Anda di halaman 1dari 6

07/09/2013

Administrao de Materiais MPE-GO-

Aula 1
pro99020@hotmail.com Alex.lopes@agu.gov.br Grupo Yahoo Discusso e Arquivos Entrar no grupo: professor-alexsubscribe@yahoogrupos.com.br Site: http://groups.yahoo.com/group/professor-alex

Logstica / Supply Chain Managment e Administrao de Materiais

Alex Diniz Lopes

23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Gesto da Cadeia de Suprimentos


Fluxo dominante de informaes de demanda e projeto Fluxo dominante de produtos e servios
Fornecedores
S E G M E N T O n S E G M E N T O 2 S E G M E N T O 1

Logstica
Origem do nome

(5 min)

Empresa

Consumidores
S E G M E N T O 1 S E G M E N T O 2 S E G M E N T O n

Dicionrio Aurlio (francs )Logistique "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realizao de: projeto e desenvolvimento, obteno, armazenamento, transporte, distribuio, reparao, manuteno e evacuao de material para fins operativos ou administrativos.
4

Fornecimento Fsico

Planejamento e Controle da Produo

Distribuio Fsica

Atividades da Gesto da Cadeia de Suprimentos

16:1 23:04 0

Logstica

Histrico
At o fim da Segunda Guerra Mundial a Logstica esteve associada apenas s atividades militares. Aps os anos 80: Revoluo Logstica Globalizao Ti aplicada administrao

Definio

Logstica

Pela definio do Council of Logistics Management

"Logstica a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que: planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econmico de matrias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informaes a eles relativas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes
23:04 6

07/09/2013

Logstica / Administrao de Materiais

Administrao de Materiais- Conceitos


Material: todas as coisas contabilizveis que entram como elementos constitudos ou constituintes na linha de atividade de uma empresa. IN205/88 e Dec 99658/90: DESIGNAO GENRICA DE EQUIPAMENTOS, COMPONENTES, SOBRESSALENTES, ACESSRIOS, VECULOS EM GERAL, MATRIAS-PRIMAS E OUTROS ITENS EMPREGADOS OU PASSVEIS DE EMPREGO NAS ATIVIDADES DAS ORGANIZAES PBLICAS, INDEPENDENTE DE QUALQUER FATOR, BEM COMO, AQUELE ORIUNDO DE DEMOLIO OU DESMONTAGEM, APARAS, ACONDICIONAMENTOS, EMBALAGENS E RESDUOS ECONOMICAMENTE APROVEITVEIS.

23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Administrao de Materiais: planejamento, coordenao, direo e controle de todas as atividades ligadas aquisio de materiais para a formao de estoques, desde o momento de sua concepo at seu consumo final.

A amplitude da Administrao de Materiais


Atividades tpicas: Cadastramento Visa cadastrar os materiais necessrios manuteno e ao desenvolvimento da empresa. Gesto Visa gerenciar os estoques por meio de tcnicas que permitam manter o equilbrio com o consumo. Compras Tem por finalidade suprir as necessidades da empresa mediante a aquisio de materiais e/ou servios.

A amplitude da Administrao de Materiais


Atividades tpicas: Recebimento Visa garantir o rpido desembarao dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na poca certa, ao preo contratado e na qualidade especificada nas encomendas. Almoxarifado Visa garantir a fiel guarda dos materiais adquiridos pela empresa. Inventrio fsico Visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do Almoxarifado.

Logstica / Supply Chain Managment Reflexos do Mau Gerenciamento Peridicas e grandes dilataes dos prazos de entrega para os produtos acabados e dos tempos de reposio de matria-prima; Excesso de Estoques; Falta de espao para armazenagem; Produo com paradas freqentes por falta de material; Baixa rotao dos estoques, Alto ndice de Obsolescncia;

Dilema dos estoques Trade- off


Por um lado desejamos reduzir os estoques, pois: 1) Custo do capital parado 2)Reduo do custo de manuteno/seguros de estoques 3) Menor risco de obsolescncia 4) Menor necessidade de espao fsico CUSTO FIXO 5)Menor risco de segurana do armazm Por outro lado, precisamos manter os estoques: 1)Atendimento de incertezas 2) Restries da capacidade produtiva e demanda 3)Nvel de servio ao cliente 4) Reduo de custo de transporte (externo e interno)

23:04

12

Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

07/09/2013

Classificao de Materiais -Conceitos


A classificao de materiais o processo de aglutinao de materiais por caractersticas semelhantes. O sucesso no gerenciamento de estoques depende, em grande parte, de bem classificar os materiais da empresa. Dependendo da situao, serve tambm de processo de seleo para identificar e decidir prioridades.
1. 2.

Classificao de Materiais- Tipos de classificao-

1-Por tipo de demanda


MATERIAIS DE ESTOQUES: So materiais que devem existir em estoques para futuras aplicaes. a) Quanto aplicao: - Materiais produtivos: material ligado ao processo de fabricao. - Matrias primas: materiais bsicos e insumos que constituem os itens iniciais. -Produtos em fabricao: so os materiais que esto sendo processados ao longo do processo produtivo. Produtos acabados: produtos j prontos. - Materiais de manuteno: materiais aplicados em manuteno - Materiais improdutivos: materiais no incorporados ao produto. -Materiais de consumo geral: materiais de consumo, aplicados em diversos setores da empresa. . MATERIAIS NO DE ESTOQUE - So materiais de demanda imprevisvel para os quais no so definidos parmetros para o ressuprimento. So utilizados iediatamente. Estes so utilizados imediatamente.

Classificao de Materiais Tipos de classificao 2- Pela Durabilidade


A) MATERIAL DE CONSUMO AQUELE QUE, EM RAZO DE SEU USO CORRENTE E DA DEFINIO DA LEI N. 4.320/64 , PERDE NORMALMENTE SUA IDENTIDADE FSICA E / OU TEM SUA UTILIZAO LIMITADA A DOIS ANOS; B) MATERIAL PERMANENTE AQUELE QUE, EM RAZO DO SEU USO CORRENTE , NO PERDE A SUA IDENTIDADE FSICA E / OU TEM UMA DURABILIDADE SUPERIOR A DOIS ANOS.

Classificao de Materiais Tipos de classificao 4- Materiais Inservveis


A) OCIOSO: EMBORA EM PERFEITAS CONDIES DE USO , NO ESTIVER SENDO APROVEITADO. B) RECUPERVEL : QUANDO SUA RECUPERAO FOR POSSVEL E ORAR, NO MXIMO A 50% DE SEU VALOR DE MERCADO. C) ANTIECONMICO : QUANDO SUA MANUTENO FOR ONEROSA, OU SEU RENDIMENTO PRECRIO , EM VIRTUDE DE USO PROLONGADO , DESGASTE PREMATURO OU OBSOLETISMO. D) IRRECUPERVEL : QUANDO NO MAIS PUDER SER UTILIZADO PARA O FIM A QUE SE DESTINA DEVIDO A PERDA DE SUAS CARACTERSTICAS OU EM RAZO DA INVIABILIDADE ECONMICA DE SUA RECUPERAO.

3- Pela Requisio
A)ITENS ATIVOS: CONSIDERAM-SE ITENS ATIVOS - AQUELES REQUISITADOS REGULARMENTE EM UM DADO PERODO ESTIPULADO PELO RGO OU ENTIDADE. B)ITENS INATIVOS: CONSIDERAM-SE ITENS INATIVOS - AQUELES NO MOVIMENTADOS EM UM CERTO PERODO ESTIPULADO PELO RGO OU ENTIDADE E COMPROVADAMENTE DESNECESSRIOS PARA UTILIZAO NESTES.

5- Classificao ABC
Processo de categorizao de Pareto, baseado em algum critrio relevante para a priorizao dos esforos de gerenciamento. Critrio usualmente mais utilizado: consumo mdio do item multiplicado pelo seu custo de reposio. A partir do ranking destes itens, estratifica-se trs categorias considerando a percentagem acumulada.
23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Modelo ABC
Classe A Classe B Classe C
23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Itens Prioritrios: Materiais valiosssimos devido importncia econmica (VIP) Itens Intermedirios: Ainda so economicamente preciosos, cuidados medianos Itens Secundrios: Menor impacto econmico, menor esforo em sua administrao
18

17

07/09/2013

Conceito de Curva ABC


Curva de Pareto ou curva ABC ou curva 80-20
100

Metodologia de Classificao ABC


Pode-se elaborar a Classificao ABC por demanda valorizada:
Calcula-se a demanda valorizada de cada item, multiplicando-se o valor da demanda pelo custo unitrio do item; Colocam-se os itens em ordem decrescente de valor de demanda valorizada; Calcula-se a demanda valorizada total dos itens;
100

% acumulada de valor de uso

90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Regio A
25

Regio B
50

Regio C
75

itens (%)

Poucos Itens importantes


23:04

Importncia mdia

Muitos itens menos importantes


19

Calculam-se as percentagens da demanda valorizada de cada item em relao a demanda valorizada total, podendose calcular tambm as percentagens acumuladas; Em funo dos critrios de decises, estabelecem-se as classes A, B e C (ou quantas quisermos). Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com
20

Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Exemplo Classificao ABC

Exemplo Classificao ABC

Classificao ABC

21
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

22

CURVA ABC

3)Adm. De Materiais -Previso DEMANDA


Clientes Transportes

FREQNCIAS (%) ACUMULADAS

100%

Expedio Sinal de Demanda

C
ITENS

Identificar o Fornecedor

Armazenagem do Produto Acabado

CARACTERSTICAS DO SISTEMA DE CLASSIFICAO ABC*


GRUPOS QUANTIDADE (% de itens) 10 -20 % VALOR DE (% de $) 70-80% GRAU DE CONTROLE rgido TIPOS DE REGISTRO completo rigoroso ESTOQUE DE SEGURANA baixo PROCEDIMENTOS DE PEDIDO cuidadoso, rigoroso; revises freqentes moderado pedidos normais; algum acompanhamento grande pedidos peridicos; suprimento para longo prazo
*ADMINISTRAO DA PRODUO - JOSEPH MONKS

itens A itens B itens C

Comprar Materiais

Movimentao Interna

30 - 40%

15 - 20%

normal

completo rigoroso

40 - 50%

5 - 10%

simples

simplificado

Transportar 23:04

Recebimento de Armazenagem 24
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

07/09/2013

Componentes de Demanda
O perfil de demanda influencia na escolha do mtodo de gesto da demanda.
Vendas

Perfil das vendas


ciclicidade projetada no futuro

ciclicidade no passado

tendncia no passado

tendncia projetada no futuro

Passado
23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Hoje

Futuro

25
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

PREVISO DA DEMANDA

Tcnicas Mais comuns de previso de Demanda


ltimo Perodo Mdia Simples Mdia Mvel Simples Media Movel Ponderada Media Movel Exponencial Adota-se como previso a venda real do ultimo perodo alscutado. Mdia de TODOS dados passados. Um perodo de tempo, contendo uma quantidade de dados pontuais, tem sua mdia calculada dividindo-se a soma dos valores pontuais pelo nmero total de pontos Dados pontuais mais recentes tm maior peso.

23:04

Uma previso uma afirmativa ou inferncia sobre o futuro, usualmente baseada em informao histrica.
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Amortizao ou ajustamento exponencial

27

Tcnicas para Mdia: Mdia Mvel


Perodo Demanda Janeiro 60 Fevereiro Maro 50 45 Abril 50 Maio Junho 45 70

MDIA MVEL PONDERADA


Ms Demanda Real (1.000 Unid.) 10 12 15 14 Peso Peso 1 caso 2 caso 0,0 0,2 0,3 0,5 0 2 3 5

Julho

60
Junho Julho Agosto Setembro

Previses para Julho

Previso para Agosto

1 caso: Temos: (12x0,2) + (15x0,3) + (14x0,5) = 13,9 A soma dos pesos deve ser igual a 1. Alternativa: ponderar os perodos com pesos maiores para os mais recentes (50%, 30%, 20%: Julho = 58,50)
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

2 caso: Temos: ((12x2) + (15x3) + (14x5))/10 = 13,9


29

23:04

07/09/2013

Administrao de Materiais: COMPRAS


Clientes Transportes

Compras- conceito
Compras pode ser conceituada como a atividade de procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessrio, a um preo justo, para o funcionamento, a manuteno ou a ampliao da empresa.

Expedio Sinal de Demanda

Identificar o Fornecedor

Armazenagem do Produto Acabado

Comprar Materiais

Movimentao Interna

Transportar 23:04

Recebimento de Armazenagem 31
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Objetivo de Compras
Fluxo contnuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produo, evitando interrupes; Coordenar fluxo de maneira que seja aplicado um mnimo de investimento Comprar materiais e insumos aos menores preos, obedecendo padres de quantidade e qualidade definidos; Procurar sempre dentro de uma negociao justa as melhores condies para a empresa.
23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Etapas (CICLO) do processo de compras


O ato de comprar inclui as seguintes etapas: 1. Determinao do que, de quanto e de quando comprar; 2. Estudo dos fornecedores e verificao de sua capacidade tcnica, relacionando-os para consulta; 3. Promoo da concorrncia, para a seleo do fornecedor; 4. Fechamento do pedido, fornecimento ou contrato; mediante autorizao do

5. Acompanhamento ativo durante o perodo entre o pedido e a entrega; 6. Encerramento do processo, aps o recebimento do material, controle da qualidade e da quantidade
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

33

23:04

34

O processo de compras Atribuies e funes bsicas


Pedido de Compra Processamento de Compra Cadastro de Fornecedores

Caractersticas (PERFIL) de um bom negociador


Ver a negociao como um processo contnuo, no qual nenhum item imutvel, mesmo fechado o acordo e assinado o contrato; Ter mente aberta; Estar alerta para suas necessidades pessoais e de seu negcio; Ser flexvel ; Desenvolver alternativas criativas ; Ser cooperativo ; Ser competitivo;
23:04
Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com

Negociao

Julgamento

Concorrncia

Adjudicao do Pedido

Diligenciamento (Follow-up)

Recebimento

Figura : Amplitude da compra (VIANA, 2006)

36

Anda mungkin juga menyukai