Anda di halaman 1dari 2

ASLOTEST

FINALIDADE Teste imunolgico qualitativo e semiquantitativo para determinao de antiestreptolisina O em soro, atravs da aglutinao de partculas de ltex sensibilizadas com Estreptolisina O. Somente para uso diagnstico in vitro.

IMUNOLOGIA

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSRIOS NO FORNECIDOS Tubos de ensaio. Pipetas semiautomticas 25L Ponteiras descartveis. Soluo fisiolgica . Cronmetro. PRINCPIO Lmina para teste (apresentao reagente). Aslotest Doles constitudo por uma suspenso Hastes para homogeneizao (apresentao de partculas de poliestireno sensibilizadas com reagente). Estreptolisina O. Ao se colocar essas partculas em contato com soro que tenha altos nveis de ARMAZENAMENTO E ESTABILIDADE DOS anticorpos antiestreptolisina O, processa-se a REAGENTES reao antgeno anticorpo, o que evidenciado Ltex sensibilizado: armazenar temperatura pela aglutinao das partculas de ltex que de 2-8C. No congelar. Estvel at a data formam agregados facilmente visveis. de vencimento indicada no rtulo do frasco, obedecidas as condies de armazenamento. PARTICULARIDADE DO SISTEMA Controle positivo: armazenar temperatura de O sistema Aslotest Doles utiliza partculas de 2-8C. Estvel at a data de vencimento indicada ltex adsorvidas com estreptolisina O e ajustado de maneira a que a reao antgeno anticorpo no rtulo do frasco, obedecidas as condies de seja evidenciada quando o teor de estreptolisina armazenamento. O corresponda a um nvel mnimo de 200U.I./mL. Controle negativo: armazenar temperatura No h necessidade de diluio inicial do soro, o de 2-8C. No congelar. Estvel at a data de vencimento indicada no rtulo do frasco, que torna o mtodo bastante simples. obedecidas as condies de armazenamento. REAGENTES Ltex sensibilizado: partculas de ltex de poliestireno sensibilizadas com Estreptolisina O. Controle positivo: soro humano, com ttulo superior a 200 U.I./mL de ASLO, estabilizado com azida sdica. As pesquisas de HbsAg, HCV e anticorpos HIV e anti-Treponema pallidum foram negativas. Recomenda-se manuselo como sendo potencialmente infectante. Controle negativo: soro animal estabilizado, isento de ttulos antiestreptolisina O. APRESENTAO Kit - 100 testes Ltex sensibilizado Controle positivo Controle negativo Lminas para teste (reutilizveis) Hastes para homogeneizao Reagente - 100 testes Ltex sensibilizado CUIDADOS E PRECAUES COM O USO DOS REAGENTES Todos os reagentes so somente para uso diagnstico in vitro. O descarte do material utilizado dever ser feito obedecendo-se aos critrios de biossegurana estabelecidos pelo laboratrio, de acordo com as normas locais, estaduais ou federais.
Observar ainda a simbologia constante nos rtulos do produto: Risco Biolgico Irritante

2,5mL 0,5mL 0,7mL 5 unidades 100 unidades

AMOSTRA Soro. Estvel por 72 horas temperatura de 2-8C, ou at 30 dias temperatura inferior a 10C negativos. No usar plasma ou amostras lipmicas ou hemolisadas. Todas as amostras biolgicas devem ser consideradas como potencialmente 2,5mL infectantes.

SAC: (62) 3269 0000 (Grande Goinia) SAC: 0800 644 6433 (Demais localidades)

1/3

PROCEDIMENTO TCNICO Teste qualitativo: 1. Adicionar ao primeiro crculo da lmina 25L de soro, ao segundo 25L do controle positivo e ao terceiro 25L do controle negativo. 2. Homogeneizar o ltex e adicionar 25L do mesmo em cada crculo. 3. Homogeneizar as duas gotas, com uma haste plstica. Utilizar uma haste para cada teste.

seguido conforme as instrues de uso. Qualquer alterao poder levar a resultados errneos. O tempo de leitura dever ser preciso. Aps o tempo de leitura e com exposio da placa de reao ao ar pode haver dessecao do ltex com a presena de resultados, inespecficos, positivos. Re s u l t a d o s f a l s o p o s i t i v o s p o d e m s e r encontrados com soros lipmicos, hemolisados ou contaminados por bactrias. Resultados negativos so frequentemente encontrados nas duas primeiras semanas de infeco por esteptococos A. No deve ser usado plasma. O fibrinognio pode causar aglutinao inespecfica. CONTROLE DA QUALIDADE DO SISTEMA 1.A limpeza e a secagem adequada do material a ser utilizado so de fundamental importncia para a estabilidade dos reagentes e obteno de resultados corretos. 2.A gua utilizada na limpeza do material, preparo dos reagentes e dosagem, deve ser de boa qualidade. 3.As pipetagens devem ser precisas. 4.As placas de teste podem ser reutilizadas. Terminada a realizao dos testes, lavar a placa em gua corrente e a seguir sec-las com pequena quantidade de lcool. Utilizar apenas quando secas. 5.A agitao deve ser feita em condies padronizadas, a fim de que se obtenham resultados comparveis em diferentes provas.

4. Imprimir movimentos rotatrios placa durante 3 minutos. 5.Fazer a leitura com a seguinte interpretao: Teste positivo: ntida aglutinao Teste negativo: suspenso homognea Interpretao Soros com teores superiores a 200U.I/mL de ASLO provocam aglutinao do ltex. Teste semiquantitativo: Proceder s diluies com soluo fisiolgica de acordo com a tabela abaixo:
Diluio do Soro Concentrao (U.I./mL) Soro no diludo

mais evidenciveis em torno da quarta semana devem permanecer bem fechados, caso contrrio da doena. podero ocorrer floculaes. No existe um paralelismo entre nveis de ASLO O uso de amostras no adequadas poder no soro e atividade da doena. resultar em reaes inespecficas (ver em Embora considerado um importante teste, a ASLO limitaes do sistema). representa apenas resposta a uma prvia infeco Soros com hiperlipemia ou hiperglobulinemia estreptoccica e sua elevao no um indicador apresentam, com frequncia, fatores interferentes de doenas reumticas. com a presena de resultados falso positivos. Pacientes no uso de corticoides podem apresentar CARACTERSTICAS DO DESEMPENHO valores artificialmente baixos de ASLO. Trinta soros de indivduos sem histria de infeco por Estreptococcus pyogenes foram testados com BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Aslotest e com um kit comercial cuja metodologia Spann, I.; Bentzon, M.W.; Larsen, S.O. et. al.: similar. Os trinta soros foram no reagentes Bull. WHO 24, 271, 1961. confirmando ttulos de ASLO inferiores a 200 U.I./mL. Klein. G.C.; Backer C. N. y Jones, W.L.: Appl. Vinte soros cujos ttulos oscilaram entre 200 microbiol, 21,999, 1979. e 800 U.I./mL foram testados pelos kits acima Alam. S. Chen, M.D.: Laboratory Diagnostic especificados, havendo concordncia em 100% Procedures in the Rheumatic Deseases, 1985. dos casos Pagana K.D.: Mosbys diagnostic and laboratory Repetitividade: dezoito soros no reagentes foram testados em triplicata pelo mesmo tcnico. Os cinquenta e quatro testes foram considerados no reagentes. Seis soros com ttulo 600 U.I./ mL (diluio 1:3) foram titulados em triplicata num total de dezoito testes. Desses, dezessete confirmaram a concentrao de 600 U.I./mL. O teste discordante teve uma concentrao de 400 U.I./mL correspondente diluio 1:2. Reprodutibilidade: um soro no reagente e outro cuja concentrao era 600 U.I./mL, aliquotados e congelados, foram titulados durante vinte dias subsequentes. Os resultados foram reprodutveis em todos os testes obtendo-se vinte testes no reagentes e vinte testes reagentes com a concentrao de 600 U.I./mL. test reference, 60-61, 1992. Jacobs D.S; Kasten B.L.; Demott; Wolfson W.L.; Laboratory Test Handbook, 4a edio,369; 1996. TERMOS E CONDIES DE GARANTIA DA QUALIDADE DO PRODUTO As garantias do fabricante ao consumidor seguem estritamente as relacionadas na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1.990 - Cdigo de Defesa do Consumidor. Os reagentes que compem este sistema para diagnstico so garantidos na sua performance, reprodutibilidade e qualidade at a data de vencimento. Os produtos que apresentarem problemas tcnicos comprovados sero substitudos, sem nus para o consumidor.

1:1,7 340

1:2 400

1:3 600

1:4 800

1:5 1000

1:6 1200

200

Proceder de maneira idntica ao teste qualitativo. A ltima diluio em que se der a aglutinao corresponder, aproximadamente, ao ttulo de ASLO. Exemplos de diluio: 1:1,7- Soro : 1,0 volume Ex.: 100L
Soluo fisiolgica : 0,7 volume Ex.: 70L

VALORES DE REFERNCIA So significativos os valores maiores ou iguais a 200U.I./mL. SIGNIFICADO CLNICO A Estreptolisina O uma toxina liberada por Streptococcus pyogenes (Estreptococos grupo A de Lancefield). Nas infeces pela bactria acima h liberao da toxina Estreptolisina O que altamente antignica, levando formao de anticorpo antiestreptolisina O (ASLO). Os Estreptococos do grupo A so a causa mais frequente de faringite bacteriana em crianas. As complicaes mais frequentes da infeco da faringe por estreptococos do grupo A so: miocardite reumtica e glomerulonefrites agudas difusas. Oitenta e cinco por cento dos portadores de febre reumtica apresentam ttulos elevados de ASLO,

1:6 - Soro

: 1,0 volume

Ex.: 100L

Soluo fisiolgica : 5,0 volumes Ex.: 500L

Doles Reag. Equip. para Laboratrios Ltda. Especificidade: o Kit Aslotest Doles especfico CNPJ: 01.085.513/0001-05 para determinao de antiestreptolisina O no Rodovia BR 153, Km 493, Lt.07 soro. Conjunto Palmares. CEP: 74775-027 Sensibilidade: o kit de Aslotest Doles tem sua sensibilidade ajustada a 200 U.I./mL. A Goinia - GO Brasil sensibilidade pode ser reduzida em baixas e-mail: doles@doles.com.br temperaturas. Os melhores resultados so M.S.: encontrados entre 23C e 29C. Reviso: Fatores interferentes: Soros velhos ou turvos podem dar falsas reaes positivas. O congelamento do ltex leva a reaes inespecficas de aglutinao. Os frascos de ltex no 10231810058 17 (08/2011)

Interpretao Soros com teores superiores a 200U.I./mL de ASLO provocam aglutinao do ltex.
LIMITAES DO SISTEMA Para se obter timo desempenho do sistema, necessrio que o procedimento tcnico seja

2/3

SAC: (62) 3269 0000 (Grande Goinia) SAC: 0800 644 6433 (Demais localidades)

SAC: (62) 3269 0000 (Grande Goinia) SAC: 0800 644 6433 (Demais localidades)

3/3

Anda mungkin juga menyukai