Anda di halaman 1dari 4

Espionagem e Inteligncia.

Jogando o jogo

10 de julho de 2013, em Espionagem, Inteligncia, por Alexandre Galante Marco Antonio dos Santos A espionagem uma atividade milenar. Surgiu das necessidades, objetivos, interesses e convenincias conjunturais, que pudessem motivar lideranas dentro dos grupos sociais, desde priscas eras, continuando ao sabor dos ventos dos tempos histricos. No vou citar textos bblicos ou Sun Tzu Wu, o sbio, como a maioria o faz, a respeito de espionagem. Alis, outro dia, um poltico afirmou, diante de cmeras de televiso, que seu livro de cabeceira era A Arte da Guerra, de Sun Tzu (no sabia do Wu), e que os captulos da obra se referiam estratgias da 2 Guerra Mundial. Muito bom, se o sbio Wu no tivesse existido 500 anos antes de Cristo! Mas Desde muito tempo conhecimento poder. Talvez fosse at melhor dizer que o uso do conhecimento pode proporcionar o acesso e a garantia do poder. Evidente, de certa forma, porque o conhecimento oportuno e adequado permite a antecipao, a preveno e, em tempos globalizados de ameaas difusas e poder disperso (*), precede, evita ou atenua o emprego da fora, seja por Estados, organizaes ou indivduos. No deveria surpreender a ningum, especialmente autoridades federais brasileiras que os EUA tenham feito ou ainda faam uso de algum processo de Inteligncia no Brasil, mesmo porque sucessivos governos norte americanos no se empenharam muito em esconder isso. Aprenderam bem a lio do 11 de setembro de 2001. Esse pas, bem como a maioria das grandes e mdias potncias e mesmo potncias regionais, regime poltico aberto ou no, nos dias atuais, tem como praxe buscar o conhecimento que garanta a segurana de seus cidados, a estabilidade de seus Estados, o bem comum de suas sociedades e vantagens econmicas, polticas, militares, tecnolgicas e sociais. Talvez o Brasil seja a nica nao no mundo que acredita que alguma outra vai lhe transferir conhecimentos sensveis possam acrescentar poder. Oras! E, no pas da grampolndia geral, de tutes e faces, de big brothers e fazendas como condenar a invaso de privacidade. Fala srio! Apesar disso, ontem, 07 de julho, a fao do PT que h mais de uma dcada ocupa o governo do Brasil, teve sua segunda surpresa em menos de um ms. Primeiro, foi surpreendido pelas manifestaes ruidosas que esto abalando as estruturas polticas do pas, agora pelos fatos surgidos na onda Snowden de aes de espionagem mundial promovidas por agncias de Inteligncia norte
1

americanas. Nos dois casos, o governo brasileiro, e a sociedade como um todo, paga pelos erros de diligentes incompetentes em cargos e funes governamentais. Faz mais de 13 anos, que o Sistema Brasileiro de Inteligncia/SISBIN, embora materializado no estamento legal por meio da Lei 9883/1999, regulamentada pelo Dec 4376 / 2006, est tentando, na melhor das hipteses, se articular. O descaso para com a ABIN tal, que at se poderia pensar em enquadrar, por prevaricao, funcionrios que, em tese, deixam de cumprir funes previstas nesse diploma legal. Mas no so eles, os operadores de Inteligncia, os nicos responsveis pelo status quo de desconhecimento das realidades internacionais, ameaas, vulnerabilidades e riscos que esta nao, potencialmente rica, corre diuturnamente. O usurio estratgico principal do SIBIN no recebe o Diretor Geral/DG ABIN. Designou como interlocutor o Gabinete de Segurana Institucional/GSI. Bom, se este ministro pudesse ser visto sempre junto presidente. Mesmo no gabinete de crises instalado durante o pico das manifestaes, sua ausncia marcou presena. Oportuno lembrar que o primeiro briefing dirio do presidente Obama com o assessor de Segurana Nacional e com o DG da CIA, que lhe transmite a Estimativa Nacional de Inteligncia. O PT sempre julgou Inteligncia coisa de direita, embora se saiba do uso de estruturas clandestinas para produzir conhecimentos que alimentam aes partidrias, como j ficou bem explicitado em casos tramitados no STF. O partido proibiu peremptoriamente o monitoramento dos movimentos sociais, por exemplo. Ento no h como reclamar quando estes surgiram das trevas virtuais e cercaram os palcios. Na cauda dessa deciso, o governo petista talvez tenha esquecido a quem serve, deixando de prover recursos de toda ordem para que a ABIN e os rgos de Inteligncia das Foras Armadas, ambos vocacionados para aes de contrainteligncia, atividade que deve ter a seu cargo empreender a contraespionagem, e da prpria Polcia Federal, instituio ao quem cabe a investigao criminal de atos de espionagem que possam ter lesado patrimnio nacional ou incidido em algum ilcito previsto na legislao brasileira. Enquanto desmobilizava seus rgos de defesa institucional, os governantes brasileiros, por intermdio de uma diplomacia praticada sombra do Planalto e por um MRE submisso flertava com pases e organizaes reconhecidas como tendo ligaes com entidades terroristas ou mesmo relacionadas ao crime organizado transnacional.

Como se indignar agora, com o fato de a mais poderosa democracia do planeta ter, em tese, realizado operaes de Inteligncia (algo diferente de espionagem) em territrio brasileiro no intuito de defender sua sociedade? Dependendo das Tcnicas Operacionais utilizadas, e eles so bons nisso, podem at no ter cometido crime algum. Ora, as companhias de telefonia so privadas, comercializam acessos, por onde transitam dados, que, em algumas vezes, so comercializados revelia do usurio. Ser que algum brasileiro, usurio de telefonia mvel, ainda no teve seu cadastro vendido a alguma empresa de telemarketing, que o acordou em um sbado, s 07 horas, para oferecer o acesso a um disque abobrinha desses da vida? Fala srio! Quem no tem estratgias definidas, nesse mundo globalizado, acaba parte da estratgia de algum mais poderoso. uma regra universal e que vale para indivduos, organizaes ou Estados nacionais. No momento a questo pode se resumir a: Os EUA desenvolveram operaes de Inteligncia no Brasil, assim como o fizeram em todo o mundo, ou no o fizeram. lcito imaginar que fizeram. O que o Brasil pode fazer? Sentir-se indignado, protestar como a Europa est fazendo, e deixar para l que daqui a pouco todo mundo esquece. Tentar a condenao dos EUA, com baixa probabilidade de sucesso, em foros internacionais, e depois enfrentar as retaliaes econmicas, polticas e sociais dos norte americanos. Tentar impedir novas aes de Inteligncia, no s dos EUA, mas de qualquer outro pas que deseje algo do Brasil, como conhecimentos de biotecnologia, por exemplo, e somar mais um fracasso vasta coleo nacional de insucessos petistas, pois o pas no dispe de estruturas de Inteligncia para deter processos dessa magnitude. Com algum esforo, nossos abnegados operadores de Inteligncia podem chegar a produzir conhecimentos de alguns aspectos da vida nacional. Se as aes vierem revestidas de suporte tecnolgico avanado ento, a o fracasso nacional ser retumbante, pois no se domina, no pas, tecnologias de 5 gerao, em estado da arte, para impedir qualquer operao de Inteligncia com esse tipo de emprego de meios. A mdia est dando ouvidos a vrios especialistas em Inteligncia, alguns at falando em ter cuidado com senhas em computadores pessoais. Piada! Seria engraado, se no fosse trgico. Basta pensar um pouco. O Brasil no tem um satlite nacional sequer. Uh, basta lembrar das privatizaes psdbistas, para que no seja dito que s falo dos petistas. O pas depende, para suas comunicaes via satlites, de equipamentos privados, com nvel de segurana muito aqum das ameaas, todos operados por companhias transnacionais. Alis, cabe a pergunta, existe alguma operadora nacional de telefonia?
3

O pas est pagando pelo descaso, pela incria, pelo despreparo, pela falta de humildade, e pela arrogncia (redundncia proposital), para parar por aqui, de sucessivos governos, ps 1985, que nunca pensaram alm dos prprios intestinos, ignorando o porte estratgico deste imenso Brasil, enquanto dilapidavam o patrimnio nacional. Mas, o tempo histrico se faz contra ns, no dizer de Celso Furtado, em um estudo sobre o Brasil (**), o qual contou com um ministro petista, ento oposio, entre seus formuladores. Em Inteligncia preciso jogar o jogo! Poucos sabem fazer isso. (*) Nye Jr, Joseph. O futuro do poder. (**) Brasil para um projeto de consenso. Marco Antonio dos Santos 08 / 07 / 2013, s 19h30 Operador de Inteligncia. Soldado do Silncio! Empresrio e professor universitrio Pagador de imensos e mal aproveitados impostos, taxas e etc Um renitente.

Anda mungkin juga menyukai