Anda di halaman 1dari 19

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso


Enrico Riboni
Acreditar num deus cruel torna o homem cruel Thomas Paine

Prefcio
H cerca de 2000 anos, nascia na Galileia um fundador de seita, que acabaria crucificado uns trinta anos mais tarde. Algumas de suas ltimas palavras na cruz foram Deem-me de beber. E s. A seita que ele tinha fundado tornar-se-ia, com o passar dos anos, a maior de todos os tempos. Ela tomar o poder poltico dentro do Imprio Romano, abolir a liberdade de religio, depois ajuntar montanhas de cadveres: os seus membros massacraro milhes de infiis, hereges, feiticeiras e outros, depois se mataro entre eles prprios, levando a Europa s guerras mais ferozes que ela conheceu. Um passado destes poderia incitar modstia, mas os cristos reivindicam, pelo contrrio, o monoplio da tica. Proclamam que adoram o Deus nico, que deus amor, e se consideram melhores que o resto da humanidade. nica ideologia capaz de dividir com o comunismo e o nazismo o pdio dedicado s ideologias mais mortferas da histria humana, o cristianismo mantm-se uma ideologia dominante em muitos pases ocidentais, como o gendarme do mundo, os EUA. Chegou a hora de abrir o Livro Negro do Cristianismo: 2000 anos de terror, perseguies e represso, que resume algumas das piores atrocidades cometidas em nome dessa ideologia que pretende promover o amor ao prximo.

Ano um
Os deuses no estavam mais, e Deus no estava ainda O Imprio Romano garantia a liberdade de culto. O atesmo e a razo dominavam. nessa poca que nasce um sujeito que, segundo dizem certos judeus, perdeu o juzo porque leu o Tora demasiadamente jovem. Ele funda uma seita que visa proibir o culto dos outros deuses, exceto o seu. O sujeito finalmente morto, mas a seita se expande com o xito que se conhece. O culto da personalidade do fundador da seita atinge, nos cristos, um nvel que mesmo o estalinismo no

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

conseguir igualar: o fundador proclamado verdadeiro homem e verdadeiro Deus (Deus-Homem, em linguagem comum). Os que duvidam disso so proclamados imediatamente hereges, e sofrero mais tarde os raios da Inquisio. A partir do sculo IV da nossa era, comear o assassinato dos no-crentes pelos cristos.

Anos 50-70
A seita crist se desenvolve. Textos gregos, escritos por membros da seita fora da Palestina (Os evangelhos) relatam a vida do fundador: nascido duma virgem, que se manter virgem mesmo tendo vrios outros filhos, ele ter sarado doentes, mas tambm amaldioa uma figueira que fica instantaneamente seca, e far precipitar num lago centenas de porcos que lhe no pertenciam (Nota 1). Este personagem, que defende os pobres mas tambm afirma que aqueles que tm tudo sero louvados, e aqueles que nada tm, o pouco que tm ser-lhe- retirado, um pouco pattico quando amaldioa uma figueira ou se deixa crucificar, declarado a encarnao do Deus nico. O fato de, segundo os evangelhos cannicos, as suas ltimas palavras sobre a cruz terem sido Dai-me de beber no parece perturbar os adeptos da seita, que se expande por todo o Imprio. A intolerncia religiosa dos cristos, que visam abertamente, desde o incio, impor uma interdio aos cultos de deuses que no o seu, o qual eles insistem ser o nico Deus, comea logo a atrair a ateno da justia romana, que defende a liberdade de culto, a qual um dos pilares dessa sociedade complexa e multicultural que o Imprio Romano dos primeiros sculos da nossa era. A propaganda crist inverte habilmente a situao. Os condenados pela justia romana so declarados mrtires e os seus restos so venerados nas igrejas, inventando-se a lenda de eles terem sido executados por terem recusado a renegar a f, desculpa essa bem melhor do que a verdade nua, que mostra que foram condenados por desordem e imposio da intolerncia religiosa na sociedade multicultural.

Ano 312
Tomada do poder pelos cristos. No fim duma guerra civil, Constantino toma o poder. Pouco depois ele se converte oficialmente ao cristianismo, e autoriza, num primeiro tempo, o culto do deus nico cristo, pelo dito de Milo: o incio da perseguio religiosa na Europa. Pouco a pouco o culto dos outros deuses, exceto o deus cristo, vai sendo proibido. Os santurios clssicos sero destrudos ou transformados em igrejas crists. No fim do sculo IV, no haver mais nenhum templo pago em toda a bacia do Mediterrneo.

Ano de 380
O imperador Teodsio proclama oficialmente o Cristianismo a nica Religio de Estado. Mas ainda ser necessrio esperar mais 12 anos para que todos os outros cultos sejam definitivamente proibidos.
2

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 389
Tefilo, hoje Santo Tefilo, nomeado patriarca de Alexandria e inicia imediatamente uma violenta campanha de destruio de todos os templos e santurios no-cristos. Tem o apoio do pio imperador Teodsio. Deve-se a Tefilo a destruio, em Alexandria, dos templos de Mitrade e de Dionsio. Essa loucura destruidora culmina em 391 com a destruio do templo de Serapis e da sua biblioteca. As pedras dos santurios destrudos sero usadas para edificar igrejas para a nova religio nica, a crist. Em seguida e para demonstrar que ele capaz de perseguir tambm cristos (na medida em que eles no sejam 100% ortodoxos), Tefilo comanda pessoalmente as tropas que atacam e destroem os mosteiros que aderiram s ideias de Orgeno, um telogo cristo que foi declarado herege porque afirmava que deus era puramente imaterial.

Ano de 389
Pela primeira vez, um chefe cristo dita a um imperador a poltica a ser seguida: Santo Ambrsio de Milo levanta-se em plena catedral e, com o sentido de caridade to particular aos cristos, impe que o imperador anule a ordem que dera ao bispo de Calinicum, sobre o Eufrates, para que reconstrusse uma sinagoga que ele e a sua congregao tinham destrudo. A Igreja toma partido, assim, desde o princpio, dos incendirios de sinagogas, posio que continuar a manter at ao ano de 1940.

Incio dos anos 390


O piedoso imperador cristo Teodsio interdita progressivamente todos os cultos no cristos. Pouco a pouco, os templos no-cristos so fechados ao culto, as procisses pags so proibidas. Esta supresso da liberdade de religio em proveito exclusivo do cristianismo causa, por vezes, revoltas, como a de 408, em Calama, na Numdia. nessa poca que acontecem na Germnia as primeiras execues de hereges, uma bela tradio que a Igreja desenvolver com a Inquisio e a perpetuar at 1826.

Ano de 391
Uma multido de cristos, guiados por Santo Atansio e Santo Tefilo, deita abaixo o templo e a enorme esttua de Serapis, em Alexandria, duas obras-primas da antiguidade. A coleo de literatura do templo tambm igualmente destruda.

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 412
Cirilo, hoje Santo Cirilo, doutor da Igreja, nomeado bispo de Alexandria e sucede a seu tio Tefilo. Excita os sentimentos antissemitas difundidos entre os cristos da cidade e, frente duma multido de cristos, incendeia as sinagogas da cidade e faz fugir os judeus. Em seguida encoraja os cristos a tomar os bens dos fugitivos, deixados para trs.

Ano de 415
Hepatia, a ltima grande matemtica da Escola de Alexandria, filha de Theon de Alexandria, assassinada por uma multido de monges cristos, incitados por Cirilo, patriarca de Alexandria, que ser depois canonizado pela Igreja. O motivo dessa ao foi que a brilhante professora de matemtica representava uma ameaa para a difuso do cristianismo pela sua defesa da Cincia e do Neoplatonismo. O fato de ela ser mulher, muito bela e carismtica, fazia a sua existncia ainda mais intolervel aos olhos dos cristos. A sua morte marcou uma reviravolta: aps o seu assassinato, numerosos pesquisadores e filsofos trocaram Alexandria pela ndia e pela Prsia, e Alexandria deixou de ser o grande centro de ensino das cincias do Mundo Antigo. Alm do mais, a Cincia retroceder no Ocidente e no atingir de novo um nvel comparvel ao da Alexandria antiga seno no incio da Revoluo Industrial. Os trabalhos da Escola de Alexandria sobre matemtica, fsica e astronomia sero preservados, em parte, pelos rabes, persas, indianos e tambm chineses. O Ocidente, por outro lado, mergulha no obscurantismo, do qual comear a sair mais de um milnio depois. Em reconhecimento pelos seus mritos de perseguidor da comunidade cientfica e dos judeus de Alexandria, Cirilo ser canonizado e promovido a Doutor da Igreja, em 1882.

Sculos V a XV
A Idade Mdia Crist. Aproveitando o desaparecimento das grandes bibliotecas romanas e na ausncia quase total da atividade editorial na Europa, a Igreja obtm, de fato, um monoplio sobre o conjunto da escrita e da informao. O povo deixado propositadamente na ignorncia, a leitura da Bblia desencorajada mesmo no caso de se ter acesso a um exemplar. Pouco a pouco, a Igreja impe o seu domnio sobre a sociedade. A inquisio, o celibato dos padres (Nota 2), o carter obrigatrio do casamento antes de qualquer relao sexual, so todas instituies que datam dessa poca. tambm nessa poca que se desenvolve o que se tornar uma das mais ricas tradies crists: queimar pessoas vivas. Cerca de um milho de bruxos sero torrados durante a Idade Mdia. As cidades concorrero para tentar bater recordes de quantidade de bruxos queimados por ano. O recorde foi estabelecido pela cidade de Bamberg, sede do episcopado, que conseguiu assar 600 feiticeiros num s ano. Um grande nmero de membros da Igreja atual ainda lamenta o fim dessa poca, quando a Igreja dominava

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

totalmente a vida social. Religiosos (e outros) cristos lembram com saudade a espiritualidade da poca, a arte que deu grande nfase morte assunto que sempre apaixonou os cristos, e a msica envolvente.

Ano de 804
O imperador cristo Carlos Magno converte grande nmero de saxes, propondo-lhes a seguinte escolha: converter-se ao catolicismo ou serem decapitados. Vrios milhares de cabeas caem, com a bno da Igreja: os sacerdotes presentes participam da jogada do imperador.

Sculo IX
Cisma do Oriente. O patriarca de Constantinopla pretende que se deve utilizar o po com levedura para a Eucaristia. O Papa, bispo de Roma, afirma que se deve usar po sem levedura. Com base neste problema de capital importncia, a cristandade se divide, e os dois patriarcas, de Roma e de Constantinopla, se excomungam mutuamente. O Cisma vai provocar mortes at aos anos 90 (guerras nos Balcs, ex-Iugoslvia, de catlicos contra ortodoxos).

Ano de 1182
Os pogroms latinos de Constantinopla. Na cidade do piedoso patriarca que come po levedado, estabeleceu-se, desde o incio de sculo XII, uma colnia de mercadores latinos, essencialmente originrios de Veneza, Gnova, Pisa e Amalfi. Mas essas pessoas tm tudo para desagradar aos prelados ortodoxos: alm de utilizarem o po sem levedura para a Eucaristia, fazem o sinal da cruz no sentido errado, da esquerda para a direita e no da direita para a esquerda! Os popes excitam a populao e enfim, nos dias radiosos de maio de 1182, a multido guiada pelos popes pega os latinos: vrios milhares deles, homens, mulheres e crianas so trucidados.

Sculos XI e XII
Em face do crescimento da populao da Europa, a Igreja prope um mtodo de controle populacional natural: as cruzadas. O apelo s cruzadas foi lanado em 1095. Em 1099 Jerusalm libertada: logo que as tropas cruzadas entraram na cidade, o governador muulmano rendeu-se sob a promessa da populao civil ser poupada. Claro, a totalidade da populao (que compreende essencialmente judeus e muulmanos) passada pelas armas nas horas seguintes, mas com o cuidado de antes violentar todas a mulheres e decapitar as

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

crianas. Estima-se em 70.000 o nmero de civis massacrados. A ltima fase do massacre passa-se nas sinagogas e mesquitas da cidade, onde os habitantes aterrorizados se refugiaram: pensam que o carter religioso dos locais possa inspirar os piedosos cruzados clemncia. Nada disso acontece: os cruzados entram e transformam os locais de culto em vastas carnificinas. O massacre de milhares de civis amontoados na grande mesquita da esplanada do templo dura vrias horas. Tudo o que respira na cidade foi morto, informam com orgulho os comandantes dos cruzados.

Ano de 1204
A 4a Cruzada fez uma parada em Constantinopla, na poca a maior cidade crist. Mas os cristos sabem fazer entre eles o que fazem aos outros: durante trs dias, Constantinopla foi posta a saque, com uma orgia de violncias indescritveis.

Anos de 1208 a 1244


Cruzada dos Albigences: por iniciativa do papa Inocncio III, uma cruzada preparada. Em 1209, como alguns hereges se haviam misturado com a populao de Beziers, o duque Simon de Monfort deu uma ordem que lhe assegurou a posteridade: Matem-nos todos, deus reconhecer os seus. Toda a populao, homens, mulheres e crianas so passados pelas armas. A Provence e a regio de Toulouse ficam muito despovoadas aps essa guerra que dirigida contra a populao civil, com uma ferocidade sem precedentes desde as invases brbaras.

Anos de 1226 a 1270


Lus IX, rei de Frana. Finalmente um catlico, de reputao piedosa e ntegra, ascende coroa de Frana. A Igreja o canoniza em 1290, em reconhecimento de seus mritos que, ningum duvida serem excepcionais. De fato, durante o seu reinado, So Lus lana duas cruzadas, que terminam as duas de modo catastrfico: pouco importa, a inteno (de matar e de pilhar) que conta, aos olhos da misericordiosa Igreja catlica! No plano interno, So Lus (Nota 3) faz de modo que a justia puna de modo sistemtico os blasfemeadores: so postos nos pelourinhos e tm as suas lnguas atravessadas por ferros em brasa.

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 1231
Fundao da Inquisio. O Santo Ofcio, durante toda a sua histria, queimou mais de um milho de pessoas, essencialmente hereges, judeus e muulmanos convertidos e tambm os bruxos. A ltima feiticeira ser queimada em 1788. O ltimo herege chegar sua vez em 1826. A inquisio e os seus imitadores protestantes queimam tambm mdicos e cientistas, desde que haja uma oportunidade. A Igreja nunca se arrependeu dos atos da Inquisio e at garantiu a continuidade histrica da instituio at aos nossos dias, limitando-se apenas a mudar-lhe o nome: ser necessrio esperar que Pio X, em 1906, faa que o Santo Ofcio da Inquisio seja renomeado como Santo Ofcio, e em 1965, para que seja rebatizado como Congregao para a doutrina da f. Enfim, em 1997, o papa abre os arquivos do Santo Ofcio, e historiadores escolhidos a dedo so autorizados a fazer pesquisas. As estimativas do nmero total de vtimas da inquisio so ento revistas para cima, havendo um consenso que roda hoje em torno de um milho de pessoas executadas, ao qual necessrio acrescentar as inmeras pessoas torturadas e com todos os seus bens apreendidos.

Ano de 1251
O papa Inocncio IV autoriza enfim a inquisio a praticar a tortura. A obteno das confisses de culpa grandemente facilitada. A inquisio pode aplicar, com base em confisses arrancadas atravs de tortura, penas indo duma simples orao ou dum jejum at confiscao dos bens e mesmo priso perptua. Mas ela no pode condenar morte. Com a subtileza caracterstica da Igreja catlica, a inquisio podia passar um herege para a justia comum, que o levar morte na fogueira, com base na confisso obtida pela Igreja, mesmo com tortura. Essa subtilidade permitir Igreja afirmar que ela nunca matou ningum

Anos 1347 a 1354


Em toda a Europa reina a Morte Negra, a primeira grande epidemia de peste no continente. Os prelados catlicos logo descobriram os culpados: os judeus teriam envenenado os poos de gua. Esse boato espalha-se por toda a Europa e inmeros pogroms acontecem. Na Alemanha contam-se 350 comunidades judias totalmente destrudas pelos pogroms nesse perodo. Na Itlia, em Milo, as autoridades civis e eclesisticas, depois de terem executado no braseiro os untori judeus, inauguraram uma coluna comemorativa para lembrar o seu feito. Essa coluna passou Histria com o nome de Coluna infame, quando, no sculo XIX, o romancista Manzoni teve, em primeira mo, a coragem de denunciar esse monumento perverso religiosa.

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 1483
Toms de Torquemada nomeado Grande Inquisidor de Castela. Esse monge dominicano (Nota 4) faz uma ampla utilizao da tortura e da confiscao dos bens das vtimas. Estima-se em 20.000 o nmero de pessoas queimadas durante o seu mandato.

Ano de 1487
Dois monges dominicanos alemes, Jacob Sprenger e Heinrich Institoris publicam o Malleus Malleficarum: trata-se dum espesso volume de 400 pginas que um guia (claro que aprovado pela hierarquia catlica) de caa s bruxas. L se pode aprender a identific-las (p. ex. se uma mulher acariciar um gato preto e a centenas de metros algum se sentir mal, etc), a tortur-las para as fazer confessar, e como os inquisidores podem se absolver mutuamente, depois duma sesso de tortura. A obra afirma tambm que negar a existncia da feitiaria uma heresia muito grave, passvel de morte na fogueira. Durante dois sculos e meio, na Alemanha, depois da publicao do Malleus Malleficarum, negar a bruxaria podia levar ao braseiro. O manual foi um best-seller

Ano de 1492
O rei muito catlico e a rainha muito catlica (ttulos dados pelo papa em pessoa!) de Espanha, expulsam os judeus. Eles podem escolher se converter, para ento poderem ser justiados pela inquisio (que queimar grande nmero deles) ou partir. Mais de 160.000 judeus saram da Espanha. A hierarquia catlica no fica indiferente a essa medida duma crueldade assustadora: ela aprova a medida, e o papa encoraja os outros soberanos europeus a se inspirarem no exemplo espanhol. Em toda a Europa os padres catlicos se mobilizam para obrigar os governos a proibir a entrada dos judeus expulsos. Os judeus que escolheram se converter so perseguidos pela inquisio com uma impressionante determinao: at ao sculo XVIII, far-se- o Teste da banha de porco aos judeus convertidos e seus descendentes: uma salada com pedaos de carne e banha de porco apresentada ao convertido. Se for notado que ele no comeu a carne suna, ser queimado como falso convertido. Esse mtodo ser tambm aplicado aos muulmanos e seus descendentes. Se a expulso dos judeus de Espanha foi a maior do gnero registrada na Histria, no foi a primeira. Na Frana, os prelados catlicos tinham j conseguido a expulso dos judeus em 1306, e que foi logo revogada, antes de ser confirmada em 1394. A Inglaterra j tinha procedido expulso em 1290. Em 1496, Portugal imita o seu poderoso vizinho, expulsando tambm os judeus.

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 1493
O primeiro ndio da Amrica no paraso. Quando Cristvo Colombo, que teve o cuidado de levar um monge nas bagagens, chega Amrica, encontra os ndios que descrever como gente amigvel e solcita. Prende 12 deles e os leva para Espanha. chegada, um deles fica doente: antes da sua morte, batizado rapidamente, o que permite a corte dos muito catlicos reis exultar, porque um indgena do Novo Mundo acabava de entrar no paraso cristo. Esta triste histria marcar o incio da trgica cristianizao dos ndios americanos, onde os episdios dos redutos do Paraguai e as perseguies aos ndios Pueblo sero alguns dos mais trgicos.

Ano de 1499
Acontece neste ano o maior auto da f que a Histria registra. Em um s auto de f, o inquisidor Diego Rodrigues Lucero queima vivos nada menos que 107 judeus convertidos ao cristianismo, em Crdova.

Sculo XVI
O drama dos castrados. A Igreja, que tinha proibido que mulheres cantassem no coral das igrejas, enfrenta um problema trgico: como no torturar os ouvidos dos piedosos prelados de cristo, privando-os das vozes sopranas, to importantes nos coros para louvar o amor a deus? Uma soluo brbara encontrada: castrar jovens meninos cuja voz tenha sido considerada bela. Nos corais da Santa Igreja catlica no faltaro assim nunca os sopranos e contraltos Esta prtica brbara s terminar em 1878, por ordem do Papa Leo XIII. Mas mantida ainda durante o sculo XIX, a ponto de Rossini, quando ele comps a Pequena missa solene; escreveu, com naturalidade, que sero suficientes para execut-la um piano e uma dzia de cantores dos trs sexos, homens, mulheres e castrados.

Ano de 1506
Pogrom de Lisboa: 3000 judeus so trucidados pelos piedosos catlicos, incitados pelos prelados.

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Sculo XVI
Jlio II della Rovere, papa. Hbil chefe militar, veste uma armadura durante a missa, quando um monge insolente lhe diz que o traje no conveniente. Quando se trata de conquistar terras, deus no faz questo do traje, mas da f do seu servidor, lhe responde, passando assim Histria. Deus lhe permitiu, de fato, conquistar a cidade de Bolonha, que foi, como deveria, posta a saque.

Ano de 1521
Inspirado pelo Esprito Santo, que aparentemente no tinha o que fazer, um monge alemo, Martin Luther, traduz do latim o Novo Testamento, em algumas semanas. O diabo acaba de o tentar: Lutero no encontra coisa melhor a fazer do que lanar sobre ele um tinteiro, que suja a parede. Essa mancha est religiosamente preservada para os turistas do castelo de Wartburg. O acontecimento pareceria insignificante. Mas no , pois ele inaugura o maior cisma da cristandade: durante os sculos seguintes, os cristos vo se massacrar mutuamente ainda com mais entusiasmo do que quando eles matavam e queimavam os no-cristos, os hereges, as bruxas, os judeus e muulmanos convertidos, etc. Lutero escrever e dir diversas vezes que era necessrio queimar as sinagogas e escorraar os judeus das cidades: ele se situa assim dentro da tradio dos pais da Igreja catlica, e que ser mantida at ao sculo XIX pela inquisio e depois no sculo XX pelos camisas castanhas (seguidores de Mussolini).

Ano de 1527
Saque de Roma. Os soldados protestantes massacram a totalidade da populao de Roma, umas 40.000 almas, e pilham a cidade. O papa salvo pelos guardas suos. Ele se fecha com eles no Castelo de Santo ngelo, enquanto a populao massacrada. Ele passou um grande medo. Os suos ganham assim uma fama profissional no estrangeiro, o que se perpetua at hoje.

Ano de 1553
Calvino, que condena os excessos da Igreja Catlica, faz decapitar o livre-pensador e mdico Michel Servet, que havia descoberto a circulao sangunea. Esse somente um dos 15 hereges que o reformador fez executar durante a sua ditadura sobre Genebra. Calvino tem um papel muito ativo na priso e depois na condenao morte de Michel Servet. Primeiro ele

10

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

troca correspondncia com ele e depois que o mdico, fugindo da inquisio, chega a Genebra, manda-o prender. Calvino havia dito a seu amigo, o reformador Farel, que se Servet entrasse em Genebra, de l no sairia vivo. Ele manteve a sua promessa e interveio pessoalmente no julgamento pedindo a sua execuo. A nica clemncia dada a Servet foi de ser decapitado em vez de queimado vivo.

Ano de 1571
A inveno da imprensa permite que um nmero crescente de pessoas se informe. A Igreja reage criando o ndex (Index Additus Librorum Prohibitorum): essa instituio editava regularmente a lista dos livros proibidos. A ltima edio do ndex foi publicada em 1961.

Anos de 1566 a 1572


Pio V, papa. Este santo da Igreja catlica vangloria-se publicamente diversas vezes de ter, durante a sua carreira de inquisidor, colocado fogo com suas prprias mos em mais de 100 fogueiras de hereges que ele mesmo acusara, confundira e condenara. Publica tambm uma nova edio do catecismo oficial da Igreja, no qual o amor ao prximo e a misericrdia ocupam um lugar importante.

Anos de 1547 a 1593


Guerras de religio na Frana. As subseitas crists entregam-se a uma guerra civil sem perdo, interrompida por diversas pazes e trguas temporrias. Durante uma delas, teve lugar o massacre de 20.000 protestantes, homens, mulheres e crianas, numa s noite, a tristemente clebre Noite de S. Bartolomeu (1572).

Fim do sculo XVI at ao incio do sculo XVIII


Converso forada dos ndios Pueblo. Subindo pela costa do golfo do Mxico, os exploradores espanhis, sempre acompanhados de monges e padres, entram em contato com a tribo dos Pueblo, no territrio que hoje pertence ao estado americano do Novo Mxico: diferentes dos ndios nmades das plancies do Norte e doutros indgenas mais combativos que os espanhis encontraram no Mxico e na Amrica do Sul, os ndios Pueblo vivem em aldeias (los pueblos) de casas de tijolos com 2 ou 3 andares, so pacficos e praticam a agricultura. Seguem uma religio na qual se venera o Pai do Cu e a Terra Me, temem os demnios (os Skinnwalkers)
11

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

que andam pela crista das montanhas ao pr do sol, veneram os corvos como reencarnao dos seus antepassados. Eles tm tambm um rico templo de deuses semelhantes aos dos gregos, sendo o seu deus principal a mulher-aranha. As cerimnias so celebradas em pequenas igrejas familiares, as Kivas. Estes pacficos agricultores logo se tornam objeto de ateno dos padres espanhis, impacientes por substituir o culto do Pai Cu e da Me Terra por aquele de cujo deus se bebe o sangue durante as cerimnias: os pajs ndios so acusados de bruxaria e executados. As Kivas so destrudas pelos militares hispnicos. Os cultos religiosos tradicionais so proibidos, sob pena de mutilao. ndios surpreendidos a celebrar uma cerimnia tradicional tero um brao ou um p cortados. Apesar disso tudo, alguns ndios continuaro a fazer os seus cultos, em segredo e noite. Os padres catlicos usaro esse fato nos seus sermes e que os ndios ainda hoje citam com amargura: os padres diziam que a religio dos ndios era a das trevas, pois era sempre noite, enquanto que o cristianismo era a religio da luz, pois se come a carne e se bebe o sangue do deus cristo em pleno dia. Diversas revoltas sangrentas pontuam a cristianizao dos Pueblo. Essa perseguio religiosa s cessar depois da anexao do territrio pelos EUA, em 1847.

Ano de 1600
Giordano Bruno queimado vivo em Roma, condenado por heresia. Ele havia ousado definir o Universo como infinito e admitido a hiptese da existncia de formas de vida fora da Terra. Era demais para a Igreja. Depois de 8 anos de processo, durante os quais lhe so arrancadas confisses, sob tortura, ele condenado morte como herege obstinado e mpio. Ele se defende tentando mostrar que as suas ideias no esto em contradio com as doutrinas crists, mas em vo. Ele foi queimado vivo, em pblico, em Roma, no Campo dei Fiori. Tiveram o cuidado de lhe cortar a lngua antes de o enviar ao local da execuo, para evitar todo o risco de que as suas palavras emocionassem a multido que veio assistir ao espetculo. O seu principal acusador, o cardeal Bellarmino, ser mais tarde canonizado e, em 1930, proclamado Doutor da Igreja. interessante notar que, no caso de Galileu, a Igreja catlica expressou o seu arrependimento no fim do sc. XX, com a sua reabilitao em 1992, nunca se arrepender da execuo de Bruno. Pelo contrrio, ela se ops com veemncia instalao duma esttua de Giordano Bruno, em 1889. Em 1929, o papa pediu a Mussolini para que destrusse essa esttua, antes de canonizar e depois nomear Doutor da igreja o cardeal Roberto Bellarmino, acusador de Giordano Bruno.

Ano de 1609
Expulso dos mouros de Espanha. Depois da expulso dos judeus de Espanha, a inquisio se aborrecia um pouco nesse belo pas. Lana ento a caa aos morescos, os rabes convertidos ao cristianismo. H a suspeita de serem falsos convertidos e so executados todos os que se recusam a beber vinho ou comer carne de porco, ou que sejam limpos demais. Com efeito, o Islamismo, contrariamente ao cristianismo, prescreve lavagens peridicas. A higiene nunca foi to perigosa como no sc. XVI em Espanha! Enfim, em 1609, temendo talvez ter
12

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

deixado passar alguns falsos convertidos, a inquisio consegue do rei a expulso dos morescos para o Norte da frica. O nmero dos expulsos mal conhecido: as estimativas variam entre 300.000 e 3.000.000. Os expulsos chegam a terras islmicas, onde o Coro prev a pena de morte para os que renegaram Mahom

Ano de 1633
Processo de Galileu. Por ter duvidado da teoria geocntrica de Ptolomeu, (que, diga-se de passagem, no era cristo), Galileo Galilei obrigado a retratar-se: so-lhe mostrados os instrumentos de tortura que seriam usados se ele insistisse. O processo de Galileu s foi reaberto para reviso pelo papa Joo Paulo II, e Galileu reabilitado em 1992. As suas obras j tinham sido colocadas no ndex em 1616. Passar o resto da sua vida confinado na sua casa (priso domiciliar). Foi a sua reputao internacional de cientista que lhe evitou consequncias mais graves.

Anos de 1618 a 1648


Guerra dos 30 anos. Os muito catlicos reis de Habsbourg foram a converso dos seus sbditos protestantes da Bomia, iniciando a maior guerra que o continente europeu tinha conhecido. A populao da Alemanha reduzida metade. Numerosas cidades so devastadas. Epidemias de peste assolam toda a Europa Central, desde a Lombardia Prssia. Trata-se realmente duma guerra religiosa, embora as igrejas tenham tentado fazer crer que se tratava dum conflito poltico: a guerra iniciou-se por conflitos religiosos e pela ao de reis estrangeiros, como Gustavo II da Sucia, que intervieram por razes de convico religiosa. O caso de Gustavo II particularmente significativo, pois obrigava seus soldados a cantar canes religiosas todas as noites, embora eles fossem uns terrveis saqueadores. O exrcito sueco ganhou o ttulo de Schrecken des Krieges pela populao alem, que teme a pilhagem dos suecos ainda mais do que as feitas pelos exrcitos dos Habsbourg.

Segunda metade do sc. XVIII


O assunto das redues do Paraguai. Este caso particularmente interessante, pois aqui os catlicos se massacram e se excomungam entre eles. Os jesutas haviam estabelecido no Paraguai um pequeno imprio particular feito de redues (redutos), ou seja, pequenas aldeias fortificadas na floresta, onde viviam os ndios convertidos ao cristianismo, mas uma correo das fronteiras coloca alguns desses redutos em territrio portugus. Ora, Portugal, pas catlico e cristo, mantm na poca a tradio da escravatura: os portugueses pensam ento roubar aos jesutas os ndios para depois vend-los como escravos.

13

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

O papa intervm, excomunga os jesutas das redues. Depois, um exrcito, com os canhes e espadas benzidas pelos padres de servio, ataca as redues, massacra os jesutas e toma os ndios como escravos. Um Te Deum solene celebra a vitria, como deve. Pouco depois o papa interdita a ordem dos jesutas, culpada de ser muito inteligente e racional, e sobretudo de no ter servido com lealdade a famlia de Bourbon, reis de Frana e de Espanha, monarcas absolutos e grandes amigos da Igreja catlica.

Ano de 1766
Em pleno sculo das luzes, um jovem de 19 anos, o Cavaleiro de la Barre, passa a vinte passos duma procisso, sem tirar o chapu. preso e torturado. Finalmente decapitado depois de lhe terem cortado a lngua. O seu corpo depois colocado sobre uma fogueira e queimado junto com um exemplar do Dicionrio Filosfico de Voltaire, diante duma multido entusiasmada.

Ano de 1788
No Canto de Glaris, na Sua, a ltima bruxa foi queimada. Esta execuo da Inquisio no foi a ltima, e continuar queimando hereges at 1826.

Ano de 1793
Kant, professor de Filosofia em Konigsberg e estrela internacional da filosofia moderna, depois da publicao da Crtica da Razo Pura, publica A religio nos limites da Razo, onde ele coloca as doutrinas crists prova do raciocnio e do imperativo categrico. demais para os piedosos reis da Prssia, que empurrados pelos prelados protestantes, intervm e Kant forado a retratar-se publicamente, sob pena de perder imediatamente o seu posto na universidade de Konigsberg. Todos os professores universitrios so obrigados a assinar, sob pena de dispensa imediata, um documento onde prometem no citar os ensinamentos de Kant com relao religio. Como no caso de Galileu, a fama internacional de Kant o salva de consequncias mais severas. Kant ainda pensa em se exilar, mas neste fim de sculo, h poucos cus clementes para pensadores que ousaram criticar aspectos da ideologia crist. Assim acabar os seus dias em Konigsberg.

14

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 1826
O ltimo herege queimado vivo pela inquisio espanhola. Uma rica tradio crist termina. Da para a frente, a Igreja recorrer a meios mais sutis para matar, como proibir a assistncia a mulheres que devem abortar, sabotando o planejamento familiar nos pases pobres, proibindo os preservativos como modo de lutar contra a Aids-Sida, etc.

Ano de 1847
Guerra do Sonderbund. A Sua dilacerada por uma guerra religiosa. Os cantes catlicos, cujos governos esto muito influenciados pelos conselheiros jesutas, fundam uma aliana militar, o Sonderbund, que exige a anexao aos cantes catlicos de regies majoritariamente protestantes. Chamam os monarcas catlicos da ustria em seu auxlio, depois iniciam as hostilidades. Somente uma vitria rpida das tropas federais/protestantes permitiu evitar uma interveno austraca, que levaria a um conflito de extenso europeia. Os protestantes, por seu lado, encetam uma feroz Caa aos catlicos, nos campos de Genebra. Os jesutas, considerados responsveis pela guerra, so expulsos da Sua, e essa expulso valer at 1970.

Ano de 1848
A populao de Roma revolta-se contra a ditadura papal. O papa expulso. Volta ao poder em 1849, devido ao das tropas francesas enviadas por Lus Napoleo Bonaparte, presidente da repblica francesa. Os opositores so fuzilados. O Estado da Igreja volta a ser uma monarquia absoluta, cujo soberano o papa.

Ano de 1871
O papa excomunga todo aquele que participar de qualquer eleio do estado italiano, que classificado como diablico, porque retirou aos papas o seu poder temporal. Essa sentena de excomunho automtica no impedir o papa de abenoar, alguns anos depois, a fundao do Partito populare, de inspirao catlica e fundado por um padre.

15

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Ano de 1881
Os Pogroms russos comeam. Incitados pelos prelados ortodoxos, que difundiram um boato que o Czar Alexandre II teria sido assassinado por um judeu, multides se juntam em mais de 200 cidades russas e destroem os bens dos judeus. Os pogroms tornar-se-o comuns na piedosa Rssia Czarista, sobretudo entre 1908 e 1917. O mais violento dentre eles teve lugar em Kishinev, em 1913: as autoridades civis e religiosas da cidade incitam a multido que ataca violentamente os judeus. Durante dois dias a multido mata 45 judeus, fere 600 e pilha 1500 casas. Claro que os responsveis (popes e polticos) nunca sero incomodados pela justia.

Ano de 1889
Numa Roma livre do jugo papal, no dia 9 de junho, inaugurada a esttua de Giordano Bruno, no Campo das Flores. O papa Leo XIII, sofredor, passar o dia todo de jejum aos ps da esttua de S. Pedro. A imprensa catlica dispara: fala de orgia satnica, descrevendo a manifestao da inaugurao, o triunfo da sinagoga, dos arquibandidos da Maonaria, dos chefes do liberalismo demaggico, o mximo da ignorncia e da malignidade anticlerical.

Anos de 1918 a 1945


Os anos do compromisso. A Igreja catlica apoia ativamente o crescimento dos totalitarismos na Europa. Na ustria, o seu apoio ao Austro-Fascismo total. Na Itlia, ela assina com o regime fascista uma concordata que faz do catolicismo a religio de estado: os italianos podem de novo votar sem serem excomungados, pena que isso de pouco serve em perodo de ditadura. A Igreja sacrifica em grande parte as suas prprias associaes: todas, exceto a Ao Catlica, devem integrar as organizaes fascistas. O Vaticano promete a Mussolini de fazer com que a Ao Catlica no se deixe tentar por aes antifascistas. Em 1929, Mussolini, depois de ter assinado a concordata dita Patti Lateranensi, qualificado pelo papa como o homem da providncia. Em 1932, o ditador recebe das mos do papa a Ordem da Espora de Ouro, que a mais alta distino concedida pelo Estado do Vaticano. Essa bela harmonia vai resistir mesmo ao momento de tenso causado pela esttua de Giordano Bruno. O papa aproveita a concordata para pedir ao seu amigo ditador que destrua a esttua erigida em 1889. O ditador, que tem um filho com o nome de Bruno, toma a defesa do livre-pensador e declara Cmara de Deputados que A esttua de Giordano Bruno, melanclica como o destino desse monge, ficar onde ela est. Tenho a impresso que seria se encarniar contra esse filsofo que, se equivocado e persistiu no erro, no entanto j pagou. Para mostrar que no se arrepende de nada a Igreja canoniza ento Roberto Bellarmino, o acusador de G. Bruno, nomeando-o Doutor da Igreja.

16

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Na Alemanha, em janeiro de 1933, o Zentrum, partido catlico, cujo lder um prelado catlico (Pralat Kaas), vota plenos poderes para Hitler: este ltimo pode assim atingir a maioria de dois teros necessria para suspender os direitos garantidos pela Constituio. Com uma caridade toda crist, o bom prelado aceita tambm fechar os olhos para os discutveis processos nazistas, como a priso dos deputados comunistas antes da votao. Depois a Igreja comea a negociar uma nova concordata com a Alemanha: nesse cenrio, ela sacrifica o Zentrum, ento o nico partido significativo que os nazistas no tinham proibido. Na realidade ele tinha-o ajudado a chegar ao poder. Em 5 de julho de 1933, o Zentrum se dissolve sob solicitao da hierarquia catlica, deixando o caminho livre para o NSDAP de Hitler, ento partido nico. Hitler declara-se catlico no Mein Kampf, o livro onde ele anuncia o seu programa poltico. Tambm afirma que est convencido ser ele um instrumento de deus. A Igreja catlica nunca colocou no seu ndex o Mein Kampf, mesmo antes da ascenso de Hitler ao poder. Podemos acreditar que o programa antissemita do futuro chanceler no desagradava Igreja. Hitler mostrar o seu reconhecimento tornando obrigatria uma prece a Jesus nas escolas pblicas alems e reintroduzindo a frase Gott mit uns (Deus est conosco) nos uniformes do exrcito alemo. Em 1938, as SS e SA organizam a Noite de Cristal: com trajes civis, os milicianos nazistas atacam sinagogas e lojas pertencentes a judeus. A populao alem est horrorizada e aterrorizada. O bispo de Freiburg, monsenhor Grber, declara ento, em resposta s perguntas sobre as leis racistas e os pogroms da noite de cristal: No podemos recusar a ningum o direito de salvaguardar a pureza da sua raa e de elaborar medidas necessrias a esse fim. Na Espanha, um general tenta um golpe de estado militar, que aborta mas degenera em guerra civil. A Igreja o apoia, padres e bispos benzem os canhes de Franco, celebram com muita pompa Te Deum pelas suas vitrias contra o governo republicano legtimo. A guerra faz mais de um milho de mortos, e Franco fuzila todos os prisioneiros. Franco se mostrar reconhecido por seus piedosos aliados, nomeando diversos membros da Opus Dei para o seu governo. A influncia da Opus Dei crescer ao longo da ditadura franquista, ao ponto de se chegar a mais de metade dos ministros serem membros dessa venervel instituio catlica. Na Frana, a Igreja declara, desde 1940, que Petain a Frana: ela prefere de fato o Trabalho-Famlia-Ptria do estado francs s Libert-galit-Fraternit da Repblica, que sempre a horrorizaram. Durante a 2a guerra mundial, o Vaticano estava ciente do extermnio dos judeus pelos nazistas. Saber-se-, aps a guerra, que o papa diversas vezes esteve para fazer um pronunciamento pblico, mas que finalmente se absteve essencialmente pela sua comunistofobia e achando que uma vitria russa seria pior. No entanto ele chorou em 1942, junto s runas de Roma, bombardeada pelos aliados. Tambm ele se esquece de mencionar que o seu aliado poltico Mussolini tinha solicitado a Hitler para ter a honra de participar dos bombardeamentos sobre Londres, verdade que o papa no habitava em Londres

Ano de 1948
O papa declara que todo aquele que votar nos comunistas ou que ajudar esse partido de qualquer maneira ser
17

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

automaticamente excomungado. Essa medida divide as famlias, provoca excluses socialmente intolerveis para muitos e obriga clandestinidade de numerosos comunistas nas zonas rurais. Os curas italianos apressaram-se a traduzir essa deciso em fatos, e pedem que as suas ovelhas votem no grande partido anticomunista (DC Democrazia Cristiana). O partido DC vai-se afundar logo em seguida na corrupo generalizada nos anos 90.

Ano de 1961
ltima edio do ndex (ndex Additus Librorum Prohibitorum), que cita como autores cujas obras so proibidas de leitura pelos catlicos entre outros: Jean-Paul Sartre, Alberto Moravia, Andr Gide.

Anos 80
Depois de um perodo de aparente liberalizao, o papa Joo Paulo II chega cabea da maior seita do mundo e rende-se s mais terrveis tradies da Igreja. A sua condenao do preservativo, como modo de luta contra a Aids-Sida, provoca um grande nmero de mortos, difcil de estimar. Pratica uma poltica ativa de sabotagem s medidas de controle da natalidade no terceiro mundo. As consequncias so difceis de contabilizar, mas podem ser medidas em termos de fome, misria, criminalidade e falta de assistncia mdica nos continentes mais pobres Amrica do Sul e frica. Na sua caa aos hereges, o papa suspende A divinis, dois telogos alemes que tinham ousado duvidar, um da infalibilidade papal, e outro da imaculada concepo de Maria. (Nota 5)

Anos 90: guerras de religio na Iugoslvia


A Iugoslvia era, nos anos 80, uma das terras favoritas para frias balneares dos europeus. A publicidade iugoslava da poca vendia o carter multireligioso do pas como um argumento turstico, pois se podia ver em Mostar e em outras belas cidades as mesquitas e as igrejas lado a lado. Mas o pas se afundou numa srie de guerras civis que se querem descrever como guerras tnicas, quando na verdade se tratam de guerras religiosas. O caso da guerra da Crocia o mais flagrante. Srvios e croatas tm a mesma origem tnica e at a mesma lngua, o Croata-servo. O mais irnico que o croata-servo (servo-croata, escrito em caracteres latinos), hoje a lngua oficial dos soldados do exrcito Iugoslavo que combateu em Kosovo contra a OTAN, depois de ter lutado contra os croatas no incio dos anos 90. Mas a religio separa os croatas dos Srvios: os croatas foram cristianizados por Roma e so catlicos. Os srvios foram cristianizados pelos bizantinos e so ortodoxos. Quando Milosevitch comea a agitar o espectro da Grande Srvia, a Crocia declara a independncia.
18

A Pgina Negra do Cristianismo: 2000 Anos de Crimes, Terror e Represso

Enrico Riboni

Imediatamente o Vaticano e a R. F. da Alemanha, cujo chanceler se declarava um catlico convicto, reconhecem a Crocia catlica como estado independente. O Vaticano mandou para todo o mundo anncios para que os pases reconhecessem o novo estado catlico. O papa multiplica os apelos, as preces e as missas pela independncia da Crocia. Durante esse tempo, o ditador croata, antigo oficial superior do regime comunista e tambm catlico praticante, deu frias para todos os seus funcionrios ortodoxos, isto , srvios. Depois escolheu como bandeira nacional a antiga insgnia dos Oustachis, que entre 1940 e 44 tinham praticado um genocdio de cerca de 600.000 srvios. A guerra civil iniciou-se. Finalmente termina essa guerra, e o papa beatifica o cardeal Stepinac que havia qualificado Ante Palevitc, o ditador Oustachi durante a ocupao de 1940/44, de Dom de deus, para a Crocia e o havia apoiado ativamente. A guerra da Iugoslvia continuou depois na Bsnia, onde os membros dos trs grupos religiosos (ortodoxos, muulmanos e catlicos) se enfrentaram em uma srie de combates triangulares, tendo a populao civil como a principal vtima. Depois a guerra passou para o Kosovo, provncia agrcola sem interesse estratgico, e todos sabemos o que se passou. As guerras da Iugoslvia so um caso emblemtico da catastrfica intolerncia que tpica das religies reveladas: as comunidades religiosas se enfrentam, neste final de sculo, em nome de religies que elas receberam dos acasos da expanso dos diversos imprios (Romano, Bizantino e Otomano) desde a idade-mdia.

Notas do Tradutor
1 Que falta de conhecimentos sanitrios! 2 Para evitar problemas de herana, dos bens da Igreja. 3 do Maranho, esse mesmo! 4 Dominicanos e franciscanos dominavam a Inquisio. 5 No Brasil tambm interditou e puniu diversos padres mais ousados, como Leonardo Boff.

autor: Enrico Riboni traduo: Cassy Besky fonte: Realidade

19

Anda mungkin juga menyukai