entre ns que tanto desfigura a face do nosso querido Senhor Jesus Cristo e esconde a sua formosura do mundo mundo este que precisa desesperadamente ser atrado a ele.

B) O amor exige Solidariedade. Amar uns aos outros inclui principalmente importar-se com aqueles que so perseguidos ou aprisionados por causa da sua f e do seu testemunho. Se uma parte do corpo sofre, todas as partes sofrem com ela. Somo todos, como Joo, companheiros no sofrimento, no Reino e na perseverana em Jesus[51]. Ns nos comprometemos a partilhar do sofrimento dos membros do corpo de Cristo em todo o mundo, atravs da informao, da orao, da defesa e de outros meios de apoio. Vemos este compartilhamento, no entanto, no apenas com um exerccio de piedade, mas tambm ansiando aprender o que a Igreja sofredora pode ensinar e oferecer quelas partes do corpo de Cristo que no esto sofrendo da mesma maneira. Somos advertidos que a Igreja que se sente vontade na sua riqueza e autossuficincia pode, como Laodicia, ser a Igreja que Jesus v como a mais cega quanto sua prpria pobreza, e diante da qual ele prprio se sente um estranho do lado de fora.[52]

Jesus chama todos os seus discpulos para que sejam uma famlia entre as naes, um corpo reconciliado no qual todas as barreiras pecaminosas esto derrubadas atravs da sua graa reconciliadora. Esta Igreja uma comunidade de graa, obedincia e amor, na comunho do Esprito Santo, na qual os atributos gloriosos de Deus e as caractersticas da graa de Cristo so refletidos e a sabedoria multiforme de Deus demonstrada. Como a expresso mais vvida do reino de Deus no presente, a Igreja a comunidade dos reconciliados que no vivem mais para si mesmos, mas para o Salvador que os amou e se entregou por eles.

10. Ns Amamos a Misso de Deus


Ns estamos comprometidos com a misso mundial, porque ela central para nosso entendimento de Deus, da Bblia, da Igreja, da histria humana e do futuro final. Toda a Bblia revela a misso de Deus de trazer unidas sob Cristo todas as coisas, no cu e na terra,

reconciliando-as atravs do sangue da sua cruz. No cumprimento da sua misso, Deus transformar a criao ferida pelo pecado e pelo mal em uma nova criao na qual no exista mais pecado nem maldio. Deus cumprir sua promessa a Abrao de abenoar todas as naes na terra, atravs do evangelho de Jesus, o Messias, a semente de Abrao. Deus transformar o mundo partido formado pelas naes espalhadas sob o juzo de Deus em uma nova humanidade, de toda tribo, nao, povo e lngua, redimida pelo sangue de Cristo, reunidos ali para adorar nosso Deus e Salvador. Deus destruir o reino de morte, corrupo e violncia quando Cristo voltar para estabelecer seu reino eterno de vida, justia e paz. Ento, Deus, Emanuel, habitar conosco, e o reino do mundo se tornar o reino do nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinar para sempre e sempre.[53]

A) Nossa participao na misso de Deus. Deus chama seu povo para partilhar sua misso. A Igreja de todas as naes, atravs do Messias Jesus, est em continuidade com o povo de Deus no Antigo Testamento. Com eles, fomos chamados por meio de Abrao e comissionados para ser beno e luz para as naes. Com eles, somos moldados e ensinados atravs da lei e dos profetas para ser uma comunidade de santidade, compaixo e justia em um mundo de pecado e sofrimento. Fomos redimidos atravs da cruz e da ressurreio de Jesus Cristo e capacitados pelo Esprito Santo para dar testemunho do que Deus fez em Cristo. A Igreja existe para adorar e glorificar a Deus por toda a eternidade e para participar da misso transformadora de Deus na histria. Nossa misso origina-se totalmente na misso de Deus, tem como alvo toda a criao de Deus e seu fundamento central na vitria redentora da cruz. Este o povo a quem pertencemos, cuja f confessamos e cuja misso compartilhamos. B) A integridade da nossa misso. A origem de toda nossa misso o que Deus fez em Cristo pela redeno de todo o mundo, conforme revelado na Bblia. Nossa tarefa evangelstica fazer as boas novas conhecidas a todas as naes. O contexto de toda a nossa misso o mundo no qual vivemos, o mundo de pecado, de sofrimento, de injustia e de desordem da Criao, para onde Deus nos envia a fim de que amemos e sirvamos por amor a Cristo. Toda a nossa misso deve, portanto, refletir a integrao do evangelismo e do envolvimento comprometido com o mundo, sendo ambos ordenados e conduzidos por toda a revelao bblica do evangelho de Deus.

Evangelismo propriamente dito a proclamao do Cristo bblico e histrico como Salvador e Senhor, com o intuito de persuadir outros a que venham a ele pessoalmente e, assim, sejam reconciliados com Deus. Os resultados da evangelizao incluem a obedincia a Cristo, o ingresso em sua Igreja e o servio responsvel no mundo... Afirmamos que tanto a evangelizao quanto o envolvimento sociopoltico fazem parte do nosso dever cristo. Pois ambos so expresses

necessrias das nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, do nosso amor por nosso prximo e da nossa obedincia a Jesus Cristo... A salvao que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A f sem obras morta.[54]

A misso integral a proclamao e a demonstrao do evangelho. No significa simplesmente que a evangelizao e o compromisso social devam ser realizados de forma concomitante. Mas sim, que na misso integral nossa proclamao tem consequncias sociais quando convocamos as pessoas ao amor e ao arrependimento em todas as reas da vida. E nosso compromisso social tem consequncias para a evangelizao na medida que testemunhamos da graa transformadora de Jesus Cristo.Se ignoramos o mundo, tramos a Palavra de Deus, que nos envia para que sirvamos ao mundo. Se ignoramos a Palavra de Deus, no temos nada a oferecer ao mundo.[55]

Ns nos comprometemos com o exerccio integral e dinmico de todas as dimenses da misso para a qual Deus chama sua Igreja.

Deus ordena que faamos conhecida a todas as naes a verdade da revelao de Deus e o evangelho da graa salvadora de Deus atravs de Jesus Cristo, chamando todas as pessoas ao arrependimento, f, ao batismo e ao discipulado obediente.

Deus ordena que reflitamos o seu carter atravs do cuidado compassivo do necessitado e que demonstremos os valores e o poder do reino de Deus na luta por justia e paz e no cuidado da criao de Deus.

Em resposta ao amor infinito de Deus por ns em Cristo e ao nosso amor transbordante por ele, ns nos dedicamos novamente, com a ajuda do Esprito Santo, a obedecer plenamente a todos os mandamentos de Deus com humildade abnegada, alegria e coragem. Ns renovamos nossa aliana com o Senhor o Senhor que amamos porque ele nos amou primeiro.

PARTE II Para o Mundo que Servimos: O Chamado Ao da Cidade do Cabo INTRODUO


Nossa aliana com Deus vincula o amor obedincia. Deus se alegra em ver nosso trabalho que resulta da f e nosso esforo motivado pelo amor,[56] pois somos criao de Deus realizada

em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para ns praticarmos. [57]

Como membros da Igreja de Jesus Cristo em todo o mundo, temos procurado ouvir a voz de Deus atravs do Esprito Santo. Ouvimos sua voz a partir da Palavra escrita na exposio de Efsios e atravs das vozes do seu povo em todo o mundo. Os seis principais temas do nosso Congresso oferecem a base para discernir os desafios enfrentados pela Igreja de Cristo em todo o mundo e as nossas prioridades para o futuro. No inferimos que esses compromissos sejam os nicos que a Igreja deve considerar, nem que as prioridades sejam as mesmas em toda parte.

IIA testemunhando da verdade de Cristo em um mundo pluralista e globalizado.


1. A Verdade e a pessoa de Cristo

Jesus Cristo a verdade do universo. Como Jesus a verdade, a verdade em Cristo (i) pessoal bem como proposicional; (ii) universal bem como contextual; (iii) final bem como presente. A) Como discpulos de Cristo, somos chamados para ser pessoas da verdade. 1. Ns devemos viver a verdade. Viver a verdade ser a face de Jesus, atravs de quem a glria do evangelho revelada a mentes cegas. As pessoas vero a verdade na face daqueles que vivem suas vidas para Jesus, em fidelidade e amor.

2.

Ns devemos proclamar a verdade. A proclamao oral da verdade do evangelho continua fundamental em nossa misso. No pode ser separada do viver a verdade na prtica. Palavras e obras devem caminhar juntas.

B) Ns apelamos aos lderes da igreja, pastores e evangelistas que preguem e ensinem o evangelho bblico na sua plenitude, como Paulo fez, na totalidade do seu escopo e da sua verdade csmicos. Devemos apresentar o evangelho no apenas como uma oferta individual de salvao nem como uma soluo s necessidades que seja melhor do que osoutros deuses podem oferecer, mas como plano de Deus em Cristo para todo o universo. s vezes, as pessoas vm a Cristo para satisfazer determinada necessidade pessoal, mas permanecem com Cristo quando encontram nele a verdade.

2. A verdade e o desafio do pluralismo

A pluralidade cultural e religiosa um fato e os cristos da sia, por exemplo, convivem com isso h sculos. Cada uma das diferentes religies afirma que o seu caminho o da verdade. A maioria procura respeitar as diferentes declaraes da verdade de outras crenas e convive com elas.

Entretanto, o pluralismo relativista ps-moderno diferente. Sua ideologia no permite a verdade universal ou absoluta. Embora tolere as declaraes da verdade, as v apenas como conceitos culturais (Esta posio logicamente autodestrutiva. pois afirma como nica verdade absoluta que no h verdade absoluta nica). Tal pluralismo reivindica a tolerncia como um valor fundamental, mas pode tomar formar opressivas em pases onde o secularismo ou o atesmo agressivo governam a arena pblica. A) Esperamos ver um comprometimento maior com o duro trabalho da apologtica consistente. Isso deve acontecer em dois nveis. 1. Precisamos identificar, preparar e orar por aqueles que podem se envolver na discusso e na defesa da verdade bblica nos altos nveis pblicos e intelectuais da arena pblica. 2. Ns apelamos aos lderes da igreja e pastores para que equipem todos os crentes com a coragem e com as ferramentas para que relacionem a verdade com relevncia proftica nas conversas pblica de todo dia, e tambm para que se envolvam em todos os aspectos da cultura em que vivemos.

3. A Verdade e o local de trabalho

Na Bblia vemos a verdade de Deus a respeito do trabalho humano, como parte do bom propsito de Deus na criao. A Bblia traz para a esfera de ministrio, todo o trabalho que executamos, como servio para Deus em diferentes vocaes. Por outro lado, a falsidade da diviso entre secular e sagrado tem permeado o pensamento e o comportamento da Igreja. Essa diviso nos diz que a atividade religiosa pertence a Deus, ao contrrio do que acontece com outras atividades. A maioria dos cristos passa quase todo o seu tempo no trabalho, que consideram de baixo valor espiritual (o chamado trabalho secular). Mas Deus Senhor de todaa vida. Tudo o que fizerem, faam de todo corao, como para o Senhor, e no para homens[58], Paulo falou, dirigindo-se a escravos no local de trabalho pago.

Apesar da enorme oportunidade de evangelismo e transformao no local de trabalho, onde adultos cristos tm a maioria dos seus relacionamentos com no cristos, poucas igrejas tm a viso de preparar sua congregao para aproveitar essa oportunidade. Falhamos em considerar o trabalho propriamente dito como intrnseca e biblicamente importante, pois falhamos em colocar a totalidade da nossa vida sob o Senhorio de Cristo. A) Consideramos esta diviso entre santo e secular um grande obstculo para a mobilizao de todo o povo de Deus na misso de Deus e convocamos os cristos em todo o mundo a que rejeitem essa pressuposio no bblica e resistam aos seus efeitos malficos. Ns desafiamos a

tendncia de encarar ministrio e misso (local e transcultural) como um trabalho principalmente de ministros e missionrios pagos pela igreja, que correspondem a uma porcentagem muito pequena de todo o corpo de Cristo.

B) Ns desafiamos todos os crentes a aceitar e confirmar como seu prprio ministrio e misso diria, qualquer local para onde Deus os tenha chamado. Desafiamos pastores e lderes de igrejas a apoiar a congregao neste ministrio nas comunidades e nos locais de trabalho a preparar os santos para obra de ministrio em todas as reas de suas vidas.

C) Precisamos concentrar esforos no treinamento de todo o povo de Deus para a vida de discipulado, que significa viver, pensar, trabalhar e falar a partir de uma perspectiva bblica e com eficincia missionria em todo lugar e em toda circunstncia da vida diria e do trabalho.

Cristos com diferentes habilidades, ofcios, negcios e profisses tm acesso a lugares onde tradicionais plantadores de igreja e evangelistas no tm. O que esses fazedores de tendas e profissionais fazem no local de trabalho deve ser valorizado como parte do ministrio das igrejas locais.

D) Ns apelamos aos lderes da igreja que compreendam o impacto estratgico do ministrio no local de trabalho e que mobilizem, preparem e enviem os membros de sua igreja como missionrios no local de trabalho, tanto em suas comunidades locais como em pases que esto fechados para as formas tradicionais de testemunho do evangelho.

E) Ns apelamos aos lderes missionrios que integrem completamente os fazedores de tenda na estratgia missionria global.

4. A verdade e a mdia globalizada

Ns nos comprometemos com um novo envolvimento critico e criativo com a mdia e com a tecnologia, como parte da defesa da verdade de Cristo em nossas culturas das mdias. Devemos fazer isso como embaixadores de Deus da verdade, da graa, do amor, da paz e da justia.

Ns identificamos as seguintes principais necessidades: A) Conscincia de mdia: ajudar as pessoas a desenvolver uma conscincia mais crtica a respeito das mensagens que recebem e da viso de mundo por trs delas. A mdia pode ser neutra e, s vezes, favorvel ao evangelho. Mas tambm usada para pornografia, violncia e ganncia. Ns incentivamos pastores e igrejas a enfrentar essas questes abertamente e a providenciar ensinamento e orientao a fim de que os cristos resistam a tais presses e tentaes.

B) Presena na mdia: desenvolver comunicadores e exemplos cristos verdadeiros, autnticos e dignos de confiana para a mdia jornalstica em geral e de entretenimento, e recomendar essas carreiras com um meio digno de influncia para Cristo.

C) Ministrios de mdia: desenvolver usos criativos, associados e interativos das mdias tradicional, antiga e nova para comunicar o evangelho de Cristo no contexto de uma cosmoviso bblica e holstica.

5. A verdade e a arte em misses

Ns possumos o dom da criatividade, pois somos feitos imagem de Deus. A arte em suas vrias formas parte integral do que fazemos como humanos e pode refletir algo da beleza e da verdade de Deus. Os artistas, no seu melhor, so narradores da verdade e por isso a arte constitui um meio importante atravs do qual podemos comunicar a verdade do evangelho. O teatro, a dana, a histria, a msica e as artes plsticas podem expressar a realidade de nossa condio de perdidos e a esperana, firmada no evangelho, de que tudo pode ser novo.

No mundo das misses, a arte um recurso ainda no explorado. De maneira ativa, ns incentivamos um envolvimento maior dos cristos com a arte. A) Ns ansiamos ver a Igreja, em todas as culturas, usando amplamente as artes como um contexto para misses: 1. Trazendo a arte de volta para a vida da comunidade de f como um elemento vlido e valioso do nosso chamado para o discipulado; 2. Apoiando aqueles que possuem dons artsticos, principalmente as irms e os irmos em Cristo, para que eles possam florescer no seu trabalho; 3. Permitindo que a arte sirva com um ambiente acolhedor no qual possamos reconhecer e conhecer o prximo e o estrangeiro; 4. Respeitando as diferenas culturais e valorizando expresses artsticas naturais do pas.

6. A verdade e as tecnologias emergentes

Este sculo amplamente conhecido como o Sculo Biotech, com avanos em todas as tecnologias emergentes (bio, info/digital, nano, realidade virtual, inteligncia artificial e robtica). Este fato tem grandes implicaes para a Igreja e para as misses, principalmente em relao verdade bblica sobre o que significa ser humano. Precisamos promover respostas autenticamente crists e aes prticas na arena de polticas pblicas, para assegurar que a tecnologia no seja

usada para manipular, distorcer ou destruir, mas para preservar e permitir a completude de nossa humanidade, como aqueles que Deus criou conforme a sua imagem. Ns convocamos: A) Os lderes de igrejas locais para (i) incentivar, apoiar e questionar os membros da igreja que estejam profissionalmente engajados na cincia, tecnologia, sade e polticas pblicas, e (ii) para mostrar aos estudantes com base teolgica a necessidade de cristos que estejam presentes nessas arenas.

B) Os seminrios a incluir essas matrias em seus currculos, a fim de que os futuros lderes da igreja e os educadores teolgicos desenvolvam uma crtica crist bem informada sobre as novas tecnologias. C) Os telogos e cristos das reas governamentais, empresariais, acadmicas e tcnicas para formar think tanks (usina de idias) nacionais ou regionais, ou parcerias para engajamento com novas tecnologias e para orientar a formulao de polticas pblicas com uma voz bblica e pertinente.

D) Todas as comunidades crists locais para demonstrar respeito pela dignidade singular e pela santidade da vida humana, atravs do cuidado prtico e holstico, que integre os aspectos fsico, emocional, relacional e espiritual de nossa humanidade criada.

7. A verdade e as arenas pblicas

As esferas interligadas das reas Governamental, Empresarial e Acadmica tm forte influncia sobre os valores de cada nao e, em termos humanos, definem a liberdade da Igreja. A) Ns incentivamos os seguidores de Cristo a estarem ativamente envolvidos nessas esferas, tanto do servio pblico como empresarial, a fim de moldar valores sociais e influenciar o debate pblico. Ns incentivamos o apoio s escolas e universidades cristocntricas que sejam comprometidas com a excelncia acadmica e com a verdade bblica.

B) A corrupo condenada na Bblia. Ela debilita o desenvolvimento econmico, distorce processos decisrios justos e destri a coeso social. Nenhuma nao est livre da corrupo. Convidamos os cristos nos locais de trabalho, principalmente os jovens empreendedores, a refletir de maneira criativa sobre a melhor maneira de se posicionarem contra este flagelo.

C) Ns incentivamos os jovens acadmicos cristos a considerar uma carreira de longo prazo em universidades seculares, para (i) ensinar e (ii) desenvolver suas disciplinas a partir de uma perspectiva bblica, e assim influenciar seu campo de ensino. No nosatrevemos a negligenciar o meio acadmico.[59]

IIB Construindo a Paz de Cristo em nosso mundo dividido e ferido


1. A paz que Cristo promoveu

No se pode separar a reconciliao com Deus da reconciliao de uns com os outros. Cristo, que a nossa paz, trouxe a paz atravs da cruz, e pregou a paz para o mundo dividido dos judeus e dos gentios. A unidade do povo de Deus tanto um fato (de dois ele fez um) como um mandamento (faam todo o esforo para conservar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz). O plano de Deus para a integrao de toda criao em Cristo est moldada na reconciliao tnica da nova humanidade de Deus. Este o poder do evangelho conforme prometido a Abrao.[60]

Ns afirmamos que, embora os judeus conhecessem as alianas e promessas de Deus, pela forma como Paulo descreve os gentios, entende-se que eles ainda precisam de reconciliao com Deus atravs do Messias Jesus. No existe diferena, afirmou Paulo, entre judeu e gentio em relao ao pecado, nem existe diferena de salvao. Somente na cruz e atravs dela que os dois podem ter acesso ao Deus Pai atravs do mesmo Esprito.[61]

A) Continuamos, portanto, declarando enfaticamente a necessidade de toda a Igreja compartilhar com o povo judeu as boas novas de Jesus como Messias, Senhor e Salvador. E no mesmo esprito de Romanos 14-15, instamos os crentes gentios a aceitar, incentivar e orar pelos crentes judeus messinicos, no seu testemunho entre o seu prprio povo.

A reconciliao com Deus e uns com os outros tambm o fundamento e a motivao da busca pela justia que Deus requer, sem a qual, Deus afirma, no possvel haver paz. A reconciliao verdadeira e duradoura demanda reconhecimento do pecado, passado e presente, arrependimento diante de Deus, confisso para com a parte ferida, e a busca e o recebimento do perdo. Tambm inclui compromisso da Igreja com a busca pela justia ou reparao, quando apropriado, aos que tenham sido atingidos pela violncia e pela opresso.

B) Ns ansiamos ver a Igreja de Cristo em todo o mundo, os que foram reconciliados com Deus, colocando em prtica essa reconciliao uns com os outros e comprometidos com a tarefa e com a luta pela pacificao bblica em nome de Cristo.

2. A paz de Cristo no conflito tnico

A diversidade tnica ddiva e plano de Deus na criao.[62] Ela foi corrompida pelo pecado e pelo orgulho humano, resultando em confuso, conflito, violncia e guerra entre as naes. No

entanto, a diversidade tnica ser preservada na nova criao, quando pessoas de toda a nao, tribo, povo e lngua se reuniro como povo redimido de Deus[63]. Ns confessamos que muitas vezes no levamos a srio a identidade tnica e no a valorizamos, assim como a Bblia faz, na criao e na redeno. Deixamos de respeitar a identidade tnica dos outros e ignoramos as feridas profundas que causadas por desrespeito to duradouro.

A) Ns apelamos aos pastores e lderes de igreja a que ensinem a verdade bblica a respeito da diversidade tnica. Devemos ratificar positivamente a identidade tnica de todos os membros da igreja. Mas tambm devemos mostrar como nossas lealdades tnicas esto manchadas pelo pecado e ensinar os crentes que todas as nossas identidades tnicas esto subordinadas nossa identidade redimida como nova humanidade em Cristo atravs da cruz.

Reconhecemos com tristeza e vergonha a cumplicidade de cristos em alguns dos acontecimentos mais devastadores de violncia tnica e opresso, e o lamentvel silncio de grande parte da Igreja no decorrer dos conflitos. Tais conflitos incluem o legado do racismo e da escravido negra; o holocausto contra os judeus; o apartheid; a limpeza tnica; a violncia sectria entre cristos; a dizimao de populaes indgenas; a violncia inter-religiosa, poltica e tnica; o sofrimento palestino; as castas oprimidas e o genocdio tribal. Os cristos que, por ao ou omisso, agravam o sofrimento do mundo, comprometem seriamente nosso testemunho do evangelho de paz. Portanto:

B) Por causa do evangelho, lamentamos, e chamamos ao arrependimento os cristos que tm participado da violncia tnica, da injustia e da opresso. Tambm chamamos ao arrependimento os cristos que muitas vezes foram cmplices de tais males, atravs do silncio, da apatia ou de presumida neutralidade ou ainda oferecendo falsa justificativa teolgica para tais atos.

Se o evangelho no estiver profundamente enraizado nos contextos, desafiando e transformando cosmovises subjacentes e sistemas de injustia, ento, quando vier o dia mau, a fidelidade crist ser descartada como uma capa indesejada e as pessoas voltaro aos antigos compromissos e atos pecaminosos. A evangelizao sem discipulado, ou o avivamento sem obedincia radical aos mandamentos de Cristo, no so apenas deficientes, so perigosos.

Ns ansiamos pelo dia em que a Igreja ser para o mundo o mais brilhante e visvel modelo de reconciliao tnica e sua defensora mais presente na resoluo de conflitos,

Tal aspirao, enraizada no evangelho, nos chama a:

C) Abraar a plenitude do poder reconciliador do evangelho e ensin-lo conformemente. Isso inclui um completo entendimento bblico da expiao: que Jesus no apenas carregou nossos pecados na cruz para nos reconciliar com Deus, mas destruiu nossa inimizade, para nos reconciliar uns com os outros.

D) Adotar o estilo de vida de reconciliao. Em termos prticos, isso demonstrado quando os cristos: 1. Perdoam os perseguidores, embora tenham coragem para desafiar a injustia em favor de outros; 2. Prestam socorro e oferecem hospitalidade ao prximo que est do outro lado do conflito, tomando a iniciativa de transpor as barreiras e buscar a reconciliao; 3. Persistem no testemunho de Cristo em contextos de violncia; e esto dispostos a suportar o sofrimento e at mesmo a morte, em vez de tomar parte em atos de destruio ou vingana; 4. Envolvem-se no longo processo de cura de feridas depois do conflito, fazendo da Igreja um lugar seguro para refgio e cura para todos, inclusive para antigos inimigos.

E) Ser farol e portador da esperana. Ns damos testemunho de Deus que estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Somente no nome de Cristo e na vitria da sua cruz e ressurreio que temos autoridade para confrontar poderes demonacos do mal que agravam conflitos humanos e poder para ministrar sua reconciliao e paz. 3. A paz de Cristo para o pobre e oprimido

O fundamento bblico do nosso compromisso de buscar justia e shalom para o pobre e oprimido est sintetizado na seo 7 (c) da Confisso da Cidade do Cabo. Com base nisso, esperamos uma ao mais efetiva da Igreja nas seguintes questes:

Escravido e trfico humano

Existem hoje mais pessoas escravizadas em todo o mundo (estima-se 27 milhes de pessoas) do que h 200 anos, quando Wilberforce lutou pela abolio do trfico de escravos no Atlntico. Somente na ndia, estima-se que haja 15 milhes de crianas escravizadas. O sistema de castas oprime grupos de castas inferiores e exclui os Dalits. Mas infelizmente, em muitos lugares, a

Igreja crist em si est infectada com as mesmas formas de discriminao. As vozes da Igreja global devem se erguer em protesto unssono contra o que, na verdade, um dos sistemas de escravido mais antigos do mundo. Mas para que esta defesa global tenha autenticidade, a Igreja deve rejeitar toda e qualquer desigualdade e discriminao dentro de si mesma.

A migrao em escala sem precedentes no mundo de hoje, por diversas razes, tem levado ao trfico humano a todos os continentes, escravido generalizada de mulheres e crianas no comrcio sexual e ao abuso de crianas atravs do trabalho forado ou alistamento militar.

A) Vamos nos erguer como a Igreja mundial, para combater o mal do trfico humano e falar e agir profeticamente para libertar os cativos. Isso deve incluir a abordagem dos fatores sociais, econmicos e polticos que alimentam esse comrcio. Os escravos em todo o mundo apelam Igreja de Cristo: Libertem nossas crianas. Libertem nossas mulheres. Sejam a nossa voz. Mostrem-nos a nova sociedade que Jesus prometeu.

Pobreza

Ns abraamos o testemunho de toda a Bblia, visto que ela mostra o desejo de Deus, tanto para a justia econmica sistmica, quanto para a compaixo pessoal, para o respeito e a generosidade com o pobre e necessitado. Alegramo-nos, pois este ensinamento bblico abrangente tornou-se mais integrado em nossa prtica e estratgia missionria, como era para a Igreja primitiva e para o Apstolo Paulo.[64]

Assim, vamos: B) Reconhecer a grande oportunidade que os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio representam para a igreja local e global. Apelamos para que as igrejas advoguem por eles junto aos governos e que participem dos esforos para eles sejam alcanados, como o Desafio Miquias.

C) Ter coragem de declarar que o mundo no consegue tratar, muito menos resolver, o problema da pobreza sem tambm desafiar a ganncia e a riqueza excessiva. O evangelho desafia a idolatria do consumismo desenfreado. Somos chamados, como servos a Deus e no de mamon, a reconhecer que a ganncia perpetua a pobreza e devemos renunci-la. Ao mesmo tempo, nos alegramos, pois o evangelho inclui o rico no seu apelo ao arrependimento e o convida a juntar-se em comunho queles que foram transformados pela graa perdoadora.

4. A paz de Cristo para as pessoas com deficincia

As pessoas com algum tipo de deficincia formam um dos maiores grupos minoritrios do mundo, com uma estimativa que excede os 600 milhes. A maioria delas vive nos pases menos desenvolvidos e so as mais pobres entre as mais pobres. Apesar da deficincia fsica ou mental fazer parte da sua experincia diria, a maioria incapacitada por atitudes sociais, por injustia ou pela falta de acesso a recursos. Servir s pessoas com deficincia no se limita a lhes oferecer atendimento mdico ou servio social; envolve lutar ao seu lado, ao lado dos que lhes prestam cuidados e ao lado de suas famlias, por incluso e igualdade, tanto na sociedade como na Igreja. Deus nos chama para a justia, a amizade, o respeito e o amor mtuos.

A) Vamos nos erguer como cristos em todo mundo para rejeitar esteretipos culturais, pois como comentou o Apstolo Paulo, a ningum mais consideramos do ponto de vista humano[65]. Feitos imagem de Deus, todos ns temos dons que Deus pode usar no seu servio. Ns nos comprometemos a ministrar s pessoas com deficincias, e receber delas a ministrao que elas tm para dar.

B) Ns incentivamos igrejas e lderes de misses a pensar no apenas em misses entreaqueles com deficincias, mas a reconhecer, afirmar e facilitar o chamado missionrio de cristos que possuam deficincias, como parte do Corpo de Cristo.

C) Ns nos entristecemos, pois tantas pessoas com deficincia ouvem que sua deficincia resultante de pecado pessoal, falta de f ou de relutncia para ser curado. Ns negamos que a Bblia ensine isso como uma verdade universal[66]. Tal falso ensinamento pastoralmente insensvel e espiritualmente incapacitante; acrescenta o peso de culpa e de esperanas frustradas a outras barreiras que as pessoas com deficincia enfrentam.

D) Ns nos comprometemos a fazer das nossas igrejas locais de incluso e igualdade para pessoas com deficincia e a nos posicionar ao lado delas resistindo ao preconceito e advogando pelas suas necessidades na sociedade em geral.

5. A paz de cristo para as pessoas que vivem com o HIV

O HIV e AIDS constituem um grande problema em muitas naes. Milhes de pessoas esto infectadas com o HIV, muitos, inclusive, em nossas igrejas, e milhes de crianas so rfs devido AIDS. Deus est nos chamando para mostrar o seu profundo amor e compaixo a todos os que j foram infectados ou afetados pelo HIV e AIDS e a concentrar esforos para salvar vidas. Ns

acreditamos que o ensinamento e o exemplo de Jesus, assim como o poder transformador da sua cruz e ressurreio, so essenciais para a resposta holstica do evangelho para o vrus HIV e AIDS, que nosso mundo precisa to urgentemente.

A) Ns repudiamos e denunciamos toda forma de condenao, hostilidade, estigma e discriminao contra aqueles que vivem com o HIV e a AIDS. Tais atos so pecado e desgraa dentro do corpo de Cristo. Todos ns pecamos e fomos destitudos da glria de Deus; fomos salvos somente pela graa e devemos ser tardios para julgar e rpidos para restaurar e perdoar. Tambm reconhecemos com tristeza e compaixo que muitos so infectados com o HIV, no o fazem por erro prprio, mas, muitas vezes, por cuidarem de outros infectados.

B) Ns desejamos que todos os pastores estabeleam um exemplo de castidade e fidelidade sexual, como Paulo ordenou, e que ensinem, com frequncia e clareza, que o casamento o lugar exclusivo para a unio sexual. Isso necessrio no apenas por ser o claro ensino da Bblia, mas tambm porque a prevalncia de parceiros sexuais simultneas fora do casamento um fator importante na rpida disseminao do HIV nos pases mais afetados.

C) Vamos, como Igreja em todo o mundo, nos levantar para este desafio em nome de Cristo e no poder do Esprito Santo. Vamos nos unir a outros irmos e irms em Cristo nas reas mais atingidas pelo HIV e AIDS, por meio de apoio prtico, cuidado compassivo (incluindo o cuidado com as vivas e os rfos), defesa social e poltica, programas de educao (principalmente aqueles que orientam mulheres), e estratgias de preveno eficazes, apropriadas para o contexto local. Ns nos comprometemos com esta ao proftica e urgente, como parte da misso integral da Igreja.

6. A paz de Cristo para sua criao em sofrimento

Nosso mandamento bblico em relao criao de Deus apresentado na seo 7 (A) da Confisso de F da Cidade do Cabo. Todos os seres humanos devem ser mordomos da rica abundncia da boa criao de Deus. Estamos autorizados a exercer o domnio piedoso ao us-la tendo em vista o bem estar do ser humano e suas necessidades, por exemplo, na agricultura, pesca, minerao, gerao de energia, engenharia, construo, comrcio e medicina. Ao fazermos isso, tambm recebemos a ordem de cuidar da terra e de todas as suas criaturas, porque a terra pertence a Deus e no a ns. Fazemos isso por amor ao Senhor Jesus Cristo, que o criador, dono, sustentador, redentor e herdeiro de toda criao.

Lamentamos pelo abuso generalizado e pela destruio dos recursos da terra, inclusive de sua biodiversidade. Provavelmente o desafio mais urgente e importante enfrentado pelo mundo fsico hoje seja a ameaa das mudanas climticas. Ela afetar de maneira desproporcional os que vivem nos pases pobres, pois l que os eventos climticos extremos sero mais severos e onde h pouca capacidade de adaptao a eles. A pobreza mundial e as mudanas climticas devem ser tratadas em conjunto e com a mesma urgncia.

Incentivamos os cristos em todo mundo a:

A) Adotar estilos de vida que renunciem hbitos de consumo destrutivos ou poluentes;

B) Exercer meios legtimos para persuadir os governos a colocar imperativos morais acima de interesses polticos em questes relacionadas destruio ambiental e mudana climtica em potencial.

C) Reconhecer e incentivar o chamado missionrio tanto de (i) cristos envolvidos no uso apropriado dos recursos da terra para as necessidades humanas e o bem comum atravs da agricultura, indstria e medicina, como de (ii) cristos que se dedicam proteo e restaurao dos habitats da terra e das espcies por meio da conservao e defesa. Ambos compartilham o mesmo objetivo, pois ambos servem o mesmo Criador, Provedor e Redentor.

IIC Vivendo o amor de Cristo entre pessoas de outras crenas


1. Ame o seu prximo como a si mesmo inclui pessoas de outras crenas.

Em vista das afirmaes feitas na seo 7 (d) da Confisso de F da Cidade do Cabo; ns respondemos ao nosso chamado como discpulos de Jesus Cristo para ver pessoas de outras crenas como nossos prximos, no sentido bblico. Eles so seres humanos criados imagem de Deus, a quem Deus amou e por cujos pecados Cristo morreu. Ns nos esforamos, no apenas para v-los como nosso prximo, mas para obedecer ao ensinamento de Cristo sendo para eles o seu prximo. Somos chamados para ser gentis, mas no ingnuos; para discernir e no para ser simplrios, para estar atentos a qualquer ameaa que possamos enfrentar, mas no para sermos governados pelo medo.

Ns somos chamados para compartilhar as boas novas atravs do evangelismo, mas no nos envolver em proselitismo indigno. O evangelismo, que inclui argumentao racional convincente,

seguindo o exemplo do Apstolo Paulo, fazer uma declarao franca e aberta do evangelho que deixe os ouvintes inteiramente livres para formar sua prpria opinio. Desejamos ser sensveis aos de outras crenas e rejeitamos qualquer abordagem que vise forar a sua converso[67]. Proselitismo, pelo contrrio, a tentativa de obrigar outros a se tornarem um de ns, para que aceitem nossa religio, ou mesmo a se juntem nossa denominao.

A) Ns nos comprometemos a ser escrupulosamente ticos em nosso evangelismo. Nosso testemunho deve ser marcado por mansido e respeito, conservando boa conscincia[68]. Por isso, rejeitamos qualquer forma de testemunho que seja coercitivo, antitico, enganoso ou desrespeitoso.

B) Em nome do Deus do amor, ns nos arrependemos por no procurar criar laos de amizade com muulmanos, hindus, budistas e pessoas de outras religies. No esprito de Jesus, tomaremos a iniciativa de demonstrar amor, boa vontade e hospitalidade para com eles.

C) Em nome do Deus da verdade, nos (i) recusamos a divulgar mentiras e caricaturas de outras crenas e (ii) denunciamos e resistimos ao preconceito racista, ao dio e ao medo incitado na mdia popular e na retrica poltica. D) Em nome do Deus da paz, ns rejeitamos o caminho da violncia e da vingana em todas as nossas relaes com pessoas de outras crenas, mesmo quando violentamente atacados.

E) Ns afirmarmos que o local apropriado para dilogo com pessoas de outras crenas so os lugares pblicos, como fez Paulo ao debater com judeus e gentios em sinagogas e arenas. Este dilogo parte legtima da nossa misso crist e combina a confiana na unicidade de Cristo e na verdade do evangelho com a capacidade de respeitosamente ouvir outros.

2. O amor de Cristo nos chama ao sofrimento e at a morrer pelo evangelho

O sofrimento pode ser necessrio em nosso envolvimento missionrio como testemunhas de Cristo, como foi para os seus apstolos e para os profetas do Antigo Testamento.[69]. Estar disposto a sofrer um teste difcil para a genuinidade da nossa misso. Deus pode usar o sofrimento, a perseguio e o martrio para avanar sua misso. O martrio uma forma de testemunho pela qual Cristo prometeu honra especial[70]. Muitos cristos que vivem no conforto e na prosperidade precisam ouvir novamente o chamado de Cristo para estarem dispostos a morrer por ele. Pois muitos outros crentes vivem em meio a tal sofrimento, pagando o custo de

testemunhar de Jesus Cristo em uma cultura religiosa hostil. Eles podem ter visto seus queridos martirizados, passando por tortura ou perseguio por causa da sua obedincia fiel e mesmo assim continuam a amar aqueles que os feriram.

A) Ns ouvimos e lembramos com lgrimas e oraes os testemunhos daqueles que sofrem pelo evangelho. Oramos por graa e coragem, juntamente com eles, para amar nossos inimigos como Cristo nos ordenou. Oramos para que o evangelho d frutos em lugares que so to hostis aos seus mensageiros. Ao lamentarmos com razo por aqueles que sofrem, devemos nos lembrar da infinita tristeza de Deus por causa daqueles que resistem e rejeitam seu amor, seu evangelho e seus servos. Desejamos ardentemente que eles se arrependam, sejam perdoados e encontrem a alegria de estar reconciliado com Deus.

3. O amor em ao personifica e manifesta o evangelho da graa

Somos o aroma de Cristo[71]. Nosso chamado para viver entre pessoas de outras religies de maneira que elas fiquem to saturadas com a fragrncia da graa de Deus que sintam o cheiro de Cristo, e venham experimentar e ver que Deus bom. Com este amor personificado, faremos o evangelho atraente em qualquer contexto cultural e religioso. Quando os cristos amam pessoas de outras crenas atravs de vidas de amor e atos de servio, eles personificam a graa transformadora de Deus.

Em culturas de honra, onde a vergonha e a vingana esto aliadas ao legalismo religioso, a graa um conceito estranho. Nestes contextos, o amor de Deus, vulnervel e sacrificial no deve ser debatido; ele considerado muito estranho, at repulsivo. A graa um sabor a ser assimilado no decorrer do tempo, em pequenas doses, para os que tenham fome suficiente e se atrevam a experimentar. O aroma de Cristo permeia gradativamente tudo aquilo com o que seus seguidores entram em contato.

A) Ns ansiamos para que Deus levante mais homens e mulheres da graa, que assumam compromissos de longo prazo para viver, amar e servir em lugares difceis, dominados por outras religies, para levar o aroma e o sabor da graa de Jesus Cristo para culturas onde isso indesejvel e perigoso. Isso requer pacincia, perseverana e, s vezes o tempo de uma vida inteira e, por vezes, at a morte.

4. O amor respeita a diversidade de discipulado

Os chamados movimentos internos podem ser encontrados dentro de vrias religies. So grupos de pessoas que agora seguem a Jesus como seu Deus e Salvador. Elas se encontram em pequenos grupos para comunho, ensino, adorao e orao centrados em Jesus e na Bblia, ao mesmo tempo em que continuam a viver social e culturalmente dentro das suas comunidades, observando, inclusive, alguns de seus elementos religiosos. Este um fenmeno

complexo e existe muita discordncia a respeito de como reagir a ele. Alguns recomendam tais movimentos. Outros alertam quanto ao perigo do sincretismo. Sincretismo, entretanto, um perigo encontrado entre cristos em qualquer lugar, ao expressarmos nossa f dentro de nossas prprias culturas. Devemos evitar a tendncia, quando vemos Deus agindo de maneira inesperada ou desconhecida, de, (i) apressadamente classificar e promover como uma nova estratgia missionria, ou (ii) condenar apressadamente, sem um sensvel estudo contextual.

A) No esprito de Barnab, que ao chegar em Antioquia, vendo a graa de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiis ao Senhor[72], apelamos a todos que esto preocupados com esta questo a:

1.

Tomar a deciso e prtica apostlica como importante princpio para orientao: no devemos por dificuldades aos gentios que esto se convertendo a Deus[73].

2. Exercer a humildade, a pacincia e a bondade para reconhecer a diversidade de pontos de vista, e manter conversas sem estridncia nem condenao mtua.[74].

5. O amor alcana os povos dispersos

Nunca houve tanta movimentao de povos. A migrao uma das realidades globais mais importantes da nossa era. Estima-se que 200 milhes de pessoas vivam fora de seus pases de origem, voluntria ou involuntariamente. O termo dispora usado aqui para se referir a pessoas que, por alguma razo, tenham se deslocado da sua terra natal. Um grande nmero de pessoas, de vrias religies, inclusive cristos, vive em condies de dispora: migrantes econmicos em busca de trabalho; pessoas que foram desalojadas devido a guerra ou desastres naturais, refugiados e os que buscam asilo poltico; vtimas de limpeza tnica; pessoas que fogem de violncia e perseguio religiosa; aqueles que sofrem com a fome seja causada pela seca, por enchentes ou guerra; vtimas de pobreza rural que se mudam para centros urbanos. Estamos convencidos de que as migraes contemporneas esto sujeitas ao propsito missional de Deus, sem ignorar o mal e o sofrimento que pode estar envolvido.[75]

A) Ns incentivamos a Igreja e os lderes de misses a reconhecer e responder s oportunidades missionrias apresentadas pela migrao global e pelas comunidades em dispora, com planejamento estratgico, treinamento especfico e recursos para aqueles que so chamados para trabalhar entre os que esto em dispora.

B) Ns incentivamos os cristos nos pases que acolhem comunidades de imigrantes de outras religies ao testemunho transcultural do amor de Cristo, por meio de palavras e aes, atravs da obedincia aos mandamentos bblicos de amar o estrangeiro e defender sua causa, de visitar os que esto na priso, de praticar a hospitalidade, desenvolver amizades, de convid-los s suas casas e de oferecer ajuda e assistncia.[76]

C) Ns incentivamos os cristos que fazem parte de comunidades em dispora a discernir a mo de Deus, mesmo em circunstncias que eles no tenham escolhido, e a buscar qualquer oportunidade que Deus oferece para testemunhar de Cristo em suas comunidades anfitris e contribuir para sua prosperidade[77]. Sempre que houver no pas anfitrio igrejas crists, ns apelamos s igrejas imigrantes e nativas a que ouam e aprendam umas com as outras, e iniciem esforos cooperativos para alcanar com o evangelho todos os setores da nao. 6. O Amor trabalha pela liberdade religiosa para todos

O apoio aos direitos humanos atravs da defesa da liberdade religiosa no incompatvel quando, diante da perseguio, escolhe-se seguir o caminho da cruz. No h contradio entre estar pessoalmente disposto a sofrer abuso ou perda dos nossos prprios direitos por amor de Cristo e estar comprometido a ser defensor e porta-voz dos que esto emudecidos diante da violao dos seus direitos humanos. Devemos tambm discernir entre a defesa os direitos de pessoas de outras religies e o endosso verdade de suas crenas. Podemos defender a liberdade religiosa de outros e a prtica da sua religio sem aceitar essa religio como verdadeira. A) Esforcemo-nos por alcanar a liberdade religiosa para todos os povos. Isso implica em interceder, junto aos governos, pelos cristos e pelas pessoas de outras religies que passam por perseguio.

B) Vamos obedecer conscientemente o ensinamento bblico de ser bons cidados, de buscar a prosperidade da nao onde vivemos, de honrar e orar pelas autoridades, de pagar impostos, de fazer o bem e de procurar viver em paz e tranquilidade. O cristo chamado para submeter-se ao Estado, a menos que o Estado exija o que Deus probe, ou proba o que Deus ordena. Se o Estado,

portanto, nos obriga a escolher entre a lealdade a ele e nossa lealdade maior a Deus, devemos dizer No ao Estado porque dissemos Sim a Jesus Cristo como Senhor[78].

Em meio a todos nossos esforos legtimos pela liberdade religiosa para todas as pessoas, o desejo mais profundo de nossos coraes continua sendo que todos venham a conhecer o Senhor Jesus Cristo, que livremente depositem nele sua f e sejam salvos e que entrem no reino de Deus.

IID Discernindo a vontade de Cristo para a evangelizao mundial


1. Os povos no alcanados e no includos

O corao de Deus deseja que todos tenham acesso ao conhecimento do amor de Deus e da sua obra salvadora atravs de Jesus Cristo. Reconhecemos com tristeza e vergonha que h milhares de grupos de povos em todo o mundo aos quais esse acesso ainda no foi disponibilizado atravs do testemunho cristo. Estes so os povos no alcanados, no sentido de que no h entre eles igrejas ou pessoas reconhecidamente crists. Muitos desses povos tambm so no includos, no sentido de que atualmente no temos conhecimento de nenhuma igreja ou agncia que esteja sequer tentando compartilhar com eles o evangelho. Na realidade, apenas uma pequena porcentagem dos recursos da Igreja (humanos e materiais) est sendo destinada aos povos menos alcanados. Por definio, esses so os povos que no nos convidaro para que levemos a eles a Boa Nova, pois no tm conhecimento algum dela. Entretanto, a presena deles entre ns, em nosso mundo, 2.000 anos aps a ordem que nos foi dada por Jesus de fazer discpulos de todas as naes, representa no apenas uma censura nossa obedincia, no apenas uma forma de injustia espiritual, mas tambm um Chamado Macednico silencioso.

Vamos nos levantar como Igreja em todo o mundo para enfrentar este desafio e: A) Vamos nos arrepender da nossa cegueira diante da existncia continuada de tantos povos no alcanados em nosso mundo e da nossa passividade diante da urgncia da evangelizao entre eles.

B) Vamos renovar nosso compromisso de ir aos que ainda no ouviram o evangelho, de nos envolver profundamente com sua lngua e cultura, de viver o evangelho entre eles com amor encarnacional e servio sacrificial, de comunicar a luz e a verdade do Senhor Jesus Cristo em palavra e ao, despertando-os atravs do poder do Esprito Santo para a surpreendente graa de Deus.

C) Vamos buscar erradicar a pobreza bblica no mundo, pois a Bblia continua sendo indispensvel para o evangelismo. Para que isto acontea, devemos:

1. Acelerar a traduo da Bblia para as lnguas dos povos que ainda no possuem qualquer poro da Palavra de Deus em sua lngua materna; 2. Tornar a mensagem da Bblia amplamente disponvel atravs de meios orais. (Ver tambm abaixo Culturas Orais) D) Ter como objetivo a erradicao da ignorncia bblica na Igreja, pois a Bblia continua indispensvel para o discipulado dos crentes semelhana com Cristo.

1.

Desejamos ardentemente ver uma convico renovada, em toda a Igreja de Deus, a respeito da necessidade real do ensino da Bblia para o crescimento da Igreja no que se refere a ministrio, unidade e maturidade.[79] Ns nos alegramos por todos aqueles a quem Cristo deu o dom de pastores e mestres. Ns faremos todo o esforo para identific-los, incentiv-los, trein-los e apoi-los na pregao e no ensino da Palavra de Deus. Ao faz-lo, no entanto, devemos rejeitar o tipo de clericalismo que restringe o ministrio da Palavra de Deus a alguns profissionais pagos ou a uma pregao formal nos plpitos das igrejas. Muitos homens e mulheres, que demonstram claramente ter recebido o dom para pastorear e ensinar o povo de Deus, exercem o seu dom informalmente, ou sem estruturas denominacionais oficiais, mas com a clara bno do Esprito de Deus. Eles tambm precisam ser reconhecidos, incentivados e preparados para o correto manejo da Palavra de Deus.

2. Devemos promover a instruo bblica nesta gerao que se identifica principalmente com a comunicao digital, em substituio aos livros, incentivando mtodos digitais de estudo indutivo das escrituras, com a profundidade de questionamento que, hoje, necessita de papel, caneta e lpis.

E) Vamos manter o evangelismo como parte central do escopo plenamente integrado de toda nossa misso, na medida em que o evangelho propriamente dito seja a fonte, o contedo e a autoridade de toda misso biblicamente vlida. Tudo o que fazemos deve ser tanto uma personificao quando uma declarao do amor e da graa de Deus e da sua obra salvadora atravs de Jesus Cristo.

2. Culturas orais

A maior parte da populao mundial formada por comunicadores orais, que no conseguem ou se recusam a aprender atravs de meio letrado, e mais da metade deles est entre os grupos no alcanados, definidos acima. Entre esses, estima-se que existam 350 milhes de pessoas sem um nico versculo das Escrituras na sua lngua. Alm dos aprendizes basicamente orais, existem muitos aprendizes orais secundrios, que so tecnicamente alfabetizados, mas que preferem se comunicar por meios orais, com o aumento da aprendizagem visual e o domnio das imagens na comunicao.

Ao reconhecer e agir sobre as questes de oralidade, vamos: A) Fazer melhor uso de metodologias orais em programas de discipulado, mesmo entre cristos alfabetizados.

B) Como questo prioritria, disponibilizar histrias bblicas em formato de udio nas principais lnguas dos grupos de povos no alcanados ou no includos.

C) Incentivar as agncias missionrias a desenvolver estratgias orais, que incluam: gravao e distribuio de histrias bblicas em udio para evangelismo, discipulado e treinamento de liderana, acompanhadas do devido treinamento de oralidade aos evangelistas e plantadores de igrejas pioneiros; esses poderiam usar mtodos frutferos de comunicao oral e visual para transmitir toda a histria bblica da salvao, como, por exemplo, narrao de histrias, artes, poesia, cnticos e teatro.

D) Incentivar as igrejas locais no Sul Global a se envolver com grupos de povos no alcanados em sua rea atravs de mtodos orais que sejam especficos para sua viso de mundo.

E) Incentivar seminrios a oferecer currculos que preparem missionrios e pastores em metodologias orais.

3. Lderes Cristocntricos

O rpido crescimento da Igreja em tantos lugares continua superficial e vulnervel, em parte devido falta de lderes discipulados, e em parte porque muitos usam suas posies para obter poder secular, status arrogante ou enriquecimento pessoal. Como resultado, o povo de Deus sofre, Cristo desonrado e a misso do evangelho prejudicada. O treinamento de liderana a

soluo prioritria comumente proposta. De fato, programas de treinamento de liderana de todos os tipos tm se multiplicado, mas o problema persiste, por duas provveis razes.

Primeiro, treinar lderes para que sejam piedosos e semelhantes a Cristo o caminho inverso. Em primeiro lugar, biblicamente, apenas aqueles cujas vidas j demonstram as caractersticas bsicas do discipulado maduro devem ser indicados para a liderana.[80] Se hoje nos deparamos com muitas pessoas na liderana que mal foram discipuladas, ento no h alternativa seno incluir esse discipulado bsico no seu desenvolvimento de liderana. Indiscutivelmente, a escala de lderes mundanos e no semelhantes a Cristo na Igreja global hoje prova patente de evangelismo reducionista, discipulado negligenciado e crescimento superficial. A resposta para o fracasso da liderana no apenas mais treinamento deliderana, mas antes, melhor treinamento de discipulado. Os lderes devem primeiro ser discpulos de Cristo.

Segundo, alguns programas de treinamento de liderana enfocam pacotes prontos de conhecimento, e tcnicas e habilidade em detrimento do carter piedoso. Em contrapartida, lderes autenticamente cristos devem ser semelhantes a Cristo no que se refere a ter humildade, integridade, corao servil, ausncia de ganncia, vida de orao, dependncia no Esprito de Deus e um profundo amor pelas pessoas. Alm disso, alguns programas de treinamento de liderana no oferecem treinamento especfico no ponto chave includo por Paulo em sua lista de qualificaes a capacidade de ensinar a Palavra de Deus ao povo de Deus. No entanto, o ensino da Bblia o mais importante meio de fazer discpulos e a maior deficincia nos lderes da igreja contempornea. A) Ansiamos por ver esforos intensificados na formao de discpulos, por meio do trabalho de ensino e sustento de novos crentes a longo prazo, a fim de que aqueles a quem Deus chama e entrega igreja como lderes estejam qualificados de acordo com o critrio bblico de maturidade e servio.

B) Ns renovamos nosso compromisso de orar por nossos lderes. Desejamos que Deus multiplique, proteja e encoraje lderes a ser biblicamente fiis e obedientes. Oramos para que Deus repreenda, remova ou leve ao arrependimento lderes que desonram o seu nome e difamam o evangelho. E oramos para que Deus levante uma nova gerao de servos-lderes discipulados, cuja maior paixo seja conhecer a Cristo e ser semelhante a ele.

C) Aqueles entre ns que esto na liderana crist precisam reconhecer nossa vulnerabilidade e aceitar o fato de que temos que prestar contas dentro do corpo de Cristo. Ns recomendamos a prtica de submisso a um grupo para prestao de contas.

D) Encorajamos firmemente os seminrios e todos os que oferecem programas de treinamento de liderana a que se concentrem mais na formao espiritual e de carter, e no apenas na transmisso de conhecimento ou classificao de desempenho, e nos alegramos intensamente com os que j fazem isso como parte do desenvolvimento abrangente e integral da liderana.

4. Cidades

As cidades so extremamente importantes para o futuro humano e para a misso mundial. Metade do mundo hoje vive em cidades. nas cidades que se encontram os quatro principais tipos de pessoas: (i) a prxima gerao de jovens; (ii) a maioria dos povos menos alcanados que migraram; (iii) os formadores de cultura; (iv) os mais pobres entre os pobres.

A) Ns discernimos a soberana mo de Deus no aumento massivo da urbanizao em nosso tempo e apelamos Igreja e aos lderes de misses em todo mundo a que respondam a esse fato dando ateno estratgica e urgente misso urbana. Devemos amar nossas cidades como Deus as ama, com discernimento santo e compaixo semelhante de Cristo, e obedecer ao seu mandamento de buscar a prosperidade da cidade, onde quer que ela esteja. Vamos procurar aprender mtodos adequados e flexveis de misso que respondam s realidades urbanas.

5. Crianas

Todas as crianas esto em risco. H cerca de dois bilhes de crianas no mundo e metade delas est em risco em decorrncia da pobreza. Milhes esto em risco em decorrncia da prosperidade. Os filhos dos ricos e estveis tm tudo para viver, mas nada pelo qu viver.

As crianas e os jovens so a Igreja de hoje e no apenas de amanh. Os jovens tm grande potencial como agentes ativos na misso de Deus. Eles representam uma grande e pouco utilizada fonte de formadores de opinio com sensibilidade para ouvir a voz de Deus e disposio para responder a ele. Alegramo-nos com os excelentes ministrios que servem entre as crianas e juntamente com elas e desejamos que esse trabalho seja multiplicado, diante de to grande necessidade. Como vemos na Bblia, Deus pode usar e realmente usa as crianas e os jovens suas oraes, suas percepes, suas palavras, suas iniciativas para transformar coraes. Elas

representam uma nova energia para transformar o mundo. Vamos ouvir e no reprimir sua espiritualidade infantil com nossas abordagens adultas e racionalistas.

Ns assumimos o compromisso de:

A) Levar as crianas a srio, atravs de estudos bblicos e questionamentos teolgicos estimulantes, que reflitam o amor de Deus e o seu propsito para elas e atravs delas. E redescobrir o profundo significado para a teologia e para a misso, da atitude provocadora de Jesus ao tomar uma criana e coloc-la entre eles.[81]. B) Buscar treinar pessoas e fornecer recursos para atender as necessidades das crianas em todo o mundo, sempre que possvel, trabalhando com suas famlias e comunidades, com a convico de que o ministrio holstico para e atravs de cada gerao seguinte de crianas e jovens, um componente vital para a misso mundial.

C) Expor, resistir e agir contra toda e qualquer forma de abuso contra as crianas, seja violncia, explorao, escravido, trfico, prostituio, sexo e discriminao tnica, alvo publicitrio e negligncia intencional.

6. Orao

Diante de tantas prioridades, vamos renovar nosso compromisso de orar. A orao um chamado, um mandamento e um dom. A orao o fundamento indispensvel para todos os elementos da nossa misso. A) Ns oraremos com unio, foco, persistncia e esclarecimento bblico: 1. Para que Deus envie trabalhadores para todos os cantos do mundo, no poder do seu Esprito; 2. Para que os perdidos de todos os povos e lugares sejam atrados a Deus pelo seu Esprito, atravs da declarao da verdade do evangelho e da demonstrao do amor e do poder de Cristo. 3. Para que a glria de Deus seja revelada e o nome de Cristo seja conhecido e louvado graas ao carter, as obras e as palavras do seu povo. Vamos clamar pelos nossos irmos e irms que sofrem por causa do nome de Cristo. 4. Pela vinda do reino de Deus, para que a vontade de Deus seja feita na terra como feita no cu, pelo estabelecimento da justia, pela mordomia e cuidado para com a criao e pela bno da paz de Deus em nossas comunidades.

B) Daremos graas continuamente ao presenciarmos a obra de Deus entre as naes, ansiosos pelo dia em que o reino deste mundo se tornar o reino do nosso Deus e do seu Cristo.

IIE Chamando a igreja de Cristo de volta humildade, integridade e simplicidade


Andar a metfora bblica para nosso modo de vida ou de conduta diria. Paulo, em Efsios, fala sete vezes sobre como os cristos devem ou no devem andar.[82]

1.

Andar de maneira diferenciada, como nova humanidade de Deus [83]

O povo de Deus escolhe entre andar no caminho do Senhor ou nos caminhos de outros deuses. A Bblia mostra que o maior problema de Deus no apenas com as naes do mundo, mas com o povo que ele criou e chamou para que fossem canal de bnos para as naes. E o maior obstculo para o cumprimento desta misso a idolatria entre o prprio povo de Deus. Pois se somos chamados para levar as naes a adorar ao nico Deus vivo e verdadeiro, falhamos vergonhosamente quando ns mesmos corremos atrs de deuses falsos dos povos ao nosso redor.

Quando no h diferena entre a conduta de cristos e no cristos por exemplo, na prtica da corrupo e da ganncia, na promiscuidade sexual, no alto ndice de divrcio, no retorno a prticas anteriores religiosa crist, na hostilidade em relao a pessoas de outras raas, nos estilos de vida consumistas, ou no preconceito social ento, o mundo est certo ao questionar se o cristianismo faz alguma diferena. Diante o mundo que nos observa, no h autenticidade em nossa mensagem. A) Desafiamo-nos mutuamente, como povo de Deus presente em todas as culturas, a encarar at que ponto estamos, consciente ou inconscientemente, enredados nas idolatrias da cultura que nos cerca. Oramos por discernimento proftico para identificar e expor esses deuses falsos e a sua presena dentro da prpria Igreja, e por coragem para que nos arrependamos e os renunciemos no nome e na autoridade de Jesus como Senhor.

B) Uma vez que no h misso bblica sem vida bblica, com urgncia renovamos nosso compromisso e desafiamos a todos aqueles que professam o nome de Cristo a viver de maneira radicalmente diferente dos caminhos do mundo, a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justia e em santidade provenientes da verdade.

2. Andar em amor, rejeitando a idolatria da sexualidade desordenada [84]

O plano de Deus na criao que o casamento seja constitudo pelo relacionamento fiel e comprometido entre um homem e uma mulher, no qual eles se tornem uma s carne e uma nova unidade social que seja distinta de suas famlias de origem, e que a relao sexual, como

expresso daquela uma s carne, seja desfrutada exclusivamente dentro dos laos do casamento. Essa unio sexual amorosa dentro do casamento, na qual dois se tornam um, reflete tanto o relacionamento de Cristo com a Igreja, como a unidade de judeus e gentios na nova humanidade.[85]

Paulo contrasta a pureza do amor de Deus com a feiura do amor falso que se disfara na sexualidade desordenada e em tudo o que a acompanha. A sexualidade desordenada de todo tipo, em qualquer prtica de intimidade sexual antes ou fora do casamento, conforme definido biblicamente, no se alinha com as bnos e com a vontade de Deus na criao e na redeno. O abuso e a idolatria que cercam a sexualidade desordenada contribuem para um declnio maior da sociedade, causando a ruptura de casamentos e famlias, e produz sofrimento incalculvel de solido e de explorao. Esta um problema srio dentro da prpria igreja e, tragicamente, uma causa comum de fracasso na liderana.

Reconhecemos nossa necessidade de profunda humildade e conscincia do fracasso nesta rea. Ansiamos por ver cristos desafiando as culturas que nos rodeiam vivendo de acordo com os padres para os quais a Bblia nos chamou. A) Ns encorajamos firmemente todos os pastores a: 1. Facilitar o dilogo mais aberto sobre sexualidade em nossas igrejas, declarando positivamente a boa nova do plano de Deus para relacionamentos saudveis e para a vida familiar, mas tambm abordando com honestidade pastoral as reas onde os cristos compartilham as realidades disfuncionais e de ruptura de sua cultura circundante; 2. Ensinar claramente os padres de Deus, mas fazer isso com a compaixo pastoral de Cristo pelos pecadores, reconhecendo quo vulnerveis tentao sexual e ao pecado todos ns somos; 3. Lutar para estabelecer um exemplo positivo de vida segundo os padres bblicos de fidelidade sexual; B) Como membros da Igreja, ns assumimos o compromisso de: 1. Fazer tudo o que pudermos na Igreja e na sociedade para fortalecer casamentos fieis e vida familiar saudvel; 2. Reconhecer a presena e a contribuio daqueles que so solteiros, vivos ou sem filhos, assegurar-lhes que a igreja uma famlia em Cristo acolhedora e amparadora, e capacit-los a exercer seus dons nos variados ministrios da igreja; 3. Resistir s mltiplas formas de sexualidade desordenada nas culturas que nos cercam, incluindo a pornografia, o adultrio e a promiscuidade. 4. Procurar compreender e abordar as questes profundas do corao relacionadas identidade e experincia, que levam algumas pessoas prtica homossexual; alcan-

las com amor, compaixo e justia de Cristo e rejeitar e condenar toda forma de dio e abuso verbal ou fsico e vitimizao de pessoas homossexuais; 5. Lembrar que, pela graa redentora de Deus, nenhuma pessoa ou situao est alm da possibilidade de mudana e restaurao.

3. Andar em humildade, rejeitando a idolatria do poder [86]

Devido queda e ao pecado, o poder geralmente exercido para abusar e explorar pessoas. Ns exaltamos a ns mesmos, alegando superioridade de sexo, raa e status social. Paulo se ope a todas essas formas de idolatria do orgulho e do poder exigindo que aqueles que so cheios do Esprito de Deus se submetam uns aos outros por amor a Cristo. Essa submisso mtua e esse amor recproco devem ser expressos no casamento, na famlia e nas relaes socioeconmicas. A) Ns desejamos ver todos os maridos e esposas, pais e filhos, funcionrios e empregadores cristos, praticando o ensinamento bblico de submeter-se uns aos outros no temor de Cristo.

B) Ns incentivamos os pastores a ajudarem os crentes a entender, a discutir honestamente e a praticar a submisso mtua que Deus exige de seus filhos. Em um mundo de poder, ganncia e abuso, Deus est chamando sua Igreja para ser o lugar de humildade amvel e amor abnegado entre seus membros.

C) Ns clamamos aos maridos cristos de maneira particular e urgente a que observem o equilbrio das responsabilidades entre maridos e esposas conforme o ensino Paulo. A submisso mtua significa que a submisso da esposa ao seu marido tem como alvo um homem cujo amor e cuidado por ela seja inspirado no amor abnegado de Jesus Cristo por sua Igreja. Qualquer tipo de abuso contra uma mulher verbal, emocional e fsico incompatvel com o amor de Cristo, em qualquer cultura. Ns negamos que qualquer tradio cultural ou interpretao distorcida da Bblia possa justificar a violncia contra a mulher. Lamentamos que isso acontea entre cristos professos, incluindo pastores e lderes. No hesitamos em denunciar tal ato como um pecado e chamar ao arrependimento e renncia dessa prtica.

4. Andar em integridade, rejeitando a idolatria do sucesso [87]

No podemos edificar o reino do Deus da verdade sobre fundamentos de desonestidade. No entanto, em nosso desejo por sucesso e resultados somos tentados a sacrificar nossa integridade, com alegaes exageradas e distorcidas que levam a mentiras. Andar na luz, entretanto, consiste em... justia e verdade.[88]

A) Ns apelamos a todos os lderes e missionrios a que resistam tentao de ser menos do que totalmente verdadeiros na apresentao do seu trabalho. Somos desonestos quando exageramos nossos relatrios com estatsticas infundadas, ou torcemos a verdade para nosso benefcio. Oramos por uma onda purificadora de honestidade e pelo fim de tais distores, manipulaes e exageros. Apelamos a todos os que sustentam financeiramente a obra a que no faam exigncias irrealistas de resultados visveis e mensurveis, alm da necessidade da devida prestao de contas. Vamos lutar por uma cultura de total integridade e transparncia. Escolheremos andar na luz e na verdade de Deus, pois o Senhor prova o corao e se agrada com a integridade.[89]

5. Andar em simplicidade, rejeitando a idolatria da ganncia [90]

A pregao e o ensino generalizado do evangelho da prosperidade em todo o mundo levanta srias preocupaes. Definimos o evangelho da prosperidade como o ensino de que os crentes tm direito s bnos da sade e da riqueza e que podem obter essas bnos por meio de confisses positivas de f e da semeadura, atravs de doaes financeiras e materiais. O ensino da prosperidade um fenmeno que atravessa muitas denominaes em todos os continentes. [91]

Ns ratificamos a graa e o poder milagroso de Deus e congratulamo-nos com o crescimento das igrejas e dos ministrios que levam pessoas a exercer a f expectante no Deus vivo e no seu poder sobrenatural. Ns cremos no poder do Esprito Santo. No entanto, negamos que o poder milagroso de Deus possa ser tratado como uma tcnica automtica ou disposio de humanos, ou ainda, manipulada por palavras, aes, dons, objetos ou rituais humanos.

Ns afirmamos que existe uma perspectiva bblica da prosperidade humana e que a Bblia inclui o bem estar material (tanto sade como riqueza) em seu ensinamento sobre a beno de Deus. No entanto, consideramos como contrrio Bblia o ensinamento de que o bem estar espiritual possa ser medido em termos de bem estar material, ou que a riqueza seja sempre um sinal da beno de Deus. A Bblia mostra que a riqueza muitas vezes pode ser obtida atravs da opresso, do engano ou da corrupo. Negamos tambm que a pobreza, a doena ou a morte fsica sejam sempre sinais da maldio de Deus, ou evidncia de falta de f, ou o resultado de maldio humana, j que a Bblia rejeita tais explicaes simplistas.

Ns admitimos que seja bom exaltar o poder e a vitria de Deus. Mas cremos que os ensinamentos de muitos que promovem energicamente o evangelho da prosperidade distorcem

seriamente a Bblia; que suas prticas e seu estilo de vida geralmente so antiticos e no semelhantes a Cristo; que eles costumam substituir o evangelismo genuno pela busca de milagres, e substituem o chamado ao arrependimento pelo chamado para a contribuio financeira destinada a organizao do pastor. Lamentamos que o impacto de seu ensino em muitas Igrejas seja pastoralmente prejudicial e espiritualmente doentio. com alegria e firmeza que ratificamos toda iniciativa em nome de Cristo que busque trazer cura ao doente ou livramento duradouro da pobreza e do sofrimento. O evangelho da prosperidade no oferece nenhuma soluo duradoura para a pobreza e pode desviar as pessoas da verdadeira mensagem e do verdadeiro caminho para a salvao eterna. Por essas razes, usando de sensatez, ele pode ser descrito como um evangelho falso. Por isso rejeitamos o excesso de ensino sobre prosperidade por ser incompatvel com o cristianismo bblico equilibrado.

A) Com insistncia encorajamos os lderes da igreja e de misses presentes em contextos onde o evangelho da prosperidade seja popular, a compar-lo com ateno e cuidado ao ensino e exemplo de Jesus Cristo. Particularmente, todos ns precisamos interpretar e ensinar, segundo seu contexto e harmonia, os textos bblicos comumente usados para sustentar o evangelho da prosperidade. Onde houver o ensino da prosperidade no contexto de pobreza, devemos nos opor a ele, com compaixo autntica e ao que traga justia e transformao duradoura para o pobre. Acima de tudo, devemos substituir o interesse prprio e a ganncia pelo ensinamento bblico a respeito do sacrifcio prprio e da doao generosa, como as marcas do verdadeiro discipulado de Cristo. Ns ratificamos o apelo histrico de Lausanne por estilos de vida mais simples.

IIF Formando parcerias no Corpo de Cristo pela unidade em misses


Paulo nos ensina que a unidade crist criao de Deus, com base em nossa reconciliao com Deus e uns com os outros. Essa dupla reconciliao foi realizada atravs da cruz. Quando vivemos em unidade e trabalhamos em parcerias demonstramos o poder sobrenatural e contra cultural da cruz. Mas quando demonstramos nossa desunio atravs da incapacidade de formar parcerias, rebaixamos nossa misso e mensagem e negamos o poder da cruz.

1. Unidade na Igreja

Uma igreja dividida no tem mensagem para um mundo dividido. A nossa incapacidade de viver em unidade reconciliada um obstculo importante autenticidade e eficcia em misses.

A) Lamentamos a divisibilidade e diviso de nossas igrejas e organizaes. Temos o desejo profundo e urgente de que os cristos cultivem um esprito de graa e que sejam obedientes ao mandamento de Paulo de fazer todo o esforo para conservar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz.

B) Embora reconheamos que nossa unidade mais profunda seja espiritual, ansiamos por maior reconhecimento do poder missional da unidade visvel, prtica e terrena. Portanto apelamos aos irmos e irms em todo o mundo, por causa do nosso testemunho e misso em comum, que resistam tentao de dividir o corpo de Cristo e que busquem caminhos de reconciliao e de restaurao da unidade sempre que possvel.

2. Parceria em misso global

A parceria em misses no se trata apenas de eficincia. o resultado prtico e estratgico de nossa submisso a Jesus Cristo como Senhor. Muitas vezes nos envolvemos em misses que priorizam e preservam nossa prpria identidade (tnica, denominacional, teolgica etc.) e deixamos de submeter nossas paixes e preferncias ao nosso nico Senhor e Mestre. A supremacia e centralidade de Cristo em nossa misso devem ser mais do que uma confisso de f; devem tambm reger nossa estratgia, prtica e unidade.

Alegramo-nos com o crescimento e a fora de movimentos missionrios emergentes em pases em desenvolvimento e com o fim do antigo padro do Leste para o Resto. Mas no aceitamos a ideia de que o basto da responsabilidade sobre as misses tenha passado de uma parte da Igreja mundial para outra. No faz sentido rejeitar o antigo triunfalismo do Ocidente para, simplesmente, deslocar o mesmo esprito mpio para a sia, frica ou Amrica Latina. Nenhum grupo tnico, nao ou continente pode reivindicar o privilgio exclusivo de ser o nico a completar a Grande Comisso. Somente Deus soberano.

A) Permanecemos unidos como lderes e missionrios em todas as partes do mundo, chamados a reconhecer e a aceitar uns aos outros, com igualdade de oportunidades, para juntos contribuirmos para a misso mundial. Vamos, em submisso a Cristo, colocar de lado a desconfiana, a competio e o orgulho e estar dispostos a aprender com aqueles que Deus est usando, mesmo que no sejam do nosso continente, nem da nossa teologia em particular, nem de nossa organizao ou de nosso crculo de amigos.

B) A parceria vai alm do dinheiro, e a injeo insensata de dinheiro geralmente corrompe e divide a Igreja. Vamos, finalmente, provar que a Igreja no opera sob o princpio de que aqueles que tm mais dinheiro tm o poder de deciso. Vamos deixar de impor em outras partes da Igreja nossos nomes, slogans, programas, sistemas e mtodos preferidos. Vamos sim trabalhar por reciprocidade verdadeira entre Norte e Sul, Leste e do Oeste, por interdependncia em dar e receber, pelo respeito e dignidade que caracteriza amigos genunos e verdadeiros parceiros em misses.

3. Homens e mulheres em parceria

As Escrituras afirmam que Deus criou homens e mulheres sua imagem e que lhes deu o domnio sobre a terra. O pecado entrou na vida e na histria humana atravs do homem e da mulher agindo em conjunto em rebelio contra Deus. Atravs da cruz de Cristo, Deus trouxe salvao, aceitao e unidade a homens e mulheres igualmente. No Pentecoste, Deus derramou o seu Esprito de profecia sobre toda carne, filhos e filhas semelhantemente. Mulheres e homens, portanto, so iguais na criao, no pecado, na salvao e no Esprito.[92]

Todos ns, mulheres e homens, solteiros e casados, somos responsveis por empregar os dons de Deus para o benefcio de outros, como mordomos da graa de Deus, e para o louvor e glria de Cristo. Todos ns, portanto, tambm somos responsveis por capacitar todo o povo de Deus para exercer todos os dons dados por Deus em todas as reas de servio para as quais Deus chama a Igreja.[93] No devemos apagar o Esprito desprezando os ministrios de ningum.[94] Alm disso, estamos determinados a ver o ministrio dentro do corpo de Cristo como dom e responsabilidade no qual somos chamados a servir, e no como status ou direito que exigimos. A) Defendemos a posio histrica Lausanne: Ns afirmamos que os dons do Esprito so distribudos a todo o povo de Deus, mulheres e homens, e que a parceria deles na evangelizao deve ser bem recebida visando o bem comum[95]. Reconhecemos a enorme contribuio e sacrifcio que as mulheres tm feito pela misso mundial, ministrando tanto para homens como para mulheres, desde os tempos bblicos at o presente.

B) Reconhecemos que h opinies diferentes sinceramente sustentadas por aqueles que procuram ser fiis e obedientes s Escrituras. Alguns interpretam o ensino apostlico de modo a inferir que mulheres no devem ensinar nem pregar, ou que podem faz-lo, mas no como autoridade nica sobre homens. Outros entendem a igualdade espiritual das mulheres, o exerccio de edificao do dom de profecia por mulheres na igreja do Novo Testamento e a acolhida da

igreja em suas casas, implicando que os dons espirituais de liderana e ensino podem ser recebidos e exercidos no ministrio tanto por mulheres como por homens.[96] Convidamos

aqueles que esto em lados opostos nesta discusso a:

1.

Aceitar um ao outro sem condenao em relao a questes divergentes. Embora possamos discordar, no temos motivos para diviso, para palavras destrutivas, ou hostilidade de uns para com os outros;[97]

2. Estudar juntos as Escrituras com ateno, levando em conta o contexto e a cultura originais de seus respectivos autores e leitores contemporneos; 3. Reconhecer que onde houver dor genuna, devemos mostrar compaixo; onde houver injustia e falta de integridade, devemos nos opor; e onde houver resistncia manifestao da obra do Esprito Santo em alguma irm ou irmo, devemos nos arrepender. 4. Comprometer-se com um padro de ministrio, de homens e de mulheres, que reflita o esprito de servo de Jesus Cristo e no a busca de poder e status caractersticos do mundo.

C) Encorajamos as igrejas a reconhecer as mulheres reverentes que ensinam e so exemplos do que bom, como Paulo ordenou,[98] e a abrir portas mais largas de oportunidades para mulheres na educao, no servio e na liderana, principalmente em contextos onde o evangelho desafia tradies culturais injustas. Esperamos que as mulheres no sejam impedidas de exercer os dons de Deus ou de seguir o chamado de Deus em suas vidas.

4. Educao Teolgica e misses

O Novo Testamento mostra a estreita parceria entre o trabalho de evangelizar e plantar igrejas (por exemplo, o Apstolo Paulo), e o trabalho de fortalecimento das igrejas (por exemplo, Timteo e Apolo). As duas tarefas esto integradas na Grande Comisso, onde Jesus descreve o fazer discpulos em termos de evangelismo (antes de batizando-os) e ensinando-os a obedecer a tudo o eu lhes ordenei. A educao teolgica parte da misso que vai alm do evangelismo. [99]

A misso da Igreja na terra servir misso de Deus, e a misso da educao teolgica fortalecer e acompanhar a misso da Igreja. A educao teolgica serve primeiro para treinar aqueles que lideram a Igreja como professores-pastores, capacitando-os para ensinar a verdade

da Palavra de Deus com fidelidade, relevncia e clareza; e segundo, para capacitar todo o povo de Deus para a tarefa missional de entender e comunicar com relevncia a verdade de Deus em qualquer contexto cultural. A educao teolgica envolve guerra espiritual, uma vez que destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torn-lo obediente a Cristo[100].

A) Aqueles de ns que lideram igrejas e agncias missionrias precisam reconhecer que a educao teolgica intrinsecamente missional. Aqueles que oferecem educao teolgica precisam garantir que ela seja intencionalmente missional, uma vez que seu lugar na rea acadmica no um fim em si, mas servir a misso da Igreja no mundo.

B) A educao teolgica caminha em parceria com todas as formas de envolvimento missional. Ns incentivaremos e apoiaremos todos os que oferecerem educao teolgica biblicamente fiel, formal e no formal, em nveis local, nacional, regional e internacional.

C) Ns apelamos s instituies e programas de educao teolgica a conduzir uma auditoria missional em seus currculos, estruturas e etos, para assegurar que eles realmente atendam s necessidades e oportunidades da Igreja em suas culturas.

D) Ns desejamos que todos plantadores de igreja e educadores teolgicos coloquem a Bblia no centro de suas parcerias, no apenas nas declaraes doutrinrias, mas tambm na prtica. Os evangelistas devem usar a Bblia como fonte suprema do contedo e da autoridade de suas mensagens. Os educadores teolgicos devem recentrar o estudo da Bblia como disciplina fundamental na teologia crist, integrando e permeando todos os outros campos de estudo e da aplicao. Acima de tudo, a educao teolgica deve servir para preparar professores pastores para sua principal responsabilidade de pregar e ensinar a Bblia.[101]

CONCLUSO
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. O Esprito de Deus estava na Cidade do Cabo, chamando a Igreja de Cristo para ser embaixadora do amor reconciliador de Deus para o mundo. Deus manteve a promessa da sua Palavra enquanto o seu povo se reuniu em o nome de Cristo, pois o prprio Senhor Jesus Cristo habitou entre ns e andou entre ns.[102]

Ns buscamos ouvir voz do Senhor Jesus Cristo. E na sua misericrdia, atravs do seu Santo Esprito, Cristo falou ao povo que o ouvia. Atravs das muitas vozes na exposio bblica, nas palestras de plenrias e na discusso em grupo, dois temas foram repetidos e ouvidos.

A necessidade de discipulado radicalmente obediente, que conduza maturidade, ao crescimento em profundidade, bem como ao crescimento numrico. A necessidade de reconciliao radical centrada na cruz, levando unidade, ao crescimento em amor, assim como ao crescimento em f e em esperana.

O discipulado e a reconciliao so indispensveis para nossa misso. Lamentamos pelo escndalo da nossa superficialidade e falta de discipulado e pelo escndalo da nossa desunio e falta de amor. Ambos prejudicaram gravemente nosso testemunho do evangelho.

Ns discernimos a voz do Senhor Jesus Cristo nesses dois desafios, pois eles correspondem s duas palavras mais enfticas de Cristo Igreja, de acordo com os evangelhos. No Evangelho de Mateus, Jesus deu o mandamento principal o de fazer discpulos de todas as naes. No Evangelho de Joo, Jesus deu o nosso mtodo principal o de amar uns aos outros para que o mundo saiba que somos discpulos de Jesus. No devemos ficar surpresos, mas nos alegrar ao ouvir a voz do Mestre, quando 2 mil anos depois, Cristo diz as mesmas coisas ao seu povo reunido de todas as partes do mundo. Fazer discpulos. Amar uns aos outros.

Faam discpulos

A misso bblica exige que aqueles que reivindicam o nome de Cristo sejam como ele, tomando a sua cruz, negando a si mesmos, e seguindo-o no caminho da humildade, do amor, da integridade, da generosidade e da servido. Falhar no discipulado e na tarefa de fazer discpulos falhar no nvel mais elementar de nossa misso. O chamado de Cristo sua Igreja vem a ns, mais uma vez, das pginas dos evangelhos: Venham e sigam-me; Vo e faam discpulos.

Amem aos outros

Trs vezes Jesus repetiu: Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocs devem amar uns aos outros[103]. Trs vezes Jesus orou: que todos sejam um, Pai[104]. Tanto o mandamento quanto a orao so missionais. Com isso todos sabero que vocs so meus discpulos, se vocs se amarem uns aos outros. Que eles sejam levados plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste . Jesus no poderia ter expressado seu desejo de maneira mais enftica. A evangelizao do mundo e o reconhecimento da deidade de

Cristo so auxiliados ou prejudicados conforme o obedecemos ou no na prtica. O chamado de Cristo e de seus apstolos nos novamente apresentado: Amemos uns aos outros, Faam todo esforo para conservar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz[105]. por amor misso de Deus que renovamos nosso compromisso de obedecer a esta mensagem que ouvimos desde o princpio[106]. Quando os cristos viverem na unidade reconciliada do amor pelo poder do Esprito Santo, o mundo conhecer Jesus, de quem somos discpulos, e conhecero o Pai que o enviou.

Em nome do Deus Pai, do Filho e do Esprito Santo, e sobre o nico fundamento de f na infinita misericrdia de Deus e na sua graa salvadora, sinceramente desejamos e oramos por uma reforma do discipulado bblico e por uma revoluo de amor como o de Cristo.

Fazemos desta a nossa orao e assumimos este nosso compromisso pelo Senhor que amamos e pelo mundo que servimos em seu nome.

[1]

Glatas 5:6; Joo 14:21; 1 Joo 4:9,19

[2]

Mateus 22:37-40; Romanos 13:8-10; Glatas 5:22; 1 Pedro 1:22; 1 Joo 3:14; 4:7-

21; Joo 13:34-35; Joo 1:18 + 1 Joo 4:12; 1 Tessalonicenses 1:3; 1 Corntios 13:8, 13

[3]

Deuteronmio 7:7-9; Osias 2:19-20; 11:1; Salmos 103; 145:9, 13, 17; Glatas 2:20;

Deuteronmio 10:12-19

[4]

Deuteronmio 6:4-5; Mateus 22:37; Levtico 19: 18, 34; Mateus 5:43-45; Joo

15:12;Efsios 4:32; Joo 3:16-17

[5]

Romanos 5:5; 2 Corntios 5:14; Apocalipse 2:4

[6]

Deuteronmio 4:35, 39; Salmos 33:6-9; Jeremias 10:10-12; Deuteronmio 10:14;

Isaas 40:22-24; Salmos 33:10-11, 13-15; Salmos 96:10-13; Salmos 36:6; Isaas 45:22

[7]

Deuteronmio 4 and 6

[8]

A Mensagem de Romanos, John Stott, Coleo a Bblia Fala Hoje, ABU Editora, 1.

Edio, 2000

[9]

Salmos 138:2

[10]

Joo 14:6; Romanos 8:14-15; Mateus 6:9; Joo 14:21-23

[11]

Deuteronmio 32:6, 18; 1:31; 8:5; Isaas 1:2; Malaquias 1:6; Jeremias 3:4, 19; 31:9;

Osias 11:2; Salmos 103:13; Isaas 63:16; 64:8-9

[12]

Joo 3:16; 1 Joo 3:1; Romanos 8:32; Hebreus 9:14; Glatas 2:20; 1:4-5

[13]

Mateus 5:9, 16, 43-48; 6:4, 6, 14-15, 18, 25-32; 7:21-23

[14]

Joo 1:3; 1 Corntios 8:4-6; Hebreus 1:2; Colossenses 1:15-17; Salmos 110:1; Marcos

14:61-64; Efsios 1:20-23; Apocalipse 1:5; 3:14; 5:9-10; Romanos 2:16; 2 Tessalonicenses 1:510; 2 Corntios 5:10; Romanos 14:9-12; Mateus 1:21; Lucas 2:30; Atos 4:12; 15:11; Romanos 10:9; Tito 2:13; Hebreus 2:10; 5:9; 7:25; Apocalipse 7:10

[15]

Lucas 6:46; 1 Joo 2:3-6; Mateus 7:21-23

[16]

Mateus 16:16; Joo 20:28; 1 Pedro 1:8; 1 Joo 3:1-3; Atos 4:12

[17]Gnesis 1:1-2; Salmos 104:27-30; J 33:4; xodo 35:30-36:1; Juizes 3:10; 6:34; 13:25; Nmeros 11:16-17, 29; Isaas 63:11-14; 2 Pedro 1:20-21; Miquias 3:8; Neemias 9:20, 30; Zacarias 7:7-12; Isaas 11:1-5; 42:1-7; 61:1-3; 32:15-18; Ezequiel 36:25-27; 37:1-14; Joel 2:28-32

[18]Atos 2; Glatas 5:22-23; 1 Pedro 1:2; Efsios 4:3-6; 11-12; Romanos 12:3-8; 1 Corntios 12:4-11; 1 Corntios 14:1; Joo 20:21-22; 14:16-17, 25-26; 16:12-15; Romanos 8:26-27; Efsios 6:10-18; Joo 4:23-24; 1 Corntios 12:3; 14:13-17; Mateus 10:17-20; Lucas 21:15

[19]

Salmos 119:47, 97; 2 Timteo 3:16-17; 2 Pedro 1:21

[20]

Deuteronmio 30:14; Mateus 7:21-27; Lucas 6:46; Tiago 1:22-24

[21]

O Manifesto de Manila Pargrafo 7; Tito 2:9-10

[22]

Salmos 145:9, 13, 17; Salmos 104:27-30; Salmos 50:6; Marcos 16:15; Colossenses

1:23; Mateus 28:17-20; Habacuque 2:14

[23]

Salmos 24:1; Deuteronmio 10:14;

[24]

Colossenses 1:15-20; Hebreus 1:2-3

[25] 27

Atos 17:26; Deuteronmio 32:8; Gnesis 10:31-32; 12:3; Apocalipse 7:9-10; 21:24-

[26]

Atos 10:35; 14:17; 17:27

[27]

Salmos 145:9, 13, 17; 147:7-9; Deuteronmio 10:17-18

[28]

Gnesis 18:19; xodo 23:6-9; Deuteronmio 16:18-20; J 29:7-17; Salmos 72:4, 12-

14; 82; Provrbios 31:4-9; Jeremias 22:1-3; Daniel 4:27

[29]

xodo 22:21-27; Levtico 19:33-34; Deuteronmio 10:18-19; 15:7-11; Isaas 1:16-

17; 58:6-9; Ams 5:11-15, 21-24; Salmos 112; J 31:13-23; Provrbios 14:31; 19:17; 29:7; Mateus 25:31-46; Lucas 14:12-14; Glatas 2:10; 2 Corntios 8-9; Romanos 15:25-27; 1 Timteo 6:17-19; Tiago 1:27; 2:14-17; 1 Joo 3:16-18

[30]

O Pacto de Lausanne Pargrafo 5

[31]

Levtico 19:34; Mateus 5:43-4

[32] 16

Mateus 5:38-39; Lucas 6:27-29; 23:34; Romanos 12:17-21; 1 Pedro 3:18-23; 4:12-

[33]

Romanos 13:4

[34]

1 Joo 2:15-17

[35]

Gnesis 3; 2 Tessalonicenses 1:9

[36]

Marcos 1:1, 14-15; Romanos 1:1-4; 4; 1 Corntios 15:3-5; 1 Pedro 2:24; Colossenses

2:15; Hebreus 2:14-15; Efsios 2:14-18; Colossenses 1:20; 2 Corntios 5:19

[37]

Romanos 4; Filipenses 3:1-11; Romanos 5:1-2; 8:1-4; Efsios 1:7; Colossenses 1:13-

14; 1 Pedro 1:3; Glatas 3:26-4:7; Efsios 2:19-22; Joo 20:30-31; 1 Joo 5:12-13; Romanos 8:31-39

[38]

Romanos 1:16

[39]

Glatas 5:6

[40]

Efsios 2:10

[41]

Tiago 2:17

[42]

Tito 2:11-14

[43]

Romanos 15:18-19; 16:19; 2 Corntios 9:13

[44]

Romanos 1:5; 16:26

[45]

Gnesis 15:6; Glatas 6:6-9; Hebreus 11:8; Gnesis 22:15-18; Tiago 2:20-24

[46]

Romanos 8:4

[47]

Joo 14:21

[48]

1 Joo 2:3

[49] Joo 13:35

2 Tessalonicenses 2:13-14; 1 Joo 4:11; Efsios 5:2; 1Tessalonicenses 1:3; 4:9-10;

[50]

Joo 13:34-35; 17:21

[51]

Hebreus 13:1-3; 1 Corntios 12:26; Apocalipse 1:9

[52]

Apocalipse 3:17-20

[53]

Efsios 1:9-10; Colossenses 1:20; Gnesis 1-12; Apocalipse 21-22

[54]

O Pacto de Lausanne, Pargrafos 4 e 5

[55]

Declarao de Miquias Sobre Misso Integral

[56]

1 Tessalonicenses 1:3

[57]

Efsios 2:10

[58]

Colossenses 3:23

[59]

Pois a universidade nitidamente o sustentculo utilizado para mover o mundo. No

h melhor maneira da Igreja prestar servio a si mesma e causa do evangelho do que procurar resgatar as universidades para Cristo. No h recurso mais poderoso: mude a universidade e voc mudar o mundo. Charles Habib Malik, ex-presidente da Assembleia Geral das Naes Unidas em 1981, Pascal Lectures, A Christian Critique of the University.

[60]

Efsios 1:10; 2:1-16; 3:6; Glatas 3:6-8. Ver tambm a Seo VI sobre a questo de

unidade e parceria dentro da Igreja.

[61]

Efsios 2:11-22; Romanos 3:23; 10:12-13; Efsios 2:18

[62]

Deuteronmio 32:8; Atos 17:26.

[63]

Apocalipse 7:9; 21:3, onde se l, eles sero os seus povos (plural).

[64]

Atos 4:32-37; Glatas 2:9-10; Romanos 15:23-29; 2 Corntios 8-9

[65]

2 Corntios 5:16

[66]

Joo 9:1-3

[67]

O Manifesto de Manila, Pargrafo 12

[68]

1 Pedro 3:15-16. Compare Atos 19:37

[69]

2 Corntios 12:9-10; 4:7-10

[70]

O Manifesto de Manila, 12

[71]

2 Corntios 2:15

[72]

Atos 11:20-24

[73]

Atos 15:19.

[74]

Romanos 14:1-3

[75]

Gnesis 50:20

[76]

Levtico 19:33-34; Deuteronmio 24:17; Ruth 2; J 29:16; Mateus 25:35-36; Lucas

10:25-37; 14:12-14; Romanos 12:13; Hebreus 13:2-3; 1 Pedro 4:9

[77]

Jeremias 29:7

[78]

Jeremias 29:7; 1 Pedro 2:13-17; 1 Timteo 2:1-2; Romanos 13:1-7; xodo 1:15-21;

Daniel 6; Atos 3:19-20; 5:29

[79]

Efsios 4:11-12

[80]

1 Timteo 3:1-13; Tito 1:6-9; 1 Pedro 5:1-3

[81]

Marcos 9:33-37

[82]

Apesar da traduo ser diferente, todos os seguintes versculos usam o verbo andar:

Efsios 2:2, 10; 4:1, 17; 5:2, 8, 15

[83]

Efsios 4:16-31

[84]

Efsios 5:1-7

[85]

Efsios 5:31, 2:15

[86]

Efsios 5:15-6:4

[87]

Efsios 5:8-9

[88]

Efsios 5:10

[89]

1 Crnicas 29:17

[90]

Efsios 5:5

[91]

Ver tambm o texto completo The Akropong Statement, a critique of Prosperity Gospel

(Declarao Akropongo, uma crtica sobre o Evangelho da Prosperidade) produzido por telogos africanos, reunidos pelo Grupo de Trabalho Teolgico Lausanne, no site:http://www.lausanne.org/akropong

[92]

Gnesis 1:26-28; 3; Atos 2:17-18; Glatas 3:28; 1 Pedro 3:7

[93]

Romanos 12:4-8; 1 Corntios 12:4-11; Efsios 4:7-16; 1 Pedro 4:10-11

[94]

1 Tessalonicenses 5:19-20; 1 Timteo 4:11-14

[95]

O Manifesto de Manila, Afirmao 14

[96]

I Timteo 2:12; 1 Corntios 14:33-35; Tito 2:3-5; Atos 18:26; 21:9; Romanos 16:1-5,

7; Filipenses 4:2-3; Colossenses 4:15; 1 Corntios 11:5; 14:3-5

[97]

Romanos 14:1-13

[98]

Tito 2:3-5

[99]

Colossenses 1:28-29; Atos 19:8-10; 20:20, 27; 1 Corntios 3:5-9

[100]

2 Corntios 10:4-5

[101]

2 Timteo 2:2; 4:1-2; 1 Timteo 3:2b; 4:11-14; Tito 1:9; 2:1

[102]

Levtico 26:11-12; Mateus 18:20; 28:20

[103]

Joo 13:34; 15:12; 17

[104]

Joo 17:21-23

[105]

Efsios 4:1-6; Colossenses 3:12-14; 1 Tessalonicenses 4:9-10; 1 Pedro 1:22; 1 Joo

3:11-14; 4:7-21

[106]

1 Joo

Anda mungkin juga menyukai