Anda di halaman 1dari 4

Informtica Educativa I :: Projeto de Aprendizagem Ttulo: Estudando funes Nome do Aluno: Diana de Lessa Jlio 1.

Disciplina e anos envolvidos:

Matemtica - 1 srie do ensino mdio


2. Tema central:

O tema central funo polinomial do 1 grau. Os alunos podero compreender o conceito de funo do 1 grau assim como os grficos respectivos.
3. Temas de apoio:

Os pr-requisitos necessrios so operaes com nmeros reais, conceito de funo e plano cartesiano.
4. Justificativa:

Os alunos tm grande dificuldade em compreender funo afim e tambm no fazem ligao desse contedo com mais nenhum outro ou com outra rea de conhecimento. Por isso, esse projeto tem por objetivo levar o aluno a compreender o conceito e a aplicao de funo afim levando em conta situaes problemas do cotidiano.
5. Objetivos gerais e especficos:

O aluno deve ser capaz de compreender o conceito de funo afim relacionando o contedo a uma situao problema. O aluno deve ser capaz de construir o grfico de uma funo afim a partir de sua representao algbrica. O professor deve apresentar o software geogebra aos alunos para que percebam como podem construir grficos de funo afim usando esse recurso.
6. Enfoque pedaggico:

O projeto baseado na teoria de aprendizagem construtivista, na qual afirma que a aprendizagem acontece na construo mental a partir da ao sobre o mundo e na interao com outros.
7. Recursos tecnolgicos:

Notebook, datashow e software geogebra.


8. Etapas e suas estratgias de realizao:

Na primeira etapa, o professor deve abordar o assunto usando problemas do cotidiano onde possa ser tratado o conceito de funo afim. Usando uma situao problema, o professor deve mostrar aos alunos o que a lei de uma funo, as variveis, se crescente ou decrescente. Nesse momento interessante abordar o contedo de uma maneira geral, mostrando os conceitos sempre se baseando no problema dado. A exposio do contedo pode ser auxiliada pelo uso do quadro branco e da caneta. Depois, o professor deve pedir aos alunos outros exemplos de problemas onde temos funo afim. importante que o professor incentive a participao de todos para que compreendam que esse contedo aplicado em outras reas de conhecimento. Os problemas citados pelos alunos devem ser anotados nos cadernos. Os alunos devem identificar a lei da funo do problema citado substituindo os valores e formando os pares. (x,y) Na segunda etapa, O professor deve retomar os problemas citados na aula anterior que foram copiados no caderno. A partir deles, os alunos devem construir os grficos das funes a partir de suas leis. Os grficos devem ser feitos no papel quadriculado. interessante que o professor incentive os alunos a usarem vrios pontos nos grficos para que visualizem melhor a formao da reta. O tempo reservado para essa dinmica para dar mais tranquilidade aos alunos na construo dos grficos. O professor deve acompanhar e orientar o trabalho dos alunos para que os grficos fiquem corretos. Depois de prontos, devem ser colados nos cadernos. Na terceira etapa, com o uso do datashow, o professor deve mostrar aos alunos o software geogebra. Os grficos feitos por eles no papel quadriculado devem, agora, ser feitos no software. O professor deve construir os grficos mostrando aos alunos como usar o recurso. Por isso deve usar o datashow para que todos acompanhem o processo. Se houver tempo, o professor pode pedir a alguns alunos que usem o software

para construrem os grficos.


9. Definio de papis:

Professor: Facilitador no acesso s informaes e na construo do conhecimento; mediador; integrador; tico. Aluno: participativo; comprometido; interagir com a turma.
10. Sites e bibliografia de apoio:

DANTE, Luiz Roberto. Matemtica. So Paulo: Moderna, 2004. PAIVA, Manoel. Matemtica. So Paulo, Moderna, 2004. Geogebra. Disponvel em http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm, visitado em outubro de 2013.
11. Coleta de dados:

A coleta de dados ser na sala de aula usando troca de ideias e experincias.


12. Seleo do material:

Humanos (professor e aluno), reflexo, dilogo, exposio do contedo, quadro branco, caneta, caderno, caneta, papel quadriculado, lpis, borracha, rgua, cola, tesoura, notebook, datashow, software geogebra.
13. Programao visual:

A visualizao ser atravs do quadro branco e do notebook e do datashow exibindo o software geogebra.
14. Meios para a execuo:

Exposio do contedo, quadro branco, papel quadriculado, datashow, notebook, software geogebra.
15. Avaliao:

A avaliao ser feita pelo professor que deve anotar regularmente qualquer observao importante sobre o comportamento de cada aluno na execuo

das tarefas: participao na primeira etapa com exemplos de situaes problemas, construo dos grficos, organizao dos cadernos, participao e ateno durante o uso do datashow.
16. Cronograma:

O projeto est previsto para acontecer em seis aulas (trs dias = 2 horas/aula). Caso seja necessrio poder ser prorrogado conforme a necessidade.

Anda mungkin juga menyukai