Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE DIREITO

RELATRIO FINAL DE ESTGIO VOLUNTRIO

RECIFE 2013

PEDRO HENRIQUE BIONE BARBOSA PINHEIRO

RELATRIO FINAL DE ESTGIO VOLUNTRIO

Relatrio Final de Estgio Voluntrio apresentado ao Departamento de Cincias Jurdicas, como requisito para obteno de nota de 1 G.Q. na disciplina de Metodologia Cientfica, no Curso de Direito da Universidade Catlica de Pernambuco.

RECIFE 2013

SUMRIO

1 INTRODUO............................................................................................................ 4 1.1. Objetivos do estgio........................................................................................... 4 2 O TRIBUNAL DE JUSTIA....................................................................................... 5 3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS.............................................................................. 5 3.1. 3.2. 3.3. Proferio de sentenas..................................................................................... 5 Expedio de despachos................................................................................... 6 Anlise e acompanhamento processual............................................................ 6

4 CONSIDERAES FINAIS......................................................................................... 7

INTRODUO

O presente relatrio descreve as atividades referentes ao perodo de Estgio Voluntrio na Unidade Judiciria da Quarta Vara de Famlia e Registro Civil da Comarca da Capital, situada no Frum Desembargador Rodolfo Aureliano. As quais tm por objetivo abordar de maneira tcnica o uso da atividade jurdica correlacionada teoria com a prtica, bem como auxiliar na celeridade no mbito cvel.

1.1 Objetivos do estgio

Adquirir percepo real do funcionamento do judicirio. Conquistar conhecimento jurdico especfico na rea Civil e Processual Civil. Apurar o conhecimento j adquirido anteriormente na Universidade. Aperfeioar currculo.

2 O TRIBUNAL DE JUSTIA

A presente instituio Judiciria tem por funo garantir, no mbito de sua competncia, a prestao jurisdicional de forma a atender aos anseios da sociedade e integrar instrumento efetivo de justia, equidade e de promoo da paz social. O Frum Desembargador Rodolfo Aureliano o rgo vital do Judicirio pernambucano. Por ele tramita o maior nmero de processos na Justia do Estado.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 Proferio de sentenas

A elaborao de sentenas um ato do juiz que implica a extino do processo, a proferiao da sentena fica a cargo do estagirio e dos assessores do juiz da vara. Para tanto, faz-se necessria sua fundamentao com base em princpios de Direito, artigos do Cdigo de Direito Civil e Processo Civil, bem como na legislao extravagante, desde que esta verse sobre assunto correspondente.

3.2 Expedio de despachos

Consiste no ato do juiz de dar andamento ao processo sem que este seja decidido. Tambm fica a cargo do estagirio e dos assessores em identificar a necessidade das diligncias processuais. O despacho que se destina vistas ao Ministrio Pblico o mais recorrente, bem como aqueles destinados citaes e intimaes.

3.3 Anlise e acompanhamento processual

Tem por objetivo identificar e compreender os autos do processo, bem como decidir qual diligncia dever ser tomada a fim de encaminh-los para a sentena. No obstante, tambm feito controle atravs de atividade de administrativa secretaria.

CONSIDERAES FINAIS

A realizao do estgio voluntrio foi extremamente construtiva. Nele tornou-se possvel uma melhor compreenso do embasamento terico conquistado em sala de aula e plo em prtica, no em um plano simulado, mas em um plano real da Justia Estadual. necessrio comunicar a boa vontade e pacincia dos servidores da Quarta Vara de Famlia e Registro Civil, bem como da Promotora de Justia e do Juiz a tentativa de ensinar, sanar dvidas e clarear o uso das tcnicas. Como tambm os instigantes debates e trocas de ideias acerca do mais diversos assuntos pertinentes no s ao Direito Civil, mas tambm ao Direito como um todo.

Anda mungkin juga menyukai