Anda di halaman 1dari 4

13/10/13

Material de Estudo Comunidade Acadmica Perguntas e Respostas

citologia 3 - Biomembranas
Buscar arquivos, pessoas, cursos

elis regina

citologia 3
Enviado por: Anglica Anute | 1 comentrios Arquivado no curso de Cincias Biolgicas na CEFET-PA
Hotis em

PORTO SEGURO
Dow nload Tw eet Curtir 4

Portobello Resort

Monte Pascoal Praia Hotel


COMPRE J! U$S

COMPRE J! U$S

36

26

Estamos no

Seguir

Professora ANGLICA ANUTE

+2.484

Curtir

Enviar

77.384 pessoas curtiram isso.

CITOLOGIA AULA 3 BIOMEMBRANAS Toda clula, animal ou vegetal, procaritica ou eucaritica, delimitada por uma membrana. A membrana celular, tambm conhecida como membrana plasmtica ou plasmalema, s pode ser vista ao Microscpio eletrnico. Estrutura da membrana : Atualmente o modelo mais aceito o de Singer e Nicholson conhecido como mosaico fluido. Por essa hiptese, a membrana seria constituda por uma dupla camada fosfolipdica com molculas de protenas livres, flutuantes na camada lipdica. Os fosfolipdios so molculas que possuem uma cabea polar (hidroflica) e outra apolar (hidrofbica). Externamente, os radicais glicdicos (carboidratos) das glicoprotenas constituem o glicoclix que atua retendo molculas ou partculas que tocam a superfcie da clula a fim de que sejam, depois, sugadas para o meio intracelular.
DESCRIO

Biomembranas
TAGS Membrana plasmtica

ESTATSTICAS

1445 visitas 39 downloads 1 comentrios Funes bsicas da membrana : Atua como se fosse um porto ou uma barreira que: a) protege a clula; b) regula a entrada de substncias necessrias clula; c) regula a sada de substncias desnecessrias clula. Devido a isso, diz-se que ela possui capacidade seletiva. Diferenciaes da Superfcie Celular: A superfcie celular apresenta diferenciaes destinadas melhoria de algumas funes, como a absoro e ligao mais eficiente com outras clulas vizinhas no mesmo tecido. As principais diferenciaes da superfcie celular so: A) Microvilosidades:: so expanses digitiformes do citoplasma e da membrana plasmtica, como verdadeiros dedos que contribuem para facilitar a absoro. B)Desmossomos: estruturas complexas encontradas nos pontos de contatos entre uma clula e outra e permitem uma aderncia maior entre as clulas de um tecido. C) Interdigitaes: so reentrncias e salincias que se encaixam perfeitamente entre s clulas contguas facilitando melhor a aderncia de umas clulas s outras. D)Plasmodesmos: s ocorrem em clulas vegetais e so pequenas aberturas na estrutura das membranas celulares que permitem a comunicao do citoplasma entre clulas vizinhas. E)Clios e flagelos: Diferenciaes que aparecem na superfcie de muitas clulas. Servem para o deslocamento em clulas mveis ou atuam proporcionando o aparecimento de correntes lquidas ao Citologia e histopatologia bsicas do colo uterino para...
Sesso de slides muito imteressante, de Samuel Regis Arjos. Ideal para mdicos e farmacuticos.

ARQUIVOS SEMELHANTES

microscopia estudo da celula


microscopia estudo da celula

www.ebah.com.br/content/ABAAABBvQAB/citologia-3

1/4

13/10/13
de microtbulos paralelos e uma dupla de microtbulos centrais.

citologia 3 - Biomembranas

redor da clula. Os clios so curtos e numerosos e os flagelos longos e pouco numerosos. Eles possuem nove pares

Citologia e Histopatologia Basica do colo uterino


Sesso de slides e imagens

livro-total citologia e histologia ginecologica


Citologia ginecologicaa

Citologia - Relatrio de aula prtica TRANSPORTES PELA MEMBRANA Tudo o que entra na clula ou dela sai deve ser feito por um dos seguintes mecanismos: Transporte passivo: no exige consumo de energia no nvel da membrana. A membrana, nesse caso, permite a livre passagem de substncias. Em outras palavras, o fluxo de partculas espontneo, no sentido de igualar as concentraes do meio intracelular e intersticial. So exemplos de transporte passivo a difuso simples (compreendendo a osmose) e a difuso facilitada. Difuso Simples: envolve o fluxo passivo de partculas atravs de uma membrana semipermevel sem consumo de energia. o que acontece com o oxignio. O oxignio penetra nas clulas porque sua concentrao maior no meio extracelular do que no meio intracelular. Osmose (difuso das molculas de gua atravs da membrana plasmtica). Difuso facilitada: ocorre quando substncias conseguem passar com o auxlio de protenas transportadoras atravs da membrana plasmtica. um transporte que ocorre a favor do gradiente de concentrao, ou seja, no h consumo de energia pela clula. Ex.: glicose. Transporte Ativo: Passagem de ons ou substncias pela membrana plasmtica contra um gradiente de concentrao. Nesse tipo de transporte h o gasto de energia. Depende de molculas transportadoras (protenas), que devem sofrer fosforilao com consumo de ATP. Ex.: bomba de sdio e potssio. O on Na+ se apresenta em maior concentrao no meio extracelular, enquanto o on K+ se encontra mais concentrado no meio intracelular. Logo, o movimento natural desses ons : o on Na+ entra na clula por difuso facilitada e o K+ sai da clula pelo mesmo processo. Com isso a tendncia haver um equilbrio entre as concentraes interna e externa desses dois ons (o que no seria bom para o metabolismo celular), logo a clula gasta energia, na forma de ATP, para fazer o transporte oposto desses ons: colocar o Na+ para fora e colocar o K+ para dentro.
LIVROS RELACIONADOS
Citologia - Relatrio de aula prtica

Nomenclatura Brasileira para Laudos Cervicais


Esse material muito interessante. Para desenvolver um atendimento fidedgno necessrio ter o...

Nomenclatura brasileira para laudos cervicais e condutas...


Recomendaes para profissionais de sade

Manual de condutas citopatologicos


Citologia oncotica

Apostila de bioqumica
TIMA APOSTILA DE BIOQUMICA - 472 PGINAS

Halliday, Resnick, Krane - Fsica 3


Reconhecido pela sua apresentao clara e completa, este livro importante referncia...

Fundamentos de Fsica: Eletromagnetismo Vol. 3


Sucesso h mais de trs dcadas e obra de referncia na rea, a "Coleo ...

Halliday, Resnick, Krane - Fsica 4


Reconhecido pela sua apresentao clara e completa, este livro importante referncia...

Transporte em bloco: Englobamento de macromolculas ou partculas plurimoleculares .Esse tipo de transporte engloba a endocitose e exocitose. Endocitose: englobamento de partculas slidas pelas clulas. Ex.: molculas, pedaos de detritos ou outras clulas. As formas principais de endocitose so: fagocitose e pinocitose. Fagocitose:Consiste na ingesto de partculas slidas. Esse processo importante, no s para a nutrio da clula, com tambm para a defesa. Ex.: glbulos brancos, que fagocitam bactrias ou elementos prejudiciais ao organismo. Pinocitose:Ingesto de gotculas de lquidos. Ocorre com invaginao da membrana plasmtica de clula. Quando a membrana "estrangula" essa invaginao, forma-se uma vescula no interior da clula chamada pinossomo. Exocitose ou clasmocitose: eliminao de produtos para o exterior da clula. So produtos que esto no interior de vesculas, que se desfazem na superfcie da membrana. o oposto da endocitose.

PORTO SEGURO
Monte Pascoal Praia Hotel
COMPRE J! U$S

Hotis em

Porto Clem Praia Hotel

26

COMPRE J! U$S

19

www.ebah.com.br/content/ABAAABBvQAB/citologia-3

2/4

13/10/13

citologia 3 - Biomembranas

CLASSIFICAO DAS SOLUES * Isotnica: solues que tm a mesma concentrao. *Hipotnica: soluo pouco concentrada (pouco soluto) * Hipertnica: soluo muito concentrada (muito soluto) A osmose nas clulas animais e vegetaispode responder pelos seguintes fenmenos: Clulas animais: Soluo hipotnica: ganham gua e acabam por romper a membrana plasmtica (hemlise). Soluo hipertnica: perde gua por osmose e murcha, ficando com a superfcie enrugada ou crenada (crenao). Clulas vegetais: Solues hipertnicas : perdem tanta gua que a membrana plasmtica se afasta da parede celular (plasmlise) e as clulas nesse estado so chamadas de plasmolisadas. Soluo hipotnica: Volta a absorver gua, recuperando, assim a turgescncia (cheia de gua), fenmeno denominado deplasmlise. A existncia da parede celular geralmente impede o rompimento da membrana plasmtica da clula.

prof.angelicaanute@gmail.com

1 Comentrios
Comentar...

Comentrio usando... Antnio Wassile Branda Branda Trabalha na empresa Hospital Geral De Benguela Wau Responder Curtir 5 de maro s 11:37
P lug-in social do F acebook

Pesquisar

Sobre o Ebah: O que o Ebah?

Cursos: Agrrias Artes Biolgicas

Fique ligado:

O Ebah uma rede social dedicada exclusivamente ao campo acadmico e tem como principal objetivo o

Ajude-nos a melhorar Imprensa

Alguns direitos reservados. 2006-2013

www.ebah.com.br/content/ABAAABBvQAB/citologia-3

3/4

13/10/13
compartilhamento de informao e materiais entre alunos e professores. Saiba mais Direitos Autorais

citologia 3 - Biomembranas
Engenharias Exatas Humanas e Sociais Termos e Privacidade Trabalhe no Ebah

www.ebah.com.br/content/ABAAABBvQAB/citologia-3

4/4

Anda mungkin juga menyukai