Anda di halaman 1dari 7

5 dicas simples para voc conseguir estudar melhor

Confira alguns conselhos que podem ajudar voc a enfrentar essa tarefa com menos sofrimento.
Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 14/06/2013

40 66.578
http://baixa.ki/m

Fonte da imagem: shutterstock

Para muita gente, estudar um verdadeiro prazer. No entanto, para a grande maioria, essa atividade sinnimo de tortura, e s o fato de pensar em ter que passar vrias horas na companhia de livros e anotaes j um sofrimento. Para essa turminha, o pessoal do site For Dummies publicou algumas dicas simples que podem tornar as horas de estudo menos penosas. Confira a seguir:

1 Prepare-se mentalmente

Fonte imagem: shutterstock

da

Pense em como voc se prepara para fazer algo que realmente gosta, como assistir a filmes ou jogar o seu game favorito, por exemplo. Como voc prepara o ambiente? Qual a postura que voc adota? Costuma deixar comidinhas e quitutes por perto para no ter que interromper a sua atividade toda hora para busc-los?

A ideia que voc empreste algumas dessas aes que voc normalmente realiza enquanto est se dedicando sua atividade favorita para tornar uma experincia desagradvel neste caso, estudar menos chata, por associao. Alm disso, um ambiente agradvel pode ajudar voc a se sentir melhor mentalmente, portanto o espao no qual voc vai estudar no precisa ser austero nem parecer uma estao de trabalho.

2 Conhea o seu ritmo

Fonte imagem: shutterstock

da

A verdade que no existe um ritmo ideal, e cada um estuda e progride sua maneira. O importante conhecer qual o seu, e lembrar que, se voc mais minucioso e leva mais tempo para estudar, vai ter que reservar um perodo maior para essa atividade.

Mas, independente de que voc precise de muito ou pouco tempo ou tenha mais ou menos disponibilidade na sua agenda, no se esquea de que fazer pequenos intervalos superimportante. Portanto, voc pode estabelecer recreios como 10 minutinhos a cada meia hora de trabalho, por exemplo durante as sesses de estudo, alm de se dar pequenos agradinhos de prmio por ter se concentrado na sua atividade.

3 Tire proveito da sua memria

Fonte da imagem: shutterstock

Saber como a memria humana funciona pode ajudar bastante nessas horas. Estudos j demonstraram que, no caso de um texto, por exemplo, as pessoas se lembram melhor das primeiras e das ltimas coisas que leram, tendo mais dificuldade para recordar claramente o contedo do meio. O mesmo ocorre com atividades realizadas no decorrer do dia.

E no adianta querer mudar isso, pois os nossos crebros esto programados para processar as informaes dessa forma. Ento, para tirar o maior proveito disso na hora de estudar, tente organizar o contedo de forma que as questes mais importantes fiquem concentradas no comeo e no final da sua sesso de estudos.

4 Planejamento

Fonte imagem: shutterstock

da

Independente de que voc tenha que estudar para uma prova supercomplexa ou para algo mais simples e menos dispendioso, sempre bom ter um plano de como voc vai fazer para se preparar. Uma forma de fazer isso dividir o contedo total em blocos menores, que podem ser os diferentes tpicos do assunto que voc est estudando.

Isso pode ajudar com que voc perceba com mais facilidade os elementos mais importantes do texto, alm de memorizar palavras ou aspectos-chave. Com esse mtodo, voc pode utilizar esses bloquinhos de informao para criar uma base de dados mental que pode ser acessada quando voc precisar. Aqui tambm vale aquela velha tcnica de relacionar termos complicados a palavras e frases engraadas para aguar a memria.

5 Mapa mental

Fonte imagem: shutterstock

da

Criar diagramas tambm pode ajudar voc a memorizar informaes mais facilmente. Assim, a partir de um conceito principal, relacione os aspectos menos importantes progressivamente atravs de mapinhas, criando subcategorias. Nelas, voc pode incluir qualquer termo ou ideia que considere importante, contanto que o conjunto ajude voc a organizar melhor as informaes.

Os mapas mentais ou diagramas so simples e fceis de criar, e voc vai perceber que eles so muito mais eficientes do que as listas convencionais. Eles podem ajud-lo a se lembrar de um volume maior de informaes, devido forma como foram criados, seguindo uma linha especfica de raciocnio. Tente fazer um na prxima vez que tiver que estudar para uma prova de Histria, por exemplo!

Anda mungkin juga menyukai