Anda di halaman 1dari 12

EXERCCIOS

DIODOS SEMICONDUTORES; APLICAES; TRANSISTORES DE JUNO BIPOLAR (TEORIA E POLARIZAO); TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO (TEORIA E POLARIZAO); FONTES DE POTNCIA-REGULADORES;

[Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo um apanhado geral do contedo do documento. Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo um apanhado geral do contedo do documento.]

12/11/2011

PARTE 1: DIODOS SEMI CONDUTORES


1) Desenhe a estrutura de um diodo semicondutor npn, incluindo os materiais semicondutores dos quais formado, e explique o princpio de funcionamento. 2) Cite os principais aspectos positivos e negativos dos diodo de Ge e de Si. 3) Associe os diferentes modelos equivalentes de diodo e o grfico tenso ( VD) versus corrente (ID) respectivo. Explique o motiva da sua escolha. D

NOTA: o smbolo ideal.

representa o diodo real, enquanto que o smbolo

, o diodo

(a)

( )

(b)

( )

(c)

( )

(d)

( )

4) Dada a caracterstica VDxID ao lado, calcule as resistncias CC e CA para ID=2mA e ID=25mA. Calcule tambm a resistncia mdia para os limites de operao destacados no grfico ao lado.

5) Faa o download da folha de dados do diodo de sinal 1N4148 e, com base nela, desenhe a forma de onda da corrente no diodo para o circuito abaixo considerando o tempo de recuperao reversa. Para operao em +65, qual a queda de tenso direta?

6) Assim como nos transistores, tambm possvel traar a reta de carga para os diodos, especificando o ponto de operao deste no circuito em questo. Para o circuito abaixo, determine o ponto de operao ou quiescente e os pontos de interseco da reta de carga com o eixo das ordenadas e da abscissa.

7) Para o circuito abaixo, desenhe as formas de onda da tenso V2 e da corrente I do diodo (considere uma queda tenso de 0,7V no diodo)

8) Para o circuito ao lado, determine os valor das correntes I1, I2 e ID2.

9) Para os circuitos abaixo, calcule os valores da tenso de sada Vo, considerando a queda de tenso tpica de um diodo de silcio?

10) Para o circuito da figura ao lado, a corrente sobre o resistor R possui um valor mdio de 3,18A. Calcule o valor desta resistncia considerando que o diodo possui uma queda de tenso direta de 0,7V.

11) Calcule a tenso mdia de vo, assumindo uma queda de tenso direta de 0,7V nos diodos.

12) D um exemplo de um circuito ceifador srie e de um paralelo. 13) Para o circuito da figura abaixo, obtenha a forma de onda da tenso vo.

14) Desenhe as formas de onda de iR e vo para o circuito abaixo.

15) Obtenha a forma de onda da tenso de sada vo para |V2|<|V1|<|Vm|.

16) Para os circuitos abaixo, desenhe a forma de onda da tenso de sada vo. Qual a frequncia mxima do sinal vi, para a qual o sinal ainda pode ser reproduzido com certa fidelidade na sada?

17) Projete o circuito que, dada a entrada vi, resulte na forma de onda vo.

18) Para o circuito ao lado, determine o valor das correntes e tenses destacadas em azul para RL=180 e RL=470. a. Determine o valor de RL que resulta na mxima potncia dissipada pelo diodo Zener. b. Qual o valor mnimo de RL para garantir o diodo na condio ON ?

19) Projete o circuito ao lado para manter a carga RL numa tenso de 12V, para uma variao de IL de 0 a 200mA., ou seja, determine RS e VZ.

20) Para o circuito ao lado, projete RS e IZM para manter a tenso de sobre a carga de 1k regulada em 20V.

PARTE 2: TRANSISTORES DE JUNO BIPOLAR (TJB)


1) Num TJB, como as junes devem estar polarizadas para a operao adequada do transistor? 2) Num TJB, qual das correntes sempre maior em magnitude? Qual sempre a menor? Quais as correntes so sempre as mais prximas e qual a relao entre elas?

3) Para um TJB, reconhea quais as variveis eltricas (VBE, VCE, VCB, IE, IB, IC) associadas a cada um dos eixos, traos e as regies de operao do transistor.

4) Defina com suas palavras o significado do termo Ponto de Operao ou Ponto Quiescente.

5) Para o circuito ao lado, determine: a. IBQ e ICQ. b. VCEQ. c. VB e VC. d. VBC. e. A corrente de saturao.

6) Para o circuito ao lado, determine RC, RE, R1 e R2 para obter o ponto de operao desejado.

7) Um TJB pode ser utilizado para funcionar como chave, ou seja, o ponto de operao vai do corte saturao dependendo do sinal de entrada. Para o circuito ao lado (a corrente de saturao do coletor dada por ICsat=10mA): a. Determine os valores de RB e RC para garantir operao como chave. b. Desenhe as forma de onda da tenso VC.

8) Para o circuito ao lado, determine: a. IC. b. VCC. c. . d. RB. e. A corrente de saturao ICsat.

9) Dada a caracterstica VCExIC da Figura 1 do TJB utilizado no circuito ao lado: a. Desenhe a reta de carga na caracterstica VCExIC. b. Projete RB de modo que IB=30A e VCEQ=12V. a. Nestas condies, qual o valor da corrente de saturao ICQsat ? b. Qual o valor do ganho de corrente nestas condies? c. Qual a potncia CC dissipada? d.

10) Considere um TJB cuja caracterstica VCExIC mostrada na Figura 1. Se este transistor for utilizado num circuito com polarizao do emissor e o ponto quiescente definido como sendo ICQ=4mA e VCEQ=10V, determine: a. RC se VCC=24V e RE=1,2k. b. . c. RB. d. A potncia dissipada no transistor. e. A potncia dissipada no resistor RC.

Figura 1

11) Para as configuraes abaixo determine os valores dos parmetros e variveis destacadas em azul.

12) Determine as variveis eltricas destacadas no circuito ao lado.

PARTE 3: TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO (FET)


1) Associe as diferentes simbologias FETs com a principal caracterstica associada a ela.

FONTES DE POTNCIA
Equaes Propriedade de sinais

CARACTERSTICA QUE DETERMINA SIMBOLOGIA

SIMBOLO

Nvel CC de um sinal na sada de um retificador de meia-onda Valor RMS de um sinal na sada de um retificador de meia-onda Nvel CC de um sinal na sada de um retificador de onda completa Valor RMS de um sinal na sada de um retificador de onda completa Ripple Regulao de tenso Filtro-C (Idc a corrente de carga) Tenso RMS de ripple (Idc[mA], C[uF], RL[k]) Tenso Vr de pico Tenso mdia CC (Idc[mA], C[uF]) Filtro-RC

Vdc=0,318Vm VRMS=0,385Vm Vdc=0,636Vm VRMS=0,308Vm r=Vr(rms)/Vdcx100% (tenso s/ carga- Tenso c/ carga)/ Tenso c/ carga Vr(RMS)=2,4Idc/C=2,4Vdc/(RLC) Vr(pico)= 4,17Idc/C Vdc=Vm-4,17Idc/C

1) No diagrama esquemtico de uma fonte CA-CC mostrado abaixo, nomeie cada um dos blocos.

2) Dada uma forma de onda, descreva um mtodo prtico de se determinar o valor do seu ripple. 3) Projete o transformador (relao de transformao) e o capacitor de filtro de uma fonte CC para uma carga RL=10. A tenso de entrada de 120VRMS. Deseja-se uma tenso de sada de +12V e um ripple menor que 2%. 4)

Anda mungkin juga menyukai