Anda di halaman 1dari 11

"

Mestrado em Artes Visuais - UFPel Disciplina: Pesquisa em Arte Profas: Adriane Hernandez e Angela Pohlmann 2013

ARTE E PESQUISA NA ACADEMIA


" " " "

Milton Sogabe1

A pesquisa em arte pode ser vista em vrios contextos. Todo artista pode considerar que realiza uma pesquisa no processo de produo de uma obra, pois segue um processo sistemtico de experimentos e procedimentos com os materiais e com a linguagem que utiliza. Neste texto, o contexto o da pesquisa em arte na academia, a partir de 1974, quando se inicia a ps-graduao em artes no Brasil. Antes de entrarmos no contexto da ps-graduao, pensemos numa etapa anterior que est totalmente relacionada, que a formao do artista, mais especificamente em artes visuais. Se pensarmos nos artistas contemporneos mais conhecidos, veremos que as suas formaes so as mais diversas possveis. Existe o autodidata, o discpulo, aquele que frequenta um curso livre ou uma graduao em artes, alm daqueles que tem formao em cursos como arquitetura, design grfico e outros cursos similares. Com a consolidao dos cursos de graduao em artes, a academia tornou-se um dos caminhos mais procurados para quem quer aprender arte, entre as opes existentes, embora isso no assegure que o egresso vai atuar como artista no mercado de obras de arte.
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
"Doutor em Comunicao e Semitica pela PUC-SP. Docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP. Pesquisador PQ - CNPq."
!

!" "

Fazer um curso de arte numa universidade para se tornar um artista parece ser algo bvio, porm, na prtica no o que acontece, uma vez que nem todos, ou pouqussimos egressos tornam-se artistas. Por outro lado, conhecemos vrios artistas consagrados que nunca frequentaram uma escola e no possuem nenhum diploma em artes. Os caminhos para a formao do artista no parecem ser preestabelecidos, mas tambm no podemos descartar que a graduao em artes no seja um dos caminhos possveis. (SOGABE, 2010, 30)

Os cursos de artes no se resumem formao de artistas para o mercado de arte, pois a licenciatura forma professores para o ensino fundamental e mdio e junto com o bacharelado possibilita a carreira acadmica, como pesquisador e docente no ensino superior. Os egressos tambm atuam na rea cultural, na rea do design e em outras atividades especficas que no temos um levantamento sistematizado realizado.
No se trata, portanto, diante da realidade que se coloca, no Brasil e no mundo, de conjeturar se o artista deve ou no cursar a universidade: o jovem artista est inserido nesse contexto desde que busque um aprofundamento de seus estudos anteriores, e tambm se encontrar no contexto universitrio caso opte por seguir uma carreira paralela, como a de professor e pesquisador. (REY, 2010, 23)

J conhecemos a histria do processo de busca e luta na rea da educao e da arte, para o reconhecimento da arte como rea de conhecimento. Este fato, juntamente com as transformaes conceituais da arte no sculo XX, construiu uma nova concepo de arte.
Em 1960, quando raras eram as universidades que mantinham entre seus institutos ou faculdades cursos de arte, Duchamp escreveu um artigo defendendo o fazer do artista como profisso que havia conquistado um lugar na sociedade, comparvel dos profissionais liberais, portanto, argumenta, para sentir-se em situao de igualdade com os advogados ou mdicos, o artista deveria receber uma formao universitria. (REY, 2010, 19)

Com a formao do artista dentro da academia, surge o compromisso da pesquisa na arte nesse contexto. Embora a pesquisa e a academia sejam elementos que dialogam desde o incio, no campo da arte uma relao recente, quando comparada com outras reas do conhecimento, principalmente no contexto da ps-graduao, onde a pesquisa o foco. No Brasil, a ps-graduao em artes teve incio em 1974, na ECA-USP.

#" "

Em 1968, o Departamento de Histria implantou o primeiro curso de Histria da Arte em nvel de ps-graduao no pas. Como consequncia da reforma universitria, o Departamento de Histria perdeu a disciplina (1970), transferida para os organogramas da ECA. Em compensao, a Histria da Arte ganhou desenvoltura na escola recm-fundada, onde se criou o curso de Educao Artstica em 1972, sendo de relevar que o mestrado, inaugurado no Departamento de Histria, foi por sua vez herdado pela ECA nesse ano. Mais adiante, em 1980, surgiria na mesma unidade o doutorado (ainda hoje nico na universidade brasileira). O Departamento de Artes Plsticas tornou-se a clula de outros cursos de ps-graduao em arte no Brasil. (ZANINI, 1994, 488)

A partir dessa etapa constatamos um processo de transformao e surgimento de um tipo de artista mais compromissado com o sistema da pesquisa na academia. A entrada das artes para o mundo da pesquisa na ps-graduao passou da transformao de um artista-professor dos anos 70, para um pesquisador-artista nos anos 80. A existncia de artistas experientes, sem diploma atuando nos cursos de graduao foi um momento necessrio na implantao dos primeiros cursos, pela falta de artistas com diploma de graduao na rea, mas que deixou de existir na nova fase. No s nas artes plsticas aconteceu este fato, mas tambm no teatro, com artistas vindos de vrias formaes, como do direito e das letras, mas que atuavam no teatro. Na msica, a maioria dos docentes vinha de formaes nos conservatrios. A exigncia para ser docente foi de ter um diploma de graduao em artes o que se tornou um pr-requisito, e logo em seguida aumentaram as exigncias com o mestrado e atualmente, s docentes com ttulo de doutor conseguem atuar nos cursos de graduao. Para a arte ser reconhecida na academia como rea de conhecimento teve de assumir os mesmos compromissos das outras reas de cohecimento.
O perfil do professor dos cursos de arte no ensino superior transformou-se logo aps os anos setenta. Hoje, no lugar do artista/docente, encontramos o pesquisador/artista, que vem de uma formao e carreira acadmica, que ganhou novas responsabilidades, diminuiu seu tempo no ateli para assumir atividades relacionadas pesquisa, extenso e gesto, alm do ensino em si. Esta nova situao aconteceu em funo da transformao da arte como parte de uma rea de conhecimento e teve de se enquadrar no contexto da pesquisa acadmica, para conquistar o respeito almejado. (SOGABE, 2010, 35)

O artista na academia, principalmente nas instituies pblicas de ensino superior, alm de ter o ttulo de doutor, precisa assumir atividades de ensino, pesquisa, extenso e gesto. Para o docente que atua na ps-graduao, as
$" "

atividades se ampliam, pois o sistema da pesquisa exige ainda mais, embora no haja diferena salarial para quem atue ou no na ps-graduao. Por outro lado, quem no atua na ps-graduao no consegue promoo no plano de carreira, pelas exigncias de orientao de mestrados e outras atividades existentes apenas na ps-graduao. Ser pesquisador consiste em atuar em um sistema que permita a produo, a troca, a parceria, a discusso e a disseminao do conhecimento produzido. No h como pensar um Projeto Genoma Humano, fora de um sistema complexo, envolvendo pesquisadores do mundo todo, durante anos, e trocando informaes para a realizao do mapeamento do cdigo gentico humano. A cultura da produo individual e solitria do artista plstico teve de se transformar para uma cultura do coletivo e da troca, no contexto da pesquisa. Nesse sentido, ser pesquisador no contexto da ps-graduao no se resume a ministrar aulas e orientar alunos. Fazer parte do sistema da pesquisa envolve ensinar na graduao, orientar iniciao cientfica, participar na ps-graduao, orientar mestrado e doutorado, participar em bancas de avaliao, fazer parte de associaes de pesquisadores da rea, participar de eventos cientficos, constituir grupo de pesquisa para a discusso de projetos com alunos da graduao, ps-graduao e outros pesquisadores, publicar as pesquisas, realizar intercmbios com pesquisadores de outros pases, obter financiamento em agncias de fomento pesquisa e produzir obras de arte. Tudo isso alm de outras atividades de gesto, como coordenar curso de graduao, coordenar curso de ps-graduao, e atuar como chefe de departamento, coordenador de comisses, diretor, vice-diretor, assessor, vice-reitor ou reitor, entre outras atividades dentro e fora da instituio.

%" "

Esquema 1- Atividades do pesquisador

Atualmente a vida acadmica exige muitas atividades dos seus docentes, e embora no sejam obrigados a participar da ps-graduao, em muitas instituies pblicas, se no participam no conseguem progresso na carreira e melhora no salrio. Por outro lado, difcil pensar hoje, na qualidade de um docente da graduao que no faa pesquisa e no esteja acompanhando o que os pesquisadores da sua rea esto discutindo. Porm, nem todos os docentes querem ou possuem caractersticas de pesquisador, preferindo atuar na extenso, apenas na graduao, e outros preferem a gesto. Mas os contratos so nicos, o que torna a situao mais complexa. As associaes de pesquisadores em arte tambm comearam com o surgimento da ps-graduao. Elas realizam encontros anuais, com o objetivo de apresentar as pesquisas produzidas no ano, construindo um mapeamento dos assuntos pesquisados e permitindo o acompanhamento das pesquisas na rea, a troca de informaes, contatos e vivncia de novos pesquisadores com os mais antigos, alm da manuteno de uma integrao entre todos os pesquisadores. O CBHA (Comit Brasileiro de Histria da Arte) surge em 1972, a ANPAP (Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas) em 1987, e a
&" "

FAEB (Federao de Arte Educadores do Brasil) em 1987. Na rea de msica temos a ANPPOM (Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica) que surge em 1988, nas artes cnicas a ABRACE (Associao Brasileira de Pesquisa e Ps-graduao em Artes Cnicas) em 1998 e a ANDA (Associao Nacional de Pesquisadores em Dana) em 2008. Na pesquisa em arte ainda existe uma grande polemica sobre o que pesquisar sobre a prpria produo artstica, o que tambm causa estranheza nos pesquisadores de outras reas. Este aspecto muito especfico da arte no contexto da ps-graduao, na qual o artista realiza uma pesquisa tendo como objeto a sua prpria obra, tem origem na prpria histria da ps-graduao em artes e que tema para muitas pesquisas. Essa especificidade pesquisada por Silvio Zamboni no seu doutorado (1993) e apresentada no livro A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e cincia conforme relata Prado.
Silvio Zamboni, como parte de seu trabalho de doutorado posteriormente publicado, coletou dados de todas as dissertaes de mestrado e teses de doutorado defendidas por artistas na ECA-USP disponveis na biblioteca da Escola em abril de 1990. Zamboni comenta, em sua anlise, que as teses de artistas que no realizaram um trabalho de essncia prtica no foram examinadas, por que fugiam aos interesses da anlise proposta. (PRADO, 2009, 93)

Quando a Ps-Graduao em Artes se iniciou no Brasil em 1974, na ECA-USP, o curso era ministrado por docentes da rea terica, principalmente da histria da arte. Os artistas-professores das graduaes em artes viram-se numa nova situao, primeiro como exigncia da universidade para que seus docentes tivessem titulao, e segundo com a necessidade de ingressarem na psgraduao para fazerem parte do corpo docente e orientarem outros artistas.
Muito embora a FAU-USP j contasse com algumas teses defendidas por artistas, os cursos de ps-graduao da ECA-USP foram de forma efetiva os primeiros a serem implantados especificamente no pas na rea de artes. [...] Isso significa, em termos de coleta de material emprico, que a ECA a nica instituio de ensino nacional que possui um acervo significativo de teses j defendidas em linguagens visuais, ou seja, trabalhos prticos realizados por artistas acompanhados de textos sobre a obra. (ZAMBONI, 1998, 77)

'" "

Regina Silveira, docente da graduao e tambm uma das primeiras artistas a defender o mestrado no curso de Ps-Graduao em Artes da ECA, no ano de 1980, declara:
Acho que o Marcello Tassara foi um dos primeiros a defender a dissertao, em 1978, com apresentao de uma produo artstica, no caso no campo do cinema. A Renina Katz apresentou sua produo plstica no mestrado em arquitetura na FAU-USP, onde era professora, assim como o fez Claudio Tozzi tambm. Na ECA, artistasdocentes como eu, Carlos Evandro Jardim e Carmela Gross cursaram a psgraduao com o compromisso de obtermos o ttulo de doutor para compormos o corpo docente da ps-graduao em artes e desenvolvermos pesquisa com produo artstica. A pesquisa que apresentei, sob o ttulo de Anamorfas consistia em uma produo artstica e um texto descritivo, que fazia referncias a minha produo anterior e histria da arte, atravs de aspectos conceituais relacionados com a obra, a partir de uma bibliografia. Denominvamos de trabalho equivalente, no sentido de equivaler as pesquisas em artes com as pesquisas desenvolvidas nas outras reas do conhecimento. O meu orientador foi o prof. Wolfgang Pfeiffer, mas tive tambm um incentivo do prof. Litto, que ministrava metodologia da pesquisa, sugerindo que eu desenvolvesse uma produo artstica para a dissertao. A ideia de que uma psgraduao em artes deveria contar com uma produo artstica j predominava no incio da formulao do curso. Em 1980, apresentei os trabalhos numa exposio no MAC-Ibirapuera, onde aconteceu a defesa tambm. (SILVEIRA, 2012)

Os programas de ps-graduao em artes, onde existiam disciplinas de artes visuais, artes cnicas e msica foram se separando em programas especficos de msica, cnicas, artes visuais, dana e organizando suas linhas de pesquisa. Os programas de ps-graduao se formam a partir das pesquisas dos docentes, que satisfazem os pr-requisitos. Elas so organizadas de acordo com suas proximidades temticas formando as linhas de pesquisa, que possuem suas caractersticas prprias. Nesse contexto toda produo precisa ter uma coerncia relacionada pesquisa do docente para que esta encontre dilogo, ampliao e divulgao. Esta coerncia est relacionada com as disciplinas que ministra, com as pesquisas que orienta na graduao e psgraduao, com outros projetos de pesquisa, com o(s) grupo(s) de pesquisa que participa, com a sua produo bibliogrfica e com a produo artstica. Com certeza o docente possui produes no relacionadas diretamente com sua pesquisa, mas essas no sero declaradas e nem avaliadas no contexto da ps-graduao.

(" "

Esquema 2- coerncia nas atividades de pesquisa

A linha de poticas visuais e linguagens foram criadas com o objetivo de oficializar e consolidar a produo de uma obra artstica na pesquisa. A maioria dos programas de ps-graduao em artes e artes visuais costuma ter predominantemente 3 linhas bsicas, sem ser uma norma: 123esta. As duas primeiras, mais tericas no encontram muitas dificuldades em suas metodologias, pois podem basear-se na pesquisa em histria, filosofia e educao, mas a linha das poticas no possui um referencial para uma metodologia especfica. Costumamos encontrar dois tipos de pesquisas nessa linha: aO pesquisador pode ter como objeto de estudo a sua prpria obra. O pesquisador reflete sobre uma obra sua j realizada ou a realizar. O objetivo
)" "

Abordagem terica envolvendo histria, teoria e crtica de arte. Arte e educao relacionada com o ensino e aprendizagem de arte. Poticas visuais envolvendo produo de obra com reflexo sobre

torna-se uma contextualizao da sua produo dentro do contexto contemporneo. O pesquisador-artista adquire um aprofundamento terico relacionado com sua obra, sob diversos pontos de vista e caracterizando-se como uma pesquisa prtico-torica. O artista pesquisa sobre as referncias tericas relacionadas sua obra, os conceitos envolvidos, os artistas prximos ao tema, com o objetivo de contextualizar sua produo, de forma consciente e sistematizada. O ttulo de doutor encontra mais significado no contexto do docente, do que no contexto do artista, pois aps passar por todo esse processo da pesquisa, o ttulo de doutor concede a capacidade de orientar futuros pesquisadores. Embora para o artista, mesmo que no atue na docncia, tem um ganho de qualidade na reflexo sobre sua obra e sobre arte em geral. Tambm h vrios incentivos fora da academia para o artista produzir suas obras, embora a concorrncia seja grande.
Para que um jovem artista possa hoje existir, deve saber onde se situa, isto , saber localizar sua produo em relao de seus contemporneos; saber circunscrever suas referncias e trabalhar em nvel consciente certos dilogos e tenses que seu trabalho estabelece com manifestaes contemporneas e paradigmticas. (REY, 2010, 25)

b-

Pode ter como objeto de estudo um conceito, o que poderia ser

desenvolvido tambm na linha de abordagem terica, mas com a apresentao de uma obra do prprio pesquisador. Neste caso a obra no o objeto de estudo, mas se apresenta como um tipo de ndice, presena na obra do conceito pesquisado e se caracteriza como uma pesquisa terico-prtica.

*" "

Esquema 3- tipos de pesquisas

Consideramos que a ps-graduao acadmica um espao de reflexo terica, que neste caso especfico pode incorporar uma produo prtica, como acontece tambm em outras reas, mas com o objetivo de desenvolver uma reflexo sobre essa produo, situando-a no contexto contemporneo, nas relaes com a histria da arte ou com os conceitos da arte. A pesquisa s com a produo de uma obra, embora tenha sido um tema muito debatido, no encontrou um consenso na rea. J o mestrado profissional tem objetivo um pouco diferenciado, uma vez que o produto final no precisa ser uma dissertao e sim um produto prtico, predominando no caso de artes a obra e no uma reflexo terica mais sistematizada, embora no seja totalmente descartada, pois o mestrado profissional dar o direito de ingressar no doutorado. Embora j tenhamos (em 2012) 405 mestrados profissionais em todas as reas, em artes uma discusso que se inicia agora, mas que aponta para mais uma opo para os profissionais da rea. Fontes de referncia:
!+" "

-PRADO, Gilbertto. Breve relato da Ps-Graduao em Artes Visuais da ECAUSP. ARS (So Paulo) vol.7 no.13 So Paulo Jan./June 2009 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S167853202009000100006&script=sci_arttext (acesso 30/04/2012) -REY, Sandra. O que significa, hoje, ser artista e o que se espera da formao do artista? In MARCELINA. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. So Paulo, FASM, 2010. Pp. 16/28 -SILVEIRA, Regina. Depoimento em 30/04/2012. -SOGABE, Milton. O ensino de artes e a formao do artista na academia. In MARCELINA. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. So Paulo, FASM, 2010. Pp. 29/38 -ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e cincia. Campinas: Autores Associados, 1998. -ZANINI, Walter. Arte e histria da arte. Estudos Avanados, So Paulo, n 22, p. 487-489, set./dez. 1994. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340141994000300070&script=sci_arttext (acesso 30/04/2012)

!!" "

Anda mungkin juga menyukai