Anda di halaman 1dari 25

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ELECTRNICA E TELECOMUNICAES E DE COMPUTADORES


SECO DE REDES E TELECOMUNICAES

AMOSTRAGEM QUANTIFICAO UNIFORME CODIFICAO

CARLOS EDUARDO DE MENESES RIBEIRO

Abril de 2010

Em muitos sistemas de transmisso de dados, os sinais analgicos so primeiro convertidos para a forma digital pelo transmissor, transmitidos na forma digital e finalmente reconstrudos no receptor em sinais analgicos. O sinal resultante segue, normalmente, o sinal de entrada mas no exactamente o mesmo, uma vez que o quantificador, no transmissor, produz os mesmos dgitos (cdigo) para todos os valores que caem num mesmo intervalo, de um nmero finito de intervalos. O receptor deve fornecer, a cada combinao de dgitos, o mesmo valor correspondente ao valor do sinal reconstrudo, para todas os valores do sinal de entrada que caiam dentro de um mesmo intervalo de quantificao. A diferena entre o sinal de entrada e de sada, assumindo que no existe erro na transmisso dos dgitos, o rudo de quantificao. Uma vez que o dbito de qualquer sistema de transmisso digital finito, devese utilizar um quantificador que mapeia a entrada num nmero finito de intervalos. Joel Max Quantizing for Minimum Distortion, 1960

NDICE
1 2 INTRODUO. ........................................................................................7
1.1 MTODOS E ATRIBUTOS DOS CODIFICADORES DE SINAIS ............................................. 7

CONVERSO ANALGICO-DIGITAL ..............................................8


2.1 2.2 2.3 AMOSTRAGEM ............................................................................................................... 8 REPRESENTAO DISCRETA........................................................................................ 12 QUANTIFICAO ......................................................................................................... 13

PCM - MODULAO POR CDIGO DE IMPULSOS....................17


3.1 QUANTIFICAO UNIFORME ....................................................................................... 17

EXERCCIOS RESOLVIDOS .....................................................................22 EXERCCIOS PROPOSTOS .......................................................................24 BIBLIOGRAFIA............................................................................................25

Introduo.

Introduo. O desenvolvimento das tecnologias digitais tem vindo a criar novos tipos

de servios, utilizando nomeadamente plataformas como a Internet e o telefone mvel. Tendo a primeira comeado por transmitir apenas texto e a segunda apenas sinais de fala, as tecnologias digitais permitem cada vez mais uma maior interactividade com o utilizador e a integrao de um modo natural de diversas fontes de informao, ao juntar ao texto e aos sinais de fala outros sinais, tais como os sinais de udio, imagens e vdeo. Quando o sinal a transmitir analgico, variando continuamente com o tempo, necessrio convert-lo para digital, ou seja, representa-lo (codific-lo) digitalmente com um nmero finito de bits. Ao transmitir estes sinais, o dbito binrio de codificao da fonte, medido em nmero de bits de codificao por segundo, um factor importante na definio da largura de banda requerida para o canal de transmisso. A codificao digital tambm utilizada no armazenamento para utilizao posterior. Neste contexto o dbito binrio determina o espao requerido na unidade de armazenamento. Para determinada quantidade de memria disponvel, quanto menor for o dbito binrio maior durao do sinal pode ser armazenada. 1.1 Mtodos e atributos dos codificadores de sinais A converso de um sinal de analgico para digital provoca sempre distoro por quantificao, denominada de rudo de quantificao. Uma das medidas de qualidade mais utilizadas a relao entre a potncia do sinal original e a potncia do rudo de quantificao (SNR signal to noise ratio). O problema bsico da quantificao/codificao o de obter um mnimo de distoro para determinado dbito binrio, ou manter a distoro aceitvel ao menor dbito binrio possvel.

Modulao de impulsos

Carlos Meneses

Converso analgico-digital O problema da converso analgico-digital o de converter um sinal

analgico1, de variao contnua no domnio do tempo, representando por exemplo variaes de presso produzidas por um som quando captado atravs de um microfone, num conjunto finito de bits. A dificuldade encontrada prende-se com o carcter contnuo, e portanto com infinitas possibilidades, do sinal, quer ao longo do tempo quer em amplitude. Para resolver estes problemas a converso analgico-digital envolve trs etapas (amostragem, quantificao e codificao PCM) que sero objecto de anlise no resto desta seco e no incio da seco seguinte. (1) a amostragem, que tem como objectivo tornar o sinal discreto no domnio do tempo e no envolve perda de informao desde que alguns pressupostos no sejam quebrados (teorema da amostragem de Nyquist2-Shannon3); (2) a quantificao, que torna o sinal discreto na amplitude, transformando um nmero infinito num nmero finito de valores; (3) a codificao, que atribui a cada amplitude discreta um cdigo, composto por um conjunto de bits. 2.1 Amostragem A amostragem pode ser descrita como a observao do valor do sinal analgico de entrada, m(t) (m message), a intervalos regulares. O sinal amostrado, m(t), obtido (figura 2.1) pelo produto do sinal de entrada por um trem de impulsos de dirac com perodo Ts (sampling period). Dado que a amostragem corresponde a uma multiplicao no domnio do tempo, o espectro do sinal amostrado corresponde convoluo do espectro do sinal m(t), que se supe de banda limitada W, pela Transformada de Fourier do trem de impulsos

Sinal elctrico que tem uma variao anloga variao da grandeza fsica que quer representar. Harry Nyquist, 18891976. Sueco-Americano, trabalhou na AT&T e nos Laboratrios Bell.

Converso analgico-digital

de dirac, que tambm um trem de impulsos de dirac com perodo e rea fs=1/Ts.

Figura 2.1 Interpretao da amostragem no domnio do tempo Em a) representa-se um exemplo de um sinal m(t) a amostrar. Em b) representa-se um trem de impulsos de dirac de rea unitria e perodo Ts, que multiplicado pelo sinal de entrada produzir o sinal amostrado representado em c).

A convoluo linear, o que implica que a convoluo com um trem impulsos de diracs corresponde soma das convolues com cada um dos impulsos de dirac. Convoluir um sinal com um impulso de dirac corresponde a colocar esse sinal na posio do impulso de dirac e afect-lo em amplitude pela respectiva rea. Este processo ilustrado na figura 2.2. Para reconstruir o sinal amostrado necessrio filtr-lo passa-baixo (filtro reconstrutor) frequncia de corte fs/2, com ganho Ts para manter a amplitude original do sinal. Para evitar a sobreposio espectral e a

Claude Shannon, 19162001. Americano, trabalhou nos Laboratrios Bell e foi professor no MIT.

10

Modulao de impulsos

Carlos Meneses

correspondente distoro a que se d o nome de aliasing, a frequncia de amostragem tem que ser igual ou superior a duas vezes o valor W da frequncia mxima do sinal (teorema da amostragem ou teorema de Nyquist-Shannon):
f s 2W .

(2.1)

Figura 2.2 Interpretao da amostragem no domnio da frequncia. Em a) representa-se o espectro de um sinal m(t), com banda limitada W. Em b) representa-se o espectro do trem de impulsos de dirac (figura 2.1 b) que tambm um trem de impulsos de dirac. O espectro do sinal amostrado corresponde convoluo dos espectros em a) e b) e apresentado para dois casos, em c) e d). A reconstruo do sinal possvel sem distoro para o exemplo em c) por filtragem passa-baixo frequncia de corte fs/2, pois W<fs/2. Em d) no possvel recuperar o sinal sem erro uma vez que as repeties espectrais se sobrepem (aliasing), pois W>fs/2.

Denomina-se frequncia mnima de amostragem, f s = 2W , ritmo de Nyquist (Nyquist rate).

Converso analgico-digital

11

Uma vez que o filtro reconstrutor linear, a reconstruo pode ser interpretada como a sobreposio de funes sinc(x) (figura 2.3) devidas resposta em frequncia do filtro, pesadas pelo valor da amostra correspondente e deslocadas para a respectiva posio no tempo.

Figura 2.3 Interpretao da reconstruo do sinal no domnio do tempo. O sinal reconstrudo por sobreposio de funes sinc, correspondentes resposta impulsiva do filtro de reconstruo, pesadas pelos valores da amostra correspondente e deslocadas para a sua posio. As funes tomam o valor zero na posio de todas as outras amostras.

Teorema da Amostragem de Nyquist-Shannon possvel amostrar e reconstruir, sem erro, um sinal com banda limitada W, desde que a frequncia de amostragem fs seja superior a 2W. A reconstruo sem distoro do sinal amostrado obtida por filtragem passa-baixo frequncia de corte fs/2, denominada de frequncia de Nyquist. Se fs for inferior a 2W o sinal reconstrudo sofrer uma distoro por sobreposio dos espectros, a que se d o nome de aliasing.

12

Modulao de impulsos

Carlos Meneses

Quando no h certeza de se evitar o aliasing, antes da amostragem o sinal deve ser previamente limitado frequncia fs/2, denominada frequncia de Nyquist, com um filtro passa-baixo (filtro anti-aliasing). No confundir frequncia de Nyquist com ritmo de Nyquist. Na figura 2.4 apresentado o diagrama de blocos de toda a cadeia de amostragem e reconstruo.

Figura 2.4 Diagrama de blocos da amostragem e reconstruo. Filtro anti-aliasing amostragem filtro reconstrutor.

Para sinais de fala com qualidade telefnica est normalizada (POTS plain old telephone service, GSM Group special mobile) uma frequncia de amostragem de 8 kHz e uma filtragem passa-banda da entre os 300 Hz e os 3300 Hz, denominada banda telefnica. A utilizao de uma frequncia de amostragem superior mnima exigida pelo teorema da amostragem justificada pela necessidade de uma banda de guarda, devida caracterstica no ideal dos filtros realizveis. 2.2 Representao discreta Como os sinais resultantes da amostragem tem valores no nulos apenas em mltiplos do perodo de amostragem Ts, estes podem ser representados com vantagens na sua verso discreta (utilizada em processamento digital de sinais) m[n], em que o ndice discreto n toma apenas valores inteiros. A amostra m[n] interpretada como a amostra n correspondente ao tempo nTs. Note-se que poder haver sinais discretos cuja origem no um sinal amostrado, interpretando-se neste apenas como a amostra n.

Converso analgico-digital

13

2.3 Quantificao Parmetros quantificados um termo usado, por exemplo em mecnica quntica, para designar o facto de muitos dos parmetros que descrevem um sistema s poderem assumir um conjunto discreto de valores, ao contrrio da dinmica clssica onde h uma gama contnua de valores. Quantificao de um sinal o processo que converte um sinal amostrado (discreto no tempo), num sinal com valores tambm discretos em amplitude (figura 2.7).

Figura 2.7 Amostragem e quantificao de sinais. O sinal analgico m(t) amostrado dando origem ao sinal m(t). A quantificao torna o sinal discreto, reconhecendo-se na figura 8 valores de quantificao. O sinal quantificado representado com durao do perodo de amostragem (amostragem e reteno).

Considerando a gama de um sinal o intervalo entre -mmax e mmax, dividida em L intervalos de quantificao j(tj<m<=tj+1) de dimenso j, a quantificao d-se pela aproximao do valor de uma amostra que pertena a determinado intervalo pelo seu representante, denominado valor de quantificao vj do intervalo. Devido aproximao que se d na quantificao, esta, ao invs da amostragem quando dentro dos limites impostos pelo teorema da amostragem,

14

Modulao de impulsos

Carlos Meneses

introduz sempre distoro. A quantificao um processo irreversvel, pois impossvel determinar, dentro do intervalo de quantificao, qual o valor de entrada m[n] que produziu o valor quantificado mq[n]. A esta distoro d-se o nome de rudo de quantificao, definido como a diferena entre o valor da amostra de entrada e o valor de quantificao:

q[n] = m[n] mq [n] .

(2.4)

De modo a ser escolhido o valor mais prximo do valor do sinal de entrada (menor rudo de quantificao), os valores de deciso tj que definem os intervalos de quantificao devem estar equidistantes dos valores de quantificao vj:

tj =

v j + v j 1 2

(2.5)

Quando os intervalos de quantificao so todos iguais, os quantificadores denominam-se de uniformes. Caso contrrio os quantificadores denominam-se de no uniformes. Denominando por V a amplitude de quantificao e por L o nmero de intervalos de quantificao, a dimenso de cada intervalo de quantificao vem, para um quantificador uniforme:
q = 2V . L

(2.6)

O valor mximo do rudo metade do valor de q . Existem dois tipos de quantificadores uniformes: midrise e midtread. Os quantificadores midrise, apresentado um exemplo para 4 intervalos na figura 2.7, incluem o 0 como valor de deciso. Nas zonas de ausncia de sinal, devido a pequenas variaes causadas por rudo, este quantificador flutuar entre os dois valores de quantificao em torno de 0 volts.

Converso analgico-digital

15

Figura 2.7 Quantificador uniforme midrise (4 intervalos).

Os quantificadores midtread, , apresentado um exemplo para 4 intervalos na figura 2.8, ao inclurem o 0 como valor de quantificao, no sofrem da flutuao nas zonas de silncio caracterstica dos quantificadores midrise. Por outro lado, como regra serem usados quantificadores com um nmero par de valores de quantificao, a sua funo entradasada torna-se no simtrica pela incluso num dos extremos de mais um valor de quantificao, ao contrrio dos quantificadores midrise, que apresentam uma funo entradasada simtrica.

Figura 2.8 Quantificador uniforme midtread (4 intervalos).

17

PCM - Modulao por cdigo de impulsos A codificao a representao, binria ou outra, da sequncia de

valores de um sinal, aps amostragem e quantificao. Normalmente os dispositivos que efectuam a amostragem, quantificao e codificao amostra-a-amostra esto integrados. Estes dispositivos necessitam de um circuito de reteno do sinal amostrado durante o tempo de converso (S&H - Sampling and Hold), como mostrado na figura 2.6. No entanto, no que diz respeito converso analgico-digital, esta ideal pois apenas existe um nmero que representa a rea quantificada do impulso de dirac por amostra. A esta codificao amostra-a-amostra d-se o nome de modulao por cdigo de impulsos (PCM Pulse Code Modulation). 3.1 Quantificao uniforme Para um quantificador uniforme de gama de quantificao entre V e V e utilizando um nmero L de valores coincidente com uma potncia de 2 de modo a optimizar o nmero R de bits de codificao por amostra, e tendo em conta a equao 2.6, o intervalo de quantificao4 dado por:

q =

2V 2V = R . L 2

(3.1)

Uma das medidas mais usadas para aferir a qualidade de codificadores a relao entre a potncia do sinal a quantificar e a potncia do rudo (SNR - signal to noise ratio) introduzido pela quantificao. Como ilustrado na figura 3.1, os valores do rudo devido quantificao podem ser considerados igualmente distribudos no intervalo de quantificao (distribuio uniforme), aproximao vlida quando se utiliza um nmero suficiente de valores de quantificao, digamos L32 (para

Assumindo quantificao midrise, sendo os clculos aproximados para quantificao midtread.

18

Codificao de Forma de Onda

Carlos Meneses

melhor visualizao o exemplo da figura 3.1 apresenta apenas 4 valores de quantificao).

Figura 3.1 Funo densidade de probabilidade do rudo de quantificao em PCM com quantificao uniforme.

A funo densidade de probabilidade do rudo , nestas condies, uniforme volta de cada valor de quantificao, sendo o valor mximo do rudo de q /2, uma vez que o valor de quantificao est a meio do respectivo intervalo. O rudo de quantificao tem mdia nula e a potncia (normalizada5) pode ser estimada como a sua varincia 2q:

1 = q f (q)dq = q
2 q 2

q / 2

q / 2

q dq =
2

12

V2 . 3 22 R

(3.2)

A potncia do rudo de quantificao aumenta com o aumento do intervalo de quantificao, ou seja com o aumento da gama de quantificao V, ou da diminuio de L ou R. Estes valores so aproximados para quantificao midtread, podendo mesmo ser inferior se o sinal conter zonas

19

de silncio de grande durao. Nestas zonas os quantificadores midrise tm rudo igual a q /2, o que para poucos bits de codificao pode ser audvel. A relao entre a potncia (normalizada3) P do sinal e a potncia (normalizada3) 2q do rudo estimada por:

SNR =
ou em decibis6:

2 q

= 3 2 2R

P , V2

(3.3)

3P SNRdB = 6,02 R + 10 log10 2 . V

(3.4)

A relao sinal rudo aumenta 6,02 dB por cada bit de codificao por amostra, sendo tambm funo da relao entre a potncia do sinal de entrada e o quadrado do valor mximo de quantificao V. Por exemplo, a um aumento da amplitude para o dobro corresponde o dobro do intervalo de quantificao corresponde uma diminuio da potncia do rudo de 0,25 ou 6,02 dB de SNR. Este resultado pode ser interpretado como a utilizao de menos 1 bit de codificao, j que no so produzidas metade das possibilidades do cdigo. O dbito binrio ou nmero de bits de codificao de cada segundo do sinal, Rb, para uma frequncia de amostragem fs vem:

Rb = R f s .

(3.5)

O aumento do nmero de bits de codificao por amostra produz um aumento do dbito binrio, evidenciando um compromisso entre o dbito binrio a relao sinal-rudo. A frequncia de amostragem deve ser o ritmo

5 6

Assumindo um sinal de tenso ou corrente sobre uma carga de 1 .


decibel (dB), definido como 10 x a relao logartmica entre duas potncias (10 log10 (P2/P1).

Cada 3 dB corresponde duplicao da relao de potncias (10 log10 (2) = 3 dB).

20

Codificao de Forma de Onda

Carlos Meneses

de Nyquist uma vez que minimiza o dbito binrio e no influncia a qualidade. A amplitude do sinal, mmax, no deve ser superior ao valor mximo de quantificao, V. Caso contrrio produz-se rudo de saturao de amplitude, deixando as equaes 3.2 a 3.4 de ser vlidas. Deste modo, a teso mxima de quantificao ter que respeitar a inequao:

V mmax .

(3.6)

Assumindo o caso ideal, ou seja, que a tenso mxima de quantificao, V, corresponde amplitude mmax do sinal de entrada, evitando assim a saturao de amplitude mas minimizando o rudo de quantificao, a equao 3.4 pode ser reescrita como,
3P SNRdB = 6,02 R + 10 log10 m2 max = 6,02 R + 10 log10 (3Pn ) .

(3.7) A SNR funo da potncia normalizada pelo quadrado da amplitude, ou seja,


Pn = P . 2 mmax

(3.8)

Na tabela 3.2 apresentam-se os valores da SNR para codificao a 8 bits por amostra e diversas potncias normalizadas do sinal de entrada. A um dbito binrio de 64 kbit/s, correspondentes codificao com 8 bits por amostra de um sinal amostrado a 8 kHz (banda telefnica), se para -3 dB de potncia normalizada, correspondente a um sinal sinusoidal (10log10(1/2)), o valor da SNR de 50 dB bastante bom, o valor de apenas 7,9 dB para uma potncia normalizada de -45 dB, possvel de ser encontrado em alguns troos de sinais de fala, inaceitvel. Para garantir

21

um valor mnimo da SNR de aproximadamente 32 dB nesta situao, seria necessrio aumentar 24 dB na SNR, ou seja utilizar mais 4 bits de codificao por amostra, resultando num dbito binrio de 96 kbit/s, valor demasiado elevado na maioria das aplicaes com sinais de fala.
Pn dB -45 -35 -25 -20 -15 -10 -4,77 -3 0

Entrada

SNR dB
7,9 17,9 27,9 32,9 37,9 42,9 48,2 49,9 52,9

Triangular ou distribuio uniforme sinusoidal quadrada

Tabela 3.2 Valores da SNR de quantificao, funo da potncia normalizada do sinal. R=8 bits, correspondente a 64 kbit/s para sinais amostrados a 8 kHz. Por cada bit adicional de codificao a SNR aumenta 6,02 dB.

Para alm de aumentar o dbito binrio a melhoria da qualidade atravs do aumento do nmero de bits por amostra tem dois limites. Um deles prende-se com a complexidade dos conversores, que duplica o nmero de intervalos por cada bit de codificao (e.g., para R=16, existem

2^16=65536 intervalos). O outro prende-se com o valor muito pequeno a


descriminar, a que corresponde metade de q (e.g., para R=16 bit/amostra e V=1 V, q/2=2-17= 15 V, que se pode confundir com o rudo trmico nos sistemas electrnicos).

22

Codificao de Forma de Onda

Carlos Meneses

Exerccios resolvidos 1. Produza quantificadores midtread e midrise com 8 intervalos de quantificao uniformes, para quantificar sinais at 1 V. Defina um cdigo numrico sequencial do valor mais baixo para o mais elevado. Resoluo: i. Utilizando a equao 2.6, o intervalo de quantificao q =2/8=250 mV. ii. Os valores de quantificao em midtread incluem o valor 0 V, somando e subtraindo desde a q, no ultrapassando as tenses mximas 1 V. iii. Os valores de deciso encontram-se a meio dos valores de quantificao, com excepo dos extremos cujos valores so . iv. Os valores de deciso em midrise incluem o 0 V, somando e subtraindo desde a q. nunca ultrapassando as tenses mximas 1 V, com excepo dos extremos cujos valores so . v. Os valores de quantificao encontram-se a meio dos valores de quantificao. vi. Numera-se cada valor de quantificao, sequencialmente, do valor mais baixo para o mais elevado.
Quantificao midtread Valores de Valores de deciso quantificao 1 0,875 0,75 0,625 0,5 0,375 0,25 0,125 0 -0,125 -0,25 -0,375 -0,5 -0,625 -0,75 - Quantificao midrise Valores de Valores de deciso quantificao 0,875 0,75 0,625 0,5 0,375 0,25 0,125 0 -0,125 -0,25 -0,375 -0,5 -0,625 -0,75 -0,875 - Cdigo dec/bin 7 (111) 6 (110) 5 (101) 4 (100) 3 (011) 2 (010) 1 (001) 0 (000)

23

2. Utilize o quantificador midrise e consequente codificador PCM do exerccio n 1 para quantificar um sinal sinusoidal de amplitude 1 V e frequncia de 1300 Hz (sin(21300t)), amostrado com 8000 amostras por segundo (8 kHz). Represente as 8 primeiras amostras e a respectiva sequncia binria transmitida. Calcule a potncia do rudo e a relao sinal-rudo de quantificao. Calcule o dbito binrio. Resoluo: i. A amostra de ordem n corresponde a substituir no sinal t por nTs 1300 m[n] = sin(2 1300t ) t = nT = sin 2 n s 8000 ii. Para cada amostra verifica-se em que intervalo do quantificador esta recai (tabela do exerccio 1) e o respectivo cdigo.
Amostra Amostragem n 0 1 2 3 4 5 6 7 m[n] 0,000 0,853 0,891 0,078 -0,809 -0,924 -0,156 0,760 Quantificao mq[n] -0,125 0,875 0,875 0,125 -0,875 -0,875 -0,125 0,875 q[n] 0,125 -0,022 0,016 -0,047 0,066 -0,049 -0,031 -0,115 Codificao decimal 3 7 7 4 0 0 3 7 binrio 011 111 111 100 000 000 011 111

iii.

A sequncia binria a ser transmitida corresponde concatenao por ordem temporal dos cdigos em binrio: 011111111100000000011111 m2 iv. A potncia do sinal dada por P = max = 0,5 W. Utilizando a equao 2 2q 2 = = 0,0052 W, pelo que a 3.2 o rudo de quantificao vem q 12 P SNRdB = 10 log10 2 = 19,82 dB. q v. O mesmo valor pode ser obtido atravs da equao 3.4 3 0,5 3P SNRdB = 6,02 R + 10 log10 2 = 6,02 3 + 10 log10 2 = 19,82 dB. V 1 vi. O Dbito binrio de (equao 3.5) Rb = fsxR = 8000x3 = 24 kbit/s.

24

Codificao de Forma de Onda

Carlos Meneses

Exerccios propostos

1. Suponha um sinal com largura de banda de 10 kHz e amplitude mxima de 10 V. a) Qual a frequncia mnima para amostragem deste sinal sem erro? b) Calcule os valores de quantificao e os valores de deciso para um quantificador uniforme midtread que permita codificar o sinal em PCM com um dbito binrio total de 40 kbit/s; c) Calcule a SNR de quantificao nas condies da alnea anterior, assumindo uma sinuside como sinal de entrada. 2. Suponha um sinal com uma distribuio de amplitudes uniforme entre 1 e +1 V. A largura de banda do sinal de 5 kHz. a) Qual a frequncia mnima para amostragem deste sinal sem erro? b) Calcule os valores de quantificao e os valores de deciso para um quantificador midrise que permita codificar o sinal em PCM uniforme com um dbito binrio de 20 kbit/s; c) Calcule a SNR de quantificao nas condies da alnea anterior; 3. Suponha um sinal de entrada com 15 kHz de largura de banda, amplitude 1 V e potncia de 1/500 W. a) Quantos bits (aproximadamente) so necessrios para quantificar este sinal com 38,16 dB de relao sinal-rudo em PCM uniforme? b) Qual o dbito binrio desta codificao? 4. Suponha um sinal com uma distribuio uniforme entre -1 e +1 V. A largura de banda do sinal de 4 kHz e pretende-se um dbito binrio mximo de 56 kbit/s. Admita que a auto-correlao normalizada de 1 ordem de 0,9. a) Calcule a potncia do sinal, bem como a sua varincia; b) Determine a SNR de um codificador PCM uniforme com este sinal; 5. Suponha um sinal com mdia 0 V e varincia 2 W, tendo uma largura de banda de 5 kHz. a) Determine o valor do intervalo de quantificao se este sinal for codificado em PCM uniforme com um dbito binrio de 60 kbit/s, com uma SNR de 29,92 dB. b) Qual o valor do valor mximo de quantificao?

25

6. Suponha um sinal com uma distribuio gaussiana de mdia 1 V e varincia 2,25 W, aplicado entrada de um quantificador uniforme cuja excurso varia entre -3,5 e 5,5 V e cujo intervalo de quantificao de 35,16 mV. a) Calcule a potncia do sinal; b) Qual a potncia do rudo de quantificao? Est a fazer alguma aproximao? c) Determine a relao sinal/rudo de quantificao com este sinal; d) Qual o dbito binrio deste codificador, sabendo que a largura de banda do sinal de 2 kHz?

Solues
1. a) fs=20 kHz; b) Valores de quantificao [-10 -5 0 5] V Valores de deciso [ -5 -2,5 2,5 ] V; c) SNR=13,8 dB 2. a) fs=10 kHz; b) b) Valores de quantificao [-0,75 -0,25 0,25 0,75] V Valores de deciso [ -0,5 0 0,5 ] V; c) SNR=12,04 dB;

3. a) R=10 bit/amostra; b) Rb=300 kbit/s;


2 = 0,33(3) W; b) SNR=42,14 dB; 4. a) P = m

5.

a) q=0,156 V; b) V=5 V;

2 6. a) P=3,25 W; b) q = 103 W. Sim, no se leva em conta alguma

saturao do quantificador; c) SNR=45 dB; d) Rb=32 kbit/s.

Bibliografia
A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Janet C. Rutledge, Communications and Systems, 4 th Ed., McGrawHill, 2001. S. Haykin, Michel Moher, Communication Systems, 5th Ed., Willey, 2009.

Anda mungkin juga menyukai