Anda di halaman 1dari 8

*************ESPECIAL DIA DAS CRIANAS*************

por Marcio Zeppelini

Quando criana, voc aprendeu o que ter tica?

Uma Pescaria Inesquecvel

Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais prximo ao chal da famlia, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca s comearia no dia seguinte, mas pai e filho saram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.

O menino amarrou uma isca e comeou a praticar arremessos, provocando ondulaes coloridas na gua. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago. Quando o canio vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admirao, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da gua. Era o maior que j tinha visto, porm sua pesca s era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, to bonito, as guelras para trs e para frente. O pai, ento, acendeu um fsforo e olhou para o relgio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:

- Voc tem que devolv-lo, filho!

- Mas, papai - reclamou o menino. - Vai aparecer outro - insistiu o pai. - No to grande quanto este, choramingou a criana.

O garoto olhou volta do lago. No havia outros pescadores ou embarcaes vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ningum por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a deciso era inegocivel.

Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu gua escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe to grande quanto aquele.

Isso aconteceu h trinta e quatro anos. Hoje, o garoto um arquiteto bem-sucedido. O chal continua l, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuio estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe to maravilhoso como o daquela noite. Porm, sempre v o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questo tica. Porque, como o pai lhe ensinou, a tica simplesmente uma questo

de certo e errado.

Agir corretamente quando no est sendo vigiado!

Agir corretamente, quando se est sendo observado, uma coisa. A tica, porm, est em agir corretamente quando ningum est nos vendo. Essa conduta reta s possvel quando, desde criana, aprendeu-se a devolver o PEIXE GUA. Assim, sendo tico a qualquer tempo, jamais teremos que curvar nossos olhos quando nos questionam algo ou quando duvidam de ns. A histria valoriza no como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, possvel fazer a coisa certa, pois a boa educao como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.

Tenha um excelente fim de semana! Abraos sustentveis,

MARCIO ZEPPELINI

"Seja tico ao seu corao mesmo que lhe parea errado aos olhos..."
Tiny Willy

Prximas palestras / treinamentos:

08/10 - So Paulo/SP - Di@logando: Ser Sustentvel 28/10 - Fortaleza / CE - XVIII Congresso de Instituies de Apoio Criana com Cncer

30/10 - Boa Vista/RR - Encontro de Editores Cientficos de Roraima 18/11 - So Paulo / SP - Oficina prtica em elaborao de projetos 29/11 - So Paulo / SP - Semana OAB/SP 11/03 - Natal / RN - Frum Interamericano de Filantropia Estratgica

Faa um download e saiba mais sobre a palestra SER SUSTENTVEL.

Veja tambm:

OS TEXTOS PUBLICADOS AQUI SO BASEADOS E ADAPTADOS DE TEXTOS DA INTERNET E, QUANDO H AUTORIA DIVULGADA, MENCIONADO.

Caso no queira receber essas metforas, basta clicar aqui: Unsubscribe.

This email is powered by Direct Mail for Mac. Learn More Report Spam

Anda mungkin juga menyukai