Anda di halaman 1dari 2

INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO a sustao temporria da principal obrigao do empregado (prestao do servio e disponibilidade perante o empregador) no contrato de trabalho,

, em virtude de um fato relevante juridicamente, no qual todas as clusulas contratuais so mantidas. a interrupo de modo restrito e unilateral. 2.1- Caractersticas da Interrupo do Contrato de Trabalho A principal caracterstica a continuidade de vigncia de todas as obrigaes contratuais. 2.2- Casos Tipificados da Interrupo do Contrato de Trabalho a- encargos pblicos especficos, tais como; comparecimento judicial como jurado (art. 430 CPP), ou como testemunha (art. 822, CLT) e o comparecimento judicial da prpria parte (Enunciado n. 155, TST); b- afastamento do trabalho por motivo de doena ou acidente do trabalho, at 15 dias; c- os chamados descansos trabalhistas, desde que remunerados, tais como; intervalos interjornadas remunerados , descansos semanais remunerados, descansos em feriados e descanso anual (frias); d- licena-maternidade da empregada gestante; e- aborto, durante afastamento at duas semanas (art. 395, CLT); f- licena remunerada concedida pelo empregador; g- interrupo dos servios na empresa, resultante de causas acidentais de fora maior (art. 61, pargrafo 3, CLT); h- hipteses de afastamento remunerado (art. 473, CLT): - por dois dias consecutivos, em caso de falecimento de cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que viva sob sua dependncia econmica (declarada na CTPS da empregado), sendo que a CLT, concede nove dias para o empregado professor, no caso de falecimento do cnjuge, pai, me ou filho (art. 320, CLT); - at trs dias consecutivos, em virtude de casamento; j no caso de empregado professor ser de nove dias (art. 320 pargrafo 3, CLT); - por cinco dias, m face da licena-paternidade (art. 7, XIX, combinado com art. 10, pargrafo 1 ADCT, CF/88)

- por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doao de sangue devidamente comprovada; - no perodo de apresentao ao servio militar; - nos dias em que o empregado estiver prestando vestibular, devidamente comprovado (art. 473,VII, CLT); Quando tiver que comparecer a juzo (art. 473, VII,CLT). 2.3- Efeitos da Interrupo do Contrato de Trabalho O principal efeito da interrupo a sustao restrita das obrigaes contratuais (prestar servio e disponibilidade perante o empregador). Outros efeitos so as garantias, tais como: retorno do empregado ao cargo ocupado aps o fim da causa interruptiva (art. 471,CLT), garantia do recebimento pelo empregado do salrio e direitos alcanados ao retornar as atividades laborais. As causas de dispensa por justa causa so as mesmas j citadas na suspenso do contrato de trabalho. 2.4- Prazo para Retorno aps a Interrupo do Contrato de Trabalho Ao sustar a causa interruptiva, o empregado deve retornar as suas obrigaes bilaterais do contrato imediatamente, os benefcios dado ao empregado no permite ampliar tal prazo. BIBLIOGRAFIA BARROS, Alice Monteiro de,. Suspenso e interrupo contratual. 3 ed. Ed. LTr. So Paulo: 1997. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito de Trabalho. 4 ed. Ed. LTR, So Paulo: 2005. __________. Alteraes Contratuais Trabalhistas. LTr, So Paulo:2000 __________. Introduo ao Direito do Trabalho. 3 ed. LTr, So Paulo: 2001.

Anda mungkin juga menyukai