Anda di halaman 1dari 3

Fonte 02: Tradio Oral judaica: "Dez geraes houve entre Nach e Avraham, para mostrar quo grande

a Sua longaminidade, pois todas essas geraes O provocaram, at a vinda de Avraham, nosso pai, que recebeu a recompensa por todas elas." Texto da Mishn, Talmud.

Dilogo entre Avran e Nimrod. Avran nasceu numa poca de idolatria. Todo o mundo tinha o seu "deus" de madeira e de pedra, ao qual prestava homenagem. Ento, Nmnrod (o mesmo da torre de Babel), o poderoso rei, declarou a si mesmo como um deus. Avran, contudo, foi abenoado com a problemtica ddiva de uma mente independente. Observando o sol e a lua se alternando no cu, ele se conscientizou de que havia um Criador supremo e invisvel, que era o nico merecedor de confiana e adorao. Assim, ele percebeu o quo sem valor eram os dolos que todos veneravam. No obstante seu pai, Trach, era um sacerdote idlatra, que fabricava dolos de madeira e de pedra para vend-los. Certo dia, Trach deixou Avran encarregado de vender os dolos. Logo apareceu um homem querendo comprar um. -"Quantos anos o sr. tem?" - indagou Avran. -"Ah, uns cinqenta ou sessenta." Avran retrucou: -"Tenho pena de um homem de sessenta anos que quer adorar dolos de um dia de idade. No apropriado para um homem curvar-se perante algum to mais jovem que ele..." Envergonhado, o homem jogou o dolo no cho, pegou seu dinheiro de volta e foi embora. Quando outras pessoas vieram, Avran desencorajou a todas elas, e no fez nenhuma venda. Perto do anoitecer, uma mulher veio, trouxe um prato de farinha fina e pediu-lhe: -"Por favor, oferea isso a esses dolos." - Avran foi rpido. Com um basto pesado, esmagou todos os dolos, exceto o maior, e ps o basto em sua mo. Quando Trach voltou, exigiu saber imediatamente quem fizera aquilo. Avran respondeu: -"Por que negar? Uma mulher veio trazer um prato de farinha fina para oferecer a eles, e quando eu fui faz-lo, cada um comeou a insistir: Eu quero comer primeiro! Ento, o maior deles veio, pegou o basto, e esmagou todos os outros." Trach retrucou: -"Por que tentas me enganar? Eles entendem alguma coisa? Eles podem usar mos e pedras? Eles podem falar ou ficar irritados? " - Disse Avran: -" Que teus ouvidos possam escutar o que a tua boca diz!" Avran no foi somente um "herege" em relao a uma religio aceita, mas a sua maneira de pensar chocou-se contra o desejo do prprio rei Nimrod, que tambm queria ser adorado como um deus. E assim, Trach levou seu filho imediatamente perante o rei. Primeiro, Nimrod tentou discutir com o jovem: -"No sabes que eu sou o senhor que governa tudo? em obedincia s minhas ordens que o sol, a lua e as estrelas aparecem." -"Por tua vida, eu no sabia disto. Mas...deixa-me perguntar-te algo! Normalmente, o sol nasce do leste e se pe no oeste. Ordena que o sol nasa amanh no oeste e se ponha no leste, e eu irei atestar que s um deus sem par. Ou, se preferes, diga-me o que h em meu corao e o que desejo fazer... Mas ento, se s um deus, por que no salvaste teu pai da morte?" Incapaz de responder, Nimrod tentou uma ttica diferente: -"Veneremos o fogo." - A resposta foi: -"Seria melhor venerar a gua, pois ela extingue o fogo." -"Muito bem!" - insistiu Nimrod - "veneremos a gua."

Ento, Avran disse: -" melhor venerar as nuvens, j que so elas que trazem a gua." -"Muito bem, veneraremos as nuvens." -"Neste caso, veneremos o vento, pois dispersa as nuvens." -"Que seja! Veneremos o vento." -" melhor venerarmos o homem, pois capaz de resistir ao vento." - J aborrecido, Nimrod respondeu: -"Se desejas envolver-me com teu jogo de palavras, s venerarei o fogo. Portanto, te atirarei a ele e deixarei que teu D-us, a Quem veneras tanto, venha e te salve." Avran foi salvo, e por algum tempo viveu em paz. Mas Ninrode logo comeou a tem-lo. Ento, Avran e sua famlia tiveram de partir para Har. Texto do Midrash

Domingo, 16 de Dezembro de 2007 A origem do Natal, ou Como uma data fajuta faz a cabea dos cristos A maioria dos cristo desconhece a origem do Natal. Na verdade, a data de 25 de dezembro est ligada s festas pags, sem relao nenhuma com Jesus Cristo pois na verdade este dia era dedicado ao deus Mitra. A origem da rvore de Natal tambm vem de poca bem remota. Comeou na Antiga Babilnia com Nimrod (que quer dizer Rebelde), neto de C, filho de No. Fundador da Torre de Babel, Nimrod casou-se com a prpria me, Semiramis, que aps a morte do filho-marido, comeou a propagar sua adorao, alegando que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de uma pedao de rvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrod para uma nova vida. E assim, anualmente, no dia do aniversrio do falecido filho/marido, ela dizia que este visitava a rvore sempre viva e deixava presentes nela. O dia de nascimento de Nimrod era 25 de dezembro. Sabe-se tambm que o carvalho era sagrado entre os druidas, as palmeiras entre os egpcios, e o abeto entre os romanos, que era decorado com cerejas negras durante as Saturnais (ou Saturnlia). Acreditava-se tambm que o deus escandinavo Odin dava presentes na poca do Natal a quem se aproximasse do seu Abeto Sagrado. Aps sua morte, Semiramis e seu filho/marido Nimrod converteram-se tambm em objeto de adorao, tendo sido adorados por diversos nomes em lugares diferentes como Rainha dos Cus dos Babilnios e Nimrod, por sua vez, converteu-se em Divino Filho do Cu passando a ser considerado comofilho de Baal, o Deus-Sol. Com o decorrer dos sculos, me e filho se transformaram-se em objetos principais de adorao e a sua venerao espalhou-se pelo mundo antigo: A me a criana, Virgem e o menino, recebendo vrios nomes como Isis e Osris no antigo Egito, Cibele e Deois na sia, Fortuna e Jpiter na Roma Pag e em outros lugares do mundo, criando a imagem de me de Deus, muito tempo antes do nascimento de Jesus Cristo. O mundo pago celebrava o dia 25 de dezembro como o dia do nascimento de Isis (ou Rainha do Cu) muito tempo antes do Imperador Constantino torn-la data comemorativa do nascimento de Cristo. Os persas comemoravam este perodo como o nascimento de Mitra, o Deus Sol, e acreditavam que um pequeno sol nascia sob a forma de um beb, comemorando em 25 de dezembro o Dia do Nascimento do Sol Invicto (que os romanos chamavam de Natalis Solis Invicti). Jantares e rvores verdes ornamentadas para espantar os maus esprito da escurido eram comuns e presentes de bom agouro eram ofertados aos amigos. Os Druidas, que tiveram vrios de seus rituais apropriados pela Igreja Catlica de Roma,

comemoravam este dia, e as festividades aconteciam ao redor do monumento de Stonehenge, construdo em 3100 a.C. para marcar a trajetria do Sol ao longo do ano. Com o crescimento da religio catlica, que incorporou em sua ortodoxia vrios costumes pagos, principalmente para ganhar adeptos, Constantino aproveitou esta data, onde se comemorava a festividade da brunria (25 de dezembro), as Saturnais (ou Saturnlia) de 17 a 24 de dezembro celebrando o solstcio de inverno que quando o sol atinge o seu afastamento mximo da linha do equador, tornando as noites mais longas e marcando o incio do inverno, e o Novo Sol, e as Calendas, quando se iniciava um ano novo -, dando assim um golpe poltico para trazer a massa de cristos recm-convertidos ao cristianismo e aproveitando a influencia do maniquesmo pago que identificava o filho de Deus como o Sol fsico, decretando que esta festa do dia 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-sol, ou solstcio), seria a data comemorativa do nascimento do filho de Deus. Desta forma oNatal ou seja, dia do nascimento-, se enraizou no mundo ocidental. As Saturnais era orgias carnavalescas (ou seja, da carne), onde havia muito vinho e depravao, em homenagem ao deus Saturno. Durante as Saturnais a orgia era comandada por um chefe de folia, uma espcie de Rei Momo, um homem gordo, que representava Saturno, ceias fartas, troca de presentes e a queima de velas. Juliano, o Apstata, sobrinho de Constantino, que tambm era adorador de Mitra, disse a respeito desta celebrao do dia 25 de dezembro: Antes do incio do ano, no final do ms cujo nome segundo Saturno (dezembro), celebramos em honra de Hlios (o Sol), os jogos mais esplendidos e dedicamos o festival ao Invencvel Sol. Que os deuses governantes me concedam louvar e sacrificar neste festival. E sobre os outros, que Hlios mesmo, o rei de todos, conceda-me isto importante ressaltar que este costume foi adotado a partir de 336 d.C. e desta poca o incio da adorao da virgem e o menino, trazidos pelos novos cristos, pagos recm convertidos, que continuaram a adorar o Sol, festejando o nascimento do astro-rei, agora transformada na celebrao do nascimento de Jesus Cristo. Desta forma, o paganismo foi introduzido dentro do cristianismo. Interessante que Jesus Cristo, conforme a bblia sagrada diz, no pediu que se comemorasse seu nascimento, mas sim sua morte conforme relatado em Lucas 22:19, onde diz: E, tomando o po e havendo dado graas, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim.

Anda mungkin juga menyukai