Anda di halaman 1dari 12

Publicao online semanal com sede em Vila Velha de Rdo

Direco de J. Mendes Serrasqueiro Serrasqueiro Paginao e Arte Final de Gina Nunes


N. 112 de 19 de Setembro de 2013 Neste nmero: 12 Pginas Gratuito
________________________________________________________________________________________________________________

Editorial

Julgar a Poltica
Mendes Serrasqueiro

Escreveu CRUZ DOS SANTOS

Mas... o que a poltica ? A est a campanha eleitoral pelas ruas de todo o concelho mas, diga-se, desde j, primando pela ordem e at sem qualquer poluio sonora. Nada, portanto, em demasia. Efeitos da crise, cansao na linha da continuidade? possvel que as pessoas j estejam vacinadas contra os exageros... Ainda bem, e que vena, quem, para alm de ser o melhor e mais capaz de governar os seus respectivos concelhos e de administrar os novos modelos das Juntas de Freguesia, a seguir mais compactadas, j so agora pessoas muito corajosas para enfrentarem tantas coisas que, previsivelmente, vo ter pela frente. Sem quaisquer resqucios de maldade, desejamos aos novos autarcas as maiores felicidades para uma governao difcil que os espera. Sem que estejamos aqui a fazer qualquer futurologia. tuguesa Porto Editor, este diz que a cincia ou arte de governar uma nao; orientao admi1nistrativa de um governo, etc.. Bom! O termo tem origem no grego politik, uma derivao de polis que designa aquilo que pblico. O significado de poltica, muito abrangente e est, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espao pblico. E ns, como e cidados, como qualquer cidado portugus pagadores de impostos temos a possibilidade de julgar a poltica, uma coisa que diz respeito a todos. Sabemos que
Continua na pgina seguinte

Consultado o dicionrio da Lngua por-

Atrs dos tempos outros tempos surgiro


Pelo Jornalista
BAPTISTA BASTOS in-Jornal online Negcios S Carneiro tinha uma viso restritiva da democracia. Provinha da grande burguesia do Norte, com escalas de valores muito prprias e um padro de vida que se no confundia com o da miualha. Uma educao rgida fizera dele um esprito autoritrio, e com dificuldade aceitava o vendaval de liberdade e a euforia correspondente exploso do 25 de Abril.
Continua na pgina 6

Pag. 2

Julgar a Poltica Poltica


Escreveu: Escr eveu: CRUZ DOS SANTOS - Coimbra

Continuao da 1. Pgina

existe uma concepo, a do realismo poltico, segundo a qual a poltica est para alm da moral e que no pode ser julgado moralmente. O problema de uma tica pblica racional, apenas o de encontrar critrios publicamente aceites, para provocar esse juzo. O sistema poltico uma forma de governo que engloba instituies polticas para governar uma Nao. Monarquia e Repblica so os sistemas polticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variaes significativas ao nvel da organizao. Por exemplo, o Brasil uma Repblica Presidencialista, enquanto Portugal uma Repblica Parlamentarista. Os vrios estudiosos puseram a nfase sobre os vrios aspectos da valorizao moral em tica pblica. Os utilitaristas, centraram a sua ateno sobre a utilidade colectiva. Os polticos, segundo eles, so avaliados em relao aos benefcios colectivos que produzem. Os Kantianos defenderam, que os princpios de uma sociedade justa, apenas podem nascer do dilogo, da convergncia de pessoas racionais totalmente motivadas e que se encontram na mesma situao partida. Segundo esta perspectiva, uma sociedade igualitria apenas poder nascer de um dilogo racional, entre pessoas que tenham assumido uma posio igualitria, imparcial, e que se empenharam seriamente para alcanar um acordo. Deve existir honestidade de intenes, sem egosmos, condicionalismos, ameaas, fraudes ou enganos. A finalidade da poltica , ento, a de defender estes limites contra as invases por parte dos outros indivduos mas, sobretudo, por parte do Estado. O conceito de direito, foi elaborado como defesa contra o Estado totalitrio, mas hoje tambm, como defesa contra a burocracia. exactamente isto, que caracteriza a racionalidade moderna. O bom, no aderir a uma outra seita, mas emerge da discusso racional, do pensar os critrios, do afrontar racionalmente os dilemas da vida pblica.

Cruz dos Santos Antnio Guterres ao seu melhor


O exex-Primeiro Ministro de Portugal, Antnio Guterres, actualactualmente Alto Comissrio para os Refugiados das Naes Unidas, pediu soluo pacfica para acabar com ciclo de horror na Sria. Antnio Guterres Guterres disse que s uma situao poltica podia acaacabar com aquele conflito, pelo pelo que pediu, nesse sentido, Comunidade Internacional que ultrapassasse as diferenas e se entendesse de forma a por fim quilo que caracterizou de ciclo de horror.

Coimbra

Pag.3

CASTELO BRANCO

Danone integra estrutura portuguesa na direco espanhola

A multinacional francesa Danone vai integrar a sua direco de Portugal na equipa em Espanha, no mbito da reestruturao que est a aplicar em vrios pases e que inclui a venda da sua unidade em Castelo Branco.

Com a integrao da administrao portuguesa em Espanha a Danone prescinde do administrador portugus, dando mais poder ao director geral em Espanha, Jerome Boesch. Na semana passada a Danone confirmou a venda da sua fbrica em Castelo Branco, que emprega 110 pessoas, garantindo \ que a unidade manter a produo e os postos de trabalho. A nota adiantava que, com este acordo, "que tambm engloba unidades em mais dois pases - Bulgria e Repblica Checa -, a Danone encontra a oportunidade de preservar a continuidade dos empregos e a actividade industrial nestes pases, optimizando os seus recursos industriais, num contexto de crise de longo prazo na Europa, e em alguns mercados locais, que tem levado a uma reduo do poder de compra e da procura dos consumidores". Paralelamente, refere o portal, a Danone est a comprar aes da Danone Espanha, tendo nos ltimos dois anos adquirido 18,5% do capital s famlias catals Carasso, Portabella, Botton e Fuster por 890 milhes de euros, segundo o El Confidencial.

COVILH

Autarquia mantm refeies gratuitas nas escolas e jardins de infncia

Segundo noticia o Dirio Digital de Castelo Branco, as famlias com crianas nos Jardins-deInfncia e Escolas do Concelho da Covilh vo continuar a usufruir das refeies gratuitas, at ao final do ms de Dezembro.
Trata-se de uma medida de grande alcance social, implementada nas escolas no inCiop do corrente ano, que ir abranger cerca de 2.000 crianas, com o objectivo de ajudar a economia domstica das famlias. O esforo financeiro, no valor global de 200.000 euros, permitir minimizar a situao criada devido aos problemas sociais resultantes da crise que o Pas atravessa.

SERT

Comemoraes do Dia Internacional do Idoso


No dia 4 de Outubro o Municpio da Sert comemora esta efemride dedicada Terceira Idade do concelho com actividades que decorrem na Alameda Carvalha.

Pag. 4

CASTELO BRANCO

Santa Casa da Misericrdia iniciou comemoraes dos seus 500 anos

O Provedor Manuel Duarte Cardoso Martins relembrou as palavras de Alexandre Herculano, que escreveu que

A Histria de Portugal no se escreve sem as Misericrdias

apenas um momento de festa e de confraternizao, sugerindo que se encontre neles a reflexo para se afirmar que a Santa casa da Misericrdia de Castelo branco est viva e com os seus actuais 332 trabalhadores trabalhadores continua a dar uma resposta pronta a mais de 900 utentes e seus familiares.

Durante este acto Cardoso Martins pediu pediu a todos os presentes que no se faa destes dias,

A aluso a Bartolomeu da Costa

O Provedor referiu que a instituio continua a ser das maiores empregadoras do distrito e apesar do momento difcil que o pas atravessa e ao qual a instituio no alheia, alheia, continua a responder e a assegurar, de forma competente e responsvel, a gesto das suas valncias sociais.

O Provedor Cardoso Martins dissertou depois sobre a possibilidade de na instituio ser aberta uma Unidade de Cuidados Cuidados Integrados e ser esse, de momento, o seu sonho. neste momento ini inicial das comemoraes dos 500 anos da SCM. Recordando Bartolomeu da Costa, um dos maiores benfeitores de sempre da Misericrdia de Castelo Branco, nascido na cidade albicastrense, fez uma doao de todos os seus bens instituio para que na cidade fosse criado um hospital de convalescentes, a instalar na sua residncia, Rua D'Ega, sob a gide da Misericrdia.

Comeou a um dos grandes desgnios da Santa Casa da Misericrdia de Castelo Branco, o apoio aos enfermos, que durante sculos, atravs do seu hospital e durante a ltima metade do sculo XIX e quase a totalidade do sculo XX, foi o hospital regional desta cidade.
Cardoso Martins, acrescentou que muitos dos presentes na cerimnia tero nascido e sido tratados no Convento da Graa que hoje a sede da Misericrdia. Mais tarde, lembrou ainda que aps a mudana do hospital para as actuais instalaes do Hospital Amato Lusitano, a SCM passou a dedicardedicar-se aos idosos e s crianas, sem sem que, no entanto, colocasse de parte o apoio a outros enfermos. Para esse efeito, foi construido um Centro de Medicina e Reabilitao e mais recentemente a UCCI, esta ltima concluda desde Dezembro de 2012 e ainda inactiva por falta de autorizao governamental governamental.

IDANHAIDANHA-A-NOVA Inaugurao do Complexo Escolar Armindo Jacinto, presidente da Cmara Municipal, Inaugurou no dia 13, o Complexo Escolar de Idanha-a-Nova, coincidindo com a abertura do ano lectivo.
As instalaes acolhem as valncias de Jardim de Infncia e Escola Bsica do 1. Ciclo, e beneficiam de obras realizadas pela Cmara, num investimento de um milho de euros comparticipado por fundos comunitrios. O presidente do Agrupamento de Escolas Jos Silvestre Ribeiro Antnio Rijo Salgueiro, felicitou a Cmara de Idanha-a-Nova por proporcionar condies magnficas s crianas do concelho.

Pag. 5

IX Encontro dos Ex-Combatentes de Guerra

pelo Ncleo do Concelho de Vila Velha de Rdo, realizou-se no ltimo Domingo, dia 15, o IX Encontro dos Ex-Combatentes de Guerra, designadamente da Guerra do ex-Ultramar. Esteve presente o coronel Jos Augusto Rodrigues Alves, presidente do Ncleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes de Guerra, que esteve acompanhado de Antnio Arnel Afonso, seu colega de direco. O programa foi preenchido com as seguintes cerimnias: A delegao local dos ex-combatentes, j acompanhada pelos dirigentes do ncleo de Castelo Branco, iniciou o seu priplo de homenagens no cemitrio de Fratel, junto das campas de militares dali naturais, seguindo-se, a habitual concentrao junto ao monumento evocativo dos heris deste concelho que tombaram ao servio da Ptria. Foi ali colocada uma coroa de flores pelo coronel Jos Augusto Alves. Seguiu-se uma Missa, por inteno dos militares falecidos, celebrada pelo Ministro Extraordinrio da Palavra de Deus, Joo Mendes,. na ausncia do Presbtero. Participaram no solene acto, familiares e amigos de quantos foram homenageados postumamamente. Depois, na Cmara Municipal, mais uma homenagem prestada, durante breve sesso de cumprimentos presidente da Autarquia, Dra. Maria do Carmo Sequeira, que lembrou os filhos da terra, destacando o seu herosmo. Proferiram, por ltimo, palavras de circunstncia, Anbal Carato, pela comisso organizadora do evento, e o presidente do Ncleo de Castelo Branco, coronel Jos Alves. A autarquia entregou depois lembranas a todos os que assistiram a este acto. Finalmente, para uma troca de impresses sobre a homenagem e indicao de nomes para a prxima comisso organizadora, reuniram-se num almoo-convvio todos os participantes.

Promovido

Pag. 6

Atrs dos tempos outros tempos surgiro


Pelo Jornalista BAPTISTA BASTOS Jornal online Negcios
Continuao da 1. pgina

Ao classificar de "democrticos" uns partidos, e outros de "no democrticos" estabeleceu, logo, o separar das guas que conduziram a uma crispao dolorosa da sociedade portuguesa. E percebeu a agitao que se produziria, com conflitos de toda a ordem poltica, os quais contrariavam, ou at impediriam, a construo da democracia que entendia como tal. A criao da frase famosa, "Um Presidente, um Governo, uma Maioria", associava-se perfeitamente aos seus desgnios. Para ele, um regime tenaz e "musculado" seria o que melhor convinha ao Portugal ainda com a febre da revoluo. Quase conseguiu o intento, e, agora, ser falacioso prever o que seria o Pas com a materializao deste projecto. No entanto, a experincia por ns hoje vivida, e na qual a consigna se tornou em funesta realidade, o resultado previsto pode ser encarado como aterrador. Pedro Passos Coelho no possui o estilo de um estadista nem o estofo de um "reformador", no sentido progressista do termo. Age como um soberano, e o desdm que tem demonstrado pelo Partido Socialista, no dando conta a este partido das decises que ir tomar, e ignorando sem a condio de classe que impelia o "menino de oiro" do Norte s mais imponderveis atitudes. . Ele tambm uma continuidade de Manuela Ferreira Leite, independente do verdete que os separa e torna ferozes inimigos. No esqueamos que, perante as dificuldades do Pas, a senhora props a suspenso da democracia durante seis meses, at as coisas se ajeitarem. Esta cultura de democracia com halteres ou mitigada severamente, tem sido periodicamente experimentada, ou proclamada como salvfica, quando o PSD ascende ao poder. Nenhum dos primeiros-ministros "sociais-democratas" tem resistido tentao do despotismo com fachada "democrtica", e a situao poltica europeia propcia a demonstraes de autoritarismo. Num livro a vrios ttulo notvel, "Pourquoi nous naimons pas la dmocratie", Editions Seuil, Myriam Revault dAllonnes sugere que o cansao do sistema, contaminando a apatia das pessoas e a prpria desorganizao dos regimes, estimula a decadncia democrtica. Isso talvez explique o desmoronar da social-democracia alem, a queda da Repblica de Weimar e da Escola de Filosofia de Frankfurt, e o surgimento de Hitler, chanceler por votao democrtica quanto baste. Quando, em Portugal, ante os arbtrios deste Governo, a imaturidade expressa, e a arrogncia que no esconde, muitos comentadores e antigos dirigentes polticos comeam a advertir dos perigos que o regime corre, os motivos de reflexo e as razes de alarme no so despiciendas. confrangedor assistir ao despautrio intelectual e indigncia moral da maioria dos articulistas de Imprensa, e dos comentadores das televises, que passa ao lado das questes fulcrais, para dar prevalncia a um humorismo serdio e tolo, ou uma falaciosa profundidade na anlise, quando tudo isso resulta de incria mental e de leviandade. So sempre os mesmos, a dizer as mesmas coisas, com a mesma caracterstica de esmoleres culturais e sociais. Por outro lado, no h resposta concreta dos partidos da "oposio", numa pobreza de esprito, cultural e ideolgica que brada aos cus. Que fazer? A pergunta "leninista" encontra, neste momento e nesta poca, um desenredo catico. Nada parece fazer sentido, mas creio que as coisas no podem permanecer nesta perigosssima paz podre e letal que nos querem envolver. Atrs dos tempos, outros tempos surgiro.

Pag.7

Vila Velha de Rdo


Poesia, um dia em Vila Velha de Rdo
Em Vila Velha de Rdo, entre 19 e 21 de setembro, celebrou-se a poesia com o evento Poesia, um dia. Com esta iniciativa a Biblioteca Municipal Jos Baptista Martins esteve a assinalar duas efemrides muito importantes localmente: a data de abertura da biblioteca municipal ao pblico e a comemorao das Jornadas Europeias de Patrimnio 2013. Os objectivos desta iniciativa foram idnticos aos da primeira edio deste evento, realizada no ano transato: viver Rdo como territrio potico. Assim, este ano, a organizao props que se vivessem plenamente os lugares do tempo, da memria e da histria local, sendo celebrada a expresso potica com leituras em passeios de barco no rio, conversas, palestras, performances, feira do livro de poesia, oficinas e espectculos, nos quais participaram os poetas Antnio Salvado, Jaime Rocha, Miguel-Manso, Carlos Alberto Machado e Margarida Vale de Gato, os mediadores literrios Elsa Ligeiro e Andante Associao Artstica, as artistas Elisa Arago, Teodora Boneva e Natrcia dAlmeida e o actor Paulo Lages. As actividades, com entradas gratuitas, foram muito participadas.

O Grupo de Teatro do CDRC de Vila Velha de Rdo apresentou ao pblico uma leitura encenada da mais recente pea de teatro de Jaime Rocha O Regresso de Ortov. Decorreu esta Sexta-feira, dia 20, no Miradouro do Almouro (junto Aldeia de Foz do Cobro), um fim de tarde extraordinrio. Entre o pblico esteve o autor do texto, Jaime Rocha, e o seu editor, Carlos Alberto Machado, que aproveitaram o ensejo para apresentar a Editora Companhia das Ilhas. O Centro Desportivo, Recreativo e Cultural, endereou convites a toda a populao.

*********

Vida Social
Vilar do Boi (V.V- de Rdo)

Bodas de Ouro
Antnio Francisco Mendes e Cesaltina do Rosrio Moura No passado dia 9 do corrente ms de Setembro, quando participava nas festas de sua terra natal, o casal Antnio Mendes e Cesaltina Moura, foi surpreendido pelos seus filhos Jos Manuel, Albertina e Paulo que os estreitaram num abrao de felicitaes, a que agora se junta o Ecos de Rdo, com um xi-corao para ambos com votos de sade e longa vida.

Pag. 8

Por AURLIO CRUZ Uns vo, outros vm...

Tocam os sinos em hino de campanha


difcil, que no mesmo impossvel, dissertar sobre o Poder Local ou

valores municipais face a missionrios prioritrios terem procedido, com mais ou menos eficincia, sobre assuntos virados s populaes. No entanto, caber aos novos detentores do Poder resolver algumas situaes que foram ficando pelo caminho, mais parecendo uma radiografia cheia de percalos, aguardando o paciente por um tratamento milagreiro. Ao corrermos o Pas por tudo quanto canto (autrquico), verificamos que a conservao de vias pblicas (avenidas, ruas, becos e passeios), a manuteno dos espaos verdes (jardins, parques e rotundas) so uma autentica miragem. A no desbastao do capim que circunda as estradas, espaos verdes, edifcios oficiais camarrios, mais parecendo o ressurgir de uma mata selvagem, ou seja autnticos suplcios para os nossos olhos, tal o estado degradante em que se encontram. Os risco constantes a que esto sujeitos todos os pedestres que utilizam os passeios pblicos face desconexo dos paralelos aplicados, j deram provas disso... A no limpeza das sarjetas que, em muitos casos, mais parecem floreiras implantadas no alcatro das ruas, tal como a iluminao praticamente inexistente nos interiores de agrupamentos escolares, levam s populaes locais a inquietao diria ou nocturna, face segurana das instalaes!... As autarquias (na sua grande parte) abdicaram do seu papel principal de fazedores e fiscalizadores como, tambm, se alhearam de outras coisas a que esto obrigadas, originando, j em muitos casos, o abandono dos seus territrios, colocando, de mo beijada, no inimigo, todo o conjunto de obrigaes locais com as consequncias nefastas que da advm. A limpeza e manuteno inexistentes criaram, assim, situaes drsticas e que, infelizmente, so de todos ns bastante conhecidas! Vm a propsito as infaustas mortes de inocentes bombeiros voluntrios, que, implicitamente, tm vindo a provar a total inrcia em claras situaes como a limpeza das matas... H leis que determinam condenaes para certos responsveis. Pena que as mesmas no sejam cumpridas risca!... Aproximamo-nos a passos largos de um renovao (ou no, em alguns casos) do Poder Local. Gostaramos que no houvesse apenas mudanas de nomes e/ ou mudana das cadeiras. Seria louvvel e til que se programasse uma verdadeira purificao de atitudes e no se viesse apenas a constatar o remediar de erros cometidos. , com toda a certeza uma absoluta necessidade! E porqu? Porque a grande maioria dos autarcas que agora dizem adeus, apenas se preocuparam com a sua imagem social e a do seu prprio poder...

Aurlio Cruz

Pag. 9

Continuao
Continuao

Ainda a propsito do sucesso da organizao das festividades festividades populares e religiosas em louvor de Nossa Senhora da Alagada

Uma carta do Senhor Professor Jorge Gouveia:


As festividades em honra de N Sr da Alagada decorreram com assinalvel
sucesso, alicerado num ambiente de agradvel convvio, para o qual contriburam um programa estruturado de forma a garantir a qualidade, sem colocar em causa a sustentabilidade financeira da organizao, e o empenho da equipa de festeiros que esteve atenta aos pormenores que garantem a qualidade deste tipo de iniciativas. Este evento contou ainda com as excelentes noites, pautadas por uma temperatura que convidava a sair de casa. Nestas condies nem a falha da energia elctrica conseguiu estragar a noite de sbado, aquela que mais gente juntou e que maior animao proporcionou, em grande medida pela expectativa que a artista Rosinha criou nas gentes das terras vizinhas, mas tambm pela oportunidade que foi dada aos grupos locais de actuarem perante o seu pblico. Neste evento no podemos deixar de destacar a organizao da quermesse, da responsabilidade das senhoras da comisso, que proporcionou ao espao de um dos bares, que por norma costuma ser muito discreto, uma animao e uma afluncia de pessoas, de todas as idades, que tentavam a sua sorte para levar para casa os atractivos e utilitrios brindes que a empresa AMS Gma-Camps, gentilmente, disponibilizou. A segunda-feira, dia do feriado municipal, foi dedicado pela organizao populao e ao convvio mais prximo entre os locais, tendo para isso disponibilizado um almoo gratuito que seria a antecmara para um resto de dia que se ambicionava fosse passado sombra das centenrias oliveiras, a participar nas actividades ocupacionais disponibilizadas e para colocar a conversa em dia, entre amigos que nem sempre tm a oportunidade de o fazer. Felizmente este objectivo foi alcanado tendo a populao acorrido em nmero elevado e justificado, plenamente, as intenes da organizao. Como balano geral queremos agradecer populao pela sua presena, **** aos patrocinadores que, uma vez mais, deram o seu inestimvel contributo para o sucesso do evento e lembrar que esta festa popular, realizada num cenrio nico, precisa do apoio de todos para que se mantenha com os nveis de qualidade que merece e que, s a generosidade dos festeiros que compem as diferentes comisses, permite a sua realizao num contexto de dificuldades em que o pas e a regio vivem. A comisso de festas da Sr da Alagada

Pag. 10

Ajudem...
A denominada pobreza envergonhada no recorre, muitas vezes, a quem pode ajudar, nomeadamente aos rgos de informao . Pois bem, ns estamos aqui, receptivos, e com este jornal est um Senhora que nos faz chegar alguns emocionantes apelos...

Vitria Pereira Pontes

A Vitria Pereira Pontes precisa da nossa ajuda. Tem um cancro em estado avanado e para ser tratado precisa de ir Alemanha

Diogo
O Diogo um menino de 10 anos que luta contra um cancro maligno h 6 anos. Precisa da nossa ajuda monetria para conseguir combater esta doena, mas tambm precisa do apoio moral e da fora para vencer esta enfermidade. Se no pode contribuir com dinheiro contribua com palavras e com carinho... Procure a sua pgina no facebook.

Pag.. 11

Desporto
rbitros da A.F.C.B. para a nova poca

R.do Arrabalde,28 6030-235 Vila Velha de Rdo


N, 112 de 19 de Setembro de 2013

Neste nmero:12 Pginas Semanrio Regionalista Editado em Vila Velha de Rdo Director
J. Mendes Serrasqueiro

Paginao e Arte Final Gina Nunes E-mail mendes.serrasqueiro @gmail.com

Telefones
272 545323- 272 541077

Telemveis
96 287 0251 96 518 3777

Este Domingo, dia 22 de Setembro ir iniciar-se mais um Campeonato Distrital de Seniores de Futebol. So onze equipas que vo participar, com o Quadro de rbitros do Distrital a ser constitudo por 50 elementos, divididos por duas categorias: C3 (rbitros que apitam os jogos de seniores) e C4 (rbitros que apitam os jogos de camadas jovens). Estes rbitros so jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, dedicados a esta causa - treinam, estudam as leis do jogo, defendem o emblema da Associao de Futebol de Castelo Branco, saem e voltam para casa certos que daro o seu melhor e procuram aplicar as leis de jogo para que a justia impere e o futebol saia valorizado. O Conselho de Arbitragem o rgo da AFCB que dirige os rbitros. composto por cinco elementos que organizam a arbitragem distrital de futebol e futsal. Nomeiam e formam rbitros para as competies distritais de Infantis, Iniciados Juvenis Juniores e Seniores. Somando aos j referidos 50 rbitros de futebol, a AFCB tem mais 30 rbitros de futsal. Na poca 2013/ 2014 que agora se ter iniciado, a AFCB devia ter mais de 120 rbitros para os jogos de cada fim-de-semana. Este nmero permitiria que os rbitros em actividade no tivessem que fazer 3 ou 4 jogos por fim-desemana... ********* Aproveitamos estas linhas para convidar os jovens leitores deste Jornal a frequentarem o curso de candidatos a rbitros que promovemos a partir de meados de Outubro na AFCB. Aceitamos quem queira fazer parte da nossa famlia desde os 16 at aos 32 anos. uma actividade interessante, formadora de pessoas e com carreira de futuro. um curso gratuito aberto a homens e mulheres que permite saberem mais de futebol, fazerem parte de um grupo unido e serem juizes numa modalidade que mais mobiliza a ateno e emoo deste pas. O CONSELHO DE ARBITRAGEM

Ecos de Rdo enviado s quintas-feiras entre as 20 e 22 horas Envio gratuito por E-mail Pode visitar todas as nossas edies em

ecosderodao.blog spot.com

Pag. 12

Seco Jurdica

Pelos Advogados Ana Cristina Santos A. Ferreira da Rocha

Dvidas dos Cnjuges


Tanto
o marido como a mulher tm legitimidade para contrair dvidas sem o consentimento do outro cnjuge (prescreve o artigo 1690 do Cdigo Civil), mas dados os efeitos patrimoniais do casamento, a lei estabelece um conjunto de regras sobre quem o responsvel pelas dvidas contradas pelos cnjuges, definindo os termos em que os respectivos bens respondem. Para a determinao da responsabilidade dos cnjuge, relevante a data do facto que deu origem dvida (estatui o n 2 do artigo 1690, do mesmo diploma). No artigo 1691 do Cdigo Civil, encontram-se enunciadas as dvidas que responsabilizam ambos os cnjuges, e no artigo 1692 do CC as que so da responsabilidade de um deles apenas. Pelas dvidas comuns respondem os bens comuns do casal e, na falta ou insuficincia deles, solidariamente (salvo se vigorar o regime da separao de bens, caso em que a responsabilidade dos cnjuges conjunta), os bens prprios de qualquer dos cnjuges (confrontar o artigo 1695 do Cdigo Civil). As dvidas prprias, ou da responsabilidade de um dos cnjuges, so aquelas por cujo cumprimento respondem os bens prprios do cnjuge devedor e, subsidiariamente, a sua meao nos bens comuns artigo 1696, n 1, do Cdigo Civil. Tais dvidas so, no essencial, definidas na lei pela negativa: todas as contradas, antes ou depois do casamento, por cada um dos cnjuges sem o consentimento do outro, fora dos casos indicados nas alneas b) e c) do n 1, do artigo 1691 do Cdigo Civil, exceptuando as que tendo sido contradas nestas circunstncias, o tenham sido para ocorrer aos encargos normais da vida familiar ou pelo cnjuge administrador, em proveito comum do casal e nos limites dos seus poderes de administrao, ou no exerccio do comrcio. A lei declara, ainda, no seu artigo 1692, alnea b) do Cdigo Civil, da exclusiva responsabilidade do cnjuge a que respeitam as dvidas provenientes de crimes e as indemnizaes, restituies, custas judiciais ou multas devidas por factos imputveis a cada um dos cnjuges, salvo se esses factos, implicando responsabilidade meramente civil , estiverem abrangidos no artigo 1691 do Cdigo Civil, que define as dvidas comuns. So igualmente prprias as dvidas que onerem doaes, heranas ou legados, salva a excepo prevista no artigo 1693, n 2, do Cdigo Civil, e aquelas que onerem bens prprios dos cnjuges, salvo se tiverem sido contradas instrumentalmente ao recebimento dos respectivos rendimentos, e estes devessem ser considerados comuns, em funo do regime de bens adoptado artigo 1694, n 2, do Cdigo Civil. Respondem pelas dvidas prprias de um dos cnjuges, em primeira linha, os seus bens prprios e, simultaneamente com estes, (1) os levados para o casal pelo cnjuge devedor ou posteriormente adquiridos a ttulo gratuito, bem como os respectivos rendimentos; (2) os bens sub-rogados no lugar destes; (3) e o produto do trabalho e os direitos de autor do cnjuge devedor consultar o artigo 1696, n 2, do Cdigo Civil. A lei estabelece que, se os bens antes indicados faltarem ou forem insuficientes para o pagamento das dvidas prprias de um dos cnjuges, responder subsidiariamente a sua meao nos bens do casal ou comuns - ver artigo 1696, n 1, do Cdigo Civil.

A. Ferreira da Rocha e Ana Cristina Santos

Anda mungkin juga menyukai