Anda di halaman 1dari 12

QUADROS ESQUEMTICOS PARA OAB

DIREITO CIVIL
1.0 DA FINALIDADE NEGOCIAL DOS NEGCIOS JURDICOS Modificar Adquirir Resguardar Transmitir Extinguir

2.0 DIFERENAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA (ATO NULO) E NULIDADE RELATIVA (ATO ANULVEL)

NULIDADE ABSOLUTA
A) O ato nulo agride a ordem pblica. B) A ao de nulidade declaratria e, portanto, a sentena de natureza declaratria. A nulidade d-se de pleno direito. Desse modo, na nulidade, a sentena no desconstitui o ato, mas declara a situao da nulidade. C) No convalesce pelo decurso do tempo, pois no h decadncia para argio (art. 169/CC). D) Pode ser argida pelas partes, por terceiro interessado, pelo MP e deve ser pronunciada pelo juiz de ofcio (art. 166/CC). E)Opera efeitos erga omnes.

NULIDADE RELATIVA
A) O ato anulvel agride a ordem privada. B) A ao anulatria decidida por sentena de natureza desconstitutiva, pois o ato vlido ate que seja desconstitudo por sentena judicial (177/CC).

C) H prazo decadencial para argio, convalescendo, portanto, pelo decurso do tempo. D) Somente pode ser argida pelos legtimos interessados (art. 177/CC). E) Opera efeitos somente a quem alegar (inter partes), salvo caso de solidariedade ou indivisibilidade (art. 177/CC). F) Poder ser confirmada por vontade das partes, desde que no reste prejuzo a terceiros, sendo assim, sanado o efeito (art. 172/CC). G) O efeito material da sentena que desconstituiu o ato por nulidade relativa ex nunc, pois a nulidade relativa contamina o ato a partir da sentena, visto que a situao era, antes, de possvel nulidade, mas no nulidade absoluta.

F) No pode ser confirmada por vontade das partes, mas passvel de converso (art. 170/CC). G) O efeito material da sentena que declara a nulidade absoluta ex tunc, pois retroage desde a data da gnese do ato, visto que o ato nasce nulo de pleno direito.

3.0 - DOS VCIOS REDIBITRIOS

AES CABVEIS
Ao redibitria: por meio da qual o adquirente rejeita a coisa, rescindindo o contrato, e recobra o preo pago. Ao estimatria ou quanti minoris: o adquirente conserva a coisa e reclama abatimento.

4.0 DA EVICO

SUJEITOS DA EVICO
Evicto: o adquirente que vem a perder a coisa adquirida. Alienante: aquele que a transfere ao evicto pelo contrato. Evictor: o terceiro que move ao e vem a ganhar total ou parcialmente o objeto do contrato.

5.0 - DISPOSIES LEGAIS RELATIVOS AOS CONTRATOS EM ESPCIE

CONTRATOS EM ESPCIES
Compra e venda: comprador e vendedor. Troca ou permuta: aplica-se aqui, tambm as disposies relativas compra e venda. Contrato estimatrio: consignante e consignatrio. Doao: doador e donatrio. Locao de coisas: locador e locatrio. Do emprstimo: comodato e mtuo. Prestao de servios. Empreitada: empreiteiro e dono de obra. Depsito: depositante e depositrio. Mandato: mandante e mandatrio. Comisso: comitente e comissrio. Agncia e distribuio. Corretagem: comitente e comissrio. Transporte: transportador e transportado ou contratante. Contrato de seguro: segurador e segurado. Constituio de renda: instituidor e rendeiro. Jogo e aposta. Fiana, fiador: devedor e credor. Transao e compromisso.

DISPOSIES LEGAIS
Arts. 481-532/CC Art. 533/CC Arts. 534-537/CC Arts. 538-564/CC Arts. 565-578/CC Arts. 579-592/CC Arts. 593-609/CC Arts. 610-626/CC Arts. 627-652/CC Arts. 653-692/CC Arts. 693-709/CC Arts. 710-721/CC Arts. 722-729/CC Arts. 730-756/CC Arts. 757-802/CC Arts. 803-813/CC Arts. 814-817/CC Arts. 818-839/CC Arts. 840 e s.s; e; 851 e s.s /CC

6.0 DOS ATOS UNILATERAIS DE VONTADE:

ATOS UNILATERAIS DE VONTADE


Promessa de recompensa: (Arts. 854-860/CC). Gesto de negcios (Arts. 861-875/CC). Do pagamento indevido (Arts. 876-883/CC). Enriquecimento sem causa (Arts. 884-886/CC). Dos ttulos de crdito (Arts. 887-926/CC).

7.0 DOS DIREITOS DAS COISAS: EFEITOS DA POSSE.

ESPCIES DE AES POSSESSRIAS


Ao de manuteno de posse Ao de reintegrao de posse Interdito proibitrio Nunciao de obra nova

CABIMENTO DAS AES POSSESSRIAS


utilizada quando h turbao. utilizada quando h esbulho, h a possibilidade de concesso de liminar quando a posse for nova. utilizado previamente para evitar a turbao ou o esbulho. utilizada para suspender obra de prdio que ameace prejudicar a posse ou domnio do prdio vizinho. visa prevenir que o prdio contguo ao do possuidor em runa ou em vias de demolio cause prejuzo ao mesmo.

Ao de dano infecto

8.0 DIREITOS REAIS

CARACTERSTICAS DOS DIREITOS REAIS


Objetos so bens corpreos. Note que os bens imateriais pertencem classe da propriedade imaterial, no sendo assim, coisas. Numerus clausus, ou seja, os direitos reais so taxativos, no sendo possvel a suposio de novos direitos. Apresentam oponibilidade erga omnes (contra todos). penhor, anticrese, hipoteca e alienao fiduciria. (compromisso de compra e venda). propriedade (coisa prpria)*, superfcie, servides prediais, usufruto, uso, habitao, concesso de uso especial para fins de moradia, concesso de direito real de uso. *Todas as outras coisas se referem a coisas alheias.

Direitos reais de garantia Direito real de aquisio Direito real de gozo ou fruio

9.0 DA USUCAPIO

ESPCIES DE USUCAPIO
Extraordinria

CONCEITO

15 anos, independentemente de justo titulo ou boa-f, pode ser reduzida para 10 anos se o possuidor tiver constitudo no imvel a sua residncia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo. Ordinria 10 anos, com justo ttulo e boa-f; pode ser reduzida para 5 anos, caso tenha havido aquisio onerosa nulificada posteriormente, desde que os ocupantes tenham l estabelecido sua moradia ou realizado investimentos de interesse social e econmico. Constitucional ou especial 5 anos, imvel rural que no ultrapasse 50 hectares, produtivo rural por trabalho do indivduo ou sua famlia e desde que este no possua outro imvel rural ou urbano (pro labore). Constitucional ou especial 5 anos, imvel urbanos com no mais de 250 metros urbana quadrados e desde que no tenha outro imvel rural ou urbano (pro misero). Estatutrias As reas urbanas com mais de 250 metros quadrados, ocupadas por populao de baixa renda, para sua moradia, por 5 anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, so suscetveis de ser usucapidas coletivamente, desde que os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural (Lei. No 10.257/2001, art. 10).

10 DO CASAMENTO: INVALIDADE E IRREGULARIDADES MATRIMONIAIS

CATEGORIA
Impedimentos Anulabilidade Irregularidades

DISPOSITIVO
Art. 1.521/CC Arts. 1550 e s.s /CC Art. 1.523/CC

EFEITO
Geram nulidade Geram anulabilidade Geram irregularidade causas suspensivas; neste caso, os sujeitos no devem casar-se, e o casamento, se houver, ter de ser celebrado pelo regime de separao de bens.

11- DA SUCESSO QUANDO? Morte. a morte que Real abre a sucesso. Presumida Civil Comorincia O QUE OCORRE? Transmisso imediata Art. 1.784/CC dos bens. ltimo domiclio do Art. 1.785/CC falecido. Vigente ao tempo de Art. 1.787/CC abertura. Art. 6/CC Art. 7/CC Art. 1.814/CC Art. 8/CC

ONDE?

LEI APLICVEL?

12 ORDEM DE VOCAO HEREDITRIA DA SUCESSO LEGTIMA IAos descendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo na comunho universal, na separao obrigatria (art. 1641/CC) ou no regime de comunho parcial de bens quando o de cujus no deixou bens particulares (aqueles que no se comunicam, ou seja, os bens que foram adquiridos antes do casamento ou depois por ato benfico) -> Herdeiro necessrio. Aos ascendentes, em concorrncia com o cnjuge -> Herdeiro necessrio. Ao cnjuge sobrevivente --> Herdeiro necessrio. Aos colaterais.

IIIIIIV-

13 - SITUAES ESPECFICAS DE ORDEM DE VOCAO HEREDITRIA CNJUGE EM CONCORRENCIA COM DESCENDENTES Separao total. Participao final de aquestos. Art. 1.829, I/CC Comunho universal. Separao obrigatria.

HERDA

NO HERDA

Comunho parcial com bens particulares do de cujus.

Comunho parcial sem particulares do de cujus.

bens

14 ESPCIES DE TESTAMENTO FORMAS ORDINRIAS Testamento pblico (arts. 1.864 e SS /CC) CONCEITO o ditado pelo testador, escrito e lavrado pelo tabelio em livro de notas. So exigidas duas testemunhas e a forma admitida para o testamento do analfabeto, do surdo e do cego. a)Testador entrega ao tabelio em presena de duas testemunhas; b) que o testador declara ser o seu testamento e que o quer aprovado; c) para o qual o tabelio lavra, desde logo, o auto de aprovao, na presena de duas testemunhas, e o l, em seguida, ao testador e testemunhas; d) cujo auto de aprovao assinado pelo tabelio, pelas testemunhas e pelo testador. Exigncia de 3 testemunhas. O testamento escrito e assinado pelo testador, ou escrito por processo mecnico, situao em que todas as folhas sero rubricadas pelo testador, no podendo conter rasuras ou espaos em branco. As testemunhas ouviro a leitura e subscrevero o testamento.

Testamento cerrado ou secreto (arts. 1.868 e SS/CC)

Testamento particular (arts. 1.876 e SS/CC)

FORMAS EXTRAORDINRIAS.

CONCEITO

*Caducam em 90 dias da data em que o testador poderia ter feito um testamento ordinrio. Testamento martimo e aeronutico (arts. Quando as pessoas esto a bordo de navios 1.888 e SS/CC) de guerra ou mercantes. Ou quando as pessoas esto a bordo de aeronaves militares ou comerciais. Testamento militar (arts. 1.893 e SS/CC) Feito por militares e demais pessoas a servio das Foras Armadas, dentro ou fora do Pas, ou em praa sitiada ou com as comunicaes interrompidas.

PROCESSO CIVIL
1.O LEGITIMIDADE PARA A CAUSA Legitimidade ordinria Legitimidade extraordinria Representao processual Algum, em nome prprio, defende direito ou interesse prprio. Algum, em nome prprio, defende direito ou interesse alheio. Algum, em nome alheio, defende direito ou interesse alheio.

2.0 CRITRIOS DE COMPETENCIA

INCOMPETNCIA ABSOLUTA

INCOMPETNCIA RELATIVA

Argida em preliminar de contestao (art. Argida por exceo de incompetncia (art. 301/CPC) ou simples petio. 302/CPC). Pode ser verificada de ofcio pelo juiz. No pode ser reconhecida de ofcio, dependendo de alegao do ru. No est sujeita precluso. Est sujeita precluso. No pode ser modificada pela vontade das Pode ser modificada pela vontade das partes. partes. Pode ser verificada a qualquer tempo em Deve ser alegada na primeira oportunidade qualquer grau de jurisdio. (prazo da resposta), sob pena de precluso. Permite ao rescisria. No permite ao rescisria, pois a ausncia de exceo enseja a prorrogao de competncia. No pode ser objeto de clusula contratual Pode ser objeto de clusula contratual que estipula foro de eleio. estabelecendo o foro de eleio. Fixados em prol do interesse pblico. Fixados em razo do interesse particular.

CRITRIO
Matria Pessoa Valor da Causa. Territorial.

NATUREZA
Absoluta Absoluta Relativa ou absoluta Relativa Exceo: art. 95 do CPC Absoluta

3.0 DO CONSENTIMENTO DO CNJUGE Aes reais imobilirias: a) Os cnjuges, como rus, so litisconsortes necessrios; b) Como autores, no h litisconsrcio necessrio, h necessidade de consentimento do outro cnjuge.

4.0 DA INTERVENO DE TERCEIROS

HIPTESE
Assistncia Oposio Nomeao autoria Denunciao da lide

CONCEITO
O terceiro que possui interesse jurdico ingressa voluntariamente no processo para auxiliar uma das partes. O terceiro (opoente) ajuza uma nova ao contra o autor e o ru da ao originria. O ru nomeante pretende retirar-se da relao processual, nomeando terceiro (nomeado) para que ele ingresse na ao. O denunciante (autor ou ru) prope uma outra ao em face de terceiro (denunciado), para fazer valer seu direito de regresso. O chamante (ru) pretende citar o terceiro (chamado) para que ele ingresse como litisconsorte na ao fiana e solidariedade. H o ingresso voluntrio do terceiro que interpe recurso de um ato decisrio que lhe causa reflexos.

Chamamento ao processo

Recurso de terceiro

OBSERVAES: QUANTO A VEDAO DA INTERVENO DE TERCEIROS: - Juizados Especiais Civeis: totalmente vedada. - CDC: vedada a denunciao da lide (art. 13), autorizando o chamamento ao processo no caso de contrato de seguro de responsabilidade. - Procedimento sumrio: no admitida a interveno de terceiro (art. 280/CPC), salvo a assistncia, o recurso do terceiro prejudicado e a interveno fundada em contrato de seguro. 5.0 DA ALTERAO DO PEDIDO Da propositura da ao at a citao Da citao at o saneamento. Aps saneamento do processo. Possibilidade de alterao do pedido e da causa de pedir. Possibilidade de alterao do pedido e da causa de pedir somente com anuncia do ru. No h mais a possibilidade de alterar o pedido ou a causa de pedir (principio da estabilidade da demanda).

6.0 DA RESPOSTA DO RU

RITO

EFEITO

Ordinrio Prazo para resposta de 15 dias, contados a partir da juntada do mandado de citao ou do AR aos autos. Se houver litisconsrcio passivo, o prazo para a resposta comum, contado da juntada aos autos do mandado de citao do ltimo corru. OBS: O prazo ser contado em dobro nos casos de rus defendido em juzos por procurados distintos (CPC, art. 191). Sumrio S possvel a contestao, que dever ser oferecidas na audincia de conciliao com eventual pedido contraposto. Assim, no cabe reconveno.

DIREITO COMERCIAL
1.0- TIPOS SOCIETRIOS: SOCIEDADE LIMITADA.

RESPONSABILIDADE DOS SCIOS


A responsabilidade dos scios restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital.

NOME EMPRESARIAL
As sociedades limitadas podem adotar tanto a firma quanto a denominao, devendo necessariamente utilizar a expresso limitada, por extenso, ou abreviada ltda.. Ademais, sendo adotada a denominao como nome empresarial, dever ela designar a principal atividade explorada pela sociedade (art. 1.158, par 2/CC).

CAPITAL SOCIAL
Na limitada, o capital social divide-se em quotas iguais ou desiguais. A contribuio dos scios na formao do capital social pode ser realizada em dinheiro, bens ou crditos. expressamente vedada a integralizao por prestao de servios (art. 1.055, par 2/CC). O capital social s poder ser aumentado aps todas as quotas subscritas tiverem sido integralizadas (Art. 1.081/CC), hiptese em que assegurado aos antigos scios o direito de preferncia na Aumento do capital subscrio das novas quotas, na proporo de suas respectivas participaes no capital social. O direito de preferncia dever ser exercido em at 30 dias, contados da data da deliberao do aumento. O capital social s poder ser reduzido por modificao no contrato social, em duas hipteses: depois de integralizado o capital, se Reduo de capital houver perdas irreparveis; e, se excessivo em relao ao objeto da sociedade. Quando reduzido por excessividade a sociedade estar obrigada a publicar o ato deliberativo da reduo para que eventual credor quirografrio possa opor-se, no prazo mximo de 90 dias da data da publicao, ao deliberado. As quotas da limitada podem ser cedidas, total ou parcialmente, SALVO, disposio contratual em contrrio, a qualquer outro scio (sem anuncia dos demais), ou a terceiro, E SE no houver oposio Cesso de quotas de scios detentores de do capital social (art. 1.057/CC). O cedente responder pelo prazo de 2 anos, solidariamente como cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelo cumprimento das obrigaes.

ADMINISTRAO
A limitada deve ser administrada por uma ou mais pessoas fsicas, scias ou no, residentes no Brasil, designadas no contrato social ou em instrumento apartado. O administrador designado em ato apartado s ser investido no cargo pela assinatura do termo de posse, nos 30 dias seguintes sua designao. Conforme o art. 1.011/CC expressamente vedado a eleio para a administrao de sociedades por: a) pessoas impedidas por lei especial; b) dos condenados em que a pena vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos; c) dos condenados por crime falimentar, prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato, por crime contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrncia, contra as relaes de consumo, a f publica ou a propriedade, enquanto durarem os

efeitos da condenao. O exerccio do cargo de administrao cessa, a qualquer momento, pela renuncia ou destituio do administrador, ou pelo trmino do prazo do mandado, se fixado no contrato social ou no ato separado de sua eleio (art. 1.063/CC).

CONSELHO FISCAL
rgo facultativo, na sociedade limitada, composto por no mnimo, 3 membros, scios ou no, residentes no Brasil, eleitos na assemblia anual da sociedade, ocasio em que sero fixadas as suas respectivas remuneraes. Alm dos impedidos nos termos do art. 1.011, par 1/CC, no podem ser eleitos para o cargo de conselheiro fiscal: a) os administradores ou empregados da sociedade, ou de sociedade por ela controlada; ou ainda b) o cnjuge ou parente at o terceiro grau dos administradores da sociedade.

DELIBERAES SOCIAIS
As deliberaes sociais so decises tomadas pelos scios em assemblia ou reunio sobre assuntos de interesse da sociedade. A assemblia espcie de conclave obrigatrio para as sociedades com mais de 10 scios. (art. 1.072, par 1/CC), cujas as regras sobre competncia e modo de convocao, quorum de instalao, organizao dos trabalhos, dentre outras, esto expressamente previstas em lei, no cabendo ao contrato social dispor sobre tais matrias. J a reunio espcie de conclave que poder ser adotado por sociedades limitadas com at 10 scios, desde que assim previsto expressamente no contrato social. Ademais, aplica-se s reunies de scios, nas omisses do contrato social, as normas pertinentes assemblia de scios (art. 1.072, par 6/CC). Competir, em regra, aos administradores da sociedade, mediante publicao de anncio de convocao, por, no mnimo, 3 vezes, devendo a primeira publicao anteceder em 8 dias, no mnimo, a Convocao data da realizao da assemblia ou reunio; e, em 5 dias, no mnimo, para a segunda convocao (art. 1.152, par 3/CC). As formalidades de convocao de assemblia geral pela imprensa so dispensadas quando todos os scios comparecerem ou declarem, por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia. O qurum de instalao da assemblia ou reunio de scios , em primeira convocao, de scios detentores de, no mnimo, do capital Instalao social; e, em segunda convocao, de scios detentores de qualquer nmero. O scio poder ser representado na assemblia por outro scio ou por advogado, desde que com mandato com especificao dos atos autorizados. O Cdigo Civil estabelece, nos termos do art. 1.076, qurum especfico Deliberao para aprovao de certas matrias. Em resumo, prev os seguintes quruns de deliberao: a) unanimidade; b) 3/5 do capital social; c) 2/3 do capital social; d) maioria do capital social; e) maioria dos presentes. O scio que dissentir da deliberao tomada pelos demais, relativa modificao do contrato social, fuso o incorporao da sociedade, ou incorporao, pela sociedade, de outra, poder retirar-se, nos 30 dias Direito de recesso subseqentes data de realizao do conclave. O valor de reembolso a ser pago ao scio dissidente ser apurado, SALVO disposio contratual em contrrio, com base na situao patrimonial da sociedade, data da deliberao, conforme balano patrimonial especialmente levantado.

EXCLUSO POR JUSTA CAUSA


Conforme o Cdigo Civil, os scios titulares de mais da metade do capital social podero deliberar a excluso de 1 ou mais scios que estejam pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de ato de inegvel gravidade, desde que prevista expressamente no capital social a excluso por justa causa. A excluso dever ser determinada por reunio ou assemblia especialmente convocada, devendo o scio a ser excludo ser convocado em tempo hbil para o exerccio da defesa.

DISSOLUO DA SOCIEDADE
Dissoluo Extrajudicial a) Vencimento do prazo de durao, SALVO, se vencido este e sem oposio de scio, no entrar a sociedade em liquidao, caso em que se prorrogar por tempo indeterminado; b) Consenso unnime dos scios; c) Deliberao dos scios por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; d) Falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de 180 dias; e e) Extino, na forma da lei, de autorizao para funcionar. a) Anulada a sua constituio; b) Exaurido o fim social, ou verificado a sua exeqibilidade; c) Falncia.

Dissoluo Judicial

2.0 - TIPOS SOCIETRIOS: SOCIEDADE ANNIMA

RESPONSABILIDADE DOS ACIONISTAS


Na Sociedade Annima, a responsabilidade de cada acionista limitada exclusivamente integralizao do preo de emisso das aes por ele subscritas. Logo, no h solidariedade entre os acionistas, pois uma vez pago o preo de emisses das aes subscritas por determinado acionista, o patrimnio pessoal deste no poder ser atingido para a satisfao dos credores da companhia

NOME EMPRESARIAL
A Sociedade Annima obrigatoriamente designada por uma denominao acompanhada da expresso Companhia, ou Sociedade Annima, expressa por extenso ou abreviada. Ressalta-se que vedada a utilizao da expresso Companhia no final do nome empresarial, sendo admitida a sua utilizao to somente no incio (Lei 6.404/76, art. 3, caput.)

CAPITAL SOCIAL
O capital social divide-se em aes, com ou sem valor nominal. A contribuio dos acionistas na formao do capital social pode ser realizada em dinheiro, ou em bens suscetveis de avaliao em dinheiro ou, ainda, em crditos.

CAPITAL SOCIAL ALTERAES


Aumento do Capital O capital social da companhia pode ser aumentado aps a sua integralizao em 3/4 , ocasio em que dever ser garantido ao acionista o direito de preferncia para subscrio das novas aes, na proporo de suas respectivas participaes no capital social. A companhia no poder causar diluio injustificada da participao dos antigos acionistas, devendo, para tanto, fixar o preo de emisso, tendo em vista os seguintes parmetros: a) a perspectiva de rentabilidade da

companhia; b) o valor do patrimnio lquido da ao; c) o valor da cotao das aes em bolsa de valores, ou mercado de balco organizado. Reduo do Capital O capital social pode ser reduzido, por deliberao da assemblia geral, em duas hipteses: a) se houver perdas at o montante dos prejuzos acumulados; b) se excessivo em relao ao objeto da sociedade. A reduo do capital social com restituio aos acionistas de parte do valor de suas aes, ou com a diminuio do valor destas, quando no integralizadas, importncia das entradas realizadas, somente se tornar efetiva 60 dias aps a publicao da ata da assemblia geral que a tiver deliberado (L. 6.404/76, art. 174)

Anda mungkin juga menyukai