Anda di halaman 1dari 2

PROJETO DE LEI N

, DE 2010

(Do Sr. Eduardo Barbosa)

Acrescenta pargrafo ao art. 58 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para assegurar a presena de cuidador na escola, quando necessrio, ao educando portador de necessidades especiais.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1 O art. 58 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, passa a vigorar acrescido do seguinte 2, renumerando-se os demais pargrafos: 2 Quando necessrio para promover o atendimento educacional na escola regular, e em funo das necessidades especficas do aluno, ser assegurado ao educando portador de necessidades especiais a presena de cuidador no estabelecimento de ensino, para atendimento das suas necessidades pessoais. Art. 2 Esta Lei entra em vigncia na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

A implementao da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Incluso Escolar pressupe o aperfeioamento da legislao educacional vigente no Pas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao aponta corretamente no sentido da incluso ao preconizar (art. 58) que a educao especial, modalidade de educao escolar, deve ser oferecida para educandos portadores de necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino (grifo nosso) e somente ser feita em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos,

7A68C9E950

*7A68C9E950*

no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. (atual 2 do art. 58 da LDB). Ao mesmo tempo, a Lei j dispe sobre a obrigatoriedade, quando necessrio, da oferta de servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial ( 1 do art. 58 da LDB). Esses servios especializados tm se concretizado na forma das chamadas Salas de Recursos nas escolas brasileiras e, mais recentemente, no chamado Atendimento Educacional Especializado AEE que pode ser oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais ou em outras instituies, como escolas especiais, no turno inverso ao do ensino regular. Entretanto, conforme se caracteriza a deficincia do aluno, para garantir sua incluso escolar pode ser necessria a presena de um cuidador, ou seja, de uma pessoa que o acompanhe de forma mais individualizada no ambiente escolar, em sua mobilidade, necessidades pessoais e realizao das tarefas afins. Por isso, nosso intuito , por meio da presente proposio, o de acrescentar pargrafo ao artigo 58 da LDB, aps o pargrafo primeiro desse artigo que trata justamente da oferta obrigatria dos servios de apoio especializado nas escolas regulares, para destacar a obrigatoriedade da presena de cuidador quando as condies do aluno com deficincia assim o recomendarem. Conscientes da complexidade da matria, mas certos de estarmos contribuindo decisivamente para a construo da educao inclusiva em nosso Pas, esperamos contar com o apoio das Senhoras e Senhores Deputados para aprovao do presente Projeto de Lei. Sala das Sesses, em 15 de dezembro de 2010.

Deputado EDUARDO BARBOSA

7A68C9E950

*7A68C9E950*

Anda mungkin juga menyukai