Anda di halaman 1dari 4

10 passos para se sair bem na primeira reunio de pais

Depois da apresentao da proposta da escola pelo diretor, a sua vez de entrar em cena. Se voc descrever o programa de sua disciplina e a metodologia de forma clara e reservar um tempinho para responder a dvidas, vai fisgar a famlia e transform-la em grande aliada
Rose Delfino (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

A primeira reunio entre pais e professores uma tima oportunidade para iniciar uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo: levar crianas e adolescentes a aprender. "Essa nossa chance para pescar os pais", aconselha Helvcia Costa, diretora da Escola Estadual Andronico de Mello, em So Paulo. Para ela, esse o momento de despertar na famlia o interesse em participar da vida escolar dos filhos. Uma reunio bem conduzida, portanto, faz a diferena. O ideal dividi-la em duas partes: a primeira, mais geral, fica a cargo da direo ou da coordenao; a segunda, em classe, com o professor. Veja como ter sucesso nessa tarefa.

1. Definir o roteiro com a direo


Para no perder o foco, vale organizar antecipadamente com a direo um roteiro do que ser dito s famlias. "Os pais tm direito de saber qual a linha pedaggica adotada", defende a pedagoga Maria Maura Barbosa, do Centro de Educao e Documentao para a Ao Comunitria (Cedac), em So Paulo. Como em muitas escolas pblicas, a primeira parte da reunio na Andronico de Mello para todos os pais. Em 2005, entre os assuntos debatidos estavam a proibio de celulares ligados em classe e o uso do uniforme. Depois dessa discusso, os pais so encaminhados para grupos diversos, de acordo com a srie dos filhos, para a reunio com os professores. "Insistimos na questo da disciplina e explicamos o que a escola espera da garotada", diz Helvcia.

2. Preparar e enviar os convites


O convite, enviado com pelo menos uma semana de antecedncia, deve conter: O aviso claro da reunio, com dia, local, hora para comear e terminar. Os temas a serem tratados. Entre eles devem estar o programa do ano ou pelo menos do primeiro bimestre, as normas da escola, o material escolar a ser providenciado (e, se possvel,

dicas de lugares que tenham preos mais baixos), qual o sistema de avaliao, os horrios e a importncia das tarefas de casa. Um lembrete de que no haver tempo para falar das crianas individualmente e que isso ser feito durante todo o ano em reunies peridicas.

3. Cuidar do ambiente
O local do encontro deve ser preparado com cuidado para que todos se sintam esperados e acolhidos. Alguns professores costumam pedir s crianas para fazer desenhos e com eles decoram a sala onde ser a reunio. Dar aos pais a oportunidade de identificar o trabalho do filho entre tantos outros uma forma afetuosa de dar boas-vindas. Nem sempre isso possvel, mas uma faixa simples ou uma saudao na lousa so outras formas simpticas de acolher os pais. Se a reunio for feita noite, bom providenciar gua, caf e biscoitos para quem vier direto do trabalho.

4. Garantir a participao ativa dos pais na reunio


Isso fundamental para o sucesso do encontro entre escola e famlia. Reserve um tempo para os pais fazerem perguntas e propostas. Questes especficas sobre uma criana, que no sejam do interesse geral, ficam para depois, como informado no convite. Na opinio de Anizu Tavares, me de um aluno matriculado no ano passado na 1a srie da Escola Estadual Professora Eleonor Mendes de Barros, em Barueri (SP), o mais importante na primeira reunio com os professores foi perceber que eles sabiam ouvir. "Muitos pais estavam inseguros e ansiosos. Eu tinha muitas dvidas sobre como seria o contato do meu filho com as crianas maiores no horrio de entrada e de sada e no intervalo. Mas tudo foi explicado e fiquei tranqila."

5. Fazer um resumo do programa de sua disciplina e da metodologia a ser usada


Todos os professores devem se apresentar aos pais e expor seu programa. Quando a reunio com os responsveis por alunos de 5a a 8a srie, fica encarregado pela conversa o orientador pedaggico ou um professor escolhido pelos colegas. "Apresentamos todos, inclusive os de aulas especficas, como Ingls, Informtica, Educao Fsica, Artes e Laboratrio de Cincias", diz Alessandra Thomaz Vicente Lee, orientadora e coordenadora pedaggica do Colgio Elvira Brando, em So Paulo. Eles explicam sua proposta para a matria e como pretendem coloc-la em prtica. O tempo de cada professor deve ser determinado antes para que todos possam participar.

6. Falar da periodicidade dos encontros


Se os pais sabem quando tero novas oportunidades de encontrar os professores, criado um compromisso entre a famlia e a escola. "Deve-se mostrar que a relao ser duradoura e

produtiva e que haver um momento para atender os pais que precisam conversar sobre problemas especficos", afirma Helvcia, do Andronico de Mello. Atualmente os pais trabalham demais, tm uma vida corrida e tendem a delegar a educao do filho totalmente escola. importante, no entanto, mostrar que a aprendizagem s acontece se a escola, o aluno e a famlia trabalharem juntos.

7. Preparar a leitura de um bom texto literrio


Para descontrair os pais e fazer com que se sintam mais vontade, uma dinmica pode funcionar bem. Escolha uma que facilite a integrao, mas que no demore mais do que 15 minutos. Aplique logo depois da apresentao dos professores, explicando antes o que eles vo fazer e qual o objetivo. "Preparamos uma atividade que, num futuro prximo (a aula do dia seguinte, por exemplo), ser dada aos alunos. Assim, os pais vivenciam a metodologia utilizada pelo professor", diz Alessandra, do Colgio Elvira Brando.

8. Mostrar a escola
Em uma pequena excurso, leve os pais para conhecer as salas de aula, biblioteca, laboratrio, banheiros e quadras. "Eles querem a confirmao de que escolheram a escola certa para os filhos. Conhecer o espao onde a criana ou o adolescente passa tantas horas do dia e perceber que seguro e adequado ao ensino os deixa satisfeitos", diz Ivani Cesar Rubio, professora da Escola Esprito Santo e do Instituto de Educao Joana D'Arc, ambos em So Paulo.

9. Apresentar os funcionrios
Todas as pessoas que trabalham na escola devem ser apresentadas aos pais: o pessoal da merenda ou da cantina, quem cuida do ptio na hora do recreio, os funcionrios da secretaria, os faxineiros. Alm das devidas apresentaes, o professor deve explicar o que cada um faz, os horrios das merendas, as normas, os cuidados com a higiene... O importante que os pais saibam que seus filhos esto sendo cuidados e bem tratados por todos. o que eles esperam da escola que escolheram.

10. Enfatizar a importncia da presena dos pais nas atividades escolares dos filhos
Uma boa maneira de concluir o encontro lembrar aos pais o papel deles na aprendizagem dos filhos. Dados do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) mostram que crianas que fazem parte de uma famlia que participa de forma direta do dia-a-dia escolar dos filhos apresentam desempenho superior em relao s demais. Essa participao se d de modo simples: conversar sobre o que acontece na escola, acompanhar o dever de casa e incentivar a leitura, por exemplo. Nada garante que eles sairo completamente confiantes da reunio, mas se voc conduzi-la bem, com firmeza e pacincia, a ansiedade dar lugar ao esprito de cooperao.

Anda mungkin juga menyukai