Anda di halaman 1dari 4

Aquecimento do cido Benzico GRUPO: 05 Turma: A Entregue em: 10/03/2010

Realizado em: 03/03/2011


Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome:

Resumo
Iniciou-se o experimento pesando-se entre 2 e 3 gramas de cido Benzico, transferiu-se para um almofariz e com o pistilo ele foi triturado, em seguida com uma esptula o p obtido foi colocado em um tubo de ensaio seco. Fixou-se com uma garra metlica o tubo de ensaio contendo a amostra ao suporte universal. Colocou-se o trip sobre a base do suporte universal e entre eles o bico de bunsen. Sobre o trip foi colocado a tela de amianto e sobre esta um bquer contendo a glicerina. Regulou-se a altura da garra metlica introduzindo o tubo de ensaio contendo amostra at abaixo do nvel da glicerina e ento se acendeu o bico de bunsen. O termmetro foi colocado dentro do tubo de ensaio em contato com a amostra, e aqueceu-se a glicerina do copo bquer at a fuso completa do cido Benzico, evitando que a temperatura excedesse 150 C. Depois de ter ocorrido fuso total do cido, retirou-se o tubo de ensaio do banho-maria, mantendo-o preso ao suporte universal. Foram efetuadas leituras de temperatura a cada 30 segundos, agitando constantemente com o termmetro, durante o resfriamento e foi observado o que acontecia. Com os dados obtidos construiu-se uma tabela, anotando o tempo e a temperatura a cada 30 segundos at a solidificao da amostra.

Objetivo
Determinao do ponto de fuso do cido benzico que um composto orgnico aromtico pertencente ao grupo funcional - COOH e est classificado na famlia dos cidos carboxlicos e tem como ponto de fuso a temperatura de aproximadamente122 C e observar tambm sua fases durante o aquecimento e resfriamento.

Introduo
Ponto de fuso a temperatura na qual uma determinada substncia passa do seu estado slido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o slido, solidificao (durante resfriamento) a uma determinada presso. (Peruzzo, 2003) O ponto de fuso depende das foras existentes entre as molculas (ou entre ons, no caso de cristais inicos) da substncia slida. Se estiverem fortemente ligadas umas s outras, a temperatura necessria para separ-las deve ser elevada, para disp-las em sua nova forma, o lquido. Neste estado s partculas no podem se afastar muito umas das outras e nem se avizinhar demais. Por isso, suas caractersticas fsicas so intermedirias entre slidos e gases. (Feltre,1994) O ponto de fuso, a certa presso, sempre um valor constante e caracterstico de uma substncia pura, por isso sua determinao se baseia em um mtodo cuja finalidade calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um slido e identificar amostras desconhecidas; uma vez que existem tabelas de pontos de fuso para uma srie de substncias pura. (Zubrick, 2005).

Parte Experimental
Material: Tubo de ensaio, copo bquer, almofariz com pistilo, termmetro, tela de amianto, trip, bico de Bunsen, suporte universal, garra, cronmetro. Reagentes: cido Benzico e Glicerina.

Procedimento experimental: Iniciou-se o experimento pesando-se entre 2 e 3 gramas de cido Benzico. Colocou-se a amostra de cido em um almofariz e com o pistilo ele foi triturado. Com uma esptula o p obtido foi transferido para um tubo de ensaio seco. Colocou-se sobre um trip a tela de amianto e sobre ela o copo bquer contendo glicerina at do seu volume (banho-maria). Para aquecer o banho-maria foi colocado sob o trip um bico de bunsen, em seguida acendeu-se sua chama e iniciou-se o aquecimento. Fixou-se com uma garra metlica o tubo de ensaio contendo o cido Benzico ao suporte universal. Aproximouse o suporte universal do trip e regulando a altura da garra metlica introduziu-se o tubo de ensaio contendo cido Benzico no banho-maria, at estar abaixo do nvel da glicerina Fig.1. O termmetro foi colocado dentro do tubo de ensaio em contato com o cido. (Aqueceu-se a glicerina do copo bquer at a fuso completa do cido Benzico, evitando que a temperatura excedesse 150 C). Depois de ter ocorrido fuso total do cido, retirou-se o tubo de ensaio do banho-maria, mantendo-o preso ao suporte universal. Foram efetuadas leituras de temperatura a cada 30 segundos, agitando constantemente com o termmetro. Com os dados obtidos construiu-se uma tabela, anotando o tempo e a temperatura a cada 30 segundos at a solidificao da amostra, No deixando de agitar o contedo do tubo de ensaio com o termmetro durante o resfriamento.

Fig.1 Montagem do sistema de aquecimento

Resultados e Discusso
Atravs do experimento realizado podemos verificar que o cido Benzico ao atingir a temperatura de 119 C comea a se fundir, e ao chegar temperatura de aproximadamente 126 C j se encontra todo no estado lquido. O que mostra uma diferena de 3C ao que era esperado conforme a literatura. Durante o resfriamento verificamos que ao atingir a temperatura de 116C, o cido Benzico lquido passa a se solidificar, e aos 109C j se encontra totalmente no estado slido. Atravs do monitoramento do tempo em relao temperatura durante o resfriamento foram construdos uma tabela e um grfico com as observaes. Tabela 1: Dados obtidos durante o resfriamento do cido Benzico TEMPO 0 30 100 130 200 230 300 330 TEMPERATURA 130C 126C 116C 114C 114C 113C 113C 112C OBSERVAES Fase lquida Fase lquida Fase lquida e slida Fase lquida e slida Fase lquida e slida Fase lquida e slida Fase lquida e slida Fase lquida e slida

400 430 500 530 600 630 700 730 800 830 900 930 1000 1030 1100 1130 1200 1230 1300

112C 111C 109C 105C 99C 91C 85C 79C 74C 69C 66C 63C 60C 57C 54C 52C 50C 47C 45C

Fase lquida e slida Fase lquida e slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida Fase slida

Concluses
Essa experincia nos forneceu um maior conhecimento sobre ponto de fuso, mostrando de uma forma no somente terica, mas principalmente prtica como ocorre o processo com a substncia cido Benzico. Com esta podemos verificar o grau de pureza da amostra durante todo o processo. Ao final, construmos um grfico, mostrando de uma forma objetiva o que ocorre com a temperatura do cido Benzico durante um intervalo de tempo no resfriamento para sua solidificao. O objetivo da aula foi alcanado, porm o resultado no seguiu fielmente literatura, devido impreciso dos instrumentos utilizados e chance do composto estudado estar contaminado.

Exerccios
1) Faa o grfico (em papel milimetrado) de temperatura em funo do tempo. Indique a temperatura de fuso do cido benzico. Coloque, nos diversos segmentos do grfico, a fase (slida, lquida ou vapor) do cido benzico. R.: Grfico Anexo 1 2) Por que a temperatura de fuso pode ser usada para verificar se uma determinada amostra representa uma substncia pura ou uma mistura? R.: O ponto de fuso, a certa presso, sempre um valor constante e caracterstico de uma substncia pura, por isso sua determinao se baseia em um mtodo cuja finalidade calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um slido. 3) Se aquecermos gua destila e gua do mar, teremos o mesmo grfico? Explique. R.: No, na gua destilada verificamos que, durante seu aquecimento, ao atingir 100C, ela entra em ebulio, e o nvel do termmetro no se eleva enquanto no terminar a ebulio (definida). Se aquecermos a gua do mar (gua impura, com sal-de-cozinha e outras substncias), verificamos que ela entra em ebulio a 102C, e, mesmo durante a ebulio, o nvel do termmetro continua a se elevar; portanto, a temperatura de ebulio da gua do mar no definida. Tambm no constante, pois, o ponto de ebulio depende do maior ou menor grau de pureza. 4) Relate as principais fontes de erros experimentais que podem ocorrer nesse experimento. R.: Impreciso dos instrumentos utilizados, erro de paralaxe por parte do operador ou o composto estudado estar contaminado.

Pesquisa Merck Index


Nmero Monogrfico: 8701 Nome: Hidrxido de Sdio Nomes adicionais: Soda Custica; Lixvia; Sdio hidratado. Line Formula: NaOH Referncias da Literatura: By reacting calcium hydroxide with sodium carbonate; from sodium chloride by electrolysis; from sodium metal and water vapor at low temp. Description of industrial processes: Faith, Keyes & Clark's Industrial Chemicals, F. A. Lowenheim, M. K. Moran, Eds. (Wiley-Interscience, New York, 4th ed., 1975) pp 737-745. Toxicity: Fazekas, Arch. Exp. Pathol. Pharmakol. 184, 587 (1937). Ponto de Fuso: mp 318 Ponto de Ebulio: bp: 5% 102, 10% 105, 20% 110, 30% 115, 40% 125, 50% 140 Toxidez: LD oralmente em coelhos: 500 mg/kg (10% soluo) (Fazekas) Cuidados: Sintomas potenciais de superexposio: so irritao dos olhos, pele e mucosas. Pneumonite; queima de olhos e pele; perda temporria de cabelo. Uso: Solues de NaOH so usadas para neutralizar cidos e fazer sais de sdio, por exemplo, na petrolfera para remover cido sulfrico e orgnicos; para tratar a celulose para fazer raiom, viscose e celofane; na recuperao da borracha para dissolver fora do tecido; na tomada de plsticos para dissolver casena. Soluo de NaOH hidrolisa gorduras e sabonetes; eles precipitam alcalides (bases) e a maioria dos metais (como hidrxidos) solues aquosas de seus sais. Nmero Monogrfico: 494 Nome: Hidrxido de Amnio Nomes adicionais: gua amonaco, Esprito de Hartshorne Referncias da literatura: A soluo de 28-29% NH3 em gua. Uso: Detergente, remoo de manchas, branqueamento, impresso calico, extrao vegetal cores (cochonilha, archil, etc.) e alcalides; Fabricao de sais de amnio, corantes de anilina e uma grande variedade de outros usos.

Referncias Bibliogrficas
ZUBRICK, J.W. Manual de sobrevivncia no laboratrio de qumica orgnica: guia de tcnicas para o aluno. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 2005. SOLOMONS, T.W. G. Qumica Orgnica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 1985. FELTRE, R.Quimica Orgnica Volume 3.So Paulo:Moderna,1994. PERUZZO, F.M.Quimica na abordagem do cotidiano Volume 1 e 3.So Paulo:Moderna,2003.

Anda mungkin juga menyukai