Anda di halaman 1dari 2

Introduo Existem dois processos bsicos de diviso celular: a mitose e a meiose.

No organismo humano, ambas esto presentes, porem a mitose o processo que origina as clulas somticas ( maior tipo de clula presente no corpo). Este processo consiste em uma diviso celular que forma duas clulas-filhas, com igual quantidade de cromossomos da celula-me, ou seja, idnticas clula de origem. A mitose possui quatro fases principais de diviso nuclear: a prfase, a metfase, a anfase e a telfase. Porem, antes que a clula entre em diviso necessrio que o material gentico seja totalmente duplicado, este processo ocorre na interfase. Na prfase, ocorre a condensao da cromatina, que constituir os cromossomos mitticos, uma separao dos centrossomos e seus centrolos e a migrao para os polos da clula, o inicio do fuso mittico e a fosforilao do envoltrio nuclear que o desintegrar. Na metfase, os cromossomos migram com a ajuda com microtubulos e se dispem no plano equatorial da celula. Os cromossomos dividem-se longitudinalmente em duas cromtides, que se prendem aos microtbulos do fuso mittico. Na anfase os cromossomos-filhos separam-se e migram para os polos das clulas, seguindo a direo dos microtubulos do fuso. A telfase se caracteriza pela reconstruo dos envoltrios nucleares das clulasfilhas, este processo ocorre pela desfosforilao dos filamentos da lamina nuclear e da fuso das vesculas originadas do envoltrio nuclear no final da prfase. Aos poucos os cromossomos ficam menos condensados e a cromatina volta a aparecer. Aps todo este processo ocorre a citocinese que a formao de um anel de actina e miosina na zona equatorial da celula, que ao diminuir seu dimetro vai separando o citoplasma em duas partes iguais, formando as duas clulas-filhas. A meiose o processo de diviso das clulas do ciclo sexual. O micito se divide em duas novas clulas, que se dividiram novamente, totalizando em quatro clulas. O numero de cromossomos destas reduzido a metade. de grande importncia que ocorra o processo de meiose nas clulas do ciclo sexual, pois ao contrario da mitose que um processo conservativo, em que a clula filha idntica a celula-mae, na meiose ocorre uma recombinao gentica que proporcionar variao gnica, sendo este tambem um processo para a conservao da espcie, para que no ocorra extino.

Objetivo Observar na raiz de cebola, as fases da mitose(prfase, metfase, anfase e telfase).

Material
Microscpio Lminas e lamnulas de vidro Razes de Cebola Pinas de ponta fina Frascos conta-gotas com corante Giemsa Tubos de plstico HCl 1M Fixador - lcool absoluto: cido actico (3:1) Recipiente para descarte Papel Toalha gua destilada Lmina de bisturi mbolo de seringa

Mtodos Foram removidas as razes antigas de uma cebola e fixado palitos de dente na lateral para que ao coloca-la em um becker com gua apenas a parte da raiz fique submersa. Este procedimento tem como objetivo incentivar o crescimento de novas razes, sendo que estas demoraram em media de 2 a 4 dias para crescerem. Aps o crescimento das razes, com o auxilio de uma pina e uma lamina de bisturi, foi coletado um pedao de raiz de aproximadamente 1cm e sempre tendo conhecimento de qual era o lado cordado e a ponta, colocou-se o pedao de raiz em um tubo com fixador (trs partes de lcool absoluto, para uma de acido actico) onde foi deixado em repouso por 10 minutos. Depois foi transferida a raiz para um tubo com HCL e deixada por mais 10 minutos. Concludo o processo, colocou-se a raiz sobre uma lamina de vidro onde foi pingado, principalmente em sua ponta, trs gotas de corante Giemsa e incubada durante 10 minutos. Logo aps, colocou-se a lamnula sobre a raiz e com o auxilio de um embolo de seringa, pressionou-se a lamnula contra a raiz, dando leves batidinhas para que as clulas se espalhassem sobre a lamina. Com o auxilio de um papel toalha foi removido o excesso de gua, para a melhor observao em microscpio.

Anda mungkin juga menyukai