Anda di halaman 1dari 7

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

notcias esportes entretenimento vdeos tecnologia

TechTudo 22/01/2013 13h32 - Atualizado em 22/01/2013 13h32

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR


Adriano Hamaguchi Para o TechTudo

Recomendar
29 Tweetar Curtir 28 294

Confira nossas dicas para conseguir bons resultados no modo manual com uma cmera DSLR. Neste artigo explicaremos conceitos como sensibilidade, abertura e velocidade para quem est dando os primeiros passos na fotografia manual.

Cmeras DSLR configuradas no modo manual (Foto: Reproduo) Dispensar a ajuda das configuraes automticas siginifca que voc est disposto a entender mais sobre a sua cmera e os fundamentos da fotografia. Parabns! Quem possui uma cmera intermediria tambm pode aproveitar nossas dicas, pois elas tambm oferecem controles manuais para ajuste de velocidade, abertura e ISO. No possui nenhum desses modelos? Confira a matria do TechTudo sobre como escolher uma cmera digital e decida qual o modelo ideal para voc. O que uma cmera DSLR? A DSLR uma cmera digital avanada, com vrios ajustes manuais e lentes intercambiveis, ou seja, que podem ser trocadas. Dentre outros diferenciais, possvel ver a imagem captada pela lente no visor da cmera (viewfinder). E qual a vantagem disso, se o monitor LCD maior? A imagem que vem direto da lente no sofre nenhum tipo de interferncia, e a imagem exibida no monitor LCD gerada pela cmera. Ento o viewfinderview tico oferece mais fidelidade imagem real.

Comparao entre os diferentes sistemas de pr-visualizao de fotografia (Foto: Reproduo) Outra vantagem de se acostumar com o visor (viewfinder) que voc fica mais concentrado na fotografia, eliminando distraes do ambiente. Aproximar a cmera do rosto pode parecer desconfortvel no incio, mas voc vai notar a melhoria de suas fotos com o passar do tempo fotogrando deste jeito.

1 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Imagem da parte traseira de uma cmera DSLR e as maneiras corretas de segurar a cmera na horizontal, no meio, e na vertical direita (Foto: Reproduo/Canon)

Ativando o modo manual da cmera Para ativar o modo manual, gire o seletor de modo para M.

Imagem de cmeras com destaque para o indicador M do modo manual no seletor (Foto: Reproduo) Entendendo Exposio A exposio um dos mais importantes termos na fotografia manual e seus elementos so: sensibilidade (ISO), abertura (aperture) e velocidade do obturador (shutter speed). O esquema abaixo mostra resumidamente os efeitos das diferentes configuraes destes elementos.

Esquema mostra os efeitos obtidos com diferentes configuraes da velocidade, abertura e ISO da cmera (Foto: Reproduo/Exposure Guide) A sigla EV, significa Valor de Exposio (EV Exposition Value). Com o indicador do nvel de exposio de sua cmera possvel conferir se a composio est subexposta (muito escura), equilibrada ou superexposta (muito clara).

2 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Os valores negativos indicam uma imagem subexposta, e voc deve fazer com que o sensor capte mais luz. Os valores positivos indicam que sua fotografia est superexposta, ou seja, voc deve diminuir a quantidade de luz captada pelo sensor.

Comparativo entre imagens subexposta esquerda, com boa exposio no meio, e superexposta direita (Foto: Reproduo/Exposure Guide) Fique atento! Sua cmera no sabe o que sua mente criativa est planejando. Assim sendo, nveis de exposio negativos e positivos nem sempre resultam em fotografias ruins. Leia a matria sobre fotografia Low Key e High Key, tcnicas na qual a sombra ou luz em excesso intencional.

Fotografia de uma rosa com a tcnica low key esquerda, e de um beb com a tcnica high key direita (Foto: Reproduo) Entendendo as medidas de abertura, velocidade e ISO Inicialmente, h uma definio importante que voc deve entender: imagem luz. Enxergamos porque a luz refletida no ambiente e nos objetos e esta luz refletida chega em nossos olhos. Se no h luz alguma, no enxergamos nada. Por isso quando o assunto fotografia, medidas e configuraes sempre esto relacionadas de alguma maneira luz. Entendendo as medidas: Abertura (Aperture) Toda lente possui uma espcie de barreira com um orifcio que aumenta e diminui. A unidade de medida da abertura simbolizada pelo F. Para aumentar o tamanho deste orifcio diminua o valor F, e para diminuir o orifcio aumente o valor F. No esquema abaixo, mostramos os efeitos de uma pequena abertura (F/16) e de uma grande abertura (F/2.8).

Esquema ilustrado que mostra os efeitos das pequenas e grandes aberturas (Foto: Reproduo/Michael Andrew)

3 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Uma grande profundidade de campo resulta uma fotografia ntida em toda sua rea. Enquanto que uma pequena profundidade de campo resulta uma fotografia parcialmente ntida. Entendendo as medidas: Velocidade (Shutter Speed) A captura de uma imagem em cmeras digitais feita por um sensor. Este sensor fica escondido atrs de uma cortina (obturador) que tampa a luz. Quando disparamos a foto, esta cortina abre, permanece aberta durante X segundos, e depois fecha. Este valor X a velocidade (shutter speed). Na cmera, os valores da velocidade so definidos por fraes. Por exemplo, 4/1 = 4 segundos, e 1/125 = 0,008 de segundo. Pode parecer insignificante, mas fraes de segundo fazem uma grande diferena nas imagens. Confira o esquema abaixo.

Esquema mostra o funcionamento do obturador e como suas diferentes velocidades afetam a fotografia (Foto: Alex Wise) Entendendo as medidas: ISO (Sensibilidade) A sensibilidade do sensor da cmera medida em ISO. Quanto maior o valor ISO, o sensor fica mais sensvel luz (capta mais luz). Quanto menor o valor ISO, menos sensvel (capta menos luz). Este tipo de medio uma herana das cmeras tradicionais de filmes, pois o sensor simula a sensiblidade dos padres dos filmes. Para ambientes escuros, devemos utilizar ISOs maiores para captar mais luz (ISO 400 a 6400), enquanto que em ambientes bem iluminados, devemos utilizar valores menores (ISO 50 a 400). Observe na imagem da ponte, que a imagem obtida com ISO 3.200 apresentou granulao. Garanta a qualidade de suas imagens optando por valores menores.

4 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Imagem de flor e ponte fotografadas com diferentes valores ISO (Foto: Reproduo/PhotographersOnUTube e Exposure Guide) Confira a matria do TechTudo sobre fotografias norturnas e como fotografar de dia. Preparando para fotografar O que devo configurar primeiro: sensibilidade (ISO), abertura ou exposio? Isso vai depender do seu objetivo. Confira a seguir, dicas de como definir a configurao proritria. Prioridade Velocidade do obturador Vamos considerar que haja movimento em uma cena. Se voc deseja captar o movimento na imagem, com uma leve mancha no objeto que est se movendo, voc dever optar por velocidades menores (tempos de exposio mais longos).

Esquema para fotografar objetos em movimento, com prioridade para velocidade (Foto: Adriano Hamaguchi) E para captar uma imagem congelada, voc dever utilizar velocidades maiores (tempos de exposio mais curtos), como a velocidade 1/125 de segundo. E quando no h movimento na cena? Se os objetos no esto se movendo, voc poder usar velocidades menores e ainda obter imagens ntidas, contando com a liberdade de aumentar a profundidade de campo, diminuindo a abertura. Depois de configurar a velocidade, ajuste a sensiblidade (ISO) e a abertura. Prioridade - abertura Use aberturas menores (diafragma mais fechado) para obter imagens com maior profundidade de campo, ou seja, captar nitidamente os objetos que esto perto e longe.

5 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Esquema para fotografias com maior profundidade de campo, utilizando aberturas menores (Foto: Adriano Hamaguchi) Utilize aberturas maiores (diafragma mais aberto) para fotografias com menor profundidade de campo. Neste tipo de imagem o que est mais perto fica mais ntido, e o que est mais longe menos ntido.

Esquema didtico para fotografias com menor profundidade de campo (Foto: Adriano Hamaguchi) Aps definir a abertura, configure a sensiblidade (ISO) e a velocidade. Prioridade Sensibilidade (ISO) Valores ISO maiores que 400 devem ser evitados. At esse valor possvel obter boas imagens com baixo nvel de rudo (granulao). Mas porque as cmeras tm sensores com ISO maiores que 6400, se as fotografias com alto ISO ficas granuladas? Quando a iluminao precria, utilizar sensibilidade (ISO) alta pode ser o nico recurso para obter boas imagens, principalmente quando voc no pode diminuir a velocidade nem aumentar a abertura para captar mais luz. Alm disso, cmeras avanadas permitem fotografar com ISO superior a 1.600 com excelente qualidade.

Esquema para fotografar em condies precrias de iluminao utilizando alta sensibilidade (Foto: Adriano Hamaguchi) Primeiro, configure sua cmera para a ISO 400 e configure a abertura e a velocidade. Se a imagem ainda ficar escura (subexposta), aumente a ISO e teste novamente, optando pela menor sensibilidade que conseguir, para evitar a granulao (rudo). Balanceamento da abertura e da velocidade possvel obter um mesmo valor de exposio, balanceando a abertura (F) e a velocidade do obturador, proporcionalmente, de acordo com a tabela abaixo.

6 de 10

23/01/2013 12:05

Explore o mundo da fotografia manual com sua cmera DSLR - Artigos... http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/explore-o-mundo-...

Tabela de balanceamento entre abertura e velocidade, de um determinado valor de exposio (Foto: Reproduo/Cambridge in Colour) Duas configuraes diferentes, mesmo com valores de exposio iguais, resultaro em duas imagens diferentes. Isto porque velocidades mais rpidas deixam a fotografia com o aspecto congelado e aberturas maiores diminuem a profundidade de campo. Por outro lado, velocidades menores do o aspecto de movimento e aberturas menores com mais maior profundidade de campo. Na prtica, basta ter noo desta relao, no preciso decorar. Fique de olho no medidor de exposio de sua cmera e opte pela configurao que melhor atende a sua necessidade. Testando seus conhecimentos! Acesse agora mesmo o simulador SLR CameraSim para testar seus conhecimentos sobre sensibilidade, abertura e velocidade. Na primeira coluna, voc escolha as condies de iluminao (Lighting), distncia do objeto (Distance) e distncia focal/zoom (Focal Length). Na coluna do meio escolha o Modo Manual! E na coluna da direita, configure a sensibilidade (ISO), abertura (Aperture) e velocidade do obturador (Shutter). No se esquea de verificar o nvel de exposio de sua imagem. Para fotografar clique no boto Snap photo. Divirta-se!

Simulador de fotografia com ajustes manuais de abertura, sensibilidade e velocidade (Foto: Reproduo/CameraSim) O momento que voc decide fotografar no modo manual um divisor de guas. Voc deixa de aceitar o que sua cmera faz por conta prpria e passa a ter domnio sobre os resultados. Investir em conhecimento e estudo to importante quanto investir no equipamento correto. E agora que voc j possui uma DSLR, faa sua aquisio valer a pena! saiba mais

7 de 10

23/01/2013 12:05

Anda mungkin juga menyukai