Anda di halaman 1dari 7

13 comportamento

14 projetos

17 voluntariado

18 internet

20 voz da experincia

Impor limites promove Cristolndia no amadurecimento caminho das pedras


O pior erro no reconhecer a importncia de se impor regras na vida da criana. psicloga Carla Moura e a psicopedagoga Luizette Azeredo. Cracolndia: o que tem sido feito pelos cristo diante disto? Um projeto vem atraindo o olhar da sociedade brasileira: a Misso Batista Cristolndia.

mundo melhor comea em mim


A artista plstica e artes Cludia Ferreira dedica algumas horas de sua semana ao trabalho voluntrio no Programa Mais Educao.

quem est com seus filhos?


Crianas so inexperientes e imaturas e no tm condies de avaliar as informaes via web a que esto expostas diariamente.

Professora Isis comearia de novo


Quem trabalha feliz percebe um sentido maior na atividade que realiza. A Prof. Isis Maria Azevedo Gonalves confirma isso.

www.revistaaltavoz.com.br 28 9955-2112 Jornalista responsvel:

Anete Lacerda
MTB 355-86

Projeto grfico: Diagramao: Robson Bahiense Tambarotti

11 de outubro 2013

entrevista 10
A Revista Alta Voz nasce para discutir assuntos que impactam, positiva ou negativamente, a vida na sociedade contempornea.

so de drogas, violncia, vida crist e a necessidade de estabelecer limites so alguns dos temas que sero abordados em nossas pginas.

A Revista Alta Voz/HojeES abre espao para pessoas de todas as classes sociais que ajudam a mudar a comunidade em que vivem atravs de prticas sustentveis, ou tm histrias que merecem ser compartilhadas. Em nossa estreia, entrevista com o Pastor Jos Alves Sobrinho, da Assembleia de Deus Ministrio Hebrom, que aborda, entre outras coisas polmicas, que a igreja voltou ao tempo das indulgncias. A psicloga Carla Moura e a psicopedagoga Luizette Azeredo discutem a falta de limites na educao e suas consequncias na sociedade. Tatielly Bonan, tambm psicloga, reflete sobre o uso das novas tecnologias e dos riscos que isso representa para as crianas. A professora Isis Azevedo a nossa Voz da Experincia. Os batistas brasileiros apresentam a Cristolndia, iniciativa que pode ser considerada modesta por alguns, mas j resgatou das cracolndias centenas de viciados moradores de rua. possvel mudar o mundo. Mas no d para continuarmos esperando que as mudanas que queremos comecem no outro. Est disposto a dar o primeiro passo? Boa leitura, em Alta Voz!

Ministrio pastoral exerccio de amor

Jornalista Anete Lacerda

10
ENTREVISTA

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

www.hojees.com

www.hojees.com
comunidade, mas mentiram e morreram. A moral de Ananias estava comprometida. Mentiu para todos. E ningum precisa falar para o pastor saber. Deus fala para ele. Pedro entendeu o comportamento e os repreendeu duramente e eles morreram ali. A igreja est to religiosa que tem o costume de vir ao templo. Tanto que tem gente que diz que entrou na igreja mal e saiu pior. Est faltando igreja voltar ao propsito para a qual foi chamada. ofertar. Mas a ela estar em condies de fazer isso. Quanto uno pastoral, a bblia diz que pelos frutos se conhece a rvore. A partir do momento que minha postura no de misericrdia, que no tomo o lugar do outro, rolo com o outro na lama quando ele est mal e coloco o indivduo pecaminoso de p, sem fazer acepo de pessoas, no h uno. O pastor vai demonstrar que quanto mais uno tiver, vai ser mais humano. Quer maior exemplo de santidade e uno que Jesus, que frequentou todo o ambiente onde havia pessoas. Ele comeu com os pobres, falou com os pobres e viveu no meio dos pobres. Se os pastores esto indiferentes aos pobres, no h uno.

11
ENTREVISTA
o bom pastor, e que o bom pastor d a vida pelas ovelhas. O ladro v o lobo e corre. So os mercenrios. Eles entram pela janela, desfilam pelos plpitos das igrejas e vo embora. Eu sou totalmente contra esse tipo de pessoas. O que o senhor diria para as pessoas que esto desencantadas com a igreja? Infelizmente nos ltimos dias estamos vivendo momentos tenebrosos. As pessoas esto acostumadas a conviver com coisas e o Reino de Deus no comida nem bebida. O reino dos cus paz na alma. A bblia diz que entrariam falsos mestres ensinando contra a doutrina. Muita gente entende a doutrina como um apanhado de usos e costumes, e a doutrina no isso. A doutrina a base fundamental do evangelho para salvao dos pecadores. Jesus disse que onde houver dois ou trs reunidos em seu nome ele estaria. Voc a igreja. Acredite e no oua os mercenrios.

Ministrio pastoral exerccio de amor


Ao primeiro olhar o corpo mido e a fala mansa sugerem fragilidade, mas s primeiras palavras o homem firme e convicto de seu ministrio se apresenta.
te chamado, fala tambm de f e poltica e diz que no se candidataria a nenhum cargo eletivo. Se fizesse isso deixaria imediatamente de ser presidente da igreja. Mas deixa claro no far porque tem um sacerdcio recebido de Deus. Deus no mandou que os pastores fossem polticos, mandou que fossem cuidar de ovelhas. Corajosamente discorda da explorao financeira incentivada dos plpitos. A explorao praticada por indivduos que trazem um padro social, para impactar, aparecer, impostam suas vozes e se passam por verdadeiros anjos, mas na realidade so ladres. Diz que voltamos ao tempo das indulgncias. tempo de uma nova reforma. Veja o que mais pensa esse Pastor com 32 anos de pastorado, de posies bastante firmes sobre o rumo da igreja nos dias atuais. O que o ministrio pastoral significa para o senhor? Depois da minha salvao e da minha famlia, o Ministrio Pastoral a coisa mais importante de minha vida porque o fato de poder chegar s pessoas, conversar com elas e ter de Deus a autorizao para abeno-las o cumprimento do propsito divino em minha vida. O que o senhor diria para as pessoas que querem trocar beno por dinheiro ou vo igreja apenas em busca de prosperidade financeira? Eu mostro e revelo para eles a Bblia. As pessoas esto acostumadas a conviver com coisas e o Reino de Deus no comida nem bebida. O reino dos cus paz na alma A igreja contempornea tem produzido bons frutos? Ela tem sido mais religiosa que igreja. A igreja , desde o princpio, comunitria, como cita o captulo 4 de Atos, do versculo 42 em diante. Todos estavam reunidos e tudo era comum. E a apareceu um crente e sua esposa contemporneos. Ananias e sua esposa mentiram, queriam dizer que tinham o mesmo comportamento daquela

Teologia da prosperidade e uno pastoral. O que o senhor diz sobre isso?


Fatos como explorao financeira em nome de Deus me causam grande dor. Hoje a igreja vive sobre ameaa, se voc no der voc vai para o inferno, estabelecem cotas. Estamos vivendo novamente a poca das indulgncias. Precisamos de uma nova reforma na igreja. Que se levante algum que tenha coragem para dizer. Com a entrada do capitalismo americano, algumas igrejas se americanizaram. No tenho nada contra os meus irmos norte-americanos. Algumas escolas teolgicas ensinam isso, que vale quem tem. S a palavra de Deus transforma as pessoas. E tem gente desavisada ou hipcrita que ignora a viva e o rfo. doloroso ver uma viva dar o dinheiro que tem, nem precisa ser dzimo, pode ser oferta. Eu penso na famlia em casa, no filho, no parente que est precisando. A pessoa vem a p e s vezes tira-se o nico R$ 2,00 que ela tem. Para mim pode ser pouco, mas para ela pode ser tudo. Eu sempre oro para que a pessoa seja abenoada. Quando for abenoada, se ela quiser voluntariamente, pode

Ento a igreja se descaracterizou?


Estamos vivendo a poca das manifestaes, tem um brado forte nesse pas e est na hora de fazermos manifestaes antiensinos contra a bblia dentro da igreja, porque h ensino contra a bblia nas igrejas, h interpretaes que desviam o sentido do que foi escrito. Para eu afirmar uma palavra e ela ser verdadeira, ela tem que ser vista em vrios contextos, ver o texto, o pr-texto para eu poder trazer s ovelhas. Muitos pregadores isolam um versculo e lanam sobre o povo, que no familiarizado a ler a bblia, ou quando l no entende, e a esse indivduo traz um padro social, para impactar, aparecer, impostam suas vozes e se passam por verdadeiros anjos, mas na realidade so ladres. Falo isso com toda a certeza porque em Joo Captulo 10 Jesus diz que

Que mensagem deixaria para a igreja?


O que vou dizer ouvi de um pregador. Pastores, no batam na igreja porque vocs no so o noivo, so funcionrios do noivo, no machuquem a igreja, porque o noivo tem cime dela, a igreja a noiva de Cristo, ela precisa ser orientada. Pastores cuidem das suas ovelhas, o cajado est em suas mos. No deixem essas ovelhas perecerem porque daro contas delas. Elas precisam de amor, proteo, carinho. Pastores, faam a diferena. Ns temos que fazer diferena. Aos pais, cuidem dos seus filhos para que o mundo no os espanque. s famlias, unam-se.

esmo pastoreando uma igreja com cerca de 3.500 membros (distribudos em 22 congregaes), o Pastor Jos Alves Sobrinho mantm a humildade e mostra claramente que ministrio pastoral para ele coisa sria. Faz questo de ser reconhecido como servo, no simplesmente como o pastor-presidente de uma das igrejas com o maior nmero de membros da regio. Coronel reformado da Polcia Militar, conta que no incio do ministrio fez concurso para a PM porque nunca quis cair na dependncia do salrio da igreja. Eu sempre quis pastorear, mas queria ter o meu sustento. Pastor Zezinho, como carinhosamen-

Est faltando igreja voltar ao propsito para a qual foi chamada.

E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temero, nem se assombraro, e nem uma delas faltar, diz o Senhor. Jeremias 23:4

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

www.hojees.com

13
comportamento

Impor limites promove amadurecimento


Se muitos adultos esto sem parmetros, princpios, valores e limites, como ensinar criana no caminho em que deve andar, conforme orienta a bblia?
Ns temos muitas famlias muito bem intencionadas e quando discutimos esses valores, a resposta imediata. Orientamos para que juntos criem pontos que no devem ser contrariados. Dizer poucos nos, mas quando fizerem isso, no mesmo!.
Prof. Luizette Azeredo Psic. Carla Moura

conviver com elas para se adaptar e se desenvolver no decorrer da vida. Para Luizette, todo ser humano vai ser frustrado pela vida hoje ou amanh. Isso o andador do educador pai e do educador professor. Se voc ama seu filho, seu aluno, voc tem que ser srio. Ela diz que se o filho estiver fora do jogo, se no estiver cumprindo, se no estiver obedecendo, ele perde. No meu corao di fazer uma criana entender que perdeu, mas temos que ensin-lo, porque a vida vai faz-lo perder. Ela afirma com muita segurana que quem se acostuma a ganhar e perder se estrutura para a vida. Aprender a conviver com a frustrao um dos grandes fatores de amadurecimento do homem do futuro. Quem nasce, vive e morre sem nunca ter tido uma frustrao? E a psicloga Carla Moura faz um alerta: existem pessoas que infelizmente so irrecuperveis, pessoas perversas, manipuladoras, sem experincia de culpa, que s focam em si mesmas, os psicopatas. No podemos determinar que a falta de limites na infncia ir gerar adolescentes perversos, mas consideramos um forte fator predisponente.

uem nos responde a psicopedagoga Luizette Azeredo, 56 anos de experincia no Magistrio, diretora do Instituto de Pesquisas Educacionais(IPE). Ela diz que a falta de limites no uma caracterstica exclusiva dos adolescentes e que o Brasil est sem limites. A falta de limites exatamente o problema do mundo, e isso uma guerra para a escola, que precisa fazer um trabalho muito srio e traar metas. Luizette afirma que no campo educacional so encontradas crianas de pr-escola sem limites, adolescentes sem limites, jovens sem limites, adultos sem limites e trabalhadores sem limites.

A psicloga clnica, hospitalar e organizacional Carla Moura afirma que o limite necessrio para delimitar o espao da criana no lar, no ambiente escolar e social. ele quem vai dar segurana criana e nortear o espao e conduta dela mesmo na ausncia dos pais. Carla diz que o pior erro dos pais no reconhecer a importncia da imposio de regras na vida da criana. A criana sem limites demonstra insegurana, dificuldades na relao interpessoal, pois no tolera frustraes, comporta-se de forma autoritria, inflexvel e rejeita regras e normas. Segundo Carla, tolerar frustraes faz parte do processo de amadurecimento porque a criana precisa aprender a

O pior erro dos pais no reconhecer a importncia da imposio de regras na vida da criana

14
projetos

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

www.hojees.com

www.hojees.com

15
projetos

DEPOIMENTO

muito difcil estar aqui. Mas Deus me deu ousadia, coragem e atitude de vir para a Cristolndia e permanecer. o amor que eles demonstram que me sustenta. Porque a droga engana. Voc acha que sai. Quero ficar bem o resto da minha vida. Hoje eu tenho sonhos de novo. Aqui voc recebe a beno e condio de se manter l fora.

cristolndia - SAIBA MAIS


O CFC faz parte da Misso Batista Cristolndia, um projeto apoiado pela Junta de Misses Nacionais da Conveno Batista Brasileira. Existem Cristolndias em So Paulo, Minas Gerais, Esprito Santo(Vitria e Maratazes), Pernambuco e Distrito Federal. O objetivo chegar ainda este ano a Salvador e Rondnia e Maranho. A Cristolndia nasceu em So Paulo para acolher moradores de rua usurios de crack e outras drogas. Eles recebem banho, roupas, caf da manh e almoo, alm de participarem de cultos em uma sede implantada no corao da cracolndia. Em Vitria, o atendimento de 3 a sbado. Aps 60 dias de frequncia, caso queira prosseguir com a desintoxicao, ser encaminhado para o Centro de Formao Crist I(CFC) de Maratazes, onde trabalhada a questo espiritual, fsica e emocional. Tambm passa por cursos profissionalizantes, quando ento poder ser reintegrado ao mercado de trabalho e sociedade. O objetivo ampliar o nmero de vagas para 210, com a implantao de CFCs em outras regies, e a criao de um espao para mulheres.

Cristolndia no caminho das pedras


O que fazer para acabar com o consumo desenfreado de crack e outras drogas, quando se sabe que at membros da Aldeia Tikuna, no interior do Amazonas, sofrem, roubam, matam e morrem pelo vcio?
do. Possui um milho de usurios que moram em casa, nmero que pode dobrar com os viciados moradores de rua de todo o pas. O que vem sendo feito pelos cristos pas afora para minimizar essa situao? Um projeto em especial vem atraindo o olhar da sociedade brasileira: a Misso Batista Cristolndia. No Esprito Santo foi inaugurada em outubro de 2012 e funciona no centro de Vitria. So 40 leitos disponveis para os moradores de rua, que s ficam ali se quiserem. So atendidos por uma equipe formada por enfermeiro, assistente social e psiclogo contratados, e um grande nmero de voluntrios.

Willian, 27 anos
Quando eu era pequeno sonhava em ser jogador de futebol ou dono do bairro. Como o futebol no deu certo, parti para ser dono do bairro. Eu no acreditava em Deus, no acreditava em nada. Passei vrios anos entrando e saindo de presdios, at que quase levei uma martelada(condenao) de 27 anos. Nesse momento resolvi sair do mundo das drogas e vi que estava na pior de todas as prises, uma priso sem muros, que eram as drogas. Perdi o respeito por mim prprio e pela minha famlia. Perdi a noo do perigo e fui me afundando, at morar na rua por vergonha das pessoas verem que eu no tinha mais nada. NO trfico eu ganhava de R$ 1 mil a 1,5mil por dia. Na rua passei frio, fome, e nesse perodo conheci a Cristolndia. Tomava banho, caf da manh, ouvia os cultos. A perguntei aos caras quanto que eles ganhavam para estar l na Cristolndia. Eles disseram que no ganhavam nada e que o maior pagamento era me ver bem, restaurado e de volta ao convvio da minha famlia. E o amor daquelas pessoas me convenceu. J estou h sete meses aqui, Deus restituiu os laos com minha famlia, j tinha um ano e seis meses que no falava com meu pai, ele veio aqui no dia dos pais, tive o privilgio de dar um beijo no meu irmo, na minha me, pedir perdo pelas coisas que eu fiz, pedir perdo ao meu pai pelas besteiras que falei para ele. Minha autoestima melhorou, sei que posso ter uma famlia. Fcil no ,

Maratazes - es
Em Maratazes, o Centro de Formao Crist da Cristolndia funciona em Jacarand desde novembro de 2012, e tem 23 alunos (eles no so tratados como internos), lotao limite. Todos so encaminhados pela Cristolndia Vitria. Mrcio Luiz Brando e Katarine Salaroli Rodde Brando so os coordenadores em Maratazes. Ela destaca a importncia do trabalho voluntrio e das doaes. Se tivssemos que contratar todos os profissionais que precisamos e comprar tudo para esse projeto funcionar o custo seria muito alto. Mrcio enfatiza: Ns temos Jesus, o remdio que cura. No trabalhamos com substituio de drogas, a no ser nos casos muito especficos em que a medicao, por recomendao mdica, no pode ser deixada de lado. Segundo ele, o vazio que leva homens e mulheres a usar lcool e drogas s pode ser preenchido por Jesus. J temos pessoas restauradas e transformadas aqui. Cremos que fazemos o que Jesus falou a respeito de acolher quem tem sede, fome e frio.

ssustador tambm o resultado de estudo recente do Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia para Polticas Pblicas do lcool e Outras Drogas(INPAD) da Universidade Federal de So Paulo. O INPAD afirma que o Brasil o maior mercado consumidor de crack do mun-

DEPOIMENTO
Alex, 33 anos, comeou a usar drogas aos 13.
A Cristolndia apareceu na hora certa na minha vida. Eu no tinha mais perspectiva de vida e no acreditava mais em mim. Tinha deixado famlia, emprego, faculdade de Engenharia. Eu vim e tomei a deciso de aceitar a Cristo como meu nico Salvador. Fiquei muito tempo na rua, mas hoje encontrei um lar onde sou amado e posso expressar o meu amor. O que recebemos de medicao aqui orao e a bblia. Usei cocana, maconha, e a ltima foi a pedra, que acabou com tudo que tinha. O crack foi o final de tudo, me derrotou totalmente. Muitas pessoas conhecidas disserem que eu no tinha mais jeito. Mas h uma esperana. Jesus a esperana. Eu sou a prova disso. Estou h oito meses sem usar droga, estou feliz, bem, restituindo minha famlia, que j no tinha mais confiana na minha pessoa. Hoje falam comigo ,me procuram, posso conversar com eles sobre o que eu passei. Mas ainda no estou pronto. E s Cristo pode me libertar definitivamente.

A cada 95 brasileiros, um usurio de drogas. Pesquisas apontam que cerca de 30% dos usurios perdem a vida em cinco anos.

Na Cristolndia no h custo para os dependentes qumicos nem para suas famlias.

A idade mdia para o incio do uso da droga de 13 anos, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE).

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

O patro paga uma partewww.hojees.com e o funcionrio paga a outra.

www.hojees.com

17
voluntariado

mundo melhor comea em mim


todo ser humano um artista em potencial, que comea fazendo arte na infncia

por acreditar nisto que a artista plstica e artes Cludia Ferreira dedica algumas horas de sua semana ao trabalho voluntrio no Programa Mais Educao, na Escola Municipal Julieta Depes Talon, no Bairro Zumbi, em Cachoeiro. O que recebe de ajuda de custo (R$ 240,00 para o lanche das crianas e outras despesas) no a motivaria se no acreditasse que a arte desperta as crianas para o bem, ensina a conviver

com o outro, funciona como terapia e remdio e melhora a autoestima. Para Cludia a arte apresenta possibilidades que despertam o esprito artstico e empreendedor. por isto que amo trabalhar com crianas. Ela faz o trabalho e, com muito orgulho, mostra para todo mundo. A artista plstica conta que j atuou em outros programas e percebia que crianas antes agressivas e violentas se transformavam ao se deparar com a realidade ldica, em que podiam se sentir crianas, como talvez no tivessem chance no contexto em que viviam. A criana fruto do meio e se podemos oferecer uma realidade em que

ela pode sonhar e realizar, por que cruzar os braos?, questiona. Atuando profissionalmente h 15 anos, Cludia relata que amava ir escola por causa das professoras de arte e que sua me era muito criativa. Comecei na adolescncia a customizar minhas roupas, calados e acessrios e tambm a ganhar meu prprio dinheiro com as peas que produzia. Quanto ao voluntariado, acredita que todos podem fazer algo. Se voc vai at sua vizinha e faz um almoo , isso trabalho voluntrio, que voc ser til ao outro naquilo que ele precisa. Eu sou feliz trabalhando com as crianas das escolas pblicas.
No custa repetir. A mudana que queremos comea em ns.

a partir de

e cada funcionrio contribui com

o patro paga o plano para 03 funcionrios


A simulao apresentada na campanha refere-se ao custeio de 50% das mensalidades para o empregador e 50% para o empregado. Valor referente ao Unimed Flex III - Quarto Coletivo, de 0 a 18 anos, R$ 62,38 por pessoa. O valor da coparticipao no est includo na simulao. O preo est sujeito a alterao conforme o ramo de atividade da empresa contratante (definio CNA). As demais informaes do produto complementam-se com o contrato: Preo vlido at: 10/2013.

Ser cristo ser relevante


Informaes e inscries: jabc@abcachoeirense.org

Com este tema a Juventude da Associao Batista Cachoeirense realizar congresso nos dias 22 e 23 de novembro na Segunda Igreja Batista de Cachoeiro.

Inscries gratitas podem ser feitas pela internet, ou por formulrio, entre os dias 23 de setembro e 22 de novembro. Embora no seja cobrada, os participantes , ou suas igrejas, podem ofertar voluntariamente para ajudar nas despesas referentes ao evento. O evento contar com a participao da Banda Horanona, de Vitoria-ES, do Pr. Antnio Cludio de Souza, de So Paulo-SP , do Pr. Paulo Cappeletti, de Santo Andr-SP , do Prof. Maurcio Cunha, de Curitiba-PR e do cantor Eduardo Mano, do Rio de Janeiro-RJ.

expectativa que mil jovens participem do encontro, que poder ser acompanhado em tempo real pela internet.

18
Internet

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

www.hojees.com

www.hojees.com

19
voluntariado

quem est com seus filhos?

depoimento

escotismo possvel ter uma Infncia saudvel mesmo na era digital


Temos trs filhos, dois adolescentes. O meu caula, de sete anos, levanta e j vai para o computador. muito difcil sair para brincar no quintal.
Lobinha Gabrielle e sua me Ch. Waleska Stanzani.

Cena do filme Confiar

Dados do Ibope Media apontam que 95% dos jovens brasileiros entre 15 e 33 anos se consideram viciados em tecnologia.

foto: Edseia Bonan

ependentes da tecnologia em maior ou menor grau, a constatao que crianas esto tendo acesso cada vez mais cedo s redes sociais e a informaes sem nenhum filtro. Quais os riscos desse hbito? Tatielly Bonan, psicloga especialista em Terapia de Famlia e Casais, responsvel pelo Family Care Programa de Orientao Familiar, diz que quando no acompanhadas adequadamente, as crianas ficam sujeitas a todo tipo de influncia, da social miditica. Ela avalia que por serem inexperientes e imaturas para avaliarem as informaes s quais so expostas, as crianas necessitam de constante orientao de seus responsveis, caso contrrio, correm inmeros riscos. Imaginem os danos que o contato de uma criana com contedos inapropriados podem causar. Tatielly refora que essa exposio pode dar margem para a vivncia de experincias que as coloquem em risco fsico e emocional, como no caso

de crianas que chegam a marcar encontros com coleguinhas de jogos online, que na verdade so pedfilos disfarados e preparados para envolver emocionalmente as crianas menos preparadas.

Alm disso, possibilita a construo de intimidade suficiente para que o filho busque em seus pais a orientao quando algo parecer-lhes suspeito. E a psicloga faz outro alerta: j no incomum receber no consultrio pais em busca de alternativas eficazes contra o uso descontrolado do computador por seus filhos. Ela conta que o caso mais extremo foi o de uma criana de dez anos que convulsionou aps passar 22 horas seguidas em um jogo online. Em diversos casos que recebo os pais do condies fsicas para a ocorrncia desses abusos, chegando a levarem lanches para os filhos, j que os mesmos no desgrudam da tela para fazerem as refeies mesa junto de toda famlia. Tatielly orienta que em casos extremos, enquanto os filhos ainda no desenvolveram o discernimento para o uso controlado do computador, os pais podem e devem impedir temporariamente o uso do mesmo. Devem aproveitar desse intervalo para resgatar o convvio familiar atravs de novas propostas de passeios e brincadeiras.

Rosemere Maria de Oliveira Pereira Lima, me de Guilherme, Lavnia e Andr

Para tentar resolver isso, matriculamos o Andr no futebol. Ele vai com o pai. Foi a alternativa para que ele faa atividade fsica e saia um pouco. Os

dois maiores j sabem que depois que deitamos, no mximo s 10 horas da noite, tm que desligar o computador e deitar tambm. S que com o celular com acesso internet o controle mais difcil. Mas a determinao continua a mesma. Espero de verdade que estejam seguindo a nossa orientao. Quando o Andr est no computador sempre olho para ver o que ele esta fazendo porque ainda novinho e no tem noo do perigo. Ele gosta muito de pintar e de joguinhos. Com os outros eu tambm me preocupo, mas eles j foram orientados, o que no quer dizer que eu no vigie de vez em quando.

Sempre alerta o lema dos escoteiros, um movimento que atravessa geraes.


Em Cachoeiro, as atividades ao ar livre do Grupo Escoteiro esto entre as preferidas dos lobinhos (sete a oito anos). Chefe Waleska V. Stanzani conta que partiu da filha Gabrielle -11 anos- a iniciativa de se ingressar. Foi ela quem pediu e eu adorei. Ela fazia perguntas quando via minhas fotos do meu tempo de escoteira. Dai quando ela me pediu, foi uma realizao. Gabrielle surpreende ao afirmar que no troca as atividades escoteiras por nenhum videogame. melhor que joguinho de Facebook. Aqui tem reunies na Ilha, tem passeios, jogos e acampamentos. muito legal! Gosto do meu uniforme. A maioria dos meus amigos acham que bobo, mas eles tm preguia de brincar. Chefe Tambarotti, 42 anos, diretor de comunicao do grupo, participa do movimento desde de que seus dois filhos, Junior e Gabriel, decidiram ser escoteiros. muito bom ver o brilho nos olhos deles, o aprendizado pela prtica, a vida em equipe, a experincia ao ar livre, o autodesenvolvimento, o respeito, a amizade, o amor pela natureza..., ressalta. O chefe fala da importncia da promessa escoteira e dos distintivos de especialidades, que incentivam os pequenos a buscarem atividades novas. So mais de 120 especialidades nas reas de servios, tecnologias, cultura, desportos, escotismo e ecologia.

dica de filme

Confiar (Trust)

Dir: David Schwimmer Com Catherine Keener, Clive Owen, Liana Liberato Dur: 105 min Clas: 14 anos

Crianas marcam encontros com colegas de jogos online, na verdade pedfilos disfarados Psic.Tatielly

Psicloga Tatielly Bonan

A psicloga alerta que por causa disso os pais precisam sempre saber com quem seus filhos esto falando, jogando, brincando e estudando, e que essa proximidade facilita a convivncia com os amiguinhos dos filhos.

O tema confiana, sugerido pelo ttulo do filme, aborda os perigos a que esto expostas as pessoas, adolescentes em especial, que constroem relacionamentos pela internet. Annie, uma menina de 14 anos conhece virtualmente um suposto adolescente de 16. Aps surpresas desagradveis, mas que a adolescente releva, e sem que seus pais tomem conheci-

mento, ela se encontra com Charlie. Descobre tarde demais que ele, que afirmara ter 16, depois 20 e 25 anos, tem na realidade 35 e pedfilo. Ela briga com a famlia e afirma que no foi estuprada, pois estariam apaixonados. A descoberta da verdade leva-a a tentar o suicdio. O encontro muda a sua vida, e a de sua famlia, para sempre.

6 ES Grupo Escoteiro BadenPowell para crianas de 7 a 18 anos, quem quiser saber mais: 9917-5917

20
Voz da experincia

Jornal Hoje Notcias O jornal de Verdade

www.hojees.com

duas em especial. Uma aconteceu na Escola Petronlia Vidigal, em Itaca, onde dava aulas no curso noturno para os meninos que geralmente eram operrios nas pedreiras. Eles desanimavam, diziam que no conseguiam estudar, mas incentivados por ela seguiram em frente. Muitos seguiram e se projetaram. Um deles, quando acabou o Ensino Mdio, veio para a minha casa. Morou quatro anos para fazer o curso de Letras. Hoje ele um professor de Lngua Portuguesa de referncia na Rede Municipal de Cachoeiro. Foi uma experincia muito boa. Outra aluna tambm est entre as experincias gratificantes de Dona Isis. Segundo ela, a menina era muito inteligente e todo mundo queria que ela fosse mdica, mas ela manifestou o desejo de estudar Letras. Um dia ela me falou que gostava mesmo era de ler, escrever, estudar lnguas, que no queria ser mdica, mas que a famlia falava que se fizesse Letras seria um desperdcio, uma vez que ser professor no valia a pena. Conta que a questionou e mostrou aluna que existem outras possibilidades para quem faz o curso, alm da sala de aula. Falou da carreira diplomtica, a estudante avaliou, estudou Letras na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, se preparou e hoje Diplomata. Sempre me manda um carto postal, notcias, est feliz com a escolha que fez. Isso foi muito bom. Estudos comprovam que quem trabalha feliz produz mais, se sente realizado e percebe um sentido maior na atividade que realiza. A Professora Isis, com sua trajetria respeitvel, confirma essa mxima.

Professora Isis comearia de novo


Mesmo sendo uma profissional reconhecida e admirada por sua competncia, com mais de 57 anos de experincia no Magistrio, respeitada e querida, a Professora Isis Maria de Azevedo Gonalves, a Professora Isis, tem a modstia como uma de suas principais caractersticas.

posentada, voltou recentemente s salas de aula, mas revela, com humildade, estar com muito medo. Estou apreensiva porque j encerrei a minha carreira, mas sempre que tiver oportunidade eu volto porque sinto muitas saudades. Se tiver que comear de novo, agora. Ela conta que desde que iniciou no Magistrio, entre 15 e 16 anos, a

primeira vez que passou nove meses fora da sala de aula. Se tivesse que recomear, escolheria ser professora. Apenas queria a oportunidade de corrigir muitas coisas. Feito isso, eu no queria que minha vida fosse diferente. Eu tive realizao plena como professora. A professora Isis diz que teve muitas experincias gratificantes, mas cita

Anda mungkin juga menyukai