Anda di halaman 1dari 2

SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR FOTOVOLTAICO PARA MDIAS VAZES

Vantagens de usar a energia solar para bombear gua:


O sistema de bombeamento solar dispensa a rede eltrica e o motor Diesel, produzindo sua prpria eletricidade. eficiente, confivel, necessita de pouca manuteno e resolve o problema de bombeamento de gua com uma boa relao custo/benefcio. Uma caracterstica favorvel ao uso dessa tecnologia refere-se ao casamento perfeito entre a fonte energtica, a radiao solar, e a necessidade de gua. Geralmente as regies mais secas e carentes de gua so as mais abundantes de insolao. E em pocas de maior nebulosidade, quando o nvel de bombeamento decai, a necessidade de gua normalmente menor.

Onde se aplica:
As aplicaes mais importantes para o Sistema de Bombeamento Solar de Mdia Vazo esto nos poos tubulares de comunidades remotas, distantes da rede eltrica, de bebedouros para animais e de irrigao de culturas de mdio consumo de gua. A fonte tanto pode ser superficial quanto uma cisterna ou poo. O sistema pode bombear gua em qualquer regio do Brasil, com capacidades desde 1.000 litros por dia (para alturas manomtricas de 120 metros) at 80.000 litros por dia (para alturas manomtricas de 2 metros).
Caractersticas e Benefcios Facilidade de instalao; Elevada confiabilidade operacional; Nvel baixo de manuteno; Sem gastos com energia eltrica ou combustvel; Protege o poo contra bombeamento excessivo; Bombeamento sem rudo e sem poluio. Dispensa o uso de baterias eltricas. Descrio do sistema: O sistema composto basicamente por um gerador fotovoltaico que gera eletricidade em corrente contnua e por uma motobomba com conexo direta. A vazo dgua bombeada diria varia de acordo com o nmero de mdulos solares que compe o gerador, a altura manomtrica e com o nvel de insolao. As especificaes detalhadas dos equipamentos esto descritas nos catlogos tcnicos especficos. Composio do sistema: Gerador fotovoltaico So utilizados mdulos fotovoltaicos de alta qualidade com garantia de fbrica de at 25 anos quanto produo de energia e de at 10 anos quanto a defeitos de fabricao (suporte opcional). Motobomba Modelo Grundfos SQFlex de alta eficincia e durabilidade, tenso eltrica varivel adequada para operar com gerador fotovoltaico.

Solenerg Engenharia e Comrcio Ltda. Rua Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionrios - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte - MG. Fone/Fax: (31) 3261-0015 - E-mail: solenerg@solenerg.com.br - Web site: www.solenerg.com.br

SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR FOTOVOLTAICO PARA MDIAS VAZES


Dimensionamento: de acordo com a quantidade de gua mnima necessria para consumo dirio e a altura manomtrica total da elevao (profundidade mdia da gua no poo + altura do reservatrio em relao ao poo + altura relacionada com as perdas na tubulao).

Para oramentos enviem-nos os seguintes dados: Quantidade mnima diria de gua necessria para o uso (litros/dia), tipo de poo, nvel esttico e dinmico do poo (metros), croqui com distncias verticais e horizontais do poo e do reservatrio e o municpio e estado da instalao.

Solenerg Engenharia e Comrcio Ltda. Rua Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionrios - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte - MG. Fone/Fax: (31) 3261-0015 - E-mail: solenerg@solenerg.com.br - Web site: www.solenerg.com.br

Anda mungkin juga menyukai