Anda di halaman 1dari 14

A Anlise Textual dos Discursos: entre Gramticas de Texto e Anlise do Discurso 1

Jean-Michel Adam1 (UNIL) Traduo de Michelle Valois (UFPE) e Dris de Arruda C. da Cunha (UFPE)

Resumo: Este histrico situa a anlise textual na relao com a lingustica textual, a lingustica transfrstica e a anlise do discurso, para responder seguinte questo: a anlise do discurso, a anlise da conversao e a anlise textual so disciplinas ou correntes disciplinares diferentes, ou podem ser situadas no mesmo campo, pelo menos epistemologicamente? Palavras-chave: anlise textual, lingustica textual, lingustica transfrstica, anlise do discurso Rsum: Cet historique situe lanalyse textuelle par rapport la linguistique textuelle, la linguistique transphrastique et lanalyse de discours pour rpondre la question suivante : lanalyse de discours, lanalyse conversationnelle et lanalyse textuelle sont-elles des disciplines ou des courants disciplinaires diffrents ou peuvent-elles tre places dans le mme champ, du moins pistmologiquement? Mots-cls : analyse textuelle, linguistique textuelle, linguistique transphrastique, analyse du discours

Os organizadores do colquio fizeram uma pergunta muito clara aos participantes desta mesa-redonda: a anlise do discurso, a anlise conversacional e a anlise textual aqui representadas por Dominique Maingueneau, Catherine Kerbrat-Orecchioni e por mim mesmo so disciplinas ou correntes disciplinares diferentes ou podem ser colocadas no mesmo campo, pelo menos epistemologicamente? Este histrico situa a anlise textual em relao lingustica textual, lingustica transfrstica e anlise do discurso. A tarefa que me foi atribuda de representar a disciplina designada como anlise textual (ao lado da anlise do discurso e da anlise conversacional). Diferentemente de

1 Conferncia realizada durante a Jornada em homenagem a Patrick Charaudeau : A anlise do discurso nas cincias da linguagem e da comunicao, Lyon II, 4 de junho de 2010.

Catherine Kerbrat-Orecchioni, que no se reconhece no sintagma anlise conversacional, eu assumo o sintagma anlise textual, associando-o ao campo da lingustica textual. Confrontarei, ento, o uso que fao da denominao anlise textual ao que outros dela fazem ou fizeram. Explicitarei, em seguida, por que falo de anlise textual dos discursos, aproximando a lingustica textual da anlise do discurso (doravante LT e AD, respectivamente). Estas duas disciplinas tm origens diferentes, mas contemporneas (ambas surgidas nos anos 1950), e autores e textos de referncia : Zellig S. Harris e Michel Pcheux para a AD, Eugenio Coseriu e Harald Weinrich para a LT.

1. As anlises textuais: entre semiologia, semitica, LT e AD


O sintagma anlise textual (doravante AT) foi utilizado por autores bastante diferentes, inclusive como ttulo de vrios artigos e livros. 1.1. Roland Barthes ops a AT anlise estrutural no estudo de um texto bblico: La lutte avec lange : analyse textuelle de Gense 32, 23-332 (Oeuvres compltes IV, Seuil, 2002 (1972) , p. 157-169) e de um conto de Edgar Poe : Analyse textuelle dun conte dEdgar Poe (id. 2002 (1973), p. 413-442)3. Esta segunda anlise foi publicada numa das primeiras obras de lngua francesa a abrirem espao LT : Smiotique narrative et textuelle, editada por Claude Chabrol (Larousse, coll. L, 1973)4. A incurso de Barthes pela AT se situa exatamente no final de sua fase discursiva e benvenistiana (ver a esse respeito La linguistique du discours5, Oeuvres compltes III, Seuil, 2002 (1970), p. 611-616) e imediatamente antes de sua passagem para a semiologia negativa e a desconstruo. 1.2 Um ano antes, o termo anlise textual aparece nos anais de um colquio realizado em Toronto, que resultou em um interessante livro bilngue coorganizado por Pierre R. Lon, Henri Miterrand, Peter Nesselroth e Pierre Robert : Problmes de lanalyse textuelle/Problems of textual analysis (Montral-Paris-Bruxelles: Didier, 1971). Esta obra bastante heterognea era marcada por uma vontade de fixar a Nova crtica na Amrica do Norte, e reunia, em torno da anlise de textos literrios, pesquisadores to diversos
A luta com o anjo : anlise textual de Gnesis 32, 23-33(Sempre que possvel, o leitor ser remetido edio em portugus da obra citada. Nos demais casos, de nossa responsabilidade a traduo dos ttulos referidos). 3 N.T.: BARTHES, Roland. Anlise textual de um conto de Edgar Poe. In: CHABROL, Claude (org.). Semitica narrativa e textual. So Paulo : Editora Cultrix : Editora da Universidade de So Paulo, 1977, p. 36-62. 4 N.T.: CHABROL, Claude (org.). Semitica narrativa e textual. So Paulo : Editora Cultrix : Editora da Universidade de So Paulo, 1977. 5 N.T.: A lingustica do discurso.
2N.T.:

quanto Samuel Levin, Pierre Guiraud, Paul Bouissac, Jean-Claude Chevalier, Michael Riffaterre, Serge Doubrovshy, Lubomir Dolezel, Grard Genette e outros, entre os quais Marshall McLuhan. O volume representativo de um perodo dominado pelo paradigma da gramtica gerativa e transformacional. Vrios autores falam da frase literria e de suas transformaes. Jean-Claude Chevalier um dos raros a se contrapor aos demais, com a concepo saussuriana e benvenistiana da frase, e a mencionar a posio do Barthes de 1970 bem como a da translingustica de Benveniste. 1.3. Um livro lanado em 1976 pela Larousse na coleo Langue et langage , escrito por Robert Lafont e Franoise Gards-Madray, tem por ttulo Introduction lanalyse textuelle6. Essa AT praxemtica7 est muito prxima da AD. Pelo menos, o que dizem a esse respeito os autores do dicionrio da praxemtica : Termes et concepts pour lanalyse du discours. Une approche praxmatique8 (Catherine Dtrie, Paul Siblot & Bertrand Vrine, Champion, 2001). Embora os autores se precipitem um pouco ao afirmarem que Lafont e GardsMadray cunharam a expresso e que a AT praxemtica a precursora da LT, a posio que assumem merece ser citada:
A anlise textual, metodologia proposta pela praxemtica, que cunhou a expresso [...], busca dar conta da especificidade dos diversos discursos. Ela prefigurou as lingusticas textuais e discursivas, que conhecem hoje um desenvolvimento considervel. Trata-se de uma anlise dinmica dos funcionamentos discursivos, a partir de fenmenos como o fechamento dos discursos, seus gneros e tipos, suas marcas enunciativas, as categorizaes referenciais construdas, articuladas situao de comunicao, ao cotexto, ao contexto etc. Nesse aspecto, a anlise textual participa daquilo que se identifica habitualmente como anlise do discurso. Efetivamente, ambas adotam corpora vastos e variados de discursos autnticos, remetem estes ltimos s suas condies sciohistricas de produo e circulao, desvelam sua ideologia subjacente. A anlise textual ultrapassa, no entanto, a anlise do discurso na medida em que sua ambio no somente descrever os discursos atravs dos meios lingusticos ou paralingusticos mobilizados, mas tambm de construir uma compreenso da prpria produo de sentido, ou seja, das operaes necessrias realizao do sentido produzido (DETRIE ; SIBLOT ; VERINE, 2001, p.8).

Esta forma de AT vai ao encontro da AD que eu mesmo preconizo.

N.T.: Introduo anlise textual. N.T.: A praxemtica pretende ser um modelo dinmico da produo do sentido que leve em conta a tenso entre a pulso comunicativa dos sujeitos e a estabilizao de um sentido social. (BRANCA-ROSTOFF In: CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique (orgs.). Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2006, p.398. 8 N.T.: Termos e conceitos para a anlise do discurso. Uma abordagem praxemtica.
7

1.4. Em La production du texte, em 1979 (Seuil)9, Michael Riffaterre opunha a AT estilstica e retrica normativas e potica que ele julgava demasiadamente generalizante: O texto [sempre] nico em seu gnero (RIFFATERRE, 1979, p.8), dizia, e a AT busca explicar o nico (id.)10. Infelizmente as propostas de Riffaterre no conseguiram suplantar a estilstica, cujo atual renascimento na Frana no deixa de me espantar. 1.5. A Textanalyse , na verdade, um campo consolidado da LT alem. Penso nos livros de Heinrich F. Plett : Textwissenschaft und Textanalyse : Semiotik, Linguistik, Rhetorik (Heidelberg : Quelle & Meyer, UTB, 1975) e de Michael Titzmann : Strukturale Textanalyse (Mnchen : Fink, UTB, 1977). Esse tipo de trabalho tornou-se acessvel em lngua francesa graas linguista dinamarquesa Lita Lundquist. Com o lanamento de Lanalyse textuelle. Mthodes, exercices11, em 1983 (CEDIC), ela transforma em manual o contedo de sua tese de 1980, que permanece uma obra de referncia em lngua francesa : La cohrence textuelle : syntaxe, smantique, pragmatique12 (Copenhague: Nyt Nordisk Forlag Arnold Busck, 1980). Para Lundquist, a AT tem origem no desenvolvimento recente das lingusticas do texto e do discurso:
Na zona intermediria entre lingustica e anlise literria, desenvolve-se, h algumas dcadas, uma nova disciplina da cincia lingustica, denominada lingustica textual ou lingustica do discurso, que, a exemplo da antiga estilstica, mas numa tica antes descritiva e crtica do que normativa, estuda as diferentes estruturas de um texto, esttico ou no, em suas relaes com as estruturaes sociais do seu entorno (LUNDQUIST, 1983, p. 9).

Nesse meio tempo, em 1981, Teun A. van Dijk tambm havia falado de AT num captulo de Thorie de la littrature, organizado por Aaron Kibdi Varga : Le texte : structures et fonctions. Introduction lmentaire la science du texte (Picard, 1981, p. 63-93)13. Aludindo ao livro de Titzmann (1977), van Dijk fixa os princpios gerais da AT (DIJK van, In : VARGA, 1981, p.64-66)14. Ele insiste no fato de que a AT ao mesmo tempo terica (definindo propriedades que todo texto, em geral, deve apresentar) e descritiva (operando a partir de um nico texto ou de um corpus definido de textos). Ele acrescenta uma dimenso aplicativa ao quadro de estruturas de formao, criando assim uma ponte para a Anlise crtica do discurso: A cincia do texto, tal como qualquer outra cincia, no ou no
9

N.T.: RIFFATERRE, Michael. A produo do texto. So Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 4. N.T.: Id., 1989, p. 4. 11 N.T.: A anlise textual. Mtodos, exerccios. 12 N.T.: A coerncia textual: sintaxe, semntica, pragmtica. 13 DIJK, Teun A. van. O texto: estruturas e funes. Introduo elementar cincia do texto. In : VARGA, Aaron Kibdi (org.). Teoria da Literatura. Lisboa : Presena, 1981, p. 65-96. 14 Id., 1981, p. 66-68.
10

apenas - uma arte, tambm uma necessidade social (DIJK van, 1981, p. 65)15. Assim como Lita Lundquist propunha uma componente pragmtica complementar s componentes sinttica e semntica, T. A. van Dijk articula anlise textual e contextual: Os textos so sempre utilizados num contexto particular: a anlise e a compreenso do texto exigem, por isso, a anlise e a compreenso simultneas do contexto (1981, p. 65)16. Constata-se o quanto ele se aproxima assim da AD. A partir do momento em que o texto definido como uma ocorrncia comunicacional, como fazem Robert de Beaugrande e Wolfgang U. Dressler em Introduction to Text Linguistics (London-New York: Longman, 1981), a LT pode aparecer como uma

pragmtica textual, termo que eu mesmo empreguei entre 1989 e 1995. Mas, observando
o que se tornou a pragmtica do discurso, pragmtica postulada como no-lingustica por Jacques Moeschler, constata-se que, em relao s pragmticas textuais alems, o retrocesso notvel e lamentvel. Creio, como Rainer Warning, que Uma teoria pragmtica do texto que no se contente em simplesmente se arrogar tal nome [tem] por objeto [...] tipos de discurso institucionalizados (WARNING, 1979, p.325). Tipos de discurso institucionalizados, isto , gneros de discurso cuja determinao pela histria deve ser levada em conta via interdiscursividade. 1.6. O manual de Jean-Franois Jeandillou, intitulado Lanalyse textuelle (A. Colin, 1997) se apresenta como uma sntese de noes procedentes da potica, da semitica literria e da gramtica de texto. A obra no prope uma teoria unificada original, mas traa as grandes linhas de uma abordagem francamente ecltica. Em oposio a esse tipo de manual - pouco diferente, alis, das obras de estilstica atuais - penso que, se bem os textos literrios sejam objetos empricos to complexos que sua descrio poderia justificar o recurso a teorias diferentes, de uma teoria desses objetos e de suas relaes com o domnio mais vasto do discurso em geral que precisamos se esperamos conferir uma estrutura e uma indispensvel coerncia aos eventuais emprstimos de conceitos tomados a diferentes cincias da linguagem.

2. A Anlise Textual dos Discursos: entre lingustica textual e gramtica de texto


15

N.T.: DIJK, Teun A. van. O texto: estruturas e funes. Introduo elementar cincia do texto. In : VARGA, Aaron Kibdi (org.). Teoria da Literatura. Lisboa : Presena, 1981, p. 67. 16 N.T.: Id., 1981, p. 67.

A histria da LT to recente quanto a da AD, j que o prprio termo lingustica textual foi introduzido pela primeira vez em meados dos anos 1950 por Eugenio Coseriu, num artigo escrito em espanhol : Determinacin y entorno. De los problemas de una lingstica del hablar (Romanistsches Jahrbuch 7, Berlin, 1955-56, p. 29-54; retomado em Teora del lenguaje y lingstica general, Madrid: Gredos, 1973, p. 282-323)17. Dez anos mais tarde, em 1969, Harald Weinrich introduz o termo Textlinguistik num estudo sobre a sintaxe dos artigos em alemo: Textlinguistik : Zur Syntax des Artikels in der Deutschen Sprache (Jahrbuch fr Internationale Germanistik 1, Berne/Frankfort, 1969, p. 61-74). Weinrich ser, em seguida, o primeiro titular da ctedra europeia do Collge de France, em 1990, e, nessa ocasio, ministrar um dos primeiros cursos de LT na Frana. Explico, nas primeiras pginas de Linguistique textuelle. Introduction lanalyse textuelle des discours18, que adoto a distino estabelecida por Eugenio Coseriu entre gramtica transoracional (gramtica transfrstica) e lingstica del texto (LT)19. Coseriu considera muito justamente a gramtica transfrstica como uma cincia auxiliar indispensvel lingustica do texto (COSERIU, 2007, p.322). Prolongamento da sintaxe da frase e da gramtica de uma determinada lngua (COSERIU, 2007, p.395), essa gramtica transfrstica no pode pretender ser uma cincia do texto em geral, pois, diz ele, diferentemente da LT, ela no tem por objeto nem o estudo do texto como organizao supraidiomtica dos atos lingusticos (COSERIU, 2007, p. 321), nem a descrio das classes de textos e gneros como a narrativa, o relato, a histria engraada, a ode, o drama, a novela (COSERIU, 2007, p. 321-322). Coseriu aponta outra diferena que justifica plenamente o recurso AT: Sendo o texto algo de individual [...], a lingustica do texto difere tanto da lingustica em geral quanto da outra forma de lingustica do texto, isto , a gramtica transfrstica (COSERIU, 2007, p. 300-301). Parece-me til, com efeito, distinguir a Lingustica transfrstica da Lingustica

textual e da Anlise textual. Assim se explicam as posies atuais de meus colegas e


amigos Michel Charolles e Bernard Combettes: um e outro abandonaram as ambies da

COSERIU, Eugenio. Determinao e entorno: dois problemas da lingstica do falar . In: ______. Teoria da Linguagem e Lingstica Geral: cinco estudos. Rio de Janeiro : Presena ; So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, 1979. p. 209-238. 18 ADAM, Jean-Michel. La linguistique textuelle. Introduction lanalyse textuelle des discours. Paris : A. Colin, 2008 ; nova edio em francs prevista para 2011. (N.T. : Em portugus : ADAM, Jean-Michel. Lingustica textual : introduo anlise textual dos discursos, So Paulo : Cortez, 2008). 19 COSERIU, Eugenio (1980). Textlinguistik : Eine Einfhrung. Tbingen-Basel: Francke, 1994 ; COSERIU, Eugenio. Lingstica del texto. Introduccin a la hermenutica del sentido, edio e notas de Oscar Loureda Lamas, Madrid : Arco/Libros, 2007.

17

LT (e mais ainda da AT) para se concentrarem em fatos lingusticos atinentes ao domnio do transfrstico. Isto est claro em seus livros mais recentes, publicados pela Oprhys20. A LT deve levar em conta e mesmo participar do desenvolvimento de programas de pesquisa no domnio da lingustica transfrstica, como as teorias locais dos conectores, anforas, tempos verbais, cadratifs21 e outras formas de modalizao autonmica, da posio dos adjetivos, das relativas, das construes destacadas22 etc., em lnguas particulares. Era esse o esprito do colquio realizado em Dijon em 2002 e que se tornou um livro em homenagem a Magid Ali Bouacha : Texte et discours : catgories pour lanalyse23, obra que reuniu especialistas do texto e do discurso envolvidos tanto no domnio do transfrstico (George Kleiber, Bernard Combettes, Alain Rabatel etc.) quanto no da teoria do discurso, de seus gneros e de sua interpretao (Antonia Coutinho, Sophie Moirand, Dominique Maingueneau, Frdric Cossutta etc.). Nos anos 1990, a LT e a gramtica de texto foram se impondo progressivamente na Frana, como mostra a Grammaire mthodique du franais24 de Martin Riegel, Jean-Christophe Pellat e Rene Rioul. Penso no ltimo captulo, que, das modestas vinte pginas de A estruturao do texto (RIEGEL; PELLAT; RIOUL, 1994, p. 603-623), na edio de 1994, passa, na ltima edio, a quarenta e sete pginas e tem o ttulo significativamente modificado : Texto e discurso (RIEGEL; PELLAT; RIOUL, 2009, p.1017-1064). Penso tambm no ltimo captulo do manual de introduo lingustica de Olivier Soutet : Linguistique (SOUTET, 1995; 2005, p.323-346). Lembro, por fim, um outro exemplo de manual que consolida o paradigma os lments de linguistique pour le texte littraire (Bordas, 1986), de Dominique Maingueneau25. As edies seguintes (1990, 1993), at a quarta edio do que se tornou Linguistique pour le texte littraire (Nathan, 2003), so marcadas pelo acrscimo de um longo captulo 7 : A coerncia do texto (pginas 175-224), seo novamente desenvolvida no recente Manuel de linguistique pour les textes littraires26 (A. Colin, 2010, captulos 11 e 12, pginas 220-298). Esses dois exemplos pem em relao as
COMBETTES, Bernard. Les constructions dtaches en franais [As construes destacadas em francs]. Paris : Ophrys, 1998 ; CHAROLLES, Michel. La rfrence et les expressions rfrentielles en franais. [A referncia e as expresses referenciais em francs]. Paris : Ophrys, 2002. 21 N.T.: o que Michel Charolles chama cadratif , isto [...] uma expresso mais ou menos desenvolvida que enquadra, que indexa uma ou vrias proposies subsequentes. MELLET, Sylvie. Rflexions nonciatives autour de maintenant argumentatif [Reflexes enunciativas em torno do agora argumentativo]. In : Ici et maintenant. VUILLAUME, Marcel (org.) Amsterdam : Rodopi, 2008. 22 N.T.: Equivalentes, grosso modo, ao que chamamos aposto, as construes destacadas so componentes de posio livre, sintaticamente separados da frase (por vrgula, na escrita, e pausa, na oralidade) e que a ela acrescentam uma predicao segunda, suplementar. Cf. COMBETTES, Bernard. Les constructions dtaches en franais. Paris : Ophrys, 1998. 23 ADAM J.-Michel, GRIZE Jean.-Blaise., BOUACHA, Magid Ali (orgs.). Texte et discours : catgories pour lanalyse [Texto e discurso : categorias para a anlise]. Dijon : Editions Universitaires de Dijon, 2004. 24 N.T. : Gramtica metdica do francs. 25 N.T.: MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de Lingstica para o texto literrio. So Paulo: Martins Fontes, 2001. 26 N.T.: Lingustica para o texto literrio; Manual de lingustica para os textos literrios.
20

questes de textualidade e o discurso (explicitamente no ttulo do captulo da Grammaire mthodique, implicitamente na escolha do termo coerncia em Maingueneau). Poderamos citar ainda o livro de Marie-Anne Paveau e Georges-Elia Sarfati : Les grandes thories de la linguistique27 que situa a LT, e em particular meus trabalhos, entre as lingusticas discursivas (PAVEAU; SARFATI, 2003, p. 184-194). A LT, na minha concepo, tem por tarefa incorporar as aquisies dos trabalhos de lingustica transfrstica numa teoria dos agenciamentos de enunciados/frases nos textos. O essencial dos meus trabalhos dos anos 1980 dizia respeito ao fato de que no se pode fazer modelos gerativos de texto dos modelos gerativos de frases. T.A. van Dijk diz isso claramente: A diferena das gramticas da frase que as derivaes no terminam em frases simples ou complexas, mas em n-tuplos ordenados de frases, isto , em sequncias (DIJK van, In: PETFI; RIESER, 1973, p.19).28 Em outras palavras, no basta substituir o ncleo F [frase] por T [texto] para obter um modelo de distribuio que permita definir T como n-tuplos ordenados de frases. Como diz Olivier Soutet, A relao do todo parte no implica o mesmo tipo de previsibilidade que o da relao entre cada uma das unidades subfrsticas e seus constituintes imediatos (SOUTET, 2005, p.325). O fato de no se poder decompor o texto em frases aplicando-lhe os mesmos procedimentos usados para a frase, o sintagma, o signo e o morfema impe uma mudana de quadro terico. A frase enunciada tem a propriedade de poder entrar em relao de coeso e de progresso com outras frases. Essa tenso interna define a textualidade. Os n-tuplos de frases no so dispostos linearmente, mas constituem objeto de agrupamentos de vrios tipos. necessrio, ento, teorizar linguisticamente fatores de agrupamento de oraes em subunidades textuais. A questo do alcance uma das teorizaes desses fenmenos semnticos, enunciativos e macrossintticos. A questo da estruturao em perodos no texto outra; no desenvolvo esse ponto, mas sublinho somente que reintroduzo, com o perodo, uma antiga noo utilizada na arte oratria e que apresenta a vantagem de situar-se entre escriturao e oralidade, de congregar natureza gramatical e/ou rtmica. Se eu defino como no categorizveis em tipos os agrupamentos de oraes em perodos, entendo que os tipos so aplicveis s sequncias (narrativas, descritivas, explicativas, argumentativas e dialogais) enquanto agrupamentos ordenados de conjuntos de oraes. Em suma, entre os nveis mais elementares e os mais complexos do texto, o papel da LT de explorar e de teorizar

27 N.T.: PAVEAU, Anne-Marie ; SARFATI, Georges-Elia. As grandes teorias da Lingustica. So Carlos: Editora Claraluz, 2006. 28 N.T.: A citao foi traduzida para o francs pelo autor.

nveis intermedirios de estruturao, especialmente com o nvel dos planos de textos, facultativos e mais ou menos flexveis em funo das determinaes do gnero.

3. A anlise textual dos discursos: entre LT e AD


Associo a anlise textual dos discursos (doravante ATD) ao campo da LT e ao da AD atravs da questo central dos gneros de discurso. Meus trabalhos visam a reintegrar as teorias do texto s teorias do discurso. Coseriu define aquilo que chama o nvel dos textos (em relao aos nveis da linguagem e das lnguas) com uma definio parafrstica que convm tomar ao p da letra: srie de atos lingusticos conexos realizados por um locutor concreto, numa situao concreta, que, naturalmente, pode se realizar na forma falada ou escrita (COSERIU, 2007, p.86). Ainda que tenha por objeto o nvel individual do lingustico - o nvel da fala ou da lngua discursiva de Saussure e, portanto, a AT enquanto estudo do singular - , a LT investiga ainda o que tm em comum os diferentes textos, e mesmo todos os textos. Da a necessria ateno s classes de textos (gneros de discurso, gneros de texto, tipos de texto), questes comuns AD e LT. Definindo aquilo que funda a autonomia do nvel textual e, portanto, da LT, Coseriu acrescenta: [...] S o fato de existir uma classe de contedo que propriamente um contedo textual, ou contedo dado atravs dos textos, justifica a autonomia do nvel textual (COSERIU, 2007, p.156). por essa razo que a LT referida por ele como verdadeira ou no sentido prprio uma lingustica do sentido (COSERIU, 2007, p.156). Essa posio bem prxima daquela formulada por Michael A. K. Halliday e Ruqaiya Hasan em Cohesion in English (London-NY: Longman, 1976) :
Um texto [...] no um mero encadeamento de frases [string of sentences], [...] Um texto no deve absolutamente ser visto como uma unidade gramatical, mas como uma unidade de outra natureza: uma unidade semntica. Sua unidade uma unidade de sentido em contexto, uma textura que exprime o fato de que, formando um todo [as a whole], ele est ligado ao seu entorno (HALLIDAY; HASAN, 1976, p. 293).29

Para explicar por que insisto em inscrever meus trabalhos na LT e em desenvolver uma ATD, direi que os pesquisadores das cincias humanas e sociais no levam suficientemente a srio o materialmente observvel, isto , os detalhes semiolingusticos das formas-sentido mediadoras dos discursos. Somos inclusive vrios a falar em dficit filolgico das disciplinas do discurso. Quando Michel Foucault escreve, em Larchologie du savoir :
29

N.T. : Novamente, traduzimos a partir da citao j vertida para o francs pelo autor.

Mas no se trata, aqui, de neutralizar o discurso, transform-lo em signo de outra coisa e atravessar-lhe a espessura para encontrar o que permanece silenciosamente aqum dele, e sim, pelo contrrio, mant-lo em sua consistncia, faz-lo surgir na complexidade que lhe prpria (FOUCAULT, 1969, p.65)30,

ele enuncia um importante programa de trabalho.

A primeira consistncia e

complexidade prpria dos discursos me parece ser aquela relativa sua natureza de texto. Os textos so construes editoriais histricas, lingusticas. Ora, a AD no abordou o texto enquanto tal, como lhe reprova Georges-Elia Sarfati em seu pequeno ensaio sobre a AD: Dada a primazia conferida ao estudo das condies de produo dos textos, a AD no fez uma reflexo especfica sobre o estatuto do texto, menos ainda uma teoria especfica do texto teoria que teria sido congruente com suas problemticas (SARFATI, 2003, p.432). por essa razo que pesquisei, desde os anos 1970, modelos tericos na semitica da narrativa e na potica, nas teorias da narrativa e da descrio desenvolvidas pelos estudiosos da literatura e da semitica, na semiologia de Jean-Blaise Grize e Marie-Jeanne Borel (da Universidade de Neuchtel) no que concerne argumentao e explicao, nas teorias da anlise da conversao no que tange s formas de textualizao do dilogo e do discurso reportado, e sobretudo na Textlinguistik alem dos anos 1960-1970 e na Textpragmatik dos anos 1980. por no ter encontrado seno raras anlises de textos considerados em sua realidade material, pouqussimos questionamentos sobre o estabelecimento de textos integrando o corpus de anlise e poucos estudos que levassem em conta a variao desses textos (passagem do oral ao escrito, formas sucessivas de edio e reescritura), que eu tenho reafirmado a necessidade da presena de uma LT e da AT dentro da AD. Compreendo que os analistas do discurso no tenham um interesse excepcional pela questo decisiva, no entanto - da organizao sequencial dos textos, organizao inseparvel da organizao reticular que os analistas do discurso descrevem por meios estatsticos. Trata-se de dois princpios to complementares quanto repetio e progresso, ligao e segmentao. Penso que a LT tem ainda outra tarefa : a de teorizar as fronteiras peritextuais ao mesmo tempo integradas e situadas na fronteira da unidade texto. A LT deve tambm teorizar as relaes entre cotextos inseridos numa organizao (macro)textual agrupando um certo nmero de textos : compilaes de contos ou poemas31,
30 31

N.T: FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Forense Universitria : Rio de Janeiro, 1987, p. 54. Questo desenvolvida em ADAM, J.-M. & HEIDMANN, U. : Le texte littraire [O texto literrio]. Louvain-la-Neuve : Academia Bruylant, 2009 e Textualit et intertextualit des contes [Textualidade e intertextualidade dos contos]. Paris : Classiques Garnier, 2010.

10

hiperestruturas das pginas de revistas ou de jornais, manuais e enciclopdias, que difratam artigos em vrias subunidades, subunidades essas que constituem tambm cotextos.32

Referncias bibliogrficas
ADAM, Jean-Michel. La linguistique textuelle. Introduction lanalyse textuelle des discours. Paris : A. Colin, 2008. ______. Lingustica textual : introduo anlise textual dos discursos. So Paulo : Cortez, 2008. ADAM, Jean-Michel ; GRIZE Jean.-Blaise. ; BOUACHA, Magid Ali (orgs.). Texte et discours: catgories pour lanalyse. Dijon : Editions Universitaires de Dijon, 2004. ADAM, J.-M. ; LUGRIN, Gilles. Lhyperstructure : un mode privilgi de prsentation des vnements scientifiques In : CUSIN-BERCHE, Fabienne (org.). Rencontres discursives entre science et politique. Cahiers du CEDISCOR n6. Paris : Presses de la Sorbonne nouvelle, 2000. p. 133-149. ______. Effacement nonciatif et diffraction co-textuelle de la prise en charge nonciative dans les hyperstructures journalistiques. In : RABATEL, Alain ; CHAUVIN-VILENO, Andre (orgs.). Semen 22. Besanon : P.U. de FrancheComt, 2006. p. 127-144. ADAM, J.-M. ; HEIDMANN, Ute. Le texte littraire. Louvain-la-Neuve : Academia Bruylant, 2009. ______.Textualit et intertextualit des contes. Paris : Classiques Garnier, 2010 BARTHES, Roland. Anlise textual de um conto de Edgar Poe. In: CHABROL, C. (org.). Semitica narrativa e textual. So Paulo : Editora Cultrix : Editora da Universidade de So Paulo, 1977. p. 36-62. ______. Oeuvres compltes. Paris: Seuil, 2002. BEAUGRANDE, Robert de; DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to Text Linguistics. London-New York: Longman, 1981. BRANCA-ROSTOFF In: CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique (orgs.). Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2006. p.398.
32

Questo discutida em ADAM, J.-M. & LUGRIN, G. : Lhyperstructure : un mode privilgi de prsentation des vnements scientifiques [A hiperestrutura : um modo privilegiado de apresentao dos eventos cientficos] (In : CUSIN-BERCHE, F. [org.] Rencontres discursives entre science et politique, Cahiers du CEDISCOR n6, Paris : Presses de la Sorbonne nouvelle, 2000. p.133-149) e Effacement nonciatif et diffraction co-textuelle de la prise en charge nonciative dans les hyperstructures journalistiques [Apagamento enunciativo e difrao cotextual da responsabilidade enunciativa nas hiperestruturas jornalsticas ] (In : RABATEL, A. ; CHAUVIN-VILENO, A. (orgs.) Semen 22, Besanon : P.U. de Franche-Comt, 2006. p.127-144).

11

CHABROL, C. (org.). Smiotique narrative et textuelle. Paris: Larousse, 1973. ______. Semitica narrativa e textual. So Paulo : Editora Cultrix : Editora da Universidade de So Paulo, 1977. CHAROLLES, Michel. La rfrence et les expressions rfrentielles en franais. Paris : Ophrys, 2002. COMBETTES, Bernard. Les constructions dtaches en franais. Paris : Ophrys, 1998. COSERIU, Eugenio. Determinacin y entorno. De los problemas de una lingstica del hablar . Romanistsches Jahrbuch 7, Berlin, p. 29-54, 1955-56. ______. Determinacin y entorno. De los problemas de una lingstica del hablar . In: Teora del lenguaje y lingstica general. Madrid: Gredos, 1973. p. 282-323. ______. Determinao e entorno: dois problemas da lingustica do falar . In: ______. Teoria da Linguagem e Lingstica Geral: cinco estudos. Rio de Janeiro : Presena . So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, 1979. p. 209-238. ______. (1980). Textlinguistik : Eine Einfhrung. Tbingen-Basel: Francke, 1994. ______. Lingstica del texto. Introduccin a la hermenutica del sentido. Madrid : Arco/Libros, 2007. DETRIE, Catherine ; SIBLOT, Paul ; VERINE, Bertrand (orgs.). Termes et concepts pour lanalyse du discours : une approche praxmatique. Paris : Champion, 2001. DIJK, Teun A. van. Text Grammar and Text Logic In: PETFI, Jnos S.; RIESER, Hannes (orgs.). Studies in Text Grammar. Dordrecht: Reidel, 1973. ______.Le texte : structures et fonctions. Introduction lmentaire la science du texte . In : VARGA, Aaron Kibdi (org.) Thorie de la littrature. Paris : Picard, 1981. p. 63-93. ______. O texto: estruturas e funes. Introduo elementar cincia do texto. In : VARGA, Aaron Kibdi (org.). Teoria da Literatura. Lisboa : Presena, 1981. p. 65-96. FOUCAULT, Michel. Larchologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969. ______. Arqueologia do saber. Forense Universitria : Rio de Janeiro, 1987. HALLIDAY, Michael A. K.; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. London-NY: Longman, 1976. JEANDILLOU, Jean-Franois. Lanalyse textuelle. Paris: A. Colin, 1997. LAFONT, Robert ; GARDS-MADRAY, Franoise. Introduction l'analyse textuelle. Paris : Larousse, 1976. 12

LON, Pierre R. et al. Problmes de lanalyse textuelle/Problems of textual analysis. Montral-Paris-Bruxelles: Didier, 1971. LUNDQUIST, Lita. La cohrence textuelle : syntaxe, smantique, pragmatique. Copenhague: Nyt Nordisk Forlag Arnold Busck, 1980. ______. Lanalyse textuelle. Mthodes, exercices. Paris: CEDIC, 1983. MAINGUENEAU, Dominique. lments de linguistique pour le texte littraire. Paris: Bordas, 1986. ______. Elementos de Lingstica para o texto literrio. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. Linguistique pour le texte littraire. Paris: Nathan, 2003. ______. Manuel de linguistique pour les textes littraires. Paris: A. Colin, 2010. MELLET, Sylvie. Rflexions nonciatives autour de maintenant argumentatif. In : VUILLAUME, Marcel (org.). Ici et maintenant. Amsterdam : Rodopi, 2008. PAVEAU, Marie-Anne; SARFATI, Georges-Elia. Les grandes thories de la linguistique. De la grammaire compare la pragmatique. Paris : A. Colin, 2003. ______. As grandes teorias da Lingustica: da gramtica comparada pragmtica. So Carlos: Editora Claraluz, 2006. PETFI, J. S.; REISER, H. (orgs.). Studies in Text Grammar. Dordrecht: Reidel, 1973. PLETT, Heinrich F. Textwissenschaft und Textanalyse : Semiotik, Linguistik, Rhetorik. Heidelberg : Quelle & Meyer, UTB, 1975. RIEGEL, Martin; PELLAT, Jean-Christophe; RIOUL, Rene. Grammaire mthodique du franais. Paris:PUF, 1994 ; 2009. RIFFATERRE, Michael. La production du texte. Paris: Seuil, 1979. ______. A produo do texto. So Paulo : Martins Fontes, 1989. SOUTET, Olivier. Linguistique. Paris: PUF, 1995 ; (coll. Quadrige) 2005. TITZMANN, Michael. Strukturale Textanalyse. Mnchen : Fink, UTB, 1977. VARGA, Aaron Kibdi (org.). Thorie de la littrature. Paris : Picard, 1981. _______. Teoria da Literatura. Lisboa : Presena, 1981. WARNING, Rainer. "Pour une pragmatique du discours fictionnel," Potique, no. 39, p. 321-337. sept. 1979. WEINRICH, Harald. Textlinguistik : Zur Syntax des Artikels in der Deutschen Sprache. Jahrbuch fr Internationale Germanistik 1, Berne/Frankfort, p. 61-74, 1969.

13

AUTOR
1

Jean-Michel ADAM, Doutor. Universit de Lausanne (UNIL) Jean-Michel.Adam@unil.ch

14

Anda mungkin juga menyukai