Anda di halaman 1dari 2

Psicologia:

Gentica: Gentica A gentica o estudo da variabilidade dos caracteres individuais e da sua transmisso gerao seguinte. Gentica comportamental o ramo da gentica, ligado psicologia que investiga as influncias hereditrias no modo de ser e de reagir dos indivduos. Hereditariedade conjunto de processos biolgicos que presidem transmisso das caractersticas dos pais sua descendncia. Traos que so transmitidos de gerao em gerao, hereditariamente. ADN: O ADN um conjunto de genes constitudos por cido desoxirribonucleico, matria prpria da hereditariedade. O ADN tem como funo armazenar o patrimnio gentico e transmiti-lo aquando da diviso celular. ADN abreviatura de cido desoxirribonucleico. Molcula complexa formada por substruturas de fosfato, bases e acares, cuja sequncia determina toda a informao gentica transmitida pelos cromossomas. Genoma Humano: Genoma conjunto de toda a informao hereditria codificada no ADN. Projeto genoma humano movimento que procura descodificar o ADN, que tem com objetivo a identificao precisa dos genes e a compreenso detalhada do papel de cada um, atravs do desenrolar das hlices constitutivas do ADN. Esta descodificao do genoma humano permite detetar com preciso a causa de muitas doenas. A descoberta de determinados genes que esto por detrs de determinadas doenas possibilita o seu diagnstico e o desenvolvimento de processos que diminuam os riscos da sua potencial ocorrncia. Hereditariedade especfica e individual: H dois tipos de caractersticas que se transmitem geneticamente de pais para filhos: umas comuns a toda a espcie, manifestam-se em todos os indivduos; outras, mais originais, so prprias de cada um deles. Da se poder falar em hereditariedade especfica e individual. Antes da nossa individualidade como pessoas dotadas de caracteres nicos que nos singularizam, somos seres humanos, temos caractersticas comuns a todos

os seres da espcie a que pertencemos, e estas caractersticas prprias da espcie tambm so herdadas. Hereditariedade especfica transmisso gerao seguinte das caractersticas comuns aos indivduos de uma espcie e que nos diferencia de todas as outras espcies. Apesar de todos os indivduos possurem as caractersticas comuns espcie a que pertencem, cada um apresenta um conjunto nico de caractersticas herdadas por apenas um indivduo.

Hereditariedade individual conjunto nico de caractersticas herdadas por um indivduo e que o distingue de todos os que integram a sua espcie. A coexistncia nos seres vivos de uma hereditariedade especfica e de uma individual garante que a espcie se perpetue com as suas caractersticas prprias e, ao mesmo tempo, que se diversifique numa pluralidade de indivduos. Gentipo e Fentipo: Tambm chamado genoma, o gentipo refere-se ao conjunto de todos os genes de um indivduo, que so constitudos por ADN. So caracteres no visveis, elementos de natureza qumica, cuja combinao pode vir a originar determinadas caractersticas.

Gentipo conjunto de genes que constituem o patrimnio hereditrio de cada individuo. O fentipo diz respeito aos caracteres observveis nas pessoas. constitudo por traos manifestos, sejam eles de natureza fsica, fisiolgica, morfolgica, intelectual, emocional ou comportamental.

Fentipo conjunto de caractersticas fisiolgicas, psicolgicas e comportamentais que se manifestam como resultado do gentipo em interao com o meio ambiente. O gentipo diz respeito, portanto, ao cdigo gentico inscrito nos cromossomas, enquanto o fentipo respeita s caractersticas e condutas visveis que resultam da expresso do gentipo em interao com o ambiente.

Anda mungkin juga menyukai