Anda di halaman 1dari 3

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA

EXMO(A). SR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ......................

....................................................................................., j identificado nos autos do processo n .................................................... LESES CORPORAIS LEVES, atravs da Defensoria Pblica do Estado do Par, representada pela Defensora Pblica com atuao junto a esse douto Juzo, usando das prerrogativas que lhe conferem o art. 128 da Lei Complementar 80/84, e Lei Complementar Estadual n 054/06, vem, com habitual acatamento a V. Exa. requerer LIBERDADE PROVISRIA VINCULADA, fulcro no art. 310, pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal Brasileiro c/c, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

O paciente foi autuado em flagrante delito em ......de ........de 200..., estando preso na .............................................................e mantida por esse MM. Juzo, conforme despacho de indeferimento de Liberdade Provisria anterior nos Autos de Flagrante n

..........................................................., em apenso.

Ocorre MM. Julgador, que o crime imputado ao ru incorre em Pena de Deteno. O Superior Tribunal de Justia, j se posicionou, sobre o Constrangimento Ilegal em manter no crcere, aquele que poder ou no ser punido por PENAS ALTERNATIVAS, seno vejamos:

HABEAS CORPUS N 100.512 MT(2008/0036514-3) RELATOR MINISTRO PAULO GALLOTTI

IMPETRANTE RUY BARBOSA MARINHO FERREIRA KEMPER IMPETRADO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MATO GROSSO PACIENTE WILSON VICENTE DO AMARAL (PRESO) EMENTA

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA

HABEAS CORPUS. LESO CORPORAL E AMEAA. CRIMES ABRANGIDOS PELA LEI N 11.340/2006 (LEI MARIA DA PENHA). PRISO PREVENTIVA DE URGNCIA. FUNDAMENTO INSUFICIENTE. NECESSIDADE DE DEMONSTRAO DOS REQUISITOS QUE AUTORIZAM A CUSTDIA CAUTELAR. ART. 312 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL. ORDEM CONCEDIDA. VOTO O SENHOR MINISTRO PAULO GALLOTTI (RELATOR): Muito embora o art. 313, IV, do Cdigo de Processo Penal, com a redao dada pela Lei n 11.340/2006, admita a decretao da priso preventiva nos crimes dolosos que envolvam violncia domstica e familiar contra a mulher, para garantir a execuo de medidas protetivas de urgncia, a adoo dessa providncia condicionada ao preenchimento dos requisitos previstos no art. 312 daquele diploma. No caso em testilha, ante a natureza da pena cominada para os delitos em tela (leso corporal leve qualificada e ameaa), certo que, por serem considerados crimes menos graves do que os apenados com recluso indica a lei que no admissvel a decretao da priso preventiva, uma vez que so passveis de substituio por penas alternativas, tornando eventual segregao cautelar uma medida excessiva.

Diante do exposto, confirmando a liminar, concedendo o habeas corpus para revogar a priso preventiva imposta ao paciente no inqurito policial de que se cuida.

A proibio da liberdade provisria, de modo global ou em relao a determinados tipos de crime, atravs da Lei ordinria, traduz-se tambm numa leso ao princpio do due process of law, consagrado no inciso LIV, do art. 5 da Constituio Federal: NINGUM SER PRIVADO DE SUA LIBERDADE OU DE SEUA BENS SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL. A impossibilidade de concesso da liberdade provisria, equivale privao de liberdade obrigatria infligida como pena antecipada, sem prvio e regular processo e julgamento, que implica considerar algum culpado diretamente e destinado a infligir-lhe uma sano sem processo ou deciso judicial.

Na interpretao do princpio constitucional da liberdade provisria, em harmonia com outros princpios fundamentais conexos, no se pode esquecer o inciso LVII, do art. 5 da C.F. que estabelece, de forma imperativa que NINGM SER CONSIDERADO CULPADO AT O TRANSITO EM JULGADO DA SENTENSA PENAL CONDENATRIA. Segundo Odone Sanguin:
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA

A proibio da liberdade provisria de modo automtico (a proiori), culmina por assimilar as figuras do imputado ao culpado em frontal contraste com o princpio da presuno da inocncia que probe dar execuo provisria s sentenas de condenao (que ainda no h) no definitivas. Ex-positis, a presente, para requerer a V.Exa., se digne, aps ouvido o digno representante do Ministrio Pblico, conceder ao requerente

............................................................................ os benefcios da LIBERDADE PROVISRIA VINCULADA, determinando a seu favor seja expedido o competente Alvar de Soltura, como medida de cristalina e salutar
J U S TI !!! Termos em que, P. Deferimento Local, .........de ...................de 20....

............................................................................ Defensor Pblico

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Anda mungkin juga menyukai