Anda di halaman 1dari 1

Historia: santa catarina - da colonia a republica

1. Santa Catarina durante o Perodo Colonial

dicas do vestibular
2. Santa Catarina durante o Perodo da Monarquia
Com a independncia, as antigas capitanias foram transformadas em provncias com presidentes: em Santa Catarina, o primeiro presidente foi Joo Antnio Rodrigues de Carvalho. Em 1839, a cidade de Laguna acabou sendo tomada por revolucionrios farroupilhas (Guerra dos Farrapos, 1835-1945) Garibaldi e Anita Repblica Juliana Durante o sculo XIX, Brasil e Santa Catarina receberam imigrantes europeus de pases como Itlia e Alemanha. Em Santa Catarina, os italianos ocuparam terras no sul (Vale do Ararangu, Tubaro) e Vale do Tijucas, deixando contribuies, como novas tcnicas agrcolas e implantao de outros produtos. J os alemes ocuparam terras ao norte e Vale do Itaja, dando origem a grandes cidades, como Joinville e Blumenau. A primeira colnia alem foi a de So Pedro de Alcntara.

www.energia.com.br
Material elaborado pelo professor Ricardo do Sistema de Ensino Energia.

3. Santa Catarina durante a Repblica


Na Primeira Repblica (1889-1930), destacaram-se lideranas polticas como Lauro Mller, Herclio Luz, Vidal Ramos, Gustavo Richard e Felipe Schmidt. A cidade do Desterro, com a derrota dos federalistas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran) em 1894, passou a ser denominada Florianpolis. Lideranas federalistas presas em Desterro foram executadas na Ilha de Anhatomirim, onde a fortaleza de mesmo nome serviu como priso. Uma das mais longas disputas por limites territoriais envolveu Santa Catarina e Paran, na Questo do Contestado. Na regio do meio-deste catarinense, aconteceu de 1912 at 1916 a Guerra do Contestado em razo de uma srie de situaes, como: a disputa poltica entre Paran e Santa Catarina; a presena de pregadores religiosos; a formao de redutos, por exemplo, o de Irani e Taquaruu; a presena do capital estrangeiro com a Ferrovia So PauloRio Grande do Sul. Em 1930, a Revoluo que levou Getlio Vargas ao poder derrubou, em Santa Catarina, o governador Flvio Aducci. Entre 1930 e 1940, em Santa Catarina a liderana poltica ficou com Nereu Ramos, que foi deputado, governador e interventor estadual. Posteriormente, foi eleito senador e ocupou a Presidncia da Repblica de novembro de 1955 a janeiro de 1956. Foi, ainda na dcada de 30, que no meio-oeste catarinense se deu a colonizao austraca, com a fundao de Treze Tlias (Dreizenlinden) por Andreas Thaler. Com a redemocratizao (1945-1964), a vida poltica foi marcada em Santa Catarina pela disputa entre o PSD, de Aderbal Ramos e Celso Ramos, e a UDN, de Irineu Bornhausen. Quando aconteceu o Golpe Militar em 1964, a ordem poltica seria alterada, e, a partir de 1965, o Brasil passou a ter dois partidos polticos: o MDB e a Arena. Desse ltimo, partiram os trs governadores catarinenses "eleitos indiretamente" (nomeados pelo governo federal com votao na Assemblia Legislativa): Colombo Salles, Antnio Carlos Konder Reis e Jorge Bornhausen. Em 1979, ocorreu em Florianpolis a Novembrada, uma manifestao contra o governo militar, representado na poca pelo general Joo Figueiredo.

Em 1534 foram criadas as capitanias hereditrias. Litoral de Paranagu a Laguna: capitania de Sant'Ana, cujo donatrio era Pero Lopes de Souza. Antes mesmo da criao da capitania de Sant'Ana, o litoral foi visitado por navegadores estrangeiros: Binot de Gonneville, Juan Daz de Sols, Sebastio Caboto. No sculo XVII, a partir da iniciativa de particulares, ocorreu a fundao de pvoas por vicentistas (ou paulistas), como: Nossa Senhora das Graas do Rio So Francisco, por Manuel Loureno de Andrade; Nossa Senhora do Desterro (atual Florianpolis), por Francisco Dias Velho; Santo Antnio dos Anjos da Laguna, por Domingos de Brito Peixoto. J no sculo XVIII, a capitania de Sant'Ana passou a ser, de 1738 para a frente, a capitania de Santa Catarina, cujo primeiro governador foi o brigadeiro Jos da Silva Paes. Conjunto de fortalezas no litoral: Santa Cruz de Anhatomirim, So Jos da Ponta Grossa, Santo Antnio da Ilha de Ratones, Nossa Senhora da Conceio da Ilha de Araatuba. A partir de 1748, deu-se a imigrao aoriana pelo litoral da capitania de Santa Catarina. Os aorianos trouxeram consigo sua cultura: renda de bilro, festejos do Divino, cantoria do Terno de Reis etc. Em 1777, espanhis tomaram a Ilha de Santa Catarina sob o comando de Pedro de Cevallos (assinatura do Tratado de Santo Ildefonso). Ainda no sculo XVIII, foram implantadas no litoral catarinense as armaes de baleeiras: Armao de Itapocori, Armao de Nossa Senhora da Piedade, Armao da Lagoinha na Ilha de Santa Catarina, Armao da Garopaba. No Planalto Catarinense, a partir dos caminhos de tropa, Antnio Correia Pinto fundou a pvoa de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages. A colnia industrial do Sa se desenvolveu com base na teoria socialista utpica que defendia a formao de comunidades chamadas falanstrios. A referida colnia ficou sob a responsabilidade do mdico Joseph Mure e se estabeleceu ao norte da provncia. Houve a participao catarinense na Guerra do Paraguai (1864-1870) com o batalho de Voluntrios da Ptria, no qual atuaram os militares: marechal Guilherme Xavier de Souza, brigadeiro Jacinto Machado Bittencourt, coronel Fernando Machado, tenente lvaro Augusto de Carvalho. O abolicionismo na provncia de Santa Catarina se deu com a formao de clubes e jornais abolicionistas. Em Santa Catarina, ainda no sculo XIX, atuaram clubes republicanos em Cambori, Joinville e Desterro, que buscavam a adeso de pessoas com a propagao das teses republicanas naquele Brasil monarquista.

Anda mungkin juga menyukai