Anda di halaman 1dari 5

CURRCULO DO CURSO

Curso: Currculo: 12 - EDUCAO FSICA - EFC - GERAL 20051

Habilitao: Licenciatura em Educao Fsica, Tcnico em Desportos


Documentao: Objetivo: Titulao: Diplomado em: Licenciado em Educao Fsica Educao Fsica Mnimo: 8 semestres UFSC: 3114 H/A Mximo: 14 semestres CNE: 1800 H/A Portaria Criacao = 470 - 07/10/1974-GABINETE DO REITOR

Perodo de Concluso do Curso: Carga Horria Obrigatria:

Nmero de aulas semanais: Coordenador do Curso: Telefone:

Mnimo: 12 Prof. Elio Carlos Petroski 37219367

Mximo: 25

2 Fase
Disciplina Tipo H/A Aulas Equivalentes Pr-Requisito Conjunto

Espaos vetoriais. Bases e dimenso. Transformaes lineares. Produto interno. Bases ortonormais. Decomposio QR. Autovalores e autovetores de um operador linear. Mtodos numricos para clculo de autovalores e autovetores. Matrizes autoadjuntas e o teorema espectral. Identificao de cnicas em R2 e qudricas em R3. Uso de pacotes. Aplicaes numricas.

MTM5812 H-lgebra II

Ob

108

Espaos euclidianos: normas, ortogonalidade, mnimos quadrados. Convergncia em espaos euclidianos: sequncias, sries, bases em dimenso infinita, desigualdade de Bessel, igualdade de Parseval. Teoria geral das EDO: existncia e unicidade, Wronskiano. Equaes a coeficientes constantes: variao de parmetros, funes de Green, mtodos de passo simples e passo mltiplo. Transformadas de Laplace (aplicaes s equaes diferenciais). Sries de Fourier: definies convergncia pontual e uniforme, diferenciabilidade e integrabilidade das sries de Fourier, o teorema de aproximao de Weierstrass. Sries ortogonais de polinmios (Legendre, Hermite, Laguerre). Problemas de fronteira para EDO: problemas de Sturm-Liouville, funes de Green. Problemas de fronteira para EDP: equao da onda, do calor, de Laplace. Uso de pacotes. Aplicaes numricas.

MTM5814 H-Anlise Linear

Ob

108

22/01/2012 16:45

SeTIC - Superintendncia de Governana Eletrnica e Tecnologia da Informao e Comunicao

Pgina: 1 de 5

CURRCULO DO CURSO
Curso: Currculo: 12 - EDUCAO FSICA - EFC - GERAL 20051

Habilitao: Licenciatura em Educao Fsica, Tcnico em Desportos

Disciplinas Optativas
Disciplina Tipo H/A Aulas Equivalentes Pr-Requisito Conjunto

A conscincia do corpo e fundamento da aptido fsica relacionada sade. O conhecimento articulado realidade, ou seja, a totalidade do processo social. Capacidade de movimento e sentimentos nas aes humanas. Valores tico-polticos do corpo. Estilo de vida e conceito de sade. Nutrio, peso e exerccio fsico. Stress. Fadiga. Histrico. Definio. Tabuleiro. Peas. Capturas. Xeque. Sinais convencionais. Anotao das partidas: sistemas algbrico e desatino. Noes de estratgia. Vocabulrio.

EFC5509

Xadrez Misto

Ob

54

Levar o aluno, atravs da prtica do basquetebol, a entender a importncia da prtica da atividade fsica em seu cotidiano como forma de socializao com outros universitrios, de integrao na instituio, de lazer e de sade.

EFC5550

Basquetebol Masculino: Iniciao

Ob

72

A autodidaxia em atividade fsica. Histrico. Evoluo. Aprendizagem dos fundamentos tcnicos do futebol de campo. Pequenos jogos. Noes das regras.

EFC5551

Futebol de Campo: Iniciao

Ob

54

Significado do esporte universitrio, o futebol como manifestao cultural e suas variaes, potencialidades do futebol como esporte coletivo, estudo das regras do futebol suo e suas possibilidades de transformao, aspectos tcnicos e tticos da modalidade, efeitos da prtica desse esporte nas diferentes dimenses da vida humana.

EFC5552

Futebol Suo Masculino: Iniciao

Ob

54

A autodidaxia em atividade fsica. Histrico. Evoluo. Aprendizagem dos fundamentos tcnicos. Noes das regras.

EFC5553

Futebol de Salo Masculino: Iniciao

Ob

54

Iniciao em Handebol. O Handebol e suas possibilidades educativas. O Handebol e o desenvolvimento Humano: sade lazer e aspectos scio- afetivos.

EFC5554

Handebol Feminino: Iniciao

Ob

54

Iniciao em Voleibol. O Voleibol e suas possibilidades educativas. O voleibol e o desenvolvimento humano: sade, lazer e aspectos scio-afetivos.

EFC5555

Voleibol Feminino: Iniciao

Ob

72

A conscincia do corpo e fundamento da aptido fsica relacionada sade. O conhecimento do corpo articulado realidade. Capacidade de movimentos e sentimentos nas aes humanas. Estilo de vida e conceito da sade. Nutrio, peso e exerccio fsico. Stress. Fadiga. Noes bsicas sobre sade e funcionalidade do seu corpo no desporto aqutico. Histrico e evoluo. Adaptao ao meio lquido do crawl e costa.

EFC5556

Natao Mista: Iniciao

Ob

54

Autodidaxia em atividade fsica. Histrico. Evoluo. Aprendizagem dos fundamentos tcnicos: empunhadura; golpe de direita e esquerda com top-spin; saque; smach; jogo de simples. Noes das regras.

EFC5557

Tnis: Iniciao

Ob

54

EFC5558

Xadrez: Iniciao

Ob

54

O Jud como meio educacional. Aspectos histricos e filosficos. Noes fundamentais. Ensino-aprendizagem das principais tcnicas de projeo e de solo. Regras.

EFC5559

Jud Misto: Iniciao

Ob

72

EFC5568

Basquetebol Feminino: Iniciao

Ob

72

Autodidaxia em atividade fsica. Princpios bsicos do condicionamento fsico. Metodologia, planejamento, prescrio, controle e avaliao da atividade fsica. Fundamentos tcnicos e tticos e regras.

EFC5569

Futebol Suo Feminino: Iniciao

Ob

54

Histria da Capoeira. Capoeira na escola. Cultura e tradio - fundamentos ritualsticos da capoeira. As principais vertentes de capoeira e seus principais representantes. Organizao e normatizao da capoeira.O processo de institucionalizao da capoeira. Aquisio de habilidades perceptivo-motoras na capoeira. Expresso corporal em capoeira. Fundamentos scio-filosficos da capoeira. Metodologias aplicadas capoeira. Fundamentos tcnicos da capoeira.Fundamentos misicais e instrumentao da capoeira. Bases morfo-fisiolgicas da prtica da capoeira.

EFC5571

Capoeira Mista: Iniciao

Ob

54

22/01/2012 16:45

SeTIC - Superintendncia de Governana Eletrnica e Tecnologia da Informao e Comunicao

Pgina: 2 de 5

CURRCULO DO CURSO
Curso: Currculo: 12 - EDUCAO FSICA - EFC - GERAL 20051

Habilitao: Licenciatura em Educao Fsica, Tcnico em Desportos


Levar o aluno a aperfeioar as suas habilidades de Basquetebol, mantendo o carter ldico e cooperativo dessa prtica de atividade fsica.

EFC5650

Basquetebol Masculino: Aperfeioamento

Ob

72

Prtica de futebol de campo. Aprendizagem dos fundamentos tticos do futebol de campo. Noes de sistemas de jogo. Jogos completos.

EFC5651

Futebol de Campo: Aperfeioamento

Ob

54

EFC5652

Futebol Suo Feminino: Aperfeioamento

Ob

54

EFC5653

Futebol de Salo Masculino: Aperfeioamento

Ob

54

Aprofundamento em Handebol. O Handebol como possibilidade de uma autonomia em atividades fsicas. O handebol e seus fundamentos tcnicos e tticos, sistemas ofensivos e defensivos, noes de arbitragem e regulamentao.

EFC5654

Handebol Feminino: Aperfeioamento

Ob

54

Aprofundamento em Voleibol. O voleibol como possibilidade de uma autonomia em atividades fsicas. O voleibol e seus fundamentos tcnicos e tticos, sistemas ofensivos e defensivos, noes de arbitragem e regulamentao.

EFC5655

Voleibol Feminino: Aperfeioamento

Ob

72

Autodidaxia da atividade fsica. Princpios bsicos do conhecimento. Metodologia, planejamento, prescrio, controle e avaliao da atividade fsica. Aperfeioamento dos estilos CRAWL, costa, peiro clssico, borboleta (golfinho) e revezamento. Regulamentao.

EFC5656

Natao Mista: Aperfeioamento

Ob

54

A autodidaxia em atividade fsica. Histrico. Evoluo. Aprendizagem dos fundamentos tcnicos e tticos: golpe de direita e esquerda com slice; saque chapado; vlei; lob; jogos de duplas; ttica de ataque e defesa.

EFC5657

Tnis: Aperfeioamento

Ob

54

Autodidaxia das atividades fsicas. Regulamentao internacional do xadrez, aprofundamento do estudo sobre as fases do jogo, soluo de problemas, xadrez relmpago e torneio interno.

EFC5658

Xadrez: Aperfeioamento

Ob

54

O Jud competitivo. Princpios biomecnicos aplicados prtica. Aprimoramentos tcnico, ttico e fsico. Arbitragem. Iniciao aos Katas.

EFC5659

Jud Misto: Aperfeioamento

Ob

54

EFC5668

Voleibol Masculino: Aperfeioamento

Ob

72

Aprofundar anlises sobre a histria da capoeira. O processo de escolarizao da capoeira no Brasil. Referncias significativas da capoeira. As principais vertentes de capoeira e seus principais representantes. O processo de organizao da capoeira no Brasil e no Mundo. A capoeira como complexo temtico no ensino superior. Aprofundamento dos fundamentos scio-filosficos da capoeira. Problematizao das metodologias aplicadas capoeira.

EFC5671

Capoeira Mista: Aperfeioamento

Ob

54

Planejamento do treino da natao. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade. Treinamento dos quatro estilos. Controle do treinamento. Fatores que influenciam a capacidade de performance esportiva.

EFC5756

Natao Mista: Treinamento

Ob

72

Princpios bsicos do condicionamento fsico, stress, fadiga. Aptido fsica. Qualidades fsicas obtidas com a musculao. A musculao como meio competitivo, profiltico, teraputico, esttico e preparao fsica. Prescrio de exerccios com peso, testes especficos na musculao. Prescrio de atividades aerbicas. Exerccios de resistncia e fora muscular e atividades aerbicas.

EFC5801

Condicionamento Fsico

Ob

72

Conscincia corporal. O conhecimento do corpo articulado ao processo social. Movimentos e sentimentos nas aes humanas. Valores ticos, polticos e estticos do corpo: sade e atividade fsica. Exerccio fsico. Tcnicas de relaxao.

EFC5802

Ginstica Mista
-

Ob

54

EFC5806

Pilates Solo

Op

72

22/01/2012 16:45

SeTIC - Superintendncia de Governana Eletrnica e Tecnologia da Informao e Comunicao

Pgina: 3 de 5

CURRCULO DO CURSO
Curso: Currculo: 12 - EDUCAO FSICA - EFC - GERAL 20051

Habilitao: Licenciatura em Educao Fsica, Tcnico em Desportos

EFC5866

Ginstica de Estabilizao

Op

54

Nmeros: propriedades bsicas, valor absoluto, desigualdades, nmeros naturais, inteiros, racionais e reais. Funes reais de uma varivel real: grficos, limites, continuidade, nfimo e supremo, existncia de mximo de uma funo contnua em um intervalo fechado. Derivada: diferenciao, significado da derivada, convexidade, derivada da funo inversa. Integral: somas de Riemann, Teorema fundamental do clculo. Funes trigonomtricas, logartmica e exponencial. Aplicaes numricas. Uso de pacotes.

MTM5801 H Clculo I

Op

108

Tcnicas de integrao. Aproximaes de funes por polinmios: teorema de Taylor, polinmios de Lagrange, Splines. Sequncias e sries. Convergncia uniforme e sries de potncias. Funes e sries complexas. Aplicaes numricas. Uso de pacotes.

MTM5802 H Clculo II

Op

108

Sistemas de coordenadas: cartesianas, polares, cilndricas, esfricas, mudana de coordenadas. Funes reais de vrias variveis: grficos, limite, continuidade, derivao, gradiente, derivada direcional. Funes vetoriais: campos de vetores, divergente, rotacional, clculo diferencial vetorial. Derivadas de ordem superior: teorema de Taylor, extremos de funes reais, multiplicadores de Lagrange, teorema da funo implcita. Integrais duplas: integrao sobre diversos tipos de regies, mudana na ordem de integrao. Uso de pacotes. Aplicaes numricas.

MTM5803 H Clculo III

Op

108

Integral tripla: mudana de variveis e aplicaes da integral dupla e tripla. Integrais de curvas e superfcies. (integrais de caminhos, de linha, de superfcie de funes escalares e funes vetoriais: aplicaes). Teoremas de integrao da anlise vetorial: teorema de Gauss, Green, Stokes, aplicaes fsica e equaes diferenciais. Uso de pacotes. Aplicaes numricas.

MTM5804 H-Clculo IV

Op

108

Decomposio em valores singulares. Matrizes de Hessenberg, triangulares e de banda. Formas cannicas: Hessenberg, Schur e Jordan. Mtodo QR. Uso de pacotes. Aplicaes numricas.

MTM5813 H-lgebra III


-

Op

108

PFC5000

Atividade de Ensino de Formao Continuada do PROFOR

Op

72

ZZD0040

Programa de Mobilidade Acadmica Andifes


-

Op

ZZD0041

Programa de Intercmbio I
-

Op

ZZD0042

Programa de Intercmbio II

Op

ZZD0050

Semestre para complementao de meno I


-

Op

EFC5573

Futsal - Iniciao

Op

72

Autonomia na prtica de atividade fsica relacionada ao Basquetebol. Aperfeioamento das habilidades do Basquetebol, mantendo o carter ldico e cooperativo.Sistemas de defesa e de ataque. Noes de regulamentao e arbitragem.

EFC5649

Basquetebol Feminino: Aperfeioamento


-

Op

72

EFC5673

Futsal - Aperfeioamento

Op

72

Conscincia do corpo em diferentes dinmicas de movimento. Condio corporal relacionada dana. Tcnicas de dana moderna e contempornea. Improvisao. Coreografia.

EFC5803

Dana e Improvisao
-

Op

54

EFC5804

Yoga

Op

72

22/01/2012 16:45

SeTIC - Superintendncia de Governana Eletrnica e Tecnologia da Informao e Comunicao

Pgina: 4 de 5

CURRCULO DO CURSO
Curso: Currculo: 12 - EDUCAO FSICA - EFC - GERAL 20051

Habilitao: Licenciatura em Educao Fsica, Tcnico em Desportos


-

EFC5805

Plo Aqutico

Op

72

Observaes

Legenda: Tipo: Ob=Disciplina Obrigatria; Op=Disciplina Optativa; Es=Estgio; Ex=Extracurso; H/A=Hora Aula Equivalente: Disciplina equivalente; Conjunto: Disciplinas que devem ser cursadas em conjunto

22/01/2012 16:45

SeTIC - Superintendncia de Governana Eletrnica e Tecnologia da Informao e Comunicao

Pgina: 5 de 5

Anda mungkin juga menyukai